Vous êtes sur la page 1sur 16

Fundao Armando lvares Penteado Faculdade de Comunicao Anlise da Imagem III Professor Samir Yazbek 3 semestre Turma G

Teatro Brasileiro: Nelson Rodrigues e a pea Os Sete Gatinhos

Andr Campos Mello Bianca Gonalves Bueno Dalton Grokala Gorauskas Karina Felipe Maurcio Pastor Cuencas Pedro Toledo Dayrel de Lima Ricardo Arantes

Realismo
Na segunda metade do sculo XIX h a reao aos excessos romnticos que j se percebe numa pea de transio, como A Lio de Botnica, de Joaquim Maria Machado de Assis . Joaquim Jos da Frana Jnior Como se faz um deputado, Caiu o ministrio traa, num tom bem amargo, o painel das maquinaes polticas do 2 Imprio. Igualmente satrico, mas brincalho, o tom de Artur de Azevedo. Tambm Henrique Maximiano Coelho Neto pratica, em Quebranto ou O patinho feio, uma comdia de costumes gil e leve. Mas as companhias nacionais so precrias, e os atores mais aclamados - Furtado Coelho, Lucinda Simes e Adelaide Amaral - ainda so portugueses. Artur de Azevedo (1855-1908) nasce no Maranho e muda-se para o Rio de Janeiro em 1873. Alm de se dedicar ao teatro, trabalha tambm como jornalista. Cria, com As burletas, O mambembe ou A capital federal, a comdia musical brasileira. Escreve tambm pardias de dramas franceses. Sua importncia no se restringe ao texto, atua tambm divulgando obras de outros autores. Pouco antes de morrer nomeado diretor do Teatro da Exposio Nacional.

Simbolismo
Nos primeiros anos do sculo XX h uma produo muito irregular, que se limita a copiar autores europeus, salvam-se Eva, de Joo do Rio (pseudnimo de Paulo Barreto); O Canto sem palavras, de Roberto Gomes; e A comdia do corao, de Paulo Gonalves. Mas o isolamento criado pela 1 Guerra Mundial gera um embrio nacionalista que se manifesta, sob a forma de temtica regional, em Flores de sombra, de Cludio de Sousa, e Onde canta o sabi, de Gasto Tojeiro.

Modernismo
Embora o teatro seja a arte menos atingida pela Semana de Arte Moderna de 1922, uma de suas conseqncias a criao, por lvaro Moreira, do Teatro de Brinquedo, que estria com Ado, Eva e outros membros da famlia (1927). Escrita em linguagem coloquial, coloca em cena, pela primeira vez, como protagonistas, dois marginais: um mendigo e um ladro. Esse exemplo ser seguido por Joracy Camargo em Deus lhe pague, primeira pea brasileira a obter sucesso no exterior. A Semana de Arte Moderna de 1922, emblema da modernidade artstica, no teve a presena do teatro. S na dcada seguinte Oswald de

Andrade (1890-1954), um de seus lderes, publicou trs peas, entre as quais O Rei da Vela, que se tornou em 1967 o manifesto do tropicalismo. Naqueles anos, registrava-se a hegemonia do astro, representado por Leopoldo Fres e depois por um Procpio Ferreira. S em 1943, com a estria de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1912-1980), sob a direo de Ziembinski, modernizou-se o palco brasileiro. Mas a excelncia do texto no iniciou ainda a hegemonia do autor, que se transferiu para as mos do encenador.

A formao de grupos de teatro na dcada de 30


O Teatro de arte, e no apenas o de entretenimento, conquistou definitivamente seu espao a partir da dcada de 1930. Desde 1938, quando foi fundado o Teatro do Estudante do Brasil, (que encenaram peas de Shakespeare, Ibsen, Sfocles e Eurpides) os artistas procuram formar grupos para somar recursos na produo de seus espetculos. O prprio fundador, Pachoal Carlos Magno, foi um dos grandes responsveis por essa movimentao, conduzindo durante vrias dcadas o movimento teatral estudantil, promovendo festivais, realizando intercmbio de grupos, facilitando e incentivando a evoluo profissional de numerosos artistas e encenadores. Ali, instituiu afigura do diretor, extinguiu o ponto (encarregado de murmurar as falas para os atores em cena, em caso de esquecimento) e valorizou a equipe de cengrafos e figurinistas. Sua contribuio ao desenvolvimento do teatro no Brasil e inestimvel e difcil citar muitos exemplos de tanta dedicao e desprendimento na histria do teatro brasileiro. A renovao esttica efetiva do palco brasileiro se deu com a fundao, em 1941, do grupo amador "Os Comediantes", mais tarde o primeiro grupo que evoluiu passando a ser profissional. O responsvel por essa mudana foi o diretor e intrprete polons Zbigniev Ziembinski, que chegou ao Rio de Janeiro em 1941, fugindo da guerra. De linguagem expressionista, era um mestre da iluminao e passou a coordenar todos os elementos do espetculo, o que fez sobressair no resultado final o trabalho de equipe. Em 1943 teve impacto surpreendente sua montagem de Vestido de Noiva, pea que imps o nome de Nelson Rodrigues como autor que renovaria o teatro nacional. Mais tarde surgiu o Teatro Brasileiro de Comdia (T.B.C.). Com seu fracionamento, outros artistas fundaram novos grupos como "Ndia Lcia - Srgio Cardoso", "Tonia-CeliAutran", "Teatro Cacilda Becker", "Teatro dos Sete" (com Gianni Rato, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e outros), "Teatro Popular de Arte", "Teatro Jovem", "Teatro do Rio", "Teatro da Praa", "Teatro Duse", Teatro do Adolescente", "O Tablado" (este ltimo liderado por Maria Clara Machado, autora das mais significativas peas infantis brasileiras, como Pluft, o fantasminha, O Cavalinho Azul e A menina e o Vento).

Paralelamente, foram-se organizando tambm as associaes de classe, movimento que remonta a 1915, com a fundao, no Rio de Janeiro, do Ciclo Teatral. Um ano depois foi criada a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (S.B.A.T.), ainda hoje a entidade de classe que tem a funo de organizar, controlar e fiscalizar tudo o que se relaciona com direitos autorais. Uma entidade beneficente, a Casa dos Artistas, fundada em 1914, mantm, em Jacarepagu, no Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas, que acolhe velhos profissionais do teatro e de outras atividades artsticas. Em 1937 foi criada a Associao Brasileira de Crticos Teatrais, seguida de outras entidades importantes como a Associao Carioca de Crticos Teatrais, Associao Paulista de Crticos Teatrais, o Instituto Brasileiro de Teatro, a Fundao Brasileira de Teatro e o Servio Nacional de Teatro, este ltimo entidade oficial ligada poca ao Ministrio da Educao e Cultura. Muitas destas associaes hoje ainda existem.

Teatro Brasileiro de Comdia


Criado em So Paulo, em 1948, pelo industrial italiano Franco Zampari, o Teatro Brasileiro de Comdia era, inicialmente, na rua Major Diogo, apenas um espao para abrigar os grupos amadores. Ao verificarse a inviabilidade econmica da iniciativa, nesse esquema, organizou-se uma companhia profissional, que aproveitou os melhores atores desses grupos, aos quais se agregaram outros, vindos do Rio. Em pouco tempo o TBC chegou a ter o melhor elenco jovem do Pas, em que se distinguiam Cacilda Becker,Tnia Carrero, Fernanda Montenegro, Cleyde Yconis, Nydia Lcia, Nathalia Timberg, Tereza Rachel, Paulo Autran, Srgio Cardoso, Jardel Filho, Walmor Chagas, talo Rossi e muitos outros. A encenao estava confiada a europeus e, em certos momentos, at quatro deles se alternavam nas montagens: Adolfo Celi, Luciano Salce, Ruggero Jacobbi, Ziembinski, Flaminio Bollini Cerri, Maurice Vaneau, Alberto D'Aversa e Gianni Ratto. As premissas do conjunto eram a implantao de um teatro de equipe, em que todos os papis recebiam o mesmo tratamento, e se valorizavam igualmente a cenografia e a indumentria, a cargo de Aldo Calvo, Bassano Vaccarini, Tulio Costa, Gianni Ratto e Mauro Francini; e a poltica do ecletismo de repertrio, revezando-se no cartaz Sfocles, John Gay, Goldoni, Strindberg, Shaw, Pirandello, Tennessee Williams, Arthur Miller e Sauvajon, Sardou, Roussin, Barillet e Grdy, Jan de Hartog e Andr Birabeau, entre muitos outros. O TBC consolidou a renovao esttica do espetculo brasileiro, iniciada pelo grupo amador carioca de Os Comediantes, e tornou-se a origem de outros conjuntos dele desdobrados, como a Cia. Nydia LciaSrgio Cardoso, a Cia. Tnia-Celi-Autran, o Teatro Cacilda Becker e o Teatro dos Sete (Maria Della Costa, enquanto aguardava a construo de

sua casa de espetculos, passou por ele, e adotou no Teatro Popular de Arte os mesmos princpios). Na ltima fase, o TBC alterou suas diretrizes, confiando as encenaes aos brasileiros Flvio Rangel e Antunes Filho, alm do belga Maurice Vaneau, e o repertrio privilegiou os dramaturgos nacionais Dias Gomes, Jorge Andrade e Giafrancesco Guarnieri, quando, antes, o autor da casa havia sido Ablio Pereira de Almeida.

Teatro Oficina
Criado em 1958 por um grupo de estudantes da Escola de Direito do Largo de So Francisco, em So Paulo, o Teatro Oficina distinguiu-se por ter absorvido, na dcada de 60, toda a experincia cnica internacional, vinda de fins do sculo passado at aqueles dias, dando-lhe um cunho eminentemente brasileiro. A primeira grande realizao do elenco, em 1963, foi Pequenos Burgueses, de Grki, dirigida por Jos Celso Martinez Corra, responsvel por todas as montagens subseqentes de maior qualidade. A crtica reconheceu nela o melhor exemplo de encenao realista, na linha stanislavskiana, produzida no Brasil. Andorra, de Max Frisch (1964), j incorporou a linguagem pica,deslocada em Os Inimigos, tambm de Grki (1966),brigando com o estilo do autor. A estria de O Rei da Vela, em 1967, teve o mrito de incorporar Oswald de Andrade, com um texto publicado em 1937, Histria do Teatro Brasileiro, e de ser o arauto de um movimento batizado como tropicalismo, de repercusso em outras artes. Galileu Galilei (1968) quebrava o racionalismo extremo de Brecht com uma carnavalizao eminentemente brasileira. E Na Selva das Cidades, do jovem Brecht (1969), que aproveitou as lies de Grotwski, tem o direito de considerar-se o mais potico espetculo moderno em nosso palco. Incansvel na sua busca, o Oficina pretendeu romper as fronteiras convencionais do teatro, fazendo "te-ato" em Gracias, Senior, criao coletiva de seus atuadores, no mais intrpretes, em 1972. Aparentada a Paradise Now, do Living Theatre norte-americano, a montagem foi discutida em virtude de posturas autoritrias que parecia conter. A rigidez da censura poltica, os problemas internos do grupo e o exlio de Jos Celso puseram fim aventura brilhante do Oficina.

Do Teatro Arena Atualidade


O Teatro de Arena da Escola de Arte Dramtica de So Paulo criado em 1953, atravs da presena do diretor Jos Renato. De incio a proposta era ser um TBC mais econmico, mantendo a mesma poltica de ecletismo

de repertrio. O palco era circular, o que aumenta a intimidade entre a platia e os atores. Em 1958 estreou Eles No Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, dirigida por Jos Renato, e a ela se seguiram peas de Oduvaldo Viana Filho, Augusto Boal e outros, inaugurando a nova fase da hegemonia do autor brasileiro. Essa fase estendeu-se ao prprio TBC, ento dirigido por Flvio Rangel, e a grupos cariocas, notadamente o Opinio. O teatro brasileiro ganhava maturidade, com a afirmao natural da dramaturgia brasileira e o enriquecimento de novos elencos e espaos, quando o golpe militar de 1964 subordinou toda a atividade cnica hegemonia da censura. O Ato Institucional n. 5, de 13 de dezembro de 1968, completou a ao nefasta dos governos discricionrios, impossibilitando a continuidade dos conjuntos mais ativos. Instaurou-se a perplexidade, sem a certeza do amanh em qualquer iniciativa, embora se procurasse preservar, a qualquer custo, a chama sagrada. A moda da expresso corporal, talvez conseqncia da impossibilidade de comunicar uma palavra plena, teve o mrito de sublinhar os dotes fsicos do desempenho. E numerosos espetculos se escudaram na proposta de explorar o espao cnico, a exemplo do Cemitrio de Automveis e O Balco, dirigidos por Victor Garcia, O ltimo Carro, de autoria e sob a direo de Joo das Neves, e A Viagem, de Carlos Queiroz Teles, encenao de Celso Nunes. Na dcada de 60, enquanto o Arena desenvolvia o Sistema Curinga, em Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, e Augusto Boal lanava o Teatro Jornal, embrio do Teatro do Oprimido, o Teatro Oficina repassava, com incomum qualidade artstica, as experincias de quase um sculo, sob o comando de Jos Celso Martinez Corra. possvel estabelecer-se uma conexo entre o fim da vigncia do Ato Institucional n. 5, prevista para dez anos, quando j se anunciava o processo de redemocratizao do Pas, e a estria de Macunama, adaptao da rapsdia de Mrio de Andrade, feita por Jacques Thiriot e o Grupo Pau Brasil, sob a direo de Antunes Filho, em 1978. Inauguravase com ela a hegemonia do encenador-criador, no mais o encenador que se considerava servidor do texto, mas algum que assumia a autoria do espetculo, por enfeixar na mo todos os seus elementos. Sob essa nova tica, realizou-se nas duas ltimas dcadas deste sculo as mais importantes montagens, das de Antunes Filho s do jovem Antnio Arajo. As sucessivas conquistas, nos diversos campos, permitiram que o nosso teatro, ao longo do sculo, se equiparasse artisticamente aos mais avanados do mundo. Os encenadores utilizam o experimentalismo com a mesma desenvoltura dos colegas de outros pases. Para os cengrafos e figurinistas, o palco no apresenta nenhum segredo. Temos um nmero significante de grandes atores, no s os que formaram companhia. Os dramaturgos, a partir de Oswald de Andrade, enriqueceram de forma

extraordinria a temtica dos textos. Ele, com a crtica virulenta sociedade estabelecida. Nelson Rodrigues, indo aos recessos profundos do indivduo. Jorge Andrade, realizando um slido painel da Histria brasileira. Ariano Suassuna, ao fundir a religiosidade autntica e o populrio nordestino. Gianfrancesco Guarnieri, trazendo para a cena os conflitos urbanos de classes. Augusto Boal, ao tratar de forma satrica o absurdo poltico. Oduvaldo Viana Filho, muito humano ao pintar as vtimas da ordem injusta. Dias Gomes, passando do sincretismo religioso crtica ditadura. Joo Bethencourt, imprimindo comdia, em certas peas, um tratamento superior. Plnio Marcos, ao incorporar os marginalizados ao universo do palco. E ainda muitos nomes mais jovens, que se acham no processo de construo de sua obra. Essa viso otimista sob o prisma artstico, no se confirma no confronto com a realidade. Faltam recursos para a produo regular de espetculos. Os rgos culturais do governo, nas instncias federal, estadual e municipal, deixaram de subsidiar diretamente a atividade cnica, ainda que as constituies estabeleam ser dever do Estado o amparo cultura. Cruzaram-se os braos, com a delegao iniciativa privada do encargo de apoiar as montagens, por intermdio das leis de incentivo fiscal. Na prtica, parcelas mnimas de renncia de impostos beneficiam a atividade cnica, e o papel das leis de incentivo seria muito til como coadjuvante de uma poltica oficial, que desapareceu. O resultado tem sido o abandono progressivo das encenaes ambiciosas e a melanclica proliferao de monlogos. Os mais recentes meses viram, entre o Rio e So Paulo, uma mdia de quinze atores sozinhos no espetculo. No bastando essa penria, se no incio do sculo o pessoal de teatro precisou lutar para conseguir um dia semanal de repouso, nos anos recentes as duas ou trs sesses costumeiras de tera ou quarta a domingo foram encolhendo para uma s, a partir de quinta ou sexta-feira, ou at mesmo de sbado.

A obra de Nelson Rodrigues


Por meio da linguagem, lmpida e sucinta, vibrtil, e da capacidade de expor os desvos menos confessveis de suas personagens, Nelson abriu caminho para todos os dramaturgos surgidos nas ltimas dcadas. Sbato Magaldi Sbato Magaldi classifica as peas de Nelson Rodrigues em trs blocos. Tal diviso atende em parte ao critrio cronolgico, alm de reunir em blocos diferentes nuances da obra, possibilitando um maior conhecimento e compreenso do autor. Ainda que tal diviso tenha um intuito didtico, as caractersticas nunca se mostram isoladas, sob pena de empobrecer o universo do ficcionista. As peas psicolgicas absorvem elementos mticos e da tragdia carioca. As peas mticas no esquecem o

psicolgico e afloram a tragdia carioca. Essa tragdia carioca assimilou o mundo psicolgico e mtico das obras anteriores. Poucos dramaturgos revelam, como Nelson Rodrigues, um imaginrio to coeso e original, e com um espectro to amplo de preocupaes psicolgicas, existenciais, sociais e estilsticas. No percurso da obra de Nelson observamos um destemido mergulho na alma humana, que se inicia no inconsciente individual, aprofunda-se no inconsciente coletivo at vir aa tona novamente para enfrentar seu destino sob o so, da conscincia: um percurso de heris. Peas psicolgicas: A Mulher Sem Pecado; Vestido de Noiva; Valsa n 6; Viva, Porm Honesta e Anti-Nelson Rodrigues Peas mticas: lbum de Famlia; Anjo Negro; Dorotia; Senhora dos Afogados; Tragdias Cariocas: A Falecida; Perdoa-me por me trares; Os sete Gatinhos e Boca de Ouro; O Beijo no Asfalto; Bonitinha mas ordinria; Toda nudez ser castigada e A Serpente. As tragdias cariocas, ora denominada de costumes (Perdoa-me Por MeTrares), ora divina comdia (Os sete gatinhos), ora obsesso (Toda Nudez), ora simplesmente pea (A Serpente), exploram sempre um conflito amargo do cotidiano do Rio. O teatro surge em 1941, quando estria A mulher sem pecado. Precisava de dinheiro para mim, para minha famlia. Animei-me e fui escrever a chanchada. Vejam o que o segredo da carreira de um autor brasileiro.Comecei a escrever , e na segunda pgina, aquela pea ficou sria. E cada pgina foi ficando mais sria. No fiz nenhuma concesso ao humor. Fiquei surpreso, vagamente divertido e impressionado com isso. Nelson Rodrigues A grande aclamao de Nelson, contudo, ser com a encenao de Vestido de Noiva , com o grupo de teatro amador Os comediantes,dirigida por Ziembinski. A estria da pea em 28 dezembro de 1943, no s laou as bases de uam nova dramaturgia, mas tambm de uma encenao em moldes antes desconhecidos. A pea desenvolve os episdios nos planos da realidade, da memria e da alucinao, e em materializar em cena, como projeo exterior, o subconsciente da acidentada Alade, que falecer aps uma to cirrgico malogrado. Vestido de Noiva faz o crtico do Estado, que se identificou pelas iniciais A.R.N., escrever no incio o tema nela desenvolvido por Nelson Rodrigues no inteiramente novo, pois expe o caso de uma moa que, devido a um acidente de rua, chega mesa de operao em estado de choque sendo vtima de uma srie de alucinaes. Mas a concluso de que se trata de um trabalho com grande alcance cultural, exigindo do pblico uma receptividade que no freqente, nem fcil. Espectadores, em grande parte de elementos dos nossos meios literrios e artsticos, de pronto apreenderam o real sentido da pea. Desta luta assombrada da imaginao, Nelson Rodrigues tira uma pea viva , cuja realidade surpreende pela verdade. essa ligao mgica,

atroz, com a realidade e com o perigo que Antonin Artaud requeria do novo teatro, renegando os textos considerados definitivos e sagrados para reencontrar a noo de uma espcie de linguagem nica a meio caminho entre o gosto e o pensamento. o que penso ter encontrado Nelson Rodrigues, nessa pea, cheia de expresso de cruel, porm humana: real, mas sob o magnetismo da imaginao; objetiva e concreta, apesar dos fantasmas do delrio demente, pois tudo o que o crebro concebe existente. O pintor e cengrafo Santa Rosa a cerca da obra de Nelson Rodrigues Sob o pseudnimo de Suzana Flag, de 1944 a 1947, escreveu folhetins, publicados em jornais. A boa acolhida do pblico sua obra, porm, no teve continuidade imediata. Ao contrrio, a fase seguinte quase levou Nelson ao completo ostracismo. lbum de Famlia, escrita em 1945, recebeu interdio da Censura em 17 de maro de 1946, sendo liberada somente em 3 de dezembro de 1965. Os admiradores de vspera condenaram o dramaturgo cujo nome, desde ento, passou a ser sinnimo de obsceno e tarado. Anjo Negro, feita em 1946, trouxe a segunda interdio para o autor, em janeiro de 1948, indo cena, contudo , dois meses depois, em 2 de abril, no Teatro Fnix do Rio, em produo de Sandro Polloni e sob a direo de Ziembinski. Do ano seguinte, 1947, Senhora dos Afogados, terceira interdio do autor, em janeiro de 1948. Esta pea estreou em 1 de junho de 1954,no Teatro Municipal do Rio, no desempenho da Companhia Dramtica Nacional, do Servio Nacional de Teatro, dirigida por Bibi Ferreira. Quarta e ltima pea da fase mtica , na dramaturgia de Nelson, depois de lbum de Famlia, Anjo Negro e Senhora do Afogados, Dorotia, Classificada como farsa irresponsvel, foi escrita em 1949, subindo cena em 7 de maro de 1950, no Teatro Fnix do Rio, sob a direo de Ziembinski. Nelson sentia-se injustiado e no deixava de confidenciar secreta preferncia pelas peas mticas, sobretudo por lbum de Famlia. O monlogo Valsa n6, de 1951, retoma o subconsciente e o procedimento faz com que possa ser considerado uma espcie de Vestido de Noiva s avessas. No mesmo ano ele iniciou na ltima Hora a publicao de A vida Como Ela ..., em que narrava diariamente uma histria diversa, misto de conto e crnica. Os artigos causaram um certo espanto pela liberdade de linguagem e pelas situaes extremamente chocantes para a poca. A fico jornalstica influiu forosamente no teatro. A partir da Revoluo de 1964, Nelson Rodrigues passa a escrever crnicas para jornais, apoiando os governos militares e ridicularizando a esquerda. Enquanto esteve vivo, acompanhou a adaptao de sua obra para o cinema e chegou a colaborar com o roteiro de A dama do Lotao, de Neville DAlmeida, Bonitinha , mas ordinria, e lbum de Famlia, de Braz Chediak. Escreveu tambm os dilogos para dois filmes: Somos Dois, de

Milton Rodrigues , e Como ganhar na loteria sem perder a esportiva, de J.B. Tanko. O teatro desagradvel de Nelson Rodrigues compreende as peas mticas. Nele h a exibio do conflito que se revela e se resolve mediante a experincia fsica do outro. Aqui a dramaturgia no surge como ordenao, mas como estratgia. Essa estratgia assume o humor, a ironia, o simbolismo e anarquia. O drama surge como conflito entre aquilo que podemos compreender e aquilo que no escapada a cerca de ns mesmos. Por essa razo desagradvel, e cruel. A crueldade o desagradvel. Pode-se afirmar que est no teatro desagradvel o foco condensador dos elementos que compem a radicalidade da obra de Nelson. Ao considerar mticas as quatros peas que compem este teatro, deve-se levar em conta a capacidade que o mito possui de unir aquilo que atemporal e o que est acontecendo agora. Quando Nelson Rodrigues afirma que todo seu teatro uma mediao sobre o amor e a morte, est tocando nos dois principais mitos que regem a cultura ocidental; o amor, como manifestao plena da afirmao do indivduo, e a morte, como aniquilamento desse indivduo. Se a comdia est sob o domnio de Eros, a tragdia est sob o domnio da Morte; da a morbidez e a ironia to caractersticas da obra rodriguiana. A partir de lbum de Famlia enveredei por um caminho que pode me levar a qualquer destino, menos ao xito. Que caminho este? Respondo: de um teatro que se pode chamar assim desagradvel. Numa palavras , estou fazendo um teatro desagradvel, peas desagradveis... E por que peas desagradveis? Segundo j disse, porque so obras pestilentas, ftidas, capazes por si ss, de produzir o tifo e a malria na platia. Nelson Rodrigues em depoimento Revista Dionisyos Tambm Nelson Rodrigues ir trabalhar basicamente cm a oposio entre masculino e feminino, mergulhando na matria por meio da exaltao dos instintos, buscando reconquistar a pureza perdida. As peas mtica so regidas pelo processo dialtico de sujar para limpara, corromper para regenerar, perder-se para salvar-se. Nestas peas ele vai alm do sexo, acrescentando sempre ao tema sexual sua caracterstica morbidez. Numa radical inverso, a morte a mais radical forma de expresso , a mais poderosa metfora. As peas abordam temas de conotaes sexuais, pois tratam de impulsos humanos bsicos que provocam, na maioria da vezes, respostas ambivalentes. O Incesto surge como a grande imagem que condensa as foras num mundo fechado, prestes a implodir. O arqutipo do incesto determina o campo de foras dentro do qual o desagradvel e crueldade iro se desenvolver em seu teatro. O ataque ideologia da autoridade, representada na figura do pai, compreendido como smbolo e raiz das estruturas ideolgicas esclerosadas da sociedade, ou seja, Ordem, Justia, Religio, Famlia e Ptria. Ele utiliza duas armas: a analogia , linguagem da correspondncias e da paixo e, da ironia, linguagem da crtica , do

grotesco, do bizarro, do nico. A primeira lhe oferece a chave de entrada nesse labirinto que conduz cada vez mais para baixo, para os domnios da morte. A segunda, lhe permite a sada. Ao tratar do incesto sob suas formas mais variadas, no est fazendo mais do que mostrar uma tendncia do ser humano que faz parte do desenvolvimento de sua personalidade. Se este conflito entre impulso instintivo e norma social no for resolvido na infncia, voltar a aparecer de forma patolgica, mas tarde na vida. A tragdia instala-se no momento em que essas foras inconscientes , esse destino humano, encontram o obstculo social, o tabu, que frustram a sua realizao. S atravs da destruio da vida possvel libertar-se da regra social, do preconceito. A morte no se coloca como castigo, mas como uma finalizao necessria do conflito. s atravs da morte simblica da figura repressora externa ou interna que o conflito edipiano pode ser resolvido. Assim, a morte deixa de ser punio apara assumir a face da redeno. As personagens de Nelson Rodrigues no resolvem conflitos atravs de mediao simblica, nem de reflexo, nem de autoconhecimento. A eliminao de algum indesejvel, nas suas peas no acontece no nvel mental de elaborao ou de compreenso da dinmica de um relacionamento, ela se faz literal e concretamente atravs da morte. Ou matam o outro, ou se matam. H uma caracterstica essencial dos personagens rodriguianos: o fato de serem dominados pela violncia da paixo, pela obsesso e pela loucura. H, de parte deles, uma forte negao da racionalidade, da insensatez, da medida e do equilbrio. Da sua exacerbao, o seu paroxismo. So movidos pelas mais legtimas foras da natureza humana: aquelas derivadas do instinto. Em sua extravagncia, os personagens so necessariamente feios. Seu criador est interessado no lado escuro de sua natureza. As peas de Nelson Rodrigues causaram grande choque porque ao mesmo tempo em que tratavam dos grandes temas universais, punham a nu a ideologia da classe mdia brasileira, tanto da alta quanto da pequena burguesia. As senhoras me dizem: Que queria que seus personagens fossem como todo mundo. E no ocorre a ningum que meus personagens so como todo o mundo, da a repulsa que provocam. Ningum gosta de ver no palco suas ntimas chagas, suas inconfessas abjees. Nelson Rodrigues Para tornar esse retrato da alma humana e da sociedade brasileira ainda mais contundente, Nelson Rodrigues faz uso do grotesco, isto , do disforme, do horrvel, do ridculo, do burlesco. No s seus personagens so disformes, quase caricaturais, mas vivenciam seus atributos de modo absolutamente radical. As situaes apresentadas tambm so radicais, e , por isso, altamente improvveis. Tudo levado ao limite extremo. O ridculo aparece sob a forma de mau gosto. Fiel a seu tempo, Nelson incorporou sua dramaturgia as noes de psicanlise desenvolvidas por Freud no incio do sculo. Ele vai trabalhar

basicamente com o contedo do id, isto , cs impulsos mais primitivos comuns a todos os homens. O universo que da resulta s Poe ser patolgico, uma vez que o ego no encontra caminhos aceitveis apara a satisfao do id e que seus personagens se fixam em determinadas etapas do desenvolvimento da personalidade, sem conseguir elabor-las e ultrapass-las, pois, um teatro extremamente desagradvel, que trata dos desejos inconscientes, dos conflitos no resolvidos, enfim, do nosso i eu mais profundo. Nelson Rodrigues foi o primeiro dramaturgo brasileiro a no respeitar as unidades de lugar e tempo. As recordaes saltam para frente e para trs como um a srie de flash-backs, utilizados na linguagem cinematogrfica. Teatro: 1942 1943 1945 1946 1947 1949 1951 1953 1957 1957 1958 1959 1960 1962 1965 1973 1980 - A mulher sem pecado - Vestido de Noiva - lbum de Famlia - Anjo Negro - Senhora dos Afogados - Dorotia - Valsa n.6 - A falecida - Perdoa-me por me trares - Viva, porm honesta - Os sete gatinhos - Boca de Ouro - Beijo no Asfalto - Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinria - Toda nudez ser castigada - Anti-Nelson Rodrigues - A serpente

Romances: 1944 1944 1946 1948 1949 1951 1953 1959 1959 1966 - Meu Destino Pecar (sob o pseudnimo Suzana Flag)* Escravas do amor (Suzana Flag)* Minha vida (Suzana Flag)* - Npcias de Fogo (Suzana Flag)* A mulher que amou demais (Suzana Flag)** - O homem proibido (Suzana Flag) *** - A Mentira (Suzana Flag)**** - Asfalto Selvagem*** - Engraadinha, seus amores e seus pecados*** - O Casamento

*publicado em O Jornal **publicado em O dirio da noite ***publicado em ltima Hora ****publicado em Flan

Contos: 1961 - Cem contos escolhidos: A vida como ela ... 1974 - Elas gostam de apanhar Crnicas: 1967 1968 1970 1977 Memrias de Nelson Rodrigues Publicado* O bvio ululante Publicado** A cabra vadia Publicado** O reacionrio***

*publicado no Correio da Manh **publicado em O Globo ***publicado em Correio da Manh e O Globo

Novelas de Televiso: 1963 A morta sem espelho, TV Rio 1964 - Sonho de amor, TV Rio 1964 - O desconhecido, TV Rio Filmes: 1950 - Somos dois, Direo de Milton Rodrigues; Nelson Rodrigues participou como dialoguista 1952 - Meu destino pecar, Direo de Manuel Pelufo 1961 - Mulheres e milhes, Direo de Jorge Ileli; Nelson participou como dialoguista 1962 - Boca de Ouro, Direo de Nelson Pereira dos Santos 1963 - Meu nome Pel, Direo de Carlos Hugo Christensen; Nelson participou como dialoguista 1963 - Bonitinha, mas ordinria, Direo de J. P. de Carvalho 1964 - Asfalto selvagem, Direo de J. B. Tanko 1965 - A falecida, Direo de Leon Hirszman 1966 - O beijo, Direo de Flvio Tambellini 1966 - Engraadinha depois dos trinta, Direo de J. B. Tanko 1970 Como na Loteria sem Perder a Esportiva, Direo de J. B. Tanko 1973 - Toda nudez ser castigada, Direo de Arnaldo Jabor 1975 - O casamento, Direo de Arnaldo Jabor 1978 - A dama do lotao, Direo de Neville dAlmeida; Nelson participou como co-roteirista

1980 - Os sete gatinhos; Direo de Neville dAlmeida 1980 - O beijo no asfalto; Direo de Bruno Barreto 1980 - Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinria, Direo de Braz Chediak 1981 - lbum de famlia, Direo de Braz Chediak 1981 Engraadinha, Direo de Haroldo Marinho Barbosa 1983 - Perdoa-me por me trares, Direo de Braz Chediak 1990 - Boca de Ouro, Direo de Walter Avancini 1998 Traio, Direo de Arthur Fontes, Claudio Torres e Jos Henrique Fonseca 1998 Gmeas, Direo de Andrucha Waddington

Os Sete Gatinhos (1958)


Nesta pea, tambm conhecida como A ltima virgem, Nelson Rodrigues demonstra abertamente todo o seu pessimismo para com o ser humano e o seu falso moralismo, sendo at radicalista com o seu realismo demonstrado na pea. O dramaturgo acredita que a nica salvao possvel do homem est no amor, sentimento que o absolve do exlio terrestre. Os sete gatinhos conta a situao social de uma famlia de classemdia baixa do Rio de Janeiro, que se encontra afundada em mentiras e prostituio. Seu Noronha o patriarca da famlia, trabalha como contnuo da Cmera dos Deputados e casado com a gorda(que para contrabalanar o desinteresse sexual do marido, enche as paredes do banheiro de palavres obscenos). Os dois tiveram cinco filhas, na qual quatro delas so prostitutas. Aurora, Arlete, Dbora e Hilda aceitam prostituir-se e tentam sobreviver s humilhaes, realizando-se na idia de que Silene, a irm caula e pura, ter enxoval rico e subir ao altar virgem e com vu e grinalda. Mas isso no acontece. Silene, a quem a famlia acredita estar a salvao de todos os seus pecados atravs de sua pureza e de sua virgindade, aparece grvida. Agora que Silene desce do pedestal mtico, todos podem cheirar mal e apodrecer. Esse o estigma da espcie humana. A pea entrelaa vrios temas caros ao autor, a partir da mitificao da pureza, encarnada no idia do casamento de uma virgem, com vu e grinalda. Para que esse smbolo se concretizasse, prostituem-se as irms mais velhas de Silene. Instala-se, mais uma vez, a frustrao, ao ser diagnosticado que a adolescente estava grvida. O pai grita para os interlocutores a misria da famlia Todos ns somos canalhas![...] Sabe por que esta famlia ainda no apodreceu no meio da rua? Porque havia uma virgem por ns! Destrudo o smbolo da virgindade, a famlia de Noronha pode finalmente cheirar mal e apodrecer. Nada de prostituio na rua: o pai institui em casa o bordel de filhas.

Seu Noronha, contnuo, aceita o sistema e mesmo capaz de defend-lo, s se decepcionando aos poucos, quando se percebe impotente para romper o bloqueio de presses que o oprimem e o subjugam. O contnuo marginalizado dentro da sociedade sem que por ela seja realmente expulso. Seu anonimato no teria importncia, entretanto, se financeiramente o trabalho lhe fornecesse um mnimo de conforto. Como isto no lhe ocorre, acumulam-se as angustias e ele se sente comprimido na mais baixa posio da hierarquia social. Que haja outros em situao ainda pior pouco interessa. Ou melhor: interessa somente na medida em que, acrescentando insatisfao em seu meio ambiente, psicologicamente o mundo se torna insuportvel. O drama de seu Noronha terrvel no porque a misria domine as suas preocupaes como uma obsesso irremovvel, embora isto tambm acontea. na insignificncia de sua condio que se localiza o ncleo de seu sofrimento. Seu Noronha se sente impotente porque no sabe para onde voltar sua revolta. com efeito na impossibilidade de transformar-se que se acha o ponto fundamental de sua angstia e o vrus que contamina o universo rodriguiano. Como se estivessem fechados dentro de um crculo invisvel que apenas lhes desse a alternativa da mentira os personagens de Nelson Rodrigues entram necessariamente em desespero assim que vivem porque o mesmo no contm dentro de si as sementes de mudana que sero indispensveis para corrigi-lo e dar-lhe nova significao. Incapazes de se transformarem e de transformarem o meio ambiente que os cerca, os personagens rodriguianos deixam-se arrastar pela nica tendncia dominante, e degeneram, deterioram-se como frutos contaminados. Personagens: Bibelot: homem casado, que tem um caso com Aurora. o pai do filho de Silene; Aurora: filha, se envolve com Bibelot; Gorda: me, possui desejos sexuais reprimidos; Dbora: filha, arranja mulher para velhos; Noronha: pai, contnuo da Cmera dos Deputados, chora de um olho s; Arlete: filha, tem nojo de homem, se refugia no lesbianismo, para se sentir menos prostituta; Hilda: filha, a mais silenciosa, mdium; Silene: filha caula, venerada por sua pureza e virgindade; Saul: gringo velho e comerciante; Dr. Portela: diretor do colgio de Silene; Dr. Bordalo: mdico da famlia. A pea dividida em trs atos e quatro quadros. Primeiro Ato: 1 Quadro - Encontro de Aurora com Bibelot; 2 Quadro - Seu Noronha chegando do trabalho e discutindo com a Gorda, Hilda, Dbora e Arlete sobre os palavres escritos na parede do banheiro. Segundo Ato: 1 Quadro - Chegada de Silene, expulsa do colgio, e de Dr.Portela com a revelao da morte da gata parindo os sete gatinhos; 2 Quadro Descoberta da gravidez de Silene. Terceiro Ato: Momento em que Hilda recebe o esprito do primo Alpio. Descoberta e morte do homem que chora de um olho s.

Bibliografia:

ALMEIDA, Vernica Fabrini Machado de. O desagradvel e a crueldade- o teatro mtico de Nelson Rodrigues sob a perspectiva do teatro da crueldade de Antonin Artaud. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2000. CACCIAGLIA, Mario. Pequena Histria do Teatro no Brasil (quatro sculos de teatro no Brasil). So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1986. FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues Expressionista.Cotia: Ateli Editorial, 1998. LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979. MAGALDI, Sbato. Moderna Dramaturgia Brasileira. So Paulo: Editora Perspectiva, 1998. __________. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenaes. So Paulo: Editora Perspectiva, 1984. MAGALDI, Sbato e VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de Teatro em So Paulo (1875-1974). So Paulo: Editora Senac, 2000. MARTINS, Maria Helena Pires. Nelson Rodrigues literatura comentada: seleo de texto, notas, estudos biogrfico, histrico e crtico. So Paulo: Abril Educao, 1981. NUNES, Luiz Arthur. O teatro de Nelson Rodrguez, in O teatro atravs da histria, volume II O teatro brasileiro . Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, Entourage Produes Artsticas, 1994. PRADO, Dcio de Almeida. Histria concisa do teatro brasileiro (1570-1908). So Paulo: Edusp, 1999. ________. O teatro brasileiro moderno. So Paulo: Editora Perspectiva, 1996. RODRIGUES, Nelson. Os sete gatinhos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Sites:
http://conhecimentosgerais.hypermart.net/teatro/teatro-no-brasil-acontestacao-no-teatro.shtml http://liriah.teatro.vila.bol.com.br/historia/teatro_brasileiro.htm http://www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk8/espectaculos/teatro/crono logia.html http://www.estado.estadao.com.br/edicao/especial/retro1900/teat.html http://www.dionisius.hpg.ig.com.br/index.html http://www.mre.gov.br/

Vous aimerez peut-être aussi