Vous êtes sur la page 1sur 21

Scanner de foto HP Scanjet 3800

Manual do usurio

HP Scanjet 3800

Manual do usurio

Direitos autorais e licena


2005 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. proibida a reproduo, adaptao ou traduo sem permisso prvia por escrito, exceto sob as formas permitidas pelas leis de direitos autorais. As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. As nicas garantias para produtos e servios HP esto estabelecidas nas declaraes de garantia expressa que acompanham esses produtos e servios. Nenhuma informao neste documento deve ser interpretada como garantia adicional. A HP no ser responsvel por omisses ou erros tcnicos ou editoriais contidos neste documento.

Crditos de marcas registradas


Microsoft e Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation.

Contedo
1 Como utilizar o scanner ......................................................................................2 Configurao e inicializao do scanner ...............................................................2 Onde obter informaes adicionais .......................................................................2 Como utilizar o software HP Image Zone ..............................................................2 Viso geral do painel frontal e dos acessrios ......................................................3 Viso geral da digitalizao ...................................................................................3 Digitalizar imagens e documentos .........................................................................4 Digitalizar vrias imagens de uma vez ..................................................................6 Digitalizar filme ......................................................................................................7 Fazer cpias ..........................................................................................................9 Compartilhar um documento ou imagem digitalizado ............................................9 Alterar as configuraes de digitalizao ............................................................10 Cuidado e manuteno .....................................................................................11 Limpar o vidro do scanner ...................................................................................11 Limpar o adaptador de materiais transparentes (TMA) .......................................11 Soluo de problemas ......................................................................................12 Problemas de configurao ou de instalao do scanner ...................................12 Problemas de hardware ou de inicializao do scanner ......................................13 Suporte ao produto ...........................................................................................15 Site de acessibilidade na Web .............................................................................15 Site do HP Scanjet na Web .................................................................................15 Processo de suporte ............................................................................................15 Informaes regulamentares e especificaes do produto ..........................17 Especificaes do scanner ..................................................................................17 Especificaes do adaptador de materiais transparentes (TMA) ........................17 Especificaes ambientais ..................................................................................18

Manual do usurio

Como utilizar o scanner


Este manual descreve como utilizar o Scanner de foto HP Scanjet 3800 e seus acessrios, resolver problemas de instalao e entrar em contato com a assistncia ao cliente.

Configurao e inicializao do scanner


Para configurar o scanner e instalar o software de digitalizao, consulte o folheto de instrues que acompanha o scanner.

Onde obter informaes adicionais


Informaes adicionais sobre o scanner e o software podem ser encontradas na Ajuda eletrnica. Se voc tiver instalado o software HP Image Zone que acompanha o scanner, clique duas vezes no cone Central de Solues HP, na rea de trabalho, e escolha Guia eletrnico. Usurios de Macintosh: Consulte a Ajuda on-line do software Macintosh HP Image Zone para obter informaes sobre procedimentos de digitalizao.

Como utilizar o software HP Image Zone


Quando o software HP Image Zone estiver instalado, haver dois cones na rea de trabalho. Esses cones abrem dois programas para digitalizao e edio das digitalizaes. Para obter informaes sobre como usar a Central de Solues HP e o HP Image Zone, consulte a Ajuda eletrnica. Central de Solues HP o software que permite comear a digitalizar imagens e documentos. Na Central de Solues HP, possvel: Realizar funes de digitalizao e cpia Acessar informaes de ajuda e soluo de problemas Acessar o HP Image Zone para editar suas digitalizaes Modificar configuraes e preferncias

O HP Image Zone o programa utilizado para manipulao, impresso, arquivamento e compartilhamento de imagens aps a sua digitalizao. Voc pode abrir o HP Image Zone pelo cone da rea de trabalho ou pela Central de Solues HP. Para iniciar uma digitalizao: Clique duas vezes no cone da Central de Solues HP, na rea de trabalho, clique na guia correspondente ao scanner e escolha a tarefa que deseja executar.

HP Scanjet 3800

Nota Se o cone da Central de Solues HP no estiver na rea de trabalho, no menu Iniciar, clique em Programas (ou Todos os programas), clique em HP e escolha Central de Solues HP.

Viso geral do painel frontal e dos acessrios


Esta seo apresenta uma viso geral do painel frontal do scanner e do adaptador de materiais transparentes (TMA).

Botes do painel frontal


cone Nome do recurso Boto Digitalizar Boto Copiar Boto Digitalizar para Share Descrio Digitaliza imagens, grficos, documentos ou objetos. Digitaliza o item e o envia a uma impressora para fazer cpias. Digitaliza itens para serem compartilhados. Compartilhe fotos com facilidade com o HP Instant Share ou envie documentos de vrias pginas como anexos de mensagens de e-mail.

Adaptador de materiais transparentes (TMA)


possvel utilizar o adaptador de materiais transparentes (TMA) para digitalizar slides ou negativos de 35 mm. Para obter mais informaes sobre o TMA, consulte Digitalizar filme.

Viso geral da digitalizao


Comece a digitalizar de uma destas maneiras: A partir dos botes do painel frontal - para comear rapidamente utilizando funes bsicas A partir da Central de Solues HP - para ter mais controle durante o processo de digitalizao A partir de outros programas

Digitalizar utilizando os botes do painel frontal


Use os botes do painel frontal do scanner para executar as funes de digitalizao bsicas, como a digitalizao de fotos e documentos. Este manual contm instrues para o uso dos botes do painel frontal. Para conhecer funes mais avanadas, consulte a Ajuda eletrnica na Central de Solues HP.

Manual do usurio

Captulo 1

Digitalizar a partir da Central de Solues HP


Digitalize a partir da Central de Solues HP para ter mais controle sobre a digitalizao, por exemplo, quando voc deseja visualizar a imagem antes da digitalizao final, utilizar recursos mais avanados ou alterar as configuraes de digitalizao. Para iniciar a Central de Solues HP: 1. Execute uma das aes a seguir: a. Na rea de trabalho do Windows, clique duas vezes no cone da Central de Solues HP. b. Na barra de tarefas, clique em Iniciar, aponte para Programas ou Todos os programas, aponte para HP e clique em Central de Solues HP. Se houver mais de um dispositivo HP instalado, clique na guia correspondente ao scanner. A Central de Solues HP exibe somente as funes, configuraes e opes de suporte apropriadas para o dispositivo HP selecionado.

2.

Digitalizar a partir de outros programas


possvel digitalizar uma imagem diretamente para um programa se ele for compatvel com o TWAIN. Geralmente, o programa ser compatvel se tiver uma opo de menu como Obter, Digitalizar ou Importar novo objeto. Se voc no tiver certeza de que o programa compatvel ou no conhecer a opo, consulte a documentao do programa.

Digitalizar imagens e documentos


Use o boto Digitalizar para digitalizar imagens e documentos com rapidez. Selecionar tipo de original - documento ou imagem Digitalizar imagens Digitalizar documentos

Selecionar tipo de original - documento ou imagem


Existem duas opes para o tipo de original: Documento ou Imagem. O scanner otimiza as configuraes com base na sua opo. Utilize as diretrizes a seguir para determinar qual o melhor tipo de original para as suas necessidades. Se o original for Texto ou texto e imagens grficas Fotografia ou grfico impresso Selecione este tipo de original Documento Imagem

Digitalizar imagens
Use o boto Digitalizar ( ) para digitalizar fotos e grficos. Para digitalizar slides ou negativos, consulte Digitalizar filme.

HP Scanjet 3800

Nota Para visualizar digitalizaes antes de envi-las ao destino, selecione Mostrar visualizao na caixa de dilogo Digitalizao HP. Consulte tambm o tpico Visualizar uma imagem digitalizada na Ajuda eletrnica. 1. Coloque o original voltado para baixo no vidro do scanner, como indicado pela marca de referncia, e feche a tampa.

2. 3. 4.

Pressione o boto Digitalizar ( ). A caixa de dilogo Digitalizao HP exibida. Clique em Digitalizar. Quando a digitalizao estiver concluda, coloque um item no vidro do scanner e clique em Digitalizar para digitalizar outro item, ou clique em Concludo. O software salva a digitalizao na subpasta Minhas digitalizaes, localizada dentro da pasta Meus documentos. A subpasta nomeada de acordo com o ano e o ms vigentes. A imagem digitalizada tambm enviada ao HP Image Zone por padro. Nota Se a opo Mostrar visualizao tiver sido selecionada, ser necessrio clicar no boto Aceitar na tela de visualizao para iniciar a digitalizao. Quando solicitado, clique em Sim para digitalizar pginas adicionais ou clique em No para enviar as imagens digitalizadas ao local especificado. Dica O software Digitalizao HP pode corrigir as imagens automaticamente ou restaurar cores desbotadas em imagens antigas. Para ativar ou desativar a correo de imagens, selecione Correo automtica de fotos no menu Bsico do software Digitalizao HP e, em seguida, escolha as opes desejadas. Para utilizar esse recurso, a opo Mostrar visualizao deve estar selecionada.

Digitalizar documentos
Use o boto Digitalizar ( ) para digitalizar documentos. O scanner digitaliza o documento original para qualquer que seja o destino selecionado na caixa de dilogo Digitalizao HP.

Manual do usurio

Captulo 1

Nota Para visualizar digitalizaes antes de envi-las ao destino, selecione Mostrar visualizao na caixa de dilogo Digitalizao HP ou inicie sua digitalizao a partir da Central de Solues HP. Consulte tambm o tpico Visualizar uma imagem digitalizada na Ajuda eletrnica. 1. Coloque o original voltado para baixo no vidro do scanner, como indicado pelas marcas de referncia.

2. 3.

4. 5. 6.

Pressione o boto Digitalizar ( ). A caixa de dilogo Digitalizao HP exibida. Sob o ttulo O que voc est digitalizando?, clique em Documento e escolha uma das seguintes opes: Cor esta a configurao padro. Escala de cinza converte todos os originais coloridos em escala de cinza, e cria um tamanho de arquivo menor que a opo Cor. Preto-e-branco a melhor configurao para digitalizar um grfico em pretoe-branco, mas no adequada para originais em cores ou em tons de cinza, se voc quiser preservar os detalhes. Clique em Digitalizar. Quando terminar essa pgina, coloque a pgina seguinte no vidro e clique em Digitalizar para digitalizar outro documento ou pgina. Quando terminar todas as pginas, clique em Concludo. Depois que voc clicar em Concludo, o software enviar o arquivo digitalizado para o local especificado. Nota Se a opo Mostrar visualizao tiver sido selecionada, ser necessrio clicar no boto Aceitar na tela de visualizao para iniciar a digitalizao. Quando solicitado, clique em Sim para digitalizar pginas adicionais ou clique em No para enviar a(s) pgina(s) digitalizada(s) ao local especificado.

Digitalizar vrias imagens de uma vez


Voc pode digitalizar vrias imagens ao mesmo tempo a partir do vidro do scanner. Distribua as imagens a serem digitalizadas no vidro do dispositivo de digitalizao HP. Para obter os melhores resultados, deixe um espao de, pelo menos, 6 mm entre as imagens. Depois siga as etapas para digitalizar uma imagem. Para mais informaes, consulte Digitalizar imagens. Dica Use o boto Digitalizar ( ), na tampa do scanner ou na Central de Solues HP, para digitalizar vrias imagens ao mesmo tempo.

HP Scanjet 3800

Digitalizar filme
Esta seo contm informaes sobre o uso do adaptador de materiais transparentes (TMA) para digitalizar positivos, incluindo slides de 35 mm, e negativos. Para conhecer dicas de digitalizao de filmes, consulte Dicas para digitalizar itens transparentes.

Digitalizar positivos (como slides de 35 mm)


O adaptador de materiais transparentes (TMA) deste modelo permite que sejam digitalizados at 2 slides de 35 mm ao mesmo tempo, dependendo da orientao. Para digitalizar slides de 35 mm, use o compartimento de slides, que parte do TMA embutido.

1. 2. 3. 4.

Abra a tampa do scanner. Remova o compartimento de negativos (se presente) do compartimento de slides. Coloque os slides no compartimento de slides. Insira os slides com a parte superior voltada para cima e a parte da frente voltada para voc. Feche a tampa do scanner. Nota Certifique-se de que os slides estejam nivelados e que no se sobreponham. No pressione o boto Digitalizar at os slides serem carregados e a tampa estar fechada.

5. 6. 7.

8.

Pressione o boto Digitalizar ( ) no scanner ou clique em Digitalizar filme na Central de Solues HP. Na caixa de dilogo Digitalizao HP, selecione Imagem. Selecione Digitalizar positivos, incluindo slides de 35 mm, usando o TMA. Para visualizar a imagem digitalizada, marque a caixa de seleo Mostrar visualizao na tela ou inicie a digitalizao a partir da Central de Solues HP. Clique em Digitalizar.
7

Manual do usurio

Captulo 1

9.

Siga as instrues mostradas na tela para concluir a digitalizao. A digitalizao enviada para o destino selecionado na caixa de dilogo Digitalizao HP. 10. Depois de terminar, retire os slides. Coloque o suporte para negativos de volta na tampa do scanner para facilitar o armazenamento.

Digitalizar negativos
Para digitalizar negativos de 35 mm, use o compartimento de negativos. O compartimento de negativos vem armazenado dentro do compartimento de slides, que parte do TMA embutido. Nota necessrio utilizar o compartimento de negativos para digitalizar negativos de 35 mm. Sempre que terminar, recoloque o compartimento de negativos de volta ao seu local de armazenamento, dentro do compartimento de slides, na tampa do scanner.

1. 2.

Abra a tampa do scanner e remova o suporte para negativos do suporte para slide. Deslize uma tira de negativos para dentro do compartimento de negativos, como indicado pelos cones no compartimento. Nota Negativos podem ser danificados com facilidade. Segure-os somente pelas bordas. Use os negativos em branco para preencher todos os espaos no-utilizados no compartimento. Insira o suporte para negativos de volta no suporte para slide e feche a tampa do scanner. Pressione o boto Digitalizar ( ) no scanner ou clique em Digitalizar filme na Central de Solues HP.

3. 4.

HP Scanjet 3800

5. 6.

7. 8.

9.

Selecione Imagem. Selecione Digitalizar negativos usando o TMA. Para visualizar a imagem digitalizada, marque a caixa de seleo Mostrar visualizao na tela ou inicie a digitalizao a partir da Central de Solues HP. Clique em Digitalizar. Siga as instrues mostradas na tela para concluir a digitalizao. A digitalizao enviada para o destino selecionado na caixa de dilogo Digitalizao HP. Quando terminar, remova a tira de negativos. Coloque o suporte para negativos de volta na tampa do scanner para facilitar o armazenamento.

Dicas para digitalizar itens transparentes


Para digitalizar itens maiores que os permitidos pelo adaptador de materiais transparentes (TMA), coloque a transparncia sobre o vidro do scanner, coloque uma folha de papel em branco sobre a transparncia e, em seguida, digitalize normalmente. Ao digitalizar um slide ou um negativo de 35 mm, o software do scanner amplia a imagem automaticamente para cerca de 10 cm x 15 cm (4" x 6"). Para que a imagem final fique maior ou menor, utilize a ferramenta Redimensionar no software do scanner de forma a definir o dimensionamento para o tamanho final selecionado. O scanner digitalizar o item no tamanho selecionado e ajustar a resoluo da digitalizao conforme apropriado. Para digitalizar positivos, tais como slides de 35 mm, ou negativos com o uso do TMA, pressione o boto Digitalizar ( ) ou clique em Digitalizar filme na Central de Solues HP.

Fazer cpias
Use o boto Copiar ( ) para digitalizar um original e envi-lo para a impressora. O boto Copiar do painel frontal otimizado para digitalizar e imprimir uma cpia extra do item que estiver no vidro do scanner. Para alterar a imagem, como clarear, escurecer ou ajustar o tamanho, clique em Cancelar na caixa de dilogo Cpia HP. Ajuste as configuraes para concluir a digitalizao. Se voc usar a Central de Solues HP, tambm poder clicar no boto Fazer cpias e ajustar as configuraes na tela de visualizao. 1. 2. Coloque o original voltado para baixo no vidro do scanner, como indicado pelas marcas de referncia. Pressione o boto Copiar ( ). A cpia impressa na impressora padro. Nota No existe imagem de visualizao para a funo de cpia.

Compartilhar um documento ou imagem digitalizado


Use o boto Digitalizar para Share ( ) para digitalizar imagens ou documentos no vidro do scanner e enviar as digitalizaes para o HP Instant Share, se estiver disponvel, ou para um programa de e-mail compatvel, na forma de anexo. O uso do HP Instant Share recomendado para o compartilhamento de imagens.
Manual do usurio 9

Captulo 1

Para compartilhar documentos de texto de uma ou vrias pginas, o e-mail a opo recomendada. 1. 2. 3. Coloque o original voltado para baixo no vidro do scanner, como indicado pelas marcas de referncia. Use o boto Digitalizar para Share ( ). A caixa de dilogo Digitalizao HP exibida. Na rea Digitalizar para, escolha HP Instant Share ou E-mail. Nota Se voc escolher E-mail, poder alterar o tipo de arquivo e as opes de gravao. Para obter mais informaes sobre o HP Instant Share, consulte a Ajuda eletrnica do HP Instant Share. Para mais informaes, consulte Onde obter informaes adicionais. 4. 5. Clique em Digitalizar. Quando terminar todos os originais, clique em Concludo. Depois que voc clicar em Concludo, o software enviar o arquivo digitalizado para o HP Instant Share ou para o seu programa de e-mail padro. Nota Se a opo Mostrar visualizao tiver sido selecionada, ser necessrio clicar no boto Aceitar na tela de visualizao para iniciar a digitalizao. Quando solicitado, clique em Sim para digitalizar pginas adicionais ou clique em No para enviar as imagens digitalizadas ao local especificado. 6. Escolha um dos procedimentos a seguir, de acordo com o destino selecionado: HP Instant Share: escolha uma entre as vrias opes para compartilhar suas imagens digitalizadas com amigos e familiares. E-mail: use seu programa de e-mail padro para escrever e enviar uma mensagem com sua imagem digitalizada anexada. Para visualizar a imagem digitalizada antes de envi-la por e-mail, clique duas vezes no anexo. Nota Para alterar o programa de e-mail, abra o software Central de Solues HP a partir do cone da rea de trabalho ou do menu Iniciar, clique na guia do scanner, clique no boto Configuraes e escolha Configuraes de e-mail. A caixa de dilogo Configuraes de e-mail exibida. Selecione o programa de e-mail que voc deseja utilizar e clique em OK.

Alterar as configuraes de digitalizao


possvel alterar diversas configuraes de digitalizao na Central de Solues HP, incluindo: Configuraes de boto do painel frontal do scanner Configuraes dos botes de digitalizao da Central de Solues HP Preferncias de digitalizao, tais como exposio automtica

Para obter detalhes sobre como alterar as configuraes, consulte Alterar as configuraes de digitalizao, na Ajuda eletrnica do seu dispositivo de digitalizao HP. Para obter mais informaes sobre a Ajuda eletrnica, consulte Como utilizar o software HP Image Zone
10 HP Scanjet 3800

Cuidado e manuteno
A limpeza regular do scanner ajuda a assegurar digitalizaes de alta qualidade. A intensidade dos cuidados depende de vrios fatores, incluindo a intensidade de uso e o ambiente. A limpeza de rotina deve ser feita conforme necessrio. Para conhecer todos os procedimentos de cuidados e manuteno necessrios para o scanner, consulte a seo Cuidado e manuteno do scanner na Ajuda eletrnica. Na Central de Solues HP, clique em Ajuda e selecione a seo de Ajuda referente ao modelo do seu scanner. A limpeza e manuteno de rotina devem incluir a limpeza do vidro do scanner e do TMA. Cuidado Evite colocar itens com bordas afiadas no scanner. Isso pode danificar o scanner. Antes de colocar um item no vidro do scanner, certifiquese de que o item no possua cola fresca, lquidos corretivos ou outras substncias que possam ser transferidas para o vidro.

Limpar o vidro do scanner


1. 2. Desconecte o cabo de barramento serial universal (USB) e o cabo de alimentao do scanner. Limpe o vidro com um limpador de vidros suave utilizando um pano macio e sem fiapos e seque-o com um pano macio, sem fiapos e seco. Cuidado Use somente limpador de vidros. Evite abrasivos, acetona, benzina e tetracloreto de carbono, pois todas essas substncias podem danificar o vidro do scanner. Evite lcool isoproplico, porque ele pode deixar listras no vidro. No borrife o limpador de vidros diretamente sobre o vidro. Se for utilizado um grande excesso do lquido para limpeza de vidros, esse lquido poder escorrer at as bordas e danificar o scanner. Quando terminar, reconecte o cabo USB e o cabo de alimentao ao scanner. Nota Para obter instrues sobre como limpar a parte de baixo do vidro do scanner, visite o endereo www.hp.com/support.

3.

Limpar o adaptador de materiais transparentes (TMA)


Limpe o TMA com um pano seco e macio. Se necessrio, borrife levemente o pano com limpador de vidros e limpe o TMA.

Manual do usurio

11

Soluo de problemas
Esta seo contm solues para problemas comuns com o scanner e o adaptador de materiais transparentes (TMA).

Problemas de configurao ou de instalao do scanner


Esta seo contm solues para problemas de instalao e de configurao.

Desinstalar e reinstalar o software


O problema pode ter ocorrido devido a uma instalao incompleta. Experimente desinstalar e reinstalar o software Digitalizao HP. Para reinstalar o software Digitalizao HP, voc precisa ter o CD do software HP Image Zone. Para desinstalar o software HP que acompanha o scanner, siga estes procedimentos: 1. 2. 3. 4. Clique em Iniciar, Configuraes e Painel de controle (no Windows XP, clique em Iniciar e Painel de controle). Clique em Adicionar/Remover programas (no Windows XP, essa opo se chama Adicionar ou remover programas) e selecione o software HP Scanjet. Clique em Remover. Clique em Adicionar/Remover programas (no Windows XP, essa opo se chama Adicionar ou remover programas) e selecione o software HP Image Zone. Reinstale utilizando o CD do software HP Image Zone que acompanha o scanner. Quando o CD inserido, uma interface de instalao ativada automaticamente. Escolha o software HP Image Zone para instalar.

5.

Verificar os cabos
Tipo de cabo Cabo de alimentao Ao O cabo de alimentao est conectado entre o scanner e uma tomada eltrica. Certifique-se de que o cabo de alimentao esteja firmemente conectado entre o scanner e uma tomada eltrica ativa ou um filtro de linha. Se o cabo de alimentao estiver conectado a um filtro de linha, certifique-se de que o filtro de linha esteja conectado a uma tomada e ligado. Desconecte o cabo de alimentao do scanner e desligue o computador. Aps 60 segundos, reconecte o cabo de alimentao ao scanner e ligue o computador, nessa ordem.

12

HP Scanjet 3800

(continuao)

Tipo de cabo Cabo USB

Ao O cabo USB est conectado entre o scanner e o computador. Utilize o cabo que acompanha o scanner. Outro cabo USB pode no ser compatvel com o scanner. Certifique-se de que o cabo USB esteja firmemente conectado entre o scanner e o computador.

Para obter informaes adicionais sobre a soluo de problemas com o USB, visite a pgina www.hp.com/support, selecione o seu pas/regio e, em seguida, use a ferramenta de pesquisa para encontrar tpicos sobre soluo de problemas com o USB. Cabo do TMA Verifique se o cabo do TMA est conectado entre o TMA, na tampa do scanner, e a base do scanner. Verifique na parte traseira do scanner se o cabo est conectado corretamente.

Problemas de hardware ou de inicializao do scanner


Esta seo contm solues para problemas de inicializao e de hardware.

Reiniciar o scanner
Se voc receber uma mensagem de erro semelhante a "Falha na inicializao do scanner" ou "Scanner no encontrado", ao tentar utilizar o scanner, siga este procedimento: 1. 2. 3. 4. Feche o software HP Image Zone, se estiver aberto. Desconecte o cabo que conecta o scanner ao computador. Desligue o computador, aguarde 60 segundos e ligue-o novamente. Reconecte o cabo que conecta o computador e o scanner (utilize uma porta USB diferente no computador, se possvel). Certifique-se de que o cabo USB esteja conectado corretamente parte posterior do scanner. O smbolo USB na extremidade do cabo (o conector) dever estar voltado para cima. Quando conectado corretamente, o conector USB parecer levemente solto. Quando conectado incorretamente, o plugue USB parecer apertado demais. Tente conectar o cabo USB a uma porta USB diferente no computador.

Testar o hardware do scanner


Se voc achar que o scanner est com um problemas de hardware, verifique se os cabos esto firmemente conectados ao scanner, ao computador e fonte de alimentao. Se os cabos estiverem corretamente conectados, verifique se o scanner est mesmo ligado e, em seguida, teste o scanner utilizando este procedimento: 1. 2. Desconecte o cabo USB e o cabo de alimentao do scanner. Reconecte o cabo USB e o cabo de alimentao ao scanner.

Manual do usurio

13

Captulo 3

O carro no scanner se mover para frente e para trs, por aproximadamente 25 mm (1"), e a lmpada acender. Se o carro no se mover e a lmpada do scanner no se acender, talvez o problema esteja relacionado ao hardware do scanner. Consulte Suporte ao produto.

O scanner parou de funcionar corretamente


Se o scanner parar de digitalizar, conclua as etapas a seguir, em ordem. Depois de cada etapa, inicie uma digitalizao para verificar se o scanner est funcionando. Se o problema persistir, continue na prxima etapa. 1. 2. 3. 4. Pode haver um cabo solto. Certifique-se de que o cabo USB e o cabo de alimentao estejam firmemente conectados. Desconecte o cabo de alimentao da fonte de alimentao, aguarde 60 segundos e, em seguida, conecte-o novamente. Reinicialize o computador. Pode haver um conflito de software no computador. Talvez seja necessrio desinstalar e reinstalar o software do scanner. a. Clique em Iniciar, Configuraes e Painel de controle (no Windows XP, clique em Iniciar e Painel de controle). b. Clique em Adicionar/Remover programas (no Windows XP, essa opo se chama Adicionar ou remover programas) e selecione o software HP Scanjet. c. Clique em Remover. d. Clique em Adicionar/Remover programas (no Windows XP, essa opo se chama Adicionar ou remover programas) e selecione o software HP Image Zone. e. Clique em Remover. Reinstale utilizando o CD do software HP Image Zone que acompanha o scanner. Quando o CD inserido, uma interface de instalao ativada automaticamente. Escolha o software HP Image Zone para instalar.

5.

Se o scanner ainda no funcionar, visite a pgina www.hp.com/support ou entre em contato com o Suporte ao Cliente HP.

Informaes adicionais sobre soluo de problemas


Se voc tiver o software HP Image Zone instalado, poder usar a Ajuda eletrnica para resolver outros problemas com o scanner. Para obter acesso Ajuda, abra a Central de Solues HP, clique em Guia eletrnico e clique em Ajuda do Scanner de foto HP Scanjet 3800. O sistema de Ajuda fornece informaes sobre o hardware do Scanner de foto HP Scanjet 3800, bem como informaes sobre o HP Image Zone e o prprio software Digitalizao HP. Alm disso, consulte Soluo de problemas de digitalizao, na seo geral de Resoluo de problemas e suporte da Ajuda.

14

HP Scanjet 3800

Suporte ao produto
Clientes com deficincias podem obter ajuda visitando www.hp.com/hpinfo/ community/accessibility/prodserv/.

Site de acessibilidade na Web

Site do HP Scanjet na Web


Visite www.hp.com para obter uma variedade de informaes: Conhecer dicas para digitalizar de maneira mais efetiva e criativa. Obter acesso ao software e s atualizaes de driver do HP Scanjet. Registrar o produto. Assinar boletins informativos, atualizaes de driver e de software e alertas de suporte. Adquirir suprimentos do scanner.

Processo de suporte
O processo de suporte da HP funciona de maneira mais eficaz quando as etapas adiante so executadas na ordem especificada: 1. Leia a Ajuda eletrnica referente ao software e ao scanner, incluindo a seo Soluo de problemas. V para a seo no software ou para a seo Soluo de problemas especfica do scanner. Acesse o site de Assistncia ao Cliente HP na Web para obter suporte. Se voc possuir acesso Internet, poder obter uma ampla variedade de informaes sobre o scanner. Visite o site da HP na Web para obter a ajuda do produto, drivers e atualizaes de software, no endereo www.hp.com/support. O site de Suporte ao cliente HP na Web est disponvel nos seguintes idiomas: holands, ingls, francs, alemo, italiano, portugus, espanhol, sueco, chins tradicional, chins simplificado, japons e coreano. (As informaes de suporte para a Dinamarca, Finlndia e Noruega esto disponveis somente em ingls.) Utilize o suporte eletrnico HP. Se voc tiver acesso Internet, entre em contato com a HP por e-mail, em www.hp.com/support. Voc receber a resposta pessoal de um tcnico do Suporte do produto HP. O suporte por e-mail est disponvel nos idiomas relacionados nesse site na Web. Se voc for um cliente situado nos Estados Unidos, v para a etapa 5. Do contrrio, entre em contato com seu representante HP local. Se ocorrerem falhas de hardware do scanner, leve-o ao revendedor local HP para obter uma soluo. O servio gratuito durante o perodo da garantia limitada do scanner. Aps o perodo de garantia, o fornecedor far um oramento do servio. Entre em contato com o Centro de suporte do produto HP para obter suporte por telefone. Consulte o seguinte site na Web para verificar detalhes e condies de suporte por telefone em seu pas/regio: www.hp.com/support. Como parte dos esforos contnuos da HP para aprimorar o servio de informaes de suporte por telefone, recomendamos visitas regulares ao site da HP na web para obter

2.

3.

4.

5.

Manual do usurio

15

Captulo 4

novas informaes sobre fornecimento e recursos de servios. Se no for possvel solucionar o problema usando as opes acima, entre em contato com a HP enquanto estiver na frente do computador e do scanner. Para agilizar o servio, esteja preparado para fornecer as seguintes informaes: nmero do modelo do scanner (localizado no scanner) nmero de srie do scanner (localizado no scanner) sistema operacional do computador verso do software do scanner (localizada na etiqueta do CD do scanner) mensagens exibidas no momento em que ocorreu o problema As condies aplicveis ao suporte por telefone da HP esto sujeitas a alteraes sem aviso. O suporte por telefone gratuito a partir da data da compra pelo perodo especificado, a menos que observado em contrrio.

16

HP Scanjet 3800

Informaes regulamentares e especificaes do produto


Esta seo contm informaes regulamentares e especificaes do produto para o Scanner de foto HP Scanjet 3800 e seus acessrios.

Especificaes do scanner
Nome Tipo do scanner Tamanho Peso Elemento digitalizador Interface Resoluo de hardware Resoluo selecionvel Tenso de linha AC Descrio Mesa com adaptador de materiais transparentes (TMA) 450 mm x 287 mm x 59 mm (17,72" x 11,30" x 2,32") 3,1 kg (6,8 lb) Dispositivo de carga acoplada USB 2.0 de alta velocidade Resoluo de hardware de 2400 x 4800 dpi De 12 dpi a 999.999 dpi aprimorada em escala de 100% 100 a 120 V, 60 Hz Amrica do Norte 200 a 240 V, 50 Hz Europa Continental, Reino Unido, Austrlia 100 a 240 V, 50 Hz/60 Hz outras partes do mundo Consumo de energia e informaes regulamentares Para conhecer dados de consumo de energia, informaes sobre alimentao de energia e informaes regulamentares, consulte o arquivo regulatory_supplement.htm no CD do software HP Image Zone.

Especificaes do adaptador de materiais transparentes (TMA)


Nome Tipos de mdia Requisitos de energia Consumo de energia e informaes regulamentares Descrio At 2 slides de 35 mm ou 2 quadros de negativo de 35 mm 12 Volts/400 mA mx. Para conhecer dados de consumo de energia, informaes sobre alimentao de energia e

Manual do usurio

17

Captulo 5 (continuao)

Nome

Descrio informaes regulamentares, consulte o arquivo regulatory_supplement.htm no CD do software HP Image Zone.

Especificaes ambientais
Descarte de equipamentos em ambientes domsticos efetuado por usurios em pases da Unio Europia

Este smbolo, quando apresentado no produto ou em sua embalagem, indica que o produto no deve ser descartado como lixo domstico comum. de sua responsabilidade descartar o equipamento de forma adequada, entregando-o em um ponto de coleta de equipamentos eletroeletrnicos reciclveis. A coleta seletiva e reciclagem desses equipamentos ajudaro na conservao de recursos naturais e garantiro uma reciclagem adequada, de forma a proteger a nossa sade e o meio ambiente. Para obter mais informaes sobre locais de descarte de equipamentos reciclveis, entre em contato com o departamento local de reciclagem de lixo domstico de sua cidade ou com o estabelecimento onde voc adquiriu o produto. Nome Temperatura Descrio Operao do scanner e do TMA: 10C a 35C (50F a 95F) Armazenagem: -40C a 60C (-40F a 140F) Umidade relativa Operao do scanner e do TMA: 15% a 80% de nocondensao de 10C a 35C (50F a 95F) Armazenagem: at 90% de 0C a 60C (32F a 140F)

18

HP Scanjet 3800

Vous aimerez peut-être aussi