Vous êtes sur la page 1sur 84

Prof.

Alexandre Feldman

Parte I Objetivos Caractersticas CPLP Panorama Histrico Reviso: encontros voclicos e slaba tnica

Pelo Decreto no. 6.583, de 29 de setembro de 2008, o ento presidente Luiz Incio Lula da Silva promulgou o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.

Reforma ortogrfica? Eles tinham que reformar as

escolas, o transporte escolar, a merenda, os profes...

Objetivos do Novo Acordo


Unificar a ortografia da lngua portuguesa que, atualmente, o nico idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais a do Brasil e a de Portugal. Esse , segundo o MEC, o principal objetivo do acordo ortogrfico elaborado em 1990 e ratificado pelo Brasil.

A unificao facilitar a circulao de materiais, como documentos oficiais e livros, entre os pases de lngua portuguesa, sem que seja necessrio fazer uma traduo. Alm disso, o fato de haver duas grafias oficiais dificulta o estabelecimento do portugus como um dos idiomas oficiais da Organizao das Naes Unidas (ONU). Como diz o texto oficial do acordo, ele constitui um passo importante para a defesa da unidade essencial da lngua portuguesa e para o seu prestgio internacional.

Caractersticas do Novo Acordo


Ainda segundo o MEC, com o acordo, as diferenas ortogrficas existentes entre o portugus do Brasil e o de Portugal sero resolvidas em 98%.
A unificao da ortografia acarretar alteraes na forma de escrita em 1,6% do vocabulrio usado em Portugal e de apenas 0,5% do vocabulrio usado no Brasil.

O Acordo privilegia a lngua escrita, fixando e delimitando uma unidade lingustica expressiva, sem atingir qualquer aspecto da lngua falada. Embora no suprima a totalidade das diferenas ortogrficas do idioma, constitui significativo avano em direo unificao da escrita dos pases que adotam a lngua portuguesa como idioma oficial, evitando, assim, sua desagregao.

Apesar dos inmeros pontos controversos e obscuros no texto do acordo, bem como das dvidas e ambiguidades ainda evidentes, seu principal objetivo instituir uma ortografia oficial nica da lngua portuguesa e, com isso, aumentar seu prestgio internacional, pondo fim s divergncias entre a norma ortogrfica oficial brasileira e a de outros pases que adotam a lngua portuguesa.

Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa

A Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa - CPLP o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mtua e da cooperao entre os seus membros.
Visitem o stio www.cplp.org

Membros da CPLP
Portugal
Angola

Brasil
Cabo Verde

Guin-Bissau
Moambique

So Tom e Prncipe
Timor Leste

Juntos representam cerca de 250 milhes de falantes.

A Lngua Portuguesa no Mundo

Objetivos da CPLP
A organizao poltico-diplomtica entre seus

estados membros, nomeadamente para o reforo da sua presena no cenrio internacional; A cooperao em todos os domnios, inclusive os da educao, sade, cincia e tecnologia, defesa, agricultura, administrao pblica, comunicaes, justia, segurana pblica, cultura, desporto e comunicao social; A materializao de projetos de promoo e difuso da lngua portuguesa.

Macau e Goa

Panorama histrico da ortografia em lngua portuguesa

Sculos XII a XV
Surgem os primeiros documentos escritos em Lngua Portuguesa, mas no h uma padronizao da escrita. Uma mesma palavra pode aparecer grafada de modos diferentes:
ygreja, eygreya, eygleyga, eigreia, eygreia home, homee, ome, omee

A duplicao das vogais indicava a slaba tnica. ceeo = cu, dooe = di

A nasalizao das vogais podia ser representada por til (manhas = manhs), dois acentos (mos = mos) MeN (omde = onde / senpre = sempre). O i podia ser substitudo por Y ou J. (ay = ai; mjnas = minhas)

O texto mais antigo


Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio

Soares de Taveirs para sua amada Maria Ribeira. Ela narra a histria de um amor no correspondido. H dvidas se a poesia foi escrita em 1189 ou 1198. Est registrada no Cancioneiro da Ajuda, um livro de textos manuscritos. A lngua portuguesa originou-se do latim e este texto fora escrito em galego-portugus. Na poca, a Galcia (hoje Espanha), regio prxima a Portugal, era um centro irradiador de cultura. Por isso o idioma sofreu influncias do galego.

Cantiga da Ribeirinha
No mundo non me sei parelha, mentre me for' como me vai, ca ja moiro por vs - e ai! mia senhor branca e vermelha, Queredes que vos retraia quando vos eu vi em saia! Mao dia me levantei, que vos enton non vi fea! E, mia senhor, des aquel di', ai! me foi a mi muin mal, e vs, filha de don Paai Moniz, e ben vos semelha d'haver eu por vs guarvaia, pois eu, mia senhor, d'alfaia Nunca de vs ouve nem ei vala d'a correa.

Traduo
No mundo no conheo ningum igual a mim, enquanto acontecer o que me aconteceu, pois eu morro por vs e ai! Minha senhora alva e rosada, quereis que vos lembre que j vos vi na intimidade! Em mau dia eu me levantei Pois vi que no sois feia! E, minha senhora desde aquele dia, ai! Venho sofrendo de um grande mal enquanto vs, filha de dom Paio Muniz, a julgar foroso que eu lhe cubra com o manto pois eu, minha senhora nunca recebi de vs a coisa mais insignificante.

O mais antigo documento em portugus o

Auto de Partilha, escrito em 1192. Trata-se de um acerto de partilha de terras recebidas em herana. Est guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal.

Sculos XVI a XX
A partir da segunda metade do sculo XVI, a lngua portuguesa sofre influncia do latim e da cultura grega,

graas ao Renascimento e necessidade de valorizao do idioma.


Um dos critrios ortogrficos passa ser o de marcar a origem etimolgica. Empregam-se, portanto, o ph, th, ch, rh e y

representando fonemas gregos. Assim encontramos philosophia, theatro, chimica, rheumatismo, martyr, sepulchro, thesouro, lyrio

consoantes mudas: septembro, enxucto. consoantes duplas: approximar, immundo.

Carta de Pero Vaz de Caminha

Posto que o capitam moor, desta vossa frota e asy os outros capitaes screpuam a vossa alteza a noua do achamento desta vossa terra noua que se ora neesta nauegaam achou, nom leixarey tambem de dar disso minha comta avossa alteza asy como eu milhar poder aimda que pera o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer.

Traduo
Posto que o Capito-mor desta vossa frota, e assim os outros capites escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que nesta navegao agora se achou, no deixarei tambm de dar minha conta disso a Vossa Alteza, o melhor que eu puder, ainda que para o bem contar e falar -, o saiba fazer pior que todos.

Sculo XIX
No incio do sculo XIX, o escritor Almeida Garrett

defende a simplificao da escrita e critica a ausncia de normas que regularizem a ortografia.


No final do sculo XIX, cada um escreve da maneira

que acha mais adequada.

Sculo XX o sculo da padronizao - 1904


Ortografia nacional, do fillogo Gonalves Viana

(1840-1914), publicada em Portugal. Nela, o estudioso apresenta as seguintes propostas de simplificar a ortografia: a) Eliminao do th (theatro), ph (philosofia), ch (com som de k, como em chimica), rh (rheumatismo) e y (lyrio);

b) Eliminao das consoantes dobradas, com exceo de rr e ss: cabello (cabelo); communicar (comunicar); ecclesiastico (eclesistico); sbbado (sbado); c) Eliminao das consoantes nulas, quando no influenciam na pronncia da vogal que as precede: lico (lio); dacta (data); posthumo (pstumo); innundar (inundar); chrystal (cristal);

d) Regularizao da acentuao grfica.

1907

A partir de uma proposta do jornalista, professor, poltico e escritor Medeiros e Albuquerque, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elabora projeto de reformulao ortogrfica com base nas propostas de Gonalves Viana.

1911 Portugal oficializa, com pequenas modificaes, o sistema de


Gonalves Viana.

1915 A ABL aprova a

proposta do professor, fillogo e poeta Silva Ramos que ajusta a reforma ortogrfica brasileira aos padres da reforma portuguesa de 1911.

1919 A ABL volta atrs e revoga o projeto de 1907, ou seja, no h


mais reforma.

1931 A Academia das

Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras assinam acordo para unir as ortografias dos dois pases.

1933 O governo brasileiro oficializa o acordo de 1931. 1934 A Constituio Brasileira revoga o acordo de 1931 e
estabelece a volta das regras ortogrficas de 1891, ou seja, ortografia voltaria a ser grafada orthographia. Protestos generalizados, porm, fazem com que essa ortografia seja considerada optativa.

1943 Conveno Luso-Brasileira retoma, com pequenas


modificaes, o acordo de 1931.

1945 Divergncias na interpretao de regras resultam no


Acordo Ortogrfico Luso-Brasileiro. Em Portugal, as normas vigoram, mas o Brasil mantm a ortografia de 1943.

1971
Decreto do governo altera algumas regras da ortografia de 1943:

a) Abolio do trema nos hiatos tonos: sadade (saudade), vadade (vaidade);


b) Supresso do acento circunflexo diferencial nas letras E e O da slaba tnica das palavras homgrafas, com exceo de pde em oposio a pode: almo (almoo), le (ele), endero (endereo), gsto (gosto);

c) Eliminao dos acentos circunflexos e graves que marcavam a slaba subtnica nos vocbulos derivados com o sufixo -mente ou iniciados por z-:
bebzinho (bebezinho), vovzinho (vovozinho), smente (somente), szinho (sozinho), ltimamente(ultimamente).

O que mesmo hiato?


Hiato o encontro de duas vogais em slabas

separadas. pa-ra-na-en-se ju-iz a-vi-a-dor ma-es-tro sa--de sa--da ra-i-nha me-lan-ci-a ra-iz Hiato um dos trs tipos de encontro voclico.

Encontros voclicos
Encontro voclico a reunio de dois ou mais sons

voclicos na mesma palavra. fron-tei-ra -gua Pa-ra-guai ditongo decrescente ditongo crescente tritongo

Na separao de slabas, o ditongo (o encontro de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal) e o tritongo (o encontro de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal) ficam na mesma slaba.

O que mesmo slaba tnica?


Slaba tnica aquela que se pronuncia

com mais fora.

Em lngua portuguesa, a palavra com duas

ou mais slabas s possui uma nica slaba tnica.

As palavras com duas ou mais slabas so

classificadas quanto posio da slaba tnica como abaixo indicado:

Oxtona quando a slaba tnica a ltima. ex: divertir, lees, caf, feliz, animal Paroxtona quando a slaba tnica a penltima ex: macaco, estrela, gente, difcil, reprter Proparoxtona slaba tnica a antepenltima ex: mgico, hspede, estmago, slaba, oxtona

As palavras monosslabas, isto , as que

possuem uma nica slaba, so divididas em dois grupos: Monosslaba tona: pronunciada com menos fora. Na frase, precisa apoiar-se em outra palavra e quando fora da frase, geralmente, no tem sentido prprio. Exemplos: sem, com, por, me, a, lhe, se... Monosslaba tnica: pronunciada com mais fora. Tem significado prprio, mesmo fora da frase. Exemplos: faz, s, p, no, sim, l, dois, mel...

Voltando histria...

1975 As colnias portuguesas na frica (So Tom e Prncipe, Guin-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moambique) tornam-se independentes.

1986 Reunio de representantes dos sete pases de lngua portuguesa no Rio de Janeiro resulta nas Bases Analticas da Ortografia Simplificada da Lngua Portuguesa de 1945, mas que nunca foram implementadas. 1990 Surge o Acordo de Ortografia Simplificada entre Brasil e Portugal para a Lusofonia, nova verso do documento de 1986.

1995 Brasil e Portugal aprovam oficialmente o documento de 1990, que passa a ser reconhecido como Acordo Ortogrfico de 1995.
1998 No Primeiro Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa fica estabelecido que todos os membros da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) devem ratificar as normas propostas no Acordo Ortogrfico de 1995 para que este seja implantado.

2002 O Timor Leste torna-se independente e passa a fazer parte da CPLP. 2004 Com a aprovao do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, fica determinado que basta a ratificao de trs membros para o acordo entrar em vigor. No mesmo ano, o Brasil ratifica o acordo.

2006 Cabo Verde e So Tom e Prncipe ratificam o documento, possibilitando que o acordo vigore.
2008 Portugal aprova o Acordo Ortogrfico. 2009 Entra em vigor para imprensa. 2010-2012 Perodo de transio.

2013 Uso Oficial (documentos, provas, concursos etc.)

A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da lngua portuguesa ser a prevista no Novo Acordo.

A fessora, eu e os brder tudo, tipo assim, num tamo achando manro as paradinha do new portuguis!

Prof. Alexandre Feldman Parte II O alfabeto - Notaes Lxicas: acentuao, apstrofo, cedilha e trema Regras de Acentuao

O alfabeto
Com o Novo Acordo Ortogrfico o alfabeto voltou a

ter 26 letras. Foram reintroduzidas as consoantes K, W e Y. Essas letras so usadas nos seguintes casos:

Na escrita de smbolos de unidades de medida

km (quilmetro) kg (quilograma) Watt (watt)


Na escrita de palavras e de nomes estrangeiros:

show, byroniano, darwiniano, playground, windsurf, kung fu, Hong Kong, yin-yang, William, Kaiser etc.

Notaes Lxicas
Alm das letras do alfabeto, servimo-nos, na lngua escrita, de um certo nmero de sinais auxiliares, destinados a indicar a pronncia exata da palavra. Estes sinais acessrios da escrita, chamados Notaes Lxicas, so os seguintes:

O acento agudo
Assinala vogais tnicas fechadas I e U: a ba horrvel acar fsico lgubre Assinala as vogais tnicas abertas e semi-abertas A, E e O: h p p amvel tivsseis heri plido exrcito

O acento grave
Empregado para indicar a crase da preposio A com a forma feminina do artigo definido no singular ou no plural (A, AS) e com os pronomes demonstrativos A, AS, AQUELE, AQUELES, AQUELA, AQUELAS, AQUILO. Fomos todos quela festa antes de voltarmos para casa. (a + aquela = quela) (preposio + pronome demonstrativo) Viajaram Bahia. (a + a = ) (preposio + artigo definido feminino singular)

O acento circunflexo
Empregado para indicar o timbre semi-fechado das

vogais tnicas A, E e O: cmara hispnico ms fmea av ps

O Til
Empregado sobre o A e O para indicar nasalidade:

ma caixes me po sermes

O apstrofo
Serve para indicar supresso de fonema em poemas e formas populares: croa esprana dgua

A cedilha
Coloca-se debaixo da letra C, antes de A, O e U, para representar a fricativa linguodental surda [s]:
caar macio praa acar creso

O trema
O trema foi extinto na nova reforma ortogrfica. Tratava-se

de notao grfica utilizada para indicar quando o U pronunciado nos grupos gue, gui, que, qui.

agentar bilnge cinqenta deliqncia freqncia lingia

aguentar qinqnio quinqunio bilngue seqncia sequncia cinquenta seqestro sequestro deliquncia tranqilo tranquilo frequncia O trema permaneceu apenas em linguia nomes estrangeiros: Mller

Regras de Acentuao
REGRA
PALAVRAS PROPAROXTONAS:

EXEMPLO

alquota cdula dolo nterim A slaba tnica a antepenltima e mgico nibus pntano sempre acentuada. prottipo
Ateno: as proparoxtonas de origem latina no so acentuadas. Todavia o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (Volp) registra alguns termos.

dficit / supervit

REGRA

EXEMPLO casa no acentuada porque termina com a. pele no acentuada porque termina com e. copo no acentuada porque termina com o. item no acentuada porque termina com em. hifens no acentuada porque termina com ens. ideia no acentuada porque no se acentua mais o ditongo aberto ei das paroxtonas. heroico - no acentuada porque no se acentua mais o ditongo aberto oi das paroxtonas. cauila no acentuada porque o i tnico vem depois de ditongo. feiura - no acentuada porque o i tnico vem depois de ditongo.

PALAVRAS PAROXTONAS:
A slaba tnica a penltima.

No so acentuadas:
as terminadas em a(s)*, as terminadas em e(s), o(s)*, em e ens; as que possurem ditongo aberto ei e oi deixaram de ser acentuadas com o novo acordo; as palavras nas quais o i ou o u tnicos vierem depois de ditongo. Excetuando-se as terminadas em ditongo (histria) ou quando da ocorrncia dos hiatos i ou -u sozinhos ou seguidos de -s (sada, jesuta, egosmo) desde que no seguidas de -nh (rainha) ou de vogal idntica (xiita). * Observaes feitas em aula.

REGRA

EXEMPLO

PALAVRAS PAROXTONAS:
A slaba tnica a penltima. So acentuadas: as terminadas em i(s), as terminadas em u(s), on(s), -um e -uns, -(s), -o(s), -r, -x, -n, -l, -ps.

txi termina com i. lpis termina com is. vrus termina com us. eltron termina com on. m termina com . rgos termina com os. lder termina com r. trax termina com x. hfen termina com x. automvel termina com l. bceps termina com ps. histria fceis rduo nvoa terminam com ditongo seguido ou no de s.

as terminadas em ditongo oral seguido ou no de s.

REGRA PALAVRAS OXTONAS: A slaba tnica a ltima.

EXEMPLO

caj cafs chul cip tambm parabns.

Ateno aos casos com o So acentuadas as palavras que pronome pessoal oblquo objetivo terminam em a(s), e(s), o(s), em e direto da terceira pessoa do ens. singular ou plural tanto no masculino quanto no feminino:
Ateno: os ditongos abertos ei e Vou am-lo/vend-la/comp-los hoje. oi das palavras paroxtonas no so mais acentuados, mas os das heri, chapus, fogaru, anzis palavras oxtonas continuam sendo etc. normalmente grafados.

REGRA
PALAVRAS MONOSSLABAS TNICAS: So acentuadas as palavras que terminam em a(s), e(s), o(s) ou ditongo aberto -eis, -eu, -eus, -oi ou -ois.

EXEMPLO

m f p
ris cu rus di sis

Acento Diferencial
OBRIGATRIO OBRIGATRIO PODE (presente do indicativo do verbo e seus derivados (manter, deter, reter, poder) para diferenciar de PDE conter, cometer etc.). (pretrito perfeito do indicativo do verbo poder) Ele mantm o segredo, mas elas detm o poder. Ontem ele pde ir, hoje no pode. VEM (3 pessoa do singular do presente POR (preposio) para diferenciar de do indicativo do verbo vir) para PR (verbo ) diferenciar de VM (3 pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir) e Vou pr o dicionrio por cima do livro. seus derivados (convir, intervir, advir etc.). TEM (3 pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter) para Eles vm de metr e a professora vem diferenciar de TM (3 pessoa do plural de carro. do presente do indicativo do verbo ter)

VIR

VER

Vamos dar os presentes se ela vier para a festa.

Vamos dar os presentes se ela vir os pacotes.

Verbo vir no futuro subjuntivo


Uso comum, porm errado: Vamos dar os presentes se ela vir para a festa.

Verbo ver no futuro subjuntivo


Uso comum, porm errado: Vamos dar os presentes se ela ver os pacotes.

FACULTATIVO FORMA (formato, maneira) e

FRMA (recipiente cncavo, molde)


A frma do bolo e a forma de prepar-lo so bem criativas. A forma usada para assar o bolo tem forma arredondada.

DMOS (1 pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar) e DEMOS (1 pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo do verbo dar)
Demos a contribuio ontem para que no seja obrigatrio que a dmos no prximo ms.

ACENTO DIFERENCIAL ABOLIDO


REGRA No se emprega o acento diferencial em: para (verbo) / para (preposio) Para os economistas a economia no para de crescer.

pela(s) (verbo) / pela(s) (preposio per + artigo a)


Ela pela de medo s de pensar nas consequncias pela cidade.

pelo(s) (substantivo) / pelo(s) (preposio per + artigo o)


Pelo que foi notado, o pelo dos gatos mais macio que dos ces. pera (fruta) / pera (pedra) Ela prefere pera a ma.

ACENTO ABOLIDO
REGRA
No se emprega mais o acento em palavras terminadas em eem oo(s) Antes: abeno, co, crem, dem, enjo, lem, mago, perdo, vem, vos, zo. Agora: abenoo, coo, creem, deem, enjoo, leem, magoo, perdoo, veem, voos, zoo. e

Alguns probleminhas com o Novo Acordo...

Exerccios
1. Marque a alternativa que contenha uma palavra cuja acentuao esteja em desacordo com a nova ortografia, sublinhando a palavra imprecisa:
a) abenoo vm contm tem
b) tm veem anis paranoico

c) v contm cu feiura lenol


d) chapus sade heri f e) destrier lenis dem convm

2. Qual das regras abaixo contradiz o Novo Acordo Ortogrfico?


a)

b)

c)

d)

e)

No se usa mais o acento nos ditongos fechados i e i em palavras paroxtonas exceto no caso de palavras terminadas com a letra r. A palavra feiura deixou de ser acentuada porque, de acordo com o Novo Acordo Ortogrfico, no se usa mais o acento no u tnico aps ditongo aberto em palavras paroxtonas. O trema deixou de ser utilizado em todas as palavras portuguesas ou aportuguesadas, mas continuou em palavras de origem estrangeira. As palavras proparoxtonas no so acentuadas, exceto as de origem latina. O Acordo Ortogrfico no modifica a pronncia das palavras, limita-se apenas s alteraes na lngua escrita.

3. Quais oraes apresentam imprecises em relao s novas regras ortogrficas? Ao identificar os erros, corrija-os. a) A forma que ele usou para assar o jantar no era de forma alguma uma forma nova. b) Ele teve de pr o dinheiro na poupana para aguardar o julgamento por mrito. c) O poder pode levar pessoas loucura, mas no pde vencer os lderes da resistncia. d) O nibus para o Par para na frente do nibus para o Paran que no para mais naquela estao. e) Elas tm dois carros, mas vm do Rio de Janeiro de avio e no veem a paisagem.

4. Em qual das oraes abaixo possvel encontrar uma palavra cujo acento foi abolido pelo Novo Acordo Ortogrfico? Justifique. a) Eles tm duas propriedades na Espanha e sempre viajam para l. b) A viva lamenta a morte do marido at hoje e continua usando os anis que ganhou. c) Ele sempre come dois pastis. d) O mdico no pde liberar o paciente porque precisava ver os resultados dos exames. e) O mais famoso dos heris em quadrinhos para de fazer sucesso entre os adolescentes exatamente por no recorrer violncia.

5. correto afirmar que: a) Antes do novo acordo ortogrfico todas as palavras proparoxtonas eram acentuadas, mas agora somente algumas. b) Com o novo acordo ortogrfico as palavras sada e sade perderam o acento. c) Com o novo acordo ortogrfico as palavras oxtonas perderam a acentuao no plural. d) A palavra Piau no deve mais ser acentuada mesmo precedida de ditongo e sendo oxtona. e) Todas as afirmaes acima esto erradas.

6. Qual alternativa possui uma palavra na qual a letra u no pronunciada?


a) pinguim sequestro tranquilo b) aquoso frequente aguentar c) cinquenta linguia sagui d) gua quilo equino

e) sequestro equino aquoso

Prof. Alexandre Feldman Parte III Notao Lxica: Hfen

Hfen
O hfen um sinal grfico usado para: - separar as slabas:

ca-der-no, pas-sa-do, vi--va; - ligar palavras compostas: peixe-boi, micro-ondas, anti-imperialista; - ligar pronomes a verbos: procura-se, diga-nos, pegue-a.

O hfen empregado nos seguintes casos abaixo:


1. Com prefixos quando o segundo elemento comea com a letra h:

geo-histria giga-hertz bio-histrico super-heri anti-heri macro-histria mini-hotel

anti-higinico co-herdeiro proto-histria ultra-humano anti-histrico sobre-humano super-homem

Excees: subumano admite duas formas com e sem o h, sendo prefervel a forma sem o h. desumano e inbil ambos escritos sem o h.

2. Para separar vogais ou consoantes iguais


anti-imperialista anti-inflacionrio anti-inflamatrio arqui-inimigo auto-observao contra-almirante contra-atacar contra-ataque entre-eixos hiper-real infra-axilar inter-racial mega-apago micro-ondas micro-nibus semi-interno sub-base sub-bibliotecrio

Excees: Prefixo co: coordenar, coordenador, coautor, coautoria etc. Prefixo re: reeditar, reescrever, reelaborar etc.

3. Prefixos pan ou circum, seguidos de palavras que comeam por vogal, ou pelas consoantes h, m ou n

pan-negritude pan-hispnico circum-murados pan-americano pan-helenismo circum-navegao

4. Com os prefixos ps, pr, pr, ex, sem, alm, aqum, recm
ps-graduado pr-operatrio pr-reitor ps-auricular pr-datado pr-escolar recm-casado sem-terra alm-mar recm-nascido alm-tmulo ex-aluno ex-mulher aqum-mar ex-prefeito sem-teto

5. Com o prefixo sub antes de palavras iniciadas por r ou quando o segundo elemento for b
sub-regio sub-raa
sub-bibliotecrio Mas, subsdio, subsecretrio, subalimentao

6. Com o prefixo vice


vice-rei vice-presidente vice-almirante vice-governador vice-secretrio vice-prefeito

Prestem muita ateno!


Antirrbica

No recebe hfen porque se enquadra na regra de um prefixo terminado por vogal que precede uma palavra iniciada por r ou s. Anti-imperialista Recebe o hfen porque se enquadra na regra de um prefixo terminado por vogal, seguido de palavra iniciada pela mesma vogal. Inter-racial Recebe o hfen porque se enquadra na regra de um prefixo terminado em r, seguido por um segundo elemento iniciado em r.

Tem mais:
Usa-se hfen com sufixos de origem tupi-guarani: Amor-guau Anaj-mirim

Nos encadeamentos vocabulares: Ponte Rio-Niteri Eixo Rio-So Paulo

Clareza grfica
O coordenador recebeu todo os ex-alunos em seu escritrio. No bairro conta-

-se que ele morreu.

Gabarito dos exerccios


1 Alternativa A - porque o verbo dem perdeu o acento na ltima reforma. Destrier apesar de paroxtona com ditongo aberto i, termina com r, fato que mantm o acento. 2 Alternativa D as proparoxtonas so sempre acentuadas. 3 Nenhuma. Esto todas corretas. 4 Alternativa E para perdeu o acento diferencial. 5 Alternativa E todas so erradas. 6 Alternativa D quilo.

Vous aimerez peut-être aussi