Vous êtes sur la page 1sur 5

Servio Social Direito e Legislao Social Mdulo 1

NOES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BSICOS I. Introduo:

- A vida em Sociedade exige regramento; - As Normas Reguladoras das relaes humanas; - A aplicao das sanes (punies): maior ou menor grau de rigor:

Normas de Normas etiqueta morais Sanes sociais

Normas de Direito Sanes do poder pblico

II. Definies de Direito como cincia: O direito a norma das aes humanas na vida social, estabelecida por uma organizao soberana e imposta coativamente observncia de todos. (Ruggiero e Maroi) Direito lei e ordem, isto , um conjunto de regras obrigatrias que garante a convivncia social, graas ao estabelecimento de limites ao de cada um dos seus membros.

Direito a ordenao heternoma, coercvel e bilateral atributiva das relaes de convivncia, segundo uma integrao normativa de fatos e valores. (Miguel Reale Jr.)
- ORDENAO HETERNOMA: Uma vez vigentes, as leis valem objetivamente, independentemente da vontade, da opinio e do querer dos obrigados; - COERCIBILIDADE: O Direito conta com a possibilidade (potencialidade) do uso da fora para prevalecer, isto , o Estado, utilizando-se do poder que a lei lhe atribui, age punindo os transgressores da lei (represso, coao, jus puniendi). A coao surge no momento em que a ao de um indivduo se projeta sobre a vida dos demais indivduos, causando-lhes um dano potencial ou efetivo;

Prof. Antnio Csar Pinheiro Cotrim

Servio Social Direito e Legislao Social Mdulo 1

- BILATERALIDADE ATRIBUTIVA: Quando duas ou mais pessoas se relacionam segundo uma proporo objetiva que as autoriza a pretender ou fazer garantidamente algo; uma proporo subjetiva, em funo da qual os sujeitos de uma relao ficam autorizados a pretender, exigir, ou fazer, garantidamente algo. - INTEGRAO NORMATIVA DE FATOS E VALORES : a.) Aspecto normativo o Direito como ordenamento e sua respectiva cincia; b.) Aspecto ftico o direito considerado em sua efetividade social e histrica; c.) Aspecto axiolgico o Direito como valor de justia. III. Direito OBJETIVO - Direito SUBJETIVO - Direito POSITIVO: NOES - DIREITO OBJETIVO = NORMA DA AO HUMANA (norma agendi). um conjunto de normas que se dirige a toda a sociedade, vinculando os seus componentes. o conjunto de todas as normas jurdicas existentes em um Estado. - DIREITO SUBJETIVO = INTERESSE JURIDICAMENTE PROTEGIDO (facultas agendi). a prerrogativa que o indivduo possui de invocar a norma a seu favor; o poder atribudo uma pessoa para que ela possa fazer prevalecer o seu interesse, em conflito com o interesse de outro. uma prerrogativa conferida e disciplinada pelo Direito Objetivo. - DIREITO POSITIVO = CONJUNTO DE NORMAS JURDICAS EMANADAS DO ESTADO. Direito objetivo o gnero do qual o Direito Positivo espcie. So normas de Direito Positivo: a Constituio, a lei, o decreto, a circular, a portaria e outros atos administrativos. IV. DIREITO X MORAL Embora Direito e Moral tenham um fundamento tico comum, existem alguns caracteres distintivos calcados basicamente em trs aspectos: Quanto ao campo de atuao, a Moral atua principalmente no interior da pessoa, no seu foro ntimo. No entanto, o Direito ter como objetivo a ao praticada pela pessoa, ou seja, a exteriorizao do ato. Quanto intensidade da sano, a Moral estabelece sanes internas, de ordem pessoal (remorso, tristeza...) ou de reprovao social (excluso do grupo). J o Direito tem a aplicao de sanes mais enrgicas (por ex. restrio de direitos, restrio de liberdade, multa, perdimento de bens). Quanto aos efeitos decorrentes das normas , as morais so de ordem unilateral, enquanto que as normas jurdicas so de alcance bilateral. Para que a Moral se realize automaticamente, deve contar com a adeso espontnea dos obrigados, enquanto que o Direito utiliza-se da sano para realizar-se. A Moral incoercvel e o Direito a ordenao coercitiva da conduta humana.
Prof. Antnio Csar Pinheiro Cotrim

Servio Social Direito e Legislao Social Mdulo 1

DIREITO MORAL Quanto ao campo de ao Atua, predominantemente, no foro Atua no foro exterior interior. Quanto intensidade da sano Sanes mais enrgicas, de natureza material, Sanes mais brandas, de natureza consubstanciadas em punies interna ou de reprovao social legais. Quanto aos efeitos das normas Bilateral Unilateral V. FONTES DO DIREITO Como fontes do Direito entende-se os meios pelos quais se formam as regras jurdicas. O Direito possui fontes diretas e indiretas. So fontes diretas (ou imediatas) aquelas que so suficientemente fortes para gerar a regra jurdica: a Lei e o Costume; So fontes indiretas aquelas que, mesmo no tendo a fora das fontes diretas, contribuem, mais cedo ou mais tarde, para elaborao da regra jurdica. So elas: a Doutrina e a Jurisprudncia. LEI LEI uma regra geral que, emanando de autoridade competente, imposta, coativamente, obedincia de todos. (Clvis Bevilqua). Tendo-se em vista a fora que o obriga ao seu cumprimento, a lei pode classificar-se como norma cogente, de ordem pblica, e regras dispositivas. As normas de ordem pblica (normas cogentes) atendem mais diretamente aos interesses gerais, organizao social e no podem ser alteradas por conveno entre particulares. J as regras dispositivas esto ligadas aos interesses de particulares e por isso podem ser derrogadas por interesses das partes. A lei posterior revoga a anterior quando: 1. Expressamente a declare; 2. Seja com ela incompatvel; 3. Quando regule inteiramente a matria. (ver art. 2, 1 da Lei Introd. Cdigo Civil) COSTUME O Costume a prtica social observada reiteradamente e considerada obrigatria para a comunidade. a norma no-escrita que, obedecida pela coletividade configura um uso e o respeito contnuo a esse uso forma o costume. a regra de conduta criada espontaneamente pela conscincia comum do povo, que a observa por modo contnuo, constante e uniforme, de acordo com a moral e obrigatrio.
Prof. Antnio Csar Pinheiro Cotrim

Servio Social Direito e Legislao Social Mdulo 1

DOUTRINA o conjunto de estudos, investigaes cientficas, reflexes tericas e princpios metodicamente expostos, analisados e sustentados por autores, tratadistas, jurisconsultos, com referncia s normas jurdicas. Indicam caminhos para o legislador, influenciando-o no sentido de transformar seus conceitos em lei ou aproveit-los como indicativos para a sua atuao legislativa. JURISPRUDNCIA (PRUDNCIA DO DIREITO) So regras gerais que se extraem das reiteradas decises dos tribunais, com mesmo sentido interpretativo. Sempre que questes jurdicas so decididas reiteradamente, no mesmo modo, temos o surgimento da JURISPRUDNCIA. Por ser fonte indireta do Direito, o juiz no fica vinculado a sua aplicao, mas ter nela importantes subsdios para decidir a questo que lhe foi destinada para a soluo. VI. FONTES DO DIREITO Lei Diretas Costume FONTES DO DIREITO Doutrina Indiretas Jurisprudncia

Analogia INTEGRAO Direito Eqidade Princpios Gerais de

VII. QUADRO DAS NORMAS JURDICAS BRASILEIRAS Existem vrias espcies de normas jurdicas no ordenamento brasileiro, que vo desde a Constituio da Repblica Federativa do Brasil (conhecida tambm como Lei Fundamental, Lex Legum ou Carta Magna) at os contratos, que so tidos como "lei entre as partes".

Prof. Antnio Csar Pinheiro Cotrim

Servio Social Direito e Legislao Social Mdulo 1

- CONSTITUIO FEDERAL - EMENDAS CONSTITUIO - LEIS COMPLEMENTARES - LEIS ORDINRIAS - MEDIDAS PROVISRIAS - LEIS DELEGADAS - DECRETOS LEGISLATIVOS - RESOLUES - ATOS ADMINISTRATIVOS - CONTRATOS HIERARQUIA Entre essas espcies de normas jurdicas existe uma hierarquia que pressupe a supremacia de umas e a subordinao de outras, formando todo o conjunto de normas num sistema orgnico, harmnico e coerente. Para que um ato inferior tenha validade no mundo jurdico, dever estar em concordncia com as normas hierarquicamente superiores. Pela ordem de importncia de nossas normas, estabelecemos a seguinte ordem decrescente: - CONTITUIO FEDERAL e EMENDAS CONSTITUIO; - LEIS COMPLEMENTARES; LEIS ORDINRIAS, MEDIDAS PROVISRIAS e LEIS DELEGADAS; - DECRETOS LEGISLATIVOS E RESOLUES; - ATOS ADMINISTRATIVOS; - CONTRATOS.

Ref. Bibliogrficas: DINIZ, Maria Helena. Compndio de Introduo Cincia do Direito. So Paulo. Saraiva. REALE JUNIOR, Miguel. Lies Preliminares do Direito. So Paulo. Saraiva. BASTOS, Celso Ribeiro. Dicionrio de Direito Constitucional. So Paulo. Saraiva
Prof. Antnio Csar Pinheiro Cotrim

Vous aimerez peut-être aussi