Vous êtes sur la page 1sur 20

Atos dos Apstolos - Capitulo 1

(Atos 1: 1-11) Lucas j tinha escrito outro livro a Tefilo (que significa amigos de Deus) contando a histria da vida de Jesus Cristo. Jesus continuou na terra depois da sua ressurreio, durante 40 dias, dando provas de que havia ressuscitado, e Jesus mandou que os apstolos ficassem em Jerusalm, esperando a promessa do Pai que o batismo com o Esprito Santo. Os apstolos perguntaram se a hora havia chegado que Jesus restituiria o reino de Israel, e Jesus respondeu: que no pertence a eles saber os tempos ou as estaes que o Pai estabeleceu pelo seu prprio poder.E Jesus foi elevado s alturas e dois homens vestidos de branco apareceram, prometeram que ele voltaria do mesmo jeito foi. (Atos 1: 12-14) E Obedecendo ordem de Jesus voltaram a Jerusalm subiram para o cenculo onde se reuniram os 11 apstolos e eles perseveravam em orao e entre eles tambm estava Maria, a me de Jesus, e os irmos dele. (Atos 1: 15-26) Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmos e disse: que cumpriu a escritura que o Esprito Santo profetizou pela boca de Davi sobre Judas, e Pedro contou o que aconteceu com Judas. Ento disse Pedro: e necessrio que escolham outro homem para ficar no lugar de Judas como apstolo e que ele seja testemunha ocular de Jesus Cristo ressurreto, ento 2 foram citados, Jos (conhecido como Barsabs), e Matias. Eles oraram e fizeram um sorteio para escolher o novo Apostolo e ento caiu a sorte sobre Matias e ele foi escolhido.

Atos dos Apstolos - Capitulo 2


(Atos 2: 1-13)

No dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar e o Esprito Santo desceu, e eles comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito Santo lhes concedia que falassem, e os doze falaram em lnguas, pregando o evangelho s pessoas de diversas naes que estavam reunidas em Jerusalm, e de repente surgiu um som e a multido ficou perplexa porque cada um ouvia esse som em sua prpria lngua, eu creio que naquele momento o povo estava cheio de uno ou cheios do Espirito Santo, eles sentiram o poder de Deus. E os povos ficaram maravilhados com aquela cena, porque viram lnguas como que fogo, mais outros zombaram deles dizendo que beberam vinho de mais. (Atos 2: 14-36) Enquanto todos os apstolos pregaram naquele dia, Pedro explicou o sinal das lnguas como cumprimento da profecia de Joel sobre o derramamento do Esprito Santo, e Pedro negou a acusao de que eles estavam embriagados. Deus prometeu atravs de Joel, derramar seu Esprito sobre toda a carne, revelando sua vontade por profecias e vises, ele predisse sinais de julgamento (sangue, fogo, escurido), Pedro tambm pregou sobre a morte, ressurreio e ascenso de Jesus Cristo. Pedro disse que Jesus foi aprovado por Deus e rejeitado pelos judeus, ele tambm disse que Deus tinha entregue Jesus para ser crucificado mais tambm disse que Jesus foi ressuscitado pelo Pai, e a ressurreio cumpriu a profecia feita por Davi que Jesus morreria com confiana que o Pai o ressuscitaria. A morte no conseguiu vencer Jesus. E os apstolos foram testemunhas de Cristo ressuscitado e ele foi ressuscitado e exaltado pelo Pai para ser Senhor e Cristo. (Atos 2: 37-47) Os ouvintes mostraram a reao natural de pessoas honestas e eles perguntaram oque fazer para os apstolos e Pedro deu-lhes uma resposta de esperana e de perdo e foram batizados 3.000 pessoas que obedeceram palavra de Deus. E os novos seguidores de Cristo perseveravam, na doutrina dos apstolos, na comunho, no partir do po e nas oraes. E a f deles crescia por causa dos sinais feitos pelos apstolos, e na convivncia com esta nova famlia espiritual, os cristos compartilhavam um com o outro, tanto as coisas materiais quanto as coisas espirituais.

Atos dos Apstolos - Capitulo 3

(Atos 3: 1-26) Pedro e Joo subiam juntos ao templo para orar e encontraram um homem coxo pedindo esmolas, ento disse Pedro: no tenho bens materiais para lhe oferecer, mais oque tenho de dou que a minha f! ento Pedro olhando nos olhos dele disse: levante e anda em nome de Jesus Cristo o nazareno, ento o homem coxo levantou e pulou louvando a Deus e entrou no templo com eles, e o povo reconheceu tal homem e ficaram pasmados, e Pedro aproveitou a oportunidade e pregou ao povo sobre Jesus Cristo, e Pedro disse que o milagre no havia sido realizado pelo prprio poder dos apstolos, mas pelo poder de Jesus Cristo, e disse tambm que o homem coxo foi curado por f em Jesus. Pedro mostrou que Jesus cumpriu as profecias e promessas do Velho Testamento e disse que os judeus tinham crucificado Jesus por ignorncia e disse tambm que era necessrio o arrependimento desse tal ato.

Atos dos Apstolos - Capitulo 4


(Atos 4: 1-22) A pregao de Pedro sobre a ressurreio de Jesus e sua histria, provocou a primeira perseguio por parte dos lderes judeus e ento Pedro e Joo foram presos, mas a pregao de Pedro fez com que aumentasse os seguidores de Jesus Cristo em quase 5.000 homens. Ento os lideres Judeus perguntaram a Pedro e Joo com que poder ou em nome de quem fizeram isto, e Pedro cheio do Esprito Santo disse a eles que o coxo foi curado em nome de Jesus.Os lderes no tinham como responder as coisas que os apstolos disseram e nem negar a cura do homem coxo, ento os lideres judaicos discutiram entre si e decidiram ameaar os apstolos para que no falassem mais usando o nome de Jesus, mais Pedro e Joo se recusaram a obedecer este mandamento, ento os lderes os ameaaram e depois os soltaram. (Atos 4: 23-37) Pedro e Joo, depois de terem sido soltos, acharam os outros apstolos e contaram para eles o que tinha acontecido, ento eles oraram juntos pedindo coragem para continuar o trabalho de divulgar a palavra de Deus. E Deus respondeu orao, confirmando sua presena e equipando os discpulos para continuar o trabalho deles. Os discpulos continuavam juntos e unidos, compartilhando uns com os outros todas as coisas, e todos eles estavam cheios da graa de Deus. E Jos (conhecido como Barnab) vendeu um campo e deu o dinheiro para

ajudar todos os irmos.

Atos dos Apstolos - Capitulo 5


(Atos 5: 1-11) Ananias e sua mulher Safira prometeu vender uma propriedade dele e dar de oferta aos apstolos mas quando ele vendeu a propriedade ele guardou para ele uma parte do dinheiro, e deu apenas uma quantia e mentiu ao Esprito Santo sobre o valor de sua propriedade que ele e sua esposa tinham vendido e depois entregou o valor aos apstolos, ento Pedro perguntou a eles porque mentiram para Deus reservando uma parte do valor do campo, e ouvindo essas palavras Ananias morreu imediatamente e a mesma pergunta foi feita a sua mulher Safira que ao ouvir essa pergunta tambm morreu imediatamente nos ps de Pedro, ento Ananias e Safira foram sepultados juntos. E todos que viram e ouviram teve um grande temor a Deus. (Atos 5: 12-16) E a Igreja continuava a crescer, os apstolos continuaram realizando milagres, e os discpulos tinham paz entre si e muitas pessoas no quiseram ajuntar-se aos seguidores de Jesus Cristo, mas os admiravam, e o nmero de discpulos continuou a crescer, e Pedro operava muitos milagres. (Atos 5: 17-42) Os saduceus prenderam os apstolos por inveja, e um anjo de Deus os soltou e mandou que eles voltassem ao templo para pregar, e no dia seguinte os lderes receberam a notcia que os apstolos no estavam mais na priso, mas sim no templo pregando, e os lderes prenderam os apstolos de novo, e os acusaram de desobedecer o mandamento do Sindrio, para no falarem mais em nome de Jesus, mais os apstolos responderam: "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens", e os apstolos afirmaram que Jesus ressuscitou e foi exaltado como Prncipe e Salvador pelo Pai. E Gamaliel o fariseu mestre da lei aconselhou que os apstolos fossem libertados, dizendo que as coisas do homem no vo prevalecer, e que as coisas de Deus no podem ser destrudas ento os membros do Sindrio aoitaram os apstolos e os soltaram e os apstolos se regozijaram por que foram considerados dignos de sofrer em nome de Jesus Cristo, e continuaram a pregar com alegria e em nome de Jesus.

Atos dos Apstolos - Capitulo 6

(Atos 6: 1-7) Um problema surgiu na igreja em Jerusalm e os Judeus de fala Grega reclamaram porque as vivas dos Judeus de fala Hebraica foram esquecidas na distribuio diria, e os apstolos ajudaram a igreja na soluo deste problema, eles sugeriram a escolha de sete homens para servir s mesas, e a proposta agradou a todos da igreja. E apesar desses problemas bsicos, a palavra de Deus continuou se espalhando e o nmero de discpulos tambm crescendo. (Atos 6: 8-15) Estvo mostrou o poder do Esprito Santo na sua pregao realizando maravilhas e sinais, muitas pessoas se opuseram ao seu ensinamento, mas no podiam resistir s palavras deste homem de Deus, mais mesmo assim eles fizeram acusaes falsas contra Estvo e o levaram ao Sindrio e chegando l os membros do Sindrio viram a aparncia do rosto de Estvo como a de um anjo de Deus.

Atos dos Apstolos - Capitulo 7


(Atos 7: 1-60) Estvo comeou a responder as perguntas do sumo sacerdote com um resumo da obedincia de Abrao, e Estvo continuou falando da f dos patriarcas, e ele tambm falou de Jos, dizendo que este homem permaneceu fiel apesar de ser rejeitado pela famlia e apesar do local, disse tambm que no deserto, Deus chamou Moiss para salvar os israelitas disse que Moiss foi escolhido por Deus para salvar seu povo mas o prprio povo o rejeitou, Moiss peregrinou no deserto 40 anos, e Deus comunicou com ele l, para chamar ele de libertador do povo, e disse que os israelitas rejeitaram Moiss e sua palavra e tambm disse que Moiss profetizou sobre Jesus, ele continuou dizendo que Deus os deixou servir dolos, e avisou que a consequncia do pecado do povo seria cativeiro na Babilnia e Estvo mostra que o templo no a habitao verdadeira de Deus. Estvo condenou a atitude de seus ouvintes dizendo que eles rejeitaram os mensageiros de Deus, at seu prprio Filho. E os ouvintes se enfureceram, ficaram furiosos e mataram Estvo apedrejado. Estvo morreu orando pelas pessoas que o apedrejava, do mesmo modo que Jesus fez na cruz.

Atos dos Apstolos Capitulo 8

(Atos 8: 1-25) Saulo, que participou do apedrejamento de Estvo, continuou sua perseguio aos cristos, arrastando eles de suas casas e levando para a priso. Os discpulos foram dispersos, mas continuavam a pregao da palavra nas regies de Judia e Samaria. Filipe pregou em Samaria e realizou milagres que confirmaram a palavra de Deus aos ouvintes, Muitas pessoas creram e foram batizadas, incluindo Simo, que tinha enganado o povo com suas mgicas. Quando os apstolos ouviram falar da converso dos samaritanos, eles enviaram Pedro e Joo para l e eles colocaram as mos sobre os samaritanos e eles receberam o Esprito Santo. Simo viu o poder dos apstolos para transmitir dons espirituais, e lhes ofereceu dinheiro para receber o mesmo poder, Pedro repreendeu a Simo, dizendo-lhe que ele tinha voltado ao pecado e que precisava de perdo e Simo aceitou a correo dada por Pedro e pediu suas oraes e os apstolos voltaram para Jerusalm e continuaram a pregar o evangelho por todos lugares que passavam. (Atos 8: 26-40) Um anjo de Deus mandou que Filipe fosse ao deserto, e ele foi, e no caminho um etope estava voltando de Jerusalm para sua terra, estava lendo do livro de Isaas e Filipe, dirigido pelo Esprito Santo aproveitou a oportunidade e perguntou se o homem entendia oque estava lendo e o homem disse: como eu posso entender se ningum me explica, ento Filipe ensinou o homem sobre Jesus Cristo e o etope, entendendo a mensagem de Filipe, pediu que Filipe o batizasse e por causa da sua f em Jesus Cristo, ele foi batizado nas guas e Filipe foi imediatamente arrebatado pelo Espirito Santo e mandado para outro lugar aonde continuou seu trabalho de divulgao da boa nova.

Atos dos Apstolos Capitulo 9


(Atos 9: 1-20) Saulo pediu cartas do sumo sacerdote s sinagogas de Damasco autorizando perseguio contra os cristos de l, No caminho de Jerusalm para Damasco, ele encontrou Jesus, e Quando Saulo viu uma luz brilhante no cu, ele caiu por terra. Uma voz perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues ?, Saulo respondeu: "Quem s Tu, Senhor?" A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te diro o que te convm fazer". Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas no viram ningum,

Saulo ficou cego, e foi levado para Damasco onde ele ficou trs dias sem comer e sem beber, Jesus enviou Ananias a Saulo, O Senhor explicou que Saulo estava na casa de Judas na rua direita orando, e Ananias falou da reputao de Saulo como grande perseguidor dos cristos. O Senhor disse que Saulo seria seu instrumento para levar o evangelho aos gentios, e que ele sofreria muito pelo nome de Jesus e Ananias obedeceu e procurou Saulo, Ananias entrou na casa, curou Saulo, e falou para ele de Jesus, e Saulo se levantou e foi batizado, e Saulo ficou alguns dias em Damasco com os mesmos discpulos que ele tinha planejado perseguir e Saulo comeou a pregar que Jesus o Filho de Deus. (Atos 9: 21-30) O povo estranhou a mudana de Saulo, que se tornou de perseguidor a pregador e Alguns judeus planejaram matar Saulo, mas os discpulos o apoiaram e ele fugiu da cidade de Damasco, Saulo tentou juntar-se com os discpulos em Jerusalm, onde tinha anteriormente perseguido os cristos e eles ficaram com medo e Barnab levou Saulo aos apstolos e falou do seu encontro com Jesus no caminho, e da sua pregao em Damasco, Saulo comeou a pregar em Jerusalm Quando alguns helenistas estavam planejando mat-lo, Saulo foi enviado pelos irmos para Tarso. (Atos 9: 31-43) E a igreja comeou a crescer na edificao dos cristos no crescimento relativo ao nmero de discpulos nas igrejas dos judeus. Em Lida, Pedro curou Enias, que era paraltico e a cura foi imediata e visvel a todos que estavam ali e o resultado foi que muitas pessoas se converteram ao Senhor. Em Jope, Pedro ressuscitou Tabita esta discpula era conhecida pelas obras que tinha feito e Pedro a ressuscitou, levando outras pessoas f.

Atos dos Apstolos Capitulo 10


(Atos 10: 1-48) Cornlio, um gentio piedoso e temente a Deus, teve uma viso e Deus disse que as suas oraes e esmolas foram recebidas por ele e disse tambm a Cornlio que ele deveria enviar mensageiros a Jope para chamar Pedro e Cornlio obedeceu imediatamente. Pedro, em Jope, teve uma viso na qual Deus mandou que ele matasse e comesse animais que eram considerados impuros na lei do Velho Testamento, mais Pedro recusou com-los e uma voz do cu falou: "Ao que Deus purificou, no consideres comum" e Enquanto Pedro ainda estava

tentando entender a viso, os mensageiros de Cornlio chegaram e ento o Esprito Santo mandou que ele fosse com eles, e ele desceu e recebeu os mensageiros. Pedro foi com os mensageiros de Cornlio a Cesaria, onde Cornlio estava esperando com seus parentes e amigos e quando Pedro chegou, Cornlio se prostrou e o adorou, mas Pedro no permitiu que ele adorasse a um homem, ento Pedro entrou na casa de Cornlio, e disse que Deus tinha mostrado para ele que no deveria considerar nenhum homem comum ou imundo, ento Cornlio contou a histria da visita de um anjo que mandou que ele enviasse algum a Jope para chamar Pedro e ele disse que as pessoas em sua casa estavam todas prontas para ouvir a palavra do Senhor, e Pedro abriu a boca e disse que Deus no faz acepo de pessoas, mas aceita qualquer pessoa que o obedece. Pedro relatou a histria da vida de Jesus Cristo, falando do seu trabalho, sua morte e ressurreio, e da misso dos apstolos de divulgar o evangelho. E de repente o Esprito Santo caiu sobre os gentios que ouvia as palavras de Pedro, dando-lhes o dom de lnguas, e Pedro entendeu este sinal de Deus como confirmao da aceitao dos gentios por Deus, e Pedro mandou que eles fossem batizados.

Atos dos Apstolos Capitulo 11


(Atos 11: 1-26) Quando Pedro voltou a Jerusalm, alguns discpulos judeus questionaram o porque ele pregou aos gentios e Pedro contou a histria dos acontecimentos dos dias anteriores, ele teve a viso, mostrando que Deus tinha purificado as coisas comuns, e ele obedeceu o Esprito Santo e foi com os mensageiros para a casa de Cornlio, levando consigo seis homens judeus, e quando Pedro chegou, Cornlio explicou como um anjo tinha falado com ele, dizendo que Pedro falaria sobre a salvao, enquanto Pedro pregava, os gentios receberam o batismo com o Esprito Santo, Pedro entendeu que Deus tinha dado aos gentios a mesma oportunidade de serem salvos que os judeus receberam. Os judeus aceitaram a explicao de Pedro, e glorificaram a Deus por causa da salvao dos gentios e os cristos dispersos por causa da perseguio por parte de Saulo tinham pregado somente aos judeus, mas depois da converso de Cornlio, pregaram aos gentios tambm. Muitas pessoas foram convertidas ao Senhor, e a igreja em Jerusalm enviou Barnab at Antioquia, e ele ajudou no trabalho l e Barnab foi para Tarso procurando Saulo, que ficou por um ano em Antioquia e os discpulos foram chamados de cristos pela primeira vez em Antioquia. (Atos 11: 27-30)

gabo profetizou sobre um perodo de fome e os cristos em Antioquia enviaram socorro aos irmos na Judia.

Atos dos Apstolos Capitulo 12


(Atos 12: 1-19) Herodes estendeu as mos sobre alguns da igreja e matou espada Tiago, irmo de Joo. Ele prendeu Pedro e o deixou no crcere com inteno de julg-lo publicamente depois da Festa da Pscoa e a igreja orou sem cessar a favor dele e Pedro ficou no crcere, bem vigiado, at a noite antes da apresentao planejada por Herodes e um anjo o soltou da priso levando Pedro para rua de fora da priso, e ele ainda no sabia se era real, e Pedro resolveu ir casa de Maria, me de Joo Marcos, sabendo que alguns cristos estavam orando ali e quando ele bateu no porto, uma serva chamada Rode atendeu, no abriu o porto, mas correu para contar s outras pessoas na casa que Pedro tinha voltado e o povo no acreditou nas palavras de Rode e quando abriram o porto, as pessoas na casa de Maria ficaram admiradas, e Pedro explicou o que tinha acontecido, e pediu que eles informassem aos apstolos. E como Pedro escapou da Priso os guardas foram castigados e Herodes foi para Cesaria. (Atos 12: 20-25) Herodes deu um discurso e os ouvintes clamavam: " a voz de um deus, e no de um homem", e Herodes no fez nada para rejeitar esta adorao, e foi ferido por um anjo e morreu. E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

Atos dos Apstolos Capitulo 13


(Atos 13: 1-12) Cinco homens trabalharam juntos no ensinamento do evangelho na igreja de Antioquia, ento o Esprito Santo disse para eles enviar Barnab e Saulo para trabalhar em outros lugares e estes discpulos jejuaram, oraram, impuseram as mos sobre estes dois, e despediram deles. Barnab, Saulo e Joo Marcos foram de Antioquia a Selucia e navegaram para a ilha de Chipre, onde entraram na cidade de Salamina e comearam a pregar o evangelho nas sinagogas judaicas e eles atravessaram a ilha e chegaram cidade de Pafos, e l encontraram um judeu mgico, falso profeta, chamado Barjesus, o procnsul Srgio Paulo se

interessou pela palavra mas o mgico Barjesus impediu o trabalho de Barnab e Saulo, ento Saulo mostrou a superioridade do poder divino e fez com que Barjesus ficasse cego por algum tempo, e o resultado deste milagre foi que Srgio Paulo creu na doutrina de Cristo (Atos 13: 13-39) Joo Marcos voltou para Jerusalm, Paulo e Barnab continuaram at Antioquia da Pisdia. Paulo e Barnab entraram numa sinagoga num sbado, e os chefes da sinagoga lhes permitiram que falassem e Paulo pregou, comeando com a histria do povo judaico no Velho Testamento, chegando ao assunto da salvao atravs de Cristo e Paulo traou a histria do Velho Testamento do xodo at o reinado de Davi e disse que o Salvador, Jesus, descendente de Davi e ele continuou a contar a histria de Jesus, comeando com a pregao feita por Joo Batista disse que Joo pregou o batismo de arrependimento e preparou o caminho de Jesus e disse que a mensagem da salvao foi enviada aos descendentes de Abrao e disse que os lderes dos judeus rejeitaram a Jesus e assim cumpriram as profecias do Antigo Testamento e tambm disse que Deus ressuscitou Jesus dos mortos, e ele foi visto vivo por muitas testemunhas, Paulo e Barnab estavam pregando o evangelho da promessa, mostrando que Deus tinha cumprido a promessa do Velho Testamento. E disse tambm que Deus ofereceu a salvao atravs de Jesus e que Jesus oferece perdo que no era possvel pela lei de Moiss. (Atos 13: 13-52) Muitos dos judeus quiseram ouvir mais da palavra, e alguns aceitaram o evangelho, e no sbado seguinte, uma grande multido se reuniu para ouvir a palavra. Os judeus, movidos por inveja, contradisseram a palavra de Paulo e Barnab e Por causa da rejeio da palavra por parte dos judeus, Paulo e Barnab comearam a pregar aos gentios e o evangelho foi divulgado naquela regio e muitos aceitaram a palavra, e os judeus perseguiram Paulo e Barnab e os expulsaram do seu territrio e Paulo e Barnab foram para Icnio, e os discpulos ficaram cheios de alegria e do Esprito Santo.

Atos dos Apstolos Capitulo 14


(Atos 14: 1-21) Depois de serem expulsos de Antioquia, Paulo e Barnab foram para Icnio, onde entraram na sinagoga dos judeus e muita gente aceitou a palavra, mais

alguns judeus incrdulos agitaram o povo contra Paulo e Barnab e Deus utilizou estes servos para confirmar sua palavra atravs dos sinais, e os judeus se prepararam para apedrejar Paulo e Barnab mais Paulo e Barnab fugiram para as cidades Listra e Derbe, e continuaram a pregar o evangelho. Em Listra, Paulo curou um homem que era coxo de nascena, e o povo tentou adorar a Paulo e a Barnab como os deuses Mercrio e Jpiter, e com dificuldade, Paulo e Barnab impediram que adorassem a eles, e falaram do Deus verdadeiro que merece toda honra e toda glria. Os Judeus de Antioquia e Icnio chegaram em Listra e agitaram a multido contra Paulo. Ele foi apedrejado e deixado fora da cidade, porque o povo pensou que ele estava morto, mais Paulo se levantou, voltou cidade e, no dia seguinte ele foi com Barnab para Derbe, onde ficaram pregando a palavra. (Atos 14: 22-28) Paulo e Barnab voltaram para Antioquia, parando no caminho para visitar as cidades onde tinham plantado a palavra, e em Listra, Icnio e Antioquia, onde Paulo e Barnab tinham sido perseguidos, eles falaram da necessidade da f em meio s tribulaes e Presbteros foram escolhidos em cada igreja. Ento Paulo e Barnab foram regio da Panflia, onde visitaram Perge e desceram a Atlia, e eles navegaram para Antioquia da Sria, falaram igreja em Antioquia sobre o trabalho feito por Deus atravs deles e Paulo e Barnab ficaram algum tempo em Antioquia.

Atos dos Apstolos Capitulo 15


(Atos 15: 1-21) Alguns cristos da Judia foram para Antioquia da Sria ensinando que a circunciso era necessria para ser salvo Paulo e Barnab discutiram com estes irmos da Judia, e eles decidiram ir para Jerusalm para falar do problema com os apstolos e presbteros l, Paulo e Barnab e alguns outros discpulos foram para Jerusalm, contando aos irmos no caminho as boas notcias da salvao dos gentios, Quando chegaram em Jerusalm, relataram aos cristos de l o que Deus tinha feito na viagem missionria deles e a questo da circunciso surgiu de novo em Jerusalm. Os apstolos e presbteros se reuniram para examinar a questo da circunciso e evidentemente a igreja toda estava presente para ouvir o debate e Pedro relembrou os irmos do seu trabalho entre os gentios, enfatizando o fato de que Deus tinha concedido o Esprito Santo a eles para

confirmar que foram salvos, Paulo e Barnab contaram os milagres realizados por Deus entre os gentios, mostrando que seu trabalho foi abenoado por ele, Tiago citou as palavras de Ams que tinham profetizado a salvao dos gentios e Tiago sugeriu que os gentios fossem obrigados a guardar somente os seguintes mandamentos: Abster-se de idolatria, Abster-se das relaes sexuais ilcitas, No comer sangue (ou animais sufocados). (Atos 15: 22-35) A igreja resolveu enviar uma carta pelas mos de Paulo Barnab, Silas e Judas Barsabs para corrigir o falso ensinamento que comeou com alguns irmos de Jerusalm e eles levaram a carta a Antioquia e os cristos de Antioquia se alegraram por causa da carta e depois de algum tempo, Judas voltou a Jerusalm e Silas, Paulo e Barnab ficaram em Antioquia. (Atos 15: 36-41) Paulo e Barnab no concordaram sobre Joo Marcos, Paulo levou consigo a Silas e foi, por terra, para as regies que eles tinham visitado na primeira viagem confirmando as igrejas.

Atos dos Apstolos Capitulo 16


(Atos 16: 1-10) Paulo e Silas passaram por Derbe e Listra, onde encontraram um discpulo chamado Timteo e a me dele era uma judia crist e o pai grego e ele tinha uma boa reputao entre os cristos da regio, quando Paulo decidiu levar consigo a Timteo, ele foi circuncidado para no impedir o trabalho entre os judeus e Paulo e seus companheiros comunicaram s igrejas as decises dos irmos em Jerusalm a respeito de circunciso. Paulo e seus companheiros passaram pelas regies de Frgia e Msia e chegaram a Trade, sendo guiados pelo Esprito Santo, e em uma viso, Paulo viu um homem que o convidou Macednia. (Atos 16: 11-40) Ldia se converteu quando ouviu o evangelho em Filipos, uma cidade da Macednia, Paulo expulsou o esprito adivinhador de uma jovem, e as pessoas que tinham lucrado por causa das "profecias" dela levaram Paulo e Silas s

autoridades, que os aoitaram e os lanaram no crcere. E perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam e de repente surgiu um terremoto e os livrou da priso, e o carcereiro tentou se suicidar mais Paulo impediu que ele cometesse suicdio, e o homem perguntou: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?" e Paulo disse que ele precisava crer em Jesus, e ento pregou a ele e a sua famlia sobre Jesus e o carcereiro e sua famlia foram batizados na mesma hora da noite e ficaram felizes em Cristo. No dia seguinte, Paulo insistiu que os prprios pretores os livrassem, assim relembrando estes oficiais do governo quanto a seus direitos de acordo com a lei, ento Paulo e Silas foram para a casa de Ldia para confortar os irmos antes de deixar Filipos.

Atos dos Apstolos Capitulo 17


(Atos 17: 1-34) Paulo e seus companheiros passaram por Anfpolis e Apolnia antes de chegarem em Tessalnica e Paulo comeou a ensinar numa sinagoga sobre Jesus, sua morte e ressurreio e Alguns judeus, muitos gregos e tambm muitas mulheres foram convencidos pela pregao de Paulo e um grupo de judeus agitou o povo e tentou prender Paulo e seus colegas, e quando no acharam estes homens, os judeus prenderam Jasom e alguns outros irmos, dizendo que eles tinham transtornado o mundo com sua doutrina violaram os decretos de Csar com as afirmaes de que Jesus era outro rei. Os irmos de Tessalnica enviaram Paulo e Silas para Beria, onde o povo examinou as Escrituras para confirmar se a palavra era verdadeira e muitas pessoas em Beria creram e quando os perseguidores de Tessalnica chegaram, Paulo foi para Atenas, deixando Silas e Timteo em Beria. Chegando em Atenas Paulo se revoltou com a idolatria em Atenas, e pregou ensinando a palavra na sinagoga, e alguns filsofos levaram Paulo ao Arepago e o questionaram sobre sua nova doutrina e Paulo comeou falando sobre a idolatria dos atenienses e pregou sobre o Deus vivo e verdadeiro ento Paulo utilizou o altar dedicado "Ao Deus Desconhecido" para mostrar que a religio deles era inadequada mostrando que o Deus que eles no conheciam o nico verdadeiro e Deus, o Criador de tudo dizendo tambm que este Deus no precisa do servio humano, porque ele o Criador e Sustentador da vida e disse que o homem tem a obrigao de buscar a Deus, Paulo continuou dizendo que Deus tem tolerado, no passado, ignorncias como a idolatria, mas agora exige o arrependimento de todos os homens e o povo se dividiu na sua reao pregao de Paulo, alguns zombaram e outros consideraram as palavras de Paulo e creram em Jesus.

Atos dos Apstolos Capitulo 18


(Atos 18: 1-11) Paulo saiu de Atenas e foi at Corinto e l Paulo encontrou Aquila e Priscila, que eram construtores de tendas, e ele morou e trabalhou com eles e Paulo entrou todos os sbados na sinagoga e convenceu muitos judeus sobre a verdade referente a Jesus e quando Silas e Timteo chegaram, Paulo se dedicou totalmente ao trabalho de pregar o evangelho quando os judeus rejeitaram sua mensagem sobre o Cristo, ele saiu da sinagoga e disse que pregaria aos gentios e ele entrou na casa de Tcio Justo, Crispo o principal da sinagoga e sua famlia foram convertidos em uma viso, Deus falou com Paulo, dizendo que ele no deveria desistir do trabalho em Corinto ento Paulo ficou 18 meses em Corinto pregando a palavra. (Atos 18: 12-28) Alguns judeus levaram Paulo ao procnsul, Glio, dizendo que a pregao dele foi contra a lei de Deus, Glio recusou envolver-se no conflito dos judeus sobre suas leis, e os expulsou do tribunal, Sstenes o principal da sinagoga, foi espancado diante do tribunal. Paulo ficou ainda muito tempo em Corinto, e depois comeou a voltar para Antioquia da Sria, Priscila e Aquila o acompanharam at feso, onde Paulo no permaneceu muito tempo e ele passou por Cesaria e Jerusalm antes de completar a viagem onde a tinha iniciado em Antioquia da Sria, Paulo saiu de Antioquia e visitou os discpulos nas regies de Galcia e Frgia. Apolo pregou sobre Jesus em feso, e Priscila e Aquila corrigiram o ensinamento dele.

Atos dos Apstolos Capitulo 19


(Atos 19: 1-20) Apolo foi para Corinto e Paulo chegando a feso encontrou alguns discpulos e Paulo descobriu que estes discpulos no tinham ouvido sobre a existncia do Esprito Santo, e que tinham sido batizados apenas no batismo de Joo e ento ele explicou que Jesus tinha cumprido sua misso, e eles foram batizados em nome de Jesus e estes 12 homens receberam dons miraculosos pela imposio das mos de Paulo, Paulo ensinou na sinagoga durante trs meses por causa da oposio de alguns judeus, ele saiu da sinagoga e continuou seu trabalho na escola de Tirano e l ele ensinou o povo por mais de dois anos e o resultado foi

que todos os habitantes da regio ouviram a palavra e Deus fez muitos milagres pelas mos de Paulo. Alguns judeus tentaram usar o nome de Jesus como palavras mgicas para expulsar demnios, mas o esprito maligno os atacou. O resultado foi que o povo respeitou ainda mais o nome de Jesus.Os efsios mostraram seu arrependimento, queimando seus livros de artes mgicas e todos estes livros juntos tinham o valor de 50.000 denrios. (Atos 19: 21-41) Paulo enviou Timteo e Erasto a Macednia, e ele ficou mais tempo em feso, Demtrio, um dos homens que fez imagens de Diana, agitou a multido, porque a doutrina que Paulo ensinou era contra a idolatria e a multido confusa prendeu Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo, Os discpulos no permitiram que Paulo falasse, reconhecendo o perigo no meio da confuso e Alexandre que era um judeu tentou falar multido, mas o povo no o deixou falar ento a multido gritou durante duas horas dizendo "Grande a Diana dos efsios'' mais o escrivo da cidade conseguiu acalmar a multido.

Atos dos Apstolos Capitulo 20


(Atos 20: 1-38) Paulo saiu de feso e foi para Macednia e Grcia mas Paulo ficou sabendo de uma cilada planejada por alguns judeus, e resolveu voltar pela Macednia e as pessoas que acompanharam Paulo foram at Trade e o esperaram l, depois de passar uma semana em Trade, Paulo e seus companheiros se reuniram com os discpulos no primeiro dia da semana para participarem juntos da ceia do Senhor. Quando Paulo continuou sua pregao at meia-noite, um jovem chamado utico dormiu e caiu de uma janela do terceiro andar e morreu ento Paulo o ressuscitou e ficou com os discpulos at o dia seguinte, Paulo que havia ido por terra, se reuniu com Lucas e seus outros companheiros em Asss, e continuou por navio at Mileto, Ele foi com pressa, querendo chegar em Jerusalm antes do dia de Pentecostes e ele chamou os presbteros da igreja de feso e nesta conversa com estes bispos, Paulo enfatizou vrios pontos importantes ele citou o exemplo de seu trabalho com os efsios, dizendo que no deixou de falar as coisas proveitosas sobre Jesus, Paulo disse que sabia que encontraria provaes e cadeias em Jerusalm, e que no veria mais os rostos dos efsios, ele declarou ser inocente do sangue dos efsios, porque no omitiu nada do evangelho de Jesus na sua pregao, Paulo disse que os presbteros teriam que cuidar bem do rebanho e ele avisou que problemas e ensinamentos falsos viriam, mesmo entre os bispos mais uma vez, Paulo citou o exemplo de seu prprio trabalho, para dizer que o motivo do servio deles nunca deveria ser

para ganhar materialmente, mas para socorrer os necessitados ento eles oraram juntos, e os bispos acompanharam Paulo at o navio, onde o despediram com muita tristeza.

Atos dos Apstolos Capitulo 21


(Atos 21: 1-40) Paulo e seus companheiros passaram por Cs, Rodes e Ptara e embarcaram em outro navio que os levou at Tiro, onde ficaram sete dias com os irmos e eles passaram um dia com os irmos em Ptolemaida e ficaram algum tempo na casa de Filipe em Cesaria e eles subiram a Jerusalm. Os cristos em Jerusalm aceitaram Paulo, e ele falou com Tiago e os presbteros sobre o trabalho entre os gentios e os irmos de Jerusalm falaram com Paulo a respeito de algumas pessoas que tinham recebido informaes de outras que ele estava tentando destruir os costumes da lei de Moiss, e sugeriram que ele fosse purificado no templo com alguns outros homens para mostrar que ele no era oposto s prticas judaicas e os irmos de Jerusalm mostraram ter entendido que os gentios no eram obrigados a cumprir os costumes judaicos ento Paulo aceitou o conselho, e entrou no templo com os outros homens para ser purificado. Os judeus da sia, pensando que Paulo tinha levado um gentio ao templo, agitaram a multido e tentaram mat-lo e o comandante que tinha a responsabilidade de manter a paz em Jerusalm, ficou sabendo do tumulto e tirou Paulo do meio da multido ento Paulo pediu ao comandante permisso para falar com a multido.

Atos dos Apstolos Capitulo 22


(Atos 22: 1-30) E quando Paulo comeou a falar na lngua hebraica, o povo prestou ateno sua defesa ele explicou sua prpria histria falando da instruo que ele recebeu de Gamaliel, e de como ele tinha perseguido os cristos e ele falou da viso que teve de Jesus no caminho para Damasco, dizendo que Jesus o mandou a Damasco para saber o que deveria fazer e Paulo continuou contando a histria da sua converso, dizendo que Ananias chegou e falou com ele sobre Jesus e a necessidade do batismo para receber perdo dos pecados e Jesus tinha falado com Paulo em Jerusalm, enviando-o para os gentios por causa da atitude dos judeus contra o evangelho e quando Paulo falou da pregao do evangelho aos gentios, a multido comeou a gritar de novo para pedir a morte deste apstolo

e o comandante ordenou que Paulo fosse aoitado para saber o crime dele mais Paulo se livrou de ser aoitado usando seus direitos de cidado romano e o comandante em Jerusalm chamou o Sindrio para fazer suas acusaes contra Paulo.

Atos dos Apstolos Capitulo 23


(Atos 23: 1-35) Paulo comeou a fazer sua defesa, dizendo que sempre tinha agido com boa conscincia diante de Deus e Ananias o sumo sacerdote, mandou que as pessoas perto de Paulo batessem na boca dele e Paulo o repreendeu, dizendo que Ananias seria ferido por Deus e quando Paulo foi acusado de falar mal do sumo sacerdote, ele disse que no sabia que era o sumo sacerdote e Paulo percebeu que o Sindrio no ia deixa-lo fazer sua defesa, ento ele citou uma controvrsia entre eles por sua afirmao que seu "crime" foi acreditar na ressurreio dos mortos mais os saduceus no acreditavam na ressurreio, nem em anjos ou espritos e os fariseus, que acreditavam em todas estas doutrinas, no consideraram Paulo culpado ento o comandante mandou que a guarda tirasse Paulo do meio do Sindrio para proteg-lo e Deus falou com Paulo para anim-lo, dizendo que ele daria testemunho sobre o evangelho em Roma. Quarenta judeus fizeram planos para matar Paulo, e o sobrinho de Paulo avisou o dia da cilada que os judeus estavam preparando e Paulo enviou o rapaz ao comandante e o comandante, ouvindo da cilada, decidiu enviar Paulo para o governador Felix em Cesaria. O comandante, Cludio Lsias, enviou uma carta ao governador Flix em Cesaria explicando o caso de Paulo e os soldados levaram Paulo a Cesaria e o entregaram junto com a carta de Cludio Lsias a Flix e Paulo foi detido no pretrio de Herodes, esperando a vinda de seus acusadores.

Atos dos Apstolos Capitulo 24


(Atos 24: 1-27) Paulo foi detido em Cesaria esperando seus acusadores de Jerusalm, que chegaram depois de cinco dias e Ananias chegou com o orador Trtulo para fazer as acusaes contra Paulo e Trtulo fez um discurso eloquente, tentando ganhar o favor de Flix contra Paulo e ele falou da administrao excelente e benevolente de Flix e Trtulo disse que Paulo promoveu conflito entre os judeus no mundo inteiro e que tentou profanar o templo e ele descreveu a

interveno de Cludio Lsias como uma ao de violncia para impedir o processo justo da lei dos judeus e os judeus concordaram nas acusaes feitas contra Paulo e Flix deu sinal, e Paulo comeou a responder s acusaes de Trtulo e Paulo explicou que no tinha agitado ningum durante os poucos dias que esteve em Jerusalm e Ele negou as acusaes de Trtulo, dizendo que a diferena entre ele e os judeus no era sobre a lei, mas sobre a ressurreio dos mortos, que Paulo pregava e alguns dos judeus negavam e ele explicou que sua visita a Jerusalm foi para levar esmolas s pessoas l, e fazer uma oferta no templo e ele mostrou a injustia dos judeus e as pessoas que agitaram o tumulto em Jerusalm no apareceram para fazer as acusaes e os acusadores que desceram de Jerusalm no fizeram acusao legtima e ele admitiu somente uma ofensa: Pregar a doutrina da ressurreio e Flix no julgou o caso de Paulo, dizendo que deixaria at a chegada de Cludio Lsias e Paulo ficou preso, mas com bastante liberdade e Flix e sua mulher Drusila ouviram as palavras de Paulo sobre a f em Jesus. Flix ficou com medo quando Paulo falou do juzo vindouro e Esperando que Paulo daria dinheiro para comprar sua liberdade Flix o deixou preso durante os ltimos dois anos que serviu como governador.

Atos dos Apstolos Capitulo 25


(Atos 25: 1-27) Quando Festo assumiu o governo no lugar de Flix, ele visitou Jerusalm e os lderes judaicos pediram que ele mandasse Paulo a Jerusalm e Festo disse que ele ouviria as acusaes dos judeus contra Paulo em Cesaria, e eles desceram para Cesaria depois de 8 ou 10 dias. Festo chamou Paulo, e os judeus fizeram muitas acusaes contra ele, e Paulo comeou a se defender, dizendo que no tinha cometido crime nenhum contra os judeus ou os romanos e Festo, querendo usar Paulo para ganhar o apoio dos judeus, sugeriu que ele fosse julgado em Jerusalm e Paulo, j sabendo que os judeus iam mat-lo, apelou a Csar para no ser enviado de volta a Jerusalm e Festo, de acordo com a lei romana, cedeu ao apelo e disse que Paulo iria a Csar. Herodes Agripa II e sua irm, Berenice, visitaram Festo em Cesaria e Festo aproveitou a oportunidade e falou com Agripa sobre o caso de Paulo e Agripa disse que gostaria de ouvir Paulo e Festo apresentou Paulo e explicou seu caso, dizendo que no o tinha achado ru de morte, e no sabia como explicar o caso a Csar.

Atos dos Apstolos Capitulo 26


(Atos 26: 1-32)

Paulo saudou o rei Agripa, dizendo que ele tinha um bom conhecimento das leis dos judeus e Paulo explicou que ele ainda acreditava na mesma promessa e tinha a mesma esperana que os outros judeus, especialmente os fariseus e ele destacou a verdade fundamental do evangelho que ele pregava: a doutrina da ressurreio, Paulo mostrou que ele entendia a posio dos judeus, porque ele mesmo tinha perseguido os cristos e ele contou a histria do seu encontro com Jesus no caminho para Damasco e ele obedeceu as instrues de Jesus e foi preso em Jerusalm por causa desta pregao ele disse que Deus o protegeu deixando-o pregar a vrias pessoas para mostrar que Jesus cumpriu as profecias do Velho Testamento. Festo interrompeu a defesa de Paulo, dizendo que ele era louco por causa de muito estudo, Paulo disse que ele falou a verdade sobre fatos conhecidos pelo rei e Paulo virou ao rei e perguntou se ele acreditava nos profetas Agripa reconheceu que Paulo iria convert-lo a Cristo, e Paulo afirmou que era seu desejo convencer todas as pessoas da verdade sobre Jesus. Agripa como Cludio Lsias e Festo concluiu que Paulo no tinha feito nada que merecesse a morte.

Atos dos Apstolos Capitulo 27


(Atos 27: 1-44) Paulo foi entregue a Jlio, um centurio, e foi acompanhado por Aristarco de Tessalnica e Lucas, No primeiro dia da viagem, eles foram para o norte perto da costa e chegaram a Sidom, onde Paulo foi atendido pelos irmos e o navio passou entre a ilha de Chipre e a terra de Cilcia e eles desembarcaram em Mirra e embarcaram em outro navio, este com destino Itlia, que conseguiu chegar com muita dificuldade em Bons Portos, na ilha de Creta e a navegao se tornou difcil e perigosa porque o inverno com seus ventos fortes, j estava chegando. O tempo do Dia do Jejum (Dia da Expiao) j tinha passado. Este dia especial foi observado no ms de outubro e o centurio tinha que escolher entre o conselho de Paulo, um prisioneiro, e os marinheiros. Ele rejeitou o aviso de Paulo e decidiu continuar a viagem um pouco mais e eles continuaram perto da costa de Creta, at que um vento forte (Euroaquilo) levou o navio para o sul, na direo da frica enquanto o navio foi levado pelo vento, eles jogaram fora muitas coisas, temendo a possibilidade de naufrgio nas areias movedias da Sirte, a costa africana entre Cartago e Cirene. Depois de alguns dias sem ver o sol nem estrelas, eles ficaram desesperados, Paulo falou com as pessoas no navio, dizendo que um anjo tinha revelado para ele que o navio seria destrudo, mas que todas as pessoas sobreviveriam e depois de duas semanas, os marinheiros perceberam que estavam chegando perto da terra,

e comearam medir a profundidade do mar. Diminuiu de 20 a 15 braas e eles lanaram ncoras para esperar o dia amanhecer e Paulo falou com todas as pessoas no navio (276 ao todo) para anim-las, e todas comeram pela primeira vez em duas semanas e eles lanaram a carga de trigo no mar e os marinheiros tentaram guiar o navio at a praia, mas o encalharam nas guas rasas do mar. Quando o navio comeou a quebrar no mar, os soldados quiseram matar os prisioneiros. O centurio, querendo salvar a vida de Paulo, no os deixou e em fim todos chegaram vivos terra, exatamente como Paulo tinha profetizado.

Atos dos Apstolos Capitulo 28


(Atos 28: 1-31) O povo da ilha de Malta recebeu as vtimas do desastre e as tratou bem e quando Paulo foi mordido por uma cobra os habitantes da ilha concluram que ele era um assassino sendo castigado pelos crimes e quando eles viram que ele no sofreu nada chegaram concluso de que ele era um deus, e Pblio o homem principal da ilha, hospedou Paulo e seus companheiros por trs dias. Paulo curou o pai dele e muitos outros habitantes de Malta e depois de invernar em Malta, eles embarcaram num outro navio para Roma. Pararam por trs dias em Siracusa, Siclia, e depois foram a Rgio e ento chegaram em Putoli, onde desembarcaram e ficaram uma semana com os irmos e alguns cristos de Roma foram at Praa de pio e s Trs vendas para encontrarem Paulo eles o acompanharam at Roma e Foi permitido a Paulo morar numa casa alugada com um soldado o guardando e Paulo convocou os lderes judeus em Roma e explicou que ele foi preso por causa de sua f na esperana de Israel. Eles decidiram ouvir mais. Um grande nmero de judeus se reuniu na casa de Paulo, e ele tentou convenc-los a respeito de Jesus houve uma diviso entre os judeus, alguns acreditando e outros rejeitando a palavra e Paulo aplicou a eles as palavras de Isaas mostrando que nem Deus nem Paulo eram culpados, porque eles mesmos rejeitaram a verdade, Paulo disse que os gentios ouviriam a mensagem da salvao que os judeus tinham rejeitado Paulo continuou por dois anos como prisioneiro em Roma, mas com liberdade para pregar e ensinar sobre Jesus em sua casa.

Vous aimerez peut-être aussi