Vous êtes sur la page 1sur 14

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.

com

Exerccios de Fsica Eletromagnetismo Lista 2


1-Uma partcula eletricamente carregada penetra, com uma dada velocidade, em uma regio de campo magntico uniforme. Leia as afirmaes a seguir. I. A trajetria da partcula ser circular se sua velocidade for perpendicular direo do campo magntico. II. A trajetria da partcula ser sempre circular. III. A fora magntica que age sobre a partcula no altera sua velocidade vetorial. IV. A fora magntica que age sobre a partcula no modifica sua energia cintica. Assinale: a) se III e IV so incorretas. b) se I e III so corretas. c) se I e II so incorretas d) se I e IV so corretas. 2-Um corpsculo de massa m e carga q movimenta-se num campo magntico, constante; sua trajetria circular e de raio r. A fim de obtermos uma trajetria de maior raio, poderamos: a) aumentar o campo B. b) diminuir a massa m do corpsculo. c) diminuir a velocidade v. d) diminuir a carga q.

caso, a intensidade da fora magntica que age sobre a partcula depende de: a) m e B, apenas. b) q e B, apenas. c) q, v e B, apenas. d) m, v e B, apenas. e) m, q, v e B. 5-A agulha de uma bssola est apontando corretamente na direo norte sul. Um eltron se aproxima a partir do norte com velocidade v, segundo a linha definida pela agulha. Neste caso: a) a velocidade do eltron dever estar necessariamente aumentando em mdulo. b) a velocidade do eltron estar certamente diminuindo em mdulo. c) o eltron estar se desviando para leste. d) o eltron se desviar para oeste. e) nada do que foi dito acima verdadeiro. 6-Dois ons de cargas opostas e massas diferentes movemse em um plano, descrevendo trajetrias retilneas e paralelas, com velocidade de mesmo mdulo e sentido. Ao atravessarem uma regio onde h um campo magntico uniforme e orientado perpendicularmente ao plano, correto afirmar que descrevero trajetrias: a) circulares de raios diferentes, ambos movendo-se no mesmo sentido. b) circulares de raios iguais, um movendo-se em sentido horrio e outro em sentido anti-horrio. c) retilneas e paralelas ao campo, movendo-se em sentidos opostos. d) circulares e de raios diferentes, um movendo-se em sentido horrio e outro em sentido anti-horrio. e) circulares de raios iguais, ambos movendo-se no mesmo sentido 7-A regio delimitada pela linha tracejada contm, exclusivamente, um campo magntico uniforme cujo vetor induo magntica B. A direo de B perpendicular ao plano da pgina e seu sentido aponta para dentro deste plano.

3-O tubo de televiso possui um canho eletrnico que faz a varredura da tela fotoluminescente numa sucesso de linhas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Tal varredura feita com a rapidez suficiente para que nossos olhos no percebam o desaparecimento de uma linha e o surgimento de outra e, alm disso, nos d a sensao de movimento da imagem. Sobre a fora responsvel por esse movimento de varredura da tela de TV, correto afirmar: a) uma fora eletrosttica que atua na direo do feixe eletrnico. b) uma fora magntica que atua na direo perpendicular ao feixe eletrnico. c) uma fora eletro-fraca que atua nos neutrinos do feixe eletrnico. d) uma fora eltrica que atua nos neutrinos do feixe eletrnico. e) uma fora eletromagntica que atua nos nutrons do feixe eletrnico.

4-Uma partcula de massa m, eletrizada com carga q, descreve uma trajetria circular com velocidade escalar constante v, sob a ao exclusiva de um campo magntico uniforme de intensidade B, cuja direo sempre perpendicular ao plano do movimento da partcula. Nesse

1|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

Trs partculas so lanadas perpendicularmente a esse campo magntico com a mesma velocidade v, constante. Assim, correto afirmar que: 01. As foras que atuam sobre as partculas 1 e 2 so perpendiculares ao plano determinado por v e B. 02. O nico efeito das foras que atuam sobre as partculas 1 e 2 o aumento da velocidade escalar das partculas ao entrarem na regio do campo v e B . 04. A partcula 3 no sofre desvio de trajetria ao entrar no campo v e B porque ela apresenta excesso de carga eltrica. 08. A razo entre a massa e a carga da partcula 2 maior que a da partcula 1. 16. A partcula 2 possui carga positiva. Some os itens corretos. 8-Uma partcula eletricamente carregada, inicialmente em movimento retilneo uniforme, adentra uma regio de campo magntico uniforme B, perpendicular trajetria da partcula. O plano da figura ilustra a trajetria da partcula, assim como a regio de campo magntico uniforme, delimitada pela ara sombreada.

01) A fora F = 1,0.10 N, que age sobre o on, perpendicular velocidade v. 02) O on descreve uma trajetria circular e atinge o ponto B situado a 10,0 mm de A. 04) O on descreve uma trajetria parablica e perde velocidade ao atravessar o campo magntico. 08) O on descreve uma trajetria linear ao atravessar o campo magntico, mantendo o mdulo da velocidade. 16) O on descreve uma trajetria parablica, mantendo o mdulo da velocidade. 10-Um corpsculo carregado com carga de 100 C passa com velocidade de 25 m/s na direo perpendicular a um campo de induo magntica e fica sujeito a uma fora de 5 104 N. A intensidade desse campo vale: a) 0,1 T b) 0,2 T c) 0,3 T d) 1,0 T e) 2,0 T

-16

Se nenhum outro campo estiver presente, pode-se afirmar corretamente que, durante a passagem da partcula pela regio de campo uniforme, sua acelerao : a) tangente trajetria, h realizao de trabalho e a sua energia cintica aumenta. b) tangente trajetria, h realizao de trabalho e a sua energia cintica diminui. c) normal trajetria, no h realizao de trabalho e a sua energia cintica permanece constante. d) normal trajetria, h realizao de trabalho e a sua energia cintica aumenta. e) normal trajetria, no h realizao de trabalho e a sua energia cintica diminui. 9-Um on positivo de massa 2,0.10 kg e carga 2,0.10 C lanado pelo orifcio A do anteparo, com velocidade 3 5,0.10 m/s, perpendicularmente ao campo magntico uniforme de intensidade B = 1,0 T (como ilustra a figura abaixo). Assinale o que for correto.
-26 -20

11-Uma partcula de massa m = 20 mg e carga q = +400 C, em movimento circular uniforme, na presena de um campo magntico uniforme B = 10 T, tem velocidade escalar v = 5,0 m/s. Considere que o movimento ocorre no vcuo e que a ao da fora peso desprezvel em relao fora magntica que atua na partcula. Calcule o raio da trajetria circular, em centmetros.

12-Uma partcula de carga 4 10 C e massa 2 10 kg penetra, ortogonalmente, numa regio de um campo 3 magntico uniforme de intensidade B = 10 T, com

18

26

2|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

velocidade v = 10 m/s. O raio da rbita descrita pela partcula de: a) 10 cm b) 30 cm c) 50 cm d) 70 cm 13-Uma mistura de substncias radiativas encontra-se confinada em um recipiente de chumbo, com uma pequena abertura por onde pode sair um feixe paralelo de partculas emitidas. Ao sarem, trs tipos de partcula, 1, 2 e 3, adentram uma regio de campo magntico uniforme B com velocidades perpendiculares s linhas de campo magntico e descrevem trajetrias conforme ilustradas na figura.

a) perpendicular ao plano da figura e "penetrando" nele. b) na mesma direo e sentido do campo magntico. c) na direo do campo magntico, mas em sentido contrrio a ele. d) na mesma direo e sentido da velocidade. e) na direo da velocidade, mas em sentido contrrio a ela. 15-A figura a seguir representa uma regio do espao no interior de um laboratrio, onde existe um campo magntico esttico e uniforme. As linhas do campo apontam perpendicularmente para dentro da folha, conforme indicado. Uma partcula carregada negativamente lanada a partir do ponto P com velocidade inicial V0 em relao ao laboratrio. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes ao movimento subseqente da partcula, com respeito ao laboratrio.

Considerando a ao de foras magnticas sobre cargas eltricas em movimento uniforme, e as trajetrias de cada partcula ilustradas na figura, pode-se concluir com certeza que a) as partculas 1 e 2, independentemente de suas massas e velocidades, possuem necessariamente cargas com sinais contrrios e a partcula 3 eletricamente neutra (carga zero). b) as partculas 1 e 2, independentemente de suas massas e velocidades, possuem necessariamente cargas com sinais contrrios e a partcula 3 tem massa zero. c) as partculas 1 e 2, independentemente de suas massas e velocidades, possuem necessariamente cargas de mesmo sinal e a partcula 3 tem carga e massa zero. d) as partculas 1 e 2 saram do recipiente com a mesma velocidade. e) as partculas 1 e 2 possuem massas iguais, e a partcula 3 no possui massa. 14-Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magntico na direo da reta RS e apontando de R para S. Quando um prton (partcula de carga positiva) passa por esse ponto com a velocidade V mostrada na figura, atua sobre ele uma fora, devida a esse campo magntico,

( ) Se V0 for perpendicular ao plano da pgina, a partcula seguir uma linha reta, mantendo sua velocidade inicial. ( ) Se V0 apontar para a direita, a partcula se desviar para o p da pgina. ( ) Se V0 apontar para o alto da pgina, a partcula se desviar para a esquerda. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) V - V - F. b) F - F - V. c) F - V - F. d) V - F - V. e) V - V - V.

3|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

16-Uma partcula de carga q > 0 e massa m, com velocidade de mdulo v e dirigida ao longo do eixo x no sentido positivo (veja figura adiante), penetra, atravs de um orifcio, em O, de coordenadas (0,0), numa caixa onde h um campo magntico uniforme de mdulo B, perpendicular ao plano do papel e dirigido "para dentro" da folha. Sua trajetria alterada pelo campo, e a partcula sai da caixa passando por outro orifcio, P, de coordenadas (a,a), com velocidade paralela ao eixo y. Percorre, depois de sair da caixa, o trecho PQ, paralelo ao eixo y, livre de qualquer fora. Em Q sofre uma coliso elstica, na qual sua velocidade simplesmente invertida, e volta pelo mesmo caminho, entrando de novo na caixa, pelo orifcio P. A ao da gravidade nesse problema desprezvel.

condutor retilneo percorrido por corrente eltrica, correto afirmar que: a) a fora magntica mxima quando o prton se desloca obliquamente em relao ao condutor. b) a intensidade da fora magntica decresce com o quadrado da distncia do prton ao condutor. c) a fora magntica de atrao quando o prton se desloca paralelamente ao fio e contrrio ao sentido (convencional) da corrente. d) a fora magntica de atrao quando o prton se desloca paralelamente ao fio e no sentido (convencional) da corrente. e) a intensidade da fora magntica diretamente proporcional ao quadrado da intensidade da corrente no condutor. 19-Uma partcula, de massa m e carregada positivamente, lanada com velocidade v do ponto P, centro da face de um paraleleppedo formado por 4 cubos de arestas iguais, numa regio onde existe um campo magntico uniforme B, orientado conforme a figura a seguir.

a) Localize, dando suas coordenadas, o ponto onde a partcula, aps sua segunda entrada na caixa, atinge pela primeira vez uma parede. b) Determine o valor de v em funo de B, a e q/m. 17-Uma pequena esfera carregada eletricamente com carga positiva e em queda livre penetra em uma regio onde um campo magntico horizontal atua uniformemente.

Desprezando aes gravitacionais, podemos afirmar CORRETAMENTE que a partcula seguir uma trajetria: a) retilnea, passando pelo ponto L b) circular, no plano vertical LIEP c) circular, no plano horizontal LKCP d) parablica, no plano vertical GFEP e) retilnea, passando pelo ponto K

20-

O esboo que melhor representa a trajetria da esfera no interior dessa regio Em cada uma das regiesI, II, III da figura anterior existe ou um campo eltrico constante Ex na direo x, ou um campo eltrico constante Ey na direo y, ou um campo magntico constante Bz na direo z (perpendicular ao plano do papel). Quando uma carga positiva q abandonada no ponto P da regio I, ela acelerada

18-A respeito da fora magntica que pode atuar sobre um prton que se encontra nas proximidades de um longo

4|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

uniformemente, mantendo uma trajetria retilnea, at atingir a regio II. Ao penetrar na regio II, a carga passa a descrever uma trajetria circular de raio R e o mdulo da sua velocidade permanece constante. Finalmente, ao penetrar na regio III, percorre uma trajetria parablica at sair dessa regio. A tabela abaixo indica algumas configuraes possveis dos campos nas trs regies.

VAB, adquirindo uma velocidade V sendo lanados em uma regio onde existe um campo magntico uniforme B. Cada on descreve uma trajetria semicircular, atingindo uma chapa fotogrfica em um ponto que fica registrado, podendo ser determinado o raio R da trajetria.

A nica configurao dos campos, compatvel com a trajetria da carga, aquela descrita em: a) A d) D b) B e) E c) C

21-Um objeto de massa M, carregado com uma carga positiva +Q, cai devido ao da gravidade e passa por uma regio prxima do plo norte (N) de um m, conforme mostra figura a seguir.

Considerando a situao descrita, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S): (01) A carga dos ons, cujas trajetrias so representadas na figura, positiva. (02) A energia cintica EC que o on adquire, ao ser acelerado pela diferena de potencial eltrico V AB, igual ao trabalho realizado sobre ele e pode ser expressa por EC = qVAB, onde q a carga do on. (04) A carga dos ons, cujas trajetrias so representadas na figura, tanto pode ser positiva como negativa. (08) O raio da trajetria depende da massa do on, e exatamente por isso que possvel distinguir ons de mesma carga eltrica e massas diferentes. (16) Mesmo que o on no apresente carga eltrica, sofrer a ao do campo magntico que atuar com uma fora de direo perpendicular sua velocidade V. 23-A utilizao de campos eltrico e magntico cruzados importante para viabilizar o uso da tcnica hbrida de tomografia de ressonncia magntica e de raios X. A figura a seguir mostra parte de um tubo de raios X, onde um 5 eltron, movendo-se com velocidade v = 5,0.10 m/s ao longo da direo x, penetra na regio entre as placas onde h um campo magntico uniforme, B, dirigido perpendicularmente para dentro do plano do papel. A -31 massa do eltron 9.10 kg e a sua carga eltrica q = -19 1,6.10 C. O mdulo da fora magntica que age sobre o eltron dado por F = qvB sen, onde o ngulo entre a velocidade e o campo magntico.

De acordo com o sistema de eixos representado acima, assinale a alternativa que contm a afirmativa correta. a) O objeto sofrer um desvio no sentido positivo do eixo y, devido presena do campo magntico na regio. b) O objeto cair verticalmente, no sofrendo desvio algum at atingir o solo, pois campos gravitacionais e magnticos no interagem. c) O objeto sofrer um desvio no sentido positivo do eixo x, devido presena do campo magntico na regio. d) O objeto sofrer um desvio no sentido negativo do eixo x, devido presena do campo magntico na regio. 22-A figura representa um espectrmetro de massa, dispositivo usado para a determinao da massa de ons. Na fonte F, so produzidos ons, praticamente em repouso. Os ons so acelerados por uma diferena de potencial

a) Sendo o mdulo do campo magntico B = 0,010T, qual o mdulo do campo eltrico que deve ser aplicado na

5|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

regio entre as placas para que o eltron se mantenha em movimento retilneo uniforme? b) Numa outra situao, na ausncia de campo eltrico, qual o mximo valor de B para que o eltron ainda atinja o alvo? O comprimento das placas de 10 cm. 24-Um prton de massa M = 1,26.10 kg, com carga -19 eltrica Q = 1,6.10 C, lanada em A, com velocidade vo, em uma regio onde atua um campo magntico uniforme B, na direo x. A velocidade V0, que forma um ngulo 6 com o eixo x, tem componentes Vox = 4,0.10 m/s e 6 Voy=3,0.10 m/s. O prton descreve um movimento em forma de hlice, voltando a cruzar o eixo x, em P, com a mesma velocidade inicial, a uma distncia Lo = 12m do ponto A.
-7

d) a partcula a tem carga maior e quantidade de movimento menor que a de b. e) a partcula g tem carga positiva e quantidade de movimento menor que a de b. 26-O cclotron um acelerador em que partculas carregadas executam movimento circular em um plano perpendicular a um campo magntico uniforme de mdulo B. Se o campo magntico for o nico campo aplicado, a velocidade angular do movimento circular resultante depende somente da razo carga/massa e de B. Em um acelerador tpico, o valor de B de 1 tesla e as partculas percorrem uma trajetria de raio de 50 cm. Qual a ordem de grandeza da velocidade da partcula (dados: carga igual -19 -27 a 1,6.10 C e massa igual 1,67.10 kg)? 3 a) 10 m/s 5 b) 10 m/s 7 c) 10 m/s 9 d) 10 m/s

Desconsiderando a ao do campo gravitacional e utilizando =3, determine: a) o intervalo de tempo t, em segundos, que o prton demora para ir de A a P b) o raio R, em metros, do cilindro que contm a trajetria em hlice do prton. c) a intensidade do campo magntico B, em tesla, que provoca esse movimento

25-Uma cavidade em um bloco de chumbo contm uma amostra radioativa do elemento qumico brio. A figura (a) ilustra as trajetrias das partculas a, b e g emitidas aps o decaimento radioativo.

27-Cargas eltricas em movimento originam campo magntico. Quando uma carga eltrica encontra-se em movimento, em um campo magntico, h uma interao entre esse campo e o campo originado pela carga. Essa interao manifestada por uma fora que age na carga eltrica, a qual denominada fora magntica. Sobre fora magntica, assinale o que for correto. 01) O sentido da fora magntica depende do sinal da carga em movimento. 02) A direo da fora magntica, sobre uma carga em movimento, perpendicular ao plano formado pelo vetor velocidade da carga e pelo vetor induo magntica. 04) Quando uma carga eltrica lanada perpendicularmente em direo de um campo magntico uniforme, a carga descrever uma trajetria circular. 08) A fora magntica sobre uma carga eltrica movendose, em uma direo paralela direo do campo magntico uniforme, nula.

Aplica-se um campo magntico uniforme entrando no plano da folha, conforme ilustrado na figura (b). O comportamento representado pelas trajetrias ocorre porque a) a partcula b tem carga positiva e quantidade de movimento maior que a de a. b) as partculas a e b tm cargas opostas e mesma quantidade de movimento. c) a partcula a tem carga positiva e quantidade de movimento maior que a de b.

28-Um eltron penetra numa regio entre duas placas planas e paralelas pela fenda F1 e a atravessa segundo a direo tracejada mostrada na figura, saindo pela fenda F2, sem sofrer desvio.

Durante a travessia, o eltron fica sujeito a um campo de induo magntica B e a um campo eltrico E, ambos uniformes. Considerando o sistema de referncia xyz, e

6|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

sabendo que as placas so paralelas ao plano xz, isso ser possvel se a) B tiver a mesma direo e o mesmo sentido do eixo x, e E tiver a mesma direo e o mesmo sentido do eixo z. b) B tiver a mesma direo e o mesmo sentido do eixo z, e E tiver a mesma direo e o mesmo sentido do eixo y. c) B tiver a mesma direo e o mesmo sentido do eixo y, e E tiver a mesma direo e o sentido oposto ao do eixo z. d) B e E tiverem a mesma direo e o mesmo sentido do eixo z. e) B e E tiverem a mesma direo e o mesmo sentido do eixo x.

e) 2 e 2. 31-Uma partcula carregada injetada em uma regio onde atua apenas um campo magntico de mdulo B, perpendicular ao movimento inicial da partcula (veja a figura abaixo). Esse campo suficiente para fazer com que a partcula descreva um

29-Uma partcula de massa m e carga q positiva, em movimento retilneo uniforme, penetra em uma regio na qual h um campo magntico uniforme, vertical e de mdulo B. Ao sair da regio, ela retoma um movimento retilneo uniforme. Todo o movimento se processa em um plano horizontal e a direo do movimento retilneo final faz um ngulo com a direo do movimento retilneo inicial. A velocidade da partcula grande o bastante para desprezarmos a fora gravitacional, de modo a considerarmos apenas a fora magntica sobre ela.

movimento circular. A carga da partcula o triplo da carga do eltron, o mdulo do campo 2 T, e o mdulo da -4 velocidade da partcula V = 10 .c, em que c a velocidade da luz no vcuo. Se a massa da partcula M = -25 3.10 kg, o raio R, descrito pela partcula, ser, aproximadamente, -19 8 Dados: e = 1,6.10 C e c=3.10 m/s a) 1 cm. b) 1 mm. c) 1 dm. d) 1 m.

a) Determine a razo v / v entre o mdulo v da velocidade do movimento retilneo final e o mdulo v da velocidade do movimento retilneo inicial. b) Calcule quanto tempo a partcula demora para atravessar a regio em que h campo magntico em funo de q, m, B e

30-Prtons (carga e e massa mp), deuterons (carga e e massa md = 2mp) e partculas alfas (carga 2e e massa ma = 4mp) entram em um campo magntico uniforme B perpendicular a suas velocidades, onde se movimentam em rbitas circulares de perodos Tp, Td e Ta, respectivamente. Pode-se afirmar que as razes dos perodos Td/Tp e Ta/Tp so, respectivamente, a) 1 e 1. b) 1 e 2. c) 2 e 2. d) 2 e 2.

32-O movimento de partculas carregadas em campos magnticos explicado a partir do conceito de fora magntica, desenvolvido por Lorentz e outros fsicos. Considerando esse conceito, assinale V ou F nas afirmaes a seguir: ( ) A direo da fora magntica que atua sobre uma carga eltrica, quando esta se move em uma regio onde h um campo magntico, sempre paralela direo desse campo. ( ) Se uma carga eltrica penetrar num campo magntico uniforme, de tal forma que sua velocidade inicial seja perpendicular direo desse campo, sua trajetria ser um crculo cujo raio inversamente proporcional ao mdulo da carga da partcula. ( ) Se dois fios retilneos paralelos conduzirem correntes eltricas no mesmo sentido, aparecer uma fora magntica repulsiva entre esses dois fios, cujo mdulo variar na razo inversa distncia que os separa. ( ) Se um condutor retilneo conduzindo uma corrente eltrica for colocado numa regio onde existe um campo magntico uniforme, a fora magntica sobre o condutor ser mxima quando ele estiver numa direo perpendicular direo do campo magntico.

7|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

33-Um condutor retilneo AB alimentado por uma bateria de fora eletromotriz E, conforme mostra a figura abaixo. Colocando-se esse condutor entre os plos norte e sul de um m e fechando-se a chave C, o condutor AB:

a) ser atrado pelo plo norte. b) ser atrado pelo plo sul. c) ir se deslocar para cima. d) ir se deslocar para baixo. e) ser atrado e repelido de forma alternada. 34-Um fio condutor de 40 cm de comprimento percorrido por uma corrente eltrica. Esse fio sofre a 2 atuao de uma fora magntica de 10 N e encontra-se em uma regio do espao onde atua um campo magntico 3 de 10 T. Considere que o ngulo entre o campo magntico que atua sobre o fio e a corrente eltrica que percorre esse mesmo fio tenha o valor de 30. Calcule, na unidade ampre, a intensidade da corrente eltrica que atravessa esse fio condutor, sabendo que a resposta correta um nmero inteiro entre 00 e 99.

36-Um segmento condutor reto e horizontal, tendo comprimento L = 20 cm e massa m = 48 g, percorrido por corrente 0,5 A, apresenta-se em equilbrio sob as aes exclusivas da gravidade g e de um campo magntico B horizontal, representado na figura abaixo. Adote g = 10 m/s e determine a intensidade do campo magntico e o sentido da corrente eltrica.

35-A figura representa uma espira condutora retangular, imersa num campo magntico uniforme e percorrida pela corrente eltrica i, no sentido indicado. Qual das alternativas indica o conjunto de vetores que representa as foras atuantes nos lados da espira?

37-O balancim condutor retilneo e horizonta l da figura tem comprimento 0,2 m, est em repouso e conectado ao gerador G de tenso constante. Ao fecharmos a chave K, ela percorrida por uma corrente eltrica de intensidade 5 A. Sendo a intensidade do campo magntico, entre os ms 4 verticais, igual a 4,0 10 T, determine:

Considere desprezvel o campo magntico ocasionado pela corrente i. C

8|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

a) a direo e o sentido da fora magntica sobre o balancim; b) a intensidade dessa fora.

38-Um condutor retilneo de comprimento L = 0,20 m, percorrido por uma corrente eltrica i = 20 A, est imerso 4 num campo magntico uniforme, de induo B = 2,0 10 T. Determine o mdulo da fora magntica que atua no condutor: a) quando o condutor disposto paralelamente s linhas de induo do campo; b) quando o condutor disposto perpendicularmente s linhas de induo do campo.

41-Um fio condutor rgido de 200 g e 20 cm de comprimento ligado ao restante do circuito atravs de contatos deslizantes sem atrito, como mostra a figura a seguir. O plano da figura vertical. Inicialmente a chave est aberta. O fio condutor preso a um dinammetro e encontra-se em uma regio com campo magntico de 0,1 T, entrando perpendicularmente no plano da figura.

39-O funcionamento de alguns instrumentos de medidas eltricas, como, por exemplo, o galvanmetro, baseia-se no efeito mecnico que os campos magnticos provocam em espiras que conduzem correntes eltricas, produzindo o movimento de um ponteiro que se desloca sobre uma escala. O modelo acima mostra, de maneira simples, como campos e correntes provocam efeitos mecnicos. Ele constitudo por um fio condutor, de comprimento igual a 50 cm, suspenso por uma mola de constante elstica igual a 80 N/m e imerso em um campo magntico uniforme, de intensidade B igual a 0,25 T, com direo perpendicular ao plano desta folha e sentido de baixo para cima, saindo do plano da folha. Calcule a corrente eltrica i que dever percorrer o condutor, da esquerda para a direita, para que a mola seja alongada em 2,0 cm, a partir da posio de equilbrio estabelecida com corrente nula.

a) Calcule a fora medida pelo dinammetro com a chave aberta, estando o fio em equilbrio. b) Determine o sentido e a intensidade da corrente eltrica no circuito aps o fechamento da chave, sabendo-se que o dinammetro passa a indicar leitura zero. c) Determine a polaridade da bateria e a tenso, sabendose que a resistncia equivalente do circuito 6,0 . Despreze a resistncia interna da bateria. 42-Uma barra condutora AB, de comprimento igual a 50 cm e massa m, est suspensa pela extremidade de duas molas iguais, sendo a constante elstica de cada uma delas 100 N/m.

40-A figura abaixo indica uma barra metlica CD de 2 N de peso e 2 m de comprimento, que forma um ngulo de 30 com a vertical, mergulhada num campo de induo magntica uniforme, horizontal e perpendicular barra, com o sentido para dentro do plano da figura, de intensidade B = 0,5 T. Para que a barra no caia, necessrio que ela seja percorrida por uma corrente de: a) 2 A, de C para D. b) 4 A, de C para D. c) 2 A, de D para C. d) 4 A, de D para C. e) nda.

O sistema est imerso num campo magntico B = 0,6 T. 2 Dado: g = 10 m/s Quando uma corrente de intensidade i = 10 A percorre a barra no sentido de B para A, as molas no so deformadas. Determine: a) a massa da barra; b) a deformao das molas quando o sentido da corrente eltrica invertido.

43-Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem. A figura abaixo representa dois fios metlicos paralelos, A e B, prximos um do outro, que so percorridos por

9|Projeto Futuro Militar www.futuromilitar.com.br

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

correntes eltricas de mesmo sentido e de intensidades iguais a i e 2i, respectivamente. A fora que o fio A exerce sobre o fio B ....., e sua intensidade ...... intensidade de fora exercida pelo fio B sobre o fio A.

46-Dois fios paralelos, de comprimentos indefinidos, so portadores de corrente, no mesmo sentido, conforme figura. A fora de interao dos fios de:

a) repulsiva duas vezes maior do que a b) repulsiva igual c) atrativa duas vezes menor do que a d) atrativa duas vezes maior do que a e) atrativa igual

44-Qual das alternativas abaixo representa corretamente as correntes i, os campos magnticos B e as foras F entre dois condutores retos e paralelos, prximos entre si?

a) atrao, proporcional distncia entre os fios. b) atrao, inversamente proporcional distncia entre os fios. c) repulso, proporcional distncia entre os fios. d) repulso, inversamente proporcional distncia entre os fios. e)atrao, inversamente proporcional ao quadrado de distncia entre os fios.

47-Um fio metlico AB, suspenso por dois fios verticais, condutores e flexveis, colocado prximo e paralelamente a um fio longo pelo qual passa a corrente eltrica i, no sentido indicado na figura. O fio longo e o fio AB esto no mesmo plano horizontal.

45-Dois condutores retilneos muito longos e paralelos so percorridos por correntes de mesma intensidade. Podemos afirmar que: a) s existem pontos onde o campo magntico resultante nulo, se as correntes tiverem sentidos opostos. b) s existem pontos onde o campo magntico resultante nulo, se as correntes tiverem o mesmo sentido. c) existem pontos onde o campo magntico resultante nulo qualquer que sejam os sentidos das correntes. d) os fios sempre se repelem.

Utilizando essa montagem, um professor pretende realizar duas experincias, I e II. Na experincia I, far passar uma corrente pelo fio AB, no sentido de A para B. Na experincia II, far passar a corrente no sentido contrrio. Nessas condies, espera-se que a distncia entre o fio longo e o fio AB: a) permanea inalterada, tanto na experincia I como na experincia II. b) aumente na experincia I e diminua na experincia II. c) aumente, tanto na experincia I como na experincia II. d) diminua, tanto na experincia I como na experincia II.

10 | P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w . f u t u r o m i l i t a r . c o m . b r

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

e) diminua na experincia I e aumente na experincia II. 48-Um circuito formado por dois fios muito longos, retilneos e paralelos, ligados a um gerador de corrente contnua como mostra a figura a seguir. O circuito percorrido por uma corrente i.

intensidade da fora magntica resultante sobre a parte do circuito exposta ao campo a) nula. b) iBu/2. c) iBu. d) 3iBu. e) 13iBu.

Pode-se afirmar que a fora de origem magntica que um trecho retilneo exerce sobre o outro : a) nula. b) atrativa e proporcional a i. 2 c) atrativa e proporcional a i . d) repulsiva e proporcional a i. 2 e) repulsiva e proporcional a i . 49-Dois condutores retos, extensos e paralelos, esto separados por uma distncia d = 2,0 cm e so percorridos por correntes eltricas de intensidades i1 = 1,0 A e i2 = 2,0 A, com os sentidos indicados na figura a seguir. 7 Permeabilidade magntica do vcuo = 4 10 T m/A.

52-Um fio condutor, de comprimento L, percorrido por uma corrente de intensidade i, est imerso num campo magntico uniforme B. A figura a seguir mostra trs posies diferentes do fio (a), (b) e (c), em relao direo do campo magntico. Sendo F(a), F(b) e F(c) as intensidades das foras magnticas produzidas no fio, nas respectivas posies, correto afirmar que:

a) F(a) > F(b) > F(c). b) F(b) > F(a) > F(c). c) F(a) > F(c) > F(b). d) F(c) > F(b) > F(a). e) F(a) = F(b) = F(c). Se os condutores esto situados no vcuo, a fora magntica entre eles, por unidade de comprimento, no Sistema Internacional, tem intensidade de: 5 a) 2 10 , sendo de repulso. 5 b) 2 10 , sendo de atrao. 5 c) 2 10 , sendo de atrao. 5 d) 2 10 , sendo de repulso. 5 e) 4 10 , sendo de atrao. 50-Dois fios metlicos retos, paralelos, muito longos, esto distncia mtua a = 1,5 m, no vcuo. Calcule a fora que age no comprimento L = 2,0 m de um dos fios, quando em cada um deles circula uma corrente eltrica i = 0,51 A. 53-Na figura a seguir, um fio condutor flexvel encontra-se na presena de um campo magntico constante e uniforme perpendicular ao plano da pgina. Na ausncia de corrente eltrica, o fio permanece na posio B. Quando o fio percorrido por certa corrente eltrica estacionria, ele assume a posio A.

51-Na regio quadriculada da figura existe um campo magntico uniforme, perpendicular ao plano do reticulado e penetrando no plano da figura. Parte de um circuito rgido tambm passa por ela, como ilustrado na figura. A aresta de cada clula quadrada do quadriltero tem comprimento u, e pelo fio passa uma corrente eltrica de intensidade i. Analisando a fora magntica que age sobre cada elemento de comprimento u do fio do circuito, coincidente com a aresta das clulas quadradas, a

Para que o fio assuma a posio C, necessrio a) inverter o sentido da corrente e do campo aplicado. b) inverter o sentido da corrente ou inverter o sentido do campo. c) desligar lentamente o campo. d) desligar lentamente a corrente. e) desligar lentamente o campo e a corrente. 54-Um professor de fsica resolve fazer um experimento de eletromagnetismo que objetiva determinar o valor do campo magntico entre os plos do im. Para isso, ele

11 | P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w . f u t u r o m i l i t a r . c o m . b r

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

utiliza um im, uma bateria que fornece 4,8V a um condutor cilndrico AC com massa 5g, comprimento de 10cm e resistncia eltrica igual a 0,10. Ao ligar a bateria ao circuito, mostrado na figura, o condutor cilndrico fica suspenso em equilbrio.

Considerando-se que as linhas de campo so perpendiculares ao condutor, que a resistncia eltrica dos fios 0,02, que a massa dos fios desprezvel e adotando 2 g = 10m/s , o professor concluiu que o campo magntico, em tesla, tem valor igual a: -3 a) 12,5.10 b) 125 -4 c) 1,25.10 -2 d) 12,5.10 e) 1.250 55-Um fio MN, de 40cm de comprimento e massa igual a 30g, est suspenso horizontalmente por uma mola ideal de constante elstica 10N/m. O conjunto encontra-se em uma 2 regio de campo magntico uniforme B= 0,1Wb/m , como mostra a figura.

Quando a corrente no fio for 10 A, dirigida de N para M, atuar sobre o fio uma fora magntica verticalmente para baixo. Determine a elongao total, devido fora magntica e fora gravitacional, sofrida pela mola, em cm. 56-Para medir a intensidade de um campo magntico uniforme, utiliza-se o aparato ilustrado na figura. O fio condutor tem comprimento 2,5 cm; as molas, condutoras de eletricidade, tm constante elstica 5,0 N/m. Quando a tenso eltrica est desligada as molas apresentam deformao de 2,0 mm. Com a tenso ajustada para produzir uma corrente de 1,0 A as molas retornam ao estado natural. Dado que o campo magntico perpendicular ao plano da figura, determine a sua magnitude e o seu sentido. Despreze os efeitos da corrente e do campo sobre as molas.

57-"Trem magntico japons bate seu prprio recorde de velocidade (da Agncia Lusa) - Um trem japons que levita magneticamente, conhecido por "Maglev", bateu hoje o seu prprio recorde de velocidade ao atingir 560 km/h durante um teste de via. O comboio de cinco vages MLX01, cujo recorde anterior de 552 km/h fora alcanado em abril de 1999 com 13 pessoas a bordo, alcanou sua nova marca sem levar passageiros. O trem japons fica ligeiramente suspenso da via pela ao de magnetos, o que elimina a reduo da velocidade causada pelo atrito com os trilhos". (Disponvel:http:www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia Ac esso em: 13 set. 2004). possvel deixar suspenso um corpo condutor criando uma fora magntica contrria fora gravitacional que atua sobre ele. Para isso, o corpo deve estar imerso em um campo magntico e por ele deve passar uma corrente eltrica. Considerando um fio condutor retilneo como uma linha horizontal nesta folha de papel que voc l, que deve ser considerada como estando posicionada com seu plano paralelo superfcie terrestre e frente do leitor. Quais devem ser as orientaes do campo magntico e da corrente eltrica, de modo que a fora magntica resultante esteja na mesma direo e no sentido contrrio fora gravitacional que atua sobre o fio? Ignore as ligaes do fio com a fonte de corrente eltrica. a) A corrente deve apontar para esquerda ao longo do fio, e o campo magntico deve estar perpendicular ao fio, apontando para o leitor b) A corrente deve apontar para a esquerda ao longo do fio, e o campo magntico deve estar paralelo ao fio, apontando para a direita. c) A corrente deve apontar para a direita ao longo do fio, e o campo magntico deve estar perpendicular ao fio, apontando para fora do plano da folha. d) A corrente deve apontar para a direita ao longo do fio, e o campo magntico deve estar paralelo ao fio, apontando para a direita. e) A corrente deve apontar para a esquerda ao longo do fio, e o campo magntico deve estar perpendicular ao fio, apontando para dentro do plano da folha. 58- Na figura a seguir, o circuito principal formado por uma bateria (resistncia interna nula e fora eletromotriz E), duas molas condutoras (cada uma com constante

12 | P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w . f u t u r o m i l i t a r . c o m . b r

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

elstica 2 N/m e resistncia eltrica R = 0,05 ), uma barra condutora de comprimento L = 30 cm e resistncia eltrica desprezvel. As molas esto em seus comprimentos naturais (sem deformao). Um campo magntico de mdulo B = 0,01 T, perpendicular ao plano da figura e apontando para dentro da pgina, est presente na regio da barra. Existe ainda outra barra isolante, conectada a uma ponta condutora, fixa ao ramo superior do circuito principal. A massa da barra isolante desprezvel. Uma lmpada de resistncia r e uma bateria de fora eletromotriz E' compem o circuito anexo (veja a figura a seguir). A altura entre a ponta condutora e o ramo superior do circuito anexo h = 3 cm.

figura a seguir, perpendicularmente ao plano da pgina, e com o sentido da corrente saindo do plano da pgina.

Com base nessas informaes, pode-se dizer que, quando o msculo cardaco se contrai, o fio sofre uma deflexo a) lateral e diretamente proporcional corrente que o percorreu. b) lateral e inversamente proporcional intensidade do campo magntico em que est colocado. c) vertical e inversamente proporcional tenso entre os eletrodos. d) lateral e diretamente proporcional resistncia eltrica do fio. e) vertical e diretamente proporcional ao comprimento do fio. 60-Em um motor eltrico, fios que conduzem uma corrente de 5 A so perpendiculares a um campo de induo magntica de intensidade 1 T. Qual a fora exercida sobre cada centmetro de fio?

Assinale a alternativa que contm o valor mnimo da fora eletromotriz no circuito principal, de modo que a lmpada no circuito anexo seja percorrida por uma corrente eltrica (desconsidere quaisquer efeitos gravitacionais). a) 0,5 V. b) 1,0 V. c) 2,0 V. d) 3,0 V. e) 4,0 V. 59-O msculo cardaco sofre contraes peridicas, as quais geram pequenas diferenas de potencial, ou tenses eltricas, entre determinados pontos do corpo. A medida dessas tenses fornece importantes informaes sobre o funcionamento do corao. Uma forma de realizar essas medidas atravs de um instrumento denominado eletrocardigrafo de fio.

Esse instrumento constitudo de um m que produz um campo magntico intenso por onde passa um fio delgado e flexvel. Durante o exame, eletrodos so posicionados em pontos especficos do corpo e conectados ao fio. Quando o msculo cardaco se contrai, uma tenso surge entre esses eletrodos e uma corrente eltrica percorre o fio. Utilizando um modelo simplificado, o posicionamento do fio retilneo no campo magntico uniforme do m do eletrocardigrafo pode ser representado como indica a

13 | P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w . f u t u r o m i l i t a r . c o m . b r

Prof. Andr Motta - mottabip@hotmail.com

GABARITO
01-D 02-D 03-B 04-C 05-E 06-D 07-09 08-C 09-02 10-B 11-2,5 cm 12-C 13-A 14-A 15-E 16- a) x = 2a; y = 0, b) V = q/m.a.B; 17-D 18-D 19-A 20-E 21-C 22-11 -5 23-a) 5000N b) 3.10 T -6 -2 24-a) . 3.10 s b)1,5 m c) . 2.10 T 25-C 26-C 27-15 28-A 29-a) 1 b) .m/qB 30-E 31-A 32- FVFV 33-C 34-50 A 35-C 36-4,8 T 37-a) horizontal b) 40000 N 38-a) nulo b) 8000 N 39-12,8 A 40-B 41-a) 2 N b) 100 A c) 600 V 42-a) 0,3 kg b) 3 cm 43-E 44-E 45-B 46-B 47-E 48-E 49-A -8 50-7,8 10 N 51-C 52-B

53-D 54-A 55-7 cm 56-0,02 N 57-A 58-E 59-A 60-0,05 N

14 | P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w . f u t u r o m i l i t a r . c o m . b r

Vous aimerez peut-être aussi