Vous êtes sur la page 1sur 39

CURSO DE ADMINISTRAO

ALEXANDRE ALONSO DE FARIA

MONOGRAFIA

A GESTO DA INFORMAO APLICADA AO CONTROLE DE ESTOQUES COMO INSTRUMENTO PARA OBTENO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

Petrpolis
FEVEREIRO 2013

TTULO

Projeto de Monografia apresentado como exigncia final da disciplina Estudos e Projetos Acadmicos do Curso de Administrao com habilitao ................

Orientador: Ms. Gabriel Mamed

AGRADECIMENTOS A DEUS Se vencemos, algum esteve conosco. Se nada conseguimos, Ele continua junto de ns. Se persistimos juntos, veremos realmente que quem nos faz continuar, sorrir para ns, mesmo que Dele, na felicidade, nos tenhamos esquecido. Quem nos dera ao menos uma vez, fazer com que o mundo saiba que seu nome est em tudo e mesmo assim ningum lhe diz muito obrigado... (Renato Russo) Aos Mestres Ensinar uma rdua tarefa. Requer muita coragem, pois uma das mais relevante funes do professor transformar conceitos. Aos professores do Curso de Administrao da FASE, o meu mais sincero agradecimento pelo conhecimento compartilhado, pelas experincias reveladas e emoes sentidas. Estejam certos de que cumpriram a sua misso. Aos Pais Pai e Me sinnimos de amor. No h palavras suficientemente boas que possam ser consideradas uma homenagem digna a vocs, que assumiram essa difcil misso e, muitas vezes, abdicaram dos seus sonhos para realizar o meu. No h graduao que possa ensinar os valores e princpios que vocs me deixaram como herana, aqui agradeo a minha me, Regina (in memria), essa lio nunca ser esquecida. Amo vocs!

Aos Ausentes Cada um que

SUMRIO
1 INTRODUO...................................................................................................5 2 SISTEMAS.........................................................................................................9 2.1 TEORIA GERAL DE SISTEMAS................................................................9 2.2 CONCEITO DE SISTEMAS.......................................................................9 2.3 CONCEITO DE SISTEMAS DE INFOMAO.........................................10 2.4 REQUISITOS FUNCIONAIS....................................................................12 2.5 INTEGRAO DA EMPRESA E SEUS MODULOS................................13 2.6 ADMINISTRAO DE SISTEMAS...........................................................14 3 LOGSTICA ....................................................................................................15 3.1 CONTROLE DE ESTOQUE.....................................................................16 3.2 POLTICAS DO CONTROLE DE ESTOQUE...........................................17 3.3 GESTO DE MATERIAIS COM O USO DA TECNOLOGIA....................18 3 CONCLUSO..................................................................................................21 REFERNCIAS..................................................................................................22

1 INTRODUO
Atualmente com a globalizao crescente e o mundo cada vez mais interligado, o cenrio muda dia a dia e, desta forma, administrar torna-se uma tarefa cada vez mais complexa para as organizaes. As empresas que s vendiam produtos para um mercado local e restrito, hoje podem vender para o mundo inteiro, sem a necessidade de sair do seu espao fsico. Tudo isso se torna possvel a partir do avano da tecnologia e da logstica. A Tecnologia da Informao (TI) atravs do advento do computador a ferramenta capaz de oferecer informaes para qualquer tipo de empresa, desde a pequena organizao at as grandes multinacionais, propondo melhoria nos processos, mudana nas estratgias, favorecendo o bom andamento da empresa. A informao a ferramenta mais concorrida deste sculo, sendo instrumento imprescindvel para a melhor tomada de deciso. T-la e saber utiliza-la um diferencial. Diante de tantas mudanas e desafios, onde diferentes informaes surgem a cada instante, fundamental que os administradores estejam atualizados e preparados para analis-las, sobretudo no ambiente globalizado onde cada segundo perdido pode representar prejuzos para a empresa (ou pode afetar a sobrevivncia da empresa). Um dos setores onde a TI se faz essencial a logstica e dentro dela o controle de estoque. Visando administrar melhor, e ao mesmo tempo ter um controle mais eficiente sobre o estoque, aconselhvel que as empresas busquem adquirir ou utilizar um programa de computador para auxiliar a gesto na organizao, ou seja, um software que faa o controle de toda a empresa, cada vez mais usado no mercado competitivo e globalizado das corporaes. A elaborao da anlise de requisitos do sistema faz parte dos requisitos funcionais, delimitando quais departamentos e processos o software ir controlar. Nesse momento o administrador pea fundamental mostrando como ser o uso do software. Os indicadores gerados por esses sistemas so fatores importantes para a tomada de deciso e sucesso, tendo em vista o mercado cada vez mais competitivo.

5 Desse modo, as organizaes que no tenham um sistema de informao podem perder espao para seus concorrentes, perdem em qualidade, aumentam os custos de armazenagem e no conseguem maximizar os lucros. Para Oliveira (2000, p.255) Investir em um sistema de gesto empresarial significa, antes de mais nada, saber exatamente do que se necessita e onde se quer chegar com essa soluo. Com o desenvolvimento da TI, a gesto logstica atinge um novo patamar, pois o bom emprego dos recursos tecnolgicos permite otimizar o sistema logstico e gerenciar, de forma unificada e eficiente, seus diversos componentes como: estoques, armazenagem, transporte, processamento de pedidos e compras. A logstica no est voltada apenas para transporte ou transmisso de informaes, mas tambm para a gesto do processo produtivo, pois a Tecnologia de Informao, sendo aplicada de uma maneira eficiente, oferece meios para que se busque uma maior produtividade. A eficincia da administrao dos materiais depende da informao precisa dos nveis de estoques para determinar novas aquisies dentro da empresa. No passado poucos itens eram fabricados e o consumo era pequeno, com o passar do tempo o mercado cresceu e os consumidores aumentaram j no sendo mais possvel ter um controle de forma manual, por isso o controle para a empresa se torna cada vez mais difcil. Partindo desse princpio, a escolha do tema A gesto da informao aplicada ao controle de estoques como instrumento para obteno de vantagens competitivas se deu pelo fato de contribuir para uma viso mais apurada do administrador sobre como gerenciar melhor um estoque com o uso da tecnologia da informao. O controle de estoques informatizado possibilita inmeras vantagens para as organizaes. Dentre elas, pode-se citar: melhoria do atendimento ao cliente medida que fornece um maior fluxo de produtos com um menor tempo de entrega, proteo contra a inflao, ou seja, o aumento de preos, controle de armazenagem dos produtos etc.

1.2

OBJETIVOS

1.2.1 Geral Investigar quais as vantagens do uso da tecnologia da informao no controle de estoque das empresas. 1.2.2 Especficos Conceituar e definir uso de tecnologia de informao dentro do controle de estoque das organizaes; Identificar softwares utilizados para gesto empresarial que contenham controle de estoques; Analisar como deve ser a escolha de um software atravs dos requisitos funcionais.

1.3 METODOLOGIA
Para a realizao dos objetivos propostos, a metodologia empregada nesta monografia, foi uma pesquisa exploratria. A pesquisa exploratria para Gil (1996, p.45) [...] tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuies. O autor mostra que na maioria dos casos essas pesquisas envolvem levantamento bibliogrfico, entrevista com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado e anlise de exemplos que estimulem a compreenso. A pesquisa bibliogrfica segundo os autores Costa e Costa (2011, p. 36) aquela realizada em livros, revistas, jornais, etc. Ela bsica para qualquer tipo de pesquisa, mas tambm pode esgotar-se em si mesma. Tambm para Vergara (2000, p.47) o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas, isto material acessvel ao pblico em geral. Com o levantamento das informaes relevantes foram utilizados os autores como Ballou, Dias, Moreira, Oliveira, Chiavenato, Rezende e Abreu, dentre outros, alm de artigos e internet. Pelo mtodo de pesquisa acima

7 citado, torna-se possvel, atingir os objetivos que so especficos desta monografia.

2 SISTEMAS
2.1 Teoria geral de sistemas A teoria geral de sistemas (TGS) surgiu com o pesquisa do bilogo alemo Ludwig von Bertalanffy, e no tem como objetivo solucionar problemas ou solues prticas, mas elaborar teorias e formulaes conceituais para aplicao na realidade emprica. Para Chiavenato (2003, p.474) a TGS fundamenta-se em trs premissas bsicas:
Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema constitudo de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante; Os sistemas abertos so caracterizados por um processo infinito de intercmbio com o seu ambiente para trocar energia informao; As funes de um sistema dependem de sua estrutura, cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.

A TGS foi criada para proporcionar uma viso sistmica da organizao, avaliando cada setor ou departamento como um todo, toda a empresa tem proposito e objetivos a serem cumpridos para se alcanar uma determinada finalidade, sendo assim se torno muito importante o conceito de sistemas para a administrao. 2.2 Conceito de sistemas O sistema um conjunto de elementos que se unem para se realizar uma atividade ou funo, cuja funcionalidade seja atingir determinado objetivo. Partindo desse conceito segundo Oliveira (2000, p.138) mostra-se: Um conjunto de elementos (que so partes ou rgos componentes do sistema, isto , os subsistemas: pessoas, ideias, mquinas, processos, tarefas, reas organizacionais (departamentos, divises , setores, sees), etc);

8 Os elementos so dinamicamente inter-relacionados (isto , em interao entre eles; Desenvolvendo uma atividade ou funo (que a operao, atividade ou processo do sistema); Para atingir um ou mais objetivos ou propsitos (que constituem a prpria finalidade para a qual o sistema foi criado). Para Rezende e Abreu (2009, p. 7), destacam-se os seguintes os conceitos de sistemas: Conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir um objetivo ou resultado; Partes integrantes e interdependentes que conjuntamente formam um todo unitrio com determinados objetivos e efetuam determinadas funes; Em informtica, o conjunto de software, hardaware e recursos humanos; Componentes da tecnologia da informao e seus recursos integrados; Empresa e seus vrios subsistemas ou funes empresarias. Depois da conceituao de ambos os autores, pode-se definir bem o papel de um sistema nas organizaes: um conjunto de elementos que, em prol do mesmo resultado e objetivo buscam alcanar o sucesso. Mostra tambm que um sistema no pura e simplesmente o uso de tecnologia da informao atuando na organizao, mas tambm recursos humanos que nela atuam. 2.3 Conceito de Sistemas de Informao Segundo Rezende e Abreu (2009, p. 40) sistemas de informao so: Relatrios de determinados sistemas ou unidades departamentais, entregues e circulados dentro da empresa, para uso dos componentes da organizao; e interdependncia), formando uma rede de comunicaes e relaes em funo da dependncia recproca

9 Relato de processos diversos para facilitar a gesto da empresa; Coleo de informaes expressas em um meios de veiculao; Conjunto de procedimentos e normas da empresa, estabelecendo uma estrutura formal; Conjunto de partes (quaisquer) que geram informaes. Para Oliveira (2000, p. 166), sistemas de informao so: Processo pelo qual as informaes percorrem a estrutura formal; um conjunto de normas e procedimentos que objetivam transmitir, atravs de um meio qualquer, informaes entre pessoas ou rgos. O sistema de informao um conjunto que visa captar o que acontece na organizao, apresentando de forma sucinta, a cada nvel, o que lhe cabe, e tendo por objetivo dar subsidio ao processo decisrio. O sistema de informao representado pelo conjunto de relatrios, normalmente produzido por um departamento de informtica (com este ou outro nome) que administra os recursos de processamento de dados capazes de receber os dados das vrias reas da empresa e transform-los em informaes teis para gerncia; So relatrios de contabilidade, vendas, estatstica, etc., distribudas periodicamente na empresa, para que as pessoas que deles fazem uso tomem conhecimento dos fatores acontecidos ou que esto para acontecer. A partir das propostas desses dois autores pode-se afirmar que o sistema de informao a informao trabalhada com ou sem o auxlio de tecnologia que gera alguma tomada de deciso ou simplesmente alguma anlise. Esse sistema de informao quando desenvolvido com o auxilio da tecnologia, utiliza um software capaz de processar as informaes. Todo software tem como caracterstica ser a parte no fsica do computador, ou seja, a parte virtual onde so criadas instrues e rotinas matemticas, para executar algum tipo de tarefa. O software livre um programa que no precisa de licena para sua utilizao podendo ser copiado, modificado e distribudo, porm mantendo sempre o nome do autor que criou o programa. Normalmente, esse tipo de

10 software no tem suporte, sendo invivel para algumas empresas sua utilizao. O software proprietrio um programa que precisa de licena para uso, que pode ser paga ou no, dependendo muito do tipo de programa que se est procurando. No caso de software de gesto empresarial, a maioria paga, por ter um custo de desenvolvimento, porm as empresas disponibilizam suporte tcnico, o que se torna importante, pois a empresa-cliente tem a segurana, de que a empresa-desenvolvedora ir auxiliar na manuteno do seu programa caso haja algum problema, tendo uma garantia de ps-venda. A empresadesenvolvedora, sempre que necessrio, cria novas verses dos seus produtos, para terem as exigncias dos seus clientes atendidas, a legislao vigente e a demanda de mercado. Esse software no pode ser copiado, nem distribudo sem a autorizao de seu proprietrio. Caso isso ocorra sem a devida autorizao esse software chamado de pirata, sendo ilegal t-lo na empresa, que podem sofrer sanes legais. A planilha eletrnica um programa de prateleira (que no pode ter o cdigo fonte modificado) que utiliza clculos matemticos, para realizar determinadas operaes, devemos preencher os campos com linhas e colunas, ou seja, se faz o cruzamento de informaes para demonstrar o resultado. 2.4 Requisitos Funcionais Essa a etapa mais importante na escolha de um sistema de informao para a organizao, pois mostrado a capacidade do sistema de gesto empresarial requer para atender as necessidades da empresa, e tambm qual a delimitao do software. Para a escolha dos requisitos funcionais, a empresa desenvolvedora do software deve ter uma viso geral do cliente, marcar reunies com o nvel estratgico (diretoria) e com o nvel do operacional (funcionrios que utilizaram diretamente o software) para que sejam definidos quais processos o programa ir atuar e qual a melhor maneira. Para se atingir um resultado eficiente, preciso ter integrao entre todos os departamentos da empresa: produo, comercial, financeiro etc. Como todos os setores precisam se comunicar, ou seja, terem a mesma informao relevante, nada mais fcil e prtico que o uso de um sistema de gesto, como ferramenta facilitadora dessa comunicao para que isso

11 acontea de uma forma prtica, rpida e com menor possibilidade de erro o sistema dever ter um nico banco de dados contenha todas as informaes pertinentes a organizao. A empresa pode ser separada em mdulos de funcionamento como destaca Rezende e Abreu (2009, p. 24 e 25); Mdulo de Produo:

Produo

Planejamento e controle

Custos de Produo

Sistemas de Qualidade

Manuteno de equipamentos

Figura 1: Mdulo de Produo (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009)

Mdulo Comercial / Marketing:

Comercial (Marketing)

Marketing Clientes Pedidos Faturamento Pesquisas e estatsticas

Figura 2: Mdulo de Comercial (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

Mdulo Financeiro:

12

Financeiro

Contas a pagar

Contas a receber

Movimentos bancrios

Fluxo de caixa

Oramento e capital

Figura 3: Mdulo Financeiro (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

Mdulo de Logstica:

Logstica

Fornecedores

Compras ou Suprimentos

Controle de Estoque

Distribuio

Figura 4: Mdulo Financeiro (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

13

Mdulo de Recursos Humanos (RH):

Recursos Humanos

Recrutamento e seleo

Administrao de pessoal

Cargos e salrios

Capacitao e Assistncia social

Figura 5: Mdulo Recursos Humanos (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

Mdulo de Jurdico-Legal:

Jurdico

Contabilidade

Impostos e recolhimento

Ativo fixo ou patrimnio

Livros fiscais de entrada e sada

Figura 6: Mdulo Jurdico (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

Cada departamento ou setor tem suas prprias particularidades, sendo necessria a utilizao de um software especifico para cada departamento.

14 Desta forma, cada setor utiliza no sistema de gesto empresarial apenas aquilo que necessrio para as suas atribuies dirias, delimitando exatamente o que cada funcionrio precisa fazer no seu dia a dia, se tornando uma ferramenta de controle de todos os processos da empresa. Todos os programas precisam estar se interligando conforme o exemplo da figura abaixo. Viso Geral do Sistema:

Produo

Jurdico

Comercial

Sistema

Recursos Humanos

Financeira

Logstica

Figura 7: Viso geral do sistema (elaborao prpria); Fonte: Rezende e Abreu (2009).

Para se administrar um sistema preciso haver integrao entre as equipes. Todos os funcionrios que estejam envolvidos em determinado projeto precisam estar motivados, mostrando para todo o grupo o quanto importante a utilizao correta desse sistema, e que benefcios o mesmo gerar, otimizando o funcionamento da empresa, desde uma simples conferncia de

15 mercadoria at relatrios gerenciais, ficando a empresa se tornar mais competitiva.


O tempo trar as mudanas a serem administradas que devem ser previstas na medida do possvel. Um crescimento em tamanho e complexidade do sistema e mudanas temporais de foras externas (competio, novos produtos, novas exigncias) requerem a administrao geral dos esforos dos componentes. Uma responsabilidade adicional da gerncia estar pronta para modificar os limites do sistema, a fim de melhor servir ao objetivo. As mudanas podem exigir redefinio dos componentes (OLIVEIRA, 2000, p.159).

Depois da implantao de um sistema pode haver mudanas tanto na equipe quanto na maneira em que a mesma trabalha. Essa equipe no deve permanecer estagnada, deve buscar inovaes e melhorias continuas. 2.5 Armazenamento de dados O armazenamento de dados deveria ser uma preocupao das empresas, mas na prtica isso no ocorre, no tem rotinas de backup estabelecidas, s lembra que uma informao sumiu quando precisa. As corporaes deveriam criar mecanismos de backup para gerenciar toda e qualquer informao relevante ao seu processo, desenvolver backups dirios para que no sejam perdidos dados importantes. A empresa que dispem de recursos financeiros, consegue comprar qualquer tangvel como computador, hard disk, monitor etc., mas a informao no se pode comprar no mercado, por isso deve pensar nesse intangvel como prioridade no seu dia a dia, hoje a informao dentro da empresa cada vez mais importante e tem um alto custo quando perdida. A simples tarefa de dar frias para funcionrio, pode se tornar um caos nas empresas, pois a maioria dos colaboradores no transmite o conhecimento adquirido, por medo, de perder o seu emprego ou at mesmo desconhecimento, a organizao nesse momento fica prejudicada. Para minimizar esses problemas as empresas devem criar um manual de rotinas, ao qual relatam tudo relacionado ao seu dia a dia, e as dicas necessrias para o bom andamento dos processos na empresa.

16 Desta forma, o fluxo de informaes dentro do sistema grande, armazenando informaes do fornecedor e seus respectivos produtos, essas informaes so precisas e rpidas.
O fluxo de informaes um elemento de grande importncia nas operaes logsticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoques, movimentaes nos armazns, documentao de transporte e faturas so algumas das formas mais comuns de informao logstica. A transferncia e o gerenciamento eletrnico de informaes proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logsticos mediante sua melhor coordenao. Alm disso, permite o aperfeioamento do servio buscando-se principalmente na melhoria da oferta de informaes aos clientes. (FLEURY, 2000, p.286)

A informao est por todas as partes na organizao, geralmente esto nos emails, murais, documentos, manuais, planilhas, sistemas de informao e no conhecimento de cada funcionrio, algumas empresas buscam dados no mercado para analisar seus riscos e atitudes a serem tomadas, como o mercado muda constantemente a informao de minutos atrs, j no mais relevante neste momento. Os dados precisam ser trabalhados no somente no nvel estratgico mas tambm nveis mais baixos para que se possa analisar todos os nveis de informao. As planilhas eletrnicas por sua facilidade de utilizao e flexibilidade de uso, atendem rapidamente o controle de determinada tarefa ou processo, mas com o passar do tempo e a insero de cada vez mais informaes, fica evidente que a organizao precisa de uma soluo de TI mais eficiente e com o mercado moderno, a logstica se torna um diferencial para essas empresas.

17

3 LOGSTICA
A logstica aborda a estocagem e armazenamento do produto desde a sua fabricao at chegar ao seu cliente final. Toda organizao precisa ter certos cuidados com o seu sistema logstico, para no ocorrer falta de produtos, no momento que mais precisa, ou seja, a logstica pode ser definida como o produto certo, na hora certa, no lugar certo. Se esses fatores forem respeitados a empresa dificilmente ter de fazer compras emergenciais, causando um grande impacto no custo operacional da empresa, devido a esse tipo de compra ser mais onerosa que uma compra normal.
A logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servio adequados aos clientes a um custo razovel (BALLOU, 1993, p. 24).

Segundo Moreira (2011, p.447) o conceito de estoque entende-se por:


[...] quaisquer quantidades de bens fsicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo; constituem estoques tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matrias-prima e componentes que aguardam utilizao produo [...].

A organizao precisa investir em estoque, pois difcil encontrar um sincronismo entre a oferta e a demanda, pois os bens nem sempre esto disponveis a todo o momento. O fornecedor precisa em algumas situaes, fabricar o produto para atender o seu cliente. Desta forma, o consumidor fica espera da mercadoria, causando um grande mal-estar entre o fornecedor e o cliente. Para que isso no ocorra forma encontrada ter o produto armazenado no estoque, tendo que disponibilizar mais recursos financeiros para no perder o cliente. Na verdade, Ballou (1993, p. 204) destaca que os estoques servem para uma srie de finalidades: Melhoram o nvel de servio; Incentivam economias na produo;

18 Permitem economias de escala nas compras e no transporte; Agem como proteo contra aumentos de preos; Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; Servem como segurana contra contingncias. Os estoques armazenados na empresa facilitam a equipe do departamento comercial/marketing na venda, pois quanto maior for o nmero de bens no estoque, menores sero os custos de vendas perdidas, ou seja, a empresa ter o produto na hora certa para o cliente e conseguir ter uma vantagem competitiva em relao sua concorrncia. Recomenda-se manter um estoque de segurana, que o estoque alm da quantidade operacional, para garantir o produto em caso de demanda no prevista. Os preos dos produtos variam conforme a oferta e demanda do mercado e para se ter uma proteo contra alteraes nos preos preciso estocar os produtos nas empresas. Para garantir proteo contra contingncias, em caso de greve, dificuldades do transporte em entregar o produto, chuvas, incndios etc. Desta forma, manter estoques na empresa oferece vrios benefcios, sendo uma maneira de garantir a normalidade da empresa, em caso de alguma situao no prevista, do contrrio ter um custo elevado para manter esse estoque, por isso as polticas de controle de estoque se faz necessrio. O custo de reposio de estoque a pea chave para poltica de estoque, ou seja, muitas vezes o lucro que se tem encima de uma mercadoria no supera a reposio do estoque.

3.1 Polticas do controle de estoque Para atingir o objetivo da administrao geral, a empresa dever determinar ao controle de estoque certos padres que sirvam de diretrizes para medir o desempenho do departamento. Para Dias (2011) Estas polticas so diretrizes que, de maneira geral, so as seguintes:

19 a) Quanto tempo em mdia realizada uma entrega aos clientes; b) Definir o melhor arranjo fsico para os produtos, e quais materiais devem estar nos estoques; c) Definir o estoque mnimo para atender uma alta ou baixa das vendas ou uma alterao de consumo. d) Realizar uma compra antecipada com preos mais baixos ou ao se comprar quantidades maiores para conseguir um desconto; e) Definio do giro de estoque. Definir essas polticas de fundamental importncia ao bom funcionamento da administrao de estoques. A empresa deve preocupar-se com os itens - c e e, pois so neles que esto o capital investido da empresa, ou seja, quanto de recursos financeiro est no estoque da organizao. Segundo Dias (2011, p.13), para organizar um setor de controle de estoques, pode-se basear nas funes principais que so: Determinar o que deve permanecer em estoque: nmero de itens; Determinar quando se devem reabastecer os estoques: periodicidade; Determinar quanto de estoque ser necessrio para um perodo predeterminado: quantidade de compra; Acionar o departamento de compras para executar aquisio de estoque; Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; Controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer; informaes sobre a posio do estoque; Manter inventrios peridicos para avaliao das quantidades e estados dos materiais estocados; Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados. A previso de consumo fornece informaes para o planejamento de vendas e quantidade de produtos a serem estocados para atender a demanda,

20 para Dias (2011) existem duas categorias de informaes bsicas:

quantitativas e qualitativas. a) Quantitativas: b) Histrico de Vendas; Marketing; Criao de novos produtos; Aumento da populao, renda e PIB.

Qualitativas: Pesquisa de mercado; Opinio dos clientes; Opinio dos vendedores; Opinio dos gerentes.

Depois de definidos as informaes bsicas quantitativas e qualitativas, preciso determinar o estoque mnimo ou estoque de segurana, tem como definio ser a quantidade mnimo de estoque que deve existir na empresa para suprir eventuais atrasos que possam ocorrem no tempo de ressuprimento, para no ter risco de falta de produtos e consequentemente perda de vendas. Se definir uma quantidade muito baixa pode acontecer de no ter os materiais disponveis no mercado quando necessrio, o risco que a empresa pode assumir na falta do produto em estoque muito grande, abaixo clculo para o estoque mnimo. Clculo para estoque mnimo segundo Dias (2011), frmula simples:

E.Mn = C x K

Onde, E.Mn = estoque mnimo

21 C = consumo mdio mensal K = fator de segurana arbitrrio O fator K arbitrrio, ele proporcional ao grau de atendimento do item desejado, caso queira ter uma falta de apenas 10% usaremos, K = 100% 10% = 90% ou 0,9. Como exemplo colocaremos um consumo mensal de apenas 60 unidades com garantia que somente 10% das vezes o estoque esteja zerado, ser: E.Mn = 60 x 0,9 E.Mn = 54 unidades Se mantiver o estoque mnimo em 54 unidades a empresa conseguir atender somente 90% dos seus clientes, abaixo grfico dente de serra para fcil entendimento.

22

Figura 8: Grfico Dente de Serra (elaborao prpria); Fonte: Dias (2011).

O giro do estoque serve para medir a quantidade de vezes que os produtos so renovados no estoque, ou seja, a quantidade de vezes que o estoque gira em determinado perodo. Segundo Dias (2011, p. 65) A rotatividade expressa no inverso de unidades de tempo ou em vezes, isto , vezes por dia, ou por ms, ou por ano. Calculo para giro do estoque:

Giro = Consumo mdio anual Estoque mdio Por exemplo: Se o consumo anual de um produto foi de 1000 unidades por ano e o seu estoque mdio foi 100 unidades, o seu giro seria:

Giro = 1000 unidades = 10 vezes 100 unidades

23 O giro de estoque do caso acima de 10 vezes no ano, ou seja, o seu estoque foi renovado 10 vezes durante o ano, quanto maior for o giro melhor para a empresa pois significa que o pagamento aos fornecedores ser de forma fracionada tambm. Para saber o nmero de dias que a mercadoria gira no estoque seria, vou considerar o ano com 360 dias conforme diversos autores:

Nmero de dias do giro de estoque = Dias (ano)____ Giro do estoque

NGE = 360 = 36 10

A empresa girou seu estoque 10 vezes por ano e o fez a cada 36 dias, ou seja, o estoque foi reposto por produtos novos a cada 36 dias por ano. Para gerenciar todos os produtos, insumos, materiais em sua totalidade da mesma forma se torna muito dispendioso, a organizao precisa adotar critrios para definir quais itens so importantes para a empresa. A curva ABC uma ferramenta til para o administrador, que permite sua ordenao conforme sua importncia. Para Moreira (2011) a curva ABC separada da seguinte forma: a) Classe A: Itens mais importantes, requer maior investimento; b) Classe B: Itens intermedirio, que esto entre a curva A e C, requer investimento intermedirio; c) Classe C: Itens menos importantes, requer pouco investimento, precisam ser controlados com menos rigor que os grupos anteriores.

24 A definio dos critrios adotados por diversos autores em geral so: a) Classe A: 20% dos itens correspondem a 70% do valor em estoque; b) Classe B: 30% dos itens correspondem a 20% do valor em estoque; c) Classe C: 50% dos itens correspondem a 10% do valor em estoque. As respectivas porcentagem dos itens pode ser alterada conforme a necessidade da empresa na classificao da curva ABC. A classe A necessita ser rigorosamente controlada, pois tem o maior valor em estoque, a classe B deve ter um controle intermedirio e a classe C pode ter um controle simples pois tem um valor menor em comparao as outras classes. A curva ABC pode ser utilizada para qualquer porte de organizao, atingindo desde a pequena at a grande empresa. 3.2 Just in Time / Kanban / Kaizen O Just in Time (JIT) refere-se a produzir o produto certo, na hora certa, no lugar certo, eliminando o desperdcio na produo. Surgiu na dcada de 70 com a empresa automobilstica Toyota, que sentiu a necessidade de uma melhor produo e uma coordenao entre os setores para atender a sua demanda por veculos (modelos e cores etc.). Para Moreira (2011, p. 505) O Just in Time uma filosofia de manufatura, ou seja, uma forma de abordar, entender e conduzir as atividades manufatureiras de uma organizao. O Just in Time tem como caracterstica de puxar a produo durante todo o processo de fabricao, ou seja, somente liberada a produo quando se tem real necessidade daquele item, baseando na demanda de algum setor da empresa ou dos clientes. No JIT no est autorizado a empurrar, a produo para manter os funcionrios trabalhando a todo tempo, ou seja, no se pode produzir antecipadamente a demanda dos clientes, embora falhas nas compras, falta de insumos e erros na produo justifiquem a utilizao do estoque mnimo.

25 O JIT tem como objetivos: evitar retrabalho, eliminando defeitos; reduzir o tempo de produo e automaticamente otimizando a produo; o tamanho da produo igual venda; realizao da manuteno preventiva, evitando quebra na produo; envolvimento de toda a equipe, criando funcionrios polivalentes. O Kanban tem como significado carto, uma das tcnicas usadas para atingir a meta do Just in Time, uma ferramenta de simples de controle. Para Moreira (2011, p. 515) Kanban usa sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais entre centros de trabalho, bem como a produo de novos materiais para recolocar aqueles mandados para o prximo centro. O Kanban aumenta a flexibilidade da organizao, criando condies de melhorar a produo variada, mas sempre respeitando a capacidade de produo. O sistema Kanban somente complementa o sistema de fabricao do Just in Time. O Kaizen significa melhoria contnua, essa melhoria deve estar deste uma produo e at mesmo nos softwares, preciso sempre estar melhorando, reduzindo o nmero de defeitos e at mesmo os custos. Mostra a empresa que se deve torna-se melhor a cada dia em todos os seus processos, na medida em que as melhorias so feitas o estoque pode at ser diminudo para se tornar competitivo no mercado tendo uma sobra maior sobre os recursos financeiros.

3.3 Administrao Financeira A logstica e a administrao financeira tm uma estreita relao, os estoques normalmente so caros, a venda na maioria das vezes a prazo, desta forma preciso equilibrar as compras, para no ter um estoque muito alto dentro da empresa, utilizando todo os seus recursos financeiros, se isso ocorrer a organizao dever recorrer a emprstimos, aos quais, no so muito vantajosos na maioria das vezes, sendo desnecessrio um endividamento para um estoque parado. A logstica estando alinhado com os objetivos da rea financeira dever gerar menores despesas com armazenagem, utilizao de equipamentos, custo de transportes e menor tempo utilizado por funcionrios que se dedicam a estoques, aumentando a eficincia e reduzindo outros custos.

26 De acordo com Neto (2002, p. 47),


Esta mesma linha de raciocnio pode ser seguida aqui, ou seja, um sistema logstico permite que o passivo seja diminudo e melhor gerenciado. Por outro lado, pode propiciar uma aumento e uma melhor composio no passivo circulante. Isto permite constatar que uma gesto logstica eficiente diminui o endividamento da empresa e a ajuda facilitando o pagamento de suas dvidas.

O oramento retrata a estratgia da empresa, atravs de oramentos especficos como: oramento de vendas, oramento de custos, oramento de produo, oramento de investimentos etc., onde esto demonstradas quantitativamente as aes e polticas da empresa, relativas a determinados perodos. O oramento uma ferramenta que serve de instrumento de planejamento e controle, mesmo sendo bem elaborado, um oramento no ter utilidade se no for possvel desempenhar adequadamente controle sobre os resultados nele projetados. Segundo Hoji (2010, p. 408), Administrar sem um guia como andar no escuro, sem nenhum tipo de apoio. O planejamento oramentrio visa ter previses antecipadas de resultados e serve de parmetro para aes a serem tomadas na empresa, decidindo de quem so as responsabilidades sobre a gesto dos recursos. O oramento permite controle e o acompanhamento das realizaes da organizaes versus o planejado (orado x realizado). Para Welsch (1993 apud Hoji, 2010 p. 408)
O planejamento e controle de resultados pode ser definido, em ternos amplos, como um enfoque sistemtico e formal execuo das responsabilidades de planejamento, coordenao e controle da administrao. Especificamente, envolvem a preparao e utilizao de: (1) objetivos globais e de longo prazo da empresa; (2) um plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais; (3) um plano de resultados a curto prazo detalhado de acordo com diferentes nveis relevantes de responsabilidade (divises, produtos, projetos etc.) e (4) um sistema de relatrios peridicos de desempenho, mais uma vez para os vrios nveis de responsabilidade.

O planejamento estratgico de responsabilidade dos nveis mais altos da administrao, se faz no longo prazo, procura se antecipar a fatores internos e externos, relacionado com produtos e mercado. As decises estratgicas apresentam risco expressivo na tomada de deciso, e podendo ser irreversvel

27 em algum casos, como no lanamento de nova linha de produtos, compras, armazenagem etc. O planejamento ttico otimiza parte do que foi elaborado no planejamento estratgico, tem um alcance mais curto, ou seja, no curto e mdio prazo, envolve as reas de produo, finanas etc. O planejamento operacional tem por objetivo maximizar os recursos da organizao, esse planejamento de curto e mdio prazo, envolve decises com reversibilidade, descentralizada e repetitiva (Hoji, 2010). Depois de definidos todos os planejamentos e oramentos, a busca por um sistema de informao se faz necessrio, nessa pesquisa deve-se analisar quais empresas desenvolvem as melhores solues para cada tipo de negcio.

4 PESQUISA DE SOFTWARE
No existe o melhor software do mundo, existe o melhor software para cada empresa, que no necessariamente o mais sofisticado do ponto de vista tecnolgico, nem o mais barato e nem o mais caro, simplesmente aquele que se enquadra na sua realidade. Os custos ou preos aplicados a cada soluo dependem de quantos computadores sero instalados os softwares, quais departamentos sero envolvidos, se ter treinamento, onde e quantas pessoas faro o treinamento, as despesas com aquisio da licena de uso e manuteno mensal, ter maior ou menor suporte tcnico especializado para resolver problemas ocasionados no sistema, entre outros fatores. As motivaes tambm podem variar, desde uma mudana de legislao ou por necessidade da empresa. Seja qual for o software escolhido, no entanto, esta opo deve ser resultado de anlise criteriosa, ancorada nos princpios da administrao, para melhor tomada de deciso. Dessa forma, dada a particularidade dessa avaliao e com o objetivo de enriquecer nossa reflexo sobre a gesto de informao e controle de estoques, neste captulo, sero analisados as seguintes desenvolvedoras de softwares para gesto logstica, a saber: SAP, TOTVS, ALTERDATA, LWL e SANKHYA1. Foram estas as escolhidos devido: a) So as mais reconhecidas e utilizadas no mercado brasileiro;
As informaes aqui apresentadas foram construdas a partir dos dados disponveis nos sites das respectivas desenvolvedoras, at a data de finalizao dessa monografia.
1

28 b) Todas as empresas tem o mdulo de Warehouse Management System (WMS), ou seja, um sistema de automao e gerenciamento de armazns que controla a logstica de toda a organizao; c) As empresas escolhidas desenvolvem tecnologia para diferentes portes e tipos de empresa, e atuam junto a diferentes segmentos.

Tomando por referncia tudo o que foi estudado at esse momento, estaremos considerando alguns aspectos em nossa anlise: a) Histrico e caractersticas da instituio; b) Transporte e logstica; c) Sistemas.

4.1 SAP A SAP foi fundada no ano de 1972 na Alemanha por cinco exfuncionrios da IBM, a SAP (cuja sigla em ingls significa "Systems, Applications, and Products in Data Processing", ou "sistemas, aplicativos e produtos em processamento de dados) est em 75 pases no mundo, esto instalados em mais de 109 mil clientes, operando de maneira lucrativa, adaptando-se continuamente e crescerem de maneira sustentvel. A SAP chegou no Brasil no ano de 1995, tem como clientes: Correios, Colgate-Palmolive, CHEP, Vivo, Grupo Po de Acar, Bradesco, Grupo Petrpolis (Cervejaria Itaipava) etc. Hoje a empresa o terceiro maior fornecedor independente de software do mundo. As solues SAP para

29 transporte e logstica ajudam a fornecer a integrao necessria para se adaptar as mudanas rpidas do mercado brasileiro. Com o software de SCM (software de gesto de cadeia de suprimentos) da SAP o cliente possvel ter: Uma entrega rpida, atendendo as necessidades dos clientes; Realizar controles adequado para tomar melhores decises; Promover um servio de excelncia ao consumidor final; Melhor planejamento, distribuio e logstica. Eliminao de tarefas repetitivas, reduzindo os custos de TI; Com a informao precisa, melhora a tomada deciso; Obtenha do mercado novos conhecimentos para reteno de cliente; Combine capacidade e demanda, tendo como resultado maior crescimento; Otimize a utilizao, giros, finanas e manuteno. Os softwares da SAP so mais utilizados por empresas de mdio a grande porte, como se tem um alto valor de investimento, se torna mais distante para um empresa de pequeno porte. Com SAP SCM o planejamento, a execuo e a coordenao de toda a rede da cadeia logstica se torna mais fcil. A SAP a grande concorrente da brasileira TOTVS.

4.2 TOTVS (Microsiga) A TOTVS (nome antigo Microsiga) foi fundada no ano de 1983 no Brasil, a empresa lder no mercado brasileiro, com 53,1% de participao de mercado, e tambm na Amrica Latina, com 35,6%, foi a primeira empresa brasileira de tecnologia a abril capital, a sexta maior empresa do mundo na sua rea. O nome TOTVS vem do latim e significa tudo, muito bem apropriado para uma organizao que consolidou outras 25 empresas, est presente em 23 pases, fornecendo solues em vrios seguimentos como: distribuio e

30 logstica, educacional, finanas, jurdico, sade, servios, varejo etc., para todos os tipos de portes. Seus principais clientes so: Gol linhas reas, Fiat, Unimed, Yamaha, Bobs, Ramos Transportes etc. As solues TOTVS para logstica suportam a gesto dos processos logsticos, com tecnologias atuais, antecipando e resolvendo os desafios presentes na distribuio e logstica, acompanhando o avano da globalizao. Com os sistemas da TOTVS de SCM, CRM, OMS, WMS, TMS, ECM e Frotas, o cliente pode ter: Uma maximizao dos servios de atendimento e relacionamento com os clientes, melhorando toda a cadeia de abastecimento; Atender s necessidades dos clientes, equilibrando e sincronizando os estoques mnimos na empresa; Maior lucro mostrando quais os produtos so mais atrativos, melhorando o preos e as margens; Gerir a cadeia de suprimentos aumentando o mix de produtos, fornecedores e clientes; Melhorar as compras para liquidez em vendas; Ter os produtos disponveis no momento certo e com preos competitivos, sem aumento do inventrio; Aumento da receita, otimizando as vendas e servio de distribuio; Ter informaes em tempo real de toda a cadeia logstica; Conseguir custos menores e ofertar servios personalizados; Reduzir falhas da operao.

A TOTVS tem seus sistemas em todos os portes de clientes, por ser uma empresa nacional, comeou pequena, atingindo pequenos clientes, e hoje estando presente nos maiores e nas melhores empresas do mercado brasileiro. A SAP sua maior rival, mas a grande vantagem da TOTVS estar presente nos clientes de pequeno porte.

31

4.3 ALTERDATA A ALTERDATA foi fundada em 1989 em Petrpolis-RJ, hoje a empresa est situado em Terespolis-RJ, desenvolvendo solues prprias em seus laboratrios, conseguiu passar de 20 mil clientes em operao, acredita que ter bons sistemas o bvio, mas o essencial ter um timo atendimento. Em 1995 iniciou o seu processo de expanso nacional, tendo hoje 32 canais prprios e 40 representantes em todo o territrio nacional, est na frica e tem um projeto de implantao na Europa. A empresa cresceu tecnologicamente tendo que expandir com eficincia no atendimento, criando modelos e rotinas para melhor atender os clientes. A equipe constantemente treinada, para fazer sempre o melhor para o cliente. Tem clientes como: WEBJET linhas areas, Michelin, Taco, ARMADDA Adventure, Vale, TNF Transportadora Norte Fluminense, Philips etc. O Software para Atacadista/Logstica construdo pela ALTERDATA insere o cliente no centro do negcio, ou seja, o cliente tem a viso de toda a empresa, recebendo informaes de cada cliente e fornecedor. Com esse sistema o cliente consegue: Controle o crdito do cliente com mais eficincia sem a utilizao de papel; Os usurios sabem quem so os clientes mais importantes para dar tratamento diferente; Tem um controle de estoque, inclusive com validade de produto; Fature em massa, criao de rotas com bairros; Os controles de materiais permitem visualizar quantidade atual, quantidade comprada, quantidade vendida, quantidade requisitada etc.; O Inventrio pode ser feito a cada compra, est tcnica muito moderna evitando fraudes na empresa; Utiliza a nota fiscal eletrnica e envio de boletos de pagamento para os clientes pela Internet;

32

Para a ALTERDATA A alma de um atacadista ter um faturamento gil, fcil e que consiga atender a um grande volume de pedidos de vendas diariamente. Nessas ideias que a ALTERDATA desenvolveu seus sistemas. A ALTERDATA tem os seus sistemas implantados nos clientes de pequenos e mdio porte, mas tambm pode ser utilizado nos de grande porte. Tem o seu custo relativamente baixo, por isso, mais aconselhvel para as pequenas e mdias empresas onde os recursos financeiros so menores. 4.4 LWL A LWL Sistemas Corporativos iniciou suas atividades em 1994, fundada por trs profissionais com formao em tecnologia da informao, tendo passagens por vrias empresas do mercado. A experincia no setor de distribuio levou a desenvolver o software de gesto empresarial Next Age. Com uma equipe altamente treinada no segmento atacadista/distribuidor possvel ter uma viso mercado, sobre a situao do cliente, facilitando todo o suporte tcnico. A LWL tem como objetivo representar para seus clientes uma extenso de sua operao, com alta tecnologia e melhoria nos processos. O software Next Age com WMS, uma soluo poderosa de controle de materiais, distribuio, vendas e finanas, facilitando a tomada de deciso permitindo visualizar de forma rpida os custos, receitas e resultados de toda a empresa. Tem como clientes empresas de pequeno, mdio e grande porte. Adquirindo o seu sistema possvel ter: Controle de Materiais; Controle Financeiro; Controle de Distribuio; Anlise Gerenciais; Roteiros de Visitas; Informaes sobre Produtos; Informaes de Estoque;

33 Diversos Relatrios Gerenciais. O sistema tem uma gesto simples, eficaz e de baixo investimento, sendo recomendado para as empresas de pequeno e mdio porte, uma empresa desenvolvedora de software 100% voltada para o segmento de distribuio, atendendo em todo o territrio nacional. 4.5 SANKHYA A SANKHYA est no mercado brasileiro desde 1989, fundada por dois irmos, hoje possui mais de 2000 empresas como clientes, SANKHYA uma palavra snscrita (lngua clssica da ndia antiga), cuja traduo significa anlise, multiplicidade ou raciocnio. O atendimento personalizado e um diferencial para os seus clientes, o sistema tem como com base os fundamentos da administrao, garantindo alta performance, usabilidade, segurana e domnio da empresa. Tudo para facilitar a melhor tomada de deciso, tendo como resultado aumento da produtividade e rentabilidade. A empresa vem investindo no aumento de sua rede de parceiros em todo o Brasil. O sistema SANKHYA para atacadistas e distribuidores completo, possui funes especficas para as reas de vendas, compras, logstica, WMS, controle de estoque, faturamento etc., Um dos grandes diferenciais das Solues SANKHYA para o segmento o fcil acesso s informaes gerenciais, que geram maior agilidade, nas tomadas de deciso e competitividade, melhorando o nvel de servio, conseguindo aumentar as vendas e reduzindo custos. Seus principais clientes so: Kia, Garcia atacadista, Souza Roxo distribuidora e transportes de logstica, ALCOURO, Globo aviao, COPPA distribuio e logstica etc. Com o sistema SANKHYA pode-se fazer: Uma melhor gesto do prazo mdio de estocagem de produtos com anlise de giro e clculo automtico de estoque mnimo e mximo; Saiba, em tempo real, a margem de contribuio, lucro de uma venda considerando itens, rotas, cidades, parceiros, etc.;

34 Visualize, em tempo real, suas metas de vendas, lucratividade obtida por produto, vendedores, centros de resultado e outros; Realize auditoria em visitas, saiba o tempo dedicado por seus vendedores a cada cliente e sua fidelidade empresa; De forma inteligente monte suas cargas e rotas; Calcula o frete de todas as transportadoras, sugerindo a melhor opo para o cliente; Gesto completa do controle de estoque dos produtos, com o melhor endereamento e espao, reduzindo os erros e perdas na separao, aumentando a produtividade; De forma simples obtenha informaes sobre venda, condies de pagamento, inadimplncia, desconto e prazo mximo, estoque mnimo e outros. A SANKHYA tem se mostrado uma empresa inovadora, contribuindo com o desenvolvimento da gesto da empresa, permitindo adaptar o sistema as necessidades do cliente. O software usado por empresas de pequeno porte at as de grande porte, mas para a sua aquisio requer pouco investimento, uma boa soluo para as pequenas e mdias empresas, desta forma as empresas que adquirem um bom sistema de informao conseguem ter uma vantagem competitiva no mercado. 5. Vantagem Competitiva Para a empresa conseguir ter uma gesto de materiais eficiente e obter vantagem competitiva, reduzir seus custos, aumentar a lucratividade e tomar decises certas, preciso utilizar um sistema de informao, como destaca Viana (2000): a) Servios com melhor qualidade; b) Tomada de decises com o maior nmero de informaes, deixando de ser intuitivas, e passam decidir baseado em informaes vindo do sistema, conseguindo reduo de custos;

35 c) A informao circula deste o nvel operacional passando pelo nvel ttico e estratgico, todos os envolvidos tem a informao precisa; d) Rapidez na tomada de deciso e velocidade na busca de informaes; e) Devido ao grande fluxo de informaes, utiliza-se um banco de dados para armazenamento; f) Diminuio da utilizao e manipulao de documentos (papeis); A informatizao da administrao de materiais, por meio de um sistema integrado, visa as seguintes metas: g) Elaborao de critrios de estoques para reposio automtica de todo e qualquer material de uso e consumo utilizado pela organizao; h) Definio do estoque mnimo de produtos, materiais e insumos, para garantia da existncia em estoque; i) Estabelecimento de poltica de inventrio permanente; j) Cadastramento de todos os insumos, materiais e produtos; k) Implantao de cotao para execuo de servios e compra de materiais; l) Definio de rotinas internas recebimento e estocagem de materiais. Destacam-se tambm, os benefcios das polticas e rotinas

anteriormente enumeradas: a) Diminuio da falta de materiais de uso constante pela organizao; b) Visualizao do tamanho do estoque e das necessidades de uso e consumo, por unidade administrativa; c) Informao de todo o estoque da empresa; d) Um maior poder de negociao nas compras de grande quantidade, reduzindo o custo de aquisio; e) Menor custo administrativo com reduo de processos repetitivos nas compras; f) Compras diretamente com os fabricantes, evitando-se atravessadores; g) Reduo dos estoques mantidos por unidade isoladamente; h) O recebimento se concilia com o pagamento como que se paga para o a fornecedor;

36 i) Tudo que est no estoque fsico est no sistema; j) Diminuio da perda de materiais por vencimento de validade; k) Identificao do consumo real por unidade requisitante, de acordo com a previso de demanda. A tecnologia da informao ajuda todo o processo de controle sobre a gesto logstica, no deixando faltar nenhum produto no momento que a empresa mais necessita, mostrando indicadores quando h falta de produtos. A tendncia futura trabalhar a logstica sendo uma atividade estratgica para o supply chain (gesto da cadeia de suprimentos) conforme destaca Gonzles (2002, p. 26):
O processo de implantar e controlar a eficincia no fluxo do custo, de materiais, produtos e informaes, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, seus esforos aumenta no intento de atender e satisfazer as exigncias dos consumidores finais.

A logstica est presente no processo da cadeia produtiva, desde o momento da aquisio at a entrega do produto, chegando ao consumidor final, visando melhorar, criando oportunidades, a empresa precisa estar sempre a frente das expectativas de seus clientes, desta forma conseguir se diferenciar dos concorrentes. Os fornecedores precisam ter produtos com maior qualidade e menor preo, para isso os mesmos precisam investir em tecnologia e pesquisa. O modelo da supply chain para Gonzles (2002, p. 34): Apresenta uma maneira para custear produtos que til para estudo especiais ou operaes em andamento. O ciclo total do fluxo de servios/produtos se inicia com o fornecedor para a firma, e tem continuidade pelos diversos canais at o consumidor final. Como uma ferramenta gerencial, isso poderia fornecer um singular conjunto de custos e atributos maioria dos departamentos da empresa. Esse modelo aumenta a cooperao das empresas, cliente e fornecedor no so adversrios e a demanda inicial termina com as vendas no final, isto ocorre ao longo do supplu chain (cadeia de suprimentos).

37

CONCLUSES

38

REFERNCIAS

BALLOU, R. H. Logstica Empresarial: Transportes, Administrao de materiais e Distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1993. COSTA, M. A. F. da e COSTA, M. F. B. da. Projeto de Pesquisa: entenda e faa. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2011. DIAS, M. A. P. Administrao de materiais: Princpios, conceito e gesto. 6. Ed. So Paulo: Atlas, 2011. FLEURY, Fernando Paulo. Logstica empresarial: a perspectiva brasileira. So Paulo: Atlas, 2000. MOREIRA, D.A. Administrao da produo e operaes. 2. ed., So Paulo: Cengage, 2011. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Sistemas de informao: Um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial e tecnolgico. So Paulo: rica, 2000. REZENDE, D. A. e ABREU, A. F. Tecnologia da Informao Aplicada a Sistemas de Informao Empresariais: o papel estratgico o papel estratgico da informao nas empresas. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 2000. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1996. VIANA, J.J. Administrao de materiais Um enfoque Prtico. So Paulo: Atlas, 2000. HOJI, M. Administrao financeira e oramentria: matemtica financeira aplicada, estratgias financeiras e oramento empresarial. 9 ed. So Paulo: Atlas, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi