Vous êtes sur la page 1sur 7

Sumrio

Introduo......................................................................................................................2 1. Caractersticas...........................................................................................................2 2. Aspectos psicobiolgicos..........................................................................................4 3. Principais tipos de transtornos de personalidade.....................................................5 3.1. Transtorno paranide de personalidade.............................................................5 3.2. Transtorno esquizide de personalidade...........................................................6 Fonte..............................................................................................................................7

TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE Introduo


No podemos falar em Transtorno da Personalidade sem falar em Traos de Personalidade. Os traos de personalidade so padres persistentes no modo de perceber a realidade, relacionar-se consigo prprio e com os outros e, sobretudo, de pensar. Quando as caractersticas pessoais (traos) so inflexveis, rgidos e maladaptativos para uma vida harmnica, causando prejuzo social e ocupacional ou sofrimento significativo na pessoa e naqueles que a rodeiam, esses traos de personalidade constituem um Transtorno da Personalidade. Os transtornos da personalidade e os distrbios afetivos tambm esto relacionados entre si. As pessoas desmoralizam-se mais facilmente diante da depresso e tardam mais a se recuperar se estiverem retradas e tiverem uma atitude autocrtica exagerada ou irritvel, impulsiva e hipersensvel perdas. Na teoria os transtornos da personalidade so mais ou menos duradouros e disseminados e os transtornos afetivos, mais episdicos.

1. Caractersticas
Os Transtornos da Personalidade caracterizam pessoas que no tm uma maneira absolutamente normal de viver (do ponto de vista estatstico e comparando com a mdia das outras pessoas) mas no chegam a preencher os critrios para um transtorno mental franco. Estas alteraes quando permanentes, diferente das alteraes patolgicas que podem surgir de um momento para outro, constitui o que poderamos chamar de Ego Patolgico ou Transtorno de Personalidade (Ey). De acordo com Henri Ey, entendendo o Ego como equivalente Personalidade, a liberdade e a individualidade caractersticas da personalidade normal estariam comprometidas em determinadas alteraes permanentes da maneira de existir no mundo, como se ap pessoa fosse refm de seus prprios traos, inflexveis e permanentes. O Transtorno de Personalidade seria uma maneira de atuar permanente, continuada e duradoura de um Ego no-normal, ao contrrio das alteraes francamente patolgicas que podem ocorrer durante a vida, partir de um momento definido (tal qual as crises, os surtos, os processos patolgicos). Em psicopatologia, as anormalidades da personalidade se reportam, principalmente, possibilidade que se tem de classificar determinada personalidade como sendo desta ou daquela maneira de existir, enquanto o normal seria a pessoa ser "um pouco de tudo", ou seja, ter um pouco de cada caracterstica humana sem prevalecer patologicamente nenhuma delas.

3 Desta forma, diante da possibilidade de se destacar um trao marcante, especfico e caracterstico numa determinada pessoa, ou seja, diante do fato desta personalidade ser caracterizada por um determinado trao, torna-se possvel sua classificao. Caso ainda esta caracterstica responsvel por sua classificao, prejudique a liberdade desta personalidade ser livre e desimpedida de qualquer estigma limitador de sua maneira de ser, caso ainda essa caracterstica faa sofrer seu portador ou outras pessoas, a ento, ao invs de estarmos diante de apenas um certo tipo de personalidade, ou de um certo trao, estaremos diante de um Transtorno de Personalidade. Karl Jaspers afirma serem anormais as personalidades que fazem sofrer tanto o indivduo quanto aqueles que o rodeiam. Para ele as personalidades anormais representam variaes no-normais da natureza humana e que, na eventualidade de superpor-se elas algum processo, tornar-se-iam personalidades propriamente mrbidas (doentias). Jaspers aborda o tema sob a tica das variaes do existir humano de origem constitucional (que fazem parte da pessoa). Assim sendo, podemos considerar a maneira prpria das Personalidades Anormais de ser no mundo como uma apresentao do indivduo diante da vida situada nas extremidades da faixa de tolerncia de sanidade pelo sistema cultural. Estas personalidades anormais seriam alteraes perenes do carter caracterizando no apenas a maneira de ESTAR no mundo mas, sobretudo, a maneira do indivduo SER no mundo. A Organizao Mundial de Sade trata o assunto sob o titulo de Transtornos da Personalidade e de Comportamentos, especificando-os nos ttulos de F60 at F69 na Classificao Internacional das Doenas (CID-10). Descreve tais transtornos da seguinte maneira:
Estes tipos de condio (Transtornos de Personalidade) abrangem padres de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexveis a uma ampla srie de situaes pessoais e sociais. Eles representam desvios extremos ou significativos do modo como o indivduo mdio, em uma dada cultura, percebe, pensa, sente e, particularmente, se relaciona com os outros. Tais padres de comportamento tendem a ser estveis e a abranger mltiplos domnios de comportamento e funcionamento psicolgico. Eles esto freqentemente, mas no sempre, associados a graus variados de angstia subjetiva e a problemas no funcionamento e desempenho sociais.

Os Transtornos de Personalidade, segundo ainda o CID-10, so condies do desenvolvimento da personalidade, aparecem na infncia ou adolescncia e continuam pela vida adulta. Esta condio diferencia o Transtorno da Alterao da Personalidade. Esta ltima (Alterao), sucede durante a vida como conseqncia de algum outro transtorno emocional ou mesmo seguindo-se estresse grave. O Transtorno de Personalidade, conforme esta classificao diz, ao tratar dos Transtornos Especficos (uma subdiviso dos Transtornos em geral), so perturbaes graves da constituio do carter e das tendncias comportamentais, portanto, no so adquiridas do meio.

4 Desta forma, os Transtornos de Personalidade seriam modalidades incomuns do indivduo interagir com sua vida, de se manifestar socialmente, de experimentar sentimentos (ou no experiment-los). A CID-10 apresenta entre os ttulos F60 e F69 uma grande variedade de subtipos de Transtornos de Personalidade. Procuraremos aqui compatibiliz-los todos com outras classificaes de forma a abordar os tipos sinnimos com a mesma descrio. O DSM-III-R falava sobre o que deve ser entendido dos Distrbios da Personalidade de maneira muito prxima ao que a O.M.S. considera vlido para seus Transtornos da Personalidade;
"Caractersticas de personalidade so padres duradouros de percepo, relao e pensamento acerca do ambiente e de si mesmo, e so exibidos numa ampla faixa de contextos sociais e pessoais importantes. somente quando as caractersticas de personalidade so inflexveis e inadaptadas, e causam um comprometimento funcional significativo que elas constituem os Transtornos da Personalidade. As manifestaes dos Transtornos da Personalidade so, freqentemente, reconhecveis na adolescncia ou mais cedo, e continuam por quase toda a vida adulta, embora elas muitas vezes se tornem menos bvias nas faixas mdias ou extremas de idade".

O DSM-IV fala dos Transtornos da Personalidade da seguinte forma:


"Um Transtorno da Personalidade um padro persistente de vivncia ntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivduo, invasivo e inflexvel, tem seu incio na adolescncia ou comeo da idade adulta, estvel ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuzo."

2. Aspectos psicobiolgicos
As diferenas biolgicas individuais tm sido h muito tempo relacionadas diversos tipos de temperamentos e de personalidades e cada avano da cincia torna mais clara a interao dos fatores genticos e ambientais na determinao da constituio da pessoa. Modernamente considera-se que o estudo dos Transtornos da Personalidade se estrutura sobre quatro domnios psicobiolgicos. So eles: 1 - A regulao dos impulsos; 2 - A modulao afetiva; 3 - A organizao cognitiva e; 4 - O controle da ansiedade. E estudo dessas, digamos, funes psquicas, extremamente relacionadas s alteraes da personalidade, tem recebido substancial contribuio pelos modernos mtodos de avaliao bioqumica, pelos exames neuropsicolgicos e pelas imagens computadorizadas das tomografias e dos aparelhos de emisso de psitrons.

3. Principais tipos de transtornos de personalidade 3.1. Transtorno paranide de personalidade


A caracterstica essencial deste distrbio uma tendncia global e injustificvel para interpretar as aes das pessoas como deliberadamente humilhantes ou ameaadoras. Tem normalmente incio no final da adolescncia ou no comeo da idade adulta. Quase invariavelmente h uma crena de estar sendo explorado ou prejudicado pelos outros de alguma forma e, por causa disso, a lealdade e fidelidade das pessoas esto sendo sempre questionadas. Muitas vezes o portador deste Transtorno patologicamente ciumento e questionador da fidelidade do cnjuge, ao ponto de causar situaes francamente constrangedoras. O portador deste distrbio de personalidade pode interpretar acontecimentos triviais e rotineiros como humilhantes e ameaadores, desde um erro casual no saldo bancrio, at um cumprimento no efusivo podem significar atitudes premeditadamente maldosas. H uma sensibilidade exagerada s contrariedades ou a tudo que possa ser interpretado como rejeio, uma tendncia para distorcer as experincias, interpretando-as como se fossem hostis ou depreciativas, ainda que neutras e amistosas (pensamento paranide). Estas pessoas podem sentir-se irremediavelmente humilhadas e enganadas, conseqentemente agressivas e insistentemente reivindicadoras de seus direitos. Supervalorizam sua prpria importncia, as suas idias so as nicas corretas e seus pontos de vistas no devem ser contestadas, da a facilidade em conquistar inimigos e a tendncia em pensamentos auto-referentes. So desconfiadas, teimosas, dissimuladoras e obstinadas, vivem numa solido freqentemente confundida com timidez, como se no houvesse no mundo pessoas com quem pudessem partilhar sua prodigalidade, dignidade e seus sentimentos superiores. As pessoas com Transtorno Paranide da Personalidade so extremamente sarcsticas em suas crticas, irnicas ao extremo nos comentrios e contornam as eventuais situaes constrangedoras recorrendo a artimanhas teatrais e chantagens emocionais. No toleram crticas dirigidas sua pessoa e qualquer comentrio neste sentido entendido como declarao de inimizade. Pelo entusiasmo com que valorizam suas idias, sempre as nicas corretas, podem ser vistos como fanticos nas vrias reas do pensamento; seja religioso, poltico, tico ou profissional. Gostam de fantasiar mas tem dificuldades em distinguir a fantasia da realidade. Pessoas com estes distrbios so hiper-vigilantes e tomam precauo contra qualquer ameaa percebida. A afetividade, nestes casos, muitas vezes restrita e pode parecer fria, dado ao gosto destas pessoas em serem sempre objetivas, racionais e pouco emocionais. Recomenda-se, como critrios para este Transtorno, que sejam caracterizados por:

6 a) sensibilidade exagerada contratempos e rejeies; b) tendncia a guardar rancores persistentemente, isto , recusam perdoar aquilo que julgam como insultos ou desfeitas: c) desconfiana e tendncia interpretar erroneamente as experincias amistosas ou neutras; d) obstinado senso de direitos pessoais em desacordo com a situao real; e) suspeitas injustificveis em relao fidelidade (conjugal ou de amigos); f) autovalorizao excessiva; g) pressuposies quanto conspiraes Pessoas Desconfiadas: A desconfiana permanente um sinal inconfundvel de parania. Pessoas com distrbio paranide de personalidade esto constantemente em guarda, por enxergarem o mundo como um lugar ameaador. Tendem a confirmar suas expectativas, agarrando-se a mnimas evidncias que confirmem suas suspeitas, e ignoram ou distorcem qualquer prova em contrrio. Esto sempre alertas, procurando sinais de alguma ameaa. Qualquer pessoa em uma situao nova nos primeiros dias em um emprego ou iniciando um relacionamento, por exemplo cautelosa e de certa forma reservada, at sentir que seus temores so infundados. Pessoas com parania no conseguem abandonar seus temores. Continuam a esperar por armadilhas e duvidam da lealdade dos outros. No relacionamento pessoal ou no casamento, essa desconfiana pode apresentar-se sob a forma de cime patolgico e infundado. Por estarem excessivamente alertas, as pessoas com distrbio paranide de personalidade percebem qualquer mincia e podem ofender-se sem motivo. Em conseqncia, tendem a ser excessivamente defensivas e hostis. Quando cometem algum erro, no reconhecem a culpa, nem aceitam a mais leve crtica. Entretanto, so extremamente criticas em relao aos outros. Pode-se dizer que tais pessoas fazem tempestade em copo dgua. Alm de serem polemistas e irredutveis, as pessoas com distrbio paranide de personalidade tm dificuldade de manter vnculos afetivos. Parecem frias e evitam relacionamentos interpessoais. Orgulham-se de serem racionais e objetivas. Pessoas com uma perspectiva paranide em relao vida raramente procuram auxlio mdico - no faz parte de sua natureza pedir ajuda. Profissionalmente podem atuar com competncia. Pode procurar redutos sociais onde o estilo moralista e punitivo seja aceitvel ou, at certo ponto, tolervel.

3.2. Transtorno esquizide de personalidade


Este tipo de distrbio verificado em pessoas que exibem um padro de afastamento social persistente, um constante desconforto nas interaes humanas, uma excentricidade de comportamento e pensamento, isolamento e introverso. O esquizide nos d a impresso de desinteresse, reserva e falta de envolvimento com os acontecimentos cotidianos e com as preocupaes alheias, normalmente ele tem pouca necessidade de vnculos emocionais.

7 Este tipo de personalidade reflete interesses na solido, em trabalhos solitrios e em atividades no competitivas. Por outro lado, estas pessoas so capazes de investir grande energia afetiva em interesses que no envolvam seres humanos e podem ligar-se muito aos animais. Normalmente so os ltimos a aceitarem as variaes da moda popular, mas normalmente mantm-se algo excntricos. Freqentemente absorvem-se em certas obsesses acerca de dietas esdrxulas, programas de sade alternativos, movimentos religiosos e filosficos incomuns, esquemas de aperfeioamento scio-culturais, associaes mais ou menos secretas de assuntos esotricos. Embora paream absortos em devaneios fantasiosos e fantsticos, no perdem a capacidade de reconhecer a realidade. No obstante os Esquizides podem oferecer ao mundo idias realmente criativas e originais. Juntando os critrios estabelecidos pelo DSM-IV e pelo CID-10 para o diagnstico deste tipo de transtorno podemos recomendar o seguinte: a) um padro de indiferena s relaes sociais e uma variao pobre da expresso emocional; b) indiferena aos sentimentos alheios; c) questionamento, indisposio e desrespeito s normas e obrigaes sociais; d) pouco interesse em relaes sexuais; e) preferncia quase invarivel por atividades solitrias; f) preocupao excessiva com fantasias e introspeco; g) falta de amigos ntimos, relacionamentos confidentes e a falta de desejo de tais relacionamentos; h) raramente vivenciam emoes fortes, como raiva e alegria; i) indiferena elogios e crticas. As pessoas Esquizides sentem-se freqentemente incompreendidas, o que refora a tendncia ao isolamento e ao afastamento dos mortais comuns. Este ausente sentimento de companheirismo normalmente compensado pelo zelo apaixonado pela leitura, pelos animais ou alguma outra expresso artstica de difcil compreenso.

Fonte
Ballone GJ - Transtornos da Personalidade, PsiqWeb, internet, disponvel em <http://www.psiqweb.med.br/persona/persona.html>, atualizado em 2002

Vous aimerez peut-être aussi