Vous êtes sur la page 1sur 55

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE

1 PERODO

Kyldes Batista Vicente Sibele Letcia Rodrigues de Oliveira Biazotto

PALMAS-TO/ 2005

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

APRESENTAO

Este caderno de estudos e atividades da disciplina de Matrizes e Mtodos da Linguagem Forense tem como objetivo incentivar em voc o desenvolvimento da prtica da reflexo no que se refere ao conhecimento da linguagem jurdica. Para que voc possa desenvolver melhor o seu raciocnio, as atividades, ora apresentadas, fundamentam-se, sobretudo, na comparao entre os nveis de linguagem, no conhecimento da lngua padro e da linguagem tcnica jurdica. Esses estudos tm o objetivo de lev-lo a compreender de forma satisfatria a linguagem dessa rea, como tambm a produo textual, utilizando a estilstica, o vocabulrio e a estrutura referentes redao jurdica. Com o intuito de combinar reflexes tericas com propostas prticas, este material no s traz contribuies relevantes para o aprendizado da linguagem jurdica, como tambm motivar voc para um trabalho mais prazeroso com este gnero textual.

O homem tem vrias vantagens em relao s bestas; por exemplo, o fogo, as roupas, a agricultura, os instrumentos (...). A mais importante, porm, a linguagem.
Bertrand Russel (1977, p.49)

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

PLANO DE ENSINO
CURSO: Seqencial de Formao Especfica em Fundamentos e Prticas Judicirias PERODO: 1 DISCIPLINA: Matrizes e Mtodos da Linguagem Forense PROFESSORES: Kyldes Batista Vicente / Sibele Letcia Rodrigues de Oliveira Biazotto

EMENTA: O discurso jurdico. Discurso e Argumentao pressuposies, marcos intencionais e os operadores argumentativos. O discurso judicial e a argumentao.

OBJETIVOS: Incentivar o desenvolvimento reflexivo-terico sobre a lngua; Ler, interpretar e redigir textos do gnero jurdico; Conhecer as condies estilsticas de produo textual do gnero jurdico; Dominar e perceber as vrias formas de argumentar.

CONTEDO PROGRAMTICO: O Discurso Jurdico: linguagem, sistema, norma, lngua e fala Nveis de Linguagem Petio Inicial Discurso e Argumentao: Argumentao e Informaes Implcitas, Operadores Argumentativos Estilstica: a importncia da estilstica na linguagem jurdica; seleo e combinao, colocao dos termos; tonalidade emotiva das palavras (afetivo, julgamento e avaliao) Vocabulrio Jurdico: denotao e conotao; o sentido das palavras na linguagem jurdica, polissemia e homonmia; sinonmia e paronmia, arcasmos; neologismos; estrangeirismos; latinismos, o verbo jurdico; dificuldades do vocabulrio na linguagem jurdica Enunciao e Discurso: texto, contexto e intertexto, coeso e coerncia textual; coeso no discurso jurdico O Pargrafo e a Redao Jurdica: unidade e coerncia, nfase e estrutura, tipos de desenvolvimento, descritivo, narrativo e dissertativo Leituras Complementares: Livro: A Arte de Argumentar, de Antnio Surez Abreu Filme: Tempo de Matar

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Referncias Bsicas: BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Linguagem Jurdica. 2.ed., So Paulo: Saraiva, 2003. DAMIO, Regina Toledo e HENRIQUES, Antonio. Curso de portugus jurdico. 9.ed., So Paulo: Atlas, 2004. MEDEIROS, Joo Bosco e TOMASI, Carolina. Portugus Forense a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004. NASCIMENTO, Edmundo Dantes. Linguagem Forense. 10.ed. So Paulo: Saraiva, 1997. STRUCHINER, Noel. Direito e Linguagem. 1.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

SUMRIO

Tema 01 - Discurso Jurdico.........................................................................06 Tema 02 - Nveis de Linguagem...................................................................11 Tema 03 - Petio Inicial..............................................................................17 Tema 04 - Discurso e Argumentao: Argumentao e informaes implcitas ...........................................................................................25 Tema 05 - Operadores argumentativos........................................................31 Tema 06 - Estilstica: A importncia da Estilstica na Linguagem Jurdica...............................................................................................40 Seleo e Combinao.................................................................................40 Tema 07 - Modalidades Estilsticas Frasais..................................................41 Tema 08 - Colocao dos Termos................................................................47 Tonalidade Emotiva das Palavras ................................................................48 Tema 09 - Discusso do livro A Arte de Argumentar ................................51 Tema 10 - Discusso do filme Tempo de Matar.........................................55

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 01

DISCURSO JURDICO
Nesta aula estudaremos a linguagem no discurso jurdico. Veremos que esta linguagem tcnica, prtica e est a servio do direito. Compreender os elementos do discurso; Identificar caractersticas do gnero discurso jurdico.

1. LINGUAGEM, SISTEMA, NORMA, LNGUA E FALA Para comearmos nossos estudos, importante que coloquemos em discusso algumas expresses relacionadas ao discurso, como linguagem, sistema, norma, lngua e fala.

Linguagem a capacidade especfica espcie humana de comunicar por meio de um sistema de signos vocais, que coloca em jogo uma tcnica corporal complexa e supe a existncia de uma funo simblica. (DUBOIS, 1988, p. 387)

No podemos esquecer que a linguagem tem uma dupla funo: representao do mundo e do pensamento e instrumento de comunicao. A partir da definio acima, conclumos que linguagem est relacionada exposio do pensamento e conhecimento humanos, como as formas que utilizamos para nos comunicar (gestos, olhares, a expresso corporal e tambm a fala).

Sistema um conjunto de termos estreitamente correlacionados entre si no interior do sistema geral da lngua. Fala-se, assim, do sistema do nmero no portugus (singular vs. Plural), do sistema fonolgico, do sistema voclico etc. (DUBOIS, 1988, p. 560)

Nesse sentido, entendemos por sistema traos distintivos entre uma unidade da lngua e outra. Por exemplo: qual se distingue de cujo, mas o que ir definir o uso de um ou de outro a norma e no o sistema.

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Norma o conjunto de regras que regulam as relaes lingsticas. A norma sofre afrontas ou contrariada devido a vrios fatores: alteraes devidas s classes sociais diferentes, alteraes devidas aos vrios indivduos que utilizam a lngua. Do ponto de vista da norma, toda transgresso gramtica constitui erro, que pode vir a alterar a norma ou enfraquec-la. Da considerar-se a norma fora conservadora da linguagem.(MEDEIROS e TOMASI, 2004, p. 21) Porm, para outros autores, como Silva (1997, p. 14), alm da norma descrita acima, chamada de norma padro, existem tambm as normas normais ou sociais. Estas so normas que definem grupos sociais de uma determinada sociedade. Em geral, distinguem-se em normas sem prestgio social e normas de prestgio social. O domnio da norma muito complexo e varia conforme o tempo, espao, classe social ou profissional e nvel cultural do falante. Por exemplo, a norma-padro tida como um nvel de prestgio, dominada pela elite, considerada classe culta, escolarizada. Mas, como veremos na prxima aula (Nveis de Linguagem), essa norma padro no passa de uma variedade lingstica e no apresenta qualidades superiores a outras quaisquer.

O que variedade lingstica? Chamamos de variedades lingsticas as formas diferenciadas de falar uma mesma lngua, como diferenas regionais, sociais, de nveis de escolaridade etc.

Lngua um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade. Em outras palavras: um grupo social convenciona e utiliza um conjunto organizado de elementos representativos os signos lingsticos. (INFANTE, 2001, p. 25) Assim, lngua o que permite a comunicao de determinada comunidade lingstica, de determinado grupo social. Diferencia-se da fala (ou discurso) porque enquanto a lngua um conjunto de potencialidades da fala, esta um ato de concretizao da lngua. Vamos esclarecer essa diferena. Veja a definio de fala:

Caracteriza-se a fala como atualizao da lngua pelo indivduo. O uso individual denominado Discurso ou Fala e o resultado da necessidade de comunicao. (MEDEIROS e TOMASI, 2004, p. 19) Ento, o que diferencia fala e lngua que a lngua sistemtica, tem certa regularidade e falada por uma determinada comunidade; j a fala assistemtica, varivel e realizada individualmente.
7

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Recapitulando: a linguagem uma caracterstica humana universal, enquanto a lngua a linguagem particular de uma comunidade, um grupo, um povo. J a fala a realizao concreta da lngua feita por um indivduo. Sistema uma organizao que rege a estrutura de uma lngua, e norma um conjunto de regras de uma lngua.

Agora que j conhecemos esses conceitos bsicos, vejamos o que a Linguagem Jurdica.

2. A LINGUAGEM JURDICA Leia o trecho abaixo: Deliberando a maioria sobre administrao da coisa comum, escolher o administrador, que poder ser estranho ao condomnio; resolvendo alug-la, preferir-se-, em condies iguais, o condmino ao que no o . (Art. 1.323, Cdigo Civil) Em uma primeira leitura, possvel que no compreendamos o texto acima. Isso ocorre no s com pessoas menos instrudas, mas tambm com pessoas cultas. Por qu? Em primeiro lugar, a linguagem jurdica no faz parte das conversas que ocorrem freqentemente em nosso dia-a-dia. So utilizadas expresses com preciso tcnica que no tm seu equivalente na linguagem popular. Em segundo lugar, certas palavras podem ter sentido somente dentro do direito, podem mudar de sentido no direito, so utilizadas somente para exprimir noes jurdicas, s vezes nomeadas de termos de pertinncia jurdica, ou seja, que pertencem rea jurdica. Esses termos reunidos muitas vezes dificultam a compreenso textual de no juristas e podemos assim considerar que h uma linguagem jurdica, porque o direito d um sentido particular a certos termos, e porque enuncia de modo diferente o que diz. Ou seja, a linguagem do direito no est somente nos termos que emprega, mas tambm nos textos que ele produz (PETRI, 2004, p.41). IMPORTANTE: A juridicidade do discurso refere-se sua finalidade. jurdico todo discurso que tem por objeto a criao ou a realizao do direito. (PETRI, 2004, p.41)

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Assim, para que a linguagem jurdica atinja seu objetivo (realizao do direito), imprescindvel que ela tenha da sua lngua (portuguesa) a correo, a pureza e a elegncia, ou seja, que se utilize a variedade padro. Mas veja bem: a linguagem jurdica construda a partir da lngua padro, mas tem a especificidade de ser tcnica, pois essa a funo social do direito. Por isso, podemos dizer ainda que no h disputa entre essa linguagem e a lngua padro, j que se complementam.

Arcasmos: modo de falar ou escrever utilizando palavras que no so de uso corrente na lngua, pois j tm substitutas. Neologismos: podem ser consideradas neologismos expresses ou palavras antigas com novo significado ou criadas por necessidade, tanto nas linguagens tcnicas como sociais.

comum para o leigo confundir a tecnicidade da linguagem jurdica com o uso de arcasmos. Vamos esclarecer dois pontos: primeiro, a linguagem jurdica utiliza expresses antigas que no tm nenhum equivalente no lxico (vocabulrio) atual da lngua, ento, no so arcasmos, mas termos de preciso, estranhos pela raridade de suas aplicaes; segundo, a linguagem do direito no fixa, tanto que encontramos neologismos criados pela necessidade de renovao da linguagem do direito, como acontece com quaisquer outras linguagens, como a mdica, da informtica etc.

Se a linguagem jurdica tcnica, especializada e com uma determinada finalidade, por que a estamos estudando?

A famlia dos juristas mais ampla do que o crculo das profisses jurdicas. A linguagem do direito um trao comum daqueles que tm uma formao jurdica. Nesses casos, ela uma linguagem cultural. (PETRI, 2004, p. 42)

A partir de agora, fazemos parte dessa famlia lingstica, por isso devemos domin-la para o cumprimento eficiente da nossa profisso, j que

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

a linguagem do direito no diz respeito somente aos iniciados e sim a todos sujeitos ao direito, pois ela pblica, social e cvica.

Agora que ns tivemos contato com a linguagem jurdica, vamos praticar um pouco? 1. Vimos que esse tipo de linguagem possui algumas caractersticas prprias de uma comunidade jurdica. nesse momento que iremos, ento, iniciar nossa prtica de interpretao da linguagem jurdica com o estudo do seguinte trecho do Cdigo Civil, j apresentado no incio da aula. Deliberando a maioria sobre administrao da coisa comum, escolher o administrador, que poder ser estranho ao condomnio; resolvendo alug-la, preferir-se-, em condies iguais, o condmino ao que no o . (Art. 1.323, Cdigo Civil)

2. Qual foi a maior dificuldade em relao interpretao desse artigo? Vocabulrio? Estrutura? Liste as dificuldades encontradas e discuta com o seu grupo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DUBOIS, J.et al. Dicionrio de Lingstica. So Paulo: Cultrix, 1988. INFANTE, U. Curso de Gramtica: aplicada aos textos. So Paulo: Scipione, 2001. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004. PETRI, M. J. C. Linguagem Jurdica. 7.ed. So Paulo: Pliade, 2004. NOVO CDIGO CIVIL BRASILEIRO. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Coord. Giselle de Melo Braga Tapai. 3.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003. SILVA, R.V.M. Contradies no Ensino de Portugus: a lngua que se fala x a lngua que se ensina. 2.ed., So Paulo: Contexto, 1997.

10

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 02

NVEIS DE LINGUAGEM
Nesta aula veremos que uma mesma lngua pode sofrer variaes (dialetos). Compreender os nveis de linguagem de uma lngua; Selecionar adequadamente nveis de linguagem, conforme a situao de uso. Na aula anterior, vimos o que linguagem, sistema, norma, lngua, fala e linguagem jurdica. Vimos tambm que a linguagem jurdica utiliza a variedade culta, tambm chamada de lngua-padro. Mas temos vrios nveis de linguagem e a eficincia da nossa comunicao depende da escolha adequada do nvel de linguagem em relao finalidade do nosso texto.

Quais so esses nveis de linguagem?

Antes de citarmos esses nveis, importante salientar que tambm h variaes quanto classificao, conforme o autor. Seguiremos a classificao de Petri, 2004. Petri cita que esse processo de variao dialetal pode ocorrer tanto horizontal, quanto verticalmente. Se imaginarmos o processo horizontal, teremos a variao por motivos geogrficos. Principalmente no nosso pas, ocorrem variaes de dialetos geogrficos por causa da extenso territorial. Temos como exemplo: mandioca, aipim, macaxeira, que variam seu uso conforme a regio. J no processo vertical, a variao ocorre conforme os nveis sociolingsticos, como profissional, classe social, cultural, grau de escolaridade, sexo etc. Por exemplo, na nossa sociedade, permitido ao sexo masculino o uso de expresses vulgares, o que j no aceito para o sexo feminino. Assim como, segundo pesquisas, as mulheres dominam mais a lngua culta do que os homens. Vejamos ento a classificao dos nveis de linguagem:
11

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Lngua Culta ou Lngua-padro variedade praticada pela classe social de prestgio, usada na elaborao de documentos oficiais, na imprensa e, principalmente, na forma escrita. Segue as regras da gramtica normativa. Exemplo: Na Antigidade, a aplicao da pena ao criminoso ficava a critrio do juiz que, assim, aplicava a pena que lhe parecia mais adequada. No Iluminismo, foi questionado esse modelo especialmente com o argumento de que o castigo ficava sujeito aos humores do juiz. Em razo disso, passou-se a adotar um sistema de aplicao de penas com critrios matemticos, ou seja, para o crime de mesma natureza, aplicar-se-ia sempre pena idntica, o que tambm no se revelou um bom critrio em razo de que tirava do julgador a possibilidade de fazer a aplicao da lei de acordo com as circunstncias de cada caso concreto. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291)

Lngua Coloquial utilizada sem muita preocupao em seguir as regras da gramtica normativa, mais espontnea e natural. Exemplo: Na Antigidade, a aplicao da pena ao criminoso ficava a critrio do juiz que, assim, aplicava a pena que parecia a ele mais justa. No Iluminismo, foi questionado esse modelo especialmente com o argumento de que o castigo ficava sujeito aos humores do juiz. Em razo disso, se passou a adotar um sistema de aplicao de penas com critrios matemticos, ou seja, para o crime de mesma natureza, se aplicaria sempre pena parecida, o que tambm no se revelou um bom critrio em razo que tirava do julgador a possibilidade de fazer a aplicao da lei de acordo com as circunstncias de cada caso acontecido. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291)

Lngua Familiar linguagem de carter afetivo, menos formal e de relativa obedincia s regras gramaticais, com uso recorrente de diminutivos. Exemplo: - Papai, como que o bandido vai pra cadeia? - Filhinho, no tempo antigo, quando algum fazia um crime, o juiz castigava, que era para ele mais certo. Depois, os outros comearam a achar que desse jeito no era bom porque ficava na vontade do juiz o tamanho do castigo. Podia acontecer que quem fez alguma coisa muito, muito errada, mais que outra, tivesse castigo parecido ou at que o outro acabasse tendo um castigo muito pior. - E depois? - Ento, querido, comearam a fazer assim: o que a pessoa fez e como era castigada j estava escrito, tudinho. A, no era bom, porque como nunca tem crime igual, era preciso deixar que o juiz

12

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

olhasse o erro de cada um para aplicar o castigo merecido. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291) Lngua Popular utilizada pelas pessoas de baixa escolaridade, sem preocupao com regras gramaticais, carregada de grias e regionalismos. Exemplo: Antigamente o castigo do bandido ficava por conta do juiz que dava o castigo que ele achava melhor. Depois acharam que no tava certo, porque s o dot decidia. A, usaram uma tal de matemtica: todo bandido que matava, era castigado igual. Mais tambm num gostaro porque cada um cada um. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291) Lngua Grupal dividida em subnveis, conforme o grupo que a utiliza. Por exemplo: - regionalismos: diferenciada principalmente pela pronncia, mas tambm pelo vocabulrio e pela sintaxe; Exemplo: Antigamente o juiz que tomava de conta do corretivo do cabra que matava um vivente. Depois acharam que no tava certo, porque s o dot decidia. A, usaram uma tal de matemtica: todo cabra que matava, era corrigido igual. Mas tambm num foi do agrado porque cada um cada um. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291)

- grias: so consideradas efmeras, ou seja, de pouca durao, conhecidas, principalmente, pelos meios de comunicao de massa. Mas h tambm as grias de grupos como: de marinheiros, surfistas, caminhoneiros etc. Exemplo: Antigamente o castigo do meliante ficava por conta do juiz que dava o castigo que ele achava melhor. Depois acharam que no tava certo, porque s o doutor decidia. A, usaram uma tal de matemtica: todo meliante que matava, era castigado igual. Mais tambm num gostaram porque cada um cada um. (Texto adaptado de MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291)

- lnguas tcnicas: so utilizadas pelas vrias profisses existentes, de vocabulrio especfico e de nvel culto. Exemplo:
13

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Na Antigidade, a fixao da pena ficava inteiramente ao arbtrio judicial. Esse injusto sistema foi substitudo, em decorrncia do Iluminismo, por um sistema de penas rgido, em que pouca ou nenhuma flexibilidade se dava ao juiz pra aplicar a sano. Mostrouse esse critrio tambm inadequado por no poder o julgador sopesar devidamente as circunstncias do delito para uma melhor correspondncia da sano penal ao agente do fato criminoso (MIRABETE, 2003, vol. 1, p. 291)

A partir das classificaes propostas e dos exemplos expostos, podemos analisar as diferenas existentes entre eles. Vejamos: Na lngua culta ou padro, podemos perceber a obedincia s regras gramaticais, como a posio dos pronomes em relao aos verbos (... que lhe parecia mais adequada.../ ..., aplicar-se-ia.../..., passou-se.../);h obedincia tambm regncia verbal e nominal (... ficava sujeito aos humores do juiz.../ ... um sistema de aplicao de penas.../... passou-se a adotar...), entre outros. Observamos tambm, que o lxico (vocabulrio) mais bem trabalhado, com palavras escolhidas que realmente representem o que se quer dizer, sem ambigidades. A linguagem coloquial j burla algumas regras gramaticais. Por exemplo, as regras que regem o uso de pronomes no so seguidas (... se passou.../... se aplicaria...), entre outras. Quanto escolha do lxico, notamos que foram utilizadas palavras mais freqentes entre os falantes, como idntica/parecida, caso concreto/caso acontecido.

Quanto linguagem familiar, qualquer falante de uma lngua a utiliza. A questo a escolha do momento em que podemos utiliz-la, porque contm expresses emotivas, particulares e diminutivos. Vejamos: ...filhinho..., ...querido..., ...tudinho..., ...a..., etc. J a linguagem popular, do ponto de vista das regras gramaticais normativas, contm erros por se afastar da norma culta estabelecida. Podemos notar exemplos no texto como: ...tava..., ...dot..., ...mais tambm..., ...gostaro..., etc. Para classificao, dividimos a linguagem grupal em: Regionalismos: podemos citar as expresses: cabra, vivente, corretivo, tomava de conta, utilizadas na nossa regio, o Tocantins. Talvez em outros estados os falantes achem diferente tais expresses. Grias: nos concentraremos mais nas grias profissionais, que so menos volveis. No texto encontramos a expresso meliante, que considerada

14

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

gria do grupo lingstico de que fazem parte os policiais, por exemplo. Lnguas tcnicas: no exemplo dado, podemos identificar claramente que se trata de uma linguagem do campo jurdico, pois contm expresses como: arbtrio judicial, sano, delito.

Vimos que os nveis de linguagem variam por muitos fatores, como nvel social, de escolaridade, econmico, por regio, profisso e at mesmo por idade, sexo, situao de comunicao etc. Observamos tambm que nenhum nvel melhor que outro, so apenas utilizados em comunidades lingsticas distintas ou em situaes especficas.

Fique atento! O nvel de prestgio social a lngua culta, e se no quisermos ser discriminados por grupos que a praticam, devemos domin-la. Falando em nveis de linguagem, vamos exercitar os conhecimentos adquiridos nessa aula por meio de um exerccio. Na prxima aula, veremos um nvel que muito nos interessa, o das lnguas tcnicas. Comearemos estudando o gnero petio inicial.

1. Discuta com seu grupo de estudo o seguinte texto de Marcos Bagno (1999, p.17). "O que muitos estudos empreendidos por diversos pesquisadores tm mostrado que os falantes das variedades lingsticas desprestigiadas tm srias dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder pblico, que se serve exclusivamente da lngua padro. Como diz Maurizzio Gnerre em seu livro Linguagem, escrita e poder, a Constituio afirma que todos os indivduos so iguais perante a lei, mas essa mesma lei redigida numa lngua que s uma parcela pequena de brasileiros consegue entender. A discriminao social comea, portanto, j no texto da Constituio. claro que Gnerre no est querendo dizer que a Constituio deveria ser escrita em lngua no-padro, mas sim que todos os brasileiros a que ela se refere deveriam ter acesso mais amplo e democrtico a essa espcie de lngua oficial que, restringindo seu carter veicular a uma parte da populao, exclui necessariamente uma outra, talvez a maior. 2. Qual a sua opinio: a Constituio que deve mudar o seu nvel de linguagem ou todos os usurios da nossa lngua que devem dominar essa lngua oficial? Faa um texto argumentando em favor de seu posicionamento.

15

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BAGNO, M. Preconceito lingstico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 1999. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004. MIRABETE, J. F. Manual do Direito Penal. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2003. PETRI, M. J. C. Linguagem Jurdica. 7.ed. So Paulo: Pliade, 2004.

16

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 03

PETIO INICIAL

Para darmos continuao aos nossos estudos e para ajud-los na compreenso de outras disciplinas desse curso, veremos, entre os nveis de linguagem, a chamada linguagem tcnica. Neste semestre, estudaremos, dentro da produo textual jurdica, o gnero petio inicial, que utiliza essa linguagem. Outros gneros jurdicos sero vistos no segundo semestre. Reconhecer a estrutura argumentativa de uma petio inicial.

Mas, o que uma petio inicial?

A petio inicial o ato formal do autor que introduz a causa em juzo. Nela, em essncia, est descrito o pedido do autor e seus fundamentos e sobre esse pedido incidir a prestao jurisdicional. (VICENTE GRECO FILHO, 1999) O mais conhecido dos smbolos da justia o da deusa Themis, segurando uma balana e uma espada, com os olhos vendados. A balana significa o equilbrio na anlise dos pedidos das partes envolvidas numa disputa de interesses; a espada significa o poder do Estado de impor a deciso tomada; a venda nos olhos da deusa significa que a justia no se guia pela aparncia das pessoas, decidindo a questo de acordo com as informaes que so trazidas ao seu conhecimento. Nas comunidades antigas, em que predominava a linguagem oral, as partes levavam seu problema verbalmente ao conhecimento do julgador, e este decidia quem tinha razo.

www.themisintl.com/

Hoje, os conflitos de interesse so levados ao conhecimento do Poder Judicirio mediante a linguagem escrita. Imaginemos um acidente de veculo. Se as partes envolvidas chegarem a um acordo sobre quem foi o culpado pelo acidente e sobre o
17

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

quanto dever pagar pelos prejuzos causados, no haver necessidade do Poder Judicirio se manifestar sobre o problema, uma vez que no se estabeleceu um conflito de interesses. Existe conflito de interesse quando algum pretende obter algo de outro e este no est de acordo com o pedido que lhe foi apresentado. Ento, no havendo possibilidade de acordo entre as partes interessadas, ser preciso que o Estado, por meio do Poder Judicirio, diga quem tem direito e a que tem direito. A petio inicial um instrumento pelo qual a pessoa que se sente prejudicada por outra apresenta ao Poder Judicirio pedido para que lhe seja dado aquilo que entende ser de seu direito. O Cdigo de Processo Civil, no artigo 282, determina que: Art. 282 - A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru.

Os incisos I, II, V, VI e VII apresentam exigncias que fazem parte das formalidades processuais que sero estudadas nas disciplinas referentes ao Processo Civil. Os incisos III o fato e os fundamentos jurdicos do pedido e IV o pedido, com as suas especificaes dizem respeito descrio do problema que o cidado pretende ver solucionado e aquilo que pretende obter por meio de deciso do Poder Judicirio. Estes incisos, por serem considerados redacionais, so os que interessam ao estudo dessa disciplina. Vejamos primeiramente os fatos. Fato tudo aquilo que acontece com ou sem interferncia humana. A chuva um fato, o movimento das mars um fato, a venda de um imvel um fato, a morte de uma pessoa um fato. Alguns fatos criam, conservam, modificam, transferem ou extinguem direitos; outros no. Os primeiros so chamados de fatos jurdicos. Na petio inicial so descritos fatos gerais e fatos jurdicos. Os fatos gerais so apresentados para fins de contextualizao. Os fatos jurdicos so apresentados como razo para a pretenso apresentada. Por exemplo, na seguinte descrio Fulano de tal, foi nadar no mar, quando a mar comeava a subir. Arrastado pelas guas, morreu, deixando dois herdeiros, que agora buscam a partilha da herana, a subida da mar um fato de natureza geral, sem qualquer interferncia no mundo jurdico. A
18

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

morte do pai dos dois herdeiros um fato jurdico, pois a morte do pai fez com que os filhos se tornassem proprietrios dos bens que pertenciam quele. Assim, na petio inicial se descrevem os fatos gerais e jurdicos. Os primeiros para contextualizao; os ltimos, para justificar a razo do pedido apresentado. Os fundamentos jurdicos esto previstos na Lei como um direito hipottico. Por exemplo, existe uma previso no Cdigo Civil estabelecendo que sempre que algum comete um ato ilcito, fica obrigado a reparar o dano que causou a outrem. Assim, na petio inicial a pessoa apresentar os fatos e apontar que aqueles fatos apresentados lhe do direito a exigir do outro um bem ou um comportamento, porque o Direito prev que, ocorrendo fatos semelhantes aos que narrou, as conseqncias sero aquelas previamente estabelecidas em forma de Lei. J o pedido aquilo que a pessoa pretende que lhe seja dado, por ordem do Poder Judicirio. Por exemplo, se uma pessoa pagou uma dvida e mesmo assim a empresa em que devia mandou inscrever seu nome no SPC. Por conta disso, a pessoa no conseguiu um emprstimo bancrio e, alm disso, foi tido como mau pagador. A pessoa tem trs problemas: est indevidamente inscrito no SPC, teve prejuzo material, pois no conseguiu o emprstimo de que necessitava, e foi atingido em sua honra e imagem, sofrendo dano moral. Na petio inicial, descrever os fatos, apontar a previso existente no Direito de que a empresa agiu de forma errada e dever corrigir sua conduta, bem como dever lhe indenizar pelos danos materiais e compensar pelos danos morais causados. Ao apresentar o pedido, especificar que pretende que seja determinado que seu nome seja retirado do SPC, que lhe seja pago o valor dos prejuzos materiais que sofreu e que lhe seja pago um valor monetrio, como compensao pelos danos morais a que foi submetido. muito importante que a petio inicial tenha preciso, clareza e conciso, e contenha nela todos requisitos do art. 282 do Cdigo de Processo Civil. Caso contrrio, o juiz determinar que seja emendada ou complementada pelo autor em determinado prazo, ou ento ser indeferida. Para podermos entender melhor como se organiza, como se estrutura esse gnero textual jurdico, daremos um exemplo de uma petio inicial. Rena seu grupo de estudos e identifique no texto todas as partes que uma petio inicial deve ter, principalmente a parte redacional, que so o fato, o fundamento jurdico e o pedido.

Bons estudos.

19

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Exemplo:

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE ______________________ TO

Ao de Indenizao por danos materiais e de compensao por danos morais Autor: J. S. R: Transportadora do Progresso Ltda

J. S., brasileiro, solteiro (convivente), vaqueiro, CPF xxx.xxx.xxx-xx, residente e domiciliado na Rua das Flores, 10.600, Jardim das Flores, Porto Nacional TO, atravs de seus advogados que esta subscrevem, com escritrio profissional na Av. XXXXXXXX, Centro, Porto nacional TO, onde recebem as intimaes de estilo, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia para propor a presente AO DE INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS E DE COMPENSAO POR DANOS MORAIS em face de Transportadora do Progresso Ltda, pessoa jurdica de direito privado, com endereo na Avenida Santos Dumont, 000, Porto Nacional TO, pelos fatos e fundamentos que a seguir aduz: DOS FATOS E DO DIREITO 1. No dia 28 de junho de 2003, o Autor trafegava de motocicleta por via preferencial de direo quando, num cruzamento de ruas o foi colhido pelo caminho a servio da R e dirigido por empregado ou preposto da mesma. 2. Peritos apontaram, em Laudo Tcnico Pericial, o empregado ou preposto da R como sendo o causador do acidente automobilstico. 3. O Autor ficou gravemente ferido. Laudo de Exame Mdico Pericial descritivo de exame realizado em 15/08/2003 apontou que o Autor sofreu trauma de mltiplas costelas e fratura de glenide da escpula esquerda e contuso pulmonar direita. Quando da realizao do supra referido exame, os peritos deixaram de responder ao sexto quesito, qual seja, se das leses sofridas resultou debilidade permanente ou perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo. Demonstrando prudncia, os peritos entenderam por bem
20

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

aguardar que o Autor convalescesse para, em exame complementar, avaliar se o Autor teria suas capacidades fsicas reduzidas. 4. Em 25 de julho de 2004, peritos mdicos que realizaram Laudo de Exame de Corpo de Delito Complementar (doc. anexo) chegaram seguinte concluso: percia evidenciamos que o paciente sofreu leso extensa ao nvel escapular esquerdo; mostrando afundamento nesta localizao e com comprometimento funcional do membro esquerdo (Limitao movimentao, extenso, flexo) e abduo queda ombro esquerdo. 5. Os peritos haviam solicitado avaliao de mdico ortopedista. Este concluiu que o Autor Apresenta seqela de leso escapular com queda de ombro e limitao importante de abduo. Como o paciente lavrador, est incapacitado para o trabalho (estando, portanto, invlido para a sua profisso). (doc. anexo). 6. Desde o acidente o Autor est submetido a tratamento mdico. Gastou todas as poucas economias que tinha e hoje sobrevive e compra remdios graas caridade de parentes. O Autor apresenta inchao na poro superior esquerda do trax e sente dores intensas e constantes. 7. A R jamais prestou qualquer auxlio ao Autor. 8. No se fazem necessrias maiores digresses para se inferir que o Autor sofreu danos materiais intensos, especialmente no que se refere sua impossibilidade de doravante prover o prprio sustento e o de sua companheira. 9. Tambm so relevantes os danos morais, posto que o Autor est a mais de um ano sob tratamento mdico, perdeu parte das funes do brao esquerdo, sofreu dano esttico, posto que apresenta rebaixamento do ombro esquerdo, sente dores intensas e constantes e, por fim, vive o constrangimento de depender de parentes pessoas pobres como ele para morar, se alimentar, comprar roupas, calados, remdios. 10. Os danos materiais e morais so evidentes. 11. A culpa do condutor do veculo a servio da R est patente nas concluses do Laudo Tcnico Pericial, subsumindo-se a conduta do lesante ao tipo civil previsto no artigo 186 do Cdigo Civil1, e a R dever responder pela reparao civil, por fora dos dispostos nos artigos 927 e 932, III do mesmo Cdigo2.
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. 2 Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a reparlo. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: (...) III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele; 21
1

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

12. Tambm no pairam dvidas sobre a existncia do nexo de causalidade entre a conduta do lesante e os danos suportados pelo lesado. 13. Assim, inafastvel a obrigao da R de indenizar o Autor pelos danos materiais e compens-lo pelos danos morais sofridos. 14. DO VALOR DA INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS Como, em razo do acidente, o Autor se tornou incapacitado para o trabalho, a R dever ser condenada a pagar-lhe os valores que receberia pelo seu trabalho, se pudesse continuar realizando-o. No exerccio da profisso de vaqueiro, o Autor recebia mensalmente, nos ltimos anos, valor equivalente a pouco mais de dois salrios mnimos. Porm, como o Autor no tem meios hbeis para provar que recebia mensalmente tal valor, pleiteia o pagamento de valor mensal de um salrio mnimo, como penso, em razo de sua incapacidade para o trabalho, resultante das leses produzidas pelo acidente automobilstico de que foi vtima. O Autor tem hoje 45 anos de idade. 15. DO PAGAMENTO DA INDENIZAO POR DANOS MORAIS DE FORMA ACUMULADA OU DO PAGAMENTO MENSAL, COM CONSTITUIO DE RENDA O Autor pleiteia a condenao da R ao pagamento acumulado de um salrio mnimo mensal, 13 salrio anual e um tero do valor de um salrio mensal a cada ano, a ttulo de adicional de frias, at a data em que completar 75 (setenta e cinco anos), ou o pagamento de tais valores mensal e anualmente, respectivamente, sendo que nesse caso, considerando a natureza alimentcia da verba pleiteada, cabvel a determinao R para que constitua renda em favor do Autor, com fundamento no artigo 602 do CPC. 16. DO VALOR DA COMPENSAO POR DANOS MORAIS O Autor pleiteia compensao por danos morais no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

DO PEDIDO 17. O Autor pleiteia: a) Indenizao por danos materiais no importe de R$ 104.000,00 (cento e quatro mil reais)3, podendo tal pagamento ser feito parceladamente, conforme exposto na causa de pedir, sendo que neste ltimo caso dever a R constituir renda em favor do autor.
3

Salrios: R$ 260,00 X 12 meses X 30 anos R$ 93.600,00 22

13s salrios R$ 7.800,00

1/3 sobre o valor das frias R$ 2.600,00

Total R$ 104.000,00

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

b) Compensao por danos morais no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais).


DO REQUERIMENTO

Ante o exposto, requer a citao da R para comparecer audincia de conciliao a ser designada por esse MM Juzo, sob pena de sofrer os efeitos da revelia e confisso quanto matria ftica. Caso no haja acordo em primeira audincia, que o presente feito tenha o seu normal curso nos termos da Lei 9.099, para, ao final, condenar a R ao pagamento dos valores pleiteados a ttulo de indenizao por danos materiais e compensao por danos morais, nos termos do pedido. O Autor provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, sejam documentais, periciais e/ou testemunhais, bem como pelo depoimento pessoal do Representante do Ru, o que desde j requer.

D causa o valor de R$ 204.000,00 (duzentos e quatro mil reais). Pede deferimento.

Porto Nacional TO, ___ de _________ de 2005

xxxxxxxxxx OAB-TO 00000

xxxxxxxxxx OAB-TO 00000

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: GRECO FILHO, V. Direito processual civil brasileiro. Vol. 2. So Paulo: Saraiva, 1999. PETRI, M. J. C. Linguagem Jurdica. 7.ed. So Paulo: Pliade, 2004.

23

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 04

DISCURSO E ARGUMENTAO: Argumentao e Informaes Implcitas

Entraremos agora no campo da argumentao. Ns a utilizamos para tornar uma idia aceitvel, e argumentos e provas motivam o convencimento, levam persuaso. Saber ler as entrelinhas, as informaes implcitas: pressupostos e subentendidos. Esse tipo de discurso est muito presente em nossa vida: na publicidade, jornais, comentrios diversos, literatura, msica, novelas, poltica etc.

E por que aprender a argumentar?

O domnio da lngua transformado com freqncia em instrumento de poder pelos dominadores, mas que pode tambm vir a ser a liberao dos dominados. (MARTINS, 1994, p. 19)

Segundo Medeiros e Tomasi (2004), a marca do texto argumentativo convencer ou persuadir por meio de recursos que a lngua nos d, e precisamos dominar e conhecer esses recursos para nos utilizarmos deles. A linguagem serve para alcanarmos objetivos e defendermos intenes. Desta forma, o primeiro item a ser observado a escolha adequada do nvel de linguagem, conforme visto na aula 2. Devemos levar em conta para essa escolha quem o nosso leitor, o objetivo do nosso texto e o gnero em questo. Por exemplo: vimos na aula passada que a linguagem adequada para peties iniciais a linguagem tcnica. Se utilizssemos o nvel popular, certamente o poder de convencimento, a argumentao, seriam prejudicados. Temos nossa disposio vrios expedientes argumentativos. Os mais comumente utilizados so as informaes implcitas: pressupostos
24

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

e subentendidos. Em todos os textos, certas informaes so transmitidas explicitamente, enquanto outras o so implicitamente, esto pressupostas ou subentendidas. Um texto diz coisas que parece no estar dizendo, porque no as diz explicitamente. Uma leitura eficiente precisa captar tanto as informaes explcitas quanto as implcitas. Um leitor perspicaz aquele capaz de ler nas entrelinhas. Se no tiver essa habilidade, passar por cima de significados importantes ou - o que bem pior - concordar com idias ou pontos de vista que rejeitaria se percebesse.

Explcito: o que est, de fato, escrito no texto. Implcito: o que sugerido por algumas expresses ou pelo contexto. o que veremos a seguir.

1. PRESSUPOSTOS Pressupostos so idias no expressas de maneira explcita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expresses contidas na frase. Observe as frases abaixo:

Maria tornou-se muito estudiosa. A informao explcita que hoje Maria muito estudiosa. A informao implcita que o verbo tornar-se introduz de que Maria no era estudiosa antes. Se Maria fosse antes muito estudiosa, no se poderia usar o verbo tornar-se.

Joo o ltimo a entregar a prova. A informao explcita que Joo entregou a prova depois de todos os outros. Se ele foi o ltimo a entreg-la, est implcito que todos entregaram antes dele. Os pressupostos devem ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque a partir deles que se constroem as afirmaes explcitas. Isso significa que, se o pressuposto falso, a informao explcita no tem cabimento. Assim, por exemplo, se: Maria sempre tira notas boas, no tem o menor sentido dizer Todos tiraram notas boas; at Maria. At, no caso, contm o pressuposto de que inesperado ou inusitado que Maria tire boas notas.
25

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Na leitura, muito importante detectar os pressupostos, pois eles so um recurso argumentativo que visa a levar o leitor ou ouvinte a aceitar certas idias.

Como assim?

Ao introduzir um contedo sob a forma de pressuposto, o falante transforma o ouvinte em cmplice, pois a idia implcita no posta em discusso, apresentada como se fosse aceita por todos, e os argumentos explcitos s contribuem para confirm-la. O pressuposto aprisiona o ouvinte ao sistema de pensamento montado pelo falante. A aceitao do pressuposto estabelecido pelo falante permite levar adiante o debate; sua negao compromete o dilogo, uma vez que se destri a base sobre a qual se constroem os argumentos e da nenhuma proposio tem mais importncia ou razo de ser.

Quais so os termos que, em geral, servem de marcadores de pressupostos?

1) Adjetivos (ou palavras similares): Joo foi meu primeiro namorado. Primeira pressupe: a) que tive outros namorados; b) que os outros foram depois de Joo.

2) Verbos que indicam mudana ou permanncia de estado (por exemplo, permanecer, continuar, tornar-se, vir a ser, ficar, passar (a), deixar (de), comear (a), principiar (a), converter-se, transformar-se, ganhar, perder): Pedro continua jogando futebol. O verbo continuar indica que Pedro j jogava futebol no momento anterior ao presente.

3) Verbos que indicam um ponto de vista sobre o fato expresso pelo seu complemento (por exemplo, pretender, supor, alegar, presumir, imaginar):
26

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Os eleitores pretendem que seu voto seja vlido. O verbo pretender pressupe que seu objeto direto verdadeiro para o sujeito (no caso, os eleitores) e falso para o produtor do texto.

4) Certos advrbios: As decises da justia so totalmente imparciais. O advrbio totalmente pressupe que no h nenhuma interferncia de interesses nas decises judiciais. 5) Oraes adjetivas: Os brasileiros, que querem punio para os corruptos, esperam que a lei seja cumprida. O pressuposto de que todos os brasileiros, sem exceo, esperam que os corruptos sejam punidos.

6) Certas conjunes: Freqentei uma auto-escola, mas aprendi a dirigir. O pressuposto que na auto-escola no se aprende a dirigir.

2. SUBENTENDIDOS Subentendidos so insinuaes, no marcadas lingisticamente, contidas numa frase ou num conjunto de frases. Suponhamos que uma pessoa estivesse em visita casa de outra num dia de calor intenso e que todas as janelas da casa estivessem fechadas. Se o visitante dissesse Que calor!l! poderia estar insinuando Abra as janelas. H uma grande diferena entre pressupostos e subentendidos. O primeiro uma informao estabelecida como indiscutvel tanto para o falante quanto para o ouvinte, uma vez que decorre necessariamente de algum elemento lingstico colocado na frase. Ele pode ser negado, mas o falante coloca-o de maneira implcita para que no o seja. J o subentendido de responsabilidade do ouvinte. O falante pode esconder-se atrs do sentido literal das palavras e negar que tenha dito o que o ouvinte depreendeu de suas palavras. Assim, no exemplo dado acima, se o dono da casa disser que entra muita poeira na casa se as janelas ficarem abertas, o visitante pode dizer que tambm acha e que apenas constatou que o calor era muito intenso.

27

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

O subentendido serve, muitas vezes, para o falante proteger-se. Com ele, transmite a informao que deseja dar a conhecer sem se comprometer. Por exemplo, uma pessoa passou em um vestibular de uma faculdade pouco conhecida. Num dia, um amigo diz a essa pessoa que naquela faculdade no h concorrncia. Se a pessoa perguntar se o amigo o acha incapaz de passar em um vestibular de uma faculdade de muita concorrncia, o outro poder dizer que na est falando dele, mas que est falando em tese, que o caso dele uma exceo. Na verdade, o amigo que fez a afirmao no disse explicitamente que o outro no tinha mritos para passar no vestibular, mas deu a entender, deixou subentendido para no se comprometer.

O subentendido diz sem dizer, sugere, mas no diz.

Ento, notamos que h possibilidades lingsticas para jogarmos com contedos implcitos, passando nossos valores e convencendo o nosso receptor sem que ele perceba, principalmente se no for um leitor experiente.

Vamos agora praticar nossa experincia para encontrar informaes implcitas???

1. Leia as informaes abaixo e responda ao que se pede: a) A praa do bairro foi reformada. b) Uma praa do bairro foi reformada. A escolha do artigo definido (a praa) ou do indefinido (uma praa) estabelecem pressupostos diferentes para cada enunciado. Quais so esses pressupostos?

2. Leia com ateno os dois segmentos que vm a seguir: a) Os polticos que so corruptos sero cassados. b) Os polticos, que so corruptos, sero cassados. Os dois trechos acima no possuem o mesmo significado, pois contm pressupostos diferentes. Supondo que existam apenas essas duas opes para incluir num projeto de lei, qual delas contaria com o apoio dos polticos?
28

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

3. Analise com ateno os trechos abaixo: a) A declarao do advogado no evidentemente falsa. b) Evidentemente, a declarao do advogado no falsa. Em ambos os enunciados o advrbio evidentemente estabelece o mesmo pressuposto? Explique sua resposta.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: MARTINS, M.H. O que leitura. 19.ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004. PLATO, F. & FIORIN, J. L. Para Entender o Texto: leitura e redao. 16 ed. So Paulo: tica, 2002.

29

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 05

DISCURSO E ARGUMENTAO: Operadores Argumentativos


Estudaremos agora, algumas marcas do discurso que revelam nossa intencionalidade discursiva, ou seja, marcas que mostram o nosso ponto de vista sobre determinado assunto. Identificar os operadores argumentativos nos textos; Utilizar com eficincia esses marcadores discursivos.

Os operadores argumentativos ou discursivos orientam o discurso para determinadas concluses. So classificados, pela gramtica tradicional, como simples conjunes ou no se encaixam em nenhuma das dez classes gramaticais. Esses elementos gramaticais deixam marcas precisas da argumentao lingstica no discurso, por isso dizemos que no h discurso neutro. Como a caracterstica do discurso jurdico ser altamente argumentativo, faz uso freqente desses operadores. Vejamos alguns deles, segundo Petri (2000). 1. Conectivos de oposio: mas, porm, embora etc.

Joo estuda muito, mas no consegue ser aprovado nos exames. O mas muda o rumo argumentativo para uma concluso inesperada. A concluso natural que decorre da primeira proposio de que Joo dever ter sucesso em qualquer exame. No o que a segunda proposio afirma. Ao contrrio, h uma negao implcita decorrente. Vejamos a representao abaixo: (ento) Joo aprovado nos exames. Desvio Joo estuda muito. (mas) Joo no aprovado nos exames.

30

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Um outro que marca especialmente a oposio o embora e seus sinnimos: ainda que, mesmo que etc. Embora (ainda que, mesmo que) chova, sairei. H uma oposio implcita. O fato de chover poderia impedir o falante de sair, mas, ao dar certeza de que sair, ele afirma a negao de uma outra possibilidade conclusiva, orientando a argumentao para um novo rumo e permitindo ao interlocutor a confirmao de que nada o impedir de sair. H necessidade de observarmos em relao diferena entre o "mas" e o "embora" o seguinte: primeiramente, o "mas" nunca inicia o perodo composto, salvo em situaes particulares de estilo ou de mudana de assunto, como acontece com o "embora"; secundariamente, o "embora" leva o verbo da orao iniciada por ele a flexionar-se no subjuntivo, diferenciando-se do "mas", que faz "seu" verbo permanecer no indicativo. 2. Advrbios: ainda, quase, j, agora etc.

Daiane ainda mora no Tocantins.

Esse tipo de advrbio introduz pressupostos. No exemplo dado, o pressuposto de que Daiane j morava no Tocantins antes.

3. Denotadores de incluso: at, mesmo, tambm, inclusive etc.

Hoje h muitas oportunidades para quem quer estudar: cursos tecnolgicos, cursos de frias e at mesmo cursos a distncia. O exemplo acima estabelece uma escala em sentido positivo. O argumento mais forte introduzido por at. Isso d maior importncia aos cursos a distncia.

4. Denotadores de excluso: s, somente, apenas, seno etc.

Todos querem o progresso do Brasil, somente os pessimistas no.

A expresso denotadora de excluso somente determina o grupo que no comunga da idia dos demais. 5. Denotadores de retificao: alis, ou melhor, isto etc.

A secretria contratada tem muita experincia, isto , sabe digitar, fala duas lnguas e tem curso de etiqueta.
31

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Quando queremos retificar ou explicar melhor um enunciado, lanamos mo desse tipo de denotadores, como a expresso isto contida na frase, que determina que tipo de experincia a pessoa contratada tem para merecer o cargo.

J Koch (1992) acrescenta mais operadores argumentativos em sua lista, como os que vamos ver abaixo:

6. Operadores de causa: j que, visto que, uma vez que, pois etc.

Joo est estudando porque quer ser um profissional atualizado. Podemos observar que a proposio iniciada por porque aponta para a causa. A proposio inicial a conseqncia. A relao de causalidade no exemplo ocorre entre a informao de Joo estar estudando, que podemos considerar uma conseqncia, e a informao do motivo pelo qual ele estuda, que para se atualizar profissionalmente, ou seja, a ltima informao a causa da conseqncia, citada anteriormente.

7. Operadores de conformidade: conforme, de acordo, como, segundo etc.

De acordo com o governo federal, h vagas suficientes nas universidades.

A relao de conformidade manifesta o acordo entre duas informaes. O exemplo demonstra isso. Em lugar de de acordo, poderamos usar do articulador conforme, para, segundo, todos apontam para o mesmo sentido.

8. Operadores de finalidade: para, para que, a fim de etc. Precisamos ter o hbito de leitura para que entendamos melhor o mundo. Temos de observar com cautela o articulador para, que pode indicar finalidade. Esse articulador indicar finalidade entre duas proposies, quando ele puder ser substitudo por para que, a fim de (que), implicando a idia de fim previsto para uma determinada ao expressa na primeira orao.

32

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

preciso atentar para a flexo do verbo, quando se usa o para que. Diferentemente das outras construes, esse articulador leva o verbo para o presente do subjuntivo.

9. Operadores de temporalidade: quando, enquanto, sempre que, logo que, antes que, assim que, cada vez que, depois que, at que etc.

Pretendo continuar universidade.

meus

estudos,

assim

que

termine

A idia veiculada acima de temporalidade. A orao iniciada por assim que indica tempo futuro.

10. Operadores de concluso: portanto, logo, por isso, por conseguinte etc.

Terminamos o trabalho de lngua portuguesa, portanto podemos entreg-lo professora.

O conector portanto introduz um enunciado de valor conclusivo em relao a dois (ou mais) atos da fala anteriores que contm as premissas, uma das quais, geralmente, permanece implcita, por tratar-se de algo que voz geral, de consenso em dada cultura, ou, ento, verdade universalmente aceita.

11. Operadores de comparao: (tanto, tal, to)... Como (quanto), mais... do que, menos... do que etc.

Joo escreve to bem quanto Maria.

A relao comparativa possui um carter eminentemente argumentativo: a comparao se faz tendo em vista dada concluso a favor ou contra a qual se pretende argumentar. Assim, se a uma pergunta como: Maria escrever a carta?, se obtivesse como resposta: Joo escreve to bem quanto Maria, a argumentao seria desfavorvel a Maria (embora no negando a sua capacidade de escrita) e favorvel a Joo. Pelo exemplo acima, verifica-se que, do ponto de vista argumentativo, no h igualdade entre Joo e Maria.

12. . Operadores de adio: e, tambm, no s... mas tambm, tanto ... como, alm de, alm disso, ainda, nem etc.
33

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Hoje em dia, no basta s termos um curso superior, mas tambm precisamos nos especializar. A funo desses articuladores encaminhar o interlocutor da comunicao para uma mesma concluso. No exemplo citado, temos um operador que soma um argumento adicional a um argumento j dito.

13. Operadores de condio: se... ento, caso etc. No teremos problema de gua no planeta no futuro, se hoje nos educarmos para o consumo consciente. Como podemos notar, a primeira informao dada (no termos problemas de falta de gua no futuro) depende de nos condicionarmos segunda informao (educarmo-nos para o consumo racional da gua). essa informao que o articulador se introduz.

14. Operadores de disjuno: ou.

a) Na festa, precisamos ir com traje de gala ou esporte fino? b) Todos os estudantes poderiam vir de blusa branca ou cala jeans.

Tal relao pode ser tanto de tipo lgico, quanto de tipo discursivo e se expressa atravs do conectivo ou. Esse conector, porm, ambguo, ora correspondente forma exclusiva (isto , um ou outro, mas no ambos, conforme o exemplo (a)), ora forma com valor inclusivo (ou seja, um ou outro, possivelmente ambos, conforme o exemplo (b)).

Para reforar o estudo terico, vamos praticar neste ensaio de Roberto Pompeu de Toledo Os Sertes e o caso Tim Lopes.

Os Sertes e o caso Tim Lopes O brbaro assassinato do jornalista da Globo, luz de um clssico centenrio da literatura brasileira O leitor quer conhecer o substrato histrico, social e moral do caso de Tim Lopes, o jornalista da TV Globo barbaramente assassinado num morro carioca? Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha. Est tudo l. Os Sertes est fazendo 100 anos. Foi publicado em 1902, cinco anos depois do fim do episdio que lhe serve de tema, a Guerra de Canudos. Nem seria preciso dizer, mas diga-se: o livro continua um monumento. um monumento
34

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

literrio e tambm um monumento de reflexo sobre esse tema sempre intrigante chamado Brasil. Para ilustrar o ponto que nos interessa, tomemos os pargrafos, l pelo fim do livro, em que o autor descreve a sorte que mereciam os seguidores de Antnio Conselheiro ao cair nas mos do exrcito. Canudos, cercada sem remisso pela tropa repressora, agonizava. Ainda resistia, como resistiu at o ltimo suspiro, mas sem esperana. Seus defensores, quando no eram abatidos em combate, eram capturados aos montes. E ento, que lhes acontecia? Procurava-se um recanto mais encoberto e... Os soldados comeavam a impor ao preso um viva Repblica, poucas vezes satisfeito. Seguia-se o pior: Agarravam a vtima pelos cabelos, dobrando-lhe a cabea, esgargalando-lhe o pescoo, descreve Euclides; e, francamente exposta a garganta, degolavam-na. Podia ocorrer que os assassinos no tivessem pacincia para todas as preliminares. O processo era ento mais expedito: varavam a vtima a faco. Um golpe nico, entrando pelo baixo ventre. Um destripamento rpido. Euclides da Cunha, neste ponto, est no auge da indignao. Aquilo no era uma campanha, era uma charqueada, escreve. Ele mostra como os supostos agentes da civilizao, encarregados pelo Estado de levar a lei a sertanejos tidos como selvagens, acabaram se transmudando em agentes da barbrie. O hbito de degolar o inimigo no figura em exclusivo no conflito de Canudos. Est presente em outros episdios da histria do Brasil. Em Canudos, mostra-se ainda mais cruel quando se tem em conta que corria entre os seguidores de Conselheiro a crena de que a morte pela faca impedia que a alma fosse para o cu. Os soldados sabiam disso. Por isso mesmo, para aterrorizar o inimigo no s com a morte, mas com a prpria interdio da salvao, dedicavam-se a ela com volpia. Nos tempos que correm a crueldade est em voga. No s se seqestra e mata, mas se tortura e mutila. Tim Lopes resume essa tendncia. Ele no s foi torturado, mas morto por um golpe de espada a trespassar-lhe o ventre, como se fazia em Canudos quando se estava com preguia de degolar. Os Sertes este o primeiro ponto em que o grande livro ilumina o recente caso do jornalista mostra que a crueldade insana tem razes antigas. Certo, no episdio citado da Guerra de Canudos so os agentes do Estado que a praticam, enquanto nos casos recentes so bandidos privados. Isso s prova que a bandidagem no inova. Apenas copia, ou reproduz, ou espelha, padres longamente estabelecidos nas melhores esferas do Estado e da sociedade. Mas no apenas nesse ponto que Os Sertes tangencia o caso Tim Lopes. H tambm outro, resumido na frase que o gnio de Euclides da Cunha forjou para explicar por que os militares que combateram em Canudos no apenas agiam na certeza da impunidade como no temiam o juzo do futuro: A histria no iria at l. O serto era demasiado pobre e distante, demasiado inglrio, para merecer a ateno da posteridade. O serto homizio, acrescentou Euclides. Escreveu ainda: Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um

35

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

parntese; era um hiato; era um vcuo. No existia. Transposto aquele cordo de serras, ningum mais pecava. Eis um conceito, este de que a Histria no iria at l que comporta larga aplicao. Vale no s para o juzo do futuro, mas mesmo do presente. H crimes cometidos na certeza de que esto imunes no s Histria, mas ao mero registro dos contemporneos. Nos pores da ditadura, reinava a certeza de que a Histria no chegaria l. Em certas delegacias de polcia, hoje e sempre, opera-se com esse pressuposto. Isto quanto aos agentes do Estado. Quanto bandidagem privada, os morros cariocas exemplificam por excelncia um rinco onde a Histria no chega. Assim como o serto, na descrio de Euclides, o morro um homizio. Ele est no alto, no num vale como Canudos, mas tambm um parntese, um hiato, um vcuo. No existe. Com isso voltamos a Tim Lopes. Alis, no a ele prprio. Tim Lopes era conhecido e tinha boas conexes. Por isso mesmo, a ele a Histria no tardou a chegar. Mas, quando lhe procuravam o corpo, foram encontradas as ossadas de muitas outras vtimas. A quem teriam pertencido? Quem teria a coragem de reclam-las? Neste caso, sim, o morro era o perfeito homizio. Se a Histria chegou ao depsito de ossos, foi por acaso. Se um dia identificar seus donos, ser outro acaso mas, admita-se, muito remoto, muito improvvel.
Revista Veja

1. No trecho Ele mostra como os supostos agentes da civilizao, encarregados pelo Estado de levar a lei a sertanejos tidos como selvagens, acabaram se transmudando em agentes da barbrie, quais palavras utilizadas pelo autor nos mostram que ele tem o mesmo ponto de vista de Euclides da Cunha e que contra a atitude que o Estado tomou em relao a Canudos. a. civilizao e selvagens b. sertanejos e barbrie c. supostos e tidos d. Estado e lei e. mostra e transmudando 2. [...] os militares que combateram em Canudos no apenas agiam na certeza da impunidade como no temiam o juzo do futuro: A Histria no iria at l. [...] os morros cariocas exemplificam por excelncia um rinco onde a Histria no chega. O que significa, no texto, o conceito A Histria no iria at l e .... onde a Histria no chega.? a. Que existem grupos sociais por cujos problemas a sociedade e o Estado no se interessam, pela insignificncia social desses grupos. b. Que os historiadores no se interessam em escrever sobre problemas sociais.

36

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

c. Que no se registram alguns fatos por eles ocorrerem em locais de difcil acesso. d. Que alguns grupos sociais, por serem perigosos, dificultam a ao dos agentes do Estado. e. Que mesmo que alguns grupos sociais sejam discriminados, h interesse da sociedade e do Estado em registrar e resolver seus problemas.

3. Assinale a alternativa que no se pode deduzir das informaes contidas no ltimo pargrafo do ensaio. a. Tim Lopes era conhecido e houve empenho na soluo do seu desaparecimento. b. Outras vtimas foram encontradas e foram identificadas. c. O caso de Tim Lopes no demorou para ser esclarecido. d. Pessoas que tm ligao com outras importantes tm seus problemas resolvidos. e. O cidado comum no desperta o interesse da sociedade e das autoridades na soluo dos seus problemas. 4. O emprego das aspas serve para produzir sentidos variados. No ensaio lido elas foram empregadas para: a. indicar que o autor no concorda com o que foi dito. b. ironizar a fala do outro. c. indicar que o que foi dito tem outro sentido. d. indicar que o responsvel pelo dito outra pessoa. e. indicar o emprego de grias no enunciado. 5. Dados os perodos abaixo, marque a opo em que o conectivo utilizado no tem o mesmo sentido do utilizado no trecho ... para aterrorizar o inimigo no s com a morte, mas com a prpria interdio da salvao, dedicavam-se a ela com volpia.
a. No s se seqestra e mata, mas se tortura e mutila.

b. Ele no s foi torturado, mas morto por um golpe de espada a trespassar-lhe o ventre... c. Nem seria preciso dizer, mas diga-se: o livro continua um monumento. d. ... os militares que combateram em Canudos no apenas agiam na certeza da impunidade como no temiam o juzo do futuro. e. Vale no s para o juzo do futuro, mas mesmo do presente.

6. Assinale a alternativa que expresse, respectivamente, a relao de sentido estabelecida pelas palavras grifadas nos enunciados abaixo, na ordem em que se apresentam. Ainda resistia, como resistiu at o ltimo suspiro, mas sem esperana. Ele no s foi torturado, mas morto por um golpe de espada a trespassar-lhe o ventre, como se fazia em Canudos quando se estava com preguia de degolar. Apenas copia, ou reproduz, ou espelha... Se a Histria chegou ao depsito de ossos, foi por acaso.
37

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

a. b. c. d. e.

Oposio, tempo, conformidade, condio, alternncia Conformidade, oposio, tempo, alternncia, condio Tempo, oposio, conformidade, alternncia, condio Alternncia, oposio, conformidade, tempo, condio Oposio, conformidade, tempo, alternncia, condio

7. Assinale a alternativa que contenha a conjuno que estabelece a relao de sentido adequada entre os enunciados substituindo o ponto final. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha. Est tudo l. (Linhas 2 e 3) a. b. c. d. e. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha, embora esteja tudo l. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha, mas est tudo l. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha, porque est tudo l. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha, por isso est tudo l. Leia Os Sertes, de Euclides da Cunha, se estiver tudo l.

8. Analise os trechos abaixo e assinale a opo em que tenha sido utilizada a norma culta da lngua contempornea. a. Houveram vrios protestos contra a violncia depois da morte de Tim Lopes. b. O comportamento dos criminosos vai de encontro s regras sociais estabelecidas. c. Os criminosos e o governo j tiveram comportamentos a fins. d. Fazem vrios anos que segmentos da sociedade so controlados por criminosos. e. Nem todos os segmentos da sociedade tm a proteo policial que precisam.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: KOCH, I. V. Inter-ao pela Linguagem. So Paulo: Contexto, 1998. MARTINS, M.H. O que leitura. 19.ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004.

38

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 06

ESTILSTICA A importncia da estilstica na linguagem jurdica Seleo e combinao Modalidades Estilsticas Frasais I

Nesta aula veremos por que a estilstica importante na linguagem jurdica e como ela pode nos ajudar no desempenho da nossa profisso. Compreender o conceito de estilstica; Saber selecionar termos e combin-los na frase; Identificar tipos frsicos retricos inadequados ao discurso jurdico.

No nosso dia-a-dia, ao falar, escrever, pensar, argumentar, temos que fazer escolhas lexicais. Entre muitas opes, escolhemos uma palavra que dever combinar com vrias outras j selecionadas. Selecionamos tambm, alm de palavras, o modo de diz-las, ou seja, as frases. Essa escolha que fazemos sem perceber o que chamamos de estilstica. Veremos no tpico seguinte, como selecionar e combinar essas escolhas. Aps, estudaremos as principais modalidades estilsticas frasais.

1. SELEO E COMBINAO Para proceder a seleo e combinao estilstica, temos dois mecanismos: A escolha e substituio dos termos. A escolha e a combinao desses termos na frase.

Assim, percebemos que o estilo , antes de tudo, a escolha das palavras e a combinao entre elas. Observe os exemplos a seguir. A teoria clssica, elaborada por Carrara, dizia que dolo a inteno mais ou menos perfeita de praticar um fato que se conhece contrrio lei. Age com dolo, segundo a teoria da vontade, quem tem como objetivo a prtica de um fato definido como crime. Em outras palavras, dolosa a conduta em que o agente tem vontade de alcanar o resultado, de conseguir que ocorra, se materialize a conseqncia de seu comportamento. (TELLES, 2002, v. 1, p. 160)
39

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Para a teoria da vontade, age dolosamente quem pratica a ao consciente e voluntariamente. necessrio para sua existncia, portanto, a conscincia da conduta e do resultado e que o agente a pratique voluntariamente. (MIRABETE, 2003, v. 1, p. 139)
Exemplos retirados de MEDEIROS & TOMASI. Portugus Forense, 2004, p. 250.

No texto de Telles, notamos que citado Carrara. Isso se chama argumento de autoridade. Em outro trecho, lana mo da parfrase quando explica novamente o que foi dito antes, com outras palavras. J no texto de Mirabete, o sentido construdo em cima de dois advrbios: dolosamente e voluntariamente. Vemos que o autor optou por destacar os elementos essenciais da definio.

2. MODALIDADES ESTILSTICAS FRASAIS H diversos tipos frsicos retricos, mas nem sempre so adequados ao discurso jurdico. Veremos a seguir as principais modalidades estilsticas frasais que devem ser evitadas nesse discurso. Frase de arrasto: seqncia de coordenaes normalmente construdas por quem tem dificuldade em fazer perodos subordinados. Veja o texto abaixo: O julgamento iniciou e o juiz deu a palavra ao advogado e este apresentou sua tese com entusiasmo, mas os jurados no aceitaram a legtima defesa e condenaram o ru. Podemos observar no exemplo que temos cinco oraes coordenadas entre si, o que torna o texto arrastado. A reelaborao em um perodo mais complexo, com oraes subordinadas, seria mais adequado.

Frase de ladainha: construda com o uso em excesso da conjuno e, sendo uma variedade da frase de arrasto. Chamamos ateno ao fato de que esse recurso pode ser utilizado no discurso oral, mas no deve ser empregado repetidamente, pois perder sua validade no discurso jurdico. Porm, na modalidade escrita, deve ser evitado.

O ru entrou na sala e caminhou lentamente em direo vtima e a olhava friamente, com riso perverso nos lbios e balanava uma faca brilhante e afiada na mo direita e, com violncia, enfiou o instrumento perfurante no ventre da msera mulher. No exemplo acima, foi utilizada a conjuno e cinco vezes, o que reprovvel na modalidade escrita da linguagem jurdica. Mas voltamos a chamar ateno: no discurso oral, em um jri, por exemplo, se utilizada com habilidade, poder ter sucesso.
40

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Frase entrecortada: muito imprpria ao discurso jurdico, a frase entrecortada muito curta e, como recurso estilstico literrio, denuncia a incapacidade de o homem pensar.

O ru entrou na sala. Estava abatido. Sentou-se. Colocando as mos na cabea. Ela estava abaixada. Ele parecia desanimado. Ele previu o resultado adverso. Ele esperava a condenao. Como podemos notar, o texto fragmentado, sem elementos coesivos, que apresentam descontinuidade de pensamento. Frase fragmentria: parecida com a frase entrecortada, de incompletude sinttica.

Condenado o ru, ser encaminhado a presdio de segurana mxima.

Vemos que a primeira informao (condenado o ru) no completada pela informao seguinte. Poderamos dar sentido a ela se a reformulssemos, como Se o ru for condenado... Frase labirntica: ao contrrio da frase de arrasto, a frase labirntica peca pelo excesso de subordinaes, afastando-se da idia principal apresentada.

O Direito a aplicao da lei que imperativa, no convidando seus subordinados a obedecer a ela, por exigir seu acatamento, sendo a norma jurdica a vontade do ordenamento jurdico.

Quando ocorrem muitas subordinadas, encontramos dificuldade na interpretao do texto, por no conseguirmos identificar qual , de imediato, a idia principal defendida, pois h muitas idias secundrias agregadas a ela.

Frase catica: embora muito empregada na literatura contempornea, inaceitvel no discurso jurdico. uma estrutura desorganizada e sem lgica, tambm chamada de fluxo do consciente.

O ru entrou na sala e caminhou lentamente em direo vtima. Por que a olhava friamente com riso perverso nos lbios? O balano da faca brilhante e afiada na mo direita a fez lembrar-se de sua infncia, quando viu sua me ser assassinada. Com violncia, ele enfiou o instrumento perfurante no ventre da msera mulher. Qual seria o motivo de tanta frieza?

41

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

O estilo catico traz questionamentos e divagaes que no podem ocorrer no discurso jurdico, por ser ele conciso e objetivo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DAMIO, R. T. & HENRIQUES, A. Curso de Portugus Jurdico. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2004. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004.

42

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 07

ESTILSTICA Modalidades Estilsticas Frasais II

Continuando nosso estudo sobre modalidades estilsticas frasais, veremos a estruturao de frases que so mais adequadas ao discurso jurdico. Estruturar perodos simples e compostos, conforme a retrica jurdica; Combinar frases para elaborao de pargrafos grficos e formais.

A medida retrica a mais adequada para o discurso jurdico. Vejamos algumas formas de estruturar frases.

a) Perodo Simples: estrutura sinttica mnima com expanso moderada. Exemplo: O ru, de repente, atacou a indefesa vtima.

b) Perodo Composto: a estrutura mnima do perodo composto deve ser a medida retrica de trs oraes. Exemplo: O ru parecia desanimado, pois previa o resultado adverso e esperava condenao.

c) Pargrafo Grfico: a medida retrica do pargrafo grfico de trs frases e cada uma deve conter trs oraes. Exemplo: Apaixonado pelo dinheiro, o rei Midas conseguiu o poder de transformar tudo que tocasse em ouro. Mas logo percebeu a loucura que era esse desejo: ele no conseguia nem mais se alimentar. o caso de quem acumula conquistas, mas nunca se satisfaz plenamente.
43

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

d) Pargrafo Formal: a medida retrica aqui, ser de trs argumentos no desenvolvimento do discurso dissertativo. Exemplo: Introduo + Desenvolvimento (idia 1, idia 2, idia 3) + Concluso. Em tempo algum deparamos com a atual e catica situao de segurana pblica (Introduo). Parece que a vida humana pouco ou nada vale (idia 1). Onde foram parar aqueles valores que povoariam e enobreceriam a generosidade da alma humana? (idia 2) Se para algumas pessoas o direito vida no tem qualquer sentido, para o Estado, pela sua prpria razo de ser, deve erigir-se em primeiro e mais sagrado dos direitos fundamentais ou absolutos. (idia 3) Assim, para no se incorrer em contradio e inaceitvel desvio de finalidade, providncias urgem, afinal, um amontoado de pessoas que denominamos nao um dia se organizou poltica e juridicamente para formar um ente, protetor maior, denominado Estado. (concluso) (Adaptado de Elias
Mattar Assad, Revista Jurdica Consulex, 15 de junho de 2005, p. 12)

A medida retrica deve servir de parmetro ao discurso jurdico, mas no rgido, permitindo-se variaes aos pargrafos grficos.

J que conhecemos os aspectos iniciais da estilstica da linguagem jurdica, vamos praticar seu uso?

1. Construa perodos compostos com os perodos simples dados. a) O ru alegou inocncia. As provas foram insuficientes. b) O advogado estava animado. Os jurados pareceram interessados. c) O juiz vai encaminhar o ru penitenciria. Ele ser conduzido algemado. d) A audincia foi movimentada. Houve muitos depoimentos contraditrios. e) Este advogado fala muito bem. Ele convence qualquer auditrio.

2. Os perodos abaixo devem ser organizados de forma subordinada. Para isso, eleja a idia principal e faa os ajustes necessrios.

44

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

a) Este promotor me lembra os homens desalmados. b) (Estes) s pensam em sua ambio. c) (Ele) lana sem piedade inocentes nas masmorras.

a) O acusado no sentia remorsos. b) Para ele a vida nada vale. c) A vtima era uma criana.
Os exerccios foram retirados de DAMIO & HENRIQUES. Curso de Portugus Jurdico. 2004, p. 97.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DAMIO, R. T. & HENRIQUES, A. Curso de Portugus Jurdico. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2004. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004.

45

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 08

ESTILSTICA Colocao dos Termos Tonalidade Emotiva das Palavras


Nesta aula, estudaremos as possibilidades de colocao dos termos na orao e quais esquemas podem ser utilizados.

1. COLOCAO DOS TERMOS O esquema clssico seguido na lngua portuguesa o S+V+C (Sujeito + Verbo + Complemento). Freqentemente esta ordem pode ser alterada e isso no constitui erro. Observe:

Princpios so gerais, enquanto as peculiaridades so restritas. Temos nesse perodo, na primeira orao, o sujeito (Princpios), o verbo (so) e o complemento (gerais). A segunda orao tambm segue esta ordem: sujeito (as peculiaridades), verbo (so) e complemento (restritas). Quando na linguagem jurdica h inverso, busca-se a nfase de algum termo. Assim, as palavras que esto no incio ou as que esto no fim das frases tm maior destaque.

So gerais peculiaridades.

os

princpios,

enquanto

so

restritas

as

Fazendo esta inverso (V+C+S), demos nfase caracterstica do sujeito e no ao sujeito em si, conforme o exemplo anterior. uma questo de estilo. Quanto ao uso de adjetivos, precisamos estar atentos para o fato de ele vir antes ou depois do substantivo que caracteriza. Quando usamos o adjetivo antes do substantivo, estamos carregando o texto de afetividade, ou
46

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

seja, utilizamos a linguagem conotativa. Na prxima aula, entraremos em mais detalhes sobre denotao e conotao. Conotao: conjunto de alteraes ou ampliaes que uma palavra agrega ao seu sentido literal (denotativo) por associaes de diversos tipos ou por identificao com algum dos atributos de coisas, pessoas, animais ou outros seres da natureza, ou do mundo social ou com coisas, personagens ou pessoas que inspiram sentimento de admirao. Denotao: extenso do conceito que constitui o significado de uma palavra. Designa o sentido literal das palavras, ou como costumam chamar significado real das palavras.
HOUAISS, A e VILLAR, M. S. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Ao colocarmos o adjetivo depois do substantivo, utilizamos a linguagem denotativa, prpria da linguagem jurdica, que, alis, tem um emprego menor de adjetivos. Vamos observar os exemplos abaixo e ver como a posio do adjetivo em relao ao substantivo, pode mudar consideravelmente o seu significado. Por isso, na modalidade jurdica, temos que ter ateno redobrada quanto ao uso dos adjetivos. A mulher pobre foi abandonada pelo marido. A pobre mulher foi abandonada pelo marido. No primeiro caso, o adjetivo pobre caracteriza o seu substantivo mulher como no tendo recursos financeiros. J no segundo caso, o mesmo adjetivo caracteriza a mulher como sofredora, carente de ateno.

2. TONALIDADE EMOTIVA DAS PALAVRAS Ao produzirmos um texto, principalmente utilizando a linguagem jurdica, devemos ter cuidado na escolha da palavra, pois a tonalidade afetiva evidente no contexto. Veremos algumas formas de demonstram mais facilmente nosso posicionamento emocional diante dos fatos que apresentamos. Palavras de significado afetivo: esse tipo de palavra deixa transparecer a emoo, o sentimento, o estado de alma de quem produz do texto. O adjetivo caracteriza emocionalmente quem fala; o substantivo abstrato, destaca o sentimento. Veja os exemplos os exemplos:

O ru nervoso incomodou o advogado. O nervosismo do ru incomodou o advogado.


47

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Podemos notar que o segundo exemplo seria mais adequado, ou seja, o substantivo abstrato est menos ligado ao sujeito, causando menos emoo.

Palavras que exprimem julgamento: os profissionais da rea jurdica devem estar muito atentos escolha das palavras como adjetivos que atribuem qualificaes positivas ou negativas, como substantivos abstratos, verbos e advrbios a eles correspondentes. Ao utilizar essas expresses, o falante poder estar julgando sem perceber, e em alguns gneros jurdicos, isso no aconselhvel. Encorajado pela amante, o covarde ru matou seu rival.

Pela seleo de palavras utilizadas, identificamos o posicionamento do autor do texto acima. O verbo encorajado traz um julgamento implcito de que o ru no agiria por si mesmo; da mesma forma o adjetivo covarde traz a idia de que o ru foi cruel, que a vtima no teve meios de se defender. Avaliao: aqui, mais uma vez, ressaltamos a importncia da escolha estilstica na escrita de um profissional da rea jurdica, que deve ser clara, objetiva e liberta de palavras preconceituosas, que trazem uma idia abstrata pejorativa.

O pai do ru previu um futuro negro para o filho. A vtima foi encontrada em seu casebre mortalmente ferida.

Quando o autor do texto escolheu a palavra negro para acompanhar o substantivo futuro, foi preconceituoso, pois relacionou fatos ruins cor negra. J no segundo exemplo, a escolha da palavra casebre demonstra que o autor avalia a residncia da vtima como sinnimo de pobreza, de pequenez.

Vamos analisar os trechos de um inqurito policial. Segundo Mirabete (1996:81), o gnero inqurito policial deve conter certas provas periciais que (...) contm em si maior dose de veracidade, visto que nelas preponderam fatores de ordem tcnica que, alm de mais difceis de serem deturpados, oferecem campo para uma apreciao objetiva e segura de suas concluses Procure exemplos de como os termos foram colocados, se h tonalidade emotiva nas palavras empregadas: de significado afetivo que exprimam julgamento ou avaliao.
48

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

1. Emrito Julgador e Douto Promotor de Justia, atentem agora para o absurdo da explicao feita por Maria... 2. Vejam Doutas Autoridades Juiz e Promotor de Justia, na explicao da interrogada, primeiro os assassinos tiraram sua aliana de seu dedo ela no acordou e depois o colar do pescoo continuou dormindo. Meu Deus!! Incrvel! Retiraram Maria da rede algum a carregava. 3. Saltam aos olhos da mais leiga criatura do mundo, o libi montado por Maria para no dar conta de quem foram os assassinos de seu esposo Joo, est amolentado em contedo incerto e mentiroso. No tenho dvida disso. 4. Mentiu novamente, caindo por terra, o libi montado por Maria em suas falcias... 5. Falseou com a verdade Maria, portanto, est dificultando as investigaes... 6. Outro absurdo dessa mulher, Maria. Quando ela gritou por Joana, s disse: Joana, Joana, socorro! Tem dois ladres aqui dentro da minha casa. Ora, meu Deus! 7. Por que ela no gritou pelo marido embora deitado na cama sem poder se levantar? Porque ela sabia que ele j estava morto. claro, no tenho dvida disso! 8. Douto Magistrado e Douto Promotor de Justia, no podemos embarcar nessa canoa furada de Maria. 9. Vejam vossas excelncias, no uma situao vexatria e duvidosa? 10. Sempre respeitosamente o relatrio. Deus seja louvado!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: HOUAISS, A e VILLAR, M. S. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. MEDEIROS, J. B. & TOMASI, C. Portugus Forense: a produo do sentido. So Paulo: Atlas, 2004. MIRABETE, J. F. Manual do Direito Penal. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

49

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 09

A ARTE DE ARGUMENTAR GERENCIANDO RAZO E EMOO


Nesta aula discutiremos o livro A Arte de Argumentar gerenciando razo e emoo, de Antnio Surez Abreu. Veremos em que esse livro mais contribuiu para melhorar nosso poder de argumentao. Depois, assistiremos ao filme Tempo de Matar para relacionarmos situaes vividas pelos personagens arte de argumentar. Entender os motivos pelos quais devemos saber argumentar; Compreender as tcnicas argumentativas que temos disposio na lngua.

Discutiremos item por item, para vermos se h dvidas e se compreendemos bem as informaes principais que a obra traz.

1. Por que aprender a argumentar? Saber argumentar , em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. tambm obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.

2. Gerenciando informao Por meio da leitura, podemos, pois, realizar o saudvel exerccio de conhecer as pessoas e as coisas, sem limites no espao e no tempo. Descobrimos, tambm, uma outra maneira de transformar o mundo, pela transformao de nossa prpria mente.

3. Gerenciando relao Conseguimos diminuir a distncia que nos separa das partes mais longnquas do mundo, por meio da aviao a jato, da tev a cabo, da
50

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Internet, mas no conseguimos diminuir a distncia que nos separa do nosso prximo.

4. Argumentar, convencer, persuadir Argumentar a arte de convencer e persuadir. Convencer saber gerenciar informao, falar razo do outro, demonstrando, provando. (...) Persuadir saber gerenciar relao, falar emoo do outro.

5. Um pouco de histria Os mtodos retricos da explorao da verossimilhana e dos diferentes pontos de vista sobre um objeto ou situao tm sido o motor que vem impulsionando o grande avano moderno da cincia e da tecnologia.

6. Condies da argumentao A primeira condio da argumentao ter definida uma tese e saber para que tipo de problema essa tese a resposta. (...) A segunda condio da argumentao ter uma linguagem comum com o auditrio. (...) A terceira condio da argumentao ter um contato positivo com o auditrio, com o outro. (...) Finalmente, a quarta condio e a mais importante delas: agir de forma tica.

7. O auditrio O auditrio o conjunto de pessoas que queremos convencer e persuadir. (...) preciso no confundir interlocutor com auditrio.

8. Convencendo as pessoas Ao iniciar um processo argumentativo visando ao convencimento, no devemos propor de imediato nossa tese principal, a idia de que queremos vender ao nosso auditrio.

9. As tcnicas argumentativas Tcnicas argumentativas so os fundamentos que estabelecem a ligao entre as teses de adeso inicial e a tese principal. Essas tcnicas compreendem dois grupos principais: os argumentos quase lgicos e os argumentos fundamentados na estrutura do real.

51

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

10. Dando visibilidade aos argumentos Recursos de presena so procedimentos que tm por objetivo ilustrar a tese que queremos defender.

11. Persuadindo as pessoas A primeira lio de persuaso que temos a aprender educar nossa sensibilidade para os valores do outro.

12. Emoes e valores Raiva, medo e tristeza so emoes disfricas. Amor e alegria, eufricas. Nossos valores esto ligados emoes eufricas.

13. As hierarquias de valores Fatores culturais, histricos e ideolgicos influem na elaborao dos valores e hierarquias.

14. Alterando a hierarquia de valores Para re-hierarquizar os valores do nosso auditrio, podemos utilizar algumas tcnicas conhecidas desde a Antigidade e que recebiam o nome de Lugares da Argumentao.

15. Afinal de contas, o que argumentar? Argumentar , em primeiro lugar, convencer, ou seja, vencer junto com o outro, caminhando ao seu lado, utilizando, com tica, as tcnicas argumentativas, para remover os obstculos que impedem o consenso.

16. Aprendendo a desenhar e pintar com palavras Para sermos criativos na escolha das palavras-chave que pretendemos usar em nossa argumentao, precisamos silenciar, por alguns momentos, nosso pensamento lgico, e divagar por entre sentidos e sons, anotando as palavras que vo surgindo por livre associao, para s ento fazer escolhas.

Agora j podemos assistir ao filme programado observando quais tcnicas argumentativas foram utilizadas pelos personagens.

52

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

A releitura do livro muito importante!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ABREU, A. S. A Arte de Argumentar: gerenciando razo e emoo. 5. ed., So Paulo: Ateli Editorial, 2002.

53

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

TEMA 10

DEBATE SOBRE O FILME TEMPO DE MATAR

J discutimos a obra de Antnio Surez Abreu, A arte de argumentar. Agora, iremos relacionar o livro ao filme Tempo de Matar, do diretor Joel Schumacher , distribuidora Warner, 1996. Identificar situaes argumentativas no filme; Relacionar as situaes argumentativas a itens do livro.

Sinopse Uma garota negra de apenas 9 anos de idade estuprada por dois racistas brancos completamente bbados. Em um ato desesperado de dio e vingana, seu pai mata os homens a tiros. Agora Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) ir a julgamento pelo assassinato de dois homens brancos. assim que a lei pretende tratar o caso. Para defend-lo, Hailey conta com o corajoso Jake Brigance (Matthew McConaughey) e a idealista Ellen Roark (Sandra Bullock), dois jovens advogados em busca da verdade. Em poucos dias o julgamento transforma-se em uma violenta batalha racial, em que a vida de todas as pessoas envolvidas com o caso est correndo perigo. O destino de um homem injustiado est nas mos de Jake e o tempo est se esgotando

Voc dever retomar a teoria de cada item e escolher situaes do filme que os representem.

- Condies de argumentao; - Convencendo as pessoas; - Recursos de presena;


54

EAD UNITINS MATRIZES E MTODOS DA LINGUAGEM FORENSE FUNDAMENTOS DA PRTICA JUDICIRIA

Dando visibilidade aos argumentos;

- Persuadindo as pessoas; - Emoes e valores; - Hierarquias de valores; - Alterando a hierarquia de valores.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ABREU, A. S. A Arte de Argumentar: gerenciando razo e emoo. 5. ed., So Paulo: Ateli Editorial, 2002. Tempo de Matar. Direo: Joel Schumacher , distribuidora Warner, 1996.

55

Vous aimerez peut-être aussi