Vous êtes sur la page 1sur 9

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas
MATERIAIS DENTRIOS II

Resumo para Segunda Prova 2013

Cermicas Odontolgicas

CERMICAS ODONTOLGICAS
conhecida por ser um material de aparncia semelhante ao dente natural, devido sua adequada propriedade ptica e durabilidade qumica. Estas e outras qualidades, como excelente esttica e dureza, possibilitaram o rpido desenvolvimento deste material no contexto cientfico quanto s suas propriedades, com o objetivo bsico de tentar satisfazer o crescente aumento da exigncia esttica preconizada pela sociedade moderna.

HISTRICO
1774 - Alxis Duchateu, insatisfeito com sua prtese total confeccionada com dentes de marfim, decidiu troc-las por prteses de cermica. 1788 - Nicholas Dubois de Chemant a arte das cermicas foi introduzida na odontologia, publicando um livro sobre a produo de dentes artificiais. 1885 - Logan utilizou porcelana fundida sobre um pino de platina que seria posteriormente cimentado ao dente como uma coroa piv. 1889 - Charles H. Land, pioneiro no campo da prtese fixa, obteve a primeira patente para confeco de coroas de jaqueta de porcelana, que passaram a ser amplamente utilizadas. Utilizavam uma porcelana de baixa fuso para que pudessem ser fundidas a laminas de ouro. A associao da porcelana ao metal veio superar a principal limitao ao uso de porcelana em dentes posteriores, a sua falta de resistncia trao e cisalhamento. 1956 at 1980 - restauraes metalocermicas eram praticamente a nica forma de utilizar porcelanas odontolgicas. 1950 - adicionou-se leucita na formulao da porcelana visando aumentar o coeficiente de expanso termina e possibilitar sua fuso com certas ligas ureas para confeco de coroas e PPFs. 1965 - Mclean e Hughes avaliaram a adio de diferentes xidos cermica, considerando fatores como temperatura de fuso, resistncia ao choque trmico, resistncia mecnica no estado fundido, coeficiente de expanso trmica, propriedades adesivas, cor e esttica. O xido de alumnio (alumina) foi selecionado por satisfazer o maior numero destes fatores. Porcelanas feldspticas, as quais foram incorporadas 40 a 50% de cristais de alumina, com o objetivo de melhorar a resistncia (120 a 180 MPa) sem sacrificar a esttica. 1976 - Foi introduzida uma tcnica para aumentar ainda mais a resistncia das coroas de jaqueta, utilizando uma folha de platina sobra a qual tinha uma camada de xido de estanho, responsvel em promover uma unio entre a porcelana e a folha de platina. No fim do sculo XX, diversos sistemas inovadores foram introduzidos, a fim de proporcionar a confeco de cermica Metal Free. Vrios sistemas foram criados com o intuito de melhorar as propriedades mecnicas do material. 1983 com o InCeram, dispensaram a infraestrutura metlica e proporcionaram uma confivel melhoria nas propriedades mecnicas e pticas das prteses totalmente cermicas.

COMPOSIO E ESTRUTURA DAS CERMICAS ODONTOLGICAS

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

So compostas por elementos metlicos (alumnio, clcio, ltio, magnsio, potssio, sdio, lantnio, estanho, titnio e zircnia) e substncias no metlicas (silcio, boro, flor e oxignio). Caracterizadas por duas fases: uma cristalina circundada por uma fase vtrea. A matriz vitrosa composta por uma cadeia bsica de xido de silcio, a proporo de xido de silcio est relacionada com a viscosidade e expanso trmica da porcelana. A fase cristalina ditam as propriedades mecnicas e pticas. A formulao da porcelana deve ser feita de modo a apresentar propriedades como: fundibilidade, moldabilidade, injetabilidade, cor, opacidade, translucidez, resistncia abraso, resistncia e tenacidade fratura; Diversos estudos realizados visam melhorar as propriedades mecnicas e estticas destacando-se: Associao com metais (restauraes metalocermicas) Unio a finos casquetes de ouro ou platina via deposio de camada de estanho (Tuf-Coat) Incluso de alumina ou zircnia para infra-estrutura (In-Ceram Alumina, In-Ceran Zircnia, In-Ceran Spinel) Cermicas termo-injetveis (IPS Empress) Cermicas com alta densidade de alumina (Sistema Procera) Cermicas de fundio (Cera Pearl, Olympos, Dicor e Dicor Plus) Adeso direta estrutura dentaria (facetas, onlays e inlays) Classificao de acordo com a sua fase cristalina: Feldsptica (convencional) Feldsptica reforada por Leucita Aluminizada Com alto contedo de alumina Zircnia e espinlio infiltrada por vidro Cermica vtrea E alumina densamente sinterizada As restauraes de cermica pura podem ser confeccionadas das mais diferentes formas. Destacam-se quatro formas principais de confeco. A Sinterizao a forma tradicional de se obter as porcelanas. Sinterizar significa fazer que misturas de minrios de ferro, finamente granulados, ou p de gs de alto-forno, se tornem, mediante aquecimento a uma temperatura em que amolecem, numa massa coerente, no porosa. Nesses casos, a restaurao esculpida em vrias camadas, sofrendo vrias queimas para se obter o resultado final. As porcelanas convencionais, as Aluminizadas a 50%, as Feldspticas so exemplos de cermicas obtidas por essa tcnica. A tcnica de Slip-casting outra maneira de se obter restauraes de porcelana. Nesses casos, aps a aplicao do p, uma matriz vtrea infiltrada, conferindo maior resistncia ao material. O sistema In-Ceram tradicional o principal representante dessa tcnica. Outra forma de se confeccionar os copings cermicos atravs da Cera perdida, que segue os mesmos princpios de confeco de metais, onde a estrutura esculpida em cera, e depois de se eliminar essa cera, uma porcelana injetada em alta temperatura. Esse o caso de sistemas como o Dicor e o Empress 2.

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

Atualmente, o meio mais sofisticado de se obter restauraes de cermica pura atravs do Sistema CAD/CAM (Computer-Aided Design/Computer-Assisted Machining). Nesse processo, um scanner pode tanto ler o preparo diretamente na boca do paciente, quanto em um troquel de gesso. Em seguida, as informaes so passadas para um computador que ir usinar um bloco de cermica at tomar a forma necessria para a confeco da restaurao. Usinar, nada mais do que Submeter um material em bruto ao de uma mquina-ferramenta. Classificao quanto ao mtodo de confeco: Sinterizadas Convencionais Aluminizadas 50% Feldspticas (leucita) Slip casting - Infiltradas por vidro Inceram Cera perdida - Vidro fundido Prensada - Dicor Injetadas em alta P/ T - Empress2 Tecnologia CAD/CAM Densamente sinterizada (Alumina pura) - Procera AllCeram Usinagem de blocos cermicos Lava, Cerec Lab

1.

2. 3.

4.

CERMICA FELDSTPTICA (CONVENCIONAL) definida como um vidro, composta por feldspato de potssio (K2O.Al2O36SiO2) e pequenas adies de quartzo (SiO2). Em altas temperaturas, o feldspato decompe-se numa fase com estrutura amorfa e numa fase cristalina contituida de leucita (KAlSi 2O6). Pode ser classificada quanto a sua temperatura de fuso: alta fuso (>1300 C), mdia fuso (1101 1300 C), baixa fuso (850-1100 C) e ultrabaixa fuso (650-850 C). Mtodo de confeco: Sinterizadas (P + Lquido - Esculpida em camadas em Troquel refratrio). Indicaes: Inlays, onlays e facetas ; Coroas metalocermicas; Recobrimento de estruturas de porcelanas aluminizadas ou de vidro ceramizado; Dentes para prteses totais. Vantagens: no requer equipamentos especiais, aplicao em finas camadas, ampla variedade de cores (esttica excelente). Desvantagens: cermica mais frgil (resistncia flexural 70 a 75 MPa), abrasiona dentes antagonistas (alto mdulo de elasticidade), facilidade de propagao de trincas. Marcas Comerciais: Vita VMK68 e VMK88 (Vita), Duceram (Degussa), Ceramco II (Ceramco), Noritake (Noritake). CERMICA ASSOCIADA A METAIS (REFORADAS POR LEUCITA E SINTERIZADAS) A fim de possibilitar associao das porcelanas aos metais, viabilizando a confeco de restauraes metaloceramicas, foi necessrio incorporar maior concentrao de leucita nas porcelanas feldspticas normais para aumentar o coeficiente de expanso trmica, tornando-o semelhante ao das ligas fundidas, minimizando o estresse trmico residual.

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

A unio ao metal recorre de trs princpios: molecular (xidos formados na superfcie do metal formam uma estrutura sanduiche unida separadamente tanto ao me tal como a porcelana), mecnico (a rugosidade de superfcie produzida pelo jateamento do metal produz retenes mecnicas e aumenta a rea superficial para unio com a porcelana) unio de compresso (o coeficiente de expanso trmico das facetas de porcelana so discretamente mais baixo que o da liga metlica para assegurar que a cermica esteja sob baixa compresso aps esfriamento). Mtodo de confeco: Sinterizada Vantagens: Translucidez semelhante aos dentes; Resistentes compresso; Apresentam baixa temperatura de fuso (diminui o potencial de distoro do coping metlico); No corroem; Resistentes aos fluidos orais; Desvantagens: Baixa resistncia flexo (60 MPa); Elevada dureza (abraso dos dentes opostos). Indicaes: Faceta das coroas metaloceramicas e PPFs. CERMICAS REFORADAS COM ALUMINA Foi introduzida no inicio da dcada de 1960, o material consistia de vidro de feldspato contento 40 a 50% de alumina. As partculas de alumina so mais fortes que o vidro e mais eficientes do que o quartzo para prevenir rachaduras. Mtodo de confeco: Sinterizadas. Vantagens: A resistncia a flexo de 120 a 150 MPa (baixa comparada as atuais). Desvantagens: Opacidade, no esttica. Indicaes: Coroa de jaqueta de porcelana em dentes anteriores, embora a melhoria na resistncia seja considervel, no suficiente para permitir seu uso na regio posterior e na fabricao de pontes fixas. Marcas comerciais: Vitadur N(Vita), NBK 1000(Dentsply), HiCeram (Vita) CERMICA DICOR uma cermica de fundio, sendo um dos primeiros sistemas cermicos que empregou tecnologia mais apurada, composta por vidro com acrscimos de fluoretos para proporcionar fluorescncia a prtese. Mtodo de confeco: Fundio, tcnica da cera perdida. Vantagens: Esttica aceitvel; Resistncia aproximada em 90 a 120 MPa. Desvantagens:

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

Baixo mdulo de elasticidade; Reduzido coeficiente de expanso; Pequena resistncia dureza. Indicaes: devido s baixas propriedades mecnicas quando empregadas aos tecidos bucais pode ser adequada para coroas unitrias anteriores e posteriores, inlays, onlays e facetas laminadas, no entanto contraindicada para pontes cermicas. Atualmente seu uso pouco empregado. Marcas comerciais: Dicor (Dentsply). SISTEMAS CERMICOS INFILTRADOS COM VIDRO DE ALTA RESISTNCIA (IN CERAM - VITA) Foram desenvolvidas visando melhorar os problemas relacionados com a resistncia a fratura e tenacidade. Sua composio consiste em 2 fases tridimensionais interpenetradas: uma fase de alumina (xido de alumnio) e uma fase vtrea (xido de lantnio), sendo sua confeco baseade em alumina porosa que posteriormente, infiltrada por vidro. confeccionada por um processo conhecido como slip-casting. Tambm podem ser confeccionadas no sistema CAD/CAM (CEREC Siemens, Celay Vident), os blocos de In Ceram Spinnel/Alumina/Zircnia, so produzidos por meio de prensagem seca do p, levando a uma resistncia flexo ainda mais alta aps a infiltrao de vidro. Caractersticas: Aumento da resistncia de 3 a 4 vezes mais que as outras; Reduo de translucidez; Opacificao acentuada; Indicaes: So usadas como infra-estruturas para preparos totais, prteses anteriores e posteriores de 3 elementos (primeiros a serem utilizados). Exemplos comerciais: In Ceram (Vita). Apresenta trs variveis: In Ceram Alumina Apresenta em sua composio entre 70 a 85% de alumina. Caractersticas: Resistncia flexural de 236-600 MPa. Indicado: coroas unitrias anteriores e posteriores, sendo o primeira a confeccionar PPF de 3 elementos totalmente cermicos para regio anterior at canino. In Ceram Zirconia Cermica a base de alumnio infiltrada por vidro, reforada de xido de zircnio (ZrO 2) cerca de 30-35%. Caractersticas: Resistncia a flexo de 421-800 MPa; Opacidade semelhante s ligas metlicas. Contra-indicada: PPF em regio anterior devido a sua opacidade. Indicada: coroa unitria posterior sobre dentes naturais ou sobre implantes posteriores e PPF posterior de trs elementos.

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

In Ceram Spinnel Contm espinlio de magnsio como principal fase cristalina, com traos de alfa-alumina (melhor esttica). Caractersticas: Melhora a translucidez da restaurao; Resistncia a flexo variando de 280 a 380 MPa. Indicaes: restauraes coronrias parciais e coroas unitrias anteriores. possvel usar vidros feldspticos para proporcionar uma camada esttica superficial.

SISTEMAS CERMICOS PRENSADOS (IPS EMPRESS - IVOCLAIR) Para superar os problemas de imprecises inerentes da adaptao das cermicas sinterizadas devido a alta contrao de queima, a ateno tem se voltado atualmente para possibilidade de uso de cermicas vitrificadas que empregam um processo de fundio na fabricao das peas de cermica. A cermica injetada num molde de revestimento, obtido pela tcnica de cera perdida, sob alta temperatura e presso. Esta tcnica permite que no haja alterao dimensional devido a queima e proporciona um aumento na resistncia. Apresenta-se de duas formas: IPS Empress I Baseado em cermica vtrea reforada por cristais de leucita (35-55%). Temperatura de prensa: 1150 -1180 C Resistncia Flexural: 97 a 180 MPa Vantagens: Esttica excelente (alta translucidez, fluorescncia e opalescncia); Melhor adaptao marginal do que as anteriores; Menor contrao de queima. Desvantagens: sua resistncia mecnica insuficiente para ser usada na fabricao de PPFs. Indicaes: coroas de cermicas puras unitrias anterior e posterior, inlays, onlays e facetas. Para proporcionar uma camada esttica superficial pode-se utilizar cermicas reforadas por leucita utilizando a tcnica de sinterizao IPS Empress II Cermica vtrea reforada por cristais de Dissilicato de Ltio (60-65%). Temperatura de prensa: 890 920 C Resistencia Flexural: 300 400 MPa Vantagens: Alta resistncia flexural; Resistncia a fratura 3 vezes maior do que a vitrificada com leucita; Altamente translucida. Indicaes: coroas de cermicas puras unitrias anterior e posterior, inlays, onlays, facetas, PPFs de 3 elementos para dente anterior at 2 molar. Para proporcionar uma camada esttica superficial utiliza-se uma cobertura cermica vitrificada com apatita (material mais prximo em composio ao esmalte que j foi obtido at hoje).

SISTEMAS CERMICOS FRESADOS

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

A usinagem uma opo a ser utilizada como mtodo de fabricao de restauraes cermicas Metal free para inlays, onlays, facetas e PPFs. Dentre os sistemas de fresagem disponveis comercialmente tm-se: CEREC 1, 2 e 3 (Sirona), Celay (Vita), Procera (Nobel Biocare), Lava AllCeramic System (3M/ESPE) e sistema CAD/CAM (Computer Assisted Design Computer Assisted Manufature). CEREC (Sirona) e Celay (Ivoclair Vivadent) O Sistema CEREC faz a captao da imagem do preparo diretamente da cavidade bucal com o auxilio de uma microcamera, que sequencialmente processada pela unidade CAD para que possa ser planejada e executada pela unidade CAM. O sistema Celay utiliza o sistema In Ceram, a fresagem realizada a partir de um bloco cermico, contendo 70 a 85% de partculas de alumina. H relatos que a resistncia de ambos os tipos so iguais ou superiores resistncia normalmente relatada para equivalentes cermicas dentais confeccionadas em laboratrio. O principal problema relatado adaptao marginal insastisfatria , o sistema Celay melhor do que o CEREC. A grande vantagem de utilizar tais mtodos consiste na possibilidade de obteno de lementos ceramicos unitrios em apenas uma consulta, pois os copings para coroa unitria e infra-estrutura para PPF simples so usinadas a partir de blocos e ento infiltrados, em que o tempo de infiltrao de poucos minutos comparado com o tempo de 4 horas de laboratrio para a cermica In-Ceram. Sistema Procera AllCeram composto por contedo de alumina pura (99,9%), densamente sinterizada, utilizando tecnologia CAD/CAM, sendo que a configurao da restaurao enviada para a fabrica na Sucia. Apresenta excelente biocompatibilidade, resistncia a flexo variando de 487-699 MPa, alta resistncia a fratura. indicado para confeco de casquetes para coroas unitrias anterior e posterior, PPF de 3 elementos at 1molar. Tambm pode ser utilizado para confeco de supra-estruturas unitrias para prtese sobre implante. Cermica base de zircnia tetragonal policristalina estabilizada com tria Cercon (DeguDent) e Lava All-Ceramic System (3M/ESPE), utilizam esse tipo de cermica, no qual as restauraes so confecionadas pelo procedimento de fresagem. O xido de trio adicionado na zircnia pura com objetivo de estabilizar a fase cbica ou tetragonal na temperatura ambiente, gerando um material polifasico conhecido como zircnia estabilizada. Possui alta resistncia a fratura, no degrada ou desestabiliza devido a saliva, possui resistncia de flexo variando de 900 a 1200 MPa. Com o sistema Cercon possvel concecionar coroas anteriores e posteriores e PPF de 3 a 8 elementos. O sistema Lava utiliza a tecnologia CAD/CAM para confeco de coroas unitrias anteriores e posteriores e PPF de 3 a 4 elementos. SISTEMA IPS EMPRESS e.max

Guilherme Schmitt de Andrade

Cermicas Odontolgicas

O novo sistema IPS e.max da Ivoclar Vivadent apresentam caractersticas estticas de cor, translucidez e opacidade, biomimetizando a estrutura dentaria. Composto por quatro materiais altamente estticos e resistentes para uso em dois tipos de tecnologias atualmente disponveis: injeo e CAD/CAM. Constitui um sistema verstil que vai das ceramicas de vidro a base de dissilicato de ltio injetado ou fresado, e.MaxPress e e.MaxCAD, at o xido de zircnio injtado ou fresado, e.MaxZir Press e o e.Max ZirCAD.

IPS e.Max Press composto por cristais de dissilicato de ltio, em 70%, que so incorporados em matriz vtrea. Resistncia flexural: 400 Mpa. Indicaes: inlays, onlays, coroas parciais, coroas anteriores e posteriores, prteses de 3 elementos na regio anterior ou at de segundo pr-molar e prteses sobre implantes. Contra-indicaes: prtese com mais de 3 elementos. IPS e.Max CAD composto por cristais de dissilicato de ltio, em 70%, que so incorporados em matriz vtrea que aps nova cristalizao transformam-se em metadissilicato de ltio. Resistncia flexural: 360 MPa. Indicaes: coroas anteriores, facetas e coroas posteriores unitrias. Contra indicaes: preparos subgengivais e pacientes com dentio residual reduzida. IPS e.Max Zirpress e IPS e.Max ZirCAD Apresenta em sua composio xido de zircnio. Resistncia flexural: 900 Mpa. Indicaes: devido a alta resistncia o sistema ode ser indicado para quase todos os quadros clnicos.

IPS e.Max Ceram Cermica de cobertura que contem vitrocermicas e cristais de fluorapatita,, no apresentando em sua composio feldsptica e leucita. Pode ser aplicada a todos os sistemas e.Max (IPS e.Max Press, IPS e.Max CAD, IPS e.Max Zir Press e IPS e.Max ZirCAD).

Guilherme Schmitt de Andrade

Vous aimerez peut-être aussi