Vous êtes sur la page 1sur 5

1. Quais so as macromolculas e suas funes? Existem quatro classes principais de macromolculas: protenas, lipdios, carboidrato e cidos nuclicos.

Elas desenvolvem funes estruturais, energticas, enzimticas e de armazenamento e transformao de energia.

2. Quais os principais tomos formadores das macromolculas? C Carbono O Oxignio S - Enxofre H Hidrognio N Nitrognio P Fsforo

3. Descreva a hierarquia das macromolculas: Biomolcula, Macromolcula, Complexo Supra Molecular, Organelas, Clula, Localizao.

4. correto afirmar que todas as macromolculas so formadas por monmeros que se repetem. Justifique. No. Os lipdios so compostos com estrutura molecular variada, eles so a exceo dessa regra.

5. Descreva como gua se distribui no organismo? A gua corporal encontra-se distribuda por todo o organismo, e divida em dois compartimentos: O LIC Liquido Intra Celular (correspondente h 2/3 do total) e o LEC Liquido Extra Celular (correspondente h 1/3 do total) o LEC se divide em plasma e liquido intersticial.

6. Cite os principais fatores que alteram a quantidade de gua disponvel do organismo. Os principais fatores so: a idade, o sexo e a quantidade de gordura corporal.

7. Qual a relao entre a gua e as defesas naturais do organismo? A gua mantm a integralidade da pele protegendo o organismo de possveis invases alm de regular a temperatura corporal e ser responsvel pela eliminao de toxinas.

8. Qual relao entre a ingesto e perda de gua corporal? O organismo deve ser capaz de manter o equilbrio entre o ganho e a perda diria de gua, regulando a diurese e o suor.

9. Descreva a estrutura da molcula de gua e suas respectivas funes: As principais caractersticas da estrutura qumica da gua so: sua natureza dipolar, sua geometria 104,5C, cada tomo de H compartilha um par de eltrons com o tomo central de O, pontes de hidrognio, ligao covalente. H2O. As funes da gua no organismo so: hidratar o corpo contribuindo para que a pele se mantenha saudvel, ajudar a fortalecer as defesas naturais, evitar pertubaes no transito intestinal, prevenir a litase e contribuir para a reduo do risco de infeces urinarias, regular a temperatura corporal.

10. Quais os principais metablitos finais produzidos durante o metabolismo? Cite 2 recursos do organismo para evitar a modificao no pH celular? Os principais metabolitos produzidos so o CO2, uria e outros cidos. O organismo pode utilizar recursos qumicos (como os tampes [ biolgico, bicarbonato, etc...]) e recursos fisiolgicos (rins e pulmes).

11. Qual a relao das enzimas com o pH? A ao das enzimas depende do pH, cada enzima possui um pH timo, em que suas atividades so melhor desempenhadas. Se o pH for muito maior ou muito menor que o pH timo, a ao das enzimas pode ser comprometida.

12. Qual a importncia do tampo biolgico? O tampo biolgico importante para manter o pH do organismo em equilbrio, ele neutraliza cidos prevenindo alteraes na quantidade H+ preservando as funes das clulas.

13. Onde se encontra o tampo hemoglobina? Qual a sua importncia? Nas hemcias. Ele importante, pois capta o H+ do organismo, controlando o pH.

14. Qual a importncia do carbono para a formao das macromolculas? O tomo de carbono d estabilidade a macromolcula, ele o esqueleto, o tomo que d sustentao para formar as macromolculas.

15. Qual a frmula geral dos aminocidos? H | NH2 C COOH | R

16. Cite dois peptdeos de interesse fisiolgico: Tripsina e pepsina atuam no processo digestrio.

17. Como os aminocidos so classificados? Eles so classificados como: aminocidos incomum, sulfurados, aromticos, polares, apolares, bsicos e cidos.

18. Quais os aminocidos so os responsveis pela formao das pontes de sulfeto? A ponte dissulfeto formada entre dois resduos de cistena, por uma reao de oxidao catalisada por enzimas especficas.

19. Classifique os seguintes aminocidos: prolina, lisina, fenilalanina, tirosina, triptofano e cistena: Prolina: aminocido apolar. Lisina: aminocido cido. Fenilalanina: aminocido aromtico, apolar. Tirosina: aminocido polar, aromtico. Triptofano: aminocido apolar, aromtico. Cistena: aminocido polar, sulfurado.

20. O que fenilcetonria? Quais os aminocidos envolvidos neste erro do metabolismo? A fenilcetonria uma doena gentica, caracterizada pelo defeito ou ausncia da enzima fenilalanina hidroxilase. Os aminocidos envolvidos so a fenilalanina e a tirosina.

21. Sobre protenas, responda: A) ESTRUTURA As protenas podem ter 4 tipos de estrutura, dependendo do tipo de aminocido que possui, do tamanho da cadeia e da configurao espacial da cadeia polipeptdica, as estruturas podem ser: primrias, secundrias, tercirias ou quaternrias.

B) FUNES As protenas podem realizar funes: de transporte, energtica, estruturais,

enzimticas, hormonais, de reserva e de proteo.

C) FORMA Protenas fibrosas (estruturais) e protenas globulares (transporte).

D) EXEMPLOS Transporte: hemoglobina Energtica: ovoalbumina Estruturais: colgeno Enzimticas: enzimas Hormonais: tiroxina t4 Reserva: transferrina Proteo: anti-corpos.

Vous aimerez peut-être aussi