Vous êtes sur la page 1sur 5

1.

Introduo
A partir de 2005, quando o Google comprou uma pequena empresa chamada Android Inc, que desenvolvia software para dispositivos mveis, comearam a surgir rumores de que a empresa iria lanar um smartphone. Em 2007, o projeto foi anunciado: em vez de um aparelho especfico, foi lanado um sistema operacional para smartphones, o Android. Em novembro de 2007, o projeto foi transferido para a Open Handset Alliance, fundao formada pelo Google, empresas de telefonia, fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de software. A Open Handset Alliance lanou oficialmente o Android em outubro de 2008. Android um sistema operacional de cdigo aberto baseado em Linux. Isto deveria significar que o acesso ao cdigo liberado e que qualquer um com conhecimentos de programao pode fazer alteraes no sistema. Atualmente, alm de smartphones, o sistema operacional Android tambm utilizado em tablets. H tambm a utilizao em mquinas com processadores x86, principalmente netbooks. O porte do Android realizada por grupos como o projeto Android-x86[Android-x86 2011]. A fabricante de processadores Intel apoia o projeto, inclusive disponibilizando instrues de instalao do Android-x86[Intel Embedded e um vdeo demonstrando a instalao. A empresa tambm est trabalhando para que a verso 4.0 do Android, possa ser utilizada neste tipo de dispositivo com seus processadores. No primeiro trimestre de 2011, o Android se tornou o sistema operacional mvel mais vendido, sendo responsvel por 35% dos aparelhos adquiridos nesse perodo.

2. Android
Segundo [Android Developers What is Android 2011], Android uma pilha de software para dispositivos mveis, que inclui um sistema operacional, middleware e aplicaes. O Android SDK providencia as ferramentas e APIs para comear a desenvolver aplicaes na plataforma Android usando a linguagem de programao Java. Tambm h o NDK, um conjunto de ferramentas que permite embeber componentes que fazem uso de cdigo nativo ( C ou C++ ) em aplicaes Android 2.1. Verses A seguinte tabela mostra a distribuio das verses do Android em uso:

2.2. Arquitetura A seguir sero descritos os principais componentes do sistema operacional Android: 2.2.1. Applications So as aplicaes nativas do sistema e as desenvolvidas por terceiros. Android vem com um conjunto de aplicaes incluindo um cliente de e-mail, programa de SMS, calendrio, mapas, browser, contatos, e outros. Todas so escritas utilizando a linguagem de programao Java. 2.2.2. Application framework So as APIs, utilizadas tanto pelas aplicaes nativas quanto pelos desenvolvedores. 2.2.3. Libraries Inclui um conjunto de bibliotecas C/C++ usado por vrios componentes do sistema Android. 2.2.4. Android Runtime Android inclui um conjunto de bibliotecas que providenciam a maioria das funcionalidades disponveis nas bibliotecas centrais da linguagem de programao Java. Toda aplicao Android roda em seu prprio processo, com sua prpria instnciada mquina virtual Dalvik. Dalvik foi escrita para que um dispositivo possa rodar mltiplas mquinas virtuais eficientemente. A mquina virtual Dalvik executa arquivos no formato Dalvik Executable (.dex) que otimizado para um

gasto mnimo de memria. Ela conta com o kernel Linux para funcionalidades bsicas como gerenciamento de memria em baixo nvel.
Figura 2.

Estado da arte
Com o lanamento do Ipad, tablet da Apple, em 2010, os tablets se tornaram aparelhos desejados por muitos. Para concorrer com o Ipad, foram lanados vrios tablets com Android, mas o sistema operacional, que foi feito para smartphones, no foi capaz de atender a todas as expectativas dos usurios de tablets. Para suprir esta lacuna, foi lanada a verso 3.0 do Android, otimizada para uso em dispositivos com telas maiores, principalmente tablets. Uma das principais diferenas entre o Android 3.0 e as verses anterior est na interface grfica reformulada. A verso do Android para tablets atual a 4.2 denominada Jelly Bean, mostrada na figura abaixo:

Comparativos
Apesar da possibilidade da utilizao do Android em netbooks, notebooks e at desktops, se trata essencialmente de um sistema operacional para dispositivos mveis. Assim, deve-se compar-lo com outros da mesma categoria. Os que apresentam maiores semelhanas so o iOS, da Apple, utilizado pelo iPhone e pelo iPad, e o Windows Phone 7, da Microsoft. A seguinte tabela apresenta uma comparao entre os principais recursos dos trs sistemas operacionais citados.

5. Concluses
Este trabalho mostra de forma bsica o sistema operacional Android, que est se tornando o sistema operacional mvel mais utilizado. Trata-se de um sistema recente, com o primeiro aparelho que o utilizou tendo sido lanado em 2008.

Vous aimerez peut-être aussi