Vous êtes sur la page 1sur 28

Caderno da Horta Orgnica Familiar com Homeopatia

Instrues prticas sobre organizao e conduo da horta utilizando recursos naturais associados a Leis da Natureza.

Distribuio Gratuita 2009

Caderno da Horta Orgnica Familiar com Homeopatia 1 Edio 2009 Reviso: Vicente Wagner Dias Casali Fernanda Maria Coutinho Elen Sonia Maria Duarte Ansio Gonalves dos Santos Assessoria Pedaggica: Juliana Vieira Afonso Marinei de F. B. de Lana Lilian Aparecida Santana Distribuio (pedidos): Departamento de Fitotecnia / Vicente W. D. Casali Campus da Universidade Federal de Viosa Viosa MG CEP: 36570-000 Tel.: (31) 3899-2613 Fax: (31) 3899-2614 e-mail: vwcasali@ufv.br Ao solicitar exemplares, favor mencionar: nome; endereo completo; cidade; CEP; perfil (agricultor, empresrio, administrador municipal, tcnico, estudante, ou outra atividade).
2

CADERNO DA HORTA ORGNICA FAMILIAR COM HOMEOPATIA


Texto informativo distribudo entre participantes dos eventos sobre: Plantas Medicinais, Homeopatia, Agricultura Orgnica, Agroecologia, Trabalhos Comunitrios, Famlia Agrcola, Educao Rural, Teraputicas Tradicionais e Terapias Naturais, promovidos pela Universidade Federal de Viosa UFV. Texto distribudo a Escolas Rurais, Escolas Famlia Agrcola e a Voluntrias das Pastorais que acessam pessoas de baixa renda. Programa de Extenso da Universidade Federal de Viosa Divulgao das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produo de Alimentos Orgnicos.

APOIO: Projeto CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) n 551372/2007-9 Projeto FAPEMIG (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais) n 6640-3.08/07 UNESCO/Fundao Banco do Brasil. Certificado de Tecnologia Social

PATROCNIO: Fundao Arthur Bernardes/FUNARBE Convnio 1713. 3

Apresentao
Esse texto explicativo contm a dose certa de nimo que a famlia necessita visando organizar e conduzir a horta familiar orgnica utilizando recursos naturais (inclusive a Homeopatia) orientada segundo as Leis da Natureza. Leia, releia, pense, olhe o futuro, do passado use apenas lies, v em frente, considere sua famlia e a qualidade de vida. Horta familiar melhor que novela de TV, to boa quanto terapias ocupacionais e lio de convivncia com a natureza. A horta feminina, mulher. Homens com pensamentos na solidariedade e no futuro, com racionalidade, fazem tambm hortas muito naturais. Adolescentes so bem vindos(as). Quando instalar a horta familiar presenteie seus vizinhos, costume do bom e do tradicional. Pode ser apenas uma beterraba, um chuchu ou aquelas folhas de couve. Horta une: planta amizade e harmonia na comunidade. Aps essa diplomacia promova hortas comunitrias.

Caderno da Horta Orgnica Familiar com homeopatia

Estou pensando na minha horta!


Planejar e fazer a horta orgnica significa atitude de melhora na qualidade alimentar. Significa maior qualidade de vida. No local que voc vai fazer sua horta orgnica a vida vai ficar mais rica: no solo, nas plantas que vo crescer e em voc com sua famlia. Aumente a vida, faa a horta orgnica da sua famlia. Na sua horta orgnica a natureza ser a lei mais importante. A lei do dinheiro morta, pois moeda coisa sem vida. Na horta orgnica voc deve produzir hortalias, mas tambm algumas plantas medicinais ou aromticas. Sua horta ficar mais equilibrada. Horta orgnica significa alimentos saudveis, de maior qualidade nutricional e confiveis. Se voc contabilizar o tempo que vai dedicar s atividades da horta, concluir que tambm tima terapia ocupacional e maravilhosos momentos de partilhar crescimento (folhas), florescimento (couve flor e brcolis), formao de reservas energticas (cenoura, inhame, batata doce), alm do aprendizado de temperar a vida (pimenta, cebolinha, salsa) e da convivncia (ver alguns insetos consumindo pedacinhos das plantas e com isso viverem a vida deles que a me Terra lhes concedeu).

Comear sua horta orgnica


No pedao de terra que vo crescer suas plantinhas preciso haver muita disponibilidade de: gua, sol, proteo contra ventos fortes e contra animais de estimao indisciplinados (galinhas, ces, gatos e outros). Cercar a horta bom porque lhe d segurana e maior higiene. Voc deve separar uma dcima parte onde sero feitos canteiros exclusivos de semeio visando as mudinhas ou de enraizamento de estacas ou de galhos. Este o berrio da horta. Na sementeira ou viveiro de mudinhas voc deve prevenir algum sombreamento pois plantinhas jovens no podem tomar muito sol. Percorrer sua rea de horta retirando pedras, tocos grandes e objetos descartados (latas, garrafas, embalagens). Dependendo da pedra pode usar ao redor dos canteiros assim como tijolo, garrafa (fincar bico abaixo). Os arbustos, galhos e plantas retirados dando lugar aos canteiros, podem ser aproveitados na compostagem ou como tutores das plantas de ervilha, tomate e outras hortalias. Na parte plana de sua rea faa seus canteiros seguindo a direo norte-sul no comprimento maior. Na parte inclinada faa os canteiros contornando a linha de mesmo nvel e assim voc vai controlar a descida da gua que arrasta terra, lava o solo por causa da velocidade. Onde mais inclinado reserve ao plantio de hortalias que ficam mais tempo na terra. Assim voc vai evitar revolver muito o solo. Pode at aproveitar no plantio de suas plantas medicinais arbustivas. Que tal o capim cidreira?
6

Canteiro
Fazer canteiro amontoar e nivelar a terra de modo a ter esse lugar mais alto de plantar. Com canteiros o local de plantio fica mais arejado, e, no junta gua. Faa canteiros de acordo com seu modo de trabalhar. Brao curto, canteiro estreito. Se corpulento(a) o espao entre canteiros deve ser maior (caminhos mais largos). Se vai movimentar muito na hora de irrigar ento faa canteiro menos comprido. Se o terreno mido faa canteiro mais alto e mais estreito. O canteiro feito com a terra que voc tira ao fazer os caminhos ou abrir os espaos entre canteiros. V jogando a terra e depois faa o nvel aumentando o nivelamento. Se o solo estiver muito endurecido corte a terra com enxada ou com pazinha de mo. Se preciso, irrigue na vspera de cortar e a terra fica mais macia. No crie calos nas mos, crie horta com cuidado e com inteligncia.

As mudinhas: cuidar e levar aos canteiros


Voc obtm plantinhas (mudinhas) com sementes boas. Em alguns tipos de hortalias, dos galhos, dos bulbos (alho) e dos rizomas (inhame), voc tambm obtm novas plantinhas (mudinhas). Cuide das mudinhas desde pequeninas pois mudas fracas, quando levadas aos canteiros, demoram a adaptar, crescem lentamente e afinal do pouca produo. As hortalias tipo cenoura, beterraba, abboras, quiabo, feijo de vagem so semeadas diretamente nos canteiros ou
7

covas (beros). Alface, repolho, brcolis, tomate, pimento so semeadas em canteiros especiais, as sementeiras, com solo mais peneirado, mais poroso e at mais rico (frtil). O canteiro da sementeira deve receber bastante luz do sol mas tambm no pode haver excesso. O que se faz evitar muita insolao cobrindo o canteiro com palha, capim seco (sem sementes). A terra da sementeira deve estar arejada (entrar ar e gua), com poros e bem solta. A sementeira fica boa mesmo com hmus de minhoca, ou esterco bovino (curtido) ou composto orgnico, pois garantem arejamento e umidade ao mesmo tempo e tambm so ricos em nutrientes que as plantinhas vo necessitar aps nascerem das sementes. A prtica de peneirar a terra da sementeira d bom resultado, pois sem torres, haver melhor contato da sementes com o solo da sementeira. Lembrete: A planta come bebendo e bebe comendo

A mudana da planta: da sementeira at o canteiro


Vrias hortalias podem ser semeadas em copos (descartveis ou feitos de jornal), ou saquinhos de plstico. Em cada copinho vamos produzir 1 plantinha. Nesse mtodo h menos danos s razes e na poca da mudana mais terra vai aderida s razes. No momento de mudana o copinho rasgado (plstico ou jornal) ou retirado com jeitinho (copinhos descartveis de poliestireno). A mudana das plantas, da sementeira ou do copinho, at o canteiro, feita quando as plantas tiverem 4 a 6 folhas
8

ou 10 a 13 cm de altura. Faa a seleo das melhores mudinhas. Pegue primeiro aquelas plantinhas de maior vigor. No deixe as mudinhas crescerem muito pois na mudana tero traumas de transplante que provoca menor crescimento. Durante esse trabalho de mudar a plantinha, sementeira ao canteiro, copinho ao canteiro, fique atento(a) quantidade de terra que vai agarrada nas razes das mudinhas. Quanto mais, melhor. Outro cuidado: molhar o canteiro logo aps o plantio. Nos primeiros dias molhar algumas vezes mais. a fase de adaptao! A planta precisa ficar com as razes bem juntinhas ao solo e precisa ter gua pois vai absorver, nutrir com ela, e tambm vai perder gua por evaporao (transpirao) nas folhas.

Plantando direto. Semeando no canteiro!


Observe bem esse detalhe das hortalias que voc vai plantar: Quando as plantas tm semente grada elas podem ser semeadas no canteiro sem passar pela sementeira ou at mesmo o copinho. H hortalias que a mudana da sementeira ao canteiro, perturba o crescimento. As cenouras, por exemplo, ficam bastante prejudicadas enquanto o feijo vagem no sobrevive e o quiabo vai ficar muito tempo recuperando desse trauma e dos danos feitos s razes. Faa beros (covas) ou sulcos no canteiro. Em seguida faa o semeio diretamente espaando de acordo com a altura da planta ou de acordo com o quanto vai crescer pelos lados.
9

Semear um pouco a mais assim voc poder selecionar as plantas melhores e mais vigorosas. Os sulcos no solo so feitos apenas com o objetivo de semear as sementes. Aps o semeio os sulcos devem ser cobertos com um pouco de terra do prprio local. Os sulcos so feitos com ripa, por presso suave sobre o canteiro bem nivelado. A profundidade do sulco depende de cada tipo de semente. A profundidade deve ser duas vezes o volume ou a largura ou o dimetro da semente.

Hortalias: semear direto ou em sementeira?


Aqui esto orientaes bsicas sobre o que fazer: 1) Semear diretamente em canteiros: Beterraba, cenoura, espinafre, nabo, rabanete. 2) Semear diretamente nos beros ou covas grandes: Abbora, moranga, melancia, melo. Covas pequenas: Quiabo, pepino, ervilha, fava, milho verde, feijo de corda. 3) Sementeira: Alface, cebola, couve-flor, brcolis, repolho, pimento, tomate. 4) Copinhos: So mais prticos na obteno de plantas que depois so plantadas em covas grandes ou pequenas

10

Hortalias: a planta d a muda!


Alho (bulbinho/dente tirado do bulbo quando brotar), batata doce (pedao de rama das razes), batata (plantar a batatinha brotada), couve (no caule nasce o broto que plantado d raiz), inhame (plantar o inhame pequeno quando der razes), mandioquinha-salsa (cortar diretamente da planta a mudinha), taioba (plantar o rizoma que parecido com inhame), chuchu (o chuchu grande solta o broto e enraza). Ateno 1 Na horta familiar o plantio ou semeio feito aos poucos ou salteado. A pessoa vai calculando o gasto e vai refazendo na horta o que tira. A hortalia que voc gastar mais a que voc vai plantar com mais frequncia. O intervalo de 12-14 dias bom de modo geral (mas depende da hortalia, por exemplo em chuchu no vai dar certo), inhame e taioba tambm no (pois tm poca certa). 2 Qual a rea que voc tem na horta? Se for limitada, no plante melancia nem abbora pois ocupa muito terreno. 3 Lugar de fava e chuchu na cerca. L no vo tomar lugar das outras hortalias. 4 Desbaste quando nasce muita cenourinha, beterraba ou rabanete no canteiro. Ou, quiabo, milho verde, pepino etc na cova. Voc faz o desbaste tirando (arrancando com cuidado) as plantas menores ou fracas.
11

5 Cobertura do solo feita e d bom resultado sempre que o local quente ou tem pouca gua ou nasce muita planta invasora. Cobrir o solo com palhas diversas ou capim seco bom. s rodear a cova ou alinhar nos canteiros, a cobertura (capim, palhas, folhas secas) que voc tiver disponvel. 6 Amarrio Ervilha tem gavinha que faz a planta prender no bambu ou no galho seco, mas, tomate no tem. Amarrar o caule do tomate (por exemplo) tira a planta do contato com a terra. Voc ganha espao, facilita sua colheita e aumenta a produo. Chuchu e fava tambm dispensam amarrio enquanto o pimento e o pepino gostam. 7 Chegar terra ou amontoa Esse trato quem gosta a batata. Milho tambm agrada tal como ervilha e tomate. 8 Capina Capinar habito, costume, feito sem pensar. Na sua horta voc vai pensar. A horta no quer ficar bonitinha sem matos. A horta quer ser espao da natureza. Os matos tm razo de estarem por l. Pense qual tirar, qual s quebrar, como arrancar sem prejudicar a hortalia que fica. Pense: se voc capinar tudo os insetos no tero o que comer e vo direto nas suas hortalias. As plantas tipo matos so chamadas invasoras mas invadem ajudando cobrir o solo, como companheiras. No faa capinas na plantao de inhame com nenhuma ferramenta e no deixe os matos crescerem muito. No capine a plantao de inhame a partir de 8 a 10 semanas antes da colheita (o inhame fica mais aguado). O inhame deve ser colhido cercado de matos! 9 Se voc notar que sua gua boa no suficiente ao irrigar suas plantas, no desista. Faa cobertura morta em toda rea. No use gua duvidosa.
12

10 Se perceber diferenas no crescimento das hortalias mude os locais. Veja quais plantas exigem mais sol e quais toleram mais sombra. Nos novos plantios faa outra distribuio do plantio no terreno. 11 Use como referncia na adubao: o esterco bovino curtido na proporo 4 kg/m2 e o hmus de 2 litros/m2 de canteiro. 12 Referncia geral O espaamento entre plantas mais baixas 20 cm (dentro do sulco ou no sulco). O espaamento entre sulcos 30 cm. Cenourinha e rabanete 10 cm entre plantas. 13 As covas (beros) de melancia e abbora devem ter 30 cm de largura, 30 cm de comprimento e 30-35 cm de profundidade. 14 Colher bulbo, razes e tubrculos demanda olhar o que voc no v. Veja se a planta est madura pelo secamento natural das folhas, pelo tombamento do caule, ou, parada total do crescimento. Nessa fase no irrigue. 15 Algumas plantinhas (invasoras ou cultivadas) que aumentam o nitrognio no solo so timas ao fazer rotao nos canteiros.

13

Adubao orgnica
As plantas retiram do solo os nutrientes que necessitam. Estes so os nutrientes minerais que esto no solo, mas vieram das rochas! Quando colhemos as hortalias os nutrientes minerais passam ao nosso corpo e o nutrem. O solo inesgotvel de nutrientes, a maioria dos nutrientes. Mas nem sempre esto disponveis. A adubao qumica muito praticada na agricultura convencional e empresarial. muito forte, agressiva e provoca resultados inconvenientes no solo, por exemplo, o endurecimento. Nas plantas provocam excesso de aminocidos que atraem insetos alm do normal. Voc no vai gostar disso!! Adubao qumica significa entrar no ciclo da natureza, invadindo, intoxicando, desequilibrando. Se voc gosta da sua terra no use na sua horta. Prefira adubao orgnica. Fique com a natureza, pense na qualidade da sua hortalia, na qualidade de vida da sua horta. A adubao orgnica foi inventada pela natureza. o modo mais prtico e ecolgico de voltar ao solo o que as plantas tiraram e de dar s plantas os alimentos que necessitam na terra. A adubao orgnica to antiga quanto as plantas do planeta. A adubao orgnica faz parte do ciclo da vida que envolve: sol, chuva, microrganismos, ar, plantas, animais (insetos) e os seres humanos. Os adubos orgnicos (hmus, composto orgnico, ou, esterco curtido) aumentam a porosidade da terra. Assim a terra fica arejada, solta, fofa e as razes tero maior facilidade de
14

crescer. O adubo orgnico ajuda a terra ficar mais mida e isso bom no crescimento das plantas. O adubo orgnico pode ser feito na sua horta. Os microrganismos fazem todo o trabalho de decomposio das partes vegetais (folhas cadas, galhos, cascas, frutos passados) de modo natural. Se voc triturar os restos vegetais (galhos, cascas) vai ajudar muito o trabalho dos microrganismos. Os microrganismos necessitam de gua e arejamento no trabalho. Ento se voc molhar e mexer vai ajudar muito, assim, o adubo orgnico vai ficar pronto mais rpido. Faa uma camada de restos vegetais, coloque em cima uma camada de terra e molhe. Repetir enquanto tiver restos vegetais e a altura da pilha for conveniente (isso fazer compostagem). Durante o trabalho dos microrganismos o interior da pilha vai esquentar. Se a temperatura no aumentar porque no est havendo trabalho dos microrganismos. Ou no est arejando (faltando ar) ou no est mido o suficiente (faltando gua).

Adubos orgnicos
Os restos vegetais da sua cozinha podem ser trabalhados pelos microrganismos. Por exemplo: resto de frutas, pedaos de folhas, folhas descartadas, talos, cascas. Cuidado: no utilize casca de limo nem de laranja. Triturar tudo e misturar com gua (voc at pode bater no liquidificador). Ateno: esse tipo de resduo somente deve
15

ser jogado sobre canteiros que esto sem plantas e sem sementes, portanto canteiros que no esto sendo usados. E voc deve esperar a decomposio acabar. Pelo cheiro voc saber que j pode semear novamente no canteiro.

Cuidar da horta
Plantas de horta crescem rpido. Produziu, sai do canteiro, foi consumido na mesa. Vem outra hortalia e tudo acontece em pouco tempo. A planta de horta geralmente herbcea, tenra e chega no ponto de colheita mais depressa que as plantas de campo ou de gros. A terra da horta d muito alimento e os alimentos da horta so ricos em vitaminas (veja no fim desse caderno). A horta portanto deve ser cuidada porque seno esgota, fica cansada. Hmus, composto orgnico e esterco curtido so bsicos no cuidar da terra da horta. Sempre que possvel voc no deve repetir a mesma hortalia no mesmo canteiro. Essa troca de hortalias faz bem terra. Vai facilitar as mudanas e vai enriquecer seu prato se voc tiver na horta vrios tipos de hortalias as mesmo tempo. Quando os insetos chegarem fique observando. Voc deve aprender com os insetos o que a planta tem de mais ou de menos: luz do sol, gua, arejamento entre plantas, alimento no solo, diversidade de espcies de hortalias. Pode acontecer dos insetos chegarem em maior quantidade pois foram espantados de outro lugar ou onde estavam as plantas preferidas acabaram. Inseto tambm tem fome! Se aparecem muitos de repente faa catao. s vezes no a
16

planta desequilibrada que atrai insetos, a horta toda mesmo. Deixe alguma rea da horta com ervas invasoras. Os insetos sero atrados pois as ervas tm cheiro mais forte. Deixe tambm os bichinhos que comem insetos andarem por l livremente. Nunca use agrotxico. Aprenda com sua horta e com suas plantas como lidar com a natureza e com as leis da agricultura natural. Agrotxico no remdio veneno! Espantar inseto fcil! Mas voc vai precisar do pulverizador (quanto maior a horta, maior o pulverizador). Se voc tem pacincia use aquelas bombinhas pequenas. Picar 100 gramas de fumo de rolo (forte) deixar 3 dias no escuro, em 1 litro de gua. Coar, colocar em 10 litros de gua, pulverizar as plantas que atraram insetos. Repetir a pulverizao aps 3 dias. Outra soluo: bater no liquidificador 10 pimentinhas bravas (malagueta ou cumari) em 1 litro de gua e com pedacinhos de sabo. Coar, colocar em 10 litros de gua e pulverizar. Essa pulverizao de pimenta atinge mais lagartas de folha e as lagartas que comem o caule por baixo (lagarta rosca).

Insetos: deixem minhas hortalias


Sr. Inseto: V lamber purungo ou tajuj! Algumas plantas de purungo so suficientes at como cerca viva. Os frutos cortados tambm so atrativos. Sr. Inseto: Tome refresco de samambaia, bom, no amargo!
17

Ferver 400 gramas de folha em 1 litro de gua por 20 minutos. Diluir esse litro em 10 litros de gua. Pulverizar. Afasta caro, pulgo, besourinhos, cochonilhas. Eles vo aprender que a vida no doce na sua horta! Sr. Inseto: Suco de urtiga abre o apetite! Em 1 litro de gua deixar 400 gramas de folha de urtiga por 48 horas. Diluir esse 1 litro em 10 litros de gua e aplicar sobre o solo ou sobre as plantas onde esto as lagartas, pulges, besourinhos perturbando. Eles vo perder o apetite! Sr. Inseto: Losna fortificante! Deixar em infuso 200 gramas de losna em 1 litro de gua. Logo depois de fervida. Esperar 10 minutos. Diluir esse litro em 10 litros de gua. Lagartas, lesmas, caramujos e grilos vo ficar fraquinhos. Sr. Inseto: Voc gosta de leite ou de cerveja? O soro do leite nas folhas, ao secar gruda os caros. A cerveja atrativa de lesmas ou de caramujos. O soro aplicado direto. Mas a cerveja usada em latinhas que so enterradas ate nivelarem com o solo. Colocar sal na cerveja. A lesma gosta da cerveja mas estaro no sal e sero desidratadas. Tempere seus ataques bicharada! Socar pimenta forte e misturar em gua o suficiente que atinja os insetos. Regue ou pulverize. A bicharada vai atacar outra rea menos ardida. Fumo de rolo neles! Veja em Cuidar da horta (nesse caderno).
18

A Homeopatia ensina a bicharada o que harmonia, equilbrio, todos convivendo. Os insetos vo deixar a horta com quem teve trabalho de plantar (veja a parte de homeopatia nesse caderno). Alguns insetos vo ficar por l, deixe, eles fazem parte. Homeopatia no extingue espcies!

Afastar a doena da horta


Nunca use produtos sintticos. A natureza cuida de ambos: doena e planta. Os fungos devem procurar comida em outro lugar. Com suco (macerado) de camomila (use s as flores) pulverizado vrias doenas so afastadas. Use o preparado homeoptico feito com a prpria doena (vrus, bactria, fungo) e com um pouco de resistncia da folha (veja Homeopatia nesse caderno). A Homeopatia o melhor modo de ajudar suas plantas a se defenderem. A Homeopatia ensina, as plantas aprendem.

19

Associao de plantas na horta


A associao de hortalias com plantas aromticas ou medicinais ajuda bastante no equilbrio dos insetos da horta, e na horta toda. Hortalia, inseto, plantas medicinais, plantas invasoras e outras partes vivas fazem o conjunto vivo da sua horta. Losna No boa vizinha de nenhuma hortalia e de nenhuma planta. Portanto deixe ela crescer onde tem muitas invasoras. Alfavaca boa repelente de moscas. Alecrim Mantm longe algumas borboletas: que vo botar ovos, que do nascimento a lagartas vorazes nas hortas. Hortel O aroma vai longe e vai espantando vrios insetos. Mas cuidado: a planta de hortel toma posse do terreno. So espaosas! Cravo Deve ser plantado antes da cenourinha pois controla os nematides (vermes da terra) que causam carocinho nas razes de cenouras. Couve com alface Em regies de muita insolao a alface pode ser plantada entre as couves. Tomate e inhame Antes de terminar a colheita do tomate, a partir das ltimas pencas, voc pode plantar o inhame. Arnica de flor amarela bom plantar nas beiradas de cerca ou quando vai deixar algum canteiro descansar.

20

Homeopatia na horta
A homeopatia foi descoberta. No inveno. da natureza por isso de todos. natural portanto no agride. Fazer homeopatia na sua horta fazer o preparado homeoptico. Fazer homeopatia fcil. diluir e agitar fortemente (sucussionar). Por isso no deixa resduo de nada. Primeiro feita a tintura. Depois feito o preparado homeoptico. Na cincia da homeopatia semelhante cura semelhante, o que causa o que cura. Lembre-se disso ao cuidar da horta. Pense antes de fazer a tintura. Tintura-me mensageira! Na sua horta voc pode agir como homeopata, tratando: solo, gua, plantas, insetos e voc. Mas voc pode comear tambm apenas como aplicador(a) de homeopatia. o primeiro passo. O(A) homeopata vai equilibrar a horta e manter a horta em harmonia. O(A) aplicador(a) de homeopatia vai prestar socorro, vai cuidar da emergncia. Em pouco tempo o(a) aplicador(a) de homeopatia vai se tornar homeopata pleno, estudioso(a) e defensor(a) da homeopatia. Como feito o preparado homeoptico? (Fazer o preparado homeoptico significa fazer a dinamizao da sua tintura) Vamos explicar como exemplo o preparado da homeopatia da lagarta que vai ser usada quando a horta estiver prejudicada por lagartas. Colocar as lagartas vivas, lagartas ativas, aquelas devoradoras, em vidro escuro limpo, na proporo: 4 partes de lagartas por 6 partes de lcool 70% (com 3 partes de
21

gua por 7 partes de lcool de farmcia). Agitar diariamente. Aps 10 a 14 dias coar, o lquido coado a tintura. No vidrinho (volume 30 mL) colocar 20 mL de lcool 70% e 5 gotas da tintura. Sucussionar (agitar fortemente o vidrinho, bater o vidrinho sobre livro/toalha) no mesmo ritmo 100 vezes (so 100 batidas). Colar a etiqueta identificando, Lagarta CH1. Pegar novo vidro (volume 30 mL) colocar 20 mL do lcool 70% e 5 gotas do Lagarta CH1. Bater 100 vezes, etiquetar Lagarta CH2. Do CH2 fazer o CH3, assim por diante. Voc deve ser prudente e ter a matriz de homeopatia da lagarta, pronta, e usar na poca das lagartas atacarem. Mas se no tem nem a tintura nem a matriz, ento como emergncia no espere 10-14 dias, faa logo seu preparado-socorro. Pode no dar o melhor resultado mas vai ajudar. Quando preparar a tintura de algum inseto desequilibrado pegue o inseto que ataca, por exemplo: a lagarta que devora; o pulgo que suga; o besourinho que mastiga; o caro de raspa. A tintura de plantas com fungo ou com bactria deve ter as partes da folha atacada e as partes da folha que envolve a leso (ficam ao redor da leso). Ao redor da leso onde a planta est fazendo resistncia contra a invaso. Voc tambm pode fazer tintura das substncias que intoxicam (adubo, agrotxico). Ao aplicar o preparado homeoptico use o pulverizador novo que voc comprou (s de homeopatia, e deve ser marcado). Em 1 litro de lcool (de farmcia) colocar 6 mL da homeopatia, agitar, retirar 100 mL, colocar no pulverizador de 20 litros, completar com gua, pulverizar. Se vai usar pulverizador (bombinha) pequeno respeitar a mesma proporo.
22

A horta orgnica e os nosdios (preparados homeopticos)


Os nosdios so preparados homeopticos (homeopatias) feitas a partir do agente causador da doena ou do desequilbrio. Exemplo: insetos, fungos, bactrias e vrus. O nosdio vivo preparado com agentes ou organismos vivos, podendo ser aplicado somente nas potncias (dinamizaes) acima de 5CH. Se envolver organismos que contaminam agressivamente adotar dinamizaes acima de 12CH. Os nosdios tm grande potencial de aplicao no meio rural, em razo de serem preparados na prpria propriedade. So importantes pois propiciam autonomia e independncia ao produtor orgnico e horta orgnica. O nosdio faz bom trabalho na planta, no animal e no sistema vivo que esteja fraco quanto ao crescimento ou desenvolvimento.

Preparado homeoptico feito com a terra da sua horta


A horta orgnica familiar geralmente feita em local perto da casa de moradia. Nem sempre a terra est apropriada, pois talvez foi usada com muitos outros fins antes. preciso limpar a terra, desintoxicar o solo. A limpeza bruta feita logo no incio (retirada de pedras, vidros, sacos plsticos, embalagens diversas). Depois vem a limpeza mais profunda.
23

Como desintoxicar a terra da sua horta dos resduos de animais de criao/domsticos? Como fazer sair os resduos de agrotxicos e de adubos qumicos? Como eliminar outras coisas que esto l perturbando ou que podero perturbar sua horta? Como fazer isso naturalmente usando as Leis da Natureza, as Leis do Planeta Terra? Siga essas instrues e tenha de volta a terra limpa, sem males, sem pecados cometidos anteriormente. Faa sua terra limpa gerar frutos/alimentos tambm limpos e sempre seguindo as Leis da Natureza. Homeopatia da natureza, faz parte da Obra Divina. Homeopatia dos Humildes de Corao! No mnimo em 6 lugares da sua horta coletar uma colher de solo na superfcie (no precisa cavar). Das 6 colheres coletadas fazer a mistura homognea. Retirar uma parte de terra e colocar 5 partes de lcool 70% (usar vidro escuro de 100 mL ou menor). Deixar de molho 15 dias e assim voc ter a tinturame (da terra de sua horta). usado na correo do solo como se fosse calcrio. Fazer a pulverizao ou rega no terreno molhado (aps ter chovido) ou nas primeiras horas do dia.
Observao: veja em Homeopatia na Horta, nesse ca-

derno como fazer a dinamizao.

24

Cuidados ao fazer e ao guardar os preparados homeopticos


1 Guardar as tinturas e preparados homeopticos em vidros cor mbar (marrom) bem tampados, de preferncia de tampa rosqueada. Se usar vidro comum envolver com papel alumnio ou papel bem escuro, aps etiquetagem. 2 Todos os vidros (frascos de vidro) devem ser fervidos em gua limpa. 3 Guardar os vidros com a tintura ou com as demais homeopatias em local fresco, sempre escuro, longe de odores e de radiao (televiso, geladeira, celular, computador). 4 Usar gua limpa e lcool de farmcia (lcool domstico no recomendado). gua limpa significa gua fervida por 30 minutos. 7 No usar vasilhas de metal ou de alumnio. 8 No reutilizar frascos plsticos. tolervel com a mesma homeopatia e mesma potncia.

Hortalias: vitaminas, minerais e sade


As plantas de horta sero muito teis nas suas refeies. As hortalias da horta orgnica, cuidada com homeopatia e cultivada pela famlia, so alimentos naturais e com muita vitalidade. Quem faz horta caseira com capricho mas aplica agrotxico horticultor(a) tipo caranguejo, horticultor(a) que anda de marcha-r, devia ir direto ao sacolo e comprar mercadoria de Ceasa que voc desconhece a procedncia.
25

Todo alimento colhido na horta orgnica familiar deve ser livre de resduos de venenos e de outros agroqumicos. Sua obrigao fazer sua horta natural pelo bem dos seus filhos, netos e bisnetos. O que suas hortalias tm? As protenas vo conservar de modo saudvel todos os tecidos. Os aminocidos das protenas da sua horta natural vo renovar suas clulas. Os acares e amidos vo lhe dar energia e vo fazer funcionar tudo no seu corpo. O fsforo vai viabilizar transformaes, vai acionar a energia e distribuir fora a todos os rgos. O clcio vai com endereo certo aos ossos e dentes das crianas, e nos ossos dos adultos vai fortalecer. O ferro ser absorvido e encaminhado direto ao sangue. Vitamina A significa vitalidade dos olhos, da pele e dos dentes, significa resistncia do sistema respiratrio. As vitaminas tipo B vo exercer muitas funes como as outras, no sistema digestrio, nos tecidos nervosos. A vitamina C est pronta e disposta a lhe ajudar na resistncia geral. As fibras, principalmente a celulose, das suas hortalias so fatores de funcionamento do intestino. Fibra alimento funcional, fibra de alimento orgnico melhor ainda. Vrias hortalias tm efeitos teraputicos por isso muitas so classificadas como alimentos nutracuticos. Algumas so mais ricas que as outras em alguma substncia nutritiva. No h hortalia pobre. Quando voc tem na horta vrias hortalias sua salada e seus cozidos sero tambm ricos em diversidade. Uma compensa a outra e a sade da sua famlia est garantida. Valeu seu trabalho, valeu sua dedicao, valeu seguir as leis da natureza. Valeu sua horta orgnica com homeopatia. Na tabela desse caderno as hortalias mais ricas esto escritas em primeiro lugar.
26

Tabela das hortalias mais ricas


PROTENA Ervilha Vagem Brcolis Beterraba Couve-flor Espinafre FSFORO Ervilha Brcolis Mostarda Chuchu Nabo Cenoura VITAMINA A Cenoura Nabo Batata doce (amarela) Couve Mostarda Tomate CARBODRATOS Inhame Batata doce Batatinha Melancia Melo Nabo FIBRA Quiabo Ervilha Vagem Couve Melancia Repolho VITAMINA C Pimento Brcolis Nabo Repolho Couve Tomate
27

CLCIO Brcolis Couve Mostarda Couve flor Espinafre Ervilha FERRO Mostarda Inhame Espinafre Beterraba Couve Cenoura COMPLEXO B Nabo Couve Espinafre Mostarda Quiabo Ervilha

Pea a Cartilha de Homeopatia Aplicada Agricultura

Departamento de Fitotecnia/Campus da UFV/Viosa MG 36570-000. Fone: (31) 3899 1131 vwcasali@ufv.br.

Tambm podemos enviar a Cartilha dos EM (microrganismos eficientes) que contm a tecnologia natural de uso de microrganismos visando qualidade da famlia e do ambiente, higiene da sua horta, higiene da sua moradia. Tudo isso sem poluio. Distribuio gratuita

28

Vous aimerez peut-être aussi