Vous êtes sur la page 1sur 16

Instituto Superior Tcnico Mestrado Integrado em Arquitectura

Histria da Arquitectura Contempornea Anlise crtica monogrfica

Edifcio 210 Entreposto Comercial de Moambique Junho de 2013

Joo Domingos Tiago Miranda

Agradecimentos

Este trabalho no teria sido possvel sem a colaborao e a boa vontade daqueles que agora se referem. Professora Ana Tostes, pela orientao e investigao durante as fases do presente trabalho, cujas crticas conduziram criao de um documento mais cuidado. Ao colega e Mestre Arquitecto Francisco Seabra Ferreira, pela explicao e apoio compreenso da obra apresentada. A todos os nossos sinceros agradecimentos.

ndice

1. Arquitecto .....................................................................................................1 2. Introduo.....................................................................................................3 3. Entreposto Comercial ...................................................................................4 4. Ideias-chave .................................................................................................7 5. Bibliografia....................................................................................................8

ndice de figuras

F.1 Arquitecto Joo Jos Tinoco F.2 Hospital do Tuberculosos, em Maputo F.3 Vista de satlite do Entreposto Comercial de Moambique F.4 Stand de exposio (segunda fase) F.5 Pormenor de uma lmina na janela do corpo da segunda fase F.6 Acesso ao armazm F.7 Alado lateral no corpo da primeira fase F.8 Corte longitudinal do armazm

1. Arquitecto

F.1

O arquitecto do Entreposto Comercial de Moambique, Joo Jos Cerqueira de Matos e Silva Tinoco, nasceu em Coimbra, em 1924, tendo frequentado o curso de Arquitectura inicialmente em Lisboa e concludo este na Escola de Belas-Artes do Porto, em 1948. Joo Jos Tinoco praticou uma arquitectura fluente, criativa e perfeita consoante o quadro da linguagem do modernismo, movimento que atingia o apogeu internacional, principalmente na Europa e na Amrica do Norte. No obstante, a maioria da sua obra, de onde se destacam construes de equipamento, comrcio e habitao, situa-se no continente africano, especialmente em Angola e Moambique. O seu papel da mais elevada importncia na medida em que a sua produo arquitectnica afasta-se do estilo predilecto do Estado Novo, o portugus suave, propondo novas solues no quadro do espao moderno.

F.2

Relativamente sua vasta obra, de salientar o projecto para o Edifcio-Sede do Grmio da Lavoura do Distrito de Leiria, a Central Elctrica do Bipio (Angola), o Hospital dos Tuberculosos (Maputo), o Instituto de Investigao Cientfica de Moambique, a Aerogare de Vila Cabral, o Museu lvaro de Castro (Maputo), o Bloco Residencial em Aveiro, o Bloco de Habitaes Fevereiro e Rocha (Maputo) e o Centro Dicca. O arquitecto faleceu em 1983, em Lisboa.

2. Introduo

A obra do Entreposto insere-se no movimento moderno, no contexto da arquitectura colonial portuguesa em frica. Esta arquitectura foi sobretudo desenvolvida custa do investimento privado, estabelecendo uma

afectividade entre a metrpole portuguesa e o ultramar. Por outro lado, inegvel que o Brasil, ao fazer uma reconverso dos valores da arquitectura moderna de via corbusiana para uma arquitectura adaptada aos trpicos, tenha criado uma matriz facilmente reproduzvel em ambientes de condies climatricas idnticas1. Contudo, a experincia no se cingiu exclusivamente ao Brasil, pois, na verdade, Angola e Moambique so o exemplo disso mesmo. Relativamente a questes tcnicas e formais, no era claro que os edifcios dos trpicos tivessem de obedecer a determinadas premissas, mas sim existncia de um certo sentido de representao. Por exemplo, era necessrio que a planta fosse funcional, que houvesse uma ventilao cruzada e que a fachada estivesse suficientemente protegida do sol e da chuva. O aspecto exterior era um factor secundrio. As tcnicas usadas nos edifcios oficiais, desenvolvidas pelos arquitectos, so tcnicas correntes que ainda hoje se aplicam mundialmente. Era necessrio que fossem utilizados materiais com determinada resistncia nos edifcios concebidos, prevendo a sua pouca manuteno.

Arquitectura Moderna Portuguesa em frica. Disponvel em: <http://jardinseparquesdeportugal.blogspot.pt/2013/01/arquitectura-moderna-portuguesaem.html>. Acesso em 6-6-2013.

3. Entreposto Comercial

O Entreposto Comercial de Moambique foi construdo na cidade de Loureno Marques, actual Maputo, situado no nmero de polcia 2106 da Avenida do Trabalho2. As suas coordenadas geogrficas so 25 56' 46,64" Sul e 32 33' 58,10" Sul.

F.3

O edifcio do Entreposto trata-se de uma obra complexa, que junta ao cariz fabril e de armazenamento o do comrcio e de escritrios. Em termos formais composto por trs volumes, correspondentes s diferentes fases de construo do complexo, onde funcionam os armazns de peas e viaturas, servios tcnicos, balces de atendimento ao pblico, stands de exposio (frente virada a Sudoeste) e escritrios (fachada Sueste). A composio arquitectnica reflecte uma diversidade funcional, tirando o arquitecto partido de sistemas formais e construtivos distintos: o beto armado aparente no corpo torreado e na fachada com lminas verticais; o revestimento a tijolo burro, no troo com alternncia de fenestrao e de panos de parede e a aplicao em fachada de lminas metlicas e superfcies vidradas, na rea de stand e exposio.
2

Grupo Entreposto. Disponvel em <http://www.grupoentreposto.pt/pt/contactos>. Acesso em 6-6-2013.

A partir da anlise das fotografias actuais, de notar que as lminas verticais introduzidas durante a construo do Entreposto foram

integralmente removidas.

F.4

F.5

Na frente que integra os dois portes, correspondente entrada do armazm, o arquitecto conseguiu tirar partido de vrios elementos, recorrendo a caixas superiores de ventilao em beto, panos de tijolo em faixas e a cobertura envidraada em estrutura metlica.

F.6

F.7

Para finalizar, importante destacar um aspecto importante decorrente da construo da primeira fase. O plano de Joo Jos Tinoco previa a

utilizao de um sistema de clarabias3 de modo a permitir o controlo da luz no interior do armazm. Contudo, essa interveno no foi realizada, culminando o projecto numa cobertura de duas guas em chapa metlica ondulada.

F.8

Desenhos tcnicos relativos primeira fase do Entreposto Comercial de Moambique, do acervo documental que baseia o projecto EWV Vises Cruzadas dos Mundos.

4. Ideias-chave

Da investigao realizada so de retirar algumas concluses. Apesar de Portugal ser, poca, um pas subdesenvolvido, conseguiu esforar-se na instalao e concepo de uma arquitectura em territrios ultramarinos, concebendo uma tipologia arquitectnica adaptada aos trpicos, com a orientao da planta consoante os ventos dominantes e a menor exposio das fachadas. A par dessa mutao e experimentao, assistiu-se utilizao de uma combinao variada de materiais de construo, como o beto, metal e tijolo em revestimento. Os arquitectos dos anos 50 do sculo XX procuraram transformar aquilo que eram as caractersticas que eles consideravam ser da arquitectura popular portuguesa em caractersticas dos trpicos, que servissem as questes do clima: ventilao, sombra, entre outros.

5. Bibliografia

FERNANDES, Jos Manuel; JANEIRO, Maria Joo. Joo Jos Tinoco Arquitecturas em frica. Lisboa: Livros Horizonte, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi