Vous êtes sur la page 1sur 20

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2011

NMERO DE REGISTRO NO MTE: CE000096/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: 03/02/2011 NMERO DA SOLICITAO: MR001926/2011 46205.001797/2011NMERO DO PROCESSO: 28 DATA DO PROTOCOLO: 03/02/2011

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE FORTALEZA, CNPJ n. 07.343.452/0001-15, neste ato representado(a) por seu Membro de Diretoria Colegiada, Sr(a). FRANCISCO GONCALVES MONTEIRO; E FEDERACAO DO COMERCIO DO ESTADO DO CEARA, CNPJ n. 07.267.479/0001-76, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). LUIZ GASTAO BITTENCOURT DA SILVA; SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA E LOJISTA DE FORTALEZA, CNPJ n. 07.341.373/0001-75, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE CID SOUSA ALVES DO NASCIMENTO; SIND DO COMERCIO VAREJ DE MAQ FER E TINTAS DE FORTALEZA, CNPJ n. 07.340.821/0001-16, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE CID SOUSA ALVES DO NASCIMENTO; SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA DE MEDICAMENTOS, PERFUMARIAS, COSMETICOS, HIGIENE PESSOAL E CORRELATOS DO ESTADO DO CEARA - SINCAMECE, CNPJ n. 07.342.975/0001-47, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOAO FELIX DE MAJELA FILHO; SIND COM ATAC DE MATERIAIS CONST CARV VEG LEN FORTALEZA, CNPJ n. 07.342.991/0001-30, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). EXPEDITO EDILSON MOTA BORGES; SIND DO COM VAREJ DE PROD FARM DO ESTADO DO CEARA, CNPJ n. 07.342.199/0001-85, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE DE CASTRO PEREIRA; SIND DO COM VAREJ DE LIVROS DO ESTADO DO CEARA, CNPJ n. 07.340.813/0001-70, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). SERGIO BRAGA BARBOSA; SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA DE MATERIAL OTICO FOTOGRAFICO E CINEMATOGRAFICO DO ESTADO DO CEARA, CNPJ n. 08.971.408/0001-12, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE BEZERRA DE SOUSA; SIND DO COM VAREJ DE CARNES FRESCAS DE FORTALEZA, CNPJ n. 07.342.207/0001-93, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). FRANCISCO EVERTON DA SILVA; celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA - VIGNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletiva de Trabalho no perodo de 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011 e a data-base da categoria em 1 de janeiro. CLUSULA SEGUNDA - ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a(s) categoria(s) EMPREGADOS NO COMRCIO VAREJISTA E LOJISTA, COMRCIO VAREJISTA DE MAQUINISMO, FERRAGENS E TINTAS, COMRCIO ATACADISTA DE DROGAS E MEDICAMENTOS, COMRCIO ATACADISTA DE CARNES FRESCAS E CONGELADAS, COMRCIO ATACADISTA DE MATERIAL DE CONSTRUO, CARVO VEJETAL E LENHA, COMRCIO VAREJISTA DE CARNES FRESCAS, COMRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACUTICOS, COMRCIO VAREJISTA DE LIVROS, COMRCIO VAREJISTA DE MATERIAL PTICO FOTOGRFICO E CINEMATOGRFICO, com abrangncia territorial em Fortaleza/CE.

Salrios, Reajustes e Pagamento Piso Salarial CLUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL


Ficam estabelecidos, aps o 3 (terceiro) ms de contratao, a partir de 1 de janeiro de 2011, os seguintes PISOS SALARIAIS mensais:

a. R$ 565,00 (quinhentos e sessenta e cinco reais) para trabalhadores(as) de empresas com at 10 (DEZ) empregados(as). b. b.R$ 593,00 (quinhentos e noventa e trs reais) para trabalhadores(as) de Empresa com mais de dez empregados(as).

Reajustes/Correes Salariais CLUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL


Os salrios fixos ou parte fixa dos salrios mistos dos empregados(as) no comrcio da cidade de Fortaleza sero reajustados em 8,97 % (oito vrgula noventa e sete por cento), em 1 de Janeiro de 2011, devendo o percentual incidir sobre o salrio base de 1 de janeiro de 2010, includo no percentual supra a correo salarial, aumento de produtividade e qualquer verba seja a que ttulo for que tenha efeito de reajustamento salarial.

Pargrafo nico - No reajustamento previsto nesta clusula sero compensados, automaticamente, todos os aumentos, antecipaes e abonos, espontneos ou compulsrios, concedidos pela empresa no perodo compreendido, excetuando-se os previstos na Instruo n 1 do TST, respeitada a irredutibilidade salarial.

Pagamento de Salrio Formas e Prazos CLUSULA QUINTA - ADIANTAMENTO DE SALRIOS A ttulo de simples recomendao, orienta-se que as empresas, verificando suas possibilidades, concedam adiantamento quinzenal de salrio. CLUSULA SEXTA - PAGAMENTO DE SALRIO O pagamento a todos os empregados ser feito dentro do horrio de expediente dos mesmos. CLUSULA STIMA - ANTECIPAO DE PAGAMENTO DE SALRIO Quando os dias de pagamento coincidir com sbados, domingos feriados, o pagamento ser efetuado no dia til imediatamente , anterior aos respectivos dias. CLUSULA OITAVA - ATRASO NO PAGAMENTO DE SALRIOS (MORA SALARIAL) No caso de no pagamento do salrio at o 5 (quinto) dia til do ms subseqente ao vencimento, a empresa pagar 2% (dois por cento) a ttulo de mora, diretamente ao empregado, sob o total da remunerao devida, sem prejuzo do que dispe a legislao em vigor. CLUSULA NONA - COMPROVANTES DE PAGAMENTO As empresas fornecero mensalmente aos seus empregados, contra cheques, envelopes autenticados ou documento similar com timbre ou carimbo, no qual constem discriminadamente todos os valores pagos, bem como os descontos efetuados e os depsitos de FGTS

Isonomia Salarial

CLUSULA DCIMA - SALRIO SUBSTITUIO Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, o empregado substituto far jus ao salrio do substitudo, conforme enunciado 159 do TST.

Gratificaes, Adicionais, Auxlios e Outros Gratificao de Funo CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - FUNO DE CAIXA
Aos empregados na funo de "Operador de Caixa" fica assegurada, a ttulo de quebra de caixa, a quantia mensal e equivalente a 10% (dez por cento) do Piso Salarial estabelecido na clusula segunda. Pargrafo nico - A "quebra de caixa" no ser devida aos empregados que, por liberalidade dos empregadores no indenizam as eventuais diferenas verificadas, devendo o empregador comunicar sua deciso ao Sindicato Profissional.

Adicional de Hora-Extra CLUSULA DCIMA SEGUNDA - HORAS EXTRAS As horas extras sero pagas com adicional de 70% (setenta por cento). CLUSULA DCIMA TERCEIRA - FREQNCIA S REUNIES E CURSOS As reunies de trabalho, de comparecimento obrigatrio, devero ser realizadas durante o expediente dos empregados, entretanto se ultrapassarem a jornada normal de trabalho, sero remuneradas as horas excedentes como horas extraordinrias, por representarem tempo disposio da empresa. CLUSULA DCIMA QUARTA - HORA EXTRA DO COMISSIONISTA
Fica assegurado o pagamento de adicional de 70% (setenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor das comisses referentes a essas horas, conforme disposto no

Enunciado 56 do TST. Pargrafo nico O clculo da hora laborada para ser encontrado o valor da hora extra do comissionista dever ser realizado pela mdia salarial mensal dos oito melhores meses compreendidos entre os doze meses que antecedem ao pagamento da referida hora extra.

CLUSULA DCIMA QUINTA - AOS COMISSIONISTAS Desde que sua remunerao no atinja o valor do PISO estabelecido nesta clusula, ser concedida complementao que Ihes assegure, como GARANTIA MNIMA, o PISO SALARIAL, aps o 3 (terceiro) ms de contratao.

Comisses CLUSULA DCIMA SEXTA - ANOTAO NA CTPS DO COMISSIONISTA Ser anotado obrigatoriamente pelo empregador na CTPS dos empregados comissionistas o percentual ajustado entre as partes por ocasio do acerto contratual, seguido da expresso + R.S.R. (Repouso Semanal Remunerado). CLUSULA DCIMA STIMA - REMUNERAO DO COMISSIONISTA Remunerao do Comissionista Fica assegurado que a remunerao do vendedor Comissionista ser calculada sobre o valor total das vendas, efetuadas vista ou prazo, fazendo jus ainda ao repouso remunerado, calculado sobre o total das vendas no ms. CLUSULA DCIMA OITAVA - CLCULO DOS DIREITOS DO COMISSIONISTA
O clculo de todos os direitos do empregado comissionista, com exceo do pargrafo nico, levar em conta a mdia das 08 (oito) melhores comisses mensais, escolhidas entre os doze meses que antecedem a data do pagamento do beneficio. Pargrafo nico - No caso dos direitos do comissionista quando do pagamento das verbas rescisrias, o clculo ser feito com base nos 08 (oito) ltimos meses que anteceder a data da resciso, no se aplicando a regra estabelecida no "caput" desta clusula.

CLUSULA DCIMA NONA - EMPREGADO COMISSIONISTA/LSENO DE RESPONSABILIDADE O empregado comissionista fica isento de qualquer responsabilidade pelo inadimplemento nas vendas prazo, no podendo perder as comisses ou ser efetuado o estorno das mesmas, desde que as referidas vendas tenham sido efetuadas no estrito cumprimento das normas da empresa. CLUSULA VIGSIMA - COMISSES Desde que idnticas as funes, observado o disposto no Art. 461 da CLT, fica proibida a fixao de percentuais de comisses diferenciadas para um nico setor de vendas, com mesmas mercadorias e condies de pagamento, num mesmo estabelecimento.

Auxlio Alimentao CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - FORNECIMENTO DE LANCHES As empresas ficam obrigadas a fornecer gratuitamente lanche aos empregados, quando em regime de trabalho extraordinrio, aps a 1 hora trabalhada. CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - DO INCENTIVO AO FORNECIMENTO DE ALIMENTAO
Do incentivo ao fornecimento de alimentao - Tendo em vista a importncia de se proporcionar alimentao aos empregados abrangidos pela presente conveno, a ttulo de orientao, faz-se o presente incentivo para que as empresas forneam almoo aos empregados que laboram dois turnos. Pargrafo Primeiro O empregador que fornecer alimentao a seus empregados, mediante comprovao junto ao sindicato laboral, est desobrigado de fornecer o vale transporte referente ao horrio de almoo. Pargrafo Segundo A alimentao fornecida no possui, seja qual for a forma de sua concesso, natureza salarial.

Auxlio Morte/Funeral CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - DO AUXLIO FUNERAL No caso de falecimento do empregado, a empresa pagar diretamente famlia, contra recibo, mediante apresentao da Certido de bito, quantia equivalente a Um Piso Salarial e meio da Categoria, a ttulo de auxlio funeral.

Seguro de Vida CLUSULA VIGSIMA QUARTA - SEGURO DE VIDA A ttulo de recomendao, orienta-se que as empresas realizem seguro de vida de seus empregados com coberturas para os casos de morte, natural ou acidental, e invalidez permanente, total ou parcial.

Contrato de Trabalho Admisso, Demisso, Modalidades Normas para Admisso/Contratao CLUSULA VIGSIMA QUINTA - CONFERNCIA DOS VALORES EM CAIXA A conferncia dos valores em caixa ser realizada na presena do operador responsvel e, quando for impedido pelo empregador de acompanhar a conferncia, ficar isento de responsabilidade por eventuais erros verificados.

Desligamento/Demisso CLUSULA VIGSIMA SEXTA - PRAZO PARA HOMOLOGAO


Nas rescises de contrato de trabalho, o empregador fica obrigado a providenciar a homologao, atendendo o Art. 477, 1 da CLT, dentro dos prazos legais (Lei 7.855, art.477 6), sob pena de pagar multa estabelecida na citada Lei, ressalvadas as seguintes hipteses: a. Recusar-se o empregado a assinar a comunicao prvia da data, hora e local da homologao; b. Assinando, deixar de comparecer ao ato; c. Comparecendo, suscitar dvidas que impeam a sua realizao, hiptese em que a empresa reapresentar os novos clculos, se for o caso, no dia til imediato;

d. Em outros casos, quando comprovadamente no existir culpa da empresa; Pargrafo primeiro - Em ocorrendo quaisquer motivos apresentados nas alneas, o Sindicato Profissional, quando for o caso, se compromete a atestar a presena da empresa para cumprimento do ato, desde que a Empresa apresente documento hbil demonstrando que o empregado foi devidamente notificado do dia, hora e local em que se processaria a homologao. Pargrafo segundo - O depsito da verba rescisria na conta corrente do empregado no possui carter liberatrio quanto ao ato de homologar a respectiva resciso no Sindicato Laboral na forma da legislao pertinente a matria.

CLUSULA VIGSIMA STIMA - HOMOLOGAO DA RESCISO


As empresas enviaro para o Sindicato dos Empregados no Comrcio de Fortaleza, a documentao da homologao de resciso de contrato de trabalho do empregado com mais de 01 (um) ano de servio, podendo, todavia, solicitar homologao na SRT, no caso de recusa de homologao por parte do Sindicato, originada de divergncia de interpretao ou qualquer outro motivo, revelado ou no, bem como demora advinda de eventuais aumentos de fluxo das atividades do Sindicato relativas a este objetivo. Pargrafo Primeiro Fica orientado a todas as empresas albergadas por esta Conveno Coletiva de Trabalho, por uma questo de segurana, que as verbas rescisrias devem ser depositadas na conta do empregado demitido. Pargrafo Segundo No ato da homologao ser obrigatrio a apresentao, pela empresa, do comprovante de pagamento da Contribuio Sindical Patronal e laboral do exerccio em vigncia.

CLUSULA VIGSIMA OITAVA - CARTA DE REFERNCIA As empresas se obrigam, por ocasio da resciso de contrato de seus empregados, a fornecerem uma carta de referncia, exceto se o empregado for demitido por justa causa, constando tempo de servio, funes desempenhadas e salrios.

Aviso Prvio CLUSULA VIGSIMA NONA - DISPENSA DO AVISO PRVIO


O empregado fica dispensado do cumprimento do prazo de aviso prvio, recebido ou concedido, desde que obtenha novo emprego, devidamente comprovado, recebendo este to somente os dias trabalhados. Pargrafo Primeiro Caso o empregador se negue a receber e recibar a comunicao de novo emprego, o empregado poder demonstrar o

cumprimento da obrigao em realizar a comunicao de fazer a comunicao atravs de carta registrada. Pargrafo Segundo A dispensa do aviso no se aplicar quando o nmero de pessoas ultrapassarem a 50% (cinqenta por cento) do total de empregados que ocupem a funo ou, face a especializao tcnica do servio prestado, a substituio inviabilize o funcionamento do setor.

CLUSULA TRIGSIMA - ANOTAO DA DISPENSA DO AVISO PRVIO Havendo dispensa do cumprimento do aviso prvio, esta ocorrncia dever ser encaminhada por escrito. CLUSULA TRIGSIMA PRIMEIRA - AVISO PRVIO ESPECIAL
Ser concedido Aviso Prvio Especial nas formas abaixo apresentadas: a. Empregado com mais 45 anos de idade e mais de cinco anos e menos de dez anos na mesma empresa - 45 dias; b. Empregados com mais de 45 anos de idade e mais de dez anos na mesma empresa - 55 dias. Pargrafo nico - Em se tratando de aviso prvio trabalhado, o empregado cumprir 30 (trinta) dias, recebendo indenizao pelos dias restantes, que no sero computados para efeito de tempo de servio, 13 salrio, frias e outras incidncias.

Relaes de Trabalho Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Qualificao/Formao Profissional CLUSULA TRIGSIMA SEGUNDA - ATENDIMENTO SESC/SENAC
As partes convencionam que os trabalhadores abrangidos por esta CONVENO COLETIVA DE TRABALHO sero tratados e atendidos com igualdade pelo Sistema SESC/SENAC, no se admitindo tratamento diferenciado em razo da adeso da empresa empregadora ao Sistema Tributrio denominado SIMPLES.

Pargrafo nico - Para assegurar os direitos estabelecidos no "caput" desta clusula, as empresas optantes pelo SIMPLES ficam obrigadas a realizarem os recolhimentos devidos ao Sistema SESC/SENAC.

Atribuies da Funo/Desvio de Funo CLUSULA TRIGSIMA TERCEIRA - DESVIO DE FUNO No ser permitida a utilizao do empregado para o exerccio de atividades distintas das quais tenha sido contratado, excetuando-se quando se tratar de substituio eventual ou de exerccio de funes similares. CLUSULA TRIGSIMA QUARTA - ANOTAO DE FUNO As empresas anotaro nas CTPS dos seus empregados as funes por estes exercidas.

Normas Disciplinares CLUSULA TRIGSIMA QUINTA - REVISTA DOS EMPREGADOS As empresas que adotam o sistema de revista ao empregado, o faro em local adequado e por pessoa do mesmo sexo do revistado, evitando-se eventuais constrangimentos.

Assdio Moral CLUSULA TRIGSIMA SEXTA - ASSDIO MORAL/SEXUAL Em decorrncia da relevncia deste assunto, as empresas e as partes que assinam este instrumento buscaro desenvolver programas educativos para coibir o assedio moral e sexual

Estabilidade Me CLUSULA TRIGSIMA STIMA - ESTABILIDADE DA GESTANTE Fica garantida a estabilidade da gestante na forma da Lei, sendo orientado que a empresa procure, verificando necessidade de sade, transferi-Ia para

outro setor. CLUSULA TRIGSIMA OITAVA - ESTABILIDADE DA EMPREGADA GESTANTE Fica garantido estabilidade do emprego empregada gestante desde a concepo ate 45 dias apos a licena previdenciria.

Estabilidade Portadores Doena No Profissional CLUSULA TRIGSIMA NONA - GARANTIA DE EMPREGADO DOENTE
Ao empregado afastado do trabalho por motivo de doena, garantido o emprego por 45 (quarenta e cinco dias), contados a partir da alta mdica, quando o afastamento ocorrer por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias ininterruptos. Pargrafo nico - Excetuam-se da garantia expressa no "caput" desta clusula as hiptese de justa causa ou acordo entre s partes, sendo esta ltima devidamente assistida pelo Sindicato Profissional.

Estabilidade Aposentadoria CLUSULA QUADRAGSIMA - PROIBIO DE DISPENSA DO EMPREGADO Fica proibida a dispensa, por qualquer motivo, do empregado, salvo culpa do mesmo, nos 18 (dezoito) meses anteriores implementao dos requisitos para usufruir a modalidade ordinria de aposentadoria do INSS que primeiro for alcanada, quer seja por tempo integral ou proporcional de servio, quer seja por idade.

Outras normas referentes a condies para o exerccio do trabalho CLUSULA QUADRAGSIMA PRIMEIRA - CHEQUES DEVOLVIDOS Fica proibido descontar da remunerao dos empregados valores de cheques devolvidos por insuficincia de fundos ou irregularidades, exceto nos casos

em que no tenham sido obedecidas as normas da empresa.

Outras normas de pessoal CLUSULA QUADRAGSIMA SEGUNDA - DO ACESSO AOS EMPRSTIMOS INCENTIVADOS PELO GOVERNO As partes que pactuam o presente acordo, sejam sindicatos patronais ou laborais, buscaro incentivar s empresa albergadas pelo mesmo a facilitarem e colaborarem com os empregados que desejam tomar emprstimos atravs da linhas de crdito criadas pelo Governo Federal.

Jornada de Trabalho Durao, Distribuio, Controle, Faltas Durao e Horrio CLUSULA QUADRAGSIMA TERCEIRA - ATRASO NA ENTRADA
O empregado ter direito, em seu primeiro turno de trabalho, a uma tolerncia por atraso de at 45 minutos em cada ms, entretanto, se o empregado, aps extrapolar este prazo, chegar atrasado e o empregador permitir sua entrada, no poder efetuar qualquer desconto relativo ao referido dia, bem como do repouso semanal remunerado e ao feriado correspondente, se existir.

Pargrafo nico - Se o empregado se utilizar do beneficio desta clusula por 3 (trs) meses consecutivos, perder tal direito. .

Prorrogao/Reduo de Jornada CLUSULA QUADRAGSIMA QUARTA - DIAS DE BALANO


Quando da necessidade de realizao de balano e/ou inventrio fsico em feriados, as horas extras sero pagas em dobro, devendo a empresa fornecer a refeio correspondente ao horrio trabalhado pelo empregado. Pargrafo nico - No caso dos comissionistas, caso os balanos se realizem em domingos ou feriados, os mesmos tero direito a um repouso semanal remunerado a mais por dia efetivamente trabalhado.

Compensao de Jornada CLUSULA QUADRAGSIMA QUINTA - DO BANCO DE HORAS As empresas que desejarem estabelecer o regime de compensao de horas atravs da criao do Banco de Horas, devero solicitar negociao especfica ao Sindicato Laboral, que dever ser iniciada no prazo mximo de dez dias aps o pedido formal, mediante acompanhamento dos representantes da categoria patronal.

Descanso Semanal CLUSULA QUADRAGSIMA SEXTA - REPOUSO SEMANAL REMUNERADO DO COMISSIONISTA Os comissionistas tero direito ao Repouso Semanal Remunerado de acordo com os critrios da lei vigente.

Controle da Jornada CLUSULA QUADRAGSIMA STIMA - CONTROLE DO HORRIO DE TRABALHO obrigatria a utilizao de livros de ponto ou carto mecanizado para o efetivo controle do horrio de trabalho nas empresas com mais de 10 empregados, para que se possibilite o real pagamento das horas extraordinrias.

Faltas CLUSULA QUADRAGSIMA OITAVA - FALTA DO COMISSIONISTA No poder ser descontada a falta do empregado comissionista, na parte relativa s comisses, ficando, entretanto, facultado o desconto do seu repouso semanal remunerado. CLUSULA QUADRAGSIMA NONA - ABONO DE FALTA DO COMERCIRIO

Ser abonada a falta da me ou do pai comercirio no caso de necessidade de consulta mdica a filhos de at 12 (doze) anos de idade ou invlidos, mediante comprovao mdica, devendo, entretanto, ser essa comprovao, caso a empresa disponha de Convnio Mdico para seus empregados, passada pelos mdicos por ela credenciados. CLUSULA QUINQUAGSIMA - ABONO DE FALTA DO ESTUDANTE Abono de Falta do Estudante Fica assegurado o abono de falta do empregado estudante, nos perodos de prestao de exames vestibulares ou supletivos oficiais que coincidam com o seu horrio de trabalho, desde que haja comunicao prvia ao empregador com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas e posterior comprovao em 5 (cinco) dias.

Jornadas Especiais (mulheres, menores, estudantes) CLUSULA QUINQUAGSIMA PRIMEIRA - JORNADA DO ESTUDANTE Fica vedada a prorrogao do horrio de trabalho do empregado estudante ou mudana de turno que venha prejudicar-lhe a freqncia nas aulas.

Outras disposies sobre jornada CLUSULA QUINQUAGSIMA SEGUNDA - CURSOS DE APERFEIOAMENTO


Os cursos de aperfeioamento, desde que haja aquiescncia do empregado, podero ser realizados fora de seu expediente normal de trabalho, ficando a empresa isenta do pagamento de horas extras. Pargrafo nico No considerado curso de aperfeioamento na forma do caput desta clusula o trabalho do empregado em dias de balano, arrumao de loja e estabelecimento de metas de trabalho.

Frias e Licenas Durao e Concesso de Frias CLUSULA QUINQUAGSIMA TERCEIRA - FRIAS DO EMPREGADO ESTUDANTE

As empresas facilitaro a seus empregados estudantes para que estes possam gozar suas frias anuais da empresa, em perodo que coincida com o das frias escolares.

Sade e Segurana do Trabalhador Condies de Ambiente de Trabalho CLUSULA QUINQUAGSIMA QUARTA - GUA POTVEL Ser fornecida aos empregados gua potvel, em condies de higiene, por meio de copos individuais ou bebedouros de jatos inclinados. CLUSULA QUINQUAGSIMA QUINTA - ASSENTOS NO LOCAL DE TRABALHO As empresas mantero assentos para seus empregados em local em que os mesmos possam ser utilizados por aqueles que tenham por atribuio atendimento ao pblico, em p, nos termos da NR 17.3.5. CLUSULA QUINQUAGSIMA SEXTA - POLUIO SONORA Fica proibido a utilizao nas empresas, de equipamento sonoro ou qualquer outro tipo de perturbao sonora causadora de rudos ou barulhos acima dos limites estabelecidos pela NR (Norma Regulamentadora) n 15 da Portaria 3.214 de 1978.

Uniforme CLUSULA QUINQUAGSIMA STIMA - UNIFORMES


Quando o uso de uniformes, sapatos e meias for exigido pelas empresas, ficam estas obrigadas a fornecer gratuitamente aos empregados 2 (duas) unidades de roupa de 6 (seis) em 6 (seis) meses, respondendo o empregado pelas reposies.

Pargrafo Primeiro Considera-se fardamento adotado pela empresa, tanto as peas exigidas por esta, quanto aquelas que, apenas sugeridas, obedeam a qualquer critrio de padronizao. Pargrafo Segundo As empresas, salvo anuncia do empregado, no podem exigir a utilizao de quaisquer acessrios, apetrechos e/ou fantasias que o

coloquem em situao de constrangimento.

Aceitao de Atestados Mdicos CLUSULA QUINQUAGSIMA OITAVA - ATESTADOS MDICOS Os atestados mdicos fornecidos por profissionais do Sindicato dos Empregados signatrio, havendo convnio com o INSS, sero aceitos pela empresa, para todos os fins legais, ressalvado os casos em que esta mantenha Convnio Mdico para seus empregados e dependentes, legalmente declarados, quando somente sero aceitos os atestados emitidos pelos mdicos por elas credenciados.

Profissionais de Sade e Segurana CLUSULA QUINQUAGSIMA NONA - ASSISTNCIA JURDICA E MDICA HOSPITALAR AOS EMPREGADOS GUARDAS NOTURNO, VI
As empresas obrigam-se a prestar assistncia jurdica aos seus empregados, guardas-noturnos, vigias e plantonistas de farmcias, quando os mesmos, no exerccio de suas funes, agindo em defesa dos legtimos interesses e dos direitos dos empregadores, no recinto da empresa, incidirem em prtica de atos que os levem a responder ao penal. Pargrafo Primeiro - No caso de o empregado sofrer danos em sua sade, no exerccio de suas funes, defendendo o patrimnio da empresa, ter direito a um auxlio sade, cuja prestao nica, limitada ao montante equivalente ao seu salrio mensal no ser superior aos gastos efetivamente realizados. Pargrafo Segundo - Ficam dispensadas da obrigao do pargrafo anterior as empresas que tenham assistncia mdico-hospitalar.

Primeiros Socorros CLUSULA SEXAGSIMA - PRIMEIROS SOCORROS As empresas mantero disposio dos empregados Caixa de Primeiros Socorros para pequenas necessidades dos empregados.

Campanhas Educativas sobre Sade CLUSULA SEXAGSIMA PRIMEIRA - DA SADE DO EMPREGADO As partes convenentes buscaro realizar ampla divulgao dos aspectos relevantes a sade do empregado, sempre com o objetivo de demonstrar a necessidade do integral cumprimento da NR 17 e demais legislao referente a preveno de doenas laborais.

Outras Normas de Preveno de Acidentes e Doenas Profissionais CLUSULA SEXAGSIMA SEGUNDA - PCMSO Fica acordado que os estabelecimentos comerciais com grau de risco 1 ou 2, com mais de 25 (vinte e cinco) e at 50 (cinqenta) empregados, conforme o Quadro I da Norma Regulamentadora N 4, esto dispensados de indicar mdico coordenador do PCMSO. Estas empresas tambm esto desobrigadas da realizao de exame mdico demissional se o empregado tiver sido submetido a qualquer exame mdico ocupacional em um perodo de at 270 (duzentos e setenta) dias anteriores data de homologao de sua resciso contratual de trabalho, conforme dispe os itens 7.3.1.1.1 e 7.4.3.5.1 da Portaria n 08/96 da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho e Parecer de profissional em Segurana e Sade no Trabalho.

Relaes Sindicais Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho CLUSULA SEXAGSIMA TERCEIRA - QUADRO DE AVISOS Fica assegurado pelas empresas a afixao de editais, avisos e notcias sindicais, de responsabilidade da entidade sindical profissional, desde que no contenham matria poltica, nem ofensiva a honra dos representantes governamentais e aos dirigentes da empresa e, que sejam de interesse geral dos empregados, em seus quadros de avisos.

Contribuies Sindicais CLUSULA SEXAGSIMA QUARTA - DESCONTO DE MENSALIDADES

As mensalidades e outras verbas descontadas dos empregados e destinadas ao Sindicato Profissional devero ser recolhidas at o 7 (stimo) dia aps o desconto, com o preenchimento da relao dos empregados no verso da guia de contribuio, sob pena de multa e correo estabelecidas na Clusula SEXAGSIMA SEXTA. CLUSULA SEXAGSIMA QUINTA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL PATRONAL
Todas as empresas albergadas por esta Conveno Coletiva de Trabalho pagaro s suas respectivas entidades sindicais, no ms de maio de 2011, Contribuio Assistencial Patronal no valor unitrio de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

CLUSULA SEXAGSIMA SEXTA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS


As empresas se obrigam, salvo oposio do empregado, a descontar do salrio de janeiro de 2011, de seus empregados que recebam salrio fixo e/ou por, comisso, sindicalizados ou no, o percentual de 3% (trs por cento), limitado o desconto at o teto de R$ R$ 29,00 (vinte e nove reais), devendo referida importncia ser recolhida aos cofres do Sindicato dos Empregados dela beneficiado, at o 7 (stimo) dia do ms subseqente ao desconto, sob pena de multa de 2% (dois por cento), sobre o montante a ser recolhido pela empresa a contar do dia imediato aps o trmino do prazo para o recolhimento.

Direito de Oposio ao Desconto de Contribuies Sindicais CLUSULA SEXAGSIMA STIMA - DIREITO DE OPOSIO AO DESCONTO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS
O empregado que desejar opor-se ao desconto previsto no caput desta clusula dever faz-Io atravs de carta e remet-Ia, via postal, ao sindicato laboral at o dcimo dia antes do referido desconto, sendo este perodo compreendido entre o dia catorze at o dia 21 de janeiro de 2011.

Pargrafo nico - Sendo-lhe destinada a CONTRIBUIO ASSISTENCIAL, o sindicato obreiro assume integralmente a responsabilidade por demandas promovidas, em sede judicial ou administrativa, inclusive junto a Ministrio Pblico do Trabalho, no que se refere aos descontos que venham a ser procedidos em estrita obedincia ao Caput e Paragrafo nico da presente clusula.

Disposies Gerais Outras Disposies CLUSULA SEXAGSIMA OITAVA - PENALIDADES

Na hiptese de violao de qualquer clusula desta Conveno, os que derem diretamente causa infrao, acordantes empresas ou empregados comprovada a sua culpa ficam sujeitos a multa equivalente a UM PISO SALARIAL DA CATEGORIA, em favor da parte atingida pela violao. CLUSULA SEXAGSIMA NONA - DESCONTO DE MERCADORIAS Fica proibido s empresas abrangidas por esta Conveno Coletiva de Trabalho efetuar desconto nos salrios de seus empregados em decorrncia da existncia de mercadorias avariadas ou vencidas, salvo comprovao de culpa ou dolo do empregado.

FRANCISCO GONCALVES MONTEIRO Membro de Diretoria Colegiada SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE FORTALEZA LUIZ GASTAO BITTENCOURT DA SILVA Presidente FEDERACAO DO COMERCIO DO ESTADO DO CEARA JOSE CID SOUSA ALVES DO NASCIMENTO Presidente SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA E LOJISTA DE FORTALEZA JOSE CID SOUSA ALVES DO NASCIMENTO Presidente SIND DO COMERCIO VAREJ DE MAQ FER E TINTAS DE FORTALEZA JOAO FELIX DE MAJELA FILHO Presidente SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA DE MEDICAMENTOS, PERFUMARIAS, COSMETICOS, HIGIENE PESSOAL E CORRELATOS DO ESTADO DO CEARA - SINCAMECE EXPEDITO EDILSON MOTA BORGES Presidente SIND COM ATAC DE MATERIAIS CONST CARV VEG LEN FORTALEZA JOSE DE CASTRO PEREIRA Presidente SIND DO COM VAREJ DE PROD FARM DO ESTADO DO CEARA SERGIO BRAGA BARBOSA Presidente

SIND DO COM VAREJ DE LIVROS DO ESTADO DO CEARA JOSE BEZERRA DE SOUSA Presidente SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA DE MATERIAL OTICO FOTOGRAFICO E CINEMATOGRAFICO DO ESTADO DO CEARA FRANCISCO EVERTON DA SILVA Presidente SIND DO COM VAREJ DE CARNES FRESCAS DE FORTALEZA A autenticidade deste documento poder ser confirmada na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet, no endereo http://www.mte.gov.br .

Vous aimerez peut-être aussi