Vous êtes sur la page 1sur 2

Contratualismo: a doutrina do contrato social que concebe a fundao do Estado a partir de um acordo entre os dois indivduos.

. Os autores clssicos contratualistas da Ciencia Politica so Hobbes, John Locke e Rousseau, todos eles entendiam que o contratualismo passa por trs etapas que so o estgio de natureza, estgio de contrato e o estgio civil. Thomas Hobbes (1588 - 1679): Hobbes foi um dos autores clssicos contratualistas da Cincia Politica, ele viveu na era do absolutismo e tentou dar a ele uma conotao constitucional, ou seja, no admitia que o absolutismo fosse uma tirania, onde o Estado/rei fazia o que bem entendesse, ento Hobbes comeou a se preocupar com o limite dos poderes do Estado. A sua principal obra foi O Leviat, titulo que tem analogia a bblia, aonde Leviat significa o monstro das guas/O bblico/O Estado, analogia feita para mostrar que devemos temer ao Estado. Ele dizia tambm que para se chegar ao Estado deveramos passar por trs estgios. Estgio Natural para Hobbes: um estgio totalmente biolgico, aonde h guerras e conflitos, pois no havia um Estado e sim uma lei natural, a sociedade no era ento civilizada e tambm no havia leis e uma organizao. Ento Hobbes contesta nesse estgio que o homem lobo do prprio homem (essa seria uma condio da natureza humana; por causa disso, h guerra de todos contra todos; a melhor estratgia de defesa o ataque), porque est numa constante luta de todos contra todos e a guerra ento gerava a infelicidade. Havia neste estgio tambm a liberdade plena, aonde o homem podia fazer o que bem entendesse pois era movido a paixes e maldades, sem sofrer nenhuma consequncia fora a violncia e a morte. Fundao do estado: Viam o contrato social como a nica possibilidade de esperana de vida e paz, ento os indivduos abriam mo de toda a sua felicidade em favor de uma paz, assim preservando a vida e a propriedade. Estgio Contratual: cria-se o Estado a fim de preservar a vida e trazer paz a sociedade. Todos se juntam para fazer um contrato, os indivduos sedem ento a sua liberdade em troco da paz que seria dada pelo Estado Leviat, assim os sditos (que eram todos os indivduos que perderam a liberdade em troca de paz) transfeririam a sua liberdade para o Estado/rei e assim no poderiam contestar a vontade do Estado e suas leis. Estgio Civil: chamado tambm de Estado Hobbisiano, o Estado comea a criar as leis para ento preservar a vida e a propriedade dos indivduos que deixam de serem escravos e comeam a ter sua prpria liberdade. Hobbes indaga tambm que no basta s a lei, como tambm o uso da fora, pois os indivduos continuariam mal, e assim sair da rea do medo e ir para a rea da esperana. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778 *anteriormente a revoluo francesa) *(Rousseau era a favor do contrato legitimo e da democracia direta, que eram impossveis) Foi um iluminista e autor da importante obra na Cincia Politica: Do Contrato Social, lanada em 1760.

Estgio de Natureza: O homem bom por natureza, ele nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Ele um bom selvagem, mas bom e feliz. Rousseau diz que quando surge a propriedade privada nasce tambm a infelicidades. Estgio dos contratos: 1 Estgio do contrato social: ilegtimo, a lei foi criada para os ricos aonde no tem a vontade do povo, a vontade da maioria/geral. Com o surgimento da propriedade, surgiu tambm a classe dos donos da propriedade, ou seja, dos ricos, que eram a minoria e a maioria era a classe dos pobres, que no tinham uma propriedade. Neste pacto, o ilegtimo, o homem (minoria) que dono de propriedade vai fundar este contrato ilegtimo sem o consentimento da vontade do povo, ento a minoria que so os homens sem propriedades (pobres) vo ser escravos da minoria. 2 legitimo: traz ento a liberdade do homem (maioria) e a vontade de todos gerais. O prprio povo faz as leis, assim se cria o estgio civil legitimo aonde os homens no so mais escravos e explorados e sim ganham sua liberdade de volta. John Locke (1632-1704): Locke busca que a burguesia tenha direitos no Estado. Estgio Natural: Estgio natural /de natureza para Locke a paz relativa e para ele existe os direito naturais, que so direitos propriedade, a locomoo e de seu prprio corpo, que so direitos civis tambm, que adquirimos ao nascer. Para Locke tambm no estgio de natureza surge o dinheiro, que transforma o homem e o corrompe, pois ele passa a comprar propriedades aonde ele no consegue trabalhar, ento o homem comea a guerrear entre eles e com essa guerra some os direitos civis/naturais, surgindo ento o Contrato Social. Estgio de contrato/O contrato social de Locke: para Locke o contrato social para recuperar os direitos civis/naturais perdidos com a guerra, que por sua vez surgiu com o dinheiro. Estgio Civil/Direito de resistncia do povo: o direito legitimo que o povo tem de destronar o chefe do Estado em casos de tirania e omisso do rei. Direito de ento resistir a estas tiranias, quando o Estado passa a deixar de respeitar os direitos naturais, quando ele est o Estado est em guerra com o povo, ento o povo pode destronar o chefe de Estado. **Locke foi o pai do liberalismo (doutrina liberal; do capitalismo), aonde via preservar os direitos civis/naturais; a liberdade e as garantias fundamentais. **Para Locke o povo impe limites ao Estado. Se um governo tirano ou exerce o poder para alm do direito da constituio visando o seu prprio interesse (interesse do Estado) e no o bem da maioria, do publico, o povo pode destronar este governo.

Vous aimerez peut-être aussi