Vous êtes sur la page 1sur 4

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I

PROCEDIMENTO ORDINRIO

*Petio Inicial: H existncia de requisitos formais para o ajuizamento da demanda, so estes os requisitos da petio inicial: 1- Dever indicar o juzo ou tribunal a qual a petio ser dirigida ! A petio inicial no dirigida a nenhum juiz e sim a um juzo 2- Apresentar os elementos identificadores da demanda: partes, causa de pedir e pedido. 2.1- Partes: Qualificao das Partes: o demandante deve indicar todos os elementos de que dispe para que torne possvel a individualizao das partes. ! Embora o CPC no diga expressamente o autor dever indicar ( se possvel) o RG ,CPF ou CNPJ das partes, para que se tenha uma fcil identificao. Entretanto inconstitucional um tribunal exigir a indicao destes para que a petio inicial seja impetrada, pois os requisitos da petio s podem ser estabelecidos por lei federal , como tambm essa exigncia pe obstculo para o acesso a justia. ! Nem sempre o autor ter conhecimento de todos os elementos necessrio para que ocorra a individuao das partes, dever este apresentar todos os elementos que dispe. 2.2 - Causa de pedir: composta por: - fatos que lesaram ou ameaam o direito que o autor se diz ser titular. - Fundamentos Jurdicos: o ttulo do direito afirmado pelo autor. 2.3- Pedido: (Objeto do processo) - Pedido imediato: sentena de mrito - Pedido mediato: tutela de um bem da vida ! Deve ser certo em relao ao que se pretende e determinado em relao qualidade e quantidade. Porm h uma exceo, o pedido genrico que formulado sem o aspecto quantitativo da demanda (No se admite indeterminao em relao ao aspecto qualitativo), ainda possvel, em mais trs hipteses, quando:

- Nas aes universais, no for possvel determinar os bens demandados; - No for possvel determinar as consequncias do ilcito; - A determinao do valor da condenao depende de ato que deva ser praticado pelo ru. A formulao de pedido fora dos casos mencionados tornaria muito difcil a prolao da sentena. ! A lei permite que o autor possa cumular pedido, ainda que inexista conexo , porm a lei exige que os pedidos sejam compatveis entre si e que um mesmo juzo seja competente para todos e que o mesmo procedimento seja adequado para todos. ! Quando a obrigao consistir em prestaes peridicas, estas sero includas no pedido independentemente declarao expressa pelo autor. 3- Determinao do valor da causa: a toda causa ser atribuda um valor certo ainda que no tenha um contedo econmico. (valor simblico em aes sem cunho patrimonial) 4- Indicar as provas para demonstrar a veracidade das alegaes. 5- A petio dever constar o requerimento de citao do ru.

Desse modo a petio ser levada a juzo , devendo o juiz analisar a observncia dos requisitos formais, a petio inicial pode preencher todos os requisitos estando apta, como tambm, poder conter vcios sanveis , devendo juiz determinar que o autor saneie no prazo de 10 dias (48 horas se for ausncia do endereo do advogado) ,( Decorrido o prazo sem que o vcio tenha sido sanado o juiz dever indeferir a petio inicial)e poder conter vcios insanveis , dever tambm o juiz indeferir a petio, devendo-se respeitar a garantia do contraditrio. Causas de deferimento da petio - quando for inepta - quando a parte for ilegtima - quando o autor carecer de interesse de agir - quando o tipo de procedimento escolhido no foi o correto - quando no atendidas s prescries.

Estando apta a petio inicial ser proferido um despacho liminar positivo a qual o juiz determinar a citao do ru e que este responda no prazo de 15 dias. Ao ser citado dever o ru ser advertido de que no oferendo contestao, as alegaes feita pelo autor sero presumidas como verdadeiras.

*Respostas do Ru Contestao: O ru apresenta suas: - Defesas processuais - Defesas de Mrito: . Direta: a negao do fato constitutivo do direito do autor . Indireta: alegao de fato extinto, impeditivo ou modificativo do direito do autor. ! Toda matria de defesa deve ser alegada na contestao , tanto as matrias de direito com as de fato. ! Princpio da eventualidade: exige a apresentao de todas as matrias de defesa na contestao ainda que contraditrias entre si. ! nus da impugnao especificada dos fatos: O ru tem o nus de impugnar os fatos alegados pelo autor, de forma precisa e especfica. A alegao narrada pelo autor no impugnada pelo ru se presume verdadeira ! Revelia: Citado o ru e deixando este de oferecer contestao dentro do prazo e com observncia das formas legais, ser considerado revel, ocorrendo o fenmeno da revelia e os fatos afirmados pelo autor sero vistos como verdadeiro. Exceo ao efeito mencionado: - se houver pluralidade dos rus e um deles tiver contestado - se o litigio versar sobre direito indisponveis - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico , que a lei considere indispensvel Efeitos da Revelia: - a confisso ficta - os prazos correm sem intimao - Pode haver julgamento antecipado da lide

(No se deve entender revelia como ausncia de resposta, mas como ausncia de contestao) Reconveno uma ao proposta pelo ru contra o autor, dentro do mesmo processo. Equivale a um contra-ataque. Ela deve ter conexo com a ao principal ,o juzo competente e o rito devem ser o mesmo. Sendo a reconveno uma demanda autnoma, o ru considerado demandante (ru-reconvinte) e o autor demandante (autor-reconvido). ! No faz nascer um novo processo. O processo nico e nele contm a demanda original e demanda reconvencional. ! No haver possibilidade de defesa de posio diferente daquela que deferiu a reconveno, no pe termo ao mdulo processual, no sendo sentena e sim deciso interlocutria ( provimento que indefere a reconveno) Exceo O ru pode arguir algumas defesas processuais: impedimento e suspeio do juzo e incompetncia relativa do juzo. ! Prever a possibilidade do autor oferecer exceo de incompetncia relativa do juzo ,o que impossvel, uma vez que , cabe apenas ao ru arguir a incompetncia relativa do juzo. Providncias Preliminares Decorrido o prazo da resposta do ru, tenha ela sido oferecida ou no, o julgador deve ver se h necessidade tomar alguma providncia preliminar. Rplica: a resposta do autor a contestao do ru. Entretanto s haver rplica se nas hipteses em que o ru suscitou alguma questo nova em sua defesa.

Vous aimerez peut-être aussi