Vous êtes sur la page 1sur 5

FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO

TAE2

Wander Gonalves Vieira wgvieira@msn.com

SETE LAGOAS/MG FEVEREIRO/2013

Resumo captulo 3 do livro Princpios de Anlise e Projeto de Sistemas com UML de Eduardo Bezerra Mecanismos Gerais A UML consiste em blocos de construo bsicos, regras que restringem com os blocos de construo podem ser associados e mecanismos de uso geral. Estertipos Os estertipos um mecanismo de uso geral da UML, utilizado para estender o significado de um elemento no diagrama. A UML pr-define diversos tipos de estertipos, mas tambm permite que o usurio defina os estertipos que sero utilizados em determinada modelagem. Os estertipos devem ser documentados de maneira que sua semntica no gere ambiguidade por parte da equipe de desenvolvedores. No correto utilizar o mesmo estertipo para denotar diferentes significados. So classificados como estertipos grficos(cones) e estertipos textuais. Estertipo grfico representado por um cone que lembre do conceito o qual est associado. Estertipo textual representado por um nome delimitado pelos smbolo <<e>>(smbolo chamado por aspas francesas). Notas explicativas Notas explicativas so utilizadas para definir informao que esclarece ou comenta alguma parte do diagrama. As notas so representadas graficamente por um retngulo com uma orelha, com a nota inserida no seu interior. Servem somente para explicar algum elemento do modelo sem modificar sua estrutura semntica. Devem ser utilizadas com cuidado. O uso demasiado causa carregamento visual e tambm durante a evoluo do modelo faz a nota perder sentido, e posterior a atualizao das mesmas.

Etiquetas valoradas (tagged values) Definem outras propriedades para determinados elementos grficos de um diagrama. Na UML 2.0, uma etiqueta valorada somente pode ser utilizada como um atributo definido sobre um estertipo. Um determinado elemento de um modelo deve primeiramente ser estendido por um estertipo antes de ser estendido por uma etiqueta valorada. Restries A todo elemento da UML est associado a alguma semntica, isto , cada elemento grfico possui um significado nessa linguagem. As restries permitem estender ou alterar a semntica natural de um elemento grfico. Esse mecanismo geral especifica as restries sobre um ou mais valores de um ou mais elementos de um modelo. As restries podem ser especificadas formalmente ou informalmente. Pacotes um agrupamento definido pela UML, podendo ser utilizados para agrupar elementos semanticamente relacionados. A notao para um pacote de uma pasta com uma aba, possuindo um nome.

Resumo captulo 1 do livro UML2 Compacto de Heide Balzert Elementos de Notao UML No desenvolvimento de software orientado a objetos, um objeto possui certo estado e reage com um comportamento definido ao seu ambiente e possui uma identidade que distingue dos demais objetos. O estado do objeto engloba seus atributos, valores atuais e relacionamento com outros objetos. Em UMl, objeto representado por um retngulo que pode ser dividido por dois campos. Em UML, o nome das classes inicia-se com letras minsculas e objetos com letras minsculas.

Os objetos e seus inter-relacionamentos so especificados em diagramas de classes, que descreve objetos, valores de atributos e relacionamento entre objetos em dado momento. A identidade do objeto e a caracterstica que o distingue dos demais objetos. A identidade do objeto no muda e dois objetos no podem ter a mesma identidade. O nome do objeto o identifica do diagrama e objeto. Classe Uma classe define a estrutura de atributos, comportamentos e relacionamentos para coleo de objetos. O smbolo de classes registrado no diagrama de classe, juntamente com outros smbolos. O nome da classe um substantivo singular como carro, cliente, etc. Classe parametrizada a descrio da classe por meio de um ou mais parmetros formais, definindo uma famlia de classes. Uma classe parametrizada pode conter atributos em que a definio depende de parmetros. Interface(abstract) Descreve uma ou vrias assinatura de operaes, onde interface no pode conter nenhuma outra operao, no pode gerar objetos. Atributo So dados que objetos de uma classe pode assumir sendo de um tipo especfico. Todos objetos de uma classe possuem os mesmos atributos, mas com valores diferentes. Os atributos podem conter valor inicial e valor de propriedade. Uma atributo de classe existe quando h somente um valor somente para todos objetos de uma classe. Para cada atributo indicado a visibilidade: public, protected, private, pachage. Em UML, o atributo pode ser modelado por meio de tipo de dados(no possuem identidade), tipos de dados primitivos(predefinido que no uma estrutura), tipos de enumerao(conjunto finito de valore), classes.

Associao So relacionamento entre objetos. Necessita-se no mnimo dois objetos. possvel que os objetos pertenam a uma mesma classe (associao reflexiva).

Vous aimerez peut-être aussi