Vous êtes sur la page 1sur 10

Simulado 157

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

6 semanas! Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

J adulto pela covardia, eu fazia o que todos fazemos, quando somos grandes, e h 4 diante de ns sofrimentos e injustias: no queria v-los; subia para soluar l no alto da casa, numa pea ao lado da sala de estudos, sob os telhados, uma salinha que cheirava a ris, 7 tambm aromada por uma groselheira silvestre que crescia do lado de fora entre as pedras do muro e passava um ramo florido pela janela entreaberta. Destinada a uma utilidade mais 10 especial e mais vulgar, essa pea serviu por muito tempo de refgio para mim, sem dvida por ser a nica que me permitia fechasse chave, para todas as minhas ocupaes que exigissem solido inviolvel: a leitura, o devaneio, as lgrimas e a volpia.
Marcel Proust. No caminho de Swann. Internet: <vestibular.uol.com.br> (com adaptaes).

Com base no texto acima, avalie os prximos itens. 1 Na linha 10, o emprego de acento grave indicativo de crase em chave justifica -se pela regncia da forma verbal fechasse e pela presena do artigo definido feminino. 2 O trecho no queria v-los (L. 3) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: no os queria ver. 3 Na linha 3, a preposio para introduz uma expresso que indica direo, lugar onde o personagem subia. 4 A orao Destinada a uma utilidade mais especial e mais vulgar ( L. 8) poderia ser deslocada para imediatamente aps a forma verbal serviu (L. 9), sem prejuzo para a correo gramatical do texto. 5 O vocbulo pea, na linha 9, possui um referente diverso do referente do vocbulo pea na linha 4. 6 A palavra covardia (L. 1) poderia ser substituda por pusilanimidade, sem alterar o sentido original do texto. 7 As palavras sofrimentos (L. 2) e injustias (L. 3) designam acontecimentos antagnicos necessariamente decorrentes um do outro. 8 Na linha 5, o termo ris alude contextualmente a uma cor. 9 A substituio da forma verbal cheirava ( L. 5) por cheirasse prejudicaria a correo gramatical do texto. 10 Na linha 2, o vocbulo grandes empregado como sinnimo de altos.

Com base no exemplo de documento oficial apresentado, avalie os itens acerca da redao de correspondncias oficiais. 11 A referncia data atende s normas estabelecidas para a redao de correspondncias oficiais. 12 O vocativo est corretamente empregado, dado que a correspondncia endereada a autoridade do Poder Executivo. 13 O documento apresenta as caractersticas de um ofcio, expediente a ser utilizado para a comunicao entre autoridades de mesma hierarquia. 14 O emprego da primeira pessoa em Convido -o no atende a exigncia de impessoalidade que deve caracterizar os expedientes oficiais. Considerando as proposies simples P e Q e a proposio composta R simbolizada por (PQ) (~P) (PQ) (~Q), julgue os itens subsequentes. 26 Se P tem valor lgico F, ento, independentemente de Q ser V ou F, R ser sempre F. 27 Considerando todos os possveis valores lgicos V ou F para as proposies P e Q, correto afirmar que a proposio (PVQ)(~ P) possui 3 valores lgicos F. Com uso de Raciocnio Lgico, resolva os prximos itens. 28 Em certo momento, o nmero X de soldados em um policiamento ostensivo era tal que subtraindo-se do seu quadrado o seu qudruplo, obtinha-se 1.845. O valor de X maior do que 50. 29 Numa cidade existem 10 milhes de pessoas. Nenhuma delas possui mais do que 200 mil fios de cabelo. Com esses dados, correto afirmar que, necessariamente, existem nessa cidade duas pessoas com o mesmo nmero de fios de cabelo.

30 O setor de fiscalizao da secretaria de meio ambiente de um municpio composto por seis fiscais, sendo trs bilogos e trs agrnomos. Para cada fiscalizao, designada uma equipe de quatro fiscais, sendo dois bilogos e dois agrnomos. So dadas a seguir as equipes para as trs prximas fiscalizaes que sero realizadas.

Sabendo que Pedro bilogo, correto afirmar que, necessariamente, Tnia biloga. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Considere que Maria, servidora pblica civil da Unio, no tenha comparecido ao seu local de trabalho na quinta e na sexta-feira aps o carnaval, tampouco tenha apresentado justificativa pela ausncia a Paulo, seu superior. Nessa situao hipottica, Paulo pode cortar o ponto de Maria, uma vez que o servidor pblico perde a remunerao do dia em que faltar ao servio sem motivo justificado. 32 Ser reconduzido ao cargo de origem o servidor cuja demisso tenha sido anulada por deciso judicial ou ato administrativo. 33 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. 34 A centralizao poltico-administrativa garante e protege a capacidade de tomar decises, pois os resultados so sentidos de forma mais imediata. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 No haver juzo ou tribunal de exceo. 36 plenamente livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, sendo proibidas quaisquer restries legislativas. 37 Os sindicatos no tm legitimidade processual para atuar na defesa de direitos individuais da categoria que representem, mas so parte legtima para defender direitos e interesses coletivos, tanto na via judicial quanto na administrativa. 38 A promoo da integrao ao mercado de trabalho no se insere entre os objetivos da assistncia social, que visa, sobretudo, proteger a famlia, a maternidade, a infncia, a adolescncia e a velhice.

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 A imputabilidade penal um dos elementos que constituem a culpabilidade e no integra a tipicidade. 40 Getlio, a fim de auferir o seguro de vida do qual era beneficirio, induziu Maria a cometer suicdio, e, ainda, emprestou-lhe um revlver para que consumasse o crime. Maria efetuou um disparo, com a arma de fogo emprestada, na regio abdominal, mas no faleceu, tendo sofrido leso corporal de natureza grave. Em relao a essa situao hipottica, Apesar de a conduta praticada por Getlio ser tpica, pois configura induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio, ele isento de pena, porque Maria no faleceu. 41 Considere que Mvio e Leo tenham resolvido furtar uma casa supostamente abandonada. Nesse furto, considere que Leo tenha ficado vigiando a entrada, enquanto Mvio entrou para subtrair os bens; dentro da residncia, Mvio descobriu que a mesma estava habitada e acabou agredindo o morador; aps levarem os objetos para um local seguro, Mvio narrou o fato para Leo. Considerando essa situao hipottica, Mvio dever responder pelo crime de roubo e Leo, por furto. 42 Lugar do crime, para os efeitos de incidncia da lei penal brasileira, aquele onde foi praticada a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como aquele onde se produziu ou, no caso da tentativa, teria sido produzido o resultado. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Os fatos so objeto de prova, e nunca o direito, pois o juiz obrigado a conhec-lo. 44 O inqurito policial nos crimes em que a ao pblica depender de representao poder sem ela ser iniciado, desde que haja requisio do Ministrio Pblico. 45 No flagrante irreal, o agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao. 46 No exame por precatria, a nomeao dos peritos far-se- no juzo deprecado. Havendo, porm, no caso de ao privada, acordo das partes, essa nomeao poder ser feita pelo juiz deprecante. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Para adoo conjunta, indispensvel que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham unio estvel, comprovada a estabilidade da famlia. 48 Hugo um agente de polcia civil que realizou interceptao de comunicao telefnica sem autorizao judicial. Nessa situao, o ato de Hugo, apesar de violar direitos fundamentais, no constitui crime hediondo. 49 requisito para que um curso de formao de vigilantes possa funcionar a disponibilidade de instalaes seguras e adequadas e de uso exclusivo para treinamento terico e prtico dos candidatos a vigilantes. 50 O crime de deixar de observar as cautelas necessrias para impedir que menor se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse admite tentativa.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A respeito dos conceitos da Termodinmica, julgue os prximos itens. 51 Uma variao na entalpia de um sistema igual ao calor liberado ou absorvido presso constante. 52 Quando energia deixa um sistema presso constante como calor a entalpia do sistema aumenta. 53 Para um sistema endotrmico a variao de entalpia sempre uma quantidade positiva. 54 A matria sempre se expande quando aquecida. 55 A capacidade calorfica de um gs ideal presso constante maior do que aquela a volume constante. 56 As capacidades calorficas molares dos gases compostos de molculas so maiores do que as dos gases monoatmicos. 57 A capacidade calorfica de molculas no-lineares menor do que a das molculas lineares geralmente. 58 Mudanas de fase que aumentam o contato molecular, como congelamento, so exotrmicas. 59 A inclinao de uma curva de aquecimento maior para amostras que tm uma baixa capacidade calorfica do que para aquelas que possuem alta capacidade calorfica. 60 A temperatura de uma substncia pura constante em seus pontos de fuso e ebulio, mesmo que calor esteja sendo fornecido. A respeito das propriedades peridicas e da estrutura molecular, avalie os itens. 61 Sempre que um elemento apresentar um ou mais eltrons desemparelhados (orbitais semi-preenchidos) a esse elemento ser atribudo um carter paramagntico 62 Se todos os tomos ligados ao tomo central no forem os mesmos, ou se existirem pares de eltrons isolados no tomo central, a molcula geralmente polar. 63 A fora de reao com a gua e oxignio cresce para cima no grupo II da Tabela Peridica. 64 Potssio e Clcio tm a mesma diferena entre a primeira e a segunda energia de ionizao, pois pertencem ao mesmo perodo da Tabela Peridica. 65 Os hidrxidos do Grupo I da Tabela Peridica so bases de Bronsted fortes em soluo aquosa. 66 medida que a eletronegatividade decresce no grupo 16 da Tabela Peridica, o carter metlico aumenta. 67 Os elementos que apresentam seus eltrons mais externos em orbitais ns e ns so fortes oxidantes. 68 Os elementos alcalinos geralmente se apresentam em mais de um estado de oxidao em seus compostos.
1 2

69 Os elementos do bloco s apresentam energia de ionizao relativamente baixa. 70 medida que aumenta o nmero de eltrons nos orbitais p, aumenta a afinidade eletrnica. A respeito das propriedades dos compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Chama-se srie homloga ao conjunto de compostos com o mesmo nmero de tomos de carbono na cadeia, pertencentes a funes diferentes. 72 Os compostos orgnicos podem ser agrupados ainda numa outra srie, denominada srie isloga, em que apresentam o mesmo nmero de tomos de carbono, diferindo apenas na sua insaturao (quantidade de H2). 73 medida que aumenta a cadeia carbnica do lcool, sua solubilidade em gua diminui. 74 As ligaes intermoleculares predominantes nas substncias constituintes do petrleo so do tipo dipolo instantneo-dipolo induzido. 75 Cetonas tendem a ser menos polar que os aldedos equivalentes. A respeito das reaes de reduo, avalie os itens. 76 O hidreto de alumnio ltio, LiAlH 4, um agente redutor muito utilizado para converter aldedos e cetonas para alcois. 77 O NaBH4 reduz os steres rapidamente e faz o mesmo com os cidos carboxlicos. 78 Os reagentes de Grignard provocam uma reao com os compostos carbonlicos para formar alcois da mesma maneira que os hidretos metlicos o fazem. 79 Os reagentes de Grignard provocam uma reao com o formaldedo, H 2C=O, para formar os alcois primrios, e com os aldedos para gerar os alcois secundrios e, ainda, com as cetonas para produzir os alcois tercirios. 80 Os cidos carboxlicos do origem a produtos importantes de adio com os reagentes de Grignard, Nos prximos itens, avalie como correto quando o resultado da reao mostrada est corretamente descrito.

81 -

Produto: um ter

82 -

Produto: um lcool ou uma cetona

83 racmica

Produto:

mistura

84 -

No h produto

85 -

Produto: nitrocomposto aromtico

86 -

Produto: majoritariamente meta

87 -

Produto: majoritariamente orto

Ainda a respeito dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os itens. 88 Haletos de alquila tercirios so muito reativos em reaes SN2. 89 O benzeno reage com Br2 em CCl4 levando a adio. 90 O benzeno facilmente oxidado por permanganato a frio.

A respeito dos diversos mtodos de espectroscopia atmica, julgue os itens. 91 Os mtodos com atomizao por forno de grafite apresentam tempos de processamento da amostra menores do que os com chama. 92 O volume de amostra necessrio para os mtodos que usam ICP bem maior do que o necessrio para os mtodos com chama. 93 O custo de anlise por ICP-MS bem superior a espectroscopia de absoro por atomizao em forno de grafite (GFAAS). 94 Os mtodos de GFAAS, ao contrrio do ICPMS, servem para anlise isotpica. 95 A faixa de aplicabilidade do ICPMS menor do que na GFAAS. A respeito da cromatografia lquida e sua aparelhagem, avalie os itens. 96 Detectores por Fluorescncia so menos sensveis que os por UV. 97 Os detectores por ndice de refrao no so usados em CLAE preparativa. 98 A tcnica CLAE-MS no destrutiva. 99 Detectores por ndice de refrao so usados em eluio por gradiente. 100 A extrao em fase slida (SPE) permite a extrao seletiva de analitos a partir de amostras complexas, bem como de amostras de grande volume, previamente s anlises de CLAE. Com relao aos conceitos relacionados validao de mtodos analticos, julgue os itens. 101 O teste de Cochran pode ser usado quando se deseja decidir se uma estimativa de varincia excessivamente grande ou no, em comparao com um grupo. 102 Um intervalo estimado de um parmetro o intervalo entre duas estatsticas que inclui o valor verdadeiro do parmetro, com alguma probabilidade. O intervalo de confiana da mdia um dos mais comuns clculos estatsticos. 103 Reprodutibilidade o grau de concordncia entre os resultados de medies sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condies de medio. 104 Repetitividade grau de concordncia entre os resultados das medies de um mesmo mensurando, efetuadas sob condies variadas de medio. 105 A anlise de varincia um mtodo til apenas para avaliar um critrio de anlise. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica Qualitativa, julgue os itens. 106 O on potssio d uma cor amarela intensa no teste de chama. 107 No possvel se analisar potssio no teste de chama quando o sdio est presente. 108 A identificao do on potssio pode ser feita atravs da precipitao com cobaltonitrito de sdio. 109 O on amnio gera uma colorao violeta no teste de chama.

110 O hidrxido de sdio concentrado pode ser usado para identificar o on K em soluo. A ao de vigilncia sanitria abranger todo e qualquer produto de que trata esta Lei, inclusive os dispensados de registro, os correlatos, os estabelecimentos de fabricao, distribuio, armazenamento e venda, e os veculos destinados ao transporte dos produtos. Assinale como correto o item que traz uma situao em que a ao fiscalizadora de competncia federal. 111 Quanto aos estabelecimentos, instalaes e equipamentos industriais ou de comrcio. 112 Quando se tratar de produto importado ou exportado. 113 Quando se tratar de colheita de amostras para anlise fiscal pelo rgo estadual. 114 Quando o produto estiver em trnsito de uma para outra unidade federativa, por via estadual. 115 quando se tratar de produto industrializado ou entregue ao consumo na rea de um estado da federao apenas. A respeito das definies trazidas pela Portaria 344, avalie os itens. 116 A autorizao de exportao expedida pela SVS/MS. 117 A autorizao de importncia expedida pela OMS. 118 CID o controle de importao de derivados, importante para inspecionar a fabricao de medicamentos em territrio nacional. 119 As empresas podem importar sua cota anual de importao at o 1 trimestre do ano seguinte concesso. 120 Em casos excepcionais, a empresa pode importar uma cota suplementar, sem autorizao governamental, para abastecer o mercado nacional.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

10

Vous aimerez peut-être aussi