Vous êtes sur la page 1sur 15

DIRETOR DE FOTOGRAFIA

NOME: N INSC.:

PRRH
Pr-Reitoria de Recursos Humanos

DIRETOR DE FOTOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01

Considerando a determinao da exposio da imagem em ISO, uma cmera digital e uma cmera analgica (com filme), ambas reguladas em 1/125 f8 e 100 ISO, obtm-se imagens em que
A B C D E

o sujeito principal ter a mesma densidade, mas no as mesmas cores. o sujeito principal ter a mesma densidade e as mesmas cores. o sujeito principal no ter a mesma densidade nem as mesmas cores. o sujeito principal no ter a mesma densidade, mas cores suaves. o sujeito principal no ter a mesma densidade, mas cores saturadas.

02

O grfico apresentado refere-se a imagens estenopicas e apresenta as seguintes caractersticas:

- a imagem est invertida devido trajetria retilnia da luz; - a imagem est escura, porque a maior parte da luz no alcana o plano em que se forma a imagem; - a imagem no se encontra de nida com muita nitidez, porque os raios luminosos a partir de cada ponto do objeto continuam sua trajetria aps atravessar o orifcio.

Fonte: LANGFORD, M. J. Fotograa Bsica. So Paulo: Focal Press, 1979. p. 29.(adaptado)

A partir do exposto, assinale a alternativa que contm o procedimento para melhorar a qualidade da imagem.
A B C D E

Aumentar o orifcio. Fazer dois orifcios. Diminuir o tamanho do orifcio. Variar a distncia e o tamanho do orifcio. Variar somente a distncia do orifcio.

03

Philippe Dubois empresta o conceito benjaminiano de aura enquanto princpio terico da imagem fotogrfica como desaparecimento causado por
A B C D E

aproximao. movimento. distncia. trama. luminosidade.

01

04

A histria da fotografia mostra que o reinado do retrato comea em 1850 com o uso do negativo em vidro. Marque a alternativa que contm o nome do fotgrafo considerado como o maior retratista desse perodo.
A B C D E

Nicphore Niepce Louis Jacques Mand Daguerrre Felix Tournachon Nadar Henri Cartier Bresson Louis Lumire

05

O procedimento fotogrfico na Frana (1832) contou com dois pesquisadores considerados como os primeiros a conseguir fixar a imagem captada. Assinale a alternativa que apresenta esses pesquisadores.
A B C D E

Flix Tournachon Nadar e Disdri William Henri Jackson e Flix Tounachon Nadar Claude Niepce e William Henri Fox Talbot Joseph Nicphore Niepce e Louis Jacques Mand Daguerre Claude Niepce e Disdri

06

Em fotografia, ISO corresponde a


A B C D E

International System Optic. International Standar Order. International Standar Organisation. Informatic Standar Organisation. International Standar Operation.

07

A sucesso da fotografia analgica pela era eletrnica mostra um novo estado da cincia, da indstria da informao e novas necessidades da imagem que ultrapassam, em muito, as capacidades do procedimento fotogrfico. Essa diminuio das funes prticas do procedimento acompanhada de uma valorizao esttica da imagem que favorece
A B

a ascenso de uma arte e de um mercado fotogrfico, mas no a ascenso da fotografia como material artstico. a ascenso de uma arte e de um mercado fotogrfico que enfraquece a ascenso da fotografia como material artstico. a ascenso de uma arte e de um mercado fotogrfico e a ascenso da fotografia como material artstico. a ascenso de uma arte e de um mercado fotogrfico e a ascenso da fotografia como arquivo. a ascenso de uma arte e de um mercado fotogrfico e a decadncia da fotografia como documental, mas no como material artstico.

C D E

08

Boris Kossoy, terico da fotografia no Brasil, escreve que, em 1833, o procedimento nomeado fotografia j era uma prtica no pas. Com base nessa informao, assinale a alternativa que apresenta o estudioso que realizava esse procedimento.
A B C D E

Louis Cample Hyppolyte Bayard Hercules Florence Louis Aragon Adrien Nadar

02

09

A imagem fotogrfica fornece provas e funciona sempre como documento iconogrfico. Para entender esse documento, dois conceitos essenciais permitem um raciocnio crtico desse tipo de imagem. So eles:
A B C D E

ndice e imagem. ndice e cone. cone e punctum. ndice e punctum. fotogenia e punctum.

10

Segundo Jacques Aumont, na obra A imagem, a representao do espao nas imagens planas (pintura, foto e filme) reproduz somente certos traos da viso de espao, em particular as que dizem respeito profundidade. Para as pessoas em geral, fica a ideia de que o espao uma categoria
A B C D E

infinitamente menos complexa que a representao. infinitamente mais complexa que a representao. infinitamente to complexa quanto a representao. infinitamente to simples quanto a representao. infinitamente menos abrangente que a representao.

11

Os monitores de computadores e televisores funcionam com o modelo RGB que a abreviao de Red, Green e Blue. Por meio de trs lanternas com luzes vermelha, verde e azul focadas em um mesmo ponto, obtm-se uma luz
A B C D E

amarela. azul. branca. verde. vermelha.

12

Os elementos plsticos da imagem so os que a caracterizam como conjunto de formas que permitem constru-la. Considerando essa informao, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas. ( ) A superfcie da imagem e sua organizao, ou o que se chama de composio, constituda de suas relaes geomtricas mais ou menos regulares entre as partes. ( ) A gama de cores e suas relaes de contraste na superfcie da imagem funo de sua visibilidade plstica. ( ) Os elementos grficos da imagem no so essencialmente importantes em toda imagem abstrata. ( ) A matria prpria da imagem que favorece a percepo, por exemplo as diferentes pinceladas na pintura ou o gro na pelcula fotogrfica, um dos elementos plsticos da imagem. ( ) A gama de valores, ligada a maior ou menor luminosidade de cada regio da imagem e o contraste dela, constitui um de seus elementos plsticos.

A sequncia correta
A B

F - F - F - V - V. V - V - V - F - V.

C D

F - V - V - V - F. V - V - F - V - V.

V - F - V - V - F.

03

13

Considerando a escala universal de abertura de exposio, marque a alternativa que corresponde sequncia das imagens.

Fonte: FALTS, J.; LOVELL, R.; ZWAHLEN, F. Manual de Fotograa. So Paulo: Cengage Learning, 2011. p. 29.(adaptado)

A B C D E

f 1.4 / f 1 / f 2.8 f 16 / f 5.6 / f 2 f 16 / f 2.8 / f 11 f 2 / f 5.6 / f 16 f 5.6 / f2 / f 8

14

Considerando a compresso de arquivo, associe a sigla (1 coluna) com o atributo correspondente ( 2 coluna).

1. PNG 2. JPEG 3. PSD 4. EPS 5. PICT

( ) Frequentemente usado para impresso de imagens coloridas. ( ) Usado pelo programa de processamento de imagens photoshop. ( ) Novo formato padro para exibio na Internet. ( ) Arquivo de imagem extremamente reduzido por meio de compresso com perda. Muito usado na Internet.

A sequncia correta
A B C D E

4 - 5 - 2 - 1. 4 - 3 - 1 - 2. 2 - 1 - 3 - 4. 1 - 5 - 3 - 4. 2 - 3 - 4 - 1.

15

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Kelvin uma medida de temperatura ______________.
A B C D E

de cores da cmera da objetiva da luz do diafragma

04

16

As partes da frase que podem conter erro esto sublinhadas e indicadas por uma letra. Assinale a letra correspondente parte em que voc encontrou erro. A temperatura de cor padro para a iluminao interior de 3.200 K,
A

quando se reduz a intensidade de uma lmpada, a luz se torna mais avermelhada,


B C

semelhante luz ao ar livre e ao pr do sol.


D E

17

Relacione a atividade realizada (1 coluna) com o estgio de produo em televiso (2 coluna). 1. Edio do programa gravado 2. Insero dos efeitos especiais de udio 3. Pesquisar locaes 4. Escrever roteiro ou formato 5. Gravao do programa ou transmisso ao vivo A seguir, assinale a alternativa que contm a relao correta.
A B

A. Pr-produo B. Produo C.Ps-produo

4A - 5B - 3C. 4A - 3B - 2C.

C D

3A - 5B - 1C. 3A - 4B - 2C.

2A - 3B - 1C.

18

Considerando os mtodos de edio e montagem para produes em televiso, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas a seguir. ( ) A edio linear exige a digitalizao e o armazenamento do udio e do vdeo nos discos do computador. ( ) Os efeitos de som, narrao e msica podem ser adicionados durante a fase de ps-produo. ( ) O uso de transies de imagem, como corte, fuso e fade pode ser feito, tanto na ps-produo, quanto em tempo real de gravao ou transmisso. A sequncia correta
A B

F - F - V. F - V - V.

C D

V - F - F. F - V - F.

V - V - F.

19

A equipe tcnica em televiso composta por profissionais que trabalham com equipamentos e maquinarias. Considerando as atividades do diretor de fotografia na equipe tcnica e de produo em televiso, assinale a alternativa INCORRETA.
A B C D E

Consulta o operador de cmera sobre o conceito e o design da produo. Desenvolve o mtodo adequado de iluminao. Prepara a planta de iluminao para a produo. Supervisiona a instalao e o posicionamento dos instrumentos de iluminao. Balanceia todos os instrumentos de iluminao at conseguir a iluminao e os efeitos necessrios.

05

20

Em relao equipe de produo de jornalismo televisivo, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto. O ______________ o responsvel direto pela seleo e colocao de notcias em um telejornal. O ______________ escreve o texto a ser colocado no ar para os ncoras. O ______________ um reprter que filma e edita material produzido por ele mesmo.
A B C D E

produtor redator videojornalista produtor reprter operador de cmera diretor de jornalismo produtor editor reprter diretor de jornalismo produtor reprter produtor operador de cmera

21

Considere as afirmaes em relao aos formatos jornalsticos usados no telejornalismo. A seguir, indique verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas. ( ) A nota combina a apresentao ao vivo e a narrao em off coberta por imagens. ( ) A reportagem a matria jornalstica que fornece um relato ampliado do acontecimento, mostrando suas causas e repercusses. ( ) A sonora o dilogo que o jornalista matm com o entrevistado, seguindo o sistema de perguntas e respostas.

A sequncia correta
A B

F - V - F. F - V - V.

C D

V - F - F. V - V - F.

F - F - V.

22

Assinale a alternativa em que as partes integrantes da reportagem so lidas pelo reprter de telejornalismo.
A B C D E

cabea boletim sonora p p boletim off cabea boletim off

23

Considerando as tcnicas de iluminao para televiso, assinale a alternativa correta.


A B C D E

A luz lateral deve sempre acentuar os reflexos na cabea, cabelos e ombros. A luz kicker possibilita o aumento da intensidade da luz de preenchimento. A luz chave acentua e modela os cenrios e fundos. A luz de preenchimento age como ponto de referncia para os outros instrumentos de iluminao. A luz de trs utilizada para separar o sujeito do fundo ou do cenrio.

06

24

A figura a seguir ilustra uma tcnica de iluminao para televiso. Considerando as funes e o posicionamento dos instrumentos de iluminao, assinale a alternativa em que os itens 1, 2, 3 e 4 correspondem adequadamente s funes dos instrumentos na composio de iluminao disposta.
Fonte: ZETTL, H. Manual de produo de televiso. So Paulo: Cengage Learning, 2011. p. 195.(adaptado)

1 - contraluz; 2 - preenchimento; 3 - preenchimento; 4 - principal. 1 - principal; 2 - luz de fundo; 3 - principal; 4 - preenchimento. 1 - principal; 2 - contraluz; 3 - principal; 4 - preenchimento. 1 - preenchimento; 2 - luz de fundo; 3 - principal; 4 - preenchimento. 1 - preenchimento; 2 - contraluz; 3 - preenchimento; 4 - principal.

25

Assinale a alternativa em que todos os equipamentos so instrumentos de iluminao usados em produes televisivas.
A B C D E

Lente soft luz tilt lmpada fluorescente. Lente elipsoidal fresnel wipe. Fresnel luz pan lente soft. Scoop open face luz tilt. Wipe open face lmpada fluorescente.

26

A respeito dos procedimentos adequados para a iluminao local, quando as filmagens de uma cena no ocorrem em estdio, considere as seguintes afirmativas: I - Quando a gravao ocorre em um escritrio com uma janela grande, possvel fotografar a vista da janela, utilizando a imagem obtida como fonte de vdeo para chroma-key. II - Em uma gravao interna, como um quarto, a luz de uma janela pode ser usada como principal ou contraluz, atentando para a combinao da temperatura de cor entre todas as fontes de luz utilizadas. III - A luz ideal para a gravao ao ar livre de um dia com luz solar intensa, em que a iluminao semelhante produzida pelos soft lights. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas III. apenas I e II.

apenas II e III.

07

27

Assinale a alternativa em que todos os itens so sistemas de gravao em fita de vdeo digital.
A B C D E

Hi 8 DV VHS. Digital 8 Betacam SP S-VHS. DVCAM Betacam SX HDV. S-VHS Betacam SP HDTV. DVC Pro Hi 8 HDV.

28

Em relao s caractersticas do sinal de vdeo digital, assinale a alternativa correta.


A B

O sistema digital processa e grava um sinal contnuo, oscilando exatamente como o sinal original. A digitalizao do sinal de vdeo um processo composto pelas etapas de suavizao, amostragem, quantizao e codificao. Os sistemas de varredura digital utilizados como padro pela indstria so de 720p, 1080i e 1440p. A compactao do sinal digital ocorre sempre sem perdas, mantendo o mesmo nmero de pixels da imagem original. A transmisso do sinal digital se d somente por meio de cabos coaxiais, de fibra ptica e de rede.

C D

29

Considerando os atributos da imagem em cmeras de televiso, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O canal de crominncia das cmeras de televiso em cores transporta todos os atributos de matiz, combinando as intensidades de vermelho, verde e azul (RGB). A cor vermelho-claro altamente saturada, por outro lado, o bege se caracteriza pela baixa saturao. A resoluo espacial das imagens de vdeo digital determinada pelo nmero de pixels em cada quadro. A resoluo temporal das imagens de vdeo digital determinada pelas quantidades de quadros visveis por segundo e de linhas de varredura utilizadas. Quanto relao de contraste para se obter imagens com qualidade ideal, as reas mais claras da imagem devem ser apenas 50 vezes mais claras que a rea mais escura.

B C D

30

Considerando as imagens A e B, assinale a alternativa correta.

Fonte: ZETTL, H. Manual de produo de televiso. So Paulo: Cengage Learning, 2011. p. 90.(adaptado)

A B C D E

A imagem A apresenta uma profundidade de campo acentuada e comprimento focal longo. A imagem B apresenta uma profundidade de campo superficial e comprimento focal curto. Na imagem A, o valor f-stop menor que o da imagem B. Na imagem B, o comprimento focal curto com nvel de luz considerado alto. A imagem A tem abertura reduzida do diafragma e comprimento focal curto.

08

DIRETOR DE FOTOGRAFIA

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO

Para responder s questes de nmeros 31 a 36, leia a reportagem de Lus Guilherme Barrucho publicada na edio da revista Veja, de 05 /03/2012.

Onde est o verbete bom senso ? dicionrio Houaiss, o maior do pas, est na mira da patrulha politicamente correta, que acredita lutar contra o preconceito apagando palavras e de nies. Dicionrio, conforme se 5 encontra no Aurlio, o conjunto de vocbulos duma lngua ou de termos prprios duma cincia ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e com o respectivo signi cado. Dicionrio o celeiro do idioma, o banco central da linguagem formado por 10 palavras compiladas segundo um nico critrio, o de estarem em uso ou terem sido usadas no passado. Censurar ou podar palavras dos dicionrios uma estupidez que se equipara loucura de rasgar dinheiro por ser contra o capitalismo ou ao desatino orestas nativas para matar serpentes 15 de queimar venenosas. Pois foi exatamente isso que um procurador da Repblica do Ministrio Pblico Federal de Uberlndia, em Minas Gerais, tentou ao ajuizar uma 20 ao civil pblica pedindo a remoo das livrarias do dicionrio Houaiss, o mais completo do pas, com 228.500 verbetes, publicado pela editora Objetiva. O procurador deu guarida a um pedido bizarro feito em 2009 por uma pessoa que sustentava que duas 25 de nies da palavra cigano, mesmo que devidamente registradas no dicionrio como sendo de uso pejorativo, so ofensivas etnia e devem ser banidas. Enquanto isso no fosse feito e novas edies devidamente higienizadas do dicionrio no fossem produzidas, o Houaiss deveria ser retirado das livrarias, e sua venda, proibida. O Houaiss registra que, pejorativamente, cigano aquele que trapaceia; velhaco, burlador e aquele que faz 35 barganha, que apegado ao dinheiro; agiota, sovina.
30

45

inadequadas pelos ditadores e sua substituio por termos novos criados especi camente para suprimir a verdade. Quem pede a suspenso de uma obra porque ela contm um termo considerado discriminatrio est assassinando a cultura brasileira, que a cada dia torpedeada por novas empreitadas da patrulha do politicamente correto , diz o imortal Evanildo Bechara, membro da comisso de lexicgrafos como so chamados os fazedores de dicionrios da Academia Brasileira de Letras. Diz Breno Lerner, superintendente da Melhoramentos, responsvel pelo dicionrio Michaelis, que contra a interveno do procurador: medida que a sociedade se torna mais politicamente correta, cabe ao dicionrio retratar isso com o maior rigor possvel. como a fotogra a de uma paisagem se a paisagem muda, nosso dever fazer um novo retrato, com a maior exatido. O diretor-geral da Objetiva, que edita o Houaiss, Roberto Feith, no concorda com a tese de que a maneira de se atualizar passe pela higienizao do contedo dos dicionrios e de outras obras literrias ou culturais. Os dicionaristas do Houaiss pretendem, segundo ele, re etir as mudanas na paisagem mencionadas por Breno Lerner, no suprimindo dados do passado, mas acrescentando informaes relevantes para o presente. No caso de cigano, destaca Feith, as prximas edies vo informar que as de nies ofensivas " resultam de antiga tradio europeia, pejorativa e xenfoba". A tentao de reescrever o passado resistente. H mais de dez anos, outra ao contra o Houaiss tentou apagar a de nio pejorativa de judeu como " pessoa usurria, avarenta". Os dicionrios costumam ser revistos por equipes de lexicgrafos a cada cinco ou dez anos, quando se montam novas edies que incluem palavras incorporadas ao idioma (exemplos encontrados no novo Houaiss: blogosfera, tubana, blogar, pitaco, empoderamento). Resume o acadmico Bechara: O dicionrio tem a funo de ser o espelho vivo da lngua, o repertrio da memria cultural e histrica do idioma. (adaptado)

50

55

60

65

70

75

80

Pode incorrer em preconceito quem utiliza a palavra cigano nas acepes acima, mas incorre em um desvio muito pior quem prope censurar esses 40 registros por seu potencial ofensivo. Esta postura, a de empobrecer o idioma, um dos instintos automticos das mentes totalitrias. No livro 1984, de George Orwell, um Ministrio da Verdade se dedica justamente supresso das palavras consideradas

85

09

31

O ttulo e a argumentao desenvolvida ao longo do texto permitem inferir que o autor


A B C D E

concorda com a tese acolhida pelo procurador da Repblica. faz um alerta para o perigo de os dicionrios disseminarem preconceitos. apresenta ponto de vista semelhante ao de Roberto Feith e Evanildo Bechara. adota uma perspectiva de imparcialidade frente polmica que noticia. critica o excesso de liberdade no uso de palavras no seu sentido pejorativo.

32

Como recurso de concluso do primeiro pargrafo, constri-se uma definio ______________ de dicionrio ao aproxim-lo das imagens de um celeiro e de um banco de dados. Com essa estratgia, nota-se que o ______________ usado para a expresso lingustica dessas imagens e a expressividade da linguagem ______________ explorada como recurso argumentativo. A sequncia correta
A B C D E

subjetiva predicativo do sujeito conotativa. objetiva aposto denotativa. subjetiva predicativo do sujeito denotativa. objetiva aposto conotativa. subjetiva predicativo do objeto conotativa.

33

Com base na leitura do segundo pargrafo, considere as afirmativas a seguir. I - A avaliao da retirada ou da censura de palavras dos dicionrios como estupidez e o emprego de loucura e desatino mostram que a orientao argumentativa do texto a de se ratificar as aes de retirar ou censurar. II - O segmento se equipara introduz a expresso de um raciocnio baseado nas semelhanas entre situaes, com a seguinte lgica: o meio escolhido para se chegar ao fim completamente equivocado. III - O substantivo desatino pode, coerente com o contexto, ser substitudo por demncia, criando-se condies para o emprego da crase. Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas III.

C D

apenas I e II. apenas II e III.

I, II e III.

34

Ao longo de um texto, os pronomes podem contribuir para a coeso de duas formas: na recuperao de referentes mencionados anteriormente ou na antecipao de referentes a serem mencionados posteriormente. Essa segunda possibilidade explorada em
A

(...) na mira da patrulha politicamente correta, que acredita lutar contra o preconceito apagando palavras ou definies (.1-4). Pois foi exatamente isso que um Procurador da Repblica do Ministrio Pblico Federal de Uberlndia, em Minas Gerais, tentou (...) (.17-19). Enquanto isso no fosse feito e novas edies devidamente " higienizadas" do dicionrio no fossem produzidas (...) (.29 a 31). Esta postura, a de empobrecer o idioma, um dos instintos automticos de mentes totalitrias (.40 a 42). O diretor-geral da Objetiva, que edita o Houaiss, Roberto Feith, no concorda com a tese de que (...) (.64-65).

D E

10

35

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa sobre o emprego das aspas no texto. ( ) No primeiro e no quarto pargrafos, as aspas servem para salientar o teor dos depoimentos dados pelos dicionaristas Aurlio e Houaiss acerca da discusso apresentada na reportagem. ( ) Na linha 30, as aspas realam ironicamente a palavra higienizadas. ( ) Para fundamentar suas declaraes, o autor recorre ao testemunho de especialistas, demarcando com aspas a fala atribuda a eles, como no sexto e no ltimo pargrafos. ( ) Na informao subsidiria encontrada entre parnteses nas linhas 83 a 85, as aspas destacam palavras que, como cigano, tero seus verbetes modificados na prxima edio do dicionrio Houaiss. A sequncia correta
A B

V - F - F - V. F - F - V - V.

C D

F - V - V - F. V - V - F - F.

F - F - V - F.

CHARGE

Para responder s questes de nmeros 36 e 37, considere a imagem a seguir.

36

Na reportagem, essa ilustrao acompanha o texto e com ele estabelece coerncia. Tendo isso em mente, analise as afirmativas a seguir. I - A tesoura o instrumento com o qual o juiz executa a ao de suprimir palavras, aludindo, figuradamente, censura. II - A ao com a qual o magistrado est envolvido vai de encontro ao que se prope o Ministrio da Verdade apresentado nas linhas 42 a 47. III - A cesta cheia de recortes corrobora o que Bechara declara sobre a cultura brasileira e as novas empreitadas da patrulha do politicamente correto (.50-52). Est(o) correta(s)
A B

apenas I. apenas II.

C D

apenas I e III. apenas II e III.

I, II e III.

11

Fonte: Ilustrao Roberto Negreiros, Veja, 05 /03/2012. (adaptado)

37

Na ilustrao, o dicionrio aparece como o objeto afetado pela ao do juiz. Uma das formas de expressar linguisticamente essa ideia o emprego da voz passiva, como em:
A B C D E

O magistrado est modificando palavras do dicionrio. O dicionrio est sendo modificado pelo magistrado. O dicionrio, com a interveno do magistrado, parece todo modificado. O magistrado quer modificar palavras do dicionrio. O dicionrio recebeu as modificaes feitas pelo magistrado.

TEXTO

Para responder s questes de nmeros 38 a 40, leia um fragmento da crnica Vamos queimar os dicionrios, de Lya Luft, publicada na edio da revista Veja de 14/03/2012 .

Vamos queimar os dicionrios gora, de novo para meu incorrigvel assombro, em um lugar deste vasto, belo, contraditrio pas que a gente tanto ama, desejam sustar a circulao do Dicionrio Houaiss, porque no verbete 5 cigano consta tambm o uso pejorativo que, digase de passagem, no foi inventado por Houaiss, mas era ou uso de alguns falantes brasileiros, que o autor meramente, como de sua obrigao, registrou. Ora, para tentar um empreendimento desse vulto, 10 como suspender um dicionrio de tal peso e envergadura, seria preciso um profundo e preciso conhecimento de lingustica, de lexicogra a, uma formao slida sobre o que so dicionrios e como so feitos. O dicionarista no inventa, no acusa nem elogia, deve ser imparcial porque apenas algum que registra os fatos da lngua, normalmente da lnguapadro, embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos etc. Ento, se no verbete 20 cigano Houaiss colocou tambm os modos pejorativos como a palavra ou foi empregada,
15

critic-lo por isso uma tolice sem tamanho, que, se no cuidarmos, atingir outros termos em outros dicionrios, com esse olhar rancoroso. Vamos nos 25 informar, antes de falar. Vamos estudar, antes de criticar. Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literrias ou cient cas com o azedume de nossos preconceitos e da nossa pequenez ou implicncias infundadas. H coisas 30 muito mais importantes a fazer neste pas, como estimular o cuidado com a educao, melhorar o atendimento sade, promover e preservar a dignidade de todos ns. Ou, numa mistura maligna de arrogncia e ignorncia talvez simplesmente porque no temos nada melhor a fazer -, vamos deletar as palavras que nos incomodam, os costumes que nos irritam, as pessoas que nos atrapalham e, quem sabe, iniciar uma campanha de queima de livros. De autores, seria um 40 segundo passo. E assim caminhar para trs, velozmente, o que temos de humanidade.
35

38

Na frase inicial, o emprego de desejam sustar (.3)


A B

revela a estratgia de indeterminar o agente responsvel pela ao que provocou o assombro referido na linha 1. caracteriza uma orao sem sujeito, o que permite destacar somente a ao verbal em detrimento do agente que a realiza. mostra que o objeto afetado pela ao de sustar no ser mencionado. possibilita fazer referncia a quem se beneficia com a realizao da ao verbal. cria o efeito de se inclurem os leitores na discusso, atribuindo-se tambm a eles a realizao da ao verbal.

C D E

12

39

Na crnica, o tratamento em primeira pessoa do plural estratgico, pois permite que a autora
A B C D

expresse o mesmo posicionamento de quem est indignado com o teor pejorativo de verbetes como cigano. se dirija aos crticos do dicionrio Houaiss, embora no faa parte desse grupo. se manifeste como porta-voz de ideias que so compartilhadas por seus leitores. se mostre solidria com os defensores da tese de que os dicionrios no devem conter referncia a usos pejorativos das palavras. enfatize o tom cerimonioso e formal com o qual se dirige respeitosamente a seus interlocutores.

40

Em textos escritos seguindo o padro culto da lngua, o verbo haver deve adequar-se a normas de concordncia, de que exemplo o segmento embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos, etc. (.18-19). Considerando essas normas, analise as frases a seguir. A argumentao parece coerente, ______________ os exemplos dos dicionrios. Ainda que ______________ ressalvas, a argumentao parece coerente. Espero que ______________ fortes evidncias na sua argumentao.

A sequncia que completa corretamente as lacunas


A B C D E

hajam vistas hajam haja. hajam vista haja hajam. hajam visto haja haja. haja vista hajam hajam. haja vista haja haja.

13

Vous aimerez peut-être aussi