Vous êtes sur la page 1sur 10

CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA DA ARQUITETURA

Paulo Mendes da Rocha

Pesquisadores:Edivaldo Vieira Santos,N-09 Jesus Cavalcante A. Neto,N 23 Professor: Jorge Paulino Paulo Archias Mendes da Rocha, nascido em Vitria em 1928, formado em 1954 pela Faculdade de Arquitetura e urbanismo da universidade Presbiteriana Mackenzie, pertence a gerao de arquitetos modernistas.O destaque de sua carreira comeou logo cedo, aos 29 anos vence o concurso para o ginsio do Clube Atltico Paulistano, 1985, obra que lhe rende o grande prmio Presidncia da Repblica na 6 Bienal internacional de SP, em 1961. Mendes da Rocha atuou em grande parte da sua carreira n um perodo problemtico da poltica brasileira, o que lhe trouxe alguns contratempos, por exemplo, em 1969 aps o ato institucional n 5 AL 5, ele foi afastado da FAU/USP, a qual retorna apenas com anistia em 1980, como auxiliar de ensino, permanecendo neste cargo at 1998, ano em que se torna professor titular, e aposentado compulsoriamente, por completar 70 anos de idade.

Paulo Mendes da Rocha um dos grandes arquitetos que desenvolvem uma linguagem personalizada, independente de tipologia ou escala de interveno. Sua obra de imediato reconhecimento, capaz de arquiteturas com impressionante insero na paisagem, de maneira provocativa e provocadora.( Rafael Perrone,arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAUUSP, 1973)

Mendes da Rocha comeou sua carreira ao vencer os concursos para o Palcio da Cmara dos Deputados do Estado de Santa Catarina (1957) e para o Ginsio do Clube Atltico Paulistano (1958), que lhe valeu o Grande Prmio
1

Presidncia da Repblica na IV Bienal de So Paulo em 1961. Essa realizao aparece imediatamente como uma das suas obras de destaque. Hoje muito modificado, o ginsio composto por uma plataforma retangular volumosa que acolhe atividades anexas, sob a qual repousa a sala de esportes composta por um anel circular de concreto armado apoiado por seis pilares. Eles se estendem no espao como velas triangulares, e deles se protendem os cabos que suportam a estrutura metlica suspensa do telhado. A luz natural penetra pela fresta deixada entre as paredes inclinadas da arquibancada e a cobertura suspensa. Nos anos seguintes o arquiteto se confronta com vrios programas, o que conferir uma variedade a uma obra rica em projetos diversificados por conta de seus tipos e escalas.

Algumas obras marcaram sua carreira da dcade de 70 a 2000


Sua proposta para o projeto do Centro Pompidou (1971) faz parte da lista dos 30 premiados e o seu projeto para o Museu Brasileiro da Escultura (1986), alm de vencer o concurso, lhe valeu uma nomeao para o Prmio Mies van der Rohe da Arquitetura Latino-Americana (1986). Ele recebe este mesmo prmio em 2000 pelo seu projeto de restaurao da Pinacoteca do Estado So Paulo. Os anos 1970 anos difceis por causa do regime militar so caracterizados pela produo de habitaes unifamiliares e a participao em concursos. A residncia Junqueira (1976) ilustra algumas constantes do arquiteto: a ateno dada ao uso e s caractersticas do lugar; a sinergia entre forma, estrutura e materiais; a ateno dada aos detalhes, como partes fundamentais do projeto. Aqui, encomenda tradicional de uma casa unifamiliar, se soma o de uma biblioteca para uma coleo privada de 10.000 volumes. A fora do projeto reside na construo de uma estrutura em prtico de concreto bruto, qual a caixa da biblioteca suspensa obliquamente de modo a proteger os livros da luz solar direta. Abaixo e do lado oposto, a sala de estar; na parte de trs os dormitrios. A transformao do telhadojardim com espelho dgua, j utilizada em 1970 na residncia Milln, permite, alm de um frescor residncia e uma rea plantada num lote exguo, a proteo do concreto usado na cobertura. O projeto de renovao urbana na Praa do Patriarca (1992) oferece a oportunidade ao arquiteto de reorganizar um espao chave da estrutura urbana de So Paulo. Esta pequena praa, muito frequentada e sufocada por fachadas imponentes, liga a parte alta da cidade nova e de servios parte baixa e histrica
2

atravs de uma galeria. O prtico em ao branco e sua marquise d sentido a um espao anteriormente catico. Com o projeto do Cais das Artes (2006), atualmente em realizao, Paulo Mendes da Rocha assina para a sua cidade natal um teatro e um museu que acompanham uma nova praa margem da gua. Ambos os edifcios levantados do solo permitem que os novos espaos pblicos (praa e passeio) se abram embocadura do canal que conduz ao porto, protegendo os pedestres do sol e tirando partido das vistas espetaculares a partir dos andares. As paredes laterais do museu so constitudas por duas gigantescas empenas protendidas suportadas cada uma por trs apoios. As salas do museu so iluminadas por luz natural, sendo esta refletida pelo solo. No volume cbico do teatro, de um lado os ps se postam dentro dgua, do outro se ancoram no solo. Para limpar o permetro do volume, o arquiteto concentra no seu centro as circulaes de acesso aos andares (platia, foyer,reas tcnicas e salas de ensaios) e o restaurante margem da gua. Durante sua carreira, Paulo Mendes da Rocha esteve envolvido em vrias exposies internacionais, incluindo diversas Bienais Internacionais de So Paulo, a V Bienal de Havana, a Documenta de Kassel, Bienal Iberoamericana de Arquitectura e a Bienal de Veneza. A Fundao Hyatt, em 2006, lhe concedeu o Prmio Pritzker. Em suas obras podemos ver que faz bom uso do concreto e do ao,como por exemplo no projeto do MUBE,no qual ele faz com que o museu se incorpore ao terreno de maneira que visto de fora o museu enterrado,caracterizado por grandes vos em concreto o MUBE um impressionante projeto como veremos adiante na anlise da obra. Ja no prtioc da Patriarca em So Paulo,compreendo que o uso do ao foi fundamental para que o projeto ose levado adiante em concepo estrutural,o que concede um ar de leveza obra. Uma caracterstica marcante, nas mais diversas obras de PMR a de que: de sua concepo da estrutura clara e concisa resulta a obra arquitetnica. Mxima corrente entre seus contemporneos. Operada passo a passo, pelo desenvolvimento da obra de Artigas, visualizada, sem dvida, nos projetos de Reidy, Lina e nos prprios projetos e revises empreendidos por Oscar Niemeyer. Relao entre estrutura e forma como definidora da soluo arquitetnica. Atribuir estrutura material do edifcio um papel de fundamento da soluo formal constantemente observvel em PMR. Princpio que a acolhe como uma continuidade de um entendimento moderno. No iderio moderno, a identidade entre forma-estrutura se revelou de diversos modos. Em alguns deles se manifestou, por meio de
3

exoesqueletos, expondo a estrutura como uma ossatura de alto vigor plstico, por exemplo: Le Corbusier, no Palcio dos Sovietes (1930-1), Reidy, no MAM (1953-4). Em outros se apresentou nos elementos arquitetnicos que se desenhavam como suportes das linhas de fora das cargas do edifcio por exemplo, Artigas, nas colunas da FAU (1961-2), ou o prprio PMR, nos apoios da cobertura do Clube Paulistano (1958) .( Rafael Perrone,arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAUUSP, 1973)

Anlise de obra
MUBE-Museu brasileiro da escultura Arquiteto Paulo Mendes Rocha Paisagista Roberto Burle Max rea Construda : 3.478.80 m (total) 2.746.80 m (subsolo), 732 m (abrigo).

O museu tem em suas instalaes projetadas por Paulo Mendes, sala de expedies, com 1400 m, auditrio para 200 pessoas, atelis, oficinas,etc.

Um dos croquis de apresentao do MUBE Croquis de Paulo Mendes da Rocha [Revista projeto, 183, pag. 39]

Projeto
No MUBE, o primeiro plano definido como um grande prtico. Uma viga em concreto protendido, uma barra que, sobre dois apoios independentes, pousa sobre o terreno. Colocada perpendicularmente ao eixo da Avenida Europa, num vo livre de

sessenta metros de extenso (doze de largura e dois metros de altura) assinala a presena do museu fazendo-se referncia na paisagem.

O Jardim planejado por Burle Max no seria s o jardim, mas parte integrante do museu das reas de exposies. Para no se tornar uma construo Convencional, Paulo Mendes analisou as condies de desnvel do terreno e definiu o museu Semi-subterrneo. A edificao principal no aparente a cu aberto, a no ser por um prtico, grande prisma reto, lugar de abrigo simblico sobre o jardim, ponto de referncia e parmetro de escala entre as esculturas e o observador. Paulo Mendes, numa clara demonstrao da idia de espao contnuo. Tirou o lote de um mero recorte urbano, para lhe restituir corpo fisicalidade.

MUBE. Desenho apresentado no Memorial do concurso, 1986 Desenho de Paulo Mendes da Rocha [Revista Projeto, 183, p. 41]
5

Os anexos
Em 1990, trs escassos anos aps o projeto concludo, PMR convidado a projetar um edifcio anexo ao museu para receber os acervos e dispor de reas para montagem e oficina. Para o projeto, PMR encontra a necessidade de pavimentar novos caminhos para seus prximos passos. O anexo comportaria um programa com aproximadamente 1200 m. Como e de que modo instal-lo, no projeto do Museu sem macular as intenes j nele to fortemente definidas? Anexos so sempre problemas interessantes de arquitetura. Mesmo se tratando de edifcios concebidos no mesmo sculo, normalmente, so executados por outros arquitetos, alguns anos depois das concepes originais, como o anexo do Museu Guggenheim (Wrigth/1956 e Gwathmey/1992) ou a ampliao do Museu de Arte Joslyn (John e Alan Macdonald/1931 e Norman Foster/1992). No projeto de anexos, retomam-se, alm dos debates sobre os aspectos programticos e funcionais, as questes sobre patrimnio, estilo, continuidades, colagens, fragmentaes etc.

MUBE. Fotos de maquete eletrnica, 1990 [Acervo Paulo Mendes da Rocha]

MUBE. Fotos de maquete eletrnica, 1990 [Acervo Paulo Mendes da Rocha]

MUBE. Fotos de maquete eletrnica, 1990 [Acervo Paulo Mendes da Rocha]

Paulo Mendes implanta um volume de base quadrada com trs nveis, no canto, ao fundo, junto ao ltimo mdulo do subsolo. Ali, funcionalmente, pode-se chegar s galerias de exposio, como possibilitado o acesso de carga e descarga. A planta, quadrada, dispe duas fitas laterais, uma delas se constitui num vazio que recebe escadas e plataformas elevatrias, a outra recebe sanitrios e depsitos reservando, em todos os nveis, uma rea central para circulaes e atividades.

Evita quaisquer usos de pilotis. O volume projetado ancora-se no cho e s se comunica com o prdio por meio de uma passagem no nvel do subsolo. Nada de outra pedra no cu, a arquitetura repousa com densidade nos nveis do terreno. Recorre estratgia da caixa fechada por razes de preservao de acervo e, dentro de uma continuidade com as j existentes caixas da escola paulista, adota uma delas como partido do anexo. A caixa torna-se ao mesmo tempo uma continuidade e um prenncio de vrias de suas obras posteriores. Um passo que enlaa o passado e lana o futuro. Vrios de seus projetos adotaro este princpio de volume fechado (Praa dos Museus USP- 2000, Galeria Leme-2004). A cobertura retoma o teto pelo qual passa a luz, cu de um espao para todos, de to marcada referncia (Edifcio da FAUUSP de Artigas, Pavilho de Osaka, Cobertura da Pinacoteca): um teto-luz tecnologicamente desenvolvido, protegido por quebra-sis que sombreariam o piso superior destinado oficina de esculturas. O volume no interfere na percepo do grande vo, insere-se com gabarito aproximado ao do prdio vizinho mais prximo, o do Museu de Imagem e Som (MIS). Com a luz zenital evitam-se as janelas. As paredes descem at o piso. O edifcio uma pedra no cho. No h janelas para ver o MUBE, o anexo para ser observado por meio de vistas externas. No h acesso pela praa, trata-se de uma edificao de uso interno. Ao contrrio do espao pblico da praa o anexo se coloca como espao privativo. No conjunto, o volume disposto por dois alinhamentos geomtricos precisos. Situase alinhado de um lado parede pilar do prtico e, de outro, na continuidade da linha que gerada pela diferenciao do espao da arquibancada/teatro aberto e esplanada de exposies. O anexo proposto como uma pedra fundamental, uma cornerstone que, mesmo sendo projetada a posteriori, pode assumir sua condio de referncia para definir a esquadrinhatura de toda a construo. Em altura, o volume comparece como a pedra bruta encravada no cho. Permite sua observao sob o vo da laje, como se observa, na viso desde a esquina sobre o nvel da esplanada na maquete eletrnica (Fig.09), muito semelhante ao meglito insinuado no croqui inicial. Ao construir a entrada de carga, realiza mais um corte no terreno: uma rampa possibilita o ingresso ao nvel inferior (rea de exposio do museu), mantendo,
8

entretanto, a rampa lateral de acesso da Rua Alemanha esplanada. Assim, a pedra no cho mantm longe dos olhares dos passantes sua abertura ao exterior

Concepo e anlise estrutural.

A grande viga, ou grande prtico.

Um grande vo de 60m necessita de uma pea que obedecesse a trs requisitos: maior leveza, maior resistncia, alta resistncia deformao estrutural. Para vencer estes desafios foram utilizados: concreto com FCK350 Kgf./m. O ao escolhido foi o ao CP190. Esta viga foi construda com concreto protendido, sobre estrutura alveolar, com paredes delgadas resultado das lajes do tipo caixo perdido e na seo longitudinal forma utilizadas vigas do tipo vierendeel. Para resolver o problema da deformao horizontal sofrido pelo concreto e pelo ao, as vigas foram articuladas por quatro apoios, sendo no pilar (mais curto), quatro articulaes fixas; e no pilar maior, quatro articulaes mveis; permitindo estas movimentaes horizontais, utilizando uma camada de neoprene. Entre estas vigas e os pilares foi deitada uma fenda de 15 cm, para que como auxilio de trs macacos hidrulicos, suspenda esta viga e substitua a camada de neoprene a cada 15 anos.

Subterrneos, paredes e lajes.


Como o museu em si subterrneo, e est abaixo de lenol fretico, foi necessrio um timo sistema de drenagem, este sistema aproveita as contraflexas das lajes que so exageradas, estas contraflexas lanam gua sobre as paredes que possuem calhas de escoamento. As paredes, todas so continuamente de concreto armado, todas estruturas, so elas que servem como pilares e muro de arrimo, todas so muito bem impermeabilizadas, pois esto em contato direto com a gua as lajes so de concreto protendido, e nervuradas a cada 2,45 metros ao longo dos trs blocos de 18 metros cada e 10 cm de espessura, apoiando nas paredes estruturais. Somente no auditrio nas nervuras acompanham a curvatura do piso.
9

Elementos arquitetnicos da Obra


-Concreto armado o concreto composto por agregados (areia, cascalho e pedra) e o cimento e gua. Nesta mistura denominada concreto, inserido barras de ao em forma de armadura, dentro de uma forma, formando-se assim o concreto armado. -Concreto protendido Na mesma mistura utilizada no concreto armado, inserido uma estrutura de ao, geralmente cordoalhas de ao. Estas cordoalhas de ao so esticadas com mquinas hidrulicas (denominadas assim a protenso) quando acontece o processo de cura do concreto, estas cordoalhas so soltas produzindo-se assim uma tenso na pea. Este processo melhora sua resistncia em at quatro vezes em relao as peas de concreto armado. - Prtico- (Do lat. Porticus) 1.Entrada de edifcio nobre; portal, portada. 2.Espao coberto cuja abbada sustentada por colunas e que serve de entrada ou vestbulo. II Prtico de elevao, dispositivo de elevao, geralmente utilizado em grupos de quatro unidades, que permite erguer cargas pesadas como vages, locomotivas, etc..

Concluso geral
Percebemos ao analisarmos as obras de Paulo Mendes,que no importa o material utilizado,que o resultado ser uma obra impar.Por exemplo na obra do Mube,Paulo Mendes desenvolveu o seu projeto a partir dos croquis e isto evoluiu at a concluso do projeto e principalmente na poca em que projetou os anexos apenas alguns anos depois.
Outra coisa interessante a considerar, pela arquitetura, que a histria, ela no existe. Ela s existe entre os seres viventes. Se a espcie fosse extinta, no h nada que voc possa chamar de histria. Portanto, a histria somos ns e o prximo passo da histria vir a ser em funo de nossas aes a cada momento.( PMR. In: VILLAC, M. I. La construccin de la mirada: naturaleza, ciudad y discurso en la arquitectura de Paulo Archias Mendes da Rocha. Tesis Doctoral. Barcelona: UPC/ ETSAB, 2000, p. 428)

BIBLIOGRAFIA http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.136/4042 WWW.VIVAOCENTRO.ORG.BR/NOTICIA/ARQUIVO/100406_A_INFONLINE.HTM.

WWW.MACAMP.COM.BR (Dados acessados em 15/03/2009 para trabalho da disciplina de fundamentos de projeto).


10

Vous aimerez peut-être aussi