Vous êtes sur la page 1sur 10

CETEP Centro Territorial De Educao Profissional Do Litoral Norte E Agreste Baiano Curso Tcnico em Enfermagem

A EVOLUO DOS COMPUTADORES

MARIJANE SOUZA SANTOS

ALAGOINHAS BA 2013

Marijane Souza santos

A Evoluo dos Computadores

Trabalho apresentado Cetep como pr-requisito avaliativo da disciplina Informtica.

ALAGOINHAS BA 2013

A Evoluo dos Computadores

1.Introduo..............................................................................

2.A Histria e Evoluo do Computador................................

3.Concluso................................................................................

4.Bibliografia e Sites..................................................................

Introduo

Neste trabalho ir ser apresentada a evoluo do computador como tambm sua histria, desde a primeira gerao de computadores e os avanos conquistados ao longo dos anos. A Histria e Evoluo do Computador Nos dias de hoje, quando se ouve falar em processadores de 1 GHz at nos d sono, de to comuns que eles j se tornaram. Pouca gente j ouviu falar no 8088, que foi o processador usado no PC XT, a quase 20 anos atrs, e muito menos no INATEL 4004, o primeiro microprocessador, lanado em 71. Na poca dos nossos bisavs os computadores j existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecnicos, que realizavam clculos atravs de um sistema de engrenagens, acionando por uma manivela ou outro sistema mecnico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registradoras era bastante utilizado naquela poca. No final do sculo XIX surgiu o rel, um dispositivo eletromecnico, formado por um magneto mvel, que se desloca unindo dois contactos metlicos. O Rel foi muito usado no sistema telefnico, alis algumas centrais analgicas ainda utilizam estes dispositivos at hoje. Os rels podem ser considerados uma espcie de antepassados dos transistores. Suas limitaes eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um rel demora mais de um milsimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhes de vezes mais lento que um transistor atual.

Tambm no final do sculo XIX, surgiram as primeiras vlvulas. As vlvulas foram usadas para criar os primeiros computadores eletrnicos, na dcada de 40. As vlvulas tm seu funcionamento baseado no fluxo de eltrons no vcuo. Tudo comeou numa certa tarde quando Thomas Edison, inventor da lmpada elctrica estava brincando com a sua inveno. Ele percebeu que ao ligar a lmpada ao plo positivo de uma bateria e uma placa metlica ao plo negativo, era possvel medir uma certa corrente fluindo do filamento da lmpada chapa metlica, mesmo que os dois estivessem isolados. Havia sido descoberto o efeito terminico, o princpio de funcionamento das vlvulas. As vlvulas j eram bem mais rpidas que os rels, atingia freqncias de alguns Megahertz, o problema que aqueciam muito, consumiam muita eletricidade e queimavam-se facilmente. Construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicados, e muito caro. Apesar de tudo isso, os primeiros computadores comearam a surgir durante a dcada de 40, naturalmente com propsitos militares. Os principais usos eram a codificao e descodificao de mensagens e clculos de artilharia. Sem dvida, o computador mais famoso daquela poca foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), construdo em 1945. O ENIAC era composto por nada menos do que 17,468 vlvulas, ocupando um galpo imenso. Porm, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC ridculo para os padres atuais, suficiente para processar apenas 5.000 adies, 357 multiplicaes e 38 divises por segundo, bem menos at do que uma calculadora de bolso atual, das mais simples. A idia era construir um computador para realizar vrios tipos de clculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Porm, o ENIAC acabou sendo terminado exatos 3 meses depois do final da Guerra e acabou

sendo usado durante a guerra fria, contribuindo por exemplo no projecto da bomba de Hidrognio. Se voc acha que programar em C ou em Assembly complicado, imagine como era a vida dos programadores daquela poca. A programao do ENIAC era feita atravs de 6.000 chaves manuais. A cada novo clculo, era preciso reprogramar vrias destas chaves. Isso sem falar no resultado, que era dado de forma binria atravs de um conjunto de luzes. No toa que a maior parte dos programadores da poca eram mulheres, s mesmo elas para ter a pacincia necessria para programar e reprogramar esse emaranhado de chaves vrias vezes ao dia. Abaixo est a foto de uma vlvula muito usada na dcada de 40:

Vendo essa foto fcil imaginar por que as vlvulas eram to problemticas e caras: elas eram simplesmente complexas demais. Mesmo assim, na poca a maior parte da indstria continuou trabalhando no aperfeioamento das vlvulas, obtendo modelos menores e mais confiveis. Porm, vrios pesquisadores, comearam a procurar alternativas menos problemticas. Vrias destas pesquisas tinha como objectivo a pesquisa de novos materiais, tanto condutores, quanto isolantes. Os pesquisadores comearam ento a descobrir que alguns materiais no se enquadravam nem em um grupo nem no outro, pois de acordo com a circunstncia, podiam aturar tanto quando isolantes quanto como condutores, formando uma espcie de grupo intermedirio que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores. Haviam encontrado a chave para desenvolver o transstor. O primeiro projecto surgiu em 16 de Dezembro de 47, onde era usado um pequeno bloco de germnio

(que na poca era junto com o silcio o semicondutor mais pesquisado) e trs filamentos de ouro. Um filamento era o plo positivo, o outro o plo negativo, enquanto o terceiro tinha a funo de controlo. Tendo apenas uma carga eltrica no polo positivo, nada acontecia, o germnio atuava como um isolante, bloqueando a corrente. Porm, quando uma certa tenso eltrica era aplicada usando o filamento de controle, uma fenmeno acontecia e a carga eltrica passava a fluir para o plo negativo. Haviam criado um dispositivo que substitua a vlvula, sem possuir partes mveis, gastando uma frao da eletricidade gasta por uma e, ao mesmo tempo, muito mais rpido.

O primeiro projeto de transistor Este primeiro transistor era relativamente grande, mas no demorou muito para que este modelo inicial fosse aperfeioado. Durante a dcada de 50, o transistor foi gradualmente dominando a indstria, substituindo rapidamente as problemticas vlvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho, caindo de preo e tornando-se mais rpidos. Alguns transistores da poca podiam operar a at 100 MHz. Claro que esta era a freqncia que podia ser alcanada por um transistor sozinho, nos computadores da poca, a freqncia de operao era muito menor, j que em cada ciclo de processamento o sinal precisa passar por vrios transistores. Mas, o grande salto foi a substituio do germnio pelo silcio. Isto permitiu atualizar ainda mais os transistores e baixar seu custo de produo. Os primeiros

transstores de juno comerciais foram produzidos partir de 1960 pela Crystalonics. A ideia do uso do silcio para construir transstores que adicionando certas substncias em pequenas quantidades possvel alterar as propriedades elctricas do silcio. As primeiras experincias usavam fsforo e boro, que transformavam o silcio em condutor por cargas negativas ou condutor por cargas positivas, dependendo de qual dos dois materiais fosse usado. Estas substncias adicionadas ao silcio so chamadas de impurezas, e o silcio contaminado por elas chamado de silcio dopado. O funcionamento e um transstor bastante simples, quase elementar. como naquele velho ditado as melhores invenes so as mais simples. As vlvulas eram muito mais complexas que os transstores e mesmo assim foram rapidamente substitudas por eles. Um transstor composto basicamente de trs filamentos, chamados de base, emissor e colector. O emissor o plo positivo, o colector o plo negativo, enquanto a base quem controla o estado do transstor, que como vimos, pode estar ligado ou desligado. Veja como estes trs componentes so agrupados num transstor moderno:

Quando o transistor est desligado, no existe carga eltrica na base, por isso, no existe corrente eltrica entre o emissor e o coletar. Quanto aplicada uma certa tenso na base, o circuito fechado e estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor.

Outro grande salto veio quando os fabricantes deram-se conta que era possvel construir vrios transistores sobre o mesmo waffer de silcio. Havia surgido ento o circuito integrado, vrios transistores dentro do mesmo encapsulamento. No demorou muito para surgirem os primeiros micro chips.

Concluso Gostamos bastante de realizar este trabalho porque apesar de ficar-mos a conhecer melhor o programa Microsoft Word tambm ficamos, a saber, como os computadores evoluram.

Bibliografia Sites: http://images.google.pt/images?q=portateis&svnum=10&hl=pt-BR&lr= http://images.google.pt/images?q=evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20computad or&hl=pt-BR&sa=N&tab=wi http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g3/historia_e_evolucao_dos_computad.htm

Vous aimerez peut-être aussi