Vous êtes sur la page 1sur 5

TEMA: A Grande Comisso

TEXTO BASE: Mt 28:18-20 ELUCIDAO Este texto bblico memorvel! No h comentrio que possa esvazi-lo na sua grandeza e objetividade. Muito j se falou sobre ele. E nessa noite, no pretendemos apresentar nada de novo, mas destacar que, como h 2000 mil anos atrs, estas palavras do Senhor Jesus, continuam vivas e desafiantes. Est aqui o registro da ltima instruo pessoal deixada por Jesus a Seus discpulos. E uma chamada do prprio Jesus a todos os Seus; para tomar parte, para agir junto dEle enquanto estivermos aqui na terra. A voz do Senhor ecoa, ainda hoje, em busca daqueles que no apenas ouam, mas tenham prontido para obedecer. A Voz do Senhor ecoa, ainda hoje, em busca de pessoas que no apenas se emocionem com os desafios missionrios, mas que tenham a compreenso de que a misso da igreja misses; e que a grandeza da tarefa tal que todo o verdadeiro cristo tem que estar envolvido no seu cumprimento. A Voz do Sr. Ecoa... em busca de Pessoas que deixem de achar, e estejam prontas para agir. Prontas para levar a GRANDE COMISSO do Senhor Jesus, a srio. Nas palavras de Jesus nesse texto Ele deixa claro: I. A Sua autoridade declarada, II. Uma ordem a ser cumprida e a III. Garantia da Sua presena.

a)

Vemos aqui a grandeza da sua autoridade: Todo o poder.

... Antes de comissionar os Seus discpulos, o Senhor queria ter a certeza de que as Suas palavras seriam levadas a srio.
A GRANDE COMISSO de peso elevadssimo, porque quem deu a ordem tem TODO O PODER.

b) Vemos tb no v 18, a abrangncia da Sua autoridade


" me dado todo o poder no cu e na terra". Jesus Cristo Salvador nico e Senhor nico de todas as naes. Mas a Sua autoridade vai alm. Abrange o cu e at mesmo o inferno. Homens, anjos e demnios esto todos debaixo da Sua autoridade.

A autoridade de Cristo csmica, universal. Ningum escapa da sua abrangncia. A proclamao do evangelho a proclamao do Senhorio de Jesus sobre todos os povos, e Misses a chamada da igreja para anunciar esse Senhorio... VEJAMOS AS IMPLICAES DA SUA AUTORIDADE. 1. Implicaes individuais: A principal implicao que a submisso a Sua autoridade no uma escolha, mas a finalidade para a qual Ele os resgatou. O preo do resgate foi alto. O cristo no vive mais para si mesmo, mas para satisfazer a vontade do seu Senhor.

I.

A Sua autoridade foi aqui declarada:

No v. 18 Ele comea dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra Jesus tem toda a autoridade. o nico texto dos evangelhos, em que Jesus antes de dar a ordem afirma primeiro a Sua Autoridade Absoluta...

Jesus tem autoridade para me mandar... tem autoridade


para mandar a Sua Igreja...
(Outras verses) todo o poder...

2. Implicaes para a Sua igreja - "portanto"!!! Aquele pequeno grupo de discpulos estava sendo comissionado a divulgar a obra do Senhor Jesus. Deus sempre fez uso de homens e mulheres para a realizao da Sua obra sobre a face da terra. A GRANDE COMISSO no pode ser vista como uma responsabilidade de alguns. Ela dada ao grupo. O Senhor no comissiona algumas pessoas mas sim toda a igreja. A igreja um grupo de pessoas separadas pelo Senhor e para o Senhor. A razo da sua existncia para "...que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9).

O Senhor tem na Sua igreja o nico meio para a divulgao do Evangelho. No por no ter outra opo. Mas por escolha. O Senhor poderia comissionar anjos para proclamarem o Evangelho da graa. Mas ele escolheu homens. Escolheu a Sua igreja. A igreja de Cristo a maior e a mais poderosa instituio que existe sobre a face da terra. Nem as portas do inferno podero deter o seu avano. Ela tem

um Senhor que tem "todo o poder", "no cu e na terra".


Ela tem uma mensagem que "o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr..." (Rm. 1.16). Uma mensagem poderosa que muda no s a vida, mas o destino de pessoas, de famlias e de naes! O Senhor confiou sua igreja a soluo para o maior problema do mundo: o pecado!!

A tarefa missionria a razo maior da permanncia da igreja neste mundo! O grande mal que afeta as igrejas da atualidade a falta de viso missionria... H pessoas, h dinheiro, mas tudo fica entre quatro paredes... Cristo delegou-nos a Sua autoridade para fazer discpulos. A grande comisso tem como base de sustentao a autoridade de Cristo. So diversas as implicaes da Grande Comisso para a igreja de Cristo. 1 Implicao: um privilgio:

Falar em nome do Senhor anunciando uma mensagem to preciosa para ns irmos, um alto
privilgio!

FRASE: O melhor de uma vida aquilo que se


pode consagrar para o servio do Senhor.
(Citar agora na 1 pessoa)

2 imp. uma Responsabilidade: O cumprimento da Grande Comisso uma questo de responsabilidade. No basta realizar conferncias missionrias e efetuar desafios de grande porte. preciso envolvimento! preciso envolvimento no evangelismo, envolv. No discipulado... responsabilizar-se pela tarefa como sendo sua. (No do pastor. No do missionrio)
O obreiro vai como um brao da igreja. No o missionrio Osni que est no OM. Mas a igreja envolvida com o miss. Osni que est no OM atravs do miss. Osni!...

1. Atravessar fronteiras geogrficas O cristo, para testificar de Jesus, precisa partir, deixar, atravessar fronteiras! Precisa deixar o conforto do seu lar e atravessar a rua para evangelizar o seu vizinho desconhecido Precisa deixar o conforto da sua classe social para evangelizar outras classes. Precisa atravessar as fronteiras do seu bairro, do seu municpio do seu estado do seu pas.... A igreja precisa deixar o conforto das quatro paredes e ir aonde os perdidos se encontram. O Evangelho uma mensagem universal. A boa semente precisa ser semeada e o "campo o mundo". 2. Fronteiras Lingsticas - Deus planejou que todos os povos ouam o evangelho na sua prpria lngua. A f vem pelo ouvir... E como ouviro se no h quem pregue na sua lngua materna? O "Ide" do Senhor um desafio para ultrapassarmos as barreiras lingsticas. ... Orem por isso!

3 imp. Obedincia: O cumprimento da Grande Comisso uma questo de obedincia. No existe igreja mais missionria e menos missionria. O que existe so igrejas que obedecem ordem do Senhor e igrejas que desobedecem. A igreja local que no se envolve e no se responsabiliza pela obra missionria uma igreja em desobedincia. A ORDEM PARA SER CUMPRIDA
"Ide, fazei discpulos de todas as naes" (v. 19)

Quando a autoridade autntica, no se questiona a ordem. Se obedece! A ordem para ir - "ide" - O imperativo "ide" quer dizer partir, deixar, atravessar fronteiras.

3. Fronteiras culturais
Talvez esta seja a fronteira mais difcil de atravessar. A cultura de um povo assimilada no decorrer da sua histria e passa de gerao para gerao, determinando o modo de agir e de pensar desse povo.

O conceito de cultura o conjunto de comportamentos e ideias que caracteriza um povo. Portanto, para que haja uma verdadeira compreenso do Evangelho o evangelista precisa aprender a cultura do povo que est sendo evangelizado. O evangelho em sua essncia perfeito e imutvel. Quanto a sua apresentao deve ser adaptado. A embalagem muda, mas o medicamento o mesmo.
(Um embaixador que leva uma mensagem do seu pas ao soberano de um outro pas, no pode mudar a mensagem, mas tem que estar certo de que a mensagem foi bem entendida).
(Paulo fala da necessidade de adaptao cultural em 1 Co 9:19-23.)

O terceiro ponto determinante da Grande Comisso o comprometimento direto do Senhor Jesus Cristo. Ele garante a Sua presena. 1. Ele promete estar na companhia daqueles que submissos ao Seu mandado enfrentam os desafios para fazer discpulos. O texto est garantindo a Sua presena! Sua presena a garantia de um empreendimento bem sucedido. Quem o nosso chefe? Jesus Cristo
"Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5). A Sua presena

A ordem para fazer discpulos: "Fazei discpulos" No para fazer convertidos... E este um imperativo inquestionvel. H uma bela trade aqui. Ganhar, batizar e ensinar. Somos devedores do Evangelho a todas as etnias. No podem existir fronteiras que nos impea de cumprir o IDE de Jesus. II. A PRESENA DO SENHOR JESUS GARANTIDA "E eis que eu estou convosco". (v 20)

supridora. Ele envia, Ele capacita, Ampara e Sustenta.


1. A Sua presena constante "todos os dias, at a consumao dos sculos".

O Senhor promete estar todos os dias com aqueles que esto empenhados no cumprimento da Sua ordem. A Sua presena constante. No apenas uma influncia o Cristo vivo andando entre ns como andou com os Seus discpulos. Aleluia! Isto motivo suficiente para a nossa obedincia e para prazerosamente levar a srio a Grande Comisso. Concluso
(como vimos...)

I. O Senhor declarou a Sua autoridade. II. Com base na Sua Autoridade, comissionou os Seus, para fazer discpulos de todas as etnias. III. Ele prometeu a Sua presena constante. Ento se tudo est to claro, porque temos sido to negligentes em cumprir esta misso?

Voc tem buscado os perdidos? Vc tem sido ministro da reconciliao? Vc tem gerado filhos espirituais? Uma alma vale mais do que o mundo inteiro. A lista de Shindler Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.
Deus busca coraes voluntrios e destemidos, submissos, que ouam o clamor dos perdidos. Ele
continua a perguntar: "-A quem enviarei e quem h de ir por ns?" (Is 6.8)

O Senhor procura homens e mulheres que estejam prontos para fazerem da Grande Comisso a sua prioridade de vida.
O Senhor est buscando pessoas que levem "a Grande Comisso a srio". Qual ser a tua resposta a ordem do Senhor?
Sigam-me, e eu os farei Pescadores de homens Mt 4.19b

Jesus no precisava de ajuda Ele poderia ter feito tudo sozinho: Ele suficiente e Todo-Poderoso. Porm, escolheu alguns homens para que estivessem com Ele e fossem treinados para continuar sua misso. Chamou pessoas simples, do povo, imperfeitos e incapacitados. Deus no precisa de ns, mas tambm hoje Ele nos convida para participar de pescarias de homens.

Voc tem feito discpulos?

Vous aimerez peut-être aussi