Vous êtes sur la page 1sur 14

Material rodante Locomotivas e Vages

Informaes do Setor - Material Rodante

Locomotivas
As primeiras idias para utilizao do vapor para movimentao de veculos datam do sculo XVII, sendo construdo por Richard Trevithick no Pas de Gales somente em 1804 um carro a vapor sobre trilhos. Em 1814 o ingls Geoge Stephenson apresentou a locomotiva "Blucher", e em 1825 fundou com outros scios a firma Robert Stephenson & Co., primeira fbrica de locomotivas do mundo.

Desta fbrica sairam a locomotiva "Locomotion" para a Stockton & Darlington Railway, primeira ferrovia pblica do mundo, e a famosa "Rocket", vencedora do concurso de de Rainhill para a Liverpool & Manchester Railway em 1829, que pelas suas caractersticas se firmaria como o ponto de partida das futuras locomotivas a vapor.

Da em diante vrios pases seguiram o exemplo construindo ferrovias, incluisive o Brasil, que inaugurou por iniciativa do empresrio Irineu Evangelista de Souza em 30 de abril de 1854 a Imperial Companhia de Navegao a Vapor - Estrada de Ferro de Petrpolis, mais conhecida como Estrada de Ferro Mau, sendo utilizada para tracionar o trem inaugural a locomotiva 2-2-2T nmero 1, fabricada por William Fairbain & Sons na Inglaterra. A locomotiva ganhou o nome "Baroneza", em homenagem esposa de Irineu Evangelista de Souza, que nesta ocasio recebeu o ttulo de Baro de Mau, e atualmente est preservada como a pea mais importante do Museu do Trem, no Rio de Janeiro.

Locomotivas a vapor As locomotivas a vapor utilizam o vapor sob presso para acionar os mbolos que transmitem o movimento por puxavantes e braagens s rodas. A energia para produo do vapor na caldeira vem da fornalha localizada mais atrs, queimando combustvel - carvo, lenha ou leo - que fica armazenado no tender, junto com a gua para reabastecimento constante da caldeira.

A caldeira basicamente um tanque de ao resistente a altas presses cheio d'gua e com tubos interligando a fornalha caixa de fumaa na parte da frente, por onde passa a chama para o aquecimento e produo do vapor.

Na parte superior um conjunto de vlvulas colhe o vapor e o distribui para os cilindros onde vai acionar os mbolos, escapando depois por um tubo Venturi dentro da caixa de fumaa para a chamin e com isto aumentando a tiragem para manter intensa a chama na fornalha. Sendo a locomotiva equipada com superaquecedor o vapor, ao sair da caldeira, passa por uma serpentina de tubos em contato com a chama para aumentar sua temperatura e presso, melhorando o rendimento.

Esquema de uma tpica locomotiva a vapor:

De acordo com o arranjo das rodas guias, motrizes e portantes, as locomotivas tm uma classificao, sendo mais comum a Whyte, adotada na Inglaterra, os EUA e tambm no Brasil.

Esquema das principais rodagens de locomotiva a vapor

Nos EUA e na Europa outros tipos de locomotivas a vapor foram tambm desenvolvidos, com a utilizao de turbinas para acionamento das rodas via engrenagens ou geradores e motores eltricos, mas acabaram sendo abandonados devido complexidade e altos custos, principalmente depois do desenvolvimento das modernas locomotivas diesel.

Locomotivas eltricas Durante a realizao da Exposio Industrial de Berlim, em 1879, uma locomotiva eltrica circulou pela primeira vez, apresentada pelo engenheiro alemo Werner Von Siemens. Rapidamente vrios pases europeus adotaram a novidade eletrificando suas ferrovias.

No Brasil a trao eltrica foi empregada pela primeira pela Companhia Ferro Carril do Jardim Botnico, no Rio de Janeiro em 1892, e pela E. F. do Corcovado em 1910. Em 1922 iniciou-se a eletrificao da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e em 1937 da Central do Brasil, nas linhas de subrbios no Rio de Janeiro.

Embora estendida a vrias ferrovias brasileiras, a trao eltrica foi aos poucos sendo desativada devido obsolescncia dos equipamentos existentes e aos altos custos de manuteno dos equipamentos fixos, ficando restrita atualmente aos sistemas de transporte metropolitano nas principais capitais. A nica linha

de carga atualmente em operao a cremalheira da MRS entre Piassaguera e Paranapiacaba, na serra do Mar em So Paulo. Locomotivas eltricas de cremalheira Hitachi, da MRS

De uma forma geral as locomotivas eltricas captam a energia da rede area por um pantgrafo, ou do terceiro trilho por uma sapata lateral, e atravs de equipamentos de controle alimenta os motores de trao localizados nos truques. O mesmo princpio se aplica aos trens unidade de passageiros utilizados nos sistemas de transporte metropolitano.

No Brasil a maioria dos sistemas de eletrificao com rede area opera com corrente contnua a 3.000 V, e com terceiro trilho com corrente contnua a 750 V. Na E. F. do Corcovado a corrente alternada trifsica, a 750 V.

Locomotivas diesel-eltricas Embora inventados desde o final do sculo XIX respectivamente por Nikolaus A. Otto e Rudolph Diesel os motores a gasolina e diesel de incio no tiveram aplicao comercial na trao ferroviria, devido principalmente ao tamanho e peso excessivos e tambm pela dificuldade de transmisso do movimento e do torque s rodas.

Somente em 1925 foi apresentada pela General Electric associada Ingersoll-Rand uma locomotiva diesel-eltrica de manobras, fabricada para a Central of New Jersey Railroad. A partir da a trao dieseleltrica se tornou um sucesso, especialmente nas ferrovias de transporte pesado de cargas dos EUA, praticamente eliminando o vapor a partir da dcada de 1950. No Brasil a primeira ferrovia a ter locomotivas diesel-eltricas foi a Viao Frrea Federal Leste Brasileiro, na Bahia, recebendo 3 locomotivas 1-B-B1 fabricadas pela English Electric em 1938, e a primeira ferrovia a dar incio efetivo dieselisao foi a E. F. Central do Brasil, a partir de 1943.

Nas locomotivas diesel-eltricas o motor diesel aciona um gerador que produz a energia eltrica destinada aos motores de trao localizados nos truques e acoplados s rodas motrizes por

engrenagens. Especialmente a partir da dcada de 1970 passou-se a utilizar o alternador, produzindo corrente alternada a ser retificada e enviada aos motores de trao de corrente contnua, sendo amplamente utilizada no Brasil desde ento. Uma tecnologia mais recente a dos motores de trao a corrente alternada, j comum em diversas ferrovias da Amrica do Norte, mas ainda no utilizada no Brasil.

Esquema de uma tpica locomotiva diesel-eltrica

Paralelamente foi sendo desenvolvida na Europa, especialmente na Alemanha, a trao diesel-hidrulica, onde o motor diesel aciona um conversor de torque hidrulico acoplado aos eixos de dada truque. Principalmente entre as dcadas de 1950 e 70 tivemos no Brasil vrios exemplos de utilizao deste tipo de locomotiva, estando atualmente limitado a algumas unidades de manobras em indstrias.

De acordo com o arranjo das rodas nos truques as locomotivas tm uma classificao, atribuindo-se letra s rodas motrizes e nmero s rodas livres sem trao. Esta classificao tambm se aplica s locomotivas eltricas.

Esquema das principais rodagens de locomotivas diesel-eltricas

As fotos seguintes apresentam alguns dos principais modelos de locomotivas diesel-eltricas em operao em vrias ferrovias do Brasil.

Locomotiva GM modelo G12 da Ferropar, com rodagem B-B

Locomotiva GM modelo G12 da FTC, com rodagem B-B

Locomotiva Macosa modelo G22U da ALL, com rodagem B-B

Locomotiva GE modelo U20C da Ferroban, com rodagem C-C

Locomotiva GE modelo C30-7 da ALL, com rodagem C-C

Locomotiva GE modelo C30-7A da Ferronorte, com rodagem C-C

Locomotiva Macosa modelo GT26CU-2 da FCA, com rodagem C-C

Locomotiva GM modelo SD40-3MP da MRS, com rodagem C-C

Locomotiva GE modelo C44-9WM da EFC, com rodagem C-C

Locomotiva GE modelo C44-9WM da Ferronorte, com rodagem C-C

Locomotiva GM modelo DDM45 da EFVM, com rodagem D-D

Locomotiva GE modelo BB36-7 da EFVM, com rodagem B+B-B+B

Vages
A norma brasileira de classificao de vages (NBR 11691) estabelece que a classificao de vages seja feita atravs de trs letras e sete nmeros, como mostrado abaixo:

No bloco I, a primeira letra identifica o tipo de vago, e a segundo seu subtipo. So essas duas letras que orientam a classificao geral de vages abaixo mostrada. A terceira letra, encontrvel apenas nas

figuras aqui disponibilizadas, identifica a denominada manga do eixo, que, por seu turno, limita o peso bruto mximo, de cada vago. Para bitola mtrica, as mangas variam de A a G (pesos brutos mximos de 30.0000 a 130.000 kgf, respectivamente); na bitola larga, as mangas variam de P a U (pesos brutos mximos de 47.0000 a 130.000 kgf, respectivamente).

Assim, para o caso antes exemplificado, o significado seria: - G: vago tipo gndola; - P: com bordas fixas e portas laterais; - R: de bitola larga, com peso bruto mximo de 80.000 kgf. A numerao propriamente dita, bloco II do exemplo antes citado, est relacionada ao proprietrio do vago, que, ao tempo de elaborao da norma, subdividia-se em: - Frota particular: 000001 a 099999; - CVRD: 100000 a 299999; - Fepasa: 300000 a 599999; - RFFSA: 600000 a 999999. Finalmente, quanto ao dgito verificador, ltimo elemento do exemplo antes citado, seu clculo obedece seguinte marcha: - multiplicao de cada algarismo, da esquerda para a direita, por sete, por seis, por cinco e assim sucessivamente; - soma das multiplicaes; v diviso do resultado da soma por onze; - subtrao de onze menos o resto da diviso (se houver). Conhecidos os critrios de classificao, apresentam-se em seguida os tipos de vages mais usados no Brasil, alguns deles com links para fotos e desenhos tcnicos. Vages tipo fechado - para granis slidos, ensacados, caixarias, cargas unitizadas e transporte de produtos em geral que no podem ser expostos ao tempo:

FR - Convencional, caixa metlica com revestimento FS - Convencional, caixa metlica sem revestimento FM - Convencional, caixa de madeira FE - Com escotilhas e portas plug FH - Com escotilhas, tremonhas no assoalho e portas plug FL - Com laterais corredias (all-door) FP - Com escotilhas, portas basculantes, fundo em lombo de camelo FV - Ventilado

FQ - Outros tipos Vages tipo gndola - para granis slidos e produtos diversos que podem ser expostos ao tempo:

GD - Para descarga em giradores de vago GP - Com bordas fixas e portas laterais GF - Com bordas fixas e fundo mvel (drop - bottom) GM - Com bordas fixas e cobertura mvel GT - Com bordas tombantes GS - Com semi-bordas tombantes GH - Com bordas Basculantes ou semi-tombantes com fundo em lombo de camelo GC - Com bordas tombantes e cobertura mvel GB - Basculante GQ - Outros tipos Vages tipo hopper - fechados para granis corrosivos e granis slidos que no podem ser expostos ao tempo e abertos para os granis que podem ser expostos ao tempo: HF - Fechado convencional HP - Fechado com proteo anti-corrosiva HE - Tanque (center-flow) com proteo anti-corrosiva HT - Tanque (center-flow) convencional HA - Aberto HQ - outros tipos Vages tipo isotrmico - produtos congelados em geral: IC - Convencional com bancos de gelo IF - com unidade frigorfica IQ - Outros tipos

No bloco I, a primeira letra identifica o tipo de vago, e a segundo seu subtipo. So essas duas letras que orientam a classificao geral de vages abaixo mostrada. A terceira letra, encontrvel apenas nas figuras aqui disponibilizadas, identifica a denominada manga do eixo, que, por seu turno, limita o peso bruto mximo, de cada vago. Para bitola mtrica, as mangas variam de A a G (pesos brutos mximos de 30.0000 a 130.000 kgf, respectivamente); na bitola larga, as mangas variam de P a U (pesos brutos mximos de 47.0000 a 130.000 kgf, respectivamente).

Assim, para o caso antes exemplificado, o significado seria: - G: vago tipo gndola; - P: com bordas fixas e portas laterais; - R: de bitola larga, com peso bruto mximo de 80.000 kgf. A numerao propriamente dita, bloco II do exemplo antes citado, est relacionada ao proprietrio do vago, que, ao tempo de elaborao da norma, subdividia-se em: - Frota particular: 000001 a 099999; - CVRD: 100000 a 299999; - Fepasa: 300000 a 599999; - RFFSA: 600000 a 999999. Finalmente, quanto ao dgito verificador, ltimo elemento do exemplo antes citado, seu clculo obedece seguinte marcha:

- multiplicao de cada algarismo, da esquerda para a direita, por sete, por seis, por cinco e assim sucessivamente; - soma das multiplicaes; - diviso do resultado da soma por onze; - subtrao de onze menos o resto da diviso (se houver).

Conhecidos os critrios de classificao, apresentam-se em seguida os tipos de vages mais usados no Brasil, alguns deles com links para fotos e desenhos tcnicos. Vages tipo fechado - para granis slidos, ensacados, caixarias, cargas unitizadas e transporte de produtos em geral que no podem ser expostos ao tempo: FR - Convencional, caixa metlica com revestimento FS - Convencional, caixa metlica sem revestimento FM - Convencional, caixa de madeira FE - Com escotilhas e portas plug FH - Com escotilhas, tremonhas no assoalho e portas plug FL - Com laterais corredias (all-door) FP - Com escotilhas, portas basculantes, fundo em lombo de camelo FV - Ventilado FQ - Outros tipos Vages tipo gndola - para granis slidos e produtos diversos que podem ser expostos ao tempo: GD - Para descarga em giradores de vago GP - Com bordas fixas e portas laterais GF - Com bordas fixas e fundo mvel (drop - bottom) GM - Com bordas fixas e cobertura mvel GT - Com bordas tombantes GS - Com semi-bordas tombantes GH - Com bordas Basculantes ou semi-tombantes com fundo em lombo de camelo GC - Com bordas tombantes e cobertura mvel GB - Basculante GQ - Outros tipos

Vages tipo hopper ? fechados para granis corrosivos e granis slidos que no podem ser expostos ao tempo e abertos para os granis que podem ser expostos ao tempo: HF - Fechado convencional HP - Fechado com proteo anti-corrosiva HE - Tanque (center-flow) com proteo anti-corrosiva HT - Tanque (center-flow) convencional HA - Aberto HQ - outros tipos Vages tipo isotrmico - produtos congelados em geral: IC - Convencional com bancos de gelo IF - com unidade frigorfica IQ - Outros tipos Vages tipo plataforma - contineres, produtos siderrgicos, grandes volumes, madeira, peas de grandes dimenses: PM - Convencional com piso de madeira PE - Convencional com piso metlico PD - Convencional com dispositivo para contineres PC - Para contineres PR - Com estrado rebaixado PG - Para servio piggyback PP - Com cabeceira (bulkhead) PB - Para bobinas PA - Com dois pavimentos para automveis PH - Com abertura telescpica PQ - Outros tipos de vago plataforma Vages tipo tanque - cimento a granel, derivados de petrleo claros e lquidos no corrosivos em geral: TC - Convencional TS - Com serpentinas para aquecimento TP - Para produtos pulverulentos TF - Para fertilizantes TA - para cidos e lquidos corrosivos TG - para gs liqefeito de petrleo TQ - Outros tipos Vages especiais - produtos com caractersticas de transporte bem distintas das anteriores: ST - Torpedo (produtos siderrgicos de alta temperatura) SB - Basculante SP - Plataforma para lingotes, placas de ao, etc. SG - Gndolas para sucata, escrias, etc. SQ - Outros tipos

Vous aimerez peut-être aussi