Vous êtes sur la page 1sur 7

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI ENGENHARIA DE PRODUO

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL

Resenha da 1 Unidade da disciplina de Engenharia Organizacional 2013.1 do Curso de Engenharia 7 semestre da Faculdade Metropolitana de Camaari apresentado ao docente Roberto Moraes.

Camaari Ba 2013.1

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI

Claudiana Falco Damiles Sobral dos Santos Juliana Correira Nathalia Buracof Simone Correia dos Santos

Camaari-Ba 2013.1

Resenha dos assuntos ministrados em sala de aula

O desenvolvimento a retirada do que impede de enxergar a luz, enxergar o que faz crescer. O papel de um lder guiar, encorajar, assumir responsabilidade pelo aprendizado prprio. O papel do adulto o de aprendiz, motivado com boa autoestima, boa qualidade de vida, desenvolvendo prontido para aprender, pois aprendizagem a informao que se transforma em conhecimento. A importncia da interatividade permitir o contraditrio, permitir o dilogo, pois o dilogo a tentativa de estabelecer um relacionamento para superar a opinio e estabelecer o conhecimento tendo como objetivo a vitria mais o esclarecimento. A comunicao humana um processo que envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos entre duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou atravs de gestos com as mos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicaes, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. Os componentes da comunicao so: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagao, o meio de comunicao, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relao ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferncia do rudo e a interpretao e compreenso da mensagem est subordinada ao repertrio. Quanto forma, a comunicao pode ser comunicao verbal, no verbal e mediada. Exemplos: Jornal, cartazes, dilogos entre duas pessoas, telefone, entre outras. O adjetivo "interativo" tem servido para qualificar qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao seu usurio algum nvel de participao ou de suposta participao Exemplos: Na televiso, quando o programa supe respostas dos telespectadores por telefone chamado de TV interativa. No teatro, quando os atores se envolvem diretamente com pessoas da platia, previamente preparado ou no, teatro interativo.

O objetivo da avaliao mensurar a prontido e assertividade da resposta, com base em um fundamento, que o principal apoio, base, causa (motivo). H diversos tipos de organizaes, dentre eles: ONG, IE (Instituio de Ensino) empresa privada, empresa estadual, autarquia, autnomo, associaes, igreja, foras armadas, fundaes, partido poltico, clube, sindicato, bancos, entre outros. Caractersticas das organizaes: diviso (objetivos definidos), centro de poder (reordenar a estrutura), substituio dos indivduos, critrios objetivos Passamos a maior parte do tempo dentro de uma organizao: nascemos, vivemos, trabalhamos, etc. As organizaes envolvem os indivduos em rede, pois somente atravs das organizaes podemos satisfazer as nossas necessidades. Organizaes = Organismos vivos. Organizar pensar antes de iniciar a tarefa: de uma maneira mais simples; no modo mais barato; no meio menos cansativo; no procedimento mais rpido; com mais confiabilidade; na atividade menos perigosa que no prejudique o meio ambiente fsico e social, pois a tendncia natural das coisas de se desorganizar, bagunar, desarrumar ao mximo. A vida depende de um processo ordenador, ou seja, a luta contra a tendncia para o caos. Tendncias para perdas (desperdcios), onde devemos aplicar necessidade como foco para atender essa perda. Essa necessidade estabelecida por quem esta usando ou depende de algo. Exemplo: Supermercado que cresce onde visa satisfao dos clientes. Porque o essencial nas organizaes so as pessoas, sendo essas organizaes so intangveis, podemos ver os produtos e servios, porm no vemos como e porque as pessoas so motivadas para tal. Capacitao para empreender a vida, ou seja, um dos itens importantes para estudar a Engenharia Organizacional. A partir da Revoluo Industrial (1770 inicio do sc. XX), houve uma preocupao maior com a administrao das organizaes, foram criados elementos constituintes nas organizaes por processos sistmicos. A organizao est inserida em um meio pela qual ela realiza suas atividades, possuindo trs elementos interdependentes: entradas (matria-prima, recursos humanos, etc); processos de conveno (computadores, habilidades humanas, etc) e sada (clientes, salrios, etc).

Esses processos esto

cercados pelo meio

ambiente, que

provoca

interferncia sobre a organizao. O ambiente Influencia o desempenho das organizaes de vrias formas: atuao do estado nas reas legais e polticas, economia e sistema financeiro, tecnologia, educao e cultura, concorrncia, preservao ambiental e meio ambiente social. Um conjunto de duas ou mais pessoas inseridas em uma estrutura aberta do meio externo, trabalhando em conjunto e de modo coordenado para alcanar seus objetivos, so continuamente reestruturadas e redefinidas, devido s rpidas mudanas nunca est estabilizada. Demanda permanente por aumento de competitividade onde todas as caractersticas apresentadas so as necessidades da organizao. Quando uma organizao contrata uma profissional ela busca que ele atenda suas necessidades (objetivos). O papel do dirigente : no perder a oportunidade (tendo a capacitao e o conhecimento); reduzir a exposio a ameaas. O dirigente est no andar de cima e tem a capacidade de olhar para frente, ficando em uma situao meta estvel. Exemplo: Quem est dirigindo deve olhar para frente e para perto considerando dois fatores, tempo e preciso. Olhara para frente definir onde precisa chegar estratgia. Olhara para perto definir o trajeto - estrutura. O empregado trabalha de graa para organizao, com a satisfao de estar atendendo suas prprias necessidades, possuindo uma relao de sensao de ganho X sensao de perda. Organizao Industrial Evoluo dos processos indstrias Histria - Produo flexvel, ao invs de produo em grandes lotes; - Equipes integradas atuando na analise de soluo de problemas; - Organizao modernizada no trabalho nas empresas (estabelece que o trabalho na organizao seja organizado, ou seja, o objetivo da empresa seja cumprido); - Busca de programa de qualidade e produtividade (PQPS); - O modelo da organizao industrial japonesa como paradigma.

As empresas adotam tcnicas sem viso global, histrica e sistmica, sem ter aprofundamento e que tipo de implicaes se d quando essas tcnicas so encaixadas. Antes de adotar, necessrio buscar compreenso (um entendimento conceitual do que determinaram a formao dos modelos da informao industrial, ou seja, necessrio, antes de se inserir buscar o modelo da organizao). Marcos da gesto industrial / empresarial: Gesto cientifica Taylorismo Produo em massa Fordismo Produo enxuta Ohnosmo Gesto = administrao Taylorismo - Administrao cientifica quando se utiliza das formas de agir da cincia, ou seja, estabelecendo os conhecimentos obtidos, na condio de confirmar ou contestar algo novo. Na administrao cientifica o foco na tarefa com objetivo de se obter o desempenho, ou seja, compreender a melhor forma de administrar os recursos humanos e naturais, padronizado os mtodos com objetivos de reduzir custos. Frederick Taylor cresceu na Filadlfia, em famlia que pautava por valores como trabalho, poupana e investimento, estudou engenharia e destacava a eficincia como meta, dedicou-se ao estudo de processos laborais, sobre a tarefa operacional com objetivo de evitar movimentos desnecessrios, tornando assim o produto industrial mais barato, visava a reduo de custo, formulando princpios, que encerravam em si as normalizaes, as estandardizaes, e estudos de tempos e movimentos, normalizando cada tarefa e eliminando movimentos desnecessrios, a eficincia do trabalho tenderia a ser total, com os ganhos temporais e econmicos que da adviriam, onde as empresas poderiam pagar melhores salrios, possibilitando aos funcionrios um nvel de vida superior. Questes bsicas: treinamento e formao, viso sistmica (Sistema): no passado o homem, no futuro o sistema, psicologia dos trabalhadores, diviso do trabalho em pequenos elementos (Renner Descartes), - padronizao dinmica melhoria continua. A organizao sobrevive atravs do lucro, porm seu objetivo atender as necessidades, pois no empregado que paga o salrio e sim o cliente. Referncia:

Conceitos

desenvolvidos

em

sala

de

aula,

na

disciplina

de

Engenharia

Organizacional, com auxilio do docente Roberto Morais; http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o ; http://www.senac.br/BTS/242/boltec242d.htm .

Vous aimerez peut-être aussi