Vous êtes sur la page 1sur 3

A Guerra do Contestado

Introduo A regio denominada "Contestado" abrangia cerca de 40.000 Km2 entre os atuais estados de Santa Catarina e Paran, disputada por ambos, uma vez que at o incio deste sculo a fronteira no havia sido demarcada. As cidades desta regio foram palco de um dos mais importantes movimentos sociais do pas. A formao da Regio A regio do interior de Santa Catarina e Paran desenvolveu-se muito lentamente a partir do sculo XVIII, como rota de tropeiros que partiam do Rio Grande do Sul em direo So Paulo. No sculo XIX algumas poucas cidades haviam se desenvolvido, principalmente por grupos provenientes do Rio Grande, aps a Guerra dos Farrapos, dando origem a uma sociedade baseada no latifndio, no apadrinhamento e na violncia. Aps a Proclamao da Repblica, com a maior autonomia dos estados, desenvolveu-se o coronelismo, cada cidade possua seu chefe local, grande proprietrio, que utilizava-se de jagunos e agregados para manter e ampliar seus "currais eleitorais", influenciando a vida poltica estadual. Havia ainda as disputas entre os coronis, envolvendo as disputas por terras ou pelo controle poltico no estado. Em 1908 a empresa norte americana Brazil Railway Company recebeu do governo federal uma faixa de terra de 30Km de largura, cortando os 4 estados do sul do pas, para a construo de uma ferrovia que ligaria o Rio Grande do Sul a So Paulo e ao mesmo tempo, a outra empresa coligada passaria a explorar e comercializar a madeira da regio, com o direito de revender as terras desapropriadas ao longo da ferrovia. A Situao Social Enquanto os latifundirios e as empresas norte americanas passaram a controlar a economia local, formou-se uma camada composta por trabalhadores braais, caracterizada pela extrema pobreza, agravada ainda mais com o final da construo da ferrovia em 1910, elevando o nvel de desemprego e de marginalidade social. Essa camada prendia-se cada vez mais ao mandonismo dos coronis e da rgida estrutura fundiria, que no alimentava nenhuma perspectiva de alterao da situao vigente. Esses elementos, somados a ignorncia, determinaram o desenvolvimento de grande religiosidade, misticismo e messianismo. O Messianismo na Regio Os movimentos messinicos so aqueles que se apegam a um lder religioso ou espiritual, um messias, que passa a ser considerado "aquele que guia em direo salvao". Os "lderes messinicos" conquistam prestgio dando conselhos, ajudando necessitados e curando doentes, sem nenhuma pretenso material, identificando-se do ponto de vista scio econmico com as camadas populares. Na regio sul, a ao dos "monges" caracterizou o messianismo, sendo que o mais importante foi o monge Joo Maria, que teve importante presena no final do sculo passado, poca da Revoluo Federalista (1893-95).

O monge Joo Maria

Durante muitos anos apareceram e desapareceram diversos "monges", confundidos com o prprio Joo Maria. Em 1912 surgiu na cidade de Campos Novos, no interior de Santa Catarina, o monge Jos Maria. Aconselhando e curando doentes a fama do ??monge?? cresceu, a ponto de receber a proteo de um dos mais importantes coronis da regio, Francisco de Almeida. Vivendo em terras do coronel, o monge recebia a visita de dezenas de pessoas diariamente, provenientes de diversas cidades do interior. Proteger o monge passou a ser sinal de prestgio poltico, por isso, a transferncia de Jos Maria para a cidade de Taquaruu, em terras do coronel Henrique de Almeida, agudizou as disputas polticas na regio, levando seu adversrio, o coronel Francisco de Albuquerque, a alertar as autoridades estaduais sobre o desenvolvimento de uma "comunidade de fanticos" na regio. Durante sua estada em Taquaruu, Jos Maria organizou uma comunidade denominada "Quadro Santo", liderada por um grupo chamado "Os Doze pares de Frana", numa aluso cavalaria de Carlos Magno na Idade Mdia, e posteriormente fundou a "Monarquia Celestial".

Caboclos armados

O Confronto (1912-16) Ao iniciar a Segunda dcada do sculo, o pas era governado pelo Marechal Hermes da Fonseca, responsvel pela "Poltica das Salvaes", caracterizada pelas intervenes poltico-militares em diversos estados do pas, pretendendo eliminar seus adversrios polticos. Alm da postura autoritria e repressiva do Estado, encontramos outros elementos contrrios ao messianismo, como os interesses locais dos coronis e a postura da Igreja Catlica no sentido de combater os lderes "fanticos".

O primeiro conflito armado ocorreu na regio de Irani, ao sul de Palmas, quando foi morto Jos Maria, apesar de as tropas estaduais terem sido derrotadas pelos caboclos. Os seguidores do monge, incluindo alguns fazendeiros reorganizaram o "Quadro Santo" e a Monarquia Celestial; acreditavam que o lder ressuscitaria e o misticismo expandiuse com grande rapidez. Os caboclos condenavam a repblica, associando-a ao poder dos coronis e ao poder da Brazil Railway.

Grupo de soldados federais

No final de 1913 um novo ataque foi realizado, contando com tropas federais e estaduais que, derrotadas, deixaram para trs armas e munio. Em fevereiro do ano seguinte, mais de 700 soldados atacaram o arraial de Taquaruu, matando dezenas de pessoas. De maro a maio outras expedies foram realizadas, porm sem sucesso. A organizao das Irmandades continuou a se desenvolver e os sertanejos passaram a Ter uma atitude mais ofensiva. Sua principal lder era uma jovem de 15 anos, Maria Rosa, que dizia receber ordens de Jos Maria. Em 1 de setembro foi lanado o Manifesto Monarquista e a partir de ento iniciou-se a "Guerra Santa", caracterizada por saques e invases de propriedades e por um discurso que vinculava pobreza e explorao Repblica. A partir de dezembro de 1914 iniciou-se o ataque final, comandado pelo General Setembrino de Carvalho, mandado do Rio de Janeiro a frente das tropas federais, ampliada por soldados do Paran e de Santa Catarina. O cerco regio de Santa Maria determinou grande mortalidade causada pela fome e pela epidemia de tifo, forando parte dos sertanejos a renderem-se, sendo que os redutos "monarquistas" foram sucessivamente arrasados. O ltimo lder do ??Contestado??, Deodato Manuel Ramos foi preso e condenado a 30 anos de priso, tendo morrido em uma tentativa de fuga. As fotos foram retiradas do livro "O CONTESTADO" de Eduardo Jos Afonso, Editora tica, Coleo Guerras e Revolues Brasileiras. Depois de 4 anos de perseguies e de grande mortalidade, o movimento da regio do Contestado foi desfeito, a fronteira entre os estados foi demarcada e consolidou-se o poder dos latifundirios no interior.

Vous aimerez peut-être aussi