Vous êtes sur la page 1sur 2

EsAO – Div Ens – CEAD – CAM

2009

Errata 01 – Brigadas Blindadas

Estaremos lançando as erratas durante a realização do nosso curso sempre que se fizerem necessárias, seja por motivo de evolução da doutrina, seja por correção dos senhores durante a realização dos exercícios e participação nos fóruns.

Nas páginas de 38 a 48 da Pub I, nós tratamos do As 3, UD I, que versa sobre Grandes Comandos e Grandes Unidades do Exército Brasileiro. Na página 38, após o primeiro parágrafo, encontramos o seguinte quadro:

EsAO – Div Ens – CEAD – CAM 2009 Errata 01 – Brigadas Blindadas Estaremos lançando
EsAO – Div Ens – CEAD – CAM 2009 Errata 01 – Brigadas Blindadas Estaremos lançando

O que faremos a partir de agora é o seguinte: a Origem, primeira coluna do quadro acima, passará a ser a Designação Atual, segunda coluna do quadro acima. Então obteremos o seguinte resultado:

Origem

Designação

Carros de Combate dos

SU de Comando

atual

RCC orgânicos da Bda

da Bda

Bda Bld

Bda Inf Bld

LEOPARD

Companhia de Comando (Cia C)

Bda Bld

Bda C Bld

M-60

Esquadrão de Comando (Esqd C)

EsAO – Div Ens – CEAD – CAM

2009

Aí surge o primeiro questionamento: caro instrutor, eu já li as dez páginas, o que eu faço agora? Eu respondo: continue seu estudo, essa alteração não trará grandes conseqüências senão para a escrita. Você deve saber que a alteração foi realizada e nós iremos trabalhar com essas Grandes Unidades durante nossa disciplina. Então, caso eu pergunte, e muito provavelmente irei perguntar daqui a algumas semanas, repito: IREI PERGUNTAR!!! Qual a característica da 42ª Bda Inf Bld evidenciada na seguinte situação ......... Fácil resposta! Os senhores irão até o capítulo de nossa publicação a que nos referimos e acharemos na página 41!!! A característica da 42ª Bda

Inf Bld que fica evidenciada na situação Alguma dúvida a esse respeito?

......

é

.......

Observem que, de acordo com a Relação de Unidades, Pub 101-0-2, na página 3-1, letra g. Brigadas de Infantaria, nós observamos a escrituração já atualizada: 41ª Bda Inf Bld; e na página 3-2, letra h. Brigadas de Cavalaria, observamos, da mesma forma, a escrituração correta: 24ª Bda C Bld.

Mas surge outro questionamento a partir dessa última conclusão: se na Relação de Unidades, que nos mostra quais Divisões de Exército, Brigadas e demais unidades trabalharemos, por que no Doc Nr 2a (Situação Geral), do Exercício de Fixação, e nos demais documentos são citadas as 42ª Bda Inf Bld e 25ª Bda C Bld? A Relação de Unidades, na página 1-1, tópico 1-2 Constituição do V Exército de Campanha, letra b., diz o seguinte: “Por meio de mobilização, poderá contar com mais 2 (duas) Bda Bld, de natureza a ser determinada conforme a necessidade, respeitando-se os prazos necessários”.

Dessa forma, já estão mobilizadas essas Grandes Unidades, 42ª Bda Inf Bld e 25ª Bda C Bld, até o encerramento de nossa disciplina, repito: até o dia 03 Jul 09, o que as habilita a participarem voluntariamente de nossa AF ou PF, muito embora eu considere de grande valia trabalhar com elas nas duas

oportunidades, ou

com

apenas

uma,

que

se

estiver

na

AF,

muito

provavelmente estará na PF. Eu sei que vocês entenderam!!! Leiam de novo ...

A alteração na composição dessas Brigadas será percebida em sua SU de

Comando. Se for Bda Inf Bld teremos uma Cia C, se for Bda C Bld teremos um Esqd C, conforme os quadros mostrados.

Não confundam

o

Esqd

C

com

o

Esqd

C

Mec.

O

Esqd

C

Mec,

no

organograma da página 39, existe nos dois tipos de Bda Bld e têm suas missões específicas.

Dúvidas??? Vamos aos fóruns!!! Bons estudos!

Cap Chagas – Instrutor de OEAS

******