Vous êtes sur la page 1sur 7

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

A PECURIA EM RONDNIA E O MODELO DE CHAYANOV


Joo Carlos Herrmann11
RESUMO: Este artigo tem como objetivo realizar uma breve discusso com relao a concentrao da pecuria nas pequenas propriedades rurais de Rondnia. Tida no senso comum como uma atividade de grandes produtores rurais, teve seu real significado revelado no Senso Agropecurio realizado pelo IBGE em 1995/96, quando se demonstrou uma elevada concentrao de bovinos nas pequenas e mdias propriedades rurais de Rondnia. A interpretao destes dados a luz do modelo de Chayanov, o qual explica a lgica econmica da pequena propriedade rural a partir da penosidade do trabalho, busca demonstrar a necessidade de maiores estudos com relao e este e a outros modelos, que levem a compreenso da racionalidade do pequeno produtor rural de Rondnia. a partir desta compreenso que efetivamente podero ser estabelecidas polticas agrcolas pblicas eficientes e que levem a uma maior produtividade e melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor. PALAVRAS-CHAVE: Rondnia, pequeno produtor rural, pecuria, modelo de desenvolvimento, Chayanov. ABSTRACT: This article has as objective accomplishes an abbreviation discussion with relationship the concentration of the livestock in the small rural properties of Rondnia. Had in the common sense as an activity of great rural producers, he/she had your Real meaning revealed in the Agricultural Sense accomplished by IBGE in 1995/96, when a high concentration was demonstrated of bovine in the small ones and averages rural properties of Rondnia. The interpretation of these data the light of the model of Chayanov, which explains the economical logic of the small rural property starting from the penosidade of the work, search to demonstrate the need of larger studies with relationship and this and the other models, that take the understanding of the rationality of the small rural producer of Rondnia. It is starting from this understanding that indeed can be established public agricultural politics efficient and that take to a larger productivity and improvement of the quality of life of the small producer. KEYWORD: Rondnia, small rural producer, livestock, development model, Chayanov.

Introduo

Gelogo, Perito Criminal com especializao em Geografia, em Anlise Ambiental e em Segurana Pblica, mestrando do curso de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Rondnia UNIR.

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

O presente artigo trata da questo da pecuria em Rondnia, especialmente no que se refere ao pequeno produtor rural, utilizando como ferramenta de discusso o modelo proposto por Chayanov para explicar a forma de produo da unidade familiar rural e, a partir deste, entender o processo de tomada de deciso que leva a introduo do gado nesta unidade. Contrariando ao senso comum, em que gado negcio de grande produtor rural, verifica-se, como demonstram as estatsticas e especialmente o ltimo Senso Agropecurio de Rondnia (IBGE, 1996), que sua concentrao maior se d em pequenas propriedades:
Finalmente, em 1995-1996 as atividades de pecuria bovina de Rondnia se desenvolveram em estabelecimento de todos os tamanhos, mas com acentuada concentrao nos pequenos e mdios. Assim, em 31/07/96, do total de 3,9 milhes de bovinos do Estado, 1,8 milho se encontravam nos estabelecimentos de 10 a menos de 100 ha (31,3 mil estabelecimentos), e 1,3 milho em estabelecimentos de 100 a menos de 1.000 ha (3,9 mil estabelecimentos). A elevada concentrao de bovinos em unidades pequenas indica que muitos colonos e ocupantes de terra diversificaram as atividades em seus lotes, incluindo com destaque, a pecuria bovina (p. 39).

A introduo e concentrao da pecuria nas pequenas e mdias propriedades rurais apresenta aparentemente um contra-senso, uma vez que esta atividade exige reas extensas de pastagens, em geral uma cabea de gado por hectare, justamente onde o grande fator limitante o tamanho da propriedade. Em se tratando de uma atividade com limite claro de expanso (o da propriedade) e com exigncia de grandes espaos que no esto disponveis, a sua viabilidade fica desde logo comprometida, restando ento descobrir qual a lgica que leva a tomada de deciso pelo pequeno produtor de investir em pecuria, sendo este o objeto de discusso do presente artigo. Os modelos: O comportamento campons2 vem sendo objeto de estudo e de revolues desde os primrdios da modernidade e mesmo antes dela. O feudalismo e

Usa-se a designao campons para tratar as diversas formas de produo familiar no agrrio, conforme definido por Costa (1994). Embora reconhecendo a origem europia do termo campons como famlia trabalhadora rural tradicional participante de uma sociedade de interconhecimento relativamente autnoma, no mais existente para o agricultor - famlia trabalhadora rural participante da sociedade industrial moderna dependente 100% do mercado -, entende, para o caso brasileiro e amaznico, no produtivo o estabelecimento

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

posteriormente o capitalismo, exerceram forte presso sobre o campesinato, cada um a seu tempo, imprimindo caractersticas peculiares a este modo de produo. O surgimento do capitalismo no sculo XVIII como modo de produo dominante, que se imps aos demais de maneira avassaladora, provocou intensas mudanas no campesinato, principalmente no que se refere a forma de produo agrcola. No entanto, no conseguiu se impor sobre o campesinato da mesma forma como se imps sobre o meio urbano. Na tentativa de explicar esta diferena, surgiram inmeros modelos que tratam da forma de produo campesina e suas conseqncias. Alguns destes modelos se baseiam no estudo das opes econmicas do campesinato, podendo-se ressaltar trs modelos significativos a respeito do assunto: O de Theodore Schultz (1964/1965), segundo o qual no existe diferenciao entre o modo de produo campons e a empresa moderna; Lipton (1968) interpreta que o campons no busca o lucro, mas a averso ao risco e Mellor (1963), Senn (1966) e Nakagima (1969) retomam Chayanov e o problema da especificidade da tomada de deciso na unidade produtiva camponesa (Abramovay,1991). Como a tomada de deciso de investimento em pecuria no envolve diretamente a questo do lucro, devido a sua baixa rentabilidade, nem to pouco a averso ao risco, pois estamos em regio em que os fatores naturais atuam de maneira mais intensa sobre o gado, prope-se discutir este assunto em base ao modelo de Chayanov e a especificidade do processo de tomada de deciso. Chayanov e o processo de tomada de deciso: Segunda Chayanov, existe um balano lgico na relao trabalho-consumo dentro da unidade camponesa. Esta relao no segue a lgica capitalista no seu contexto mais formal, mas sim segue uma lgica prpria, instituda e gerada a partir das condies vigentes no meio campons e na produo familiar. O processo de escolha econmica: produzir, quando, quanto e o que produzir, por exemplo, so fatores determinantes da lgica camponesa e resultam de uma racionalidade32 prpria, a qual nem sempre se enquadra dentro da lgica capitalista ou urbana.
de uma distino radical e de uma ruptura gentica entre camponeses tradicionais e outras forma de produo familiar no agrrio.
3

A racionalidade camponesa, conforme definido por Wolf (1978, apud Costa 1994), trata de um tipo de adaptao, uma combinao de atitudes e atividades destinadas a sustentar o cultivador em sua

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

Esta ltima, passa pela troca de trabalho por dinheiro e este por consumo, organizada em base ao trabalho individual. A lgica camponesa implica em troca, pelo menos parcial, diretamente do trabalho por consumo, pois o pequeno produtor produz diretamente parte do que consome, estando organizado em base ao trabalho familiar. A relao entre as necessidades de consumo da famlia e o trabalho necessrio a que sejam atingidas a base para o estabelecimento de um equlbrio microeconmico em torno do qual o campesinato se define (Abramovay, op. cit, p. 91). A fuso entre a unidade de produo e a de consumo, uma das caractersticas do campesinato e neste modelo h uma correlao direta entre o volume da produo e o nmero de elementos da famlia, sendo que a deciso de produo tomada diretamente em funo da penosidade do trabalho. Esta racionalidade objetiva sobretudo maximizar a nica varivel da produo que est diretamente sob controle do agricultor, que a intensidade de trabalho. Enquanto as necessidades bsicas da famlia no forem atingidas, haver disposio para um grande sacrifcio em trabalho embora com retorno econmico muito baixo. Uma vez alcanadas estas necessidades elementares, a estimativa feita em torno da utilidade de bens adicionais cai e aumenta a averso penosidade do trabalho (Abramovay, op. cit, p. 91). O investimento, dentro desta unidade produtiva familiar, se justifica essencialmente como um elemento de reduo da penosidade do trabalho. A insero da pecuria na pequena propriedade: O Senso Agropecurio realizado pelo IBGE entre 1995 e 1996 mostrou uma concentrao da pecuria nas pequenas e mdias propriedades rurais, presumivelmente quelas em que se tem atividade de agricultura familiar. Do total de 3,9 milhes de bovinos do Estado, 1,8 milho se encontravam nos estabelecimentos de 10 a menos de 100 ha (31,3 mil estabelecimentos) e 1,3 milho em estabelecimentos de 100 a menos de 1.000 ha (3,9 mil estabelecimentos.
luta pela sobrevivncia individual e de toda a sua espcie dentro de uma ordem social que o ameaa de extino. Ou como esclarecido por Costa (1994), constitui-se das categorias e suas relaes que explicam a condio de permanncia ou de fracasso das estruturas camponesas quer dizer, sua sustentabilidade como um estado dinmico de aes e reaes adaptativas, que conformam estratgias reprodutivas das unidades frente a condies que lhes colocam os processos reprodutivos da sociedade global na qual se inserem.

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

A idia de agricultura familiar nestas pequenas propriedades corroborada no mesmo senso, quando este mostra que 80,6 % das propriedades rurais tinham o prprio proprietrio como responsvel pela sua explorao, percentual que representa 62,5% da rea total explorada do Estado. O restante das propriedades, tem como responsveis por sua explorao arrendatrios, ocupantes e administradores, sendo que estes ltimos se concentram nas propriedades de grandes dimenses. Neste mesmo ano, o total de rea ocupada por pastagens plantadas somava 2.578.700 hectares e o ocupado por lavouras somava 432.308 hectares, gerando uma renda total de R$ 334,2 milhes. Deste total, 53,9% advinha da produo animal e 46,1% da produo vegetal. Assim sendo e no ano de 1995, mesmo considerando que toda a produo animal advinha da pecuria bovina (no considerando os sunos e aves), a renda em hectares da pecuria somava R$ 69,85, enquanto que da produo vegetal foi de R$ 356,36 por hectare (considerou-se tambm que toda a renda tenha provido da agricultura, no sendo separada a atividade madeireira). O baixo rendimento da pecuria em relao a atividade agrcola em geral, aliado a falta de rea para expanso, que determina um pequeno nmero de animais e a baixa disponibilidade de mo de obra, dividida com as demais atividades necessrias a sobrevivncia da unidade familiar, corrobora o aparente contra-senso desta atividade em pequenas propriedades. A pecuria e o modelo de Chayanov: A busca de uma explicao para a introduo da pecuria como forma de explorao da pequena propriedade rural em Rondnia, leva a uma leitura e interpretao da realidade local em base ao modelo proposto por Chayanov, em que o processo de tomada de deciso de produo se relaciona diretamente com a penosidade do trabalho. A pecuria, como forma de explorao, tem como uma de suas caractersticas ocupar grandes reas com baixa utilizao de mo de obra. Da advm uma das principais crticas atividade, a qual promove a expulso do pequeno produtor do meio rural atravs de sua expanso e incorporao de novas reas, bem como do baixo nvel de emprego fornecido. 5

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

A baixa utilizao de mo de obra talvez seja exatamente o grande atrativo e a justificativa para a reproduo da pecuria na pequena produtor rural, onde a mo de obra limitada, assim como a capacidade de contratao de mo de obra externa assalariada. H que se considerar ainda a questo da penosidade do trabalho, no s relacionada a sua intensidade, mas ao tipo de trabalho, lembrando que a exigncia fsica do pastoreio menor que a da enxada, arado ou colheita. Assim sendo e ao que parece, a racionalidade que est levando os pequenos produtores rurais de Rondnia a diversificaram as atividades em seus lotes optando pela implantao da pecuria, conforme apontado pelo IBGE, a introduo de uma atividade que consuma baixa mo de obra, consequentemente pouco penosa. A baixa rentabilidade da atividade compensada pela baixa penosidade, o que a torna atrativa dentro da lgica vigente no meio do pequeno produtor. Outros fatores tambm devem ser considerados, aliados a questo da penosidade do trabalho, tais como a criao de uma reserva de valor pelo produtor, onde ele aplica eventuais rendas extras obtidas com a atividade agrcola, a falta de acesso a estabelecimentos bancrios onde ele possa guardar estas eventuais rendas e a fcil comercializao do gado. Observa-se ainda que a renda investida em gado remunerada, seja pelo acrscimo de peso nos animais de corte, seja pela reproduo e/ou produo de leite nos animais de cria. Concluso A discusso aqui realizada, embora extremamente superficial, demonstra a possibilidade e a necessidade de se estudar a concentrao da pecuria nas pequenas propriedades rurais em Rondnia, atravs dos vrios modelos que tentam explicar a sua economia. No presente artigo, utilizou-se do modelo de Chayanov, o qual por certo no esgota o assunto, nem to pouco elimina a possibilidade de aplicao de outros modelos. A compreenso da lgica no qual se baseia o pequeno produtor ao tomar sua deciso de produo, se faz necessrio no s pelo seu interesse acadmico, mas sobretudo para a implementao de polticas agrcolas coerentes e que levem efetivamente a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural. No se pode implementar polticas de modernizao da agricultura sem a compreenso dos 6

PRESENA REVISTA DE EDUCAO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- Mai.-N30, Vol. IX, 2005.

fatores que presidem a tomada de deciso por parte dos agricultores (Abramovay, op. cit, p. 81 ). Tais polticas devem sair da esfera puramente economicista derivada da viso bancria de agricultura, para uma esfera mais real, que encontre respaldo em atos e intenes do pequeno produtor rural, que se aproveitem de sua cultura e do seu modo de ser para propiciar acesso renda e, consequentemente, para promover a melhoraria de sua qualidade de vida.

Referncias bibliogrficas

ABRAMOVAY, Ricardo. A microeconomia do comportamento campons. In: Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. So Paulo: Hucitec, 1991. p. 79 97. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo agropecurio de Rondnia: 1995 1996. Rio de Janeiro: IBGE, 1996. 184 p. COSTA, Francisco de Assis. Racionalidade camponesa e sustentabilidade. Paper do NAEA, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi