Vous êtes sur la page 1sur 4

Migraao e extravasao de leucocitos

Noes a ter em conta: Linfcitos e os anticorpos esto sempre a viajar, mas tm de se encontrar nos rgos linfides secundrios! Os gnglios linfticos constituem uma rede bastante extensa e so dos principais rgos secundrios, em conjunto com o bao! Os antignios migram pela linfa (alguns tambm no sangue) enquanto os linfcitos migram atravs da corrente sangunea.

O que faz com que os leuccitos entrem nuns tecidos e no em outros?!

Recrutamento dos leuccitos para os tecidos

Noo de extravaso de leuccitos: a passagem dos leuccitos de um vaso sanguneo para um tecido. Os linfcitos e os leuccitos deslocam-se a grande velocidade no sangue! Porm existem molculas que conduzem diminuio da velocidade de migrao dos leuccitos/linfcitos, que esto a percorrer os endotlios (na zona mais prxima das clulas endoteliais). Isto porque nas clulas endoteliais e nos leuccitos existem molculas (receptores) que levam a que exista uma interaco entre ambas! Esta interaco faz com que a velocidade dos leuccitos v progressivamente abrandando, outra caracterstica importante que estas ligaes so reversveis, ou seja, ligam-se e desligam-se (rolando e tocando).

Depois h ouro tipo de molculas, que esto envolvidas e que aparecem em gradiente de maior concentrao, levam a que haja da parte dos leuccitos uma alterao na estrutura de algumas molculas que eles possuem. Quando essas molculas pequenas, quimiocinas, actuam levando alterao de estrutura de molculas da membrana. Sendo esta ligao irreversvel, ou seja, leva paragem dos leuccitos (que fica agarrado). Posteriormente ocorre o processo de interiorizao/penetrao, designado por quimiotaxia (entre duas clulas endoteliais para dentro do tecido).

Molculas envolvidas no processo:

As que esto envolvidas no toque so as selectinas e os ligandos das selectinas (expressos pelas clulas endoteliais e leuccitos), e h vrios tipos de selectina: E- selectina - expressa nas clulas do endotlio L- selectina - expressa nos leuccitos

Uma molcula tem a selectina e a outra tem o receptor o toque e o rolamento levam diminuio da velocidade! Depois, h outras clulas, que no esto expressas em grandes quantidades, quimiocinas (expressas pelas clulas do estroma do rgo so quimiotcteis, transportadas pelo endotlio para os vasos) estas ligam-se a clulas endoteliais, estas quimiocinas ligam-se a receptores especficos (os receptores tm 7 regies de membrana - expressos nos leuccitos). Quando as quimiocinas se ligam aos receptores das quimiocinas levam a alterao das integrinas (expressas pelos leuccitos). H uma integrina antes e depois de activada (j se liga ao ligando) ligao irreversvel e assim pra completamente o leuccito, penetrando no tecido, migrando sempre a favor do gradiente de densidade de quimiocinas (que esto a ser expressas pelas clulas do estroma do rgo).

Resumos do tipo de molculas de membrana (adeso) associadas ao processo: Existem 4 tipos de molculas de membrana que esto envolvidas na adeso e penetrao dos leuccitos para os tecidos (que saem dos vasos sanguneos). As selectinas (existem trs tipos) tm um domnio de lectina (que reconhece molculas que so glicosiladas, que contm vrios tipos de sidos complexos). Os ligandos destas selectinas como: CD34, so expressas em diversos tecidos. E as selectinas tambm so expressas em diferentes tecidos. O leuccito pode ter selectinas, e por isso h interaces mltiplas! As selectinas, que se ligam aos seus ligandos, esto envolvidas no processo de toque e rolamento dos leuccitos.

De seguida, as clulas endoteliais activadas libertam quimiocinas! As quimiocinas (pequenas molculas) pequenos pptidos quimiotcteis que atraem leuccitos com receptores para estas quimiocinas! E so uma famlia muito grande, que tm poucos resduos de a.a e que tem resduos de cistena conservados na sua extremidade amina! So classificados de acordo com esses resduos de cistena. Os seus receptores penetram a membrana e esto associados a protenas G, que vo enviar um sinal para o interior das clulas. Existem mais de 20 receptores; Uma caracterstica destes receptores que existe uma grande promiscua, ou seja, uma quimiocina pode ligar-se para vrios receptores e vice-versa, h apenas uma excepo! Quimiocinas: CC - liga a quimiocinas do tipo cc, ou seja, na extremidade amina existem duas cistenas conservadas juntas! CXC - na extremidade amina existem duas cistenas com um resduo de aminocido no meio! H outra que tem 3 resduos de aa entre as duas cistenas. Outra tem apenas um resduo de cistena nas suas extremidades.

Um exemplo o receptor CCR7, estes so expressos em clulas T virgens, clulas B virgem e em clulas dendrticas maduras. E tm como ligandos: quimiocina CCL19 e uma quimiocina CCL21 (so produzidas no estroma dos gnglios linfticos), portanto as clulas do estroma dos gnglios linfticos e os HEV expressam estas duas quimiocinas! Os linfcitos expressam CCR7, logo quando h destes no sangue, o receptor CCR7 manda uma mensagem para o interior das clulas que activam as integrinas que pram os linfcitos. Depois da entrada dos linfcitos no gnglio linftico, o linfcito B comeam a exprimir o CXCR5, que tem como ligando CXCL13 (quimiocina expressa nos folculos linfides), isto significa que os linfcitos B entram pelas HEV, para dentro do gnglio linftico e depois de activadas pelas clulas B migram para os gnglios linfides porque comeam a exprimir o receptor CXCR5 (para esta quimocina). Depois da ligao das quimiocinas ao seu receptor que h activao das integrinas e h adeso completa entre o leuccito e a clula endotelial! As integrinas so constitudas por dois polipptidos (molculas de adeso 1, 2 ou 7); Os ligandos destas so molculas de adeso da superfamlia das imunoglobulinas (com conformao de barril + folhas pregueadas beta), exemplo 4 domnios de Ig! A ligao irreversvel, e por isso esto envolvidas na adeso de leuccitos s clulas endoteliais e na sua migrao para dentro dos tecidos!

Vous aimerez peut-être aussi