Vous êtes sur la page 1sur 20

GeSec Revista de Gesto e Secretariado ISSN: 2178-9010 Organizao: SINSESP Editor Cientfico: Cibele Barsalini Martins Avaliao: Double

e Blind Review pelo SEER/OJS Reviso: Gramatical, normativa e de formatao

GNEROS DO UNIVERSO OFICIAL/EMPRESARIAL: PARA ALM DOS MANUAIS DE REDAO

GENERAL AND OFFICIAL UNIVERSE ON THE CORPORATE BUSINESS: BEYOND THE WRITING MANUAL PROCEDURES

Erivaldo Pereira do Nascimento Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraba UFPB erypn@hotmail.com

124
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo discutir as contribuies dos estudos sobre a teoria dos Gneros do Discurso de Bakhtin (2000 [1979]), para a descrio dos textos do universo empresarial/oficial. Trata-se de um trabalho descritivo e que aplica os critrios utilizados pelo autor para descrever os gneros textuais/discursivos em dois gneros formulaicos: a ata e o memorando. Este trabalho est vinculado s investigaes realizadas na Universidade Federal da Paraba, atravs do projeto intitulado Estudos Semntico-argumentativos de Gneros do Discurso: Redao escolar e gneros formulaicos (ESAGD), financiado pelo CNPq, que tem como um dos seus principais objetivos investigar a argumentatividade presente em gneros textuais do universo empresarial/oficial, tais como memorando, ata, ofcio etc. Neste trabalho, mostraremos, a partir de investigaes j realizadas e tambm em andamento, como possvel definir e descrever alguns gneros do discurso, utilizando critrios lingustico-discursivos, sem ter de recorrer, exclusivamente, aos manuais de redao comercial/oficial. Palavras-chave: Argumentao. Gneros Textuais; Redao Comercial e Oficial;

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

125
Erivaldo Pereira do Nascimento

ABSTRACT The present work aims to discuss the contributions of studies on the theory of Bakhtin Discourse Genre (2000 [1979]), to describe texts from the official/business universe. This is a descriptive work and it applies the criteria used by the author to describe the textual/discursive genres in two formulaic genres: the minute and the memo. This work is part of the investigations that are made at Federal University of Paraba, through the project: SemanticArgumentative Studies of objectives to investigate the Discourse Genre: school composition and the argumentativity in textual genre of the formulaic genres (ESAGD), financed by CNPq, it has as one of its main official/business universe, such as memo, minute, letter etc. In this work, we demonstrate, from the previous and ongoing researches, how is possible to define and describe some discourse genre, through linguistic-discursive criteria, without having to see, exclusively, the manuals of commercial/official writing. Key words: Textual Genre; Official and Business Writing; Argumentation.

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

126
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

1 INTRODUO O ensino de Lngua Portuguesa e de produo de textos nos cursos de Secretariado Executivo tem sido pautado, na maioria das vezes, pelos manuais de redao oficial e comercial. Esses livros tm sido tambm, na maioria dos casos, a nica fonte a que profissionais tm recorrido para orientar as suas produes textuais, no mbito das instituies pblicas e privadas. Como todo manual, esto destinados a apresentar procedimentos tcnicos, sobre como agir em determinadas situaes. Nesse caso, estabelecem a maneira como os profissionais de escrita nas instituies pblicas e privadas devem proceder ao elaborar os documentos e as comunicaes, tais como atas, ofcios, memorandos, relatrios etc. Considerando que os profissionais bacharis em Secretariado Executivo muito mais do que repetir modelos e procedimentos, precisam ser profissionais empreendedores, proativos, reflexivos, capazes de analisar e de executar aes de cogesto, de assessoria e de consultoria nas instituies em que trabalham, parece um contrassenso a utilizao de manuais tcnicos que apresentam formulrios, modelos e procedimentos muitas vezes distantes da realidade lingustica e social dessas instituies. por essa razo que nos propomos, neste trabalho, a discutir a concepo de linguagem presente nos manuais de redao e apresentamos a possibilidade de se descrever os textos que circulam nas instituies pblicas e privadas, a partir da concepo de gneros textuais/discursivos, apresentada por Bakhtin (2000). Inicialmente, discutiremos a concepo de lngua que subjaz os manuais de redao, discutindo as implicaes dessas concepes. Em seguida, apresentamos a Teoria dos Gneros do Discurso ou Textuais, com base na Teoria de Bakhtin (2000), para depois mostrar, a partir dos estudos que realizamos sobre os gneros formulaicos, como possvel descrever os textos do universo empresarial/oficial, com base nessa concepo.

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

127
Erivaldo Pereira do Nascimento

2 CONCEPES DE LNGUA E OS MANUAIS DE REDAO preciso compreender a concepo de lngua que norteia os manuais de redao oficial/empresarial, para melhor entender os limites de sua aplicao, nas instituies. Somente uma compreenso clara da concepo de lngua e interao que subjaz esses manuais, podem nos fazer refletir sobre sua utilizao pelos profissionais de Secretariado Executivo. Koch e Elias (2002, p.9) apresentam as trs principais concepes de lngua e texto que permeiam os estudos de linguagem, bem como sua aplicao. A primeira a noo de lngua como representao do pensamento. Para essa concepo, a lngua serve como um instrumento que representa aquilo que o sujeito pensa e quer transmitir. Nessa perspectiva, o texto visto como um produto do pensamento do seu autor. A segunda concepo aquela que apresenta a lngua como estrutura, ou como cdigo. Para essa viso, a lngua um instrumento do qual nos valemos para transmitir nossas mensagens para algum. Aqui o texto visto como simples produto da codificao de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do cdigo utilizado (KOCH; ELIAS, 2002, p.10). A terceira concepo, denominada por Koch e Elias de interacional ou dialgica, aquela que apresenta a lngua a partir do seu uso, por sujeitos que so ativos, constroem-se e interagem socialmente pela linguagem. A concepo interacional considera a lngua como o prprio lugar da interao e da constituio dos interlocutores (KOCH; ELIAS, idem ibidem). Para essa perspectiva, o texto no um produto acabado; ele construdo na interao e, por essa razo, uma atividade complexa de produo de sentidos. Da mesma maneira, os sujeitos que usam a linguagem aqui no mais denominados de emissor e receptor, mas de interlocutores so sempre ativos e se utilizam de uma imensa variedade de saberes, entre os quais os de natureza puramente lingustica, no processo de construo de textos. O problema das duas primeiras concepes de lngua que elas desconsideram o uso lingustico e, por conseguinte, o fato de que a lngua apresenta variedades. A lngua no uma estrutura fechada, tampouco se pode falar em formas lingusticas nicas e perfeitas, ideais para o uso.
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

128
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

Em suas situaes de uso dirio, os interlocutores utilizam-se da lngua para diferentes aes sociais e, de acordo com suas intenes e suas prprias concepes de mundo e de vida, representam-se na lngua, modificam-na e a (re)constroem. Da mesma maneira como no existe uma forma nica, no existe uma forma perfeita, ideal. O que existe, na verdade, a forma adequada s intenes dos interlocutores, sejam elas quais forem. Desconhecendo a realidade de uso da linguagem, os manuais de redao baseiam-se numa concepo normativa ou estruturalista de linguagem, apresentando modelos ideais de estruturas, de documentos e de textos. Medeiros (2006, p. 57) afirma que a lngua um cdigo que possibilita a comunicao, acrescentando ainda que se trata de um sistema de signos e combinaes; um sistema de sons, de carter abstrato, utilizado na fala. O mesmo autor ainda chega a afirmar que a linguagem o meio que se utiliza para exprimir ideias, desejos, sentimentos. O manual de Medeiros ainda faz uma distino entre as modalidades escrita e falada, permeada por uma concepo de lngua escrita ideal, em que coloca a lngua falada como um modelo inferior de linguagem, j que a escrita apresentada como presa s regras da gramtica e ao padro considerado culto da lngua (MEDEIROS, 2006, p.58). Essa concepo, s vezes de maneira implcita, perceptvel em outros manuais de redao, inclusive nos manuais oficiais dos rgos pblicos. Os manuais, tanto os oficiais como os publicados sob a forma de livro, oferecem modelos de documentos, cujo fim no nada mais do que criar padres de interao. Nos manuais oficiais ainda se prega uma tentativa de objetividade e de impessoalidade, tentando reduzir a linguagem a um fim nico: o interesse dos cidados. isso, por exemplo, o que encontramos no manual de redao da Cmara dos Deputados (p. 32):
Em outras palavras, a redao oficial elaborada sempre em nome do servio pblico e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidados. Sendo assim, inconcebvel que os assuntos objeto dos expedientes oficiais sejam tratados de outra forma que no a estritamente impessoal.

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

129
Erivaldo Pereira do Nascimento

A tentativa de impessoalidade pregada pelos manuais, bem como a padronizao dos documentos, no somente distancia a lngua das interaes reais dos sujeitos, no prprio mbito das organizaes, como apresenta uma viso reducionista da prpria linguagem. A impessoalidade, afirma Ducrot (1988, p.17), uma estratgia argumentativa que pretende isentar de responsabilidades o locutor ou, ainda, escond-lo por trs da mscara da imparcialidade. Em outras palavras, apenas uma estratgia argumentativa, entre tantas outras, presente nos gneros textuais do universo oficial. Da mesma forma, no se pode falar em uma lngua descritiva nem ideal, pois, como tambm afirma Ducrot (1988, p.50), se a lngua descreve a realidade atravs dos aspectos subjetivos ou intersubjetivos, ou seja, se h algo descritivo e objetivo na lngua em funo da nossa expressividade (subjetividade) e das intenes que temos, quando interagimos como outros sujeitos (intersubjetividade). Por essa razo, pode-se falar que a concepo de lngua e o princpio de objetividade que fundamentam os manuais de redao, alm de no se sustentarem mais teoricamente, no trazem resultados eficazes nem para a anlise da linguagem no universo do Secretariado, tampouco para o prprio uso, uma vez que mascara a prpria realidade lingustico-discursiva desse universo. Fornecer modelos de documentos, padronizao baseada em formas de cortesia, espaamento, nvel de vocabulrio permitido etc. no garante que os secretrios consigam produzir textos com eficincia. A textualidade no se constri apenas com esses elementos: isso muito pouco para se produzir um bom texto, adequado s intenes do sujeito no uso real da linguagem. Alm disso, convm ressaltar que a existncia desses padres sequer garante que os interlocutores os utilizem e, se o utilizarem, o faam da maneira como posto nos manuais. De acordo com suas intenes, os sujeitos podem muito bem modificar os padres, adapt-los, ou at ignor-los. Por essa razo, faz-se necessria a investigao lingustica nesse ramo de produo social. Muito mais do que fornecer modelos, a Lingustica ir explicar a maneira como, realmente, os sujeitos utilizam a lngua nesse contexto, de que gneros de textos se valem e como se portam ao utiliz-los. Alm disso, trar a possibilidade de enxergamos a lngua no apenas como estrutura, mas,
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

130
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

principalmente, como o lugar social da interao, permeada por nossas intenes, crenas, valores e posicionamentos.

3 A TEORIA DOS GNEROS TEXTUAIS E/OU DISCURSIVOS De maneira geral, a nomenclatura gneros textuais e/ou discursivos utilizada para se referir aos textos que utilizamos diariamente, nos mais diversos grupos sociais, quando interagimos. So exemplos desses gneros os mais diversos textos orais e escritos, formais ou informais: conversa, telefonema, carta, ofcio, petio, aula expositiva, notcia, romance etc. Um dos primeiros estudiosos a se preocupar em teorizar sobre esses textos, a partir de uma concepo de lngua em uso, foi Bakhtin, que os denominou de gneros do discurso.
Qualquer enunciado considerado isoladamente, claro, individual, mas cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso. (grifo do autor). (BAKHTIN, 2000[1979], p. 279)

Bakhtin justifica a relativa estabilidade como caracterstica intrnseca dos gneros textuais/discursivos, pelo prprio carter scio-histrico dos gneros. O estudioso afirma que cada esfera da atividade humana comporta um repertrio de gneros do discurso que vai diferenciando-se e ampliando-se medida que a prpria esfera se desenvolve e fica mais complexa (idem, p.279). Essa posio do autor estabelece uma relao muito direta entre os processos de formao dos gneros e as aes humanas. De acordo com Marcuschi (2000, p. 24), Bakhtin aproxima a lngua vida humana de tal maneira que uma penetra na outra e, quando algum escolhe um gnero, nunca o far como um fato individual, mas coletivo, pois o gnero uma forma de insero social e de execuo de um plano comunicativo intencional. Marcuschi, por sua vez, tambm considera os gneros textuais/discursivos a partir de uma concepo de lngua em uso. Para esse autor, os gneros

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

131
Erivaldo Pereira do Nascimento

textuais so entidades scio-discursivas e formas de ao social incontornveis em qualquer situao comunicativa (2002, p.19). A variedade dos gneros pressupe, segundo Bakhtin, a variedade de intenes da pessoa que fala ou escreve. Dessa maneira, o autor insiste na diversidade dos fatos sociais realizados pelos mais diversos grupos e, consequentemente, nos fatos de linguagem. Portanto, como dependem da inteno e dos fatos sociais, os gneros do discurso so infinitos e heterogneos (Bakhtin, 2000, p. 279). E esses gneros, conforme sua complexidade e esfera de uso, foram sistematizados por Bakhtin em dois grandes grupos: gneros primrios (simples) e gneros secundrios (complexos). Os primrios so aqueles da vida cotidiana e mantm uma relao imediata com as situaes nas quais so produzidos. Os gneros secundrios, por sua vez, aparecem nas circunstncias de uma situao cultural mais complexa e relativamente mais desenvolvida. Nesse segundo grupo, estariam, portanto, os gneros produzidos nos mbitos das instituies pblicas e privadas. A classificao dos gneros do discurso ainda no um problema resolvido pela Lingustica. A prpria denominao como gneros do discurso no unanimidade, pois coexistem termos como gneros discursivos e gneros textuais. Embora existam razes tericas para a existncia de diferentes nomenclaturas, tomamos aqui um termo pelo outro, dados os objetivos do presente trabalho e considerando que as definies tratam do mesmo objeto. Depois de Bakhtin (2000[1979]), vrios estudiosos propuseram diferentes classificaes para os gneros do discurso. Entre eles, Beaugrande (1980), Van Dijk (1985), Adam (1993) e o prprio Marcuschi (2000). As diferentes classificaes so baseadas em diferentes critrios e adotam diferentes perspectivas tericas. No entanto, foi Bakhtin quem estabeleceu os critrios bsicos para definir qualquer gnero textual/discursivo. Alm de considerar sua funo sociocomunicativa, ou seja, em que circunstncia e com que intenes so produzidos determinados gneros, a descrio de um gnero h de considerar, segundo o estudioso (2000, p. 279), trs aspectos: contedo temtico, estilo verbal e construo composicional.

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

132
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

a) O contedo temtico diz respeito ao tipo de informao, o objeto do dizer, de que geralmente so compostos os gneros textuais. Em outras palavras, isso significa que cada gnero textual utilizado para veicular determinados contedos e o tratamento dado a esse contedo vai depender no s do prprio gnero, mas da inteno de quem o produz. Bakhtin (2000, p. 301) afirma que o querer-dizer do locutor se realiza acima de tudo na escolha de um gnero do discurso. Isso significa que dependendo do assunto que vamos tratar com quem vamos tratar e das nossas intenes ao trat-lo determinam, de certa forma, que gnero vamos utilizar. Isso fcil de ser percebido, no mbito das instituies. No utilizamos uma ata para tratar das mesmas informaes que tratamos em um relatrio ou em um edital. Dependendo do assunto, da inteno que tenha e a quem me dirija, eu escolho um ou outro gnero. b) O estilo verbal diz respeito aos recursos da lngua recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais, como aponta Bakhtin (2000, p. 179), com que se compe cada um dos gneros textuais. Afirma ainda o autor que o estilo lingustico ou funcional nada mais seno o estilo de um gnero peculiar a uma dada esfera da atividade e da comunicao humana (p. 283). Assim, com base em Bakhtin, pode-se afirmar que o estilo verbal de uma ata no necessariamente o mesmo estilo verbal de um memorando ou de um ofcio. Por servirem a propsitos comunicativos diferentes, o vocabulrio, as expresses lingusticas, o nvel de formalidade, a coordenao de frases e sentenas, tudo isso vai ser diferenciado de um gnero para outro. Discutindo, por exemplo, os gneros do universo oficial, Bakhtin (2000, p. 283) diz que prprio dos gneros desse universo a forma padronizada e a tentativa de desfavorecer a individualidade. Afirma o autor que nesses gneros s podem refletir-se os aspectos superficiais, quase biolgicos, da individualidade. No entanto, nas investigaes realizadas atravs do projeto ESAGD temos percebido que, apesar dessa tentativa de desfavorecer a individualidade possvel perceber a marca do locutor (responsvel pelo discurso) nos gneros padronizados ou formulaicos. Estratgias de modalizao, da polifonia, da utilizao de operadores argumentativos, entre outros recursos lingustico-discursivos, tm sido

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

133
Erivaldo Pereira do Nascimento

detectadas como marcas de argumentatividade nos textos e essas marcas, bem como seu uso, variam de um gnero para outro. c) A estrutura composicional, o ltimo critrio apontado por Bakhtin, diz respeito forma de um determinado gnero do discurso. Afirma Bakhtin (2000, p.301) que o intuito discursivo do locutor, sem que este renuncie sua individualidade e sua subjetividade, adapta-se e ajusta-se ao gnero escolhido, compe-se e desenvolve-se na forma do gnero determinado. O autor ainda afirma que todos os nossos textos dispem de uma forma padro e relativamente estvel de estruturao de um todo. exatamente pelos textos possurem uma forma padro que somos capazes de identificar que um determinado texto pertence a um determinado gnero e prever as intenes de quem o produziu, como explica o prprio estudioso. Se pensarmos no universo empresarial, pela forma mesmo, j somos capazes de prever que um dado documento se trata de um edital, memorando ou ata, por exemplo. Tambm pela forma, j criamos uma determinada expectativa de que tipo de assunto tratar e de que provveis intenes podem estar expressas no texto. Isso ocorre porque as formas da lngua e as formas tpicas de enunciados, isto , os gneros do discurso, introduzem-se em nossa experincia e em nossa conscincia conjuntamente e sem que sua estreita correlao seja interrompida (BAKHTIN, 2000, p. 301). Os estudos a respeito dos gneros textuais e/ou discursivos so de fundamental importncia para a rea do Secretariado porque permitir a descrio dos diferentes textos que circulam no universo das instituies pblicas e privadas. Estudos descritivos que mostrem como se estruturam, se organizam e funcionam discursivamente os diferentes gneros so relevantes por si s, uma vez que dar um tratamento mais cientfico e menos normativo ao funcionamento desses textos. Esses estudos podem muito bem servir de base para que se derrubem preconceitos a respeito dos documentos produzidos no mbito das instituies, muitas vezes colocados em segundo plano nas investigaes lingusticas. Tambm serviro para que possamos conhecer como realmente funcionam e se estruturam os textos, fugindo de frmulas prontas. Esses estudos, muito mais do que questionar manuais ultrapassados, permitiro a elaborao de

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

134
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

novos materiais que considerem o uso real dos textos que circulam no universo das instituies oficiais e privadas.

4 APLICANDO OS CRITRIOS DE BAKHTIN EM GNEROS FORMULAICOS A partir de investigaes realizadas no LASPRAT (Laboratrio SemnticoPragmtico de Textos), Campus I, e no LAEL (Laboratrio de Estudos Lingusticos), Campus IV, da UFPB, pelo projeto ESAGD, apresentamos, a seguir, de que maneira temos aplicado os critrios propostos por Bakhtin para definir e diferenciar os gneros do discurso com os quais trabalhamos. Obviamente que o que vamos apresentar a seguir no exaure o tema em questo, uma vez que nosso objetivo, no referido projeto, no descrever cada um dos gneros em sua totalidade. Nossas investigaes tm sido mais especificamente no sentido de descrever a estrutura semntico-argumentativa dos gneros em investigao. No entanto, como no h trabalhos significativos que tratem dos gneros formulaicos do universo empresarial/oficial em uma perspectiva mais discursiva ou interacional, deparamo-nos com a necessidade de definir os gneros, apresentar alguma caracterizao macro de cada gnero, a fim de tratarmos do nosso objeto especfico: a descrio semntica. O que apresentamos a seguir , portanto, um primeiro passo para se comear a pensar uma descrio desses textos do universo empresarial/oficial, a partir de uma concepo de gneros do discurso. Trabalharemos aqui com dois gneros: a ata e o memorando. O ltimo j foi objeto de descrio e o primeiro est em investigao, na sua fase final. Para ambos os gneros aplicaremos os trs critrios definidos por Bakhtin e utilizaremos dados de nossas pesquisas a respeito da argumentatividade nesses gneros. 4.1 ATA Tratando especificamente da ata, podemos afirmar que ela um tipo de documento de suma importncia para as organizaes, tanto na administrao pblica, quanto na rea privada. usado como um meio de comunicao
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

135
Erivaldo Pereira do Nascimento

altamente formal, cuja finalidade relatar todos os assuntos tratados em uma reunio, assembleia ou conveno. Da as suas vrias espcies: ata de assembleia geral extraordinria, de assembleia geral ordinria etc. A ata , portanto, um relatrio pormenorizado de tudo o que se passou em uma reunio, assembleia ou conveno. Contedo - Aplicando os trs critrios de Bakhtin ao gnero ata, possvel identificar elementos significativos para uma descrio mais apropriada desse gnero. Com relao ao contedo, a ata pode apresentar os mais variados tipos de assuntos, como esclarecimentos, discusses, tomada de deciso, entre outros, comuns a reunies e a sees. Segundo Bakhtin (2000, p. 300), no contedo temtico que se poder perceber a maneira como o autor trata o tema abordado: esse pode ser apresentado de forma mais ou menos exaustivo. No caso da ata, esse contedo apresentado com uma forma relativamente exaustiva, uma vez que todos os detalhes e os discursos da reunio no so transcritos em sua ntegra, mas sumarizados por quem o produz. Em outras palavras, necessrio transpor os discursos, sintetizando-os e relatar, principalmente, as decises tomadas por ocasio da reunio ou da seo relatada. Cabe a quem redige a ata, portanto, a deciso de fazer os recortes dos depoimentos, selecionando o que julga mais importante. Exatamente porque os contedos (aes, depoimentos, relatos e decises) so simplificados e sintetizados que se faz necessria a apreciao. Se os relatos fossem apresentados na ntegra e no houvesse a necessidade de sintetiz-los, provavelmente no haveria a necessidade de aprovar o que foi relatado. Estilo Bakhtin (2000) postula que o estilo de um gnero pode ser reconhecido atravs da forma lingustica e funcional, referindo-se forma peculiar que cada gnero assume em cada esfera da atividade e da comunicao humana, na qual se torna relativamente estvel do ponto de vista temtico composicional e estilstico. No caso da ata, possvel afirmar que a marca da polifonia prpria do estilo composicional desse gnero textual, assim como a presena de elementos modalizadores.
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

136
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

O estilo polifnico, ou seja, a presena de diferentes relatos ao longo do texto, algo inerente ao gnero, uma vez que a ata serve exatamente para esse fim (NASCIMENTO; OLIVEIRA, 2010). As nossas investigaes no LASPRAT e no LAEL tm apontado que a presena da polifonia de locutores, em que o locutor responsvel pela ata (aquele que a assina) traz para seu texto a presena de outros locutores (quais sejam os discursos atribudos a membros de uma reunio ou seo) atravs do estilo direto ou indireto, das aspas de diferenciao e da presena de verbos dicendi (dizer, afirmar, falar etc.). Ainda com relao aos verbos dicendi, que introduzem relatos, conseguimos perceber que esses so ndices de argumentatividade, uma vez que funcionam como elementos modalizadores. Assim, verbos como afirmar, sugerir etc. tm sido utilizados pelo locutor da ata para introduzir o relato de outros locutores e deixar registrada uma avaliao, um julgamento com relao ao discurso relatado, determinando como o relato deve ser lido. Convm assinalar que a modalizao um fenmeno lingustico-discursivo que permite a um locutor, responsvel por um enunciado, imprimir uma avaliao em seu enunciado, ou na prpria enunciao (tomada em sentido amplo), em funo de seus interesses e da interlocuo. (NASCIMENTO, 2009). Outros elementos do estilo da ata a presena da terceira pessoa do singular, no entanto, no corpus que investigamos chegamos a encontrar relatos em primeira pessoa, sobretudo quando o texto produzido no por secretrios, mas por membros da prpria seo, designados para tal. No entanto, como esse fenmeno aparece em casos isolados, no possvel afirmar que a primeira pessoa marca do estilo do gnero. O corpus tem demonstrado que a presena de terceira pessoa, numa tentativa de criar e manter a marca da imparcialidade, marca do estilo do gnero. Construo Composicional Quanto construo composicional, as caractersticas mais comuns na estrutura do gnero ata, apontadas em diversos manuais de redao, so: ttulo, data, local, convocao prvia que determina a reunio, finalidade da reunio, ordem do dia, fecho e assinaturas. De acordo com Sabino e Rocha (2004, p. 63) a ata costuma ser um texto compacto, a transcrio pode ser feita mo ou digitada e impressa. A forma de ata informatizada exige uma organizao, pois as folhas impressas e assinadas
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

137
Erivaldo Pereira do Nascimento

sero arquivadas na empresa para posterior encadernao; j a ata feita mo, geralmente, registrada em um livro especial, devendo-se tomar todas as precaues ao redigi-las, para resguardar o texto contra possveis fraudes. Caso haja extravio de folhas, invalidar o livro: Das reunies da seo, sero lavradas as atas, paginadas em sequncia ininterrupta e, sendo aprovadas, recebero as assinaturas de todos os membros presentes. A ata de uma reunio ser lida e aprovada na reunio seguinte, afirmam os autores. De acordo com os manuais de redao, as partes de uma ata variam segundo a natureza das reunies cujos eventos se registram. Entretanto, as mais importantes e que mais frequentemente aparecem, so as seguintes: ttulo, local e data, finalidade da reunio, ordem do dia, fecho e assinaturas. Uma de suas particularidades que a ata deve ser assinada em alguns casos pelos participantes da reunio, e sempre, pelo presidente ou secretrio, como afirma Medeiros (2006). 4.2 MEMORANDO O memorando um tipo de documento usual nas relaes internas das empresas, instituies ou rgos pblicos. Tem por finalidade estabelecer a comunicao entre funcionrios, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nvel diferente, de diversas unidades administrativas, setores ou departamentos de uma mesma organizao. Contedo No que se refere ao contedo, as nossas pesquisas tm demonstrado que o memorando um documento utilizado para tratar de assuntos de e decises carter rotineiro administrativas, ao mbito datas, interno das entre instituies: fazer solicitaes, noticiar eventos, informar, divulgar, transformar ordens, instrues marcar outros (NASCIMENTO, GONALVES, 2010). Segundo Beltro e Beltro (2005, p. 262), o memorando um dos documentos mais frequentes em qualquer empresa: O memorando, sempre escrito em papel no formato meio-ofcio, destinava-se inicialmente a tratar de parte de assunto focado em mensagem anterior, passando depois a ser para veicular mensagens menos solenes e de poucas palavras [...].
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

138
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

Por tratar de assuntos rotineiros, a contextualizao muitas vezes desnecessria e o assunto no precisa ser tratado exaustivamente. Por essa razo, o nvel de informatividade baixo, ou seja, no se apresenta no texto do memorando uma grande quantidade de informaes, nem essas so exaustivamente aprofundadas. Estilo - Por ter circulao limitada ao mbito interno das organizaes, dispensa formalidades excessivas, diferentemente dos documentos que veiculam informaes externas, como o oficio e a carta comercial. Por essa razo, uma das caractersticas desse documento, e isso se aplica tanto no servio pblico como no privado, ter como objetivo a rapidez e a simplicidade na comunicao de suas mensagens, que devem ser escritas de forma clara, breve e direta. Talvez em funo dessa clareza, o vocabulrio seja mais simples e a terceira pessoa do singular predomine. No entanto, mesmo com a pretensa clareza e objetividade, nossas pesquisas tm demonstrado que a argumentatividade se faz presente nesse gnero atravs de modalizadores discursivos e operadores argumentativos. Em uma investigao com 20 memorandos produzidos por uma instituio de ensino superior e um rgo das Foras Armadas, detectamos que a presena de modalizadores do tipo dentico (como dever, obrigatrio que, necessrio etc.) so frequentes em textos produzidos por setores ou segmentos da hierarquia superior das instituies para setores ou segmentos poderia a eles so subordinados. No entanto, quando se trata do inverso, modalizadores do tipo epistmico-quase Alm da asseverativos modalizao, (como possvel, etc.) frequentemente utilizados (NASCIMENTO; GONALVES, 2010). outros elementos lingusticos relativamente presentes nos memorandos so os operadores argumentativos. Os operadores argumentativos so elementos da lngua que, ao serem utilizados em um texto, apresentam determinados pontos de vista ou apontam para determinadas concluses (Ducrot, 1988). Expresses como a fim de, porque, em razo de etc. so operadores utilizados nos memorandos para apresentar finalidades, justificativas e outras relaes de sentido, com o objetivo de dar determinados direcionamentos ao longo do texto. Esses elementos alm de realizarem a tessitura textual (conectarem enunciados, pores textuais) servem para
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

139
Erivaldo Pereira do Nascimento

direcionar o leitor para determinadas concluses pretendidas pelo locutor do texto e so bastante eficazes. A investigao que realizamos revela que, uma vez que o memorando trata de contedos de maneira menos exaustiva e possui um estilo menos formal que outros e documentos direto, a do universo dos empresarial/oficial, modalizadores e a utilizao de elementos semntico-discursivos que geram um efeito argumentativo mais imediato exemplo dos operadores argumentativos, faz-se presente. Comprova tambm que h argumentatividade no gnero, apesar da pretensa objetividade (NASCIMENTO; GONALVES, 2010). Construo Composicional No que se refere estrutura composicional do memorando, os prprios manuais de redao nos fornecem dados suficientes para a descrio do gnero. Por ter circulao limitada ao mbito interno das organizaes, dispensa formalidades excessivas na sua estrutura, diferentemente dos documentos que veiculam informaes externas, como o oficio e a carta comercial. Geralmente as empresas privadas optam pela padronizao, com a criao de formulrios que servem de amostra para digitao do documento, visando praticidade e rapidez. J as empresas pblicas seguem o formato estabelecido pela Instruo Normativa, n 4, de 6-3-1992. So partes constitutivas do memorando: timbre, endereo (quando se trata de empresa privada), cdigo (iniciais do departamento), nmero do memorando, localidade, ementa (referncia) ou assunto, receptor, texto, assinatura, anexos. (MEDEIROS, 2006, p.231). Quanto a seu formato, segue o modelo padro ofcio, exceto no que diz respeito ao destinatrio. Este deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. De acordo com Beltro e Beltro (2005), no se deve usar folha de continuao; e se houver fecho, s ser necessrio o uso de frmulas de cortesia quando o memorando for dirigido para matrizes ou filiais da organizao. No entanto, em nossas investigaes, tambm constatamos a presena de frmulas de cortesias em memorandos para rgos internos. Tem sido comum a utilizao de vocativos, seguidos ou no de frmulas de cortesias, tais como: Prezado Senhor, Senhor, Senhor Diretor, Senhor Dirigente, Magnfico Reitor, Ilm. Sr. etc. No que refere s frmulas de desfecho, mesmo para setores prximos, encontramos expresses como Cordialmente, Respeitosamente e
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

140
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

Atenciosamente. (NASCIMENTO; GONALVES, 2010). Isso demonstra que nem sempre o que os manuais pregam o que acontece no mbito das instituies e que, dependendo dos interesses dos locutores, esses elementos da estrutura composicional podem ser (e so) alterados.

4 CONSIDERAES FINAIS Conforme observamos acima, a aplicao dos trs critrios de Bakhtin permite uma melhor descrio e definio dos gneros textuais. Isso ocorre porque esses critrios permitem enxergar alm dos formulrios e dar conta do texto em sua totalidade, percebendo como a funo sociocomunicativa dos gneros se materializa no tratamento dado ao contedo, ao estilo lingustico e estrutura composicional. No que se refere ata, percebe-se que a sua funo de relatar justifica a presena da polifonia e da modalizao, o tratamento relativamente exaustivo do objeto (contedo), bem como a presena de elementos referenciais ou delimitadores (tais como local, data, pessoas presentes na seo etc.). No memorando, como tem a funo estabelecer comunicao entre rgos de uma mesma instituio, o objeto no tratado exaustivamente (a simplificao do contedo o padro), a linguagem no to formal, mas explicitamente argumentativa (atravs de modalizadores e operadores argumentativos) e a sua estrutura composicional marcada pela presena de elementos referenciais (data, setores, pessoas envolvidas), frmulas de cortesia, desfecho etc., prprios da correspondncia. Considerando que a aplicabilidade acima realizada permite enxergar melhor os textos e se desvencilhar de critrios puramente normativos, a utilizao da proposta de Bakhtin parece-nos mais eficaz e produtiva do que a que apresenta os manuais de redao, uma vez que a proposta bakhtiniana trata o texto na sua totalidade. Aplicando os critrios acima utilizados possvel ir alm dos padres e formulrios e enxergar como se materializam os textos, no que se refere ao seu contedo e forma de dizer esse contedo. Para o profissional de Secretariado e para todos os outros profissionais que lidam com a documentao, no mbito
Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

141
Erivaldo Pereira do Nascimento

das instituies pblicas e privadas, isso muito mais do que uma sugesto, imperativo. Como produtor dirio de texto, o secretrio no deve ser apenas uma pessoa capaz de preencher formulrio, mas deve tornar-se um profissional de linguagem, capaz de, dentro de formulrios ou no, utilizar a lngua de maneira eficaz, a fim de atingir determinadas intenes (verbais ou no). Por isso no basta conhecer a estrutura composicional dos textos (as frmulas de cortesia adequada, onde colocar local e data etc.). necessrio saber escolher o que dizer (contedo) e como dizer (estilo lingustico), a fim de atingir os propsitos comunicativos. E como afirma Bakhtin e outros estudiosos da linguagem, escolher o que dizer e como dizer implica a escolha de um gnero textual, com suas caractersticas e funes prprias. Da a necessidade de conhecer cada um desses gneros em sua totalidade. Convm ainda assinalar que essa proposta no diz como os textos devem ser, mas descreve-os e explica como eles so. Por essa razo, pode ser utilizada para que os profissionais da escrita entendam como se materializam os textos e, a partir da, tornem-se competentes, linguisticamente falando, para produzir, reproduzir e transformar e transpor novos textos.

REFERNCIAS BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Traduo M.E.G. Gomes. 3 edio. So Paulo: Martins Fontes, 2000 [1979]. BELTRO, Odacir; BELTRO, Marisa. Correspondncia: linguagem &

comunicao: oficial, comercial, bancria, particular. 23 ed. rev. e atual. So Paulo: Atlas, 2005. DUCROT, Oswald. Polifonia y argumentacin: Conferencias del Seminario Teora de la Argumentacin y Anlisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988. KOCH, Ingedore Villaa; ELIAS, Vanda Maria. Ler e aprender: os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006. MANUAL DE REDAO da Cmara dos Deputados. s/d. Braslia-DF (mimeo).

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

142
Gneros do Universo Oficial/Empresarial: Para Alm dos Manuais de Redao

MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros Textuais: o que so e como se classificam. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2000. (mimeo) ____. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, ngela Paiva et al (org.). Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. MEDEIROS, Joo Bosco. Correspondncia: tcnicas de comunicao criativa. 18 edio. So Paulo: Atlas, 2006. NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. Jogando com as vozes do outro: A polifonia recurso modalizador na notcia jornalstica. Joo Pessoa, Universidade Federal da Paraba, 2005 (tese de doutorado). _____. A modalizao como estratgia argumentativa: da proposio ao texto. IN: Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. Joo Pessoa: Editora Idia, 2009. pp. 1369 a 1376 (cd room). NASCIMENTO, Erivaldo P. do; GONALVES, Ktia Regina de Almeida. A modalizao como estratgia semntico-argumentativa no gnero textual/discursivo Memorando. Joo Pessoa: UFPB, 2010 (mimeo). NASCIMENTO, Erivaldo P. do; OLIVEIRA, Pricila Rafaela dos S. Argumentao na redao oficial/comercial: a polifonia no gnero ata. Joo Pessoa: UFPB, 2010 (mimeo). SABINO, Rosimeri F.; ROCHA, Fabio G. Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

Revista de Gesto e Secretariado, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 123-142, jul./dez. 2010.

Vous aimerez peut-être aussi