Vous êtes sur la page 1sur 35

ADMINISTRAO FINANCEIRA 1. Anlise das Demonstraes Financeiras.

Os ndices financeiros podem ser divididos em quatro grupos bsicos: - ndices de liquidez e atividade. - ndices de endividamento. - ndices de lucratividade. - ndices de cobertura. Os dois primeiros grupos de ndices baseiam-se basicamente no Balano Patrimonial. Enquanto os outros dois grupos de ndices na Demonstrao de Resultados do Exerccio. Haver mais nfase nas medidas de liquidez e lucratividade, uma vez que fornecem as informaes mais importantes para a sobrevivncia a curto prazo da empresa. Como para sobreviver no longo prazo necessrio sobreviver a curto prazo, esses ndices so mais enfatizados. Os ndices de endividamento e cobertura so teis somente se for possvel se certificar de que a empresa ter sucesso a curto prazo. Um credor s fornecer dinheiro se sentir que a empresa poder honrar os compromissos. 1.1. Medidas de liquidez e atividade. Determina-se a liquidez de uma empresa pela sua capacidade em satisfazer suas obrigaes, a curto prazo, na data do vencimento. A liquidez no se refere s s finanas totais da empresa, mas tambm sua capacidade de converter certos ativos e passivos circulantes em caixa. 1.1.1. Medidas de Liquidez Global da Empresa. Suas trs medidas so: Capital circulante lquido; ndice de liquidez corrente; ndice de liquidez seco.

Capital circulante lquido.

o ativo circulante (Caixa, Ttulos negociveis, Duplicatas a receber, Estoques, etc.) menos o passivo circulante (Duplicatas a pagar, Notas promissrias a pagar, parcela do Exigvel de Longo Prazo que vence no perodo, Itens de Despesas a Pagar, etc.). Este clculo no muito til para comparar o desempenho de empresas diferentes, mas sim para controle interno. Quase sempre o contrato, atravs do qual se incorre num emprstimo de longo prazo, determina especificamente um nvel mnimo de capital circulante lquido, que precisa ser conservado pela empresa. Com essa exigncia, pretende-se obrigar a empresa a manter uma liquidez operacional suficiente e ajudar a proteger os emprstimos dos credores. Uma comparao em srie temporal do capital circulante lquido da empresa ajuda a avaliar as operaes da empresa. ndice de liquidez corrente. um dos ndices mais usados; seu clculo : ndice de liquidez corrente = (Ativo Circulante)/(Passivo Circulante) Um valor de 2,0 aceitvel; mas a anlise depende do desempenho relativo de outras empresas do mesmo ramo. Esse ndice mede a previsibilidade do fluxo de caixa da empresa: quanto menor a previsibilidade, maior o mdice de liquidez corrente exigido. Se dividirmos 1,0 pelo ndice de Liquidez Corrente da empresa, o quociente resultante subtrado de 1,0 e multiplicado por 100 representa a porcentagem em que os ativos circulantes da empresa podem ser reduzidos sem impossibilitar a empresa se cobrir seus passivos circulantes. ndice de liquidez seco. idntico ao anterior, com a nica diferena de que se exclui do Ativo Circulante os estoques da empresa. Considera-se que os estoques so o item do ativo circulante menos lquido, da sua retirada. ndice de liquidez seco = (Ativo Circulante - Estoques)/(Passivo Circulante)

Recomenda-se um ndice maior ou igual a 1,0. Contudo, o valor aceitvel depende do ramo da empresa. Esse ndice indicado quando os estoques forem pouco lquidos. Do contrrio, o ndice anterior o mais indicado. Giro de estoques. Mede a liquidez dos estoques da empresa. Giro de estoques = (custo das mercadorias vendidas)/(estoques mdios) O giro s pode ser comparado ao de outras empresa do mesmo ramo ou com o giro passado da empresa. A maneira mais correta de calcular o estoque mdio seria usar estoques mensais, quando disponvel. Muitos acreditam que quanto maior o valor do giro de estoques, melhor para a empresa. Contudo, isso pode estar indicando apenas que h estoques insuficientes e que a empresa est perdendo clientes por falta de mercadoria. Perodo mdio dos estoques. Representa quantos dias em mdia os estoques ficam parados na empresa. Calcula-se assim: Perodo mdio de estoques = 360/(giro de estoques) Quanto menor for o perodo, mais lquida e ativa a empresa pode ser considerada. Representa o perodo mdio entre a compra da matria-prima e a venda final do perodo. Visto dessa forma, til para avaliar as funes de controle da compra , produo e estocagem da empresa.

Giro de Duplicatas a receber. especificado como:

Giro de Duplicatas a receber = (Vendas anuais a crd)/(saldo mdio de duplicatas a receber) Quanto maior for o giro de duplicatas a receber da empresa, melhor. Se isso ocorrer atravs de uma poltica de crdito restritiva demais, pode-se estar prejudicando as vendas, o que ruim. Um valor alto demais desse giro pode tambm indicar poltica de crdito inoperante. Perodo mdio de cobrana. Seu clculo : Perodo mdio de cobrana = 360/(giro de duplicatas a receber) Indica o perodo mdio que a empresa leva para cobrar uma duplicata. Depende da poltica de crdito da empresa. Se s vende duplicatas para 30 dias, um perodo mdio de cobrana de 40 dias seria ruim, mas para duplicatas de 60 dias seria bom. Giro de duplicatas a pagar. Determina o nmero de vezes que as duplicatas a pagar so convertidas em caixa, por ano. Calcula-se assim: Giro de duplicatas a pagar = (compras anuais a prazo)/ /(mdia de duplicatas a pagar) Perodo mdio de pagamento. assim calculado: Perodo mdio de pagamento = 360/(giro de duplicatas a pagar) 1.1.2. Medidas de endividamento. Geralmente, os emprstimos a longo prazo so os visados pelo analista, pois indicam o pagamento de juros no futuro e do principal. O endividamento tambm importante para a

distribuio de dividendos aos acionistas, pois os credores geralmente tm que receber antes daqueles. Alm disso, o grau de endividamento sinaliza a capacidade da empresa de saldar suas dvidas no futuro. ndice de exigvel total - ativos totais. Revela a proporo dos ativos totais fornecidos pelos credores da empresa. Calcula-se assim: ndice = (exigvel total)/(ativos totais) ndice de emprstimos a longo prazo - Patrimnio Lquido. Ignoram-se os emprstimos a curto prazo porque esses so uma conseqncia natural dos negcios. Apenas os de longo prazo so relevantes, pois indicam compromissos de pagamento mais duradouros. O ndice abaixo indica a proporo entre o crdito de longo prazo contrado e os recursos fornecidos pelos proprietrios da empresa. calculado assim: ndice = (emprstimos a longo prazo)/(patrimnio lquido) Empresas capital-intensivas e fluxo de caixa estvel geralmente tm um ndice mais alto, enquanto as trabalho-intensivas tm ndices menores. A comparao deve ser feita pela mdia do ramo de atividade. ndice de emprstimos alongo prazo - capitalizao total. Os recursos a longo prazo da empresa so conecidos como sua capitalizao total (incluem tanto capital de terceiros a longo prazo quanto patrimnio lquido. calculado como: ndice = (emprstimos a longo prazo)/(capitalizao total) Indica quanto dos recursos a longo prazo da empresa foram fornecidos por terceiros (credores).

1.1.3. Medidas de lucratividade. DRE percentual. Uma forma de analisar a lucratividade da empresa expressar a DRE como percentual das vendas da empresa. Desse exerccio pode-se tirar os seguintes ndices: Margem bruta. Representa a percentagem que cada empresa retirou aps ter pago pelas vendas. Quanto maior, melhor. Margem de lucro operacional. Representa a percentagem das vendas que geraram lucro operacional para a empresa (lucro descontados os juros e o imposto de renda).Quanto mais alto, melhor. Margem Lquida. Registra a percentagem das vendas que geraram lucro lquido (aps totadas as dedues). Quanto maior, melhor. Giro de ativos totais. O giro de ativos totais revela a eficincia com que a empresa capaz de usar seus ativos, para gerar cruzeiros de vendas. calculada como: Giro de ativos totais = (vendas anuais)/(Ativos totais) Seu valor deve ser comparado mdia do setor ou com sua evoluo no tempo. Retorno sobre investimento (ROI). O ROI, que muitas vezes chamado de retorno sobre os ativos totais da empresa, determina a eficincia global da administrao quanto obteno de lucros com seus ativos disponveis. Quanto maior o ROI, melhor. calculado com se segue:

ROI = (lucro lquido aps imposto de renda)/(ativos totais) ou ROI = (margem lquida) X (giro de ativos totais) 1.1.4. Medidas de cobertura. ndice de cobertura de juros. Esse ndice mede a capacidade da empresa pagar os juros contratuais. Quanto maior for esse ndice, maior ser a capacidade da empresa de liquidar os juros. calculado da seguinte forma: ndice de cobertura de juros = (lucro antes dos juros e imposto de renda) / / (despesa anual de juros) Como regra, se sugere um ndice pelo menos de 5,0 e de prefrncia prximo a 10,0. Fazendo-se 1,0 menos o inverso desse ndice, tem-se a porcentagem mxima de reduo do lucro antes dos juros e do imposto de renda para ainda ter condies de pagar os juros devidos. ndice de cobertura de juros e principal. Este ndice semelhante ao ndice de cobertura dos juros, exceto que determina no s a capacidade da empresa pagar suas obrigaes de juros, mas tambm sua capacidade de reembolsar o principal de emprstimo ou de fazer pagamentos ao fundo de amortizao. Muitas vezes, como parte de um contrato de emisso de debntures ou de emprstimo de longo prazo, uma empresa obrigada a fazer pagamentos peridicos do principal, seja ao emprestador, seja ao fundo que est sendo acumulado, para que a dvida seja liquidada no vencimento. No importa se a parcela se refere ao reembolso efetivo do principal ou a um fundo de amortizao: o procedimento usado para calcular o ndice o mesmo. O clculo o seguinte: ndice de cobertura de juros e principal = (lucro antes de juros e imposto de renda)/ /(juros + (pagamentos do principal)/(1-t))

Onde t se refere alquota do IRPJ. 2. Alavancagem Operacional e Financeira. 2.1. Alavancagem operacional. 2.1.1. Tipos de custos. O Custo de Mercadorias Vendidas e as Despesas Operacionais contm componentes de custos operacionais fixos e variveis. Em alguns casos, os custos especficos podem ter tanto elementos fixos como variveis. So eles: i) Custos fixos: so medidos em funo do tempo, no das vendas. Exemplo: aluguel. ii) Custos variveis: dependem do volume de vendas. Exemplo: custos de produo ou de entrega. iii) Custos semivariveis: contm parte fixa e outra varivel. Exemplo: comisses de venda, que remuneram o vendedor a nvel fixo at verto volume e varivel depois. 2.1.2. Alavancagem operacional. Pode ser definida como a capacidade da empresa de usar custos operacionais fixos com a finalidade de maximizar os efeitos das variaes nas vendas em seu lucro, antes de descontar os juros e imposto de renda.

Alavancagem operacional. Receita de vendas. Menos: Custos Fixos operacionais. Menos: Custos Variveis operacionais. Lucro antes de juros e imposto de renda (LAJIR).

A alavancagem operacional existe sempre que um aumento (diminuio) das vendas resulte num acrscimo (decrscimo) mais do que proporcional no lucro antes de juros e imposto de renda. Sempre que houver custos fixos operacionais, existe a alavancagem operacional. Podemos definir a alavancagem operacional como: ALO = (Variao percentual no LAJIR)/(Variao percentual nas vendas) > 1 Quanto maior for o valor resultante da frmula acima, maior ser a alavancagem. Uma vez que a alavancagem operacional funciona em ambas as direes (maximizando ou mnimizando o LAJIR), nveis elevados de risco esto relacionados a maiores graus de lavancagem. Deste modo, os elevados custos fixos operacionais aumentam a alavancagem operacional e o risco operacional de uma empresa. Tendo em vista esse risco, pode-se fazer uma anlise do ponto de equilbrio da empresa, que possibilita a ela: i) determinar o nvel de operaces que precisa manter para cobrir todos os seus custos operacionais; ii) avaliar a lucratividade ou prejuzo aos vrios nveis de renda. Para tanto, adotaremos a seguinte legenda: X = volume de vendas em unidades; P = preo de venda por unidade; F = custo operacional fixo por perodo; V = custo operacional varivel por unidade. Podemos escrever: LAJIR = P.X - F - V.X

ou: LAJIR = X(P - V) - F O ponto de equilbrio da empresa definido como o nvel de vendas onde todos os custos operacionais fixos e variveis so cobertos (LAJIR = 0). Este ponto obtido quando: X = F / (P - V) Variaes dos custos fixos. Um aumento nos custos operacionais fixos da empresa elevar seu ponto de equilbrio, e um decrscimo nos seus custos operacionais fixos abaixar seu ponto de equilbrio. As variaes nos custos operacionais fixos da empresa tm um efeito ainda mais significativo sobre sua alavancagem operacional. Esta anlise d suporte colocao de que um aumento nos custos operacionais fixos da empresa aumenta no s o volume de vendas necessrio para se atingir o ponto de equilbrio, mas tambm a alavancagem operacional da empresa. O oposto tambm verdadeiro: um decrscimo nos custos operacionais fixos da empresa abaixar seu ponto de equilbrio e reduzir sua alavancagem operacional. Isso se deve a economias de escala (exemplo: quanto mais cheio um alto-forno de uma siderrgica, maior o LAJIR). Concluso: quanto maiores os custos fixos operacionais da empresa, maior ser o grau de alavancagem operacional e maior ser o volume de vendas necessrio para se atingir o ponto de equilbrio, e vice-versa. Variaes no preo unitrio de venda. Um aumento no preo unitrio de venda reduzir o volume de vendas necessrio ao ponto de equilbrio da empresa, e uma queda no preo unitrio elevar o volume de vendas necessrio ao ponto de equilbrio. Variaes no custo operacional varivel unitrio.

Um aumento no custo operacional varivel unitrio elevar o volume de vendas necessrio para se atingir o ponto de equilbrio da empresa, ao passo que uma queda no custo operacional varivel unitrio abaixar o ponto de equilbrio da empresa. A anlise acima tem algumas deficincias: i) A suposio de lineraridade : geralmente, nem o preo de venda unitrio nem o custo varivel unitrio independem do nvel do volume de vendas; os aumentos de vendas alm de certo ponto s so conseguidos mediante a reduo do preo unitrio; o custo operacional varivel cresce, medida que a empresa aproxima-se de sua capacidade plena (queda da produtividade da mo-de-obra e aumento no custo de horas extras); o LAJIR mximo pode ocorrer acima do ponto de equilbrio, mas abaixo das vendas mximas. ii) Classificao de custos: uma segunda deficincia da anlise de ponto de equilbrio a dificuldade de classificar custos semivariveis, que so fixos dentro de certas faixas, embora variem entre elas; em alguns casos, pode no ser possvel dividir estes custos em componentes fixos e variveis para a anlise do ponto de equilbrio (exemplo: alto-forno que deprecia com o tempo, mas influenciado pelo volume de operao); iii) Aplicaes para produtos mltiplos: se cada produto for analisado separadamente, difcil dividir os custos entre os produtos. iv) Validade de aplicao a curto prazo: normalmente aplicvel a um ano de exerccio; se a empresa tiver um grande dispndio com propaganda, por exemplo, e no se esperem benefcios imediatos, essas despesas elevaro o nvel de vendas necessrio.

2.1.3. Alavancagem financeira. A alavancagem financeira definida como a capacidade da empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variaes no LAJIR sobre o Lucro Disponvel para Acionistas Comuns (LPA). Seu esquema contbil o seguinte: LAJIR Menos: Despesas de Juros (J)

Lucro antes do Imposto de Renda (LAIR) Menos: Proviso para Imposto de Renda (IR) Lucro Lquido do perodo Menos: Dividendos preferenciais. Lucro disponvel para acionistas comuns (LPA). Sempre que uma empresa tiver encargos financeiros fixos na sua estrutura financeira, a alavancagem financeira existe. Pode ser definido pela equao abaixo: alavancagem = (Variao percentual no LPA) / (Variao percentual no LAJIR) > 1 Como antes, maiores nveis de risco esto associados a nveis mais elevados de alavancagem. 2.1.4. Risco Operacional e Financeiro. Podemos expressar os riscos enfrentados pela empresa como a seguir: i) Risco operacional: o risco que se corre de no conseguir cobrir os custos operacionais. medida que os custos operacionais fixos de uma empresa aumentam, o volume de vendas necessrio para cobrir todos os seus custos operacionais cresce: quando mais elevado o ponto de equilbrio, maior o risco. ii) Risco financeiro: o risco de no se conseguir cobrir os custos financeiros. medida que os encargos financeiros aumentam, o nvel de LAJIR necessrio para cobri-los tambm aumenta. Uma alavancagem financeira mais elevada leva a um risco maior; a alavancagem financeira muitas vezes medida por um simples ndice, como o ndice de exigvel a longo prazo - patrimnio lquido, ou o ndice de cobertura de juros (cada um desses ndices indica a relao entre os fundos sobre os quais precisam ser pagos encargos financeiros fixos e os fundos totais investidos na empresa.

3. Origem e aplicaes de recursos. 3.1. Demonstrao de Origem e Aplicaes de Recursos. O termo recursos pode indicar duas coisas: caixa ou capital circulante lquido. Ambos so necessrios ao funcionamento adequado da empresa. O Caixa necessrio para a empresa pagar suas duplicatas. O Capital Circulante Lquido (CCL) necessrio especialmente em negcios sazonais, para porporcionar uma proteo financeira para o pagamento de duplicatas a vencer a curto prazo. 3.1.1. Classificao das fontes e aplicaes de caixa. Origem de caixa so fatores que aumentam o caixa da empresa, enquanto as aplicaes de caixa so itens que o reduzem. As Origens bsicas do Caixa so: i) uma diminuio num ativo; ii) um aumento num passivo exigvel; iii) lucro lquido aps o IR; iv) depreciao; v) venda de aes.

As Aplicaes mais comuns de Caixa so: i) um aumento num ativo; ii) uma diminuio num passivo exigvel; iii) um prejuzo lquido; iv) o pagamento de dividendos em dinheiro; v) a reaquisio ou resgate de aes. Dos ativos da empresa, somente os ativos fixos requerem ateno especial. Isto porque h duas formas bsicas, segundo as quais os ativos fixos podem ser mostrados no Balano. A

primeira delas a mais detalhada e no exige qualquer ateno especial. Suponha que uma empresa tenha os seguintes lanamentos em seu Balano e que a depreciao de R$ 500 na DRE para 19X1: Itens do BP Ativos Fixos Menos:Depreciao acum. Ativos Fixos Lq. 19X0 R$ 9.500 4.200 5.300 19X1 R$ 10.200 4.700 5.500

Nesse caso, a variao nos ativos fixos da empresa de R$ 700. Essa variao aparecer como uma aplicao de recursos na Demonstrao de Origem e Aplicao de Recursos. A diferena entre a depreciao acumulada em 19X0 e 19X! (R$ 500) igual despesa de depreciao na DRE. Para achar a variao (se houver) nos ativos fixos, quando se tem esses tipos de informao, usa-se a seguinte frmula: VAF(t) = AFL(t) + D(t) - AFL(t-1) onde: VAF(t) = a variao nos ativos fixos no perodo corrente, t. AFL(t) = os ativos fixos lquidos no perodo corrente, t. D(t) = a depreciao apropriada no perodo corrente, t AFL(t-1) = os ativos fixos lquidos no perodo precedente, t-1. Ocasionalmente, os pagamentos de dividendos em dinheiro no aparecem na DRE. Se aparecem, claro que podem ser lanados diretamente na Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos. Contudo, em muitos casos, o ltimo tem que aparece na DRE o lucro lquido aps o IR. Nesse caso, o analista deve verificar se os dividendos em dinheiro foram pagos. Suponha que uma empresa mostre lucro lquido aps o IR de R$ 5.000 no perodo corrente (19X1), e que o Patrimnio Lquido para o ltimo ano (19X0) e o ano corrente (19X1) sejam os seguintes: (3.1)

Patrimnio Lquido Aes Ordinrias Lucros Retidos Total

19X0 R$ 40.000 30.000 70.000

19X1 R$ 45.000 33.000 78.000

Nesse caso, os lucros retidos da empresa aumentaram em R$ 3.000. Esse aumento significa que a empresa disps s de R$ 3.000, dos R$ 5.000 de lucro lquido aps o IR. Os R$ 2.000 restantes devem, portanto, representar um pagamento de dividendos. Este uma aplicao de recursos feito pela empresa. Teremos a seguinte equao: D(t) = LL(t) - LR(t) + LR(t-1) onde: D(t) = dividendo em dinheiro pago no perodo t; LL(t) = lucro lquido aps o IR no perodo t; LR(t) = lucros retidos no fim do perodo t; LR(t-1) = os lucros retidos no fim do perodo t-1. Se houve um aumento de lucros retidos da empresa, num montante exatamente igual ao lucro lquido aps o IR, ela no deve ter pago dividendos. Uma empresa pode vender aes adicionais, resgatar as aes existentes, ou readquirir as aes emitidas. O montante comprado ou vendido pode ser determinado, calculando-se a variao no Patrimnio Lquido, excluindo as variaes nos lucros retidos. Um aumento de aes uma fonte de recursos, enquanto que uma diminuio uma aplicao de recursos. Pode-se usar a seguinte frmula: VA(t) = [ PL(t) - PL(t-1) ] - [ LR(t) - LR(t-1) ] onde: VA(t) = variao das aes emitidas; PL(t) = Patrimnio Lquido no perodo t; PL(t-1) = Patrimnio Lquido no perodo t-1; (3.3) (3.2)

Deve-se seguir os seguintes passos para montar uma Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos: i) Passo 1: usando o perodo mais distante como base, calcule as variaes em todos os itens do Balano; ii) Passo 2: Classifique as variaes em todos os itens do Balano, EXCETO ativos fixos e lucros retidos; iii) Calcule a variao nos ativos fixos usando a equao (3.1); iv) Calcule os dividendos pagos em dinheiro, usando a equao (3.2), caso no apaream na DRE; v) Calcule a variao, se houver, no montante de aes emitidas, usando a equao (3.3).

Um exemplo de Origens seria: i) LL aps o IR ii) Depreciao iii) Diminuio em duplicatas a receber iv) Diminuio em estoques v) Aumento em duplicatas a pagar vi) Aumento em salrios a pagar vii) Aumento em emprstimos a longo prazo Um exemplo de Aplicaes seria: i) Pagamento em dividendos ii) Aumento em ativos fixos iii) Aumento em caixa

iv) Aumento em ttulos negociveis v) Diminuio em ttulos a pagar vi) Reaquisio de aes. No exemplo acima, temos uma Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos de Caixa. Para fazer o mesmo com Capital Circulante Lquido deve-se juntar o ativo e o passivo circulantes no capital circulante lquido. O acrscimo de CCL uma aplicao de recursos, o decrscimo no CCL uma fonte de recursos. As Demonstraes das Origens e Aplicaes de Recursos de Caixa e CCL permitem ao administrador financeiro analisar os fluxos de fundos passados da empresa, e possivelmente os futuros. Apesar de no se determinar as relaes causais entre fontes e aplicaes, a anlise desses demonstrativos aponta determinados tipos de deficincias. Por exemplo, aumentos exagerados de estoques e duplicatas a receber podem assinalar a existncia de certos tipos de problemas de venda de estoques e cobrana de dvidas. 3.2. Oramento de caixa. O Oramento de Caixa permite empresa planejar suas necessidades de caixa a curto prazo. Deve-se usar uma previso de vendas, que ser dada pelo departamento econmico da empresa e que pode estar baseada em duas fontes: i) Previses externas: crescimento da economia (PIB) e da renda per capta relevante. ii) Previses externas: previses especficas da empresa nos seus canais de venda. O formato geral do Oramento de Caixa o seguinte: Recebimentos. Menos: Pagamentos. Fluxo Lquido de caixa. Mais: Saldo Inicial de caixa.

Saldo Final de caixa. Mais: Financiamento necessrio. Saldo final de caixa com financiamento. Os recebimentos incluem todos os itens a partir dos quais temos as entradas de caixa em qualquer ms. Seus componentes mais comuns so: vendas vista, cobrana de vendas a crdito, etc.

4. Administrao de Capital de Giro. 4.1. Capital Circulante Lquido. Em geral, o uso do CCL para avaliar o desempenho de uma mesma empresa ao longo do tempo aceitvel, desde que a estrutura bsica dos ativos no se altere drasticamente durante o perodo. A maioria das empresas precisa operar com um certo montante de CCL para , mas a quantidade exata depende muito da indstria. As empresas com fluxo de receita pouco oscilante podem trabalhar com CCL at negativo, mas a maioria das empresas precisa manter nveis positivos de CCL. O pricpio terico que orienta tal procedimento o seguinte: quanto maior for a margem segundo a qual os ativos circulantes de uma empresa cobrem as suas obrigaes a curto prazo (passivos circulantes), mais capaz ser de pagar suas contas na data do vencimento. As sadas de caixa resultantes de pagamento de obrigaes correntes so previsveis, pois quando so contradas sua data de pagamento determinada. O mesmo no ocorre com as entradas de caixa. Da a necessidade de CCL positivo. Quanto mais incertas forem as entradas, maior a necessidade de CCL positivo.

Com o propsito de aumentar a probabilidade de ter dinheiro suficiente para pagar suas contas, uma empresa deve se esforar para vender, j que em muito casos as vendas resultaro num recebimento imediato e em outras vezes resultaro em duplicatas que sero eventualmente convertidas em dinheiro. Um nvel adequado de estoques deve ser mantido para o fluxo de vendas necessrio. O CCL pode ser visto tambm como aquela poro dos ativos circulantes de uma empresa financiada com fundos a longo prazo. Exemplo: - uma empresa tem R$ 27000 de ativos circulantes, R$ 43000 de ativos fixos e R$70000 de ativos totais. - a mesma empresa tem R$ 16000 de passivos circulantes e R$ 24000 de emprstimos a longo prazo e R$ 30000 de patrimnio lquido. - os emprstimos de longo prazo mais o patrimnio lquido representam suas fontes de recursos de longo prazo. - as fontes de recursos a longo prazo dessa empresa so R$ 54000. - sabendo que o CCL R$ 11000, esta empresa tem (11/54)% das fontes de recursos de longo prazo financiando o ativo circulante. (Quanto maior esse nmero, melhor, pois indica que o financiamento se baseia em fontes mais estveis). 4.2. Relao entre lucratividade e risco. A lucratividade pode ser medida pelo lucro lquido (LL), enquanto o risco medido pela probabilidade de a empresa se tornar tecnicamente insolvente (no consegue pagar suas contas no vencimento). O lucro de uma empresa pode ser aumentado de duas formas: i) nmero maior de vendas; ii) reduo de custos. O lucro pode ser aumentado tambm investindo-se em ativos mais rentveis, que possam gerar nveis mais altos de vendas. O corte de custos pode vir de se pagar menos por um item ou servio, ou por se usar recursos de maneira mais proveitosa.

Pode-se considerar que quanto maior o CCL de uma empresa, menor seu nvel de risco. Para tratar da relao lucratividade-risco, temos que adotar algumas suposies bsicas: i) supe-se que a empresa possa ganhar mais utilizando seus ativos fixos que os ativos circulantes; ii) a empresa pode obter o financiamento que necessita atravs de qualquer uma das seguintes formas: - passivos circulantes. - fundos a longo prazo. Se uma empresa quer aumentar sua lucratividade, tem que aumentar seu risco. Se quiser diminuir seu risco, tem que diminuir sua lucratividade. Sobre os ativos circulantes: i) Diminuem em relao ao ativo total (ou seja, aumenta a participao do ativo fixo): significa que a empresa tem maior capacidade produtiva, logo est em maiores condies de produzir e aumentar as vendas, o que aumenta a lucratividade; mas seu risco aumentar, pois seu CCL fica proporcionalmente menor. ii) Aumentam em relao ao ativo total: acontece o contrrio. Sobre os passivos circulantes: i) Aumento dos passivos circulantes em relao ao ativo total: a lucratividade cai, pois devido a maiores custos dos emprstimos a curto prazo, paga-se mais de juros; haver um aumento do risco global, pois o CCL diminuir. ii) Diminuio de passivos circulantes em relao ao ativo total: o contrrio. O efeito conjunto deve levar em conta o seguinte: i) se o CCL estiver aumentando (tudo o mais constante), haver diminuio de risco; caso contrrio, haver aumento de risco.

ii) se a participao dos ativos fixos no ativo total estiver aumentando, h maior potencial de lucro; em caso contrrio, espera-se queda de lucratividade. 4.3. Determinao da composio do financiamento. Uma das decises mais importantes que precisam ser tomadas com respeito aos ativos circulantes e passivos circulantes de uma empresa como usar os passivos circulantes para financiar ativos circulantes. Um dos fatores crticos a considerar que qualquer empresa s pode dispor de um montante limitado de financiamento a curto prazo, pois os bancos no emprestam a curto prazo para aplicaes a longo prazo. H trs abordagens sobre o assunto, que exporemos a seguir. 4.3.1. Abordagem da proteo. A abordagem da proteo segue o critrio de financiar fluxos de curto prazo com emprstimos de curto prazo, e financiar aplicaes de longo prazo com emprstimos tomados a longo prazo. O clculo do custo dos fundos de curto prazo feito como a seguir: - calcula-se o emprstimo mdio mensal e multiplica-se esse valor pela taxa de juros de emprstimo de curto prazo. O clculo dos custos dos fundos a longo prazo feito da seguinte forma: - calcula-se o emprstimo mdio anual e se multiplica por sua taxa de juros. Essa abordagem arriscada porque o CCL se anula e porque a empresa est sacando tanto quanto possvel nas fontes de fundos a curto prazo, para cobrir suas necessidades sazonais. 4.3.2. Abordagem conservadora.

A abordagem conservadora seria financiar todas as necessidades projetadas de fundos a longo prazo e usar fundos a curto prazo no caso de uma emergncia ou de uma sada inesperada de fundos. H, entretanto, dois inconvenientes: i) difcil acreditar que seja implentada realmente, pois certos instrumentos de financiamento a curto prazo so virtualmente inevitveis; ii) seria bastante difcil manter baixos nveis de duplicatas a pagar e salrios, pois tais itens surgem naturalmente dos negcios. O custo dessa abordagem pode ser facilmente considerado se o financiamento de longo prazo contrado for multiplicado pelo seus juros anuais. O nvel de CCL relacionado com essa abordagem deve acarretar um nvel baixo de risco para a empresa. 4.3.3. Relao entre as duas abordagens. A maioria das empresas adota uma prtica intermediria entre as duas abordagens. O custo da abordagem mista pode ser calculado encontrando-se a mdia dos fundos requeridos a curto e longo prazos e multiplicando-se os valores obtidos pelas taxas de juros a curto e mdio prazos; a soma dos dois o custo total do plano. A abordagem mista menos arriscada que a abordagem de proteo e mais arriscada que a conservadora. 5. Investimento de capital. 5.1. Tcnicas no-sofisticadas de investimento de capital. Existem basicamente duas tcnicas no-sofisticadas para determinar se so aceitveis ou no as alternativas de dispndio de capital: os clculos da taxa mdia de retorno e do perodo de payback. 5.1.1. Taxa mdia de retorno. O clculo da taxa mdia de retorno uma abordagem bastante comum avaliao de dispndios propostos de capital. Esta abordagem preferida por ser calculada a partir de dados contbeis. Sua definio mais comum :

Taxa mdia de retorno = (LAIR mdio)/(investimento mdio) LAIR mdio: obtido adicionando-se o LAIR esperado de cada ano de vida do projeto e dividindo-se o resultado pelo nmero de anos. Em cado de uma anuidade, o LAIR mdio igual ao LAIR de qualquer ano. Investimento mdio: obtido dividindo-se o investimento lquido por 2. Este processo pressupe que a empresa esteja depreciando a uma taxa constante do valor do capital e neste caso o valor de livro do ativo declina a uma taxa constante desde o preo de compra at zero, ao fim de sua vida til. Isso significa que, em mdia, a empresa manter metade de seu preo inicial de compra nos seus livros. Exemplo: um investimento de R$ 30.000,00; no primeiro ano, o registro R$ 30.000,00; no segundo, R$ 20.000,00; no terceiro, R$ 10.000,00; no quarto, zero; somando tudo e dividindo por 4 (nmero de perodos), temos um investimento mdio de R$ 15.000,00, ou seja, (R$ 30.000,00/2). O aspecto mais favorvel do uso da taxa mdia de retorno para avaliao de projetos a facilidade de clculo Suas principais deficincias so duas: i) a primeira o uso de dados contbeis, em vez de flucos de caixa (FC = LAIR + Depreciao do perodo). Esta deficincia pode ser superada, usando-se fluxos de caixa mdios como numerador. ii) a segunda deficincia que o mtodo ignora o fator tempo no clculo: o LAIR pode comear alto e terminar o perodo pequeno, pode comear pequeno e terminar alto, pode se manter constante; mesmo que se tenha o mesmo retorno nos trs projetos, o primeiro o melhor e o ltimo prefervel ao segundo. 5.1.2. Perodos de payback. O perodo de payback o nmero de perodos necessrio para se recuperar o investimento lquido.

Perodo mdio de payback. Baseia-se na suposio de que as entradas mdias de caixa so representativas do padro de fluxos de caixa. A frmula : Perodo mdio de payback = (investimento mdio)/ /(entradas mdias de caixa mdias anuais) Perodo efetivo de payback. O perodo efetivo de payback se determina definindo-se exatamente o tempo que leva para se recuperar o investimento lquido. Em vez de se obter simplesmente a mdia das entradas de caixa, a empresa leva em conta a poca em que essas ocorrero. Esse ltimo clculo prefervel em relao ao anterior, pois reflete FC reais, que so importantes aos administradores. O perodo de payback uma medida melhor do que a taxa mdia de retorno, pois considera fluxos de caixa, em vez de lucros contbeis. Apenas os fluxos de caixa podero pagar as contas da empresa. O perodo efetivo de payback tambm melhor que a taxa mdia de retorno pois considera a poca de ocorrncia dos fluxos de caixa e, portanto, o fator tempo no valor do dinheiro. O perdo de payback pode funcionar como uma medida de risco, pois reflete a liquidez do projeto: quanto mais lquido o investimento, supe-se que ele seja menos arriscado. H duas desvantagens bsicas no uso de perodos de payback: i) no levar em conta explicitamente o fator tempo; ii) no leva em considerao os FCs aps o perodo de payback. 5.2. Tcnicas sofisticadas de investimentos de capital. 5.2.1. Valor presente lquido. a mais sofisticada de todas. Sua frmula : VPL = (Valor atual das entradas de caixa) - (Investimento lquido)

O VPL obtido subtraindo-se o investimento lquido de um projeto do valor atual das entradas de caixa descontadas a uma taxa igual ao custo de capital da empresa. Somente se todos os fluxos de caixa, tanto entradas como sadas, forem medidos em termos monetrios atuais, que se faro comparaes vlidas entre si. J que se trata de investimentos convencionais, o investimento lquido dado em termos monetrios atuais O critrio de tomada de deciso o seguinte: Se o VPL < 0, rejeita-se o projeto; do contrrio, ele aceito. 5.2.2. ndice de Lucratividade. s vezes denominada ndice de custo-benefcio e no difere muito do VPL: a noca diferena que o IL mede o retorno relativo ao valor atual por real investido, ao passo que o VPL apenas uma diferena. Sua frmula : IL = (valor atual das entradas de caixa)/(investimento lquido) Se o IL < 1, rejeita-se o projeto; do contrrio, se aceita. 5.2.3. Taxa interna de retorno (TIR) definida como a taxa de desconto que leva o valor atual das entradas de caixa a se igualarem ao investimento lquido referente a um projeto. Se a TIR for maior ou igual ao custo do capital, deve-se aceitar o projeto; caso contrrio, deve-se rejeit-lo. Um forma prtica de se calcular a TIR fazer um grfico de VPL x Taxa de desconto. A TIR ocorrer quando o VPL for nulo. 6. Investimento de capital sob risco. 6.1. Conceitos fundamentais de risco. 6.1.1. Risco e Incerteza. Em todo o texto, os termos risco e incerteza so usados indiferentemente, referindo-se variabilidade de retornos esperados, relativos a um dado projeto. Quanto mais certos forem

os retornos de um projeto, menor ser a variabilidade e, portanto, o risco. Projetos com retornos incertos que podem assumir qualquer valor possuem maior risco. O risco existe quando quem toma decises puder estimar as probabilidades relativas a vrios resultados. Distribuies probabilsticas objetivas baseiam-se normalmente em dados histricos. A incerteza existe quando quem toma decises no tem nenhum dado histrico a partir do qual possa desenvolver uma distribuio probabilstica e precisa fazer estimativas aceitveis, a fim de formular uma distribuio probabilstica subjetiva. 6.1.2. Anlise de sensitividade de risco. A anlise de sensitividade envolve o uso de inmeros resultados possveis, ao se avaliar um projeto. O procedimento bsico avaliar um projeto usando-se inmeros fluxos de caixa relacionados, para se ter uma percepo da variabilidade dos resultados. Uma das abordagens mais comuns de sensitividade estimar os resultados piores (mais pessimistas), esperados (mais provveis) e melhores (otimistas), relacionados a um projeto. Exemplo. Tabelas 14.1 e 14.2. 6.1.3. Como atribuir probabilidades a resultados. As probabilidades so usadas para determinar mais acuradamente o risco envolvido em um projeto. Uma probabilidade de um evento pode ser considerada a chance percentual de ocorrer um certo resultado. Atribuindo-se probabilidades aos resultados de um projeto, possvel estimar o valor esperado do seu retorno. O valor esperado de um projeto um retorno mdio ponderado, em que os pesos usados so as probabilidades dos vrios resultados (usa-se os valores do VPL). Exemplo: Tabela 14.3. 6.2. Determinao do risco de projetos. Se houvesse necessidade de se comparar os valores esperados de dois projetos A e B no exemplo anterior, eles seriam os mesmos. A comparao da distribuio probabilstica relativa a cada projeto possibilita a quem toma decises perceber os diferentes graus do

risco de projetos. Pode-se traar uma distribuio probabilstica, lanando os resultados possveis e as probabilidades relacionadas sobre um conjunto de eixos resultadoprobabilidade (como mostram as figuras 14.1 e 14.2). 6.2.1. Desvio-padro. Uma forma de medir a disperso dos resultados calcular seu desvio-padro, que tem a seguinte frmula: DP = ({soma [Ri - E]**2}.Pi)**0,5 onde: DP = desvio padro. Ri = VPL na posio i E = VPL esperado Pi = probabilidade de Ri. Exemplo. Tabela 14.4. 6.3. Risco e tempo. 6.3.1. Risco como funo do tempo. O risco no deve ser considerado apenas em relao ao perodo de tempo presente, mas como funo crescente do tempoMesmo quando os valores esperados devem ser iguais em cada ano, seus desvios-padro so maiores quando mais se avana para o futuro. Como regra geral, se as previses de fluxo de caixa forem feitas para um fluxo cada vez mais distante, maior ser o nmero de variveis envolvidas e, portanto, mais arriscados sero os valores previstos. Exemplo. fazer fig. 14.3. 6.3.2. Risco de carteiras.

O risco de projetos propostos de investimento de capital no pode ser visto independentemente de outros projetos. A empresa deve ser considerada como possuidora de uma carteira de projetos selecionados de modo consistente, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietrios. preciso considerar as novas propostas de investimento de capital, em funo dos projetos existentes, bem como dos outros projetos propostos, e os projetos selecionados devem ser os que melhor diversificam ou reduzem o risco da empresa, ao mesmo tempo que geram um retorno aceitvel. A diversificao bem sucedida pode tomar o risco de um grupo ( ou uma carteira) menor do que a soma do risco dos projetos individuais. A fim de diversificar o risco de projetos e, conseqentemente, reduzir o risco total da empresa, os projetos que so os mais favorveis combinao ou adio carteira existente de projetos so os que tm uma correlao negativa (ou ouco positiva) com os projetos existentes. Exemplo: Fig. 14.5 7. Administrao de Ativos Fixos. 7.1. Como Administrar Ativos Fixos. J que os investimentos em ativos fixos representam dispndios imensos para as empresas industriais, preciso prestar muita ateno no s ao dispndio inicial destinado compra de um determinado ativo, mas tambm aos dispndios subseqentes relacionados ao ativo. Por definio, os ativos fixos tm vida superior a um ano e, por isso, representam um comprometimento a longo prazo. medida que o tempo passa, eles podem ficar obsoletos ou necessitar de um reparo. A esta altura, certas decises financeiras so necessrias. 7.1.1. Dispndios de capital. O dispndio de capital uma despesa que a empresa faz visando gerar benefcios que retornem depois de um ano. Todo comprometimento de recursos em ativos fixos constitue dispndio de capital, porm nem todo dispndio de capital resulta na aquisio de um ativo fixo. Aqui trataremos dos dispndios de capital em ativos fixos.

Os motivos bsicos para o dispndio de capital so: i) adquirir, substituir ou modernizar ativos fixos; ii) obter algum benefcio menos tangvel por um longo perodo. 7.1.1.1. Aquisio de ativos. Uma empresa em crescimento acha muitas vezes necessrio adquirir novos ativos fixos rapidamente. medida que seu crescimento reduz e esta atinge a maturidade, a maior parte de seus investimentos de capital ser para a substituio de ativos obsoletos ou gastos. importante ter em mente que os ativos fixos incluem instalaes e equipamentos. Quer dizer, a compra de instalaes adicionais, como outra fbrica, um dispndio de capital. 7.1.1.2. Substituio de Ativos. A deciso de substituio bastante comum em empresas mais maduras. Esse tipo de dispndio de capital nem sempre provm do estrago de uma parte do equipamento ou da impossibilidade de uma instalao existente funcionar eficientemente. A necessidade de substituir ativos existentes precisa ser examinada periodicamente pelo administrador. Toda vez que uma mquina exige um grande reparo, preciso avaliar o dispndio deste, em vista do dispndio que seria necessrio para substitu-la e dos benefcios de sua substituio. No preciso que uma mquina quebre para que o administrador financeiro disponha-se a considerar a substituio de ativos fixos. medida que as mquinas passam a no ter a resistncia exigida, ou tornam-se ineficientes em comparao a mquinas mais atuais, devese avaliar as vantagens de sua substituio. Um dispndio para uma mquina nova pode ser bastante justificvel, em funo da economia dos custos totais resultantes. Somente conservando-se a par dos novos desenvolvimentos e questionando os dispndios para reparos, pode uma empresa administrar convenientemente os ativos fixos. 7.1.1.3. Modernizao. A modernizao de ativos fixos muitas vezes uma alternativa substituio dos mesmos. A modernizao poder incluir a reconstruo, o reparo ou a incluso de uma nova mquina, ou ainda, instalaes novas. Exemplos:

iii) uma furadeira existente pode ser modernizada , atravs da substituio de seu motor e adaptao. iv) uma instalao fsica pode ser modernizada , renovando-se suas instalaes eltricas, adicionando um sistema de ar condicionado. A modernizao deve ser considerada em funo dos custos e benefcios relevantes. A empresa pode achar que o custo de modernizao de ativos seja realmente maior do que o custo de sua substituio. Em alguns casos, embora o custo de modernizao seja menor do que o custo de substituio, a ltima pode ser prefervel por resultar na obteno de benefcios durante um perodo de tempo mais longo. 7.1.1.4. Outras finalidades. Alguns dispndios de capital envolvem um comprometimento de recursos a longo prazo. Esses tipos de dispndios de capital envolvem dispndios para propaganda, pesquisa e desenvolvimento, servios de consultoria administrao e produtos novos. Sua avaliao complicada, pois difcil saber os retornos intangveis que elas podem obter. 7.2. Fundamentos do Investimento de Capital. 7.2.1. Tipos de Projetos. Os dois tipos de projetos mais comuns so: Projetos independentes; e projetos mutuamente excludentes. 7.2.1.1. Projetos Independentes. So aqueles em que a aceitao de um deles no elimina a considerao dos outros. Se uma empresa tiver fundos ilimitados para investir, todos os projetos independentes que satisfizerem seu critrio mnimo para investimento podem ser implementados. 7.2.1.2. Projetos mutuamente excludentes. So aqueles que tm a mesma funo. Exemplo: uma empresa se confronta com trs formas de obter seu objetivo de aumentar a capacidade produtiva, as trs alternativas sero consideradas mutuamente excludentes.

7.2.2. Disponibilidade de fundos. 7.2.2.1. Fundos ilimitados. Nesse caso, todos os projetos independentes, que fornecem retornos maiores do que um determinado nvel, podem ser aceitos. A maioria das empresas no est nessa situao. Normalmente, o montante para dispndios de capital especificado no oramento anual da empresa. 7.2.2.2. Racionamento de capital. A maioria das empresas s dispe de uma quantia fixa para fins de dispndios de capital. Inmeros projetos podero disputar essa quantia limitada. Ento, a empresa precisa racionalos, apropriando fundos aos projetos que possam maximizar os retornos de longo prazo. 7.2.3. Abordagens utilizadas nas decises tomadas sobre investimento de capital. 7.2.3.1. Abordagem de aceitar-rejeitar. Essa uma abordagem simples, pois exige simplesmente a aplicao de critrios predeterminados a uma proposta e a comparao do retorno resultante com o retorno mnimo aceitvel pela empresa. Essa abordagem poderia ser usada, caso a empresa tivesse fundos ilimitados. Uma deciso de aceitar-rejeitar tambm um passo preliminar na avaliao de projetos mutuamente excludentes ou em uma situao em que o capital precisa ser racionado. Se um projeto mutuamente excludente no satisfizer os critrios bsicos de aceitao, deve ser eliminado de considerao. Se a empresa estiver avaliando projetos dentro de um esquema de racionamento de capital, os projetos inaceitveis no devem ser considerados. 7.2.3.2. Abordagem da classificao. Trata-se de classificar os projetos com base em algum critrio predeterminado, como a taxa de retorno. Quando a empresa se confronta com inmeros projetos, alguns dos quais so mutuamente excludentes e alguns independentes, a abordagem adequada determinar o melhor de cada grupo de alternativas mutuamente excludentes e, portanto, reduzir o conjunto de projetos a um grupo de projetos independentes.

8. Fontes de Financiamento. 8.1. Fontes de Financiamento a curto prazo no-garantidas. 8.1.1. Fontes Espontneas. As fontes espontneas mais importantes de financiamento a curto prazo so: i) ii) duplicatas a pagar obrigaes resultantes de regime de competncia dos exerccios, tais como salrios e ordenados, juros, aluguis, etc. medida que as vendas da empresa aumentam, as duplicatas a pagar aumentam em conseqncia das compras aumentadas, exigidas para se atingir nveis mais altos de produo. Tambm em decorrncia das vendas crescentes, os salrios e impostos a pagar aumentam como resultado de maiores necessidades de mo-de-obra e dos maiores impostos sobre as vendas e lucros mais volumosos. 8.1.2. Fontes Bancrias. Os bancos geralmente concedem emprstimos a curto prazo. O tipo mais importante de emprstimo feito por bancos a empresas o emprstimo a curto prazo, para reforar o capital de giro. Isso significa que quando o banco, ao conced-los, visa financiar necessidades sazonais por exemplo, cobrir aumentos sazonais em estoques ou duplicatas a receber. Tais emprstimos so concedidos visando simplesmente financiar necessidades nos picos sazonais, e espera-se que to logo os estoques e duplicatas a receber sejam convertidos em caixa , os fundos necessrios para pagar o emprstimo sero automaticamente gerados. A fonte bsica de fundos a curto prazo em geral o crdito comercial. H trs formas bsicas de crditos comerciais: i) ii) notas promissrias. linhas de crdito.

8.1.2.1. Notas promissrias.

Um emprstimo de um nico pagamento pode ser obtido de um banco comercial por um tomador que tenha crdito. Geralmente, esse tipo de emprstimo um negcio feito numa nica ocasio, quando um tomador necessita de fundos adicionais por um curto perodo, mas no acredita que essa necessidade se prolongar. O instrumento resultante desse tipo de emprstimo uma nota promissria, que precisa ser assinada pelo tomador. A nota estabelece as condies de emprstimo, que incluem o prazo estipulado de emprstimo (a data do vencimento) e a taxa de juros a ser cobrada. Esse tipo de nota promissria de curto prazo geralmente tem um prazo de 30 a 90 dias. Os juros cobrados numa nota promissria geralmente so definidos como porcentagem fixa, associada de alguma forma taxa de juros interbancria. 8.1.2.2. Linhas de crdito. A linha de crdito um acordo entre uma empresa e um banco comercial, que determina o montante de emprstimo a curto prazo disposio da empresa no banco. Tal acordo feito por um perodo de um ano e muitas vezes coloca certas restries ao tomador. A linha indica que se o banco dispuser de fundos suficientes, dever emprest-los, at certo teto. A maior vantagem da linha de crdito do ponto de vista do banco que ela elimina a necessidade de examinar a situao de crdito do cliente, toda vez que ele pedir dinheiro emprestado. Para obter tal linha de crdito, o tomador tem que fazer uma solicitao formal, apresentando demonstrativos da situao financeira de sua empresa e de suas necessidades futuras de emprstimos. O banco revisar essas demonstraes para determinar se a empresa necessita da linha de crdito que est solicitando, e se isto for comprovado, se ela tiver condies de reembolsar os fundos que est tentando obter. 8.1.3. Fontes no bancrias de financiamento. As trs fontes no bancrias mais comuns de emprstimos negociados a curto prazo so: i) ii) iii) ttulo comercial. adiantamento de clientes. emprstimos privados.

8.1.3.1. Ttulo comercial. Ttulo comercial consiste em notas promissrias a curto prazo, emitidas por empresas com situao financeira muito credenciada. Geralmente, apenas as grandes empresas de segurana financeira inquestionvel podem emitir um ttulo comercial. A maioria dos ttulos comerciais vence dentro de um perodo que varia desde alguns dias at nove meses. A maioria dos ttulos comerciais emitidos atualmente feito por financeiras e, no Brasil, sua forma mais comum a Letra de Cmbio. 8.1.3.2. Adiantamento de Clientes. Uma empresa poder obter fundos a curto prazo, atravs do adiantamento de clientes. Em outras palavras, os clientes podem pagar por tudo ou parte do que eles pretendem comprar, antes de receberem as mercadorias. Em muitas situaes em que um item grande e dispendioso estiver sendo produzido por encomenda, o cliente pode estar mais do que disposto a fazer um adiantamento para financiar uma parte dos custos de produo. Em outros casos, um cliente pode ser demasiadamente dependente de um fornecedor em relao a um componente bsico e pode, portanto, achar vantajoso assegurar o sucesso do fornecedor, oferecendo financiamento na forma de adiantamento. 8.1.3.3. Emprstimos privados. Tambm possvel obter emprstimos a curto prazo dos acionistas da empresa. Os acionistas abastados em muitas empresas podero estar dispostos a emprestar dinheiro empresa, para que esta supere um perodo de crise. Esse tipo de acordo faz sentido do ponto de vista do acionista, o qual tem um grande interesse na sobrevivncia da empresa, uma vez que investiu um certo capital nela. Outra forma de emprstimo privado pode ser obtida , deixando-se temporariamente de pagar comisses aos vendedores. 8.2. Fontes de financiamento garantidas. Um emprstimo com garantia aquele no qual o credor exige um colateral. Quase sempre o colateral assume a forma de um ativo tangvel como duplicatas a receber ou estoque. O

credor adquire o direito de uso do colateral atravs da execuo de um contrato (contrato de garantia) entre ele e o tomador. Este contrato indica o colateral empenhado contra o emprstimo. Uma cpia deste contrato arquivada num cartrio pblico. O arquivamento fornece aos subseqentes credores informaes sobre quais ativos de um tomador potencial esto livres para serem usados como colateral. A exigncia do arquivamento protege o credor, estabelecendo legalmente seu direito sobre a garantia. 8.3. Fontes de financiamento longo prazo. Pode-se obter um financiamento atravs de emprstimo a longo prazo de duas maneiras. Uma delas tomar emprestado o dinheiro diretamente. Estes emprstimos a prazo, com diferentes requisitos so concedidos por inmeras instituies financeiras importantes. Um segundo meio de levantar fundos atravs de emprstimos a longo prazo vender instrumentos negociveis de dvida na forma de debntures.

Vous aimerez peut-être aussi