Vous êtes sur la page 1sur 6

28/05/13

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)

- Buscar...
Principal Instituto New ton C. Braga Mensagens Recebidas Contato

OK

See this site in your language. Select Language ltimas atualizaes A National Instruments Anuncia seu X Concurso Acadmico (NOT197) Novos Parceiros (OP083) Mdulo Transceptor RFW3M (COM216) AT83C5134/5/6 - MCUs de 8 bits (COM209) Elo de proteo por tom (ART1021)

ELETRNICA
Artigos Banco de circuitos Circuitos Simulados Como Funciona Dicas de PIC Eletrnica Paranormal Idias, Dicas e Inf. Instrumentao Microcontroladores Mundo das Vlvulas Novos Componentes Telecomunicaes

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)


Corrigir o fator de potncia fundamental em qualquer instalao industrial. Quedas de tenso, perdas, sobrecargas so algumas das conseqncias de um fator de potncia baixo numa instalao. Todo profissional que trabalha com eletrnica industrial deve estar atento a esse fato. Neste artigo tratamos um pouco mais desse assunto, j abordado em outras ocasies nesta mesma revista, dada sua grande importncia.

TECNOLOGIA
Curiosidades Meio Ambiente e Sade Memria Histrica Novas Tecnologias Profisses e Carreiras Videolog

A legislao brasileira, atravs dois decretos 62 724 de 1968, 75 887 de 1975 e 479 de 1992 determina a manuteno do fator de potncia o mais prximo possvel de 1, tanto pelas concessionrias como pelos consumidores. Esses decretos tambm determinam a forma de avaliao e o critrio de faturamento da energia reativa que exceder os novos limites. Esses limites so de 0,92, dependendo do horrio. Assim, para os perodos entre 6 e 24 h o fator deve ser no mnimo 0,92 para a energia e demanda de potncia reativa indutiva fornecida. Entre 24 e 6 h, o mnimo estabelecido 0,92 para energia e demanda de potncia reativa capacitiva recebida. Veja que esses valores esto bem prximos dos adotados para alguns pases que esto tipicamente na faixa de 0,92 a 0,96. Para que os leitores que no acompanharam os artigos anteriores em que tratamos do assunto, ou ainda desejam reciclar seus conhecimentos sobre fator de potncia, uma breve reviso dos conceitos bsicos de fator de potncia importante.

CURSOS TECNOLASS Manuteno preditiva 4 de junho/2013 Termografia Iniciante 6 e 7 de junhol/2013 Anlise de vibraes iniciante 11 e 12 de junho/2013 Ultrasom iniciante 13 e 14 de junho/2013 HOME EXPERT

EDUCAO TECNOLGICA
Almanaque Tecnolgico Apostilas Astronomia e Astrofsica Ingls para eletrnica Matemtica na eletrnica Mini Projetos Projetos Educacionais

Fator de Potncia Potncia ativa a que efetivamente realiza um trabalho sendo convertida totalmente em luz, calor, movimento, etc. Essa potncia medida em W (watt) e seus mltiplos (kW ou MW). Um exemplo de carga que consome totalmente a potncia que lhe fornecida uma lmpada. Ela representa uma carga resistiva pura, conforme mostra a figura 1, pois nela corrente e tenso esto em fase. HOME EXPERT 2013: Certificao para integradores de sistemas residenciais PARCERIAS

ELETRICIDADE
Industrial - Eletrotcnica Instalaes residenciais

PRTICAS DE SERVICE
Aparelhos de TV Aparelhos de Som Aparelhos Diversos

AUTOMAO
Industrial Residencial - Predial

Figura 1

MECATRNICA
Kits Modelix Kits PNCA Robtica

No entanto, em muitas aplicaes encontramos cargas que no so resistivas puras, mas sim reativas (capacitores e indutores) como o caso de motores. Numa carga deste tipo, a potncia reativa e medida em VAR (Volt-Ampres Reativos) ou seus mltiplos (kVAR e MVAR), conforme mostra a figura 2.

CURSOS ON-LINE
Eletrnica Automotiva Eletrnica Digital

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

1/6

28/05/13
Eletrnica Bsica Reparao eletrnica MultiSIM 11 Tcnicas de Montagem

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)

CURSOS PRESENCIAIS Projetando Sistemas de udio e Vdeo residenciais Microcontroladores PIC Guarulhos Figura 2 BUSCAR DATASHEET
OK
Como usar este quadro de busca

O AUTOR
Mtodo de Ensino Sobre o Autor Palestras e Cursos Fotolog As trapalhadas de Eltron Aventuras do Prof. Ventura

LITERATURA TCNICA
Livros Nacionais Livros Internacionais Livros para Dow nloads Li, Lendo e Recomendo Biblioteca do Instituto

O que ocorre que nos indutores, a potncia reativa no usada na produo de trabalho, pois ela apenas tem por funo estabelecer os campos magnticos. Essa potncia, no aproveitada, poderia ser usada com finalidades melhores numa instalao industrial. A soma vetorial da potncia ativa com a potncia reativa nos d a potncia real, conforme mostra a figura 3.

+CONEXES RSS facebook twitter ADVERTISE IN BRAZIL If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)

COLABORADORES
Perfil

Figura 3

APOIO SOCIAL

Veja que, se a potncia reativa for pequena, o ngulo entre a potncia real e a potncia ativa diminui, indicando um uso mais eficiente da energia. Assim, em lugar de se especificar a potncia ativa ou a potncia reativa, comum indicar-se a eficincia no fornecimento e uso da energia pelo cosseno do ngulo mostrado na figura 3. Esse ngulo, denominado ? (phi), letra grega que se pronuncia fi,tem seu cosseno se aproximando de 1 quando ele tende a zero e ele define o fator de potncia. Assim, considerando-se que na figura, esse ngulo pode assumir valores entre 0 e 90 graus, seu cosseno variar entre 0 e 1, conforme mostra a figura 4.

Figura 4

Podemos ento dizer que o cosseno de ? pode variar entre 0 e 1. Tanto melhor ser o aproveitamento da energia quanto mais prximo o fator de potncia (FP) estiver prximo de 1, que o valor ideal. Tambm possvel medir o fator de potncia como a relao entre a potncia ativa e a reativa. Assim, nas contas de energia temos a especificao dos kVA, mas sim os kVARh (quilowatts-reativos x hora) e os kWh (quilowatts x hora). Para se calcular o fator de potncia, deve-se aplicar a seguinte frmula:

importante observar que tudo isso vlido quando a energia est dentro dos padres de qualidade que essas aplicaes exigem. A presena de harmnicas numa instalao altera tudo isso, e a frmula acima no pode ser aplicada.

Os Problemas de Um Baixo Fator de Potncia Conforme explicamos na introduo, alm de ser obrigatria a manuteno do fator de potncia de uma instalao industrial dentro dos limites estabelecidos por lei, o profissional tambm deve se preocupar com um baixo fator de potncia por outros motivos. Esses motivos so os seguintes:

a)Quedas de Tenso Com um rendimento menor, devido energia reativa em excesso, temos um aumento na intensidade da corrente no circuito. Isso leva a uma perda adicional por calor na fiao e consequente queda na tenso. A figura 5 mostra o que ocorre.

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

2/6

28/05/13

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)

Figura 5

O resultado pode ser o acionamento dos dispositivos de proteo alm da drenagem maior de corrente pelos motores que tendem a compensar a queda de tenso. O problema acentuado nos horrios em que a energia solicitada de forma mais intensa, quando maior nmero de mquinas se encontra ligada.

b)Perdas na Instalao As perdas na linha de alimentao so proporcionais ao quadrado da intensidade da corrente conduzida. Como a intensidade da corrente aumenta com o aumento da energia reativa, aumenta-se ento de forma geomtrica as perdas na fiao alm de ocorrer o aparecimento de um problema adicional que o aquecimento dos condutores.

c)Sobrecargas O aumento da corrente pela energia reativa em excesso pode causar sobrecargas perigosas. Alm disso, temos a impossibilidade de se usar uma rede em sua plena capacidade. Para compensar essas sobrecargas deve-se investir em diversos elementos da instalao, cujo custo no baixo. Por esse motivo, pode ser muito mais interessante investir na correo do fator de potncia e no na sua compensao com um dimensionamento maior das instalaes. Para que o leitor tenha uma idia de que como isso afeta o dimensionamento dos cabos, tomemos como exemplo a tabela abaixo:

Fator de Potncia 1,0 0,90 0,80 0,70 0,60 0,50

Seo Relativa do Cabo

1,0 1,23 1,56 2,04 2,78 4,0

Observe ento que a simples passagem para um fator de potncia de 1,0 para 0,7 leva necessidade de dobrar seo dos cabos usados! Na figura 6 temos uma idia do problema, levando em conta que os condutores tm seu preo determinado pelo peso.

Figura 6

Se o fator de potncia cair para 0,5, sero necessrios cabos com 4 vezes a rea til para dar conta da corrente exigida pela instalao!

Podemos resumir ento as conseqncias mais graves de um fator de potncia baixo da seguinte forma: Aumento da conta de energia eltrica Flutuaes e quedas de tenso em vista da sobrecarga dos circuitos Se a instalao usar transformadores eles podem limitar seriamente a potncia til disponvel na empresa Para manter o nvel de consumo preciso aumentar a espessura dos cabos de distribuio As perdas nas linhas de distribuio aumentam pela dissipao de energia na forma de calor (Efeito Joule). Os dispositivos de proteo devem ter sua capacidade aumentada assim como os equipamentos de manobra

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

3/6

28/05/13

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)


O Que Causa um Baixo Fator de Potncia Diversas so as causas para um baixo fator de potncia. Os profissionais das indstrias devem estar atentos, fiscalizando constantemente tais itens, fazendo correes quando necessrias.

Motores trabalhando em vazio (sem carga) Motores superdimensionados para o trabalho que devem realizar Fornos de induo ou arco Reatores com baixos fatores de potncia no sistema de iluminao Mquinas de solda Transformadores trabalhando em vazio ou com carga muito abaixo da mxima especificada. Tenso acima do valor nominal, causando um acrscimo de consumo de energia reativa Mquinas de tratamento trmico

Como Corrigir o Fator de Potncia Um procedimento simples para se evitar a presena do consumo de energia reativa, consiste em se desligar as cargas ociosas. No entanto, quando o problema inerente s caractersticas dos prprios dispositivos alimentados a soluo deve ser outra. Conforme mostra a figura 7, podemos ver que uma a energia reativa devido a uma carga indutiva pode ser neutralizada pela presena de uma carga capacitiva.

Figura 7

Assim, o procedimento mais usado para se compensar a presena de uma carga fortemente indutiva que afete o fator de potncia, consiste na conexo prxima de bancos de capacitores, conforme mostra a figura 8.

Figura 8 Esses capacitores devem ser dimensionados para fazer com que o fator de potncia caia dentro da faixa de valores desejada para melhor aproveitamento da energia.

Para as instalaes de baixa tenso, os capacitores podem ser instalados de quatro maneiras diferentes: 1.Na entrada de alta tenso neste caso, a correo do fator de potncia visto pela concessionria apenas. Internamente, os problemas causados por um baixo fator de potncia permanecem. 2.Correo na entrada de baixa tenso neste caso, temos uma correo melhor, sendo usados normalmente bancos automticos de capacitores. Esse tipo de correo indicado para instalaes que possuam muitas cargas com potncias e regimes de utilizao diferentes. 3.Correo por grupos de cargas trata-se de um sistema em que o banco de capacitores instalado de modo a corrigir setores de uma instalao, normalmente mquinas de potncias inferiores a 10 cv. Os capacitores so instalados junto aos quadro de distribuio que alimenta esse equipamentos. A desvantagem que a corrente no reduzida na alimentao de cada equipamento. 4.Correo localizada ou individual essa correo feita com a instalao dos capacitores junto a cada equipamento que se pretende corrigir o fator de potncia. Tecnicamente a melhor soluo, pois os valores dos capacitores so adequados a cada equipamento.

Existe ainda uma forma adicional de se fazer a correo que consiste em em se utilizar os diversos processos acima, conforme o setor considerado. Podemos dizer que se trata de um processo de correo mista. Pelos aspectos prticos e pelo prprio custo, trata-se de uma soluo bastante interessante e que deve ser analisada, pois tem muitas vantagens. Na figura 9 temos uma idia de como ela pode ser feita.

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

4/6

28/05/13

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)

Figura 9 Conforme podemos ver, inicialmente temos a instalao de um banco de capacitores fixos do lado do secundrio do transformador de entrada (C1). A seguir, motores de 10 cv ou mais tm seu fator de pot6encia corrigido localmente. Deve-se prestar especial ateno aos motores que possuam uma inrcia elevada. (C2, C3 e C4 so os capacitores usados para essa finalidade). Para motores de pequenas potncias, abaixo de 10 cv, o fator de pot6encia corrigido por grupos, sendo usado o banco de capacitores C5 na figura. Para a alimentao do sistema de iluminao, que normalmente usa lmpadas de descarga com baixio fator de potncia, utiliza-se um capacitor na entrada de sua alimentao, C6 no nosso exemplo. Finalmente, na entrada do sistema pode ser usado um banco automtico de capacitores adicional para equalizao adicional.

Correo em Redes Sujas Tudo seria simples se a energia de uma rede fosse limpa, com forma de onda perfeitamente senoidal, livre de harmnicas, alimentando cargas lineares comuns. No entanto, a utilizao de grande quantidade de dispositivos comutadores de potncia como SCRs, IGBTs, MOSFETs, TRIACs, etc faz com que numa rede de 60 Hz estejam presentes harmnicas que deformam bastante a energia disponvel. Dentre as cargas no lineares temos os dispositivos alimentados por inversores de freqncia, fornos de induo, computadores, no-breaks, etc. O mais grave a ser considerado que, quando na tentativa de se corrigir o fator de potncia, numa rede rica em harmnicas, a presena de capacitores pode agravar o problema em lugar de solucion-lo. Um dos problemas mais graves ocorre quando ligamos um banco de capacitores em paralelo com uma carga fortemente indutiva (como um motor) formando um circuito ressonante, conforme mostra a figura 10.

Figura 10

Se as harmnicas ressonarem na freqncia desse circuito, gerada uma alta tenso em seus extremos. Essa alta tenso pode alcanar valores muito altos com srios perigos para a integridade de tudo que est ligado mesma rede. Outro problema a sobrecarga dos circuitos que gera calor, provocando o disparo dos sistemas de proteo.

Concluso Fator de potncia coisa muito sria quando se trata de fornecimento de energia para qualquer tipo de consumidor, principalmente as indstrias. Estar atento para que ele se mantenha dentro dos valores exigidos pela lei no apenas uma preocupao que leva a menores contas de consumo de energia. Conforme vimos, um fator de potncia baixo pode causar muitos outros problemas que tanto podem mexer com o bolso de quem afetado, exigindo investimentos na instalao (cabos) como na sua correo, usando dispositivos apropriados. Esperamos que este artigo tenha esclarecido alguns pontos fundamentais que podem ajud-lo a solucionar os problemas que eventualmente possam ocorrer com sua empresa ou na instalao que voc cuida.

Nossos Livros

Livro Virtual - Podemos Confiar?

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

5/6

28/05/13

Fator de potncia - A necessidade da correo (ART111)

ltimas Notcias Webcast dia 3 de maio sobre o Beagle Bone Black e Sitara Infineon Lana a Srie TLE496x de Sensores Hall de Alta Preciso (NOT195) BeagleBone Black - 1GHz por Apenas 45 Dlares (MIC086) NIDays 2013 - Sucesso de pblico Edio 191 da Revista Home Theater (NOT188)

Opinio

Novos Parceiros (OP083)


O crescimento da mdia digital est finalmente sensibilizando muitas empresas que esto vendo as vantagens que podem ter ao anunciar seus produtos em sites de grande penetrao. Nossos mais de 200 mil acessos mensais atestados pelo Google Analytics e a nossa posio noAlexa (www.alexa.com) que indica no ranking mundial e nacional como est um site.

Leia mais... Velhice Grande foi outrora o respeito cabea encanecida. (Magna fuit quondam capitis reverentia cani." Ovdio (43 a.C - 17 d.D.) - Fastos Instituto Newton C Braga - 2013 - Entre em contato - Como Anunciar - Polticas do Site

www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/819-fator-de-potencia-a-..

6/6

Vous aimerez peut-être aussi