Vous êtes sur la page 1sur 9

http://euterpe.blog.

br/historia-da-musica/aconexao-haydn-mozart

A conexo Haydn-Mozart
Por Frederico Toscano, em Histria da msica

Haydn e Mozart, cones da msica no Classicismo

Poucas amizades entre compositores foram to prazerosas e produtivas como a que existiu entre Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Franz Joseph Haydn (1732-1809). Imaginar os dois maiores expoentes do classicismo musical em Viena instigante, especialmente ao se considerar a qualidade dos seus legados e habilidades musicais, to superiores s dos seus contemporneos honrosa exceo para pouqussimos, comoChristoph Willibald Gluck (1714-1787) na pera.

Christoph Willibald Gluck

Por falar em pera, o professor H. C. Robbins-Landon (maior autoridade em Haydn) afirmou categoricamentena obra The New Oxford History of Music VII: The Age of Enlightenment, 17451790, que, se Haydn no foi muito longe nesse gnero musical, tal fato se deveu sua deciso em parar de compor pera aps Armida (1783) ao perceber que Mozart se revelava como o supremo compositor operstico do seu tempo obviamente esse entendimento era pessoal, pois o pblico vienense (como brincava Joseph II, imperador austraco) no era to exigente, e muito menos possua tal conscincia. Enfim, Haydn desistiu da pera por desejar ser honesto consigo mesmo passando a concentrar suas energias, sabiamente, naquilo em que foi insupervel: sinfonias, quartetos e missas. A renomada professora Eva Badura-Skoda doMozarteum (Salzburg) afirmou que, se Mozart no tivesse existido, Haydn (no Gluck) acabaria se tornando o maior compositor de peras da segunda metade do sculo XVIII. O prprio Haydn esclarece a sua relao com a pera na carta que enviou em 1787 a Franz Roth, comissariado em Praga, respondendo a um pedido de envio de uma pera sua um dos mais comoventes desabafos que conheo e que s reafirma a grandeza do velho mestre: Voc me pede uma pera buffa Envio com todo prazer, se voc quiser ter uma das minhas composies vocais para sua coleo pessoal. Mas se voc pretende apresent-la em Praga, no posso corresponder ao seu desejo, pois todas as minhas peras so muito ajustadas ao nosso gosto local e, alm disso, elas no produziriam o efeito apropriado em Praga. Seria outra coisa se eu tivesse a sorte de compor com novo libreto para o seu teatro. Mas, mesmo assim, eu estaria arriscando um timo contrato, pois dificilmente qualquer homem pode ser comparado ao grande Mozart. Se eu pudesse imprimir na alma de cada amante da msica, e nas grandes personalidades em particular, o quo inimitveis so as obras de Mozart, o quo profundas, o quo musicalmente inteligentes, o quo extraordinariamente sensveis (pois assim que as percebo, como eu as sinto), ento as naes competiriam umas com as outras para possuir essa jia dentro de suas fronteiras. Praga deve segurar logo esse grande homem mas deve recompens-lo tambm Irrita-me pensar que este Mozart incomparvel ainda no est contratado por nenhuma corte real ou imperial! Perdoe-me se perdi minha cabea: mas eu amo esse homem to querido.

Johann Michael Haydn

Embora no haja evidncias objetivas, Haydn j devia ter ouvido falar do jovem Mozart nos anos de 1760/1770 afinal tinha um irmo que trabalhava em Salzburg e era amigo da famlia Mozart. Por sinal, Mozart escreveu duetos para viola e violino a pedido de Johann Michael Haydn (1737-1806), que havia ficado doente e no conseguiria atender a uma encomenda. Mozart, por sua vez, deve ter conhecido a msica dePapa Haydn (como o chamava) a partir das obras executadas em Salzburg, Londres, Viena e, especialmente, na viagem a Paris de 1778, onde circulavam muitas edies impressas de suas obras.

Edio antiga de quartetos de Haydn

O professor Robbins-Landon registrou que, durante a dcada de 1780, Haydn passou a deixar sua pacata vida na corte da famlia Esterhzy (seus patres) para visitar Viena nos meses de dezembro e janeiro poca em que os concertos eram freqentes por l.

Alguns estudiosos mais prudentes afirmam que o primeiro contato pessoal entre os dois mestres aconteceu em dezembro de 1783, durante um dos concertos beneficentes daTonknstler-Soziett de Viena organizao de apoio a vivas de msicos. Se no foi nesse momento, outra oportunidade foi na apresentao do belssimo (e injustamente desconhecido) oratrio Il Ritorno di Tobia de Haydn em maro de 1784 aps uma reviso do compositor (udio abaixo). Incio do coro Odi le nostre voci de Il Ritorno di Tobia: Tudo indica, porm, que os dois gnios j deviam ter se encontrado em maro de 1768, ano em que Mozart , aos 12 anos de idade, passou um bom tempo em Viena compondo a graciosa Bastien und Bastienne (KV 50) e quando tambm assistiu a uma apresentao doStabat Mater de Haydn (udio abaixo), que foi regido pelo compositor numa igreja deLeopoldstadt (subrbio da capital austraca). Seleo do Sancta Mater do Stabat Mater de Haydn:

Igreja de Viena (Barmherzige Brder) em que Mozart viu Haydn reger o seu Stabat Mater

Oficialmente, registra-se o primeiro contato dos compositores em 1784, quando Mozart estava finalizando a composio dos chamados Quartetos Haydn e recebeu o

homenageado para a estria dos primeiros ficando Haydn no primeiro violino; Carl Ditters von Dittersdorf (1739-1799) no segundo violino (compositor de um belo ciclo de sinfonias chamado Metamorphosen udio abaixo); Mozart na viola; e Jon Krtitel Vanhal (1739-1813) no violoncelo (de quem Mozart tocou um concerto para violino anos antes e foi bastante aplaudido, segundo carta sua udio abaixo).

Seleo da Sinfonia n 6 de Dittersdorf (Allegro assai): Seleo do Concerto para violino em Si bemol maior de Vanhal (Allegro):

Casa de Mozart em Viena, onde foram compostos os Quartetos Haydn

Em 1785, o conjunto de quartetos estava concludo e foi executado perante Haydn e Leopold Mozart (1719-1787), pai de Mozart, no apartamento do compositor que fica naDomgasse, em Viena privilegiado pela quantidade de obras-primas compostas entre as suas paredes, incluindo Le Nozze di Figaro. Numa carta a Maria Anna (Nannerl) Mozart (1751-1829), sua filha, Leopold relatou o famoso comentrio de Haydn sobre a msica do filho: Diante de Deus e como um homem honesto, confesso-lhe que o seu filho o maior compositor que conheci em pessoa e por nome. Ele tem bom-gosto e, alm disso, o mais profundo conhecimento de composio. No outono seguinte, Mozart retribuiu essa gentileza quando ofereceu seus seis quartetos a Haydn associado a uma comovente dedicatria, na qual o considera como seu melhor e mais clebre amigo. importante considerar que a publicao dos quartetos do Op. 33 de Haydn, em 1782, estimulou enormemente a deciso de Mozart em compor os Quartetos Haydn segundo o professor Mark Evan Bonds, da University of North Carolina. Mozart e Haydn tiveram muitos amigos em comum e freqentaram a mesma loja manica. No final da dcada de 1780, Haydn passou a permanecer mais na capital austraca, pois j no tinha o mesmo nimo no trabalho para os Esterhzy. No incio de 1790, o grande prncipe Nikolaus Esterhzy faleceu e o seu herdeiro reduziu

drasticamente os gastos com a msica. O velho mestre da msica assim se aposentou e se mudou definitivamente para Viena.

Prncipe Nikolaus Esterhzy

Em 10 de novembro de 1790, Mozart retornou de uma viagem Alemanha e, durante as quatro ou cinco semanas seguintes, teve encontros quase que diariamente com Haydn, de acordo com o professor David Wyn Jones, da University of Wales, Cardiff. Eles chegaram ainda a tocar juntos em quintetos para cordas de Mozart. Logo depois, Haydn viajou para Londres e nunca mais se encontraram. Ao ficar sabendo do falecimento de Mozart em 1791, ainda na Inglaterra, Haydn desabafou a um amigo no acreditar que a Providncia teria cessado rapidamente a vida de algum to indispensvel. Embora muitos autores tenham escrito sobre a influncia de Haydn sobre Mozart e viceversa, ainda se considera insuficiente o que foi estudado a respeito. So indicados, por exemplo, os quartetos KV 168 a 173 de Mozart como sendo legtimas influncias do Op. 20 de Haydn (udio abaixo). Seleo do Quarteto n 2 do Op. 20 de Haydn (Moderato): O professor David Jones (mencionado acima) defende que a composio de quartetos a rea em que h maiores evidncias de que Mozart procurou aprender com Haydn, assim como Beethoven faria mais tarde salientando que, em cpias dos quartetos do Op. 17 de Haydn (udio abaixo), Mozart inseriu anotaes sobre dinmica o que evidencia interesse em estudar aquela msica. Tambm anuncia que um pequeno fragmento de quarteto de Mozart do incio da dcada de 1780 foi visivelmente modelado sobre um dos quartetos do opus mencionado.

Seleo do Quarteto n 2 do Op. 17 de Haydn (Moderato): Conforme enfatizado pelo professor Mark Bonds, os Quartetos Haydn tambm apresentam relaes muito prximas com os quartetos do homenageado. Os exemplos mais claros so os finais do Op. 33 n 5 e do KV 421; os minuetos do Op. 33 n 2 e do KV 428; e os movimentos lentos do Op. 33 n 1 e do KV 465 (udios abaixo). Seleo do Quarteto n 5 do Op. 33 de Haydn (Finale: Allegretto):

Seleo do Quarteto KV 421 de Mozart (Allegretto ma non troppo):

Seleo do Quarteto n 2 do Op. 33 de Haydn (Scherzando & Trio):

Seleo do Quarteto KV 428 de Mozart (Menuetto):

Seleo do Quarteto n 1 do Op. 33 de Haydn (Andante):

Seleo do Quarteto KV 465 de Mozart (Andante cantabile):

Nos quintetos de Mozart, ainda segundo o professor Bonds, sente-se o sopro de Haydn no movimento rpido do KV 593 (perante o Op. 64 n 5) e no movimento final do KV 614 (diante do Op. 64 n 6) udios abaixo. Como informado, os dois amigos tocaram esses quintetos juntos. H ainda aluses do professor Malcolm Cole (University of California, Los Angeles) quanto influncia das trs primeiras Sinfonias Parisienses de Haydn sobre as sinfonias 39, 40 e 41 de Mozart, entre outras relaes musicais. Seleo do Quinteto KV 593 de Mozart (Allegro):

Seleo do Quarteto n 5 do Op. 64 de Haydn (Vivace):

Seleo do Quinteto KV 614 de Mozart (Allegro):

Seleo do Quarteto n 6 do Op. 64 de Haydn (Presto):

Em relao influncia de Mozart sobre Haydn, as evidncias no so vastas, mas estudos so realizados h mais de um sculo sobre essa questo. Em um deles, publicado em torno de 1898 e intitulado Das Grosse Dreigestirn: Haydn, Mozart, Beethoven, Gustav

Hoecker reala a transformao da msica de Haydn a partir do seu relacionamento mais direto com Mozart. Juntamente com outro estudioso (Leopold Schmidt), Hoecker garante que o repertrio tardio de Haydn, particularmente as suas ltimas sinfonias e oratrios, reflete a influncia mozartiana. O professor David Jones anuncia, em recente artigo, estudos sobre uma evoluo diferenciada na linguagem harmnica de Haydn durante os anos 1780/1790 aps maior contato com a msica mozartiana e reflexos de Die Zauberflte em Die Schpfung, especialmente na utilizao dos sopros. O acadmico destaca ainda a relao do movimento lento da sinfonia 40 de Mozart com o penltimo nmero de Die Jahreszeiten, quando o incio do inverno comparado com o fim da vida humana (udio abaixo). Naturalmente, por se saber que Haydn j tinha status de celebridade quando Mozart era criana, espera-se que aquele tenha atuado predominantemente como inspirao para este. Seleo de Die Jahreszeiten de Haydn (Arie n. 38):

A relao musical entre os compositores era to forte que Haydn passou a ser considerado por muitos como a continuidade de Mozart, aps a morte deste. Nesse sentido, o conde Waldstein, ciente de que Beethoven estudaria com Haydn em Viena, escreveu ao jovem alemo que, com sua dedicao, ele receberia o esprito de Mozart das mos de Haydn.

Carta proftica do Conde Waldstein a Beethoven

Vous aimerez peut-être aussi