Vous êtes sur la page 1sur 7

Liturgia do Batismo - Proposta de Ritual

I-Ritos iniciais
CEL: Queridos pais e mes: com imenso prazer e respeito que daremos incio a esta cerimnia do Sacramento do Batismo de seus filhos filhas. Celebramos o infinito poder e a indivisvel bondade de Deus. Todos certamente acompanharo em profunda orao as leituras e o ritual desta solenidade, cada um meditando o prprio batismo e pedindo a Deus que derrame suas bnos sobre estas crianas. Vamos rezar, ento, para que a Palavra Divina seja sempre a referncia fundamental a orientar a vida crist de todas elas nas horas de provaes e dvidas. TODOS: Bendito seja Deus para sempre. CEL: Em nome da comunidade do Corao de Jesus, pergunto a vocs, pais e mes: - O que pedes Igreja de Deus para seus filhos e filhas? Pais e Mes: O Batismo e a vida eterna. CEL: Pelo Batismo, estas crianas passam a pertencer Igreja Catlica, ao Corpo Mstico de Cristo. - Padrinhos, vocs esto dispostos a ajudar os pais e mes destas crianas a cumprir sua misso de ajud-las a crescer na f, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus? Padrinhos e Madrinhas: Sim, estamos dispostos. CEL: Nossa comunidade crist recebe com grande alegria estas crianas. Nosso sinal a cruz de Cristo. Por isso, eu, seus pais e padrinhos as marcaremos agora com o sinal do Cristo Salvador. (Celebrante, pai, me, padrinho e madrinha fazem o sinal da cruz na fronte da criana). CEL: OREMOS: Deus, por Vosso amor, participamos do mistrio da paixo e ressurreio de Vosso Filho Jesus Cristo e da vinda do Esprito Santo em Pentecostes. TODOS: Amm.

II- Invocao dos Santos


CEL: Irmos e irms: O Batismo nos introduz na comunho dos Santos. Pela intercesso da Virgem Maria e daqueles que nos precederam na f, confiemos estas crianas e todos ns a bondade de Deus Pai, rezando:

(a cada invocao responderemos: ROGAI POR NS). Santa Maria, Me de Deus e nossa Me. So Jos, esposo de Maria. So Joo Batista, que batizou o Cristo Salvador. So Pedro, So Paulo e todos os Apstolos. Santo Amaro, padroeiro da Diocese. Todos os Santos e Santas de Deus. Rogai por ns. Rogai por ns. Rogai por ns. Rogai por ns. Rogai por ns. Rogai por ns.

CEL: Deus da vida e de amor, Vs que enviastes o Vosso Filho ao mundo para nos libertar do pecado, fazei que estas crianas, livres do pecado original, sejam templos vivos de Deus pela presena do Esprito Santo. Protege-as por toda a vida. Por NSJC, Vosso Filho, na unidade com o Esprito Santo. TODOS: Amm.

III- Uno Pr-Batismal


O leo: COM: O leo com que o Celebrante ungir o peito de cada criana simboliza a fora do Cristo Ressuscitado penetrando na vida destas crianas. CEL: Deus Todo-poderoso, confirmando o nosso amor por Vs, rogamos que nunca nos falte a fora necessria para testemunhar o Vosso amor a estas crianas. TODOS: Bendito seja Deus para sempre! CEL: Bendito sejais Vs, Senhor Deus, digno de todo louvor e de eterna glria, pois no Vosso imenso amor criastes o mundo para nossa morada terrestre. TODOS: Bendito seja Deus para sempre! CEL: Bendito sejais Vs, Senhor Deus, digno de todo louvor e de eterna glria, pois criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o final do dilvio, o surgimento de uma nova humanidade e cujo leo fortalece Vosso povo para propagar e testemunhar a f. TODOS: Bendito seja Deus para sempre! CEL: Senhor Deus, digno de todo louvor e de eterna glria, concedei a estas crianas a fora, a sabedoria e as virtudes divinas, para que vivam intensamente os preceitos da Vossa Igreja. Por NSJC, Vosso Filho, na unidade com o Esprito Santo. TODOS: Amm.

(O Celebrante ungir o peito de cada criana com o leo Santo). CANTO: Preparai o Caminho (288) A gua COM: Queridos pais, mes, padrinhos e madrinhas: O amor de Deus infundir nestas crianas uma vida nova, que vem pela gua e pelo Esprito Santo. CEL: Deus, pelos sinais visveis dos sacramentos, realizais maravilhas invisveis. Ao longo da Histria da Salvao, Vs servistes da gua para nos fazer conhecer a graa do batismo. TODOS: Bendito seja Deus para sempre! CEL: Vosso Filho, batizado nas guas do Jordo, foi ungido pelo Esprito Santo e aps a ressurreio, Ele ordenou aos discpulos: Ide, ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. TODOS: Bendito seja Deus para sempre! CEL: Olhai agora, Pai, a Vossa Igreja e fazei brotar para ela a gua do Batismo. Que o Esprito Santo d, por meio desta gua, a graa de Cristo, a fim de que sejamos lavados do pecado pelo Batismo e renasamos pela gua e pelo Esprito para uma vida nova. (Celebrante toca a gua e prossegue). Ns Vs pedimos Pai, que por Vosso Filho, venha sobre esta gua a fora do Esprito Santo e todos os que forem batizados, sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ele para a vida.Por NSJC, Vosso Filho, na unidade com o Esprito Santo. TODOS: Amm. CANTO: s gua Viva (669)/ Vem gua Viva (1413).

IV- Renovao das Promessas do Batismo


COM: Queridos pais e padrinhos: O amor de Deus infundir nestas crianas uma vida nova, nascida da gua pelo poder do Esprito Santo. Se vocs esto dispostos a educ-las na f e assumir esta responsabilidade, renovem as promessas do seu Batismo. Renncia do Mal CEL: Para educar estas crianas na liberdade dos filhos de Deus, vocs renunciam ao pecado? PAIS E PADRINHOS: Renuncio. CEL: Para educar estas crianas para a construo de um mundo fraterno e de paz, vocs renunciam ao egosmo e injustia?

PAIS E PADRINHOS: Renuncio. CEL: Para conduzir estas crianas no caminho de Jesus, vocs renunciam s iluses deste mundo e s tentaes do pecado? PAIS E PADRINHOS: Renuncio. Profisso de F CEL: Vocs crem em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do cu e da terra, que fez o homem e a mulher Sua imagem e semelhana e nos entregou o mundo para que cuidemos dele e vivamos em paz? PAIS E PADRINHOS: Creio. CEL: Vocs crem em Jesus Cristo, Seu nico Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria, se fez nosso irmo, deu sua vida para nos salvar, ressuscitou dos mortos e est junto do Pai? PAIS E PADRINHOS: Creio. CEL: Vocs crem no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na remisso dos pecados, na ressurreio dos mortos e na vida eterna? PAIS E PADRINHOS: Creio. CEL: Esta a nossa F, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razo de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor. TODOS: Demos graas a Deus!

V- Batismo
COM: Pais e Padrinhos: Iniciaremos agora o Batismo de cada uma das crianas aqui presentes. Chamaremos cada criana pelo nome, a qual dever ficar, se possvel, no colo da madrinha e vir acompanhada pelo padrinho, me e pai pia batismal para receber o sacramento. CEL: Pai, fonte de toda a misericrdia, concedei a fora do Vosso Esprito a todos que forem banhados nesta gua, a fim de que participem da Pscoa do Cristo e recebam a graa da imortalidade. Por NSJC, Vosso Filho, na unidade com o Esprito Santo. TODOS: Amm. MSICAS: Batiza-me, Senhor (436). Podes Reinar (715) Um dia uma criana me parou CEL: Vocs querem que (NOME) seja batizado(a) na f da Igreja que acabamos de professar?

PAIS E PADRINHOS: Quero. CEL: EU TE BATIZO (NOME) EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPRITO SANTO.

VI- Ritos Complementares


Uno Ps-Batismal COM: Estas crianas, agora novos membros da nossa comunidade, por meio do Sacramento do Batismo, sero consagradas com o leo do Crisma, para que, pelo poder do Esprito Santo, possam participar mais perfeitamente do sacerdcio de Cristo, de Seu esprito proftico e de Sua realeza. CEL: Queridas crianas: Pelo batismo, Deus, Todo-poderoso as libertou do pecado e as fez renascer pela gua e pelo Esprito. Agora, vocs fazem parte do seu povo. Que Deus Pai as consagrem com leo Santo para que, como membros do Corpo Mstico de Cristo sacerdote, profeta e rei sigam com Ele at a vida eterna. TODOS: Amm. (Celebrante unge a cabea de cada criana com o leo do Crisma). CANTO: Chegou a Brisa (446) / Vem, vem, vem Esprito Santo (826). Veste Branca COM: A veste branca simboliza a pureza de alma, agora lavada do pecado original, e do corpo. Por isso, o celebrante a coloca sobre cada batizado. CEL: Queridas crianas: Vocs nasceram de novo e foram revestidas do Cristo; por isso, trazem a veste branca. Que seus pais e padrinhos as ajudem, com palavras e exemplos, a conservar a dignidade de filhos de Deus, at a vida eterna. TODOS: Amm. Rito da Luz a Vela Luz de Cristo COM: O Crio, aqui aceso, representa o prprio Cristo. Por isso, cada Padrinho acender a Vela de sua criana na chama dele retirada, simbolizando nossa F em Deus que nunca dever se apagar. CEL: Pais e Padrinhos: Recebam a Luz de Cristo e a propaguem para que estas crianas caminhem na vida iluminadas por Ele, como filhos da Luz. Perseverando na F, possam com todos os santos e santas irem ao encontro do Senhor, quando Ele vier. TODOS: Amm. Canto: S por Ti Jesus (1208)

VII- Consagrao
CEL: Neste dia, em que estas crianas passam a fazer parte do Corpo Mstico de Cristo, da comunidade da Igreja Catlica pelo Batismo, vamos consagr-las de modo especial Virgem Santssima, nossa Me, para que Ela derrame suas bnos sobre suas vidas. Canto: Consagrao a Nossa Senhora (700)

VIII- Rito Final


COM: Estas crianas, renascidas pelo Batismo, so chamadas a viver conscientemente como filhos de Deus. Por isso, devemos prepar-las para que possam receber a plenitude do Esprito Santo no Sacramento do Crisma e aproximarem-se da mesa do Senhor, no Sacramento da Eucaristia, para participar do Sacrifcio da Redeno. TODOS: Amm. CEL: Irmos e irms: Agora unidos como famlia de Amor em Cristo Jesus, rezemos a orao que Ele mesmo nos ensinou: PAI-NOSSO que estais no cu...

Bno Final
cel: Deus, Todo-poderoso que alegrastes o mundo com o nascimento de Vosso Filho Jesus Cristo, amparai estas crianas para que cheguem todas perfeita semelhana com Cristo. TODOS: Amm. CEL: Deus, Todo-poderoso, abenoe as mes destas crianas, fazendo-as felizes com seus filhos, para que permaneam na Vossa graa e alcancem a vida eterna. TODOS: Amm. CEL: Deus, Todo-poderoso, fonte da vida, abenoe os pais destas crianas, a fim de que com suas esposas, dem a elas, por palavras e exemplos, o testemunho de sua F em Jesus Cristo nosso Senhor. TODOS: Amm. CEL: Deus, Todo-poderoso, abenoe os padrinhos e madrinhas destas crianas para que sejam sempre fiis colaboradores de seus pais na formao crist e vivncia na F.

TODOS: Amm. CEL: A todos ns, que participamos deste Batismo solene e nos alegramos ao receber estes novos membros da Santa Igreja, desam as bnos de Deus Pai, Filho e Esprito Santo. TODOS: Amm. Canto Final: Orao pela Famlia (794). Observao: Tanto as msicas como as oraes so sugestes que podem ser substitudas, acrescentadas ou desprezadas sem o menor constrangimento de quem o fizer.

Vous aimerez peut-être aussi