Vous êtes sur la page 1sur 10

ORGANIZAO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO

VIRTUALIZAO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SISITEMA OPERACIONAIS

PAULO AFONSO BA OUT / 2009

Alexsandro de Lima Silva Jackson Barbosa Bezerra Leandro Edizio

VIRTUALIZAO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SISITEMA OPERACIONAIS

Trabalho complementar sobre Virtualizao de Sistemas Operacionais, apresentado ao curso de S.I. da FASETE, no turno noturno, 4 Perodo, como Atividade para 2 etapa sob orientao do Professor: Antonio

Henrique.

PAULO AFONSO BA OUT / 2009

SUMRIO

Virtualizao de Sistemas Operacionais (objetivo) ...................................................02

Introduo ................................................................................................................02

Virtualizao ..........................................................................................................03
Mquina virtual e Mquina Real ................................................................................04

Componentes da Mquina Virtual .............................................................................04

Requisitos de uma Mquina virtual ...........................................................................05

Pontos Positivos ........................................................................................................05

Pontos Negativos ......................................................................................................06

Motivao para o uso da Mquina Virtual .................................................................06

Interface mais comum ...............................................................................................07

Fontes de Pesquisa ...................................................................................................06

VIRTUALIZAO DE SISTEMAS OPERACIONAIS


Objetivo: Mostrar de forma conceitual o que virtualizao de sistemas operacionais e demonstrar na prtica como funciona esse recurso. O software utilizado : VMware Server.

INTRODUO
A virtualizao de sistemas operacionais abrange uma srie de vantagens no que diz respeito segurana e custo. Ela permite o teste de sistemas operacionais sem risco de danificar o sistema nativo instalado no computador e tambm executar programas que necessitam de uma verso de s.o. anterior ou superior para o seu funcionamento.

Tendo em vista esta tcnica to eficaz resolvemos abordar um pouco das duas ferramentas mais utilizadas para virtualizao de sistemas operacionais. O VMware Workstation e o Virtual PC.

Por meio da evoluo do hardware novas tecnologias vem sendo apresentadas aos seus usurios. Mas nem sempre e possvel acompanhar e atualizar o sistema operacional utilizado. Muitas vezes, isso envolve o custo com a atualizao de aplicativos e pode levar a uma migrao do programa utilizado na linha de negocio da empresa.

Nesse ponto, apesar dos novos recursos tecnolgicos, a portabilidade tornase uma questo critica. Com isso, muitas empresas abdicam dessas melhorias e preferem manter uma arquitetura de software antigo sobre hardwares novos.

Com o recurso de virtualizao esperamos unir o melhor dos dois mundos. Mostrar os impactos produtivos positivos que podem ser obtidos sem gerar uma ruptura abrupta dos aplicativos utilizados na linha negocio em uma plataforma antiga.

VIRTUALIZAO
Virtualizao um recurso de software que permite a execuo de forma virtual de um ou mais sistemas operacionais em apenas uma mquina fsica, que por sua vez j possui um sistema operacional nativo instalado. Ou seja, instalado um software no sistema operacional e a partir desse software, outros sistemas operacionais podem ser instalados de forma virtual, sendo que esses funcionam normalmente como servidores ou desktops.

O software de virtualizao de sistemas operacionais tambm funciona de forma nativa, ou seja, o prprio software o sistema operacional e com este em execuo, os demais sistemas operacionais so instalados de forma virtual.

Esse recurso no novo, pois j foi utilizado nos anos 60, na poca dos mainframes. De acordo com a idc, ela est a caminho de se tornar uma prtica padro entre as mil maiores empresas do mundo, listadas no ranking fortune 1.000. Segundo dados da forrester research, mais de 40% das empresas norteamericanas j utilizam essa tecnologia em modo de produo.

Recentemente, o recurso de virtualizao tem chamado ateno de pequenas e principalmente, grandes empresas, pois a utilizao desse recurso pode gerar economia de energia eltrica, recursos de hardware e espao. Assim, a empresa acaba eliminando custos sem impactar na funcionalidade dos equipamentos, incluindo servidores e desktops.

No mercado, os principais softwares de Virtualizao so: virtual pc, da Microsoft e VMware Workstation, da VMware. As verses para servidores so respectivamente: Virtual Server e VMware ESX Server/GSX Server.

O software de virtualizao define quais recursos de hardware sero utilizados e como sero utilizados. O software gerencivel e pode realocar os recursos de memria, processamento, espao em disco e outros recursos de acordo com a demanda do sistema operacional virtual. Uma das vantagens da aplicao

desse recurso que os recursos dos microcomputadores ou servidores podem ser aproveitados ao mximo, uma vez que quando softwares e sistemas operacionais so utilizados de forma nativa, ou seja, sem virtualizao, diversos recursos do equipamento ficam ociosos, como memria, espao em disco e processamento.

MQUINA VIRTUAL E MQUINA REAL


Uma mquina virtual um espao virtual isolado com acesso ao hardware, onde funciona um sistema virtual. Mquina virtual (em ingls, Virtual Machine VM) o termo a que nos referimos quando estamos trabalhando com sistemas virtuais executando em uma mquina real. Uma mquina virtual Uma duplicata eficiente e isolada de uma mquina real [POPEK e GOLDBERG].

Uma mquina real formada por vrios componentes fsicos que fornecem operaes para o sistema operacional e suas aplicaes. A funcionalidade e o nvel de abstrao de uma mquina virtual encontram-se em uma posio intermediria entre uma mquina real e um emulador, de forma que os recursos de hardware e de controle so abstrados e usados pelas aplicaes [LAUREANO 2006].

COMPONENTES DA MQUINA VIRTUAL


Todos os componentes fsicos so emulados na maquina virtual. Mas para o sistema operacional, seja ele hospedeiro ou convidado, interpreta como hardware fsico. Abaixo, segue uma lista dos componentes bsicos de hardware e seu correspondente emulado. COMPONENTES BIOS Chipset Soud card
Network adapter (multi-function)

HARDWARE VIRTUAL AMI BIOS Intel 440BX Creative Labs Soud Blaster 16 ISA Plug and Play DEC 21140A 10/100 S3 Trio 32/64 PCI with 8 MB Video RAM

Vdeo card

REQUISITOS
A soma dos recursos a serem executadas simultaneamente resultara nos recursos totais a serem disponibilizados pelo hospedeiro e seus convidados.
SISTEMA CONVIDADO MEMRIA MNIMA MNIMO DE HD

Windows 98 , Windows 98 Secoud Edition Windows Millenium Edition (Windows ME) Windows 2000 Professional Windows XP Home Edition Windows XP Profissional

64 MB 96 MB 96 MB 128 MB 128 MB

500 MB 2 GB 2 GB 2 GB 2 GB

Para rodar um sistema com duas maquinas virtuais do Windows XP Professional sobre o Windows Vista teramos a necessidade de um disco rgido de 19 GB (15 GB + 2 GB + 2 GB) e memria de 768 MB (512 MB + 128 MB +128 MB).

PONTOS POSITIVOS
As principais vantagens podem ser observadas tanto em cenrios desktop como servidores. Podemos utilizar em aplicaes legado, treinamento de usurios, prover suporte ou para testar um sistema. A reproduo de um ambiente virtual similar ao do cliente reduz a chance de risco em migraes de uma plataforma, validar procedimentos e ajudar na homologao de sistemas.

Outro aspecto a ser avaliado esta na rotina de consolidao de servidores. No existe mais espao para subutilizao de recursos. Podemos ter diversas mquinas virtuais rodando servidores de arquivo, impresso e autenticao sem a necessidade de ter um hardware especifico para cada servio. Com isso podemos reduzir os gastos envolvidos na aquisio de novos equipamentos, consumo de energia, aquisio de licena para sistema operacional alem de espao fsico para acomodar os equipamentos.

As imagens geradas so fceis de serem gerenciadas. Temos com isso um recurso importantssimo para a reduo do downtime visto que as maquinas podem ser facilmente restauradas e utilizadas em ambiente de produo.

PONTOS NEGATIVOS

Embora seja uma soluo robusta, cada maquina virtual adicionada gera uma carga adicional no hypervisor. O consumo fica entre 5 e 15 da potencia da CPU. Por isso, deve ser feito um estudo sobre o impacto que pode ser gerado pela infraestrutura da maquina virtual.

Outra questo esta associada s demandas por IO e processos CPU Bound. Para priorizar maior fatia de tempo as maquinas virtuais utilizam dois meios. No ambiente servidor a aplicao permite estipular um percentual para a carga da CPU.

No ambiente estao voc define que a maquina virtual na janela ativa pode rodar com maior disponibilidade possvel em dado momento.

MOTIVAO PARA O USO DAS MQUINAS VIRTUAIS


Os sistemas computacionais tradicionais, de uma forma bsica, so projetados com trs componentes: o hardware, o sistema operacional e as aplicaes.

Representao dos componentes dos sistemas tradicionais

O hardware executa as operaes solicitadas pelas aplicaes. O sistema operacional recebe as solicitaes das operaes por meio das chamadas de sistemas e controla o hardware.

Devido ao fato de os projetistas de hardware, sistema operacional e aplicaes trabalharem independentemente, geraram ao longo dos anos vrias plataformas operacionais diferentes e incompatveis entre si. Assim as aplicaes escritas para uma plataforma no funcionam para outra.

A utilizao de mquinas virtuais possibilita contornar essa dificuldade, pois permite que diferentes aplicaes de diferentes plataformas executem ao mesmo tempo em um mesmo hardware.

Em ambiente virtualizado podemos, por exemplo, criar uma mquina virtual executando Windows, outra executando Linux, alm de outras, as quais executaro simultaneamente no mesmo computador. o monitor de mquinas virtuais que permite estas implementaes.

INTERFACE MAIS COMUM


Nesse ambiente est sendo virtualizado o Windows 2000 Server no Windows XP.

Software VM Ware - em execuo

Sistema Operacional Windows 2000 Server - Virtualizado

Sistemas operacional XP Sistema Principal

FONTES DE PESQUISA

<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Virtualiza%C3%A7%C3%A3o&oldid=61404 55>. <http://www.linuxsecurity.com.br/article.php?sid=11205>. <http://www.jckinformatica.blogspot.com>. <http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/05/11/idgnoticia.2007-0511.4903928778>. <http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/05/10/idgnoticia.2007-0510.5100586662>. <http://www.strattus.com.br/noticias.asp?CodNoticia=14>. <http://www.intel.com/portugues/business/technologies/virtualization.htm>. <http://www.imasters.com.br/artigo/3781/redes/virtualizacao_de_servidores/>. <http://www.imasters.com.br/artigo/3786/redes/virtualizacao_de_servidores_parte_02/>. MS Virtual PC, documentao oficial do produto. MS Vitual server, documentao oficial do produto. VMWare Wrkstation, documentao oficial do produto. VMWare ESX Server/GSX Server, documentao oficial do produto. <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150050509 WIKIPDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta contedo enciclopdico. Disponvel em:

Vous aimerez peut-être aussi