Vous êtes sur la page 1sur 29

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

JEFFERSON DAMIAN

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL CENRIO PROPOSTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Utinga 2012

JEFFERSON dAMIAN

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL CENRIO PROPOSTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR Universidade Norte do Paran.

UTINGA 2012

SUMRIO

2 INTRODUO ............................................................................................................ 3

3 OBJETIVOS .................................................................................................................. 4 4 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................... 5 5 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 17 6 REFERNCIAS .......................................................................................................... 18

1. 2. INTRODUO Neste trabalho, usando o cenrio proposto Nossa Locadora de Livros, apresentado informaes importantes sobre diagramas da UML, levantando as vantagens sobre o entendimento do sistema criado por esses diagramas. Ser apresentado em especial diagrama de estado e diagrama de implantao; Ser abordado sobre as questes ticas no contexto do cenrio proposto e quais os possveis projetos de responsabilidade social que a empresa pode aplicar na comunidade e clientela. Apresentar uma pesquisa sobre a possibilidade de disponibilizar livros digitais na rea de Comunicao de Dados. Pesquisa sobre processos de criao e execuo de stored procedure no banco de dados criando um pequeno tutorial de como o processo executado. Por ltimo apresenta um estudo sobre ORM (Object Relational Mapping) citando algumas ferramentas com suas vantagens e desvantagens.

3. OBJETIVOS

Compreender melhor algumas funcionalidades da modelagem UML; Trabalhar na prtica atravs de um modelo prtico as questes ticas, a noo de uma empresa com responsabilidade social e quais seriam seus possveis projetos com a sociedade e clientela; Conhecer sobre stored procedures que so usados em banco de dados; Conhecer um pouco mais sobre ORM (Mapeamento de Objeto Relacional).

4. DESENVOLVIMENTO

O cenrio proposto Nossa Locador de Livros, usado para elaborar as atividades com base nas seguintes diretrizes: 1. Conforme estudado no a quantidade de diagramas UML criada num projeto que ir determinar a qualidade no processo e no produto, mas a eficincia no uso deles, ou seja, se criar um diagrama de caso de uso necessrio que haja atualizao ao serem implementadas novas funcionalidades no projeto. 1. Com base na afirma (4.1) levante as vantagens que o diagrama de estado pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento.

O Diagrama de Caso de Uso fornece ao diagrama de classe uma perspectiva do sistema de um ponto de vista externo (o Ator). Internamente os objetos colaboram para atender as necessidades do sistema. Essa colaborao feita atravs das Classes, essas so representadas pelo Diagrama de Classe que mostra a os atributos e operaes da classe e como essas se relacionam. Mas o Diagrama de Caso de Uso em si no muito importante, o que importa mais sua descrio, pois nela que iramos identificar as classes e ter idia de seus relacionamentos. O Diagrama de Classe mostra um conjunto de Classes, Interfaces e Colaboraes e seus relacionamentos, ele evolui junto com o sistema e pode ter perspectivas diferentes: Anlise onde identificamos os objetos(Classes) no domnio do problema; No projeto, pensamos em objetos(Classes) para a soluo do problema. O Diagrama de Classe pode apresentar ainda outros modelos: Conceitual(anlise), representa as Classes no domnio do negcio sem levar em considerao restries referentes a tecnologia que ser usada na soluo do problema; Especificao(projeto), obtido dos detalhes do modelo anterior conforme a soluo de software escolhida; Implementao, corresponde a

implementao das classes em alguma linguagem de programao. Os Diagramas de Estado, tambm conhecido por diagrama de transio de estado so amplamente utilizados na metodologia UML. Nesse tipo de diagrama so mostrados todos os estados possveis de um objeto, os eventos que mudam seu estado, as condies que devem ser satisfeitas antes que uma transio (mudana de estado) ocorra e as aes durante a vida do objeto. Um pr-requisito para sua utilizao que j exista o diagrama de caso de uso e o diagrama de classe. A principal vantagem, que o Diagrama de Estado ajuda a validar o Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Classe localizando possveis alteraes antes de comear a programao economizando possveis retrabalhos. Uma desvantagem que a medida com que o sistema se torna mais complexo, o diagrama de estado tambm se torna complexo.

Com base no cenrio proposto Nossa Locadora de Livros e usando o Diagrama de casa de uso apresentado no cenrio proposto, segue abaixo o Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Classe e um exemplo de Diagrama de Estado.

Diagrama de Caso de Uso

Descrio do diagrama de Caso de Uso O Funcionrio(Ator) do Departamento de Locao responsvel por: Manter Livros: Alm de manter o cadastro de todos os livros cadastrados e atualizados dever fazer o Controle de Autor, pois um Livro pode ter vrios autores e um ator pode ter vrios livros escritos; Manter Usurio: Ser responsvel por realizar o cadastro de novos usurios assim como manter os dados de usurios cadastrados atualizados; Gerenciar Emprstimo: O funcionrio ser responsvel por registrar todos os emprstimos feitos ao usurio; Gerenciar Devoluo: Far o registro das devolues dos livros que o usurio emprestou, essas devolues podero ocorrer de forma total ou parcial.

Com a descrio acima diagrama de Caso de Uso possvel chegar ao

Diagrama de Classe apresentado abaixo.

Diagrama de Classe [pic]

Diagrama de Estado

2. Com base no cenrio proposto e nos seus conhecimentos sobre o diagrama de implantao, levante algumas perguntas para identificar o ambiente onde o sistema da Locadora de Livros ser instalado e responda essas perguntas.

O diagrama de implantao onde se modela toda estrutura do ambiente externo. Normalmente so mostrados servidores nesse diagrama, esse recurso chamado de ns e cada n uma mquina fsica que encerra

em vrios componentes. Os diagramas de implantao modelam a plataforma de hardware para um sistema e identificam as capacidades do hardware que afetam o planejamento do desempenho e a configurao do software. Modela a arquitetura de hardware identificando os processadores. Os processadores geralmente so computadores ou equipamentos. Para o cenrio proposto algumas questes a levantar so: O sistema ir funcionar em um nico computador ou em rede (vrios acessos simultneos)? R: O acesso ao sistema ser em vrios computadores ligados em rede.

A rede por cabo ou wireless? Qual a velocidade da rede? R: A rede mista. Sendo seu acesso dividido da seguinte forma: Os computadores que iro acessar o sistema, o fazem por cabo rede padro CAT5 de 100MB; fornecido para alguns clientes especiais, acesso a internet wireless, sendo esta atravs de um roteador de 300MB que tambm isola a rede wireless do restante da rede, impedindo que os clientes vejam os computadores e os dados da empresa e tambm limitando a velocidade de acesso a Internet para no comprometer o funcionamento e a velocidade do sistema.

Nos computadores envolvidos, quais os sistemas operacionais usados? R: Todos os computadores envolvidos esto usando Windows, mas existe um projeto para diminuir gastos com licenas para que os prximos computadores comprados usem Linux.

Todos os computadores tm acesso internet? R: Por razes de segurana apenas alguns computadores tem acesso a internet.

Ter acesso ao sistema vindo da internet? R: Sim, alguns clientes com cadastro especial podero fazer reservas pela Internet.

A Empresa possui domnio registrado na internet? Se sim, esse Domnio est hospedado em um provedor ou em um servidor na empresa? R: Possui domnio e este est alojado em um provedor.

O sistema dever ser online ou realtime? R: O sistema ser apenas online.

As impresses sero centralizadas em um nico lugar e gerenciadas por um servidor de impresso? R: Um servidor de impresso ir controlar as impresses dos terminais de atendimento para serem direcionadas para uma nica impressora, da mesma forma as impresses do setor administrativo sero direcionadas todas para uma impressora localizada na sala da administrao. O uso do servidor de impresso til para controlar a quantidade e a origem das impresses permitindo que apenas sejam realizadas as impresses autorizadas.

Qual o nvel de conhecimento dos usurios

R: Todos possuem conhecimentos bsicos de informtica.

2. Identifique no contexto do cenrio proposto, como seriam trabalhadas na prtica as questes ticas. Como caracterizaramos a noo de uma empresa responsvel socialmente. Quais os projetos possveis de responsabilidade social desta empresa com relao comunidade e clientela.

A tica o conjunto de princpios que usamos para decidir as trs grandes questes da vida: Quero? Devo? Posso? Podendo muitas vezes provocar contradies pessoais internas, pois nem sempre o que eu quero, eu posso, e nem sempre eu devo.

Entre as questes ticas a serem observadas esto: Manter sigilo dos dados pessoais do cliente; Jamais divulgar informaes sobre seus dbitos; Tratar todos com igualdade e sem qualquer tipo de preconceito; Jamais tornar pblicas as crticas que por ventura um departamento fizer de outro. O mesmo se aplica a casos pessoais. Durante o levantamento das informaes pode aparecer algum que fale mal de outro departamento ou de outra pessoa, importante que essas questes no sejam divulgadas, pois podem gerar problemas srios dentro da empresa.

Na responsabilidade social e sustentabilidade, preciso ter cuidado com o descarte de resduos, principalmente os resduos eletrnicos, pois possuem metais pesados dentro de alguns componentes e estes fazem muito dado ao meio ambiente devendo ser descartados em local especfico ou ainda melhor,

entregues para empresas que fazem a reciclagem correta do resduo. Pode ser criado um pequeno posto de coleta de lixo eletrnico, para que o cliente tenha onde descartar esse tipo de lixo e garantir que sejam enviados aos locais corretos de descarte. Como responsabilidade social pode ainda elaborar projetos de incluso digital de acordo com a necessidade da comunidade. Pode criar um projeto de incluso a literatura, criando promoes que incentivem a leitura de livros fsicos e/ou digitais no local.

3. Pesquise na internet e considerando que a locadora de livros ter disponibilidade de livros digitais, relacione pelo menos 10 livros de Comunicao de Dados que poderiam ser catalogados na Locadora.

A Nossa Locadora de Livros tambm oferece livros digitais, at o momento esto disponveis 10 livros que esto listados abaixo. 1) Comunicao de Dados Vol. 22 Autor: Juergen Rochol Editora: Bookman ISBN-13: 9788540700536 Srie Livros Didticos UFRGS 394 pginas Idioma: portugus Formato: PDF; 2) PnP Digital n 1 Migrao de Dados, micro desktop com Ubuntu Linux e Outros trabalhos Autor: Iber M. Campos Editora: Thecnica Sistemas ISBN-13: 9788563719003 Idioma: Portugus Formato: EPUB; 3) Imprios da Comunicao Do telefona internet, da AT&T ao Google Autor: Tim Wu Tradutor: Claudio Carina Editora: Zahar ISBN-13: 9788537808894 Origem: US Pginas: 431 Formato: EPUB; 4) SICO: um sistema inteligente de comunicao de dados com suporte dinmico a segurana Fonte: Domnio Publico Editora: No informado Dissertao apresentada ao Programa de Mestrado em Cincias da Computao do Centro Universitrio Eurpides de Marlia Ano: 2006;

5) Cloud Computing: A Nova Arquitetura da TI Autor: Manoel Veras ISBN: 9788574525327 Editora: Brasport Formato: PDF; 6) Guia de Campo do Bom Programador Autor: Sampaio, Cleuton Editora: Brasport Formato: PUB ISBN: 9999040647294; 7) Fundamentos de VOIP Autor: Davidson Ospina Editora: Bookman Formato: PDF ISBN: 9788577802265; 8) Sistemas Distribudos: Conceitos e Projeto 4 Edio Autores: Coulouris, George; Dollimore, Jean; Kindberg Tim Editora: Bookman ISBN: 9788577800629; 9) Algortimo e Programao de Computadores Autor: Dilermando Paiva Junior, Angela de Mendona Em Editora Elsevier ISBN: 97885350329; 10) Cincia da Computao Autor: J. Glenn Brookshear Editora: Bookman Formato: PDF ISBN: 9788577803149.

4. Faa uma pesquisa que mostre como o processo de criao e execuo de uma stored procedure no banco de dados. Stored procedures so procedimentos, ou blocos de cdigos para a execuo de uma ao. Ex: Podemos criar uma stored procedure para cadastrar um livro no banco de dados, e chamar esse procedimento dentro de um boto gravar na tela do sistema. Utilize o SQL Server 2008 R2. A partir dessa pesquisa, elabore um breve tutorial que descreva esse processo.

Stored Procedure um conjunto de comandos ao qual atribudo um nome, ou grupo de instrues Transact-SQL compiladas em um nico plano de execuo. Esse conjunto fica armazenado no Banco de Dados e pode ser chamado a qualquer momento tanto pelo SGBD quanto pelo sistema que faz interface com ele. So semelhantes s linguagens de programao, pois podem conter:

Parmetros de entrada e retornar vrios valores na forma de parmetros de sada para o procedimento ou lote de chamada; Instrues de programao que executem operaes de banco de dados, incluindo chamadas para outros procedimentos; Retornar valor de status para um procedimento ou lote de chamada a fim de indicar xito ou falha.

A utilizao de Stored Procedures uma tcnica eficiente de executarmos operaes repetitivas. Ao invs de digitarmos os comandos cada vez que uma determinada operao necessite ser executada, criamos uma Stored Procedure e a chamamos. Para executar um Stored Procedure pode utilizar o comando EXECUTE. Para criar um Stored Procedure usa o comando CREATE PROCEDURE. Para nomear recomendvel utilizar o prefixo sp_, pois o SQL Server usa esse prefixo para Stored Procedure do banco de dados. Uma Stored Procedure possui os seguintes parmetros: Parmetro de entrada: permite que o comando passe um valor de dados para a Stored Procedure; Parmetro de Sada: permite que a Stored Procedure passe um valor de Dados ou uma varivel de cursor de volta para o comando; Valores de Retorno: Toda Stored Procedure retorna um cdigo de retorno inteiro ao comando. Se o procedimento armazenado no definir um valor explicitamente para o cdigo de retorno, este ser 0.

A sntese para criar uma Stored Procedure :

CREATE PROCEDURE nome_do_stored_procedure [ {@parametro tipo_de_dados_parametro}[=valor_default] [output] ] [,...n] AS comando1, comando2, comando3, ..., comando2 GO

Para criar uma Stored Procedure no banco de dados da Nossa Locadora de Livros para controlar a incluso de livro na tabela livro usando o banco de dados SQL Server 2008 r2, o script :

create procedure spInserirLivro @isbn bigint, @titulo varchar(50), @estoqueTotal int, @estoqueDisponivel int, @idClassificacao bigint as begin insert into Livro ( isbn, titulo, estoqueTotal, estoqueDisponivel, idClassificacao ) values ( @isbn, @titulo, @estoqueTotal, @estoqueDisponivel, @idClassificacao ) end

Para executar a Stored Procedure o processo tambm simples, veja o comando: EXEC nomeDaProcedure VALORES

Onde: VALORES, so as informaes que se deseja gravar no banco e devem ser informadas na ordem em que esto descritas na procedure ou seja:

isbn, titulo, estoqueTotal, estoqueDisponivel, idClassificacao

Na tabela Livro existe ainda outro campo, o idLivro, mas este no precisa ser informado pois est configurado para ser auto incremento seqencial, isso quer dizer que o prprio banco de dados controla somando mais um (+1) a cada no registro includo. Isso muito til em sistemas onde haver acesso de mltiplos usurio, assim evita a chance de que dois usurios tentem incluir registros com o mesmo nmero de sequncia. Ex: EXEC spInserirLivro 9788576055389, 'tica e responsabilidade social', 10, 10, 4 5. Faa um estudo sobre ORM (Object Relational Mapping) mapeamento objeto relacional e cite as ferramentas usadas para auxiliar nesse processo, descrevendo as vantagens e desvantagens na utilizao dessa tcnica.

Mapeamento Objeto-Relacional (ORM) uma tcnica de programao usada para reduzir a incompatibilidade entre programao orientada a objeto com o uso de banco de dados relacional. Com essa tcnica o programador no precisa se preocupar com os comantos em linguagem SQL, ele vai usar uma interface de programao

simples que faz todo o trabalho de persistncia.

Entre as ferramentas podemos citar: ADO.NET Entity Framework, usado em Visual Basic .NET e C#; DBLX::CLASS, usado na Linguagem Perl; SQLObject, para linguagem Python; Hibernate, para linguagem JAVA

Existem vrias outras ferramentas, foram citadas apenas algumas. As ferramentas ORM apresentam as seguintes vantagens: O programador escreve menos cdigo e programa com muito mais produtividade; Seu cdigo fica mais elegante; mais fcil de dar manuteno ao projeto; Melhora a padronizao da aplicao.

No encontrei desvantagens quanto ao uso das ferramentas ORM, porm, uma questo que pode ser uma desvantagem o fato de que para cada linguagem existe uma ferramenta ORM. Ou seja, se programar em JAVA deve usar o Hibernate mesmo que tenha se familiarizado mais com o SQLObjet pois o mesmo s serve para a linguagem Python e vice versa. Isso faz com que precise usar se adaptar as ferramentas ORM de acordo com a linguagem escolhida.

Como escolher um ORM?

Qualidade da documentao; Tipo e qualidade do suporte; Custo; Curva de aprendizado; Continuidade (Novos releases do projeto e periodicidade); Capacidade de execuo de stored procedures do legado; Bancos de dados suportados; Suporte a querys dinmicas; Suporte a dados hierarquizados; DataBind a .Net controls; Capacidade de fazer transaes; Performance; Facilidade de manuteno do cdigo (incluindo a a inteligibilidade do mesmo).

5. CONCIDERAES

Com esse trabalho consegui ampliei o conhecimento sobre documentao UML, implantao de sistemas, pude entender um pouco mais sobre as Stored Procedures e a comunicao entre sistema e banco de dados.

6. REFERNCIAS

Tanaka, Simone Sawasaki Anlise de Sistemas III : sistemas / Simone

Sawasaka Tanaka So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009 ISBN: 9788576054320

Silva, Flvio de Almeida e Desenvolvimento Orientado a Objetos II : Flavio de Almeida e Silva. So Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009 ISBN: 9788576055396

Caldeiro, Denise Morselli Fernandes tica e responsabilidade Social : RH / Denise Morselli Fernandes Caldeiro, Thiago Nunes Bazoli, Ndia Brunetta So Paulo : Person Prentice Hall, 2009 ISBN: 9788576055389

Flores, Emerson Ricardo Linguagens e tcnicxas de programao III : sistemas / Emerson Ricardo Flores So Paulo : Person Prentice Hall, 2009 ISBN: 9788576055402

Nishitani, Paulo Kiyoshi Comunicao de dados e teleprocessamento : sistemas / Paulo Kiyoshi Nishitani So Paulo : Person Prentice Hall, 2009 ISBN: 9788576056638

http://www.devmedia.com.br/introducao-as-stored-procedure-com-sql-server2000-2005/2213 http://www.oficinadanet.com.br/artigo/177/trabalhando_com_stored_procedures http://www.devmedia.com.br/analise-dos-melhores-orm-object-relationalmapping-para-plataforma-net/5548 http://www.inf.ufpr.br/silvia/ESNovo/UML/pdf/ModeloConceitualAl.pdf http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_069_496_11902.pdf http://imasters.com.br/artigo/3004/uml/diagramas-sequencia-e-atividades http://www.ibrau.com.br/diagramasdetransicaodeestados.htm http://www.guj.com.br/java/57398-relacao-caso-de-uso-e-diagrama-de-classe http://www.devmedia.com.br/stored-procedure-parametros-de-entrada-esaida/18573

Vous aimerez peut-être aussi