Vous êtes sur la page 1sur 3

Recuperao Sistemas Distribudos 1. Explique o funcionamento bsico da computao distribuda levando em considerao computadores, redes e objetivo.

. Um Sistema Distribudo uma coleo de computadores independentes que aparecem para o usurio como um nico sistema coerente [Tanenbaum 2008]. Pode ser visto como um sistema em que os componentes se localizam em uma rede de computadores e coordenam suas aes atravs de passagem de mensagens [Coulouris 2007]. Os SDs devem proporcionar para as pessoas que trabalham juntas e compartilhamento de informaes sem se preocupar com distribuio fsica dos dados, mquinas e outros usurios. 2. A transparncia em sistemas distribudos representam caractersticas que apesar de presentes no devem ser percebidas pelo usurio. So elas: a) Falha b) Realocao c) Acesso d) Localizao e) Replicao f) Migrao g) Concorrncia Descreva os significados de cada uma dessas caractersticas. Falha: Esse um fator de extrema importncia, uma vez que temos a possibilidade de compartilhar recursos, no nada agradvel e necessrio que os problemas tambm sejam compartilhados, por isso, em caso de falhas essencial que o sistema seja capaz o suficiente para gerenciar sem que isso passe a espalhar para todo o sistema de compartilhamento, ou seja, os outros usurios podem continuar utilizando a aplicao sem compartilhar com essa falha tambm, sendo assim um problema considerado isolado. Realocao: Oculta que um recurso possa ser movido para outra localizao durante o uso. Como por exemplo, um celular se movimentando dentro da mesma rea de cobertura ou um automvel passando por vrias redes de acesso sem fio, com conexo ininterrupta. Acesso: O principal objetivo da transparncia de acesso ocultar diferenas entre arquiteturas de mquinas. Para isso, a arquitetura implementada precisa definir como os dados devem ser representados. neste momento entram as estratgias de nomeao. Localizao: Os recursos, dados e dispositivos que sero compartilhados e acessados, no precisam e no devem conter nenhuma informao relevante que fornea ao usurio a localizao/regio que esse recurso est contido. Por exemplo, se eu quiser acessar um arquivo, um documento que fale sobre a utilizao da gua, para o usurio, no deve ser relevante o fato de esse documento estar

localizado no Brasil ou na Austrlia, pois o importante que o usurio tenha acesso ao documento, sem se importar com a localizao fsica do recurso. Replicao: bastante comum na internet, os recursos e dados serem tratados como objetos, isso significa que a instanciao deles tambm muito usual na prpria rede. Por isso bastante interessante e necessrio que o sistema distribudo seja capaz de gerenciar a replicao de informaes de maneira transparente ao usurio. Migrao: Na internet, ns temos muitos recursos compartilhados e bastante comum que pela prpria turbulncia de acessos, seja necessrio que esse recurso seja alocado para outro servidor, por exemplo, mas isso no deve interferir com a maneira que eu tenho acesso ao arquivo. Os softwares gerenciadores devem ser aptos o suficiente para referenciar corretamente os arquivos e recursos em caso de migrao. Concorrncia: Alteraes realizadas por um cliente no podem interferir nas operaes realizadas por outros clientes fazendo um compartilhamento competitivo de recursos. Deve garantir consistncia nos dados. Isso realizada pelas tcnicas de transaes. 3. Explique os conceitos de fortemente e fracamente acoplado em software de Sistemas Distribudos. Software fracamente acoplado (loosely-coupled) permite que mquinas e usurios sejam fundamentalmente independentes dos outro, como por exemplo, mquinas interligadas por uma LAN. Software fortemente acoplado (tightly-coupled) funciona como uma nica mquina. Exemplo: computador multiprocessador que executa um programa de xadrez em paralelo. 4. Preencha a seguinte tabela com sim ou no dependendo das caractersticas de cada um dos tipos de sistemas distribudos: SO de Rede Parece um nico processador virtual? Tem o mesmo SO? Protocolos requeridos? Uma nica fila de execuo? NO NO SIM NO Sistema Distribudo compartilhado SIM SIM NO NO Multiprocessadores de tempo NO NO NO SIM

5. O modelo cliente/servidor pode ser classificado conforme a caracterstica de distribuio, levando em considerao trs componentes bsicos: dados, lgica da aplicao e apresentao. Explique cada uma dessas classificaes considerando a disposio desses componentes.

A camada de Aplicao consiste dos processos da aplicao, entre eles, os processos Cliente e Servidor. A camada de Servios de Sistemas compreende o Sistema Operacional (SO) e o Sistema Operacional de Rede (SOR), destinando-se ao controle do hardware. Por ltimo a camada de hardware, onde esto localizados os perifricos ligados aos Clientes e Servidores.

Vous aimerez peut-être aussi