Vous êtes sur la page 1sur 53

Medidas estatsticas de risco e retorno

Prof. Isidro

OBJETIVOS DA UNIDADE DE ESTUDO


Demonstrar a formao do retorno de um ativo Analisar as formas de avaliao deste retorno Introduzir o conceito de risco de um ativo Discutir sobre os diversos tipos de risco Compreender o processo de avaliao do risco de um nico ativo.

ABORDAGEM CONCEITUAIS BSICAS

O retorno de um perodo uma varivel randmica bsica na anlise de investimentos. O conceito da taxa de retorno importante porque ela mede a velocidade com que o investidor ter um aumento (ou diminuio) em sua riqueza. O retorno, k, de um perodo o percentual que a riqueza do investidor cresceu ou diminuiu: k=
Riqueza ao final de um perodo Riqueza inicial Riqueza inicial
4

Um investidor pode obter os seguintes tipos de rendimentos de uma ao ou ttulo:


AES Dividendos
Juros osbre capital Desgios de subscries Venda de recibos de subscrio Aumento de preos

TTULOS Juros
Desgio de compra Participaes em lucros ([ara debntures) Ganhos de conversibilidade (para debntures)

Observe que o rendimento pode vir de duas formas: 1. Representando por uma entrada de caixa (dividendos, juros, etc) 2. Por uma variao no preo (desgio, aumento de preo, etc.) Dessa forma, pode-se representar o retorno total em um perodo como: Mudana no Preo + Fluxo de Caixa Preo inicial

kt =

Pode-se ainda escrever a equao como segue:

kt
kt Pt+1 Pt FC
t

( Pt+1 Pt ) + FCt =
Pt

Dicionrio das Variveis


= Retorno total = Preo do ativo financeiro ao final de um perodo = Preo inicial ou de compra do ativo financeiro = Fluxo de caixa recebido durante o perodo
7

EXPECTATIVA DE RETORNO
Da mesma maneira que se avaliou o retorno,pode-se avaliar a expectativa de retorno de um investidor atravs de:

( E(Pt+1) Pt ) + E(FCt ) E(kt ) =


Pt
Dicionrio das Variveis

E (k t ) Pt FC
t

= Expectativa de retorno total de um perodo

E (P t + 1 ) = Expectativa do Preo do ativo financeiro ao final


= Preo inicial ou de compra do ativo financeiro = Fluxo de caixa recebido durante o perodo
8

Concluso:
Pode-se afirmar que o investidor espera obter um retorno no prximo perodo, que uma funo de sua expectativa do preo futuro, do fluxo de caixa futuro e do preo de compra do respectivo ativo financeiro.

Observaes importantes:
1- O preo de compra do ativo financeiro est ligado s estratgias operacionais, custos envolvidos e que podem, at certo ponto serem administrados, aumentando o retorno esperado. 2- O preo de futuro e fluxo de caixa esperado, podem ser estimados atravs de anlises financeiras e econmicas. 3- Ocorre que quando se fala em futuro, comeam a surgir muitas incertezas decorrentes de inmeros fatores sobre os quais o investidor individual no possui domnio. 4- Estas incertezas levam a predizer o futuro com uma determinada possibilidade ou probabilidades de acerto (ou erro).

10

ORIGEM DAS INCERTEZAS EM UM INVESTIMENTO

11

Incerteza quanto taxa de juros


As taxas de juros so fontes potenciais de incerteza quanto ao valor de um ativo financeiro. Para demonstrar isso, vamos utilizar a equao de retorno esperado:

( E(Pt +1 ) Pt ) + E(FC t ) E(k t ) =


Pt

12

A equao original, poderia ser reescrita da seguinte forma:


E (k E (k
t ) =

E (P t + 1 ) P t E (FC + Pt Pt Pt E (P t + 1 ) E (FC 1+ Pt Pt
t ) = 1

t ) =

) )
t

1 + E (k

E (P t + 1 ) + E (FC Pt
t

P t x (1 + E (k

)) =

E (P t + 1 ) + E (FC
t

Pt =

E (P t + 1 ) + E (FC (1 + E (k t ))

13

Concluso:

E(Pt +1 ) + E(FC t ) Pt = (1 + E(k t ))


Isto significa que o valor atual ou presente de um ativo financeiro, uma funo da expectativa do investidor quanto a seu preo futuro e da taxa de juros k t Portanto, quando a taxa de juros cresce, ou ainda pior, quando existe a expectativa de que a taxa de juros cresa, o valor atual do ativo financeiro cai!!!

Isto conhecido como risco da taxa de juros de mercado


14

Incerteza quanto ao poder de compra


Os economistas ensinam que as pessoas poupam e investem, deixando de consumir hoje, para poder consumir mais no futuro. De forma anloga, um investidor aplica seus recursos hoje, esperando que sua riqueza (poder de compra) aumente. A inflao um fator que pode mudar drasticamente o poder de compra no futuro sendo por isso, uma fonte de incerteza. O retorno de um investimento, quando considerada a inflao chamado de retorno real.
15

O retorno real pode ser demonstrado como abaixo:

1 + E(k t ) 1 + E(kr ) = 1 + E(inf)


Dicionrio das Variveis

E (k t )

= Expectativa de retorno total

E (inf ) = Expectativa de inflao de um perodo E (kr ) = Expectativa de retorno real

16

Rearranjando a equao, temos que:

1 + E(k t ) 1 + E(kr ) = 1 + E(inf) 1 + E(k t ) E(kr ) = 1 1 + E(inf)


Dois aspectos so importantes: O primeiro que o retorno real que importa em um investimento; O segundo que o retorno real depende da inflao de determinado perodo.

17

Incerteza quanto a variao de mercado


Os preos de mercado no se movem de forma contnua e constante. Existem tendncias de mercado que se alternam entre altas e baixas, conhecidas como bull e bear market. Estas variaes de alta e baixa nos mercados influenciam os preos de todos os ativos financeiros e, consequentemente o seu retorno esperado.

18

Incerteza quanto a administrao


Esta classe de incertezas esto ligadas a possibilidade da administrao ou dos executivos de uma empresa tomarem decises erradas. Muitos administradores de empresas que no possuem participaes significativas nos negcios, tomam decises, principalmente quanto a benefcios e gastos, que no tomariam em suas prprias empresas. Uma pesquisa realizada por Jensen e Meckling apontou esse fenmeno. Esse um risco potencial para o retorno de uma empresa e que se reflete no preo de seus ativos financeiros.
JENSEN, M. C. e MECKLING, W. H. Theory of the firm: management behavior, agency costs e ownership structure. Journal of Financial Economics, v.3, 1976.
19

Risco de Default
Este tipo de incerteza est ligado integridade de um investimento. Por exemplo, no caso de uma empresa correr risco de falncia, a evoluo deste risco ser refletida no preo de seus ativos financeiros. As perdas potenciais de um investidor resultam da possvel queda de preos que ocorre quando noticias ruins a respeito da empresa so conhecidas. Essa queda de preos normalmente antecipa um fato ruim para a empresa e, quando a empresa falir, possivelmente o preo de seus titulos j ser muito prximo de zero. 20

Incerteza quanto a liquidez


As incertezas que esto ligadas liquidez de um ativo ocorrem em funo de comisses e descontos que tem que ser oferecidos para se vender um ativo sem demora, afetando o seu retorno. Quando um ativo liquido, ele possui grande negociao e quase no existem custos para vendlo Desta forma, a liquidez tambm afeta o retorno de um ttulo de uma empresa, gerando incertezas.

21

Incerteza quanto convertibilidade


Muitas debntures emitidas possuem clusulas de converso em aes. O fato do ttulo poder ser convertido em aes pelo investidor origina um tipo de risco de transferncia de um investimento para outro e que afeta o preo dos ttulos. O fato de muitos investidores converterem suas debntures em aes sinaliza que as aes so uma melhor alternativa para investir os recursos e deve forar o preo da debnture para baixo (o inverso tambm verdadeiro).
22

Risco poltico Risco poltico internacional


O risco poltico internacional est ligado a possibilidade de governos estrangeiros expropriarem a riqueza de investidores externos atravs de controles de cmbio que no permitam a troca do investimento na moeda local por moeda do investidors em condies normais.

Risco poltico domstico


O risco poltico domstico est ligado mudanas na legislao, taxas, impostos, licenas e etc.
23

Incertezas da indstria
Este tipo de risco est ligado ao setor econmico que a empresa atua. Mudanas na tecnologia, tarifas locais e internacionais, sindicatos e etc, tudo isto tem a ver com o risco da indstria e que se refletem nos preos dos ttulos de empresas pertencentes ao setor.

24

Risco Total
+ Incertezas quanto as taxas de juros + Incertezas do poder de compra + Incertezas quanto a variao de mercado + Incertezas quanto a administrao + Risco de Default + Incertezas quanto a liquidez + Incertezas quanto a conversabilidade + Riscos polticos + Incertezas da indstria + Incertezas adicionais = Risco Total de variao de preos

25

RISCO

26

INTRODUO
O ESTUDO E CONHECIMENTO DO RISCO SO IMPORTANTES POIS O RISCO E RETORNO SO CONCEITOS MUITO PRXIMOS, COM O QUE, SE QUEREMOS AVALIAR O RETORNO DE UM INVESTIMENTO, CONSEQUENTEMENTE TEM-SE QUE AVALIAR O SEU RISCO TAMBM

27

ALGUMAS DEFINIES DE RISCO


O risco dado pela variabilidade do retorno dos ativos. (Thomas Copeland) Risco uma possibilidade de perda. (Lawrence Gitman) Risco a possibilidade que algum evento desfavorvel venha acontecer. (Eugene Brigham)
28

O risco dado pela variabilidade do retorno dos ativos. (Thomas Copeland)


Quanto mais variar o retorno de um ativo maior o seu risco. Uma ao com grandes variaes de preos um investimento mais arriscado do que a caderneta de poupana.

29

Risco uma possibilidade de perda. (Lawrence Gitman)


Nem toda variao de preo ruim. Se a ao da qual foi abordada variar muito de preo, mas somente para cima, ningum achar que investir nessa ao seja um negcio arriscado (a no ser que vo ganhe tanto dinheiro que passe a ser alvo de sequestros, assaltos e assim por diante). Na realidade, a variao de preos que chamamos de risco aquela que pode nos fazer perder dinheiro ou riqueza.

30

Risco a possibilidade que algum evento desfavorvel venha acontecer. (Eugene Brigham)
Perder no tudo de ruim que pode acontecer. Voc pode investir em um pas estrangeiro e, de reprente, o governo desse pas cria uma lei que impede a sada de divisas. Teoricamente vo no perdeu seu dinheiro, ams tambm no pode utiliz-lo.

31

RISCO Eu posso determinar uma probabilidade de ocorrncia futura de um retorno. INCERTEZA Eu no consigo determinar uma probabilidade de ocorrncia futura de um retorno

32

Isto significa que:

Risco administrvel!!! Incertezas no so.

33

MEDINDO O RISCO

Preos Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Ativo 1 $


15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00

Ativo 2 $
8,50 8,00 7,90 7,60 8,10 8,30 8,60 9,00 8,45 8,70

Qual dos dois ativos possui mais risco?


34

O risco no dado pela variabilidade o retorno dos ativos?


Ento tem-se que o preo mximo do ativo 1 foi de $ 19,20 e o mnimo de $ 13,00. Enquanto que o ativo 2 teve preo mximo de $ 9,00 e o mnimo de $ 7,60

35

Ento tem-se aqui a primeira forma, ainda no muito til, de medir riscos:
Faixa de Retorno Ativo n = Maior Preo Menor Preo Faixa de Retorno Ativo 1 = $ 19,20 - $ 13,00 = $ 6,20 Faixa de Retorno Ativo 2 = $ 9,00 - $ 7,60 = $ 1,40 Como a FAIXA DE RETORNO do Ativo 1 maior do que a do Ativo 2, isso significa que ele possui maior risco ou variabilidade de preos
36

Mas, c entre ns, isso no l muito til uma vez que essa informao somente nos d a amplitude total da variao de preos do ativo. Outra falha que o retorno est ligado ao montante investido e ao retorno monetrio. Isso significa que se eu aplicar $1,00 e o preo do ativo variar $ 10,00, meu retorno ser um (equivalente a 1.000%). Agora se eu aplicar $ 10,00 e o preo do ativo variar $ 10,00 (equivalente a 100%), meu retorno muito menor no ? Mas o risco, medido pela faixa de retorno ser o mesmo.

37

Pode-se contornar esse problema, medindo a variao percentual dos preos e no o preo absoluto
Preos Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Ativo 1 $ 15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00 - 13,33 26,92 9,09 6,67 - 11,46 0,00 -11,76 20,00 5,56 Variao % Ativo 2 $ 8,50 8,00 7,90 7,60 8,10 8,30 8,60 9,00 8,45 8,70 -5,88 -1,25 -3,80 6,58 2,47 3,61 4,65 -6,11 2,96 Variao %

kt =

(Pt +1 Pt ) + FCt
Pt

kt kt

( $8,00 $8,50) + $0,00 =


$8,50

( $0,50) = = 5,88%
$8,50

38

Calculando a faixa de retorno, dentro de um parmetro mais correto temos:


Faixa de Retorno Ativo n = Maior Retorno Menor Retorno Faixa de Retorno Ativo 1 = 26,92% -(-13,33%) = 40,25% Faixa de Retorno Ativo 2 = 6,58% - (-6,11) =12,69%
O Ativo 1 continua tendo maior risco. Porm a informao tambm continua fraca.
39

Perodos

Ativo 1 $ 15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00

Variao %

Mdia %

Para calcular a mdia das distncias no basta calcular a distncia do retorno de cada dia at o retorno mdio e, finalmente, tirar uma mdia dessas distncias, quer ver?

Distncia da Mdia % -16,85 23,40 5,57 3,15 -14,98 -3,52 -15,28 16,48 2,04 0,00

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Mdia

- 13,33 26,92 9,09 6,67 - 11,46 0,00 -11,76 20,00 5,56 3,52

3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52

40

A mdia das distncias zero???? Claro, pois temos valores positivos e negativos e, se a reta de retorno esperado passa exatamente no meio dos valores, as distncias negativas e positivas tem que ser iguais Para contornar esse problema, precisa elevar ao quadrado as diferenas, de forma a fazer com que as distncias negativas fiquem positivas
41

Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Mdia

Ativo 1 $ 15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00

Variao %

Mdia %

Distncia da Mdia % -16,85 23,40 5,57 3,15 -14,98 -3,52 -15,28 16,48 2,04 0,00

Distncia da Mdia % 284,0 548,0 31,0 9,9 224,0 12,0 234,0 272,0 4,0 1.619,0 179,4

- 13,33 26,92 9,09 6,67 - 11,46 0,00 -11,76 20,00 5,56 3,52

3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52

Este valor uma medida estatstica conhecida como VARINCIA. Ela representa a distncia mdia ao quadrado de dados observados em torno de uma mdia. 42

Mas no queremos essa distncia ao quadrado, ento vamos tirar a raiz quadrada da varincia para se obter a distncia mdia ou DESVIO-PADRO
Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Mdia Raiz 3,52 Ativo 1 $ 15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00 - 13,33 26,92 9,09 6,67 - 11,46 0,00 -11,76 20,00 5,56 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 -16,85 23,40 5,57 3,15 -14,98 -3,52 -15,28 16,48 2,04 0,00 284,0 548,0 31,0 9,9 224,0 12,0 234,0 272,0 4,0 1.619,0 180,0 13,4143 Variao % Mdia % Distncia da Mdia % Distncia da Mdia %

A frmula de clculo do Desvio-Padro :

kk n

Dicionrio das Variveis

= Smbolo grego (sigma) k = Retorno Observado k = Retorno Mdio n = Nmero de observaes ou dias de retorno considerados
44

Uma observao importante que quando n<30, deve-se utilizar n-1 na frmula a fim de minimizar o erro estatstico envolvido no clculo:

kk n 1

Dicionrio das Variveis

k = Retorno Observado k = Retorno Mdio n = Nmero de observaes ou dias de retorno considerados


45

Calculando o Desvio-padro corretamente (com n-1) para o Ativo 1


Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Mdia Raiz 3,52 Ativo 1 $ 15,00 13,00 16,50 18,00 19,20 17,00 17,00 15,00 18,00 19,00 - 13,33 26,92 9,09 6,67 - 11,46 0,00 -11,76 20,00 5,56 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 3,52 -16,85 23,40 5,57 3,15 -14,98 -3,52 -15,28 16,48 2,04 0,00 284,0 548,0 31,0 9.9 224,0 12,0 234,0 272,0 4,0 1.619,0 202,4 14,22 46 Variao % Mdia % Distncia da Mdia % Distncia da Mdia %

Calculando o Desvio-padro corretamente (com n-1) para o Ativo 2


Perodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Mdia Raiz 0,323 Ativo 1 $ 8,50 8,00 7,90 7,60 8,10 8,30 8,60 9,00 8,45 8,70 -5,88 -1,25 -3,80 6,58 2,47 3,61 4,65 -6,11 2,96 0,36 0,36 0,36 0,36 0,36 0,36 0,36 0,36 0,36 -6,24 -1,61 -4,16 6,22 2,11 3,25 4,29 -6,47 2,60 0,00 0,00 39,0 2,6 17,0 39,0 4,5 10,6 18,0 42,0 6,8 179,50 22,44 4,73 47 Variao % Mdia % Distncia da Mdia % Distncia da Mdia %

Distribuio Normal
Quando uma varivel assume infinitos valores definida uma distribuio de probabilidades normal, representada por uma curva contnua e simtrica em forma de sino. Chama-se curva normal ou de Gauss.

48

Esta distribuio muito utilizada na rea de avaliao de investimentos, pela sua aproximao curva normal dos retornos esperados e outros eventos financeiros.

49

Trs ativos financeiros apresentam retornos cujos comportamentos esto caracterizados como seguem:

Quais dos ativos apresentam maior risco?


50

Coeficiente de assimetria O grau de desvio em uma distribuio denominado assimetria. utilizado segundo coeficiente de Pearson para mensurar o grau de assimetria da distribuio

51

Distribuio de probabilidades do retorno de um investimento livre de risco


Probabilidade = 1

O retorno obtido sempre igual ao retorno esperado

Retorno Esperado

k%
52

Distribuio de probabilidades do retorno de um investimento de risco

Esta distribuio mede a probabilidade de o retorno observado ser diferente do retorno esperado

Retorno Esperado

k%
53

Vous aimerez peut-être aussi