Vous êtes sur la page 1sur 3

A POSSIBILIDADE DE IMUNIDADE TRIBUTRIA APLICADA AOS TEMPLOS SER TAMBM APLICADA S LOJAS MANICAS.

Imunidade uma proteo que a Constituio Federal confere aos contribuintes. uma hiptese de no incidncia tributria constitucionalmente qualificada. As imunidades previstas no artigo 150 da Constituio Federal s existem para impostos, mas no podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituio em relao s taxas e contribuies especiais. A imunidade s atinge a obrigao principal, permanecendo assim as obrigaes acessrias. Conforme o artigo 150, VI, b da Constituio Federal: Art. 150 - Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre:

b) templos de qualquer culto;

Sendo assim, vedado s pessoas polticas institurem impostos sobre templos de qualquer culto no que se refere ao patrimnio, renda e servios, vinculados a suas finalidades essenciais (art. 150, VI, b da CF). A imunidade pode dividir-se em: Imunidade subjetiva: Refere-se entidade e no a um determinado bem. Templos de qualquer culto uma expresso ampla que abrange no s as Igrejas, como tambm a Casa do Pastor, Convento, Centro de Formao de Rabinos, Seminrios, Casa Paroquial, Imveis que facilitam o culto, veculos utilizados para atividades pastorais, como o templo mvel e etc. Assim os anexos dos templos tambm so abrangidos. Como os Templos presumem-se no imorais, cabe Pessoa Poltica provar que o so para que possa fazer incidir os impostos. Patrimnio, renda e servios relacionados com as finalidades essenciais do templo: Tendo em vista que a imunidade tem limites, no alcana atividades desvinculadas do culto (art. 150, 4 da CF). Ex: Estacionamento da Igreja pode ser tributado por ISS, IPTU, IR, etc. Entretanto, o que comercializado dentro do templo esta a salvo da tributao, pois faz parte do culto. H quem diga que possvel que tal beneficio seja estendido s Lojas Manicas, uma vez que a CF concede a imunidade tributaria aos templos de qualquer culto. De modo que teremos a garantia da liberdade religiosa e a equiparao entre as legal entre as diversas correntes religiosas do Brasil, pois independente de ser igrejas, centros espritas, terreiros, templos, estamos num estado laico no qual todos somos iguais.

Ocorre que, conforme a prpria maonaria trata-se de uma filosofia de vida. A maonaria uma associao de homens sbios e virtuosos, que se consideram irmos entre si, para viverem em perfeita igualdade, unidos por estima, confiana e amizade recprocas, a fim de praticarem as virtudes. a unio consciente de homens inteligentes, virtuosos, desinteressados, generosos e devotados, irmos livres e iguais, ligados por deveres de fraternidade, para se prestarem mutua assistncia e concorrerem pelo exemplo e pela prtica das virtudes, a fim de esclarecer os homens e prepar-los para a emancipao progressiva e pacifica da humanidade. um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por smbolos com a finalidade de combater a ignorncia, os erros e os preconceitos em todas as suas modalidades. Cujo objetivo o aperfeioamento social, moral e intelectual da humanidade, procurando constantemente a verdade, dentro de uma moral inflexvel e da prtica da solidariedade. Sem ser poltica e nem religiosa. Ela se coloca equidistante de todos os credos religiosos e partidarismos polticos. Sendo assim compreende se que embora no tenha fins lucrativos e parea religio, a maonaria no equipara se ao culto referido na CF. Conforme deciso do STF: Art. 150, VI, b e c, da CF: maonaria e imunidade tributria 3 As organizaes manicas no esto dispensadas do pagamento do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana - IPTU. Essa a concluso da 1 Turma ao conhecer, em parte, de recurso extraordinrio e, por maioria, negar-lhe provimento. Na espcie, discutia-se se templos manicos se incluiriam no conceito de templos de qualquer culto ou de instituies de assistncia social para fins de concesso da imunidade tributria prevista no art. 150, VI, b e c, da CF [Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: ... VI - instituir impostos sobre: ... b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei] v. Informativo 582. Entendeu-se que o enquadramento da recorrente na hiptese de imunidade constitucional seria invivel, consoante o Verbete 279 da Smula do STF (Para simples reexame de prova no cabe recurso extraordinrio). Aludiu-se, ainda, observncia do art. 14 do CTN para que pudesse existir a possibilidade do gozo do benefcio, matria que no possuiria ndole constitucional. Pontuou-se que a maonaria seria uma ideologia de vida e no uma religio. RE 562351/RS, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 4.9.2012. (RE-562351) Informativo STF n 678 03 a 06 de setembro, 2012 Art. 150, VI, b e c, da CF: maonaria e imunidade tributria 4

Vencido o Min. Marco Aurlio, que dava provimento ao recurso para reconhecer o direito imunidade tributria dos templos em que realizados os cultos da recorrente. Sustentava que, diversamente das isenes tributrias, que configurariam favores fiscais do Estado, as imunidades decorreriam diretamente das liberdades, razo pela qual mereceriam interpretao, no mnimo, estrita. Frisava no caber potencializar o disposto no art. 111, II, do CTN que determinaria a interpretao literal da legislao tributria que dispusesse sobre outorga de iseno , estendendo-o s imunidades. Destacava que a Constituio no teria restringido a imunidade prtica de uma religio, mas apenas quele ente que fosse reconhecido como templo de qualquer culto. Asseverava que, em perspectiva menos rgida do conceito de religio, certamente se conseguiria classificar a maonaria como corrente religiosa, que contemplaria fsica e metafsica. Explicava haver inequvocos elementos de religiosidade na maonaria. Presumia conceito mais largo de religio, at mesmo em deferncia ao art. 1, V, da CF, que consagraria o pluralismo como valor basilar da Repblica. Realava que o pluralismo impediria que o Poder Judicirio adotasse definio ortodoxa de religio. RE 562351/RS, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 4.9.2012. (RE-562351) Informativo STF n 678 03 a 06 de setembro, 2012 Concluo enfim que no h a possibilidade de imunidade tributaria aplicada aos templos ser aplicada s lojas manicas pois conforme o entendimento do STF e dos maons, a maonaria no uma religio mas um grupo de pessoas que tem uma ideologia de vida, que unem se para buscar a igualdade social sem qualquer cunho poltico ou religioso.

Alex Luan Azevedo dos Santos, RA: 0709201235, 8A

Vous aimerez peut-être aussi