Vous êtes sur la page 1sur 5

BARRABS

Autor: Autor Desconhecido Tema: Pscoa Personagens: Narrador, Barrabs, Mulher, Homem, Sahak, Feitor, Romano, Algum, Outro, Soldado, Ancio. Tempo aproximado: 30 minutos Sinopse: Conta a histria de Barrabs depois da morte de Jesus, ele viu cristos morrerem pelo seu Deus e no leito de morte se entrega nas mos do Senhor.

CENA I: (abre-se o pano. O palco est s escuras, mas se divisa, ao fundo, trs cruzes e algumas pessoas - vultos - diante das mesmas). NARRADOR: Todos sabem como Ele foi crucificado, juntamente com dois outros, e quais as pessoas que se achavam em volta dele. Eram Maria, sua me, Maria Madalena e Vernica, Simo Cirineu, que o tinha ajudado a carregar a cruz e Jos de Arimatia, que o tinha de amortalhar (pausa). Um pouco afastado dos outros, porm, mais abaixo da encosta, um homem observava constantemente aquele que estava pregado na cruz, l no alto, acompanhando a sua agonia do comeo ao fim. Chamava-se Barrabs... (cai um jato de luz sobre Barrabs, que se encontra mais retirado). BARRABS: Sim, eu sou Barrabs; Barrabs, o prescrito! Barrabs, o bandoleiro! Barrabs, o assassino! ...mas aquele l, pregado no madeiro, quem ? O que fez ele para morrer assim? No posso compreender... no da minha conta, mas como puderam conden-lo assim? V-se que no criminoso... (ouve-se sussurros fortes cadenciando ao fundo: Barrabs...Barrabs....Barrabs...). Por que escolheram a mim? (ouve-se a voz de Cristo no madeiro, balbuciando: Deus, meu Pai, por que me abandonaste ? O palco escurece totalmente; o panop fecha-se lentamente). Sim, eu sou Barrabs, o libertado! No tive me, jamais ouvi falar em meu pai. Sou um pria; a escria; um verme. Depois que o tal Jesus morreu no Glgota, voltei para Jerusalm. Afinal, eu conseguira livrar a minha pele. Voltei para os meus. A partir de ento, os que se chamavam de cristos passaram a repudiar-me... e os cristos eram muitos. Encontrei-os nas ruas, nas praas, nos albergues...Eu procurava saber mais sobre o homem do Ggota, aquele a quem chamavam de Mestre... amai-vos uns aos outros...era o que diziam. Acreditavam firmemente que seu Mestre ressuscitaria e no tardaria a vir frente de suas legies celestes para instalar seu Reino...Um novo mundo iria comear...sem imperfeies, sem pecados, sem maldade...gente louca! (entra em cena uma mulher vestida com trajes da poca. O jato se extingue e acende-se um refletor colorido). Tu, tu s uma crist, no s? MULHER: (um tanto amedrontada). Sim...sou... BARRABS: Diga-me, ento, como podes crer num homem que morreu pregado numa cruz? No era ele o Mestre, o Filho de Deus? Por que, ento, no destruiu seu inimigos? MULHER: Por que estava determinado que assim tinha que acontecer. BARRABS: Determinado? Estava decidido que ele seria crucificado?

MULHER: Sim, est nas Escrituras. O prprio Mestre profetizou. BARRABS: No compreendo a razo dessa absoluta necessidade de morrer e, ainda mais, de um jeito to horrvel... MULHER: Ele morreu por ns. BARRABS: Morreu por ns? MULHER: Sim, em nosso lugar. Sofreu e morreu inocentemente por nossa causa. Devemos admitir que somos ns os culpados, e no ele. (a mulher se retira. Barrabs fica perplexo. Ouvese, ao fundo, sussurro forte: Barrabs...Barrabs...Barrabs... Entra um homem em cena). BARRABS: Tu tambm s cristo? HOMEM: Sim, sou. BARRABS: Conheceste o homem do Glgota? HOMEM: Era o Filho de Deus! BARRABS: Como podes dizer tamanho absurdo? O Filho de Deus crucificado? Impossvel! Tu s louco...h, h, h, h....louco... HOMEM: No, no sou louco. Sou, isso sim, um covarde. Abandonei meu Mestre enquanto ele sofria e agonizava. Abandonei-o e fugi. Como poder ele me perdoar? Que direi quando ele me interrogar? (oculta o rosto em desespero). BARRABS: Ele te perdoar. HOMEM: Achas que sim? Achas que sim (agarra as mos de Barrabs; um grupo de homens se aproxima). _________: Acaso no sabes quem esse homem? HOMEM: No. _________: Este Barrabs, o que foi libertado em lugar do Mestre. (O homem fica horrorizado, e os outros ficam revoltados). ___________: Deixemos esse maldito! (o palco escurece novamente e o jato ataca Barrabs). BARRABS: ...e assim se deu. Fui sendo escurrado pelos homens que se diziam cristos, carregando em mim a culpa que no tive. Juntei-me novamente aos bandidos de Eliha, a quem matei para me tornar chefe do bando. Cometi muitos assaltos e crimes. Acabei sendo preso e enviado s minas de cobre de Chipre. Foi l que conheci Sahak... Fui correndo a Sahak logo que chegamos, eu e ele, s minas...Sofremos por longos anos, juntos, todos os suplcios que se pode imaginar. ramos chicoteados a todo instante. s vezes, desmaivamos de fome. Sentamos frio, e muitos de ns morriam de doenas, pestes dolorosas...Descobri, um dia, que Sahak era um deles. Sim, uma noite vi Sahak fazendo gestos estranhos e balbuciando palavras incompreensveis. Sahak era cristo! Nunca tinha visto Deus...mas acreditava nele e falava-me dele com carinho, com amor... Dizia que, quando o Redentor viesse novamente, todos seriam salvos. Mas, ento, todos aqueles que apodreciam nas minas seriam chamados luz?...mas isso no aconteceu...ao menos para os outros...Eu e Sahak, alguns anos depois, fomos libertados das grilhetas levados para fora da mina. Sahak atirou-se ao solo, dizendo: Ele veio! Ele veio! Seu reino est aqui! Fomos trabalhar como escravos, no arado, na casa de um senhor romano... Estvamos novamente em contato com a natureza. Podamos ouvir o cantar dos pssaros, podamos sentir as carcias da brisa, ver pr-do-sol, molhar os nossos corpos na chuva. Era a redeno, como dizia Sahak. O Senhor se lembrar de ns, dizia ele. Mas, e os outros? Os

outros continuaram apodecendo nas minas. Por isso no consegui entender que espcie de Salvador era aquele.(apaga-se o jato. O palco permanece alguns segundos s escuras; o pano se abre. Acendem-se as luzes. H um cenrio pobre. Mesa e bancos rsticos. Sahak entra em cena). BARRABS: Sahak! SAHAK: Barrabs! Ento, aqui est melhor que nas minas, no ? BARRABS: Sim, aqui temos comida...no somos chicoteados, nem precisamos andar acorrentados... SAHAK: Isoo tudo, Barrabs, obra de Cristo, nosso Deus... BARRABS: ? SAHAK: Sim. Tu tambm s cristo, Barrabs, s no queres aceitar. BARRABS: No entendo, como assim? SAHAK: Tu tens medo de ser cristo, Barrabs. Tens medo que o senhor romano venha a descobrir... BARRABS: Medo, eu? Nunca! SAHAK: Ento vamos gravar na tua placa as inscries de nosso Deus... BARRABS: Est bem. (Sahak inicia o trabalho de gravao e vai explicando o significado da mesma a Barrabs). SAHAK: Essa inscrio, Barrabs, significa que, a partir de agora, teu corpo e tua alma pertencem ao Filho de Deus, de quem s escravo. Quem me ensinou isso foi um escravo grego, que era cristo e que me ensinou a crer. Eu o encontrei trabalhando nos fornos de fundio, onde ningum resistia por mais de um ano. O grego no resistiu nem isso. Morreu logo depois no abrasador inferno das fornalhas. As suas ltimas palavras foram: Senhor, no me abandones. A partir de ento, tornei-me um cristo. (finda a inscrio, Sahak ajoelha-se). SAHAK: Agora, Barrabs, agradeamos ao Senhor por nos ter livrado das minas. (Barrabs, arredio, ajoelha-se). SAHAK: Mestre, ns te agradecemos...(Barrabs olha desconfiado). Repita comigo, Barrabs. Mestre, ns te agradecemos... BARRABS: ...mestre...agradecemos... SAHAK: Por tudo de bom que nos proporcionaste... BARRABS: Por tudo de bom que nos proporcionastes... (Nesse instante, entram os soldados, o senhor romano e o feitor dos escravos). FEITOR: Levantem-se! (o senhor romano toma a placa de Sahak). ROMANO: O que significa essa placa, escravo? SAHAK: Que sou propriedade do Estado romano. ROMANO: Muito bem, muito bem! (vira a placa). Christus Iesus...Quem este? SAHAK: o meu Deus. ROMANO: Ah, sim? No me lembro de j ter ouvido falar neste nome. Mas tem tantos deuses por a que no se pode estar a par de todos. Deus do teu pas natal? SAHAK: No. o Deus de todos os homens. ROMANO: Ah, de todos os homens? Que dizes? Esta muito boa, e eu nem mesmo ouvi falar nele... e por que carregas o nome dele na tua placa de escravo? SAHAK: Por que perteno a Ele.

BARRABS: Ah, ? Pertences a Ele? Mas no s escravo do Estado romano? (Sahak permanece mudo). Ento, pertences ou no ao Estado? SAHAK: Perteno ao Senhor, meu Deus. (o romano nada diz e volta-se para Barrabs). ROMANO: ...e tu, Barrabs, cres neste deus? (Barrabs est calado, cabisbaixo. Sahak o fita). Dize-me, acreditas nele? (Barrabs sacode a cabea negativamente). No? Ento porque trazes o seu nome na tua placa? (Barrabs, calado). Ento, no o teu Deus? No isso que a inscrio significa? BARRABS: Eu no tenho deus algum... (Sahak lana-lhe um olhar de desespero e dor). ROMANO: No te compreendo, escravo. Por que, ento, esta gravao na tua placa? BARRABS: ...porque...eu gostaria de crer. (o romano volta-se para Sahak). ROMANO: Mantns o que disseste? SAHAK: Sim. ROMANO: Se abjurares a tua f nada te acontecer. Consentes em faz-lo? SAHAK: No posso renegar meu Deus. ROMANO: Mas se no o renegares, poders perder tua vida... SAHAK: No posso perder o Senhor, meu Deus. ROMANO: Ento, nada mais posso fazer por ti. s louco como o teu Deus...Levem-no! (Todos se retiram do palco. Barrabs permanece; somente um jato sobre ele). BARRABS: Depois disso, Sahak foi torturado brutalmente e crucificado. Seu corpo, ensangentado, pendia da cruz. (pausa)...o campo estava muito verde e coberto de flores. O sol brilhava sobre o mar que se estendia l embaixo...era um dia de primavera aquele em que tnhamos sado das minas, e Sahak dissera: Ele veio! (pausa). Tempos mais tarde, o senhor romano voltou para Roma e me levou consigo...Roma era uma cidade maravilhosa. Homens e mulheres de todas as nacionalidades perambulavam pelas ruas. Havia enormes templos e edifcios. Os npbres eram transportados em suas liteiras douradas at os estabelecimentos dos banhos...Contionuei escravo do senhor romano, mas, ento, eu tinha mais liberdade...podia andar pelas ruas de quando em vez...Procurei muito pelos cristo; era difcil encontr-los...Onde estariam os que afirmavam amar uns aos outros? Certa noite, ao dobrar uma esquina, viu um enorme incndio. O povo corria a minha volta. Diziam que eram os cristos que haviam iniciado a rebelio. Enfim, o grande dia chegara! Os cristos ateavam fogo Roma. Soara a hora! O Salvador chegara! Desta vez eu no iria tra-lo; no desta vez! Agarrei um facho incandescente e corri pela cidade, ateando fogo onde podia. Jesus devia estar orgulhoso de mim...Enfim, Barrabs acreditava...Lutava por Ele! (pausa)...mas... de repente...fui aprisionado pelos soldados e atirado aqui nesta masmorra... (Barrabs cala-se. H um breve instante de silncio. Aos poucos, a iluminao comea a mostrar outros vultos. Barrabs no est s. Ouve-se murmrios). ALGUM: Quem teria feito isso? OUTRO: Foram os prprios homens de Csar que atearam fogo Roma para incriminar os cristos. OUTRO: Sim, no foram os cristos! Nosso mestre incendeia almas, no cidades. OUTRO: Deus amor, luz, bondade... (a porta se abre e entram dois soldados). SOLDADO: Ah! Tu s o lder dos incendirios, e vs outros quereis afirmar que no participastes do incndio. Mentirosos!

ALGUM: No possvel... SOLDADO: O que no possvel? ALGUM: Ele no pode ser cristo. Se fez o que dizes, no cristo. SOLDADO: Pois ele mesmo confirmou tudo no interrogatrio e disse que era cristo. Querem ver uma coisa? (o soldado exibe a placa de Barrabs aos outros). No , por acaso, o nome de vosso Deus? (os homens se renem para ver a inscrio; o soldado retira-se). ALGUM: s de fato cristo? OUTRO: Por que fizeste isso? OUTRO: Fala, homem, o que houve? (depois de alguns segundos sem resposta, dirigem-se para o fundo do crcere, onde estava um ancio. Susurros. O ancio aproxima-se de Barrabs). ANCIO: J faz muito tempo... Fazendo o que fizeste, meu filho, no ajudaste ao teu Senhor... BARRABS: Mas eu lutei por Ele! Enfrentei os soldados. ANCIO: Ningum conhece os caminhos de Deus... BARRABS: Mas foi por estes cristos que o Mestre morreu na cruz? ANCIO: O Semhor de uma bondade infinita. Ele tem perdo para todos. OUTROS: Quem este? Quem este? ANCIO: Barrabs, aquele que foi libertado em ligar do Mestre...(sussurros). um hpomem desgraado; no temos o direito de julg-lo. No temos o direito de condenar um homem por que ele no tem Deus. (todos se afastam de Barrabs. O palco fica s escuras. O pano fecha lentamente; msica). NARRADOR: Barrabs novamente ficou s. Permaneceu solitrio durante todos os dias de recluso, afastado dos outros. Ouvia-os cantar seu cnticos de f e falar da vida eterna que os aguardava. Foram levados para o suplcio, acorrentados dois a dois. (aqui o pano torna-se a abrir lentamente). Barrabs ficou por ltimo no cortejo. Do mesmo modo, ficou completamente s, no extremo de fileira de cruzes. Havia muita gente reunida para ver, e demorou muito para que tudo acabasse. Os crucificados dirigiam-se mutuamente palavras de consolo e esperana... Com Barrabs ningum falava. hora do crepsculo, os expectadores j se tinham retirado, fatigados por ficarem tanto tempo em p. Al;m disso, os condenados estavam mortos. S Barrabs ainda vivia...Sentindo aproximar-se a morte, ele, o bandido, o assassino, disse na escurido, como se falasse para as estrelas: BARRABS: A ti , Senhor, entrego minha alma! (msica). NARRADOR: Barrabs ouviu uma voz como vindo das prprias estrelas: VOZ: Ainda hoje, Barrabs, estars comigo no paraso! (msica).

Vous aimerez peut-être aussi