Vous êtes sur la page 1sur 10

Ncleo de Educao a Distncia

UVAONLINE

Sade Coletiva
Unidade 5 Aes de Sade

Pgina 1 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Aviso importante!
Este material foi produzido com o objetivo de permitir que voc realize consultas offline ao contedo do curso virtual. No entanto, alertamos para o fato de que o curso deve ser feito no modo digital. O contedo foi desenvolvido prevendo a utilizao dos recursos que a mdia eletrnica pode oferecer. Atravs do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornar-se- mais fcil, gil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para voc, atravs desta apostila, dever ser utilizado apenas como um reforo. Todas as prticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, s esto disponveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovao, necessrio que voc tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliaes propostas em todas as unidades da disciplina. Tenha um timo estudo!

Pgina 2 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Estudar a Sade da Coletividade envolve mltiplos enfoques da cultura mundial e nos informa sobre todas as reas que se integram sade. O processo de compreenso de sade, doena, normalidade, anormalidade e equilbrio scio-econmico-cultural de uma populao multidisciplinar. Portanto, todos os profissionais de sade necessitam ter participao direta ou indireta nos resultados de melhoria do padro de vida de uma nao. E para atuar na rea de sade conhecendo o perfil de um povo, utilizam-se ferramentas de anlises que colaboram no diagnstico mais provvel de uma localidade. A Epidemiologia tem facilitado muitas anlises da sade pblica, fornecendo bases para avaliao de profilaxias, diagnoses, morbidade, mortalidade analisando os fatores socioeconmicos que possam ter influncia no surgimento de doenas, assim como nas condies gerais de sade. Vimos na Unidade 1 que Epidemiologia uma cincia descritiva, na medida que descreve a ocorrncia e a distribuio de sade, doenas, desordens, defeitos, incapacidade, morte e outros problemas. Embora a anlise epidemiolgica seja importante, a sade do indivduo isoladamente deve ser preservada, pois sem este enfoque no se consegue um progresso globalizado. A sade e a cidadania caminham juntas e prevem atenes bsicas do indivduo dentro do seu contexto social. As aes de sade vo desde a atuao do profissional isoladamente at a divulgao de projetos e campanhas que mobilizem um grande nmero de indivduos a colaborarem na melhoria do nvel de vida de uma nao. Neste processo ento, esto envolvidos vrios representantes de mltiplos segmentos da sociedade. No entanto primordial que profissionais de sade, representantes da comunidade e governantes dem as mos para que se alcance o maior objetivo: a melhoria da qualidade de vida.

Pgina 3 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Objetivos da unidade Esperamos que nesta unidade voc seja capaz de: 1. analisar e conhecer as possveis caractersticas de uma populao, assim como as suas relaes com a sade. 2. identificar a importncia dos estudos epidemiolgicos na determinao do padro de vida de uma nao. 3. destacar a importncia da interao sade-cidadania e seus reflexos na sociedade moderna. 4. estabelecer relaes entre a atuao dos profissionais de sade, representantes de uma comunidade e governantes no progresso da sade de uma populao.

Roteiro da Unidade: Discutiremos as Aes de Sade a partir das seguintes lies: 5.1 Veculos de comunicao a servio da sade 5.2 A atuao do profissional de sade na promoo da sade da coletividade

LIO 5.1 - VECULOS DE COMUNICAO A SERVIO DA SADE


Transmitir a informao algo vital para a gesto da sade. A capacidade de entendimento da mensagem por diferentes pblicos essencial para se alcanar os resultados desejados. O Ministrio da Sade utiliza sofisticados meios de comunicao para a criao, produo e veiculao da informao. No entanto, como rgo da rea de sade, tem necessidade de desenvolver projetos especiais, porque trabalha diretamente com as questes limtrofes do ser humano, com as marcas que o informam sobre a qualidade da sua vida, das suas doenas e da sua morte (Pitta, 1995). Assim, qualquer definio de poltica de comunicao para implantar uma campanha de sade pblica depende de uma certa ousadia, pois estaro em debate questes como cidadania, misria e riqueza, moral e tica, higiene etc. (Porto & Ponte, 2003) Os temas sobre sade devem desenvolver formas de comunicao eficazes, que informem e provoquem reaes no pblico-alvo.

Pgina 4 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Por isso, os rgos de sade ou entidades promotoras devem 'pensar' a comunicao de modo estratgico, pois a campanha publicitria representada por imagens ou linguagens consistentes, embora algumas abordagens sejam delicadas. As informaes veiculadas tm de ser de fcil assimilao por toda a sociedade, por que, em geral, sua mensagem visa atingir a todos. Alm disso, as divulgaes devem ser capazes de romper barreiras impostas pelo analfabetismo ou por singularidades regionais. (Porto & Ponte, 2003) A comunicao na rea de sade deve obedecer a estratgias que envolvam cuidados e tica, pois a sade por si j cercada de muitos princpios. Existem campanhas que utilizam o humor para promover a descontrao, como na campanha da Aids. No entanto, este caminho nem sempre funciona, pois em qualquer rea, para se fazer uma campanha bem-sucedida so necessrios amplos estudos de avaliao scio-cultural, importantes no aumento da credibilidade e da legitimidade da instituio promotora. (Nascimento, 1997; Xavier,2001) A propaganda, ao contrrio do que a maior parte das pessoas pensa, no est somente relacionada a servio de empresas com fins lucrativos. Trata-se de uma importante ferramenta de conscientizao, educao e mobilizao social e o profissional da rea da sade, ainda que no possua conhecimento especfico em comunicao social, deve possuir noes fundamentais de estratgias de comunicao interna ou externa, produzidas in house (dentro da prpria empresa) ou contratar empresa especfica para este fim. Um planejamento bsico de comunicao inicia-se com os seguintes passos: 1. Conhecimento profundo do assunto a ser divulgado 2. Estabelecimento do que e a quem deve ser dito (pblico alvo) 3. Escolha do (s) veculo (s) de comunicao 4. Produo da mensagem 5. Divulgao 6. Avaliao do impacto Existe hoje no mercado uma ampla gama de possibilidades para se divulgar uma campanha publicitria, no entanto, o fator limitante e, portanto, determinante no estabelecimento dos veculos a serem utilizados a verba disponvel para esse fim. Via de regra, toda instituio de mdio e grande porte, da rea pblica ou privada, dispe de uma rea de comunicao, que acessada no momento da deteco da necessidade de se criar uma campanha publicitria e este profissional de comunicao, conjuntamente com o profissional da rea da sade, desenvolver a ao. (Reiff, 2004) Um exemplo de comunicao na sade a utilizao da informao na preveno.
Pgina 5 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Dados do Ministrio da Sade mostram que o Papiloma Vrus Humano (HPV), mais comum do que se imagina: uma em cada quatro mulheres est infectada, muitas vezes sem saber - o que mais preocupante. Estatsticas apontam que aproximadamente 25% da populao feminina do Brasil so portadoras do HPV. Alm de atrapalhar a vida sexual, ele responsvel por 95% dos casos de cncer de colo de tero, o segundo tipo de cncer que mais mata no pas. Acredita-se que a comunicao social pode alertar as pessoas sobre a importncia do uso de preservativos nas relaes sexuais, a fim de evitar o aumento das contaminaes; informar de que h tratamentos e exames preventivos, capazes de garantir a convivncia pacfica com o vrus. (Silvrio, 2003) Normalmente uma campanha de sade pblica envolve todo um segmento da populao, ou at mesmo ela toda, assim, veculos de ampla cobertura so os indicados, porm, muitas vezes inviveis financeiramente. Assim, a campanha deve ser adequada realidade da instituio anunciante. A divulgao do problema de sade atravs da mdia impressa, rdio e televiso, sem custo de veiculao, por no se tratar de comercial ou anncio publicitrio, mas matria jornalstica, normalmente tem muito maior aceitabilidade do leitor, telespectador ou ouvinte. (Reiff, 2004) OBJETIVO DAS POLTICAS DE SADE: Promover aes que tragam benefcios para a populao, portanto o melhor veculo de comunicao numa campanha ser aquele que atingir o maior nmero de indivduos da populao, mobilizando-os para a preveno de doenas e conquista da sua sade.

LIO 5.2 - A ATUAO DO PROFISSIONAL DE SADE NA PROMOO DA SADE DA COLETIVIDADE


Esta disciplina, Sade Coletiva, foi planejada para todos aqueles que tm interesse nas questes que envolvem sade, uma vez que nesta rea so requisitados trabalhos com equipes multiprofissionais. Por exemplo, um profissional de Cincias da Computao seria muito bem vindo a atuar, nos Sistemas de Informao do SUS, assim como um profissional de Cincias Aeronuticas em campanhas de vacinao em massa. Se formos tentar correlacionar as carreiras que interagem com a rea de sade, a lista no teria mais fim. No entanto, para compreendermos melhor a situao da sade no mundo e possibilitarmos a busca de solues adequadas, torna-se
Pgina 6 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

fundamental recorrer-se a uma anlise das prticas de sade e da formao dos profissionais que atuam nesta rea. (Wechsler, 1995)1 As crises ambientais, scio-econmicas, ticas e polticas que vivenciamos, acabam refletindo nas reas de atuao do profissional de sade. Ento, freqentemente nos perguntamos: Quais so as maiores necessidades de atuao deste profissional? O que ele pode melhorar na nossa sociedade?

As necessidades bsicas dos indivduos so requisitadas, principalmente pelos profissionais de sade que com todos seus atributos, buscam a melhoria das condies de vida dessas pessoas. Na UNIDADE 4, elucidamos alguns dos grandes passos para se alcanar a qualidade de vida estabelecendo relaes entre a importncia da alimentao balanceada e das prticas de atividades fsicas. A orientao alimentar fica a cargo do nutricionista O planejamento de exerccios fsicos do profissional de educao fsica E a reabilitao fsica do fisioterapeuta.

Muitas aes que possam contribuir para a preservao das populaes podem envolver a atuao destes profissionais. Mas as interaes no ficam por aqui, pois o ser humano no uma mquina que possa receber tratamento por partes. Como exemplo, um indivduo mal nutrido reage ao ambiente de forma insuficiente e, conseqentemente, a aprendizagem d-se em condies reduzidas. (Vieira, 1995)2 A aprendizagem e o crescimento intelectual necessitam de estmulos, como o caso da linguagem. Como A funo primria da linguagem a comunicao e o intercmbio social (Vygotsky, 1964)3, A amplitude do intelecto estar sempre associada s formas de comunicao.

WECHSLER, R. In VIEIRA, RM et al. Fonoaudiologia e Sade Pblica, 1995. Universidade, Servios de Sade e a Comunidade. O papel dos programas de integrao docenteassistenciais.
2

VIEIRA, RM. Fonoaudiologia e Sade Pblica, SP, 1995

VYGOTSKY, LS. Pensamiento y lenguage-teoria del desarollo cultural de las funciones psiquicas. Buenos Aires, Lutaro, 1964. Pgina 7 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

Infelizmente, a linguagem nem sempre atinge seus propsitos quando apresenta distrbios ou alteraes. O fonoaudilogo um profissional habilitado a desenvolver trabalhos de preveno e correo dessas alteraes. O envolvimento da Fonoaudiologia com as vrias formas de comunicao: oral, escrita, gestual ou por qualquer outro cdigo pode promover a elaborao de projetos de atendimento dentro ou fora de uma clnica especializada. Alm disso, pode desenvolver prticas preventivas e curativas com efeitos coletivos de ateno sade em vrios segmentos da sociedade. Esse processo interativo da rea de sade inclui o conhecimento da Biologia que aborda aspectos tanto fsicos quanto mentais da estrutura humana. Podemos destacar neste mbito, os conhecimentos de herana gentica, os processos de maturao e envelhecimento, alm da total constituio dos organismos. Como o ser humano est inserido em um contexto ambiental, as relaes com os fatores externos ao corpo tambm so abordadas. Na natureza, todas as suas relaes com a vida das populaes e a preservao da sade tm enfoques biolgicos. Dessa forma, um bilogo poder participar de planejamentos para a elucidao de problemas que atinjam as populaes ou preservem suas vidas. comum pensarmos em um hospital quando falamos de atuao na rea de sade, embora a sade como um todo no vise somente o atendimento hospitalar ou ambulatorial do indivduo. Mesmo assim, os hospitais devem ser vistos como locais onde a participao do profissional de sade fundamental. Portanto, pessoas hospitalizadas necessitam de cuidados especiais que em sua maioria provm de profissionais da sade. Segundo Waldow (1999).4 Assim, quando se assume o cuidado com um paciente, que geralmente comea com a realizao de exames, registro de dados e acompanhamento do seu problema, deve-se entender que o cuidado um fundamento humano e exige condutas de discernimento por parte de quem o exerce. O profissional mais envolvido com o cuidar o enfermeiro, pois utiliza tecnologias adequadas a fim de prestar ao paciente a mais devida ateno. Porm, na prtica da Enfermagem o cuidado se realizar plenamente se for associado com atitude humana e solidria. Quanto ao cuidado sade, lembramos que a prtica mdica, ressaltada na UNIDADE 4, apresenta procedimentos valiosos. No entanto, destacaremos aqui uma conduta mdica que no foi mencionada, mas que decisiva na recuperao e cura dos pacientes:
WALDOW, Vera R. Cuidado Humano: O resgate necessrio. Porto Alegre-RS: Sagra Luzzatto, 1999. 202 p. Pgina 8 de 10
4

Ncleo de Educao a Distncia

O registro de informaes

Nesse caso, imprescindvel que o mdico as mantenha com contedo apropriado e inteligvel para que possam ser acessadas, sempre que necessrio. Os dados coletados pelo mdico podem servir como instrumento de deciso ou ponto de partida na continuidade do atendimento ao paciente. As polticas de sade pautam-se no princpio de atendimento global ao cidado; utilizando a ateno bsica como estratgia para a reorganizao do modelo assistencial, promovendo a sade de forma generalizada e priorizando, a sade mental, como determina a OMS. A sade mental um problema complexo, porm todas as dificuldades ligadas ao comportamento humano levam muito tempo para se instalar. Por isso que existe uma dificuldade na resoluo de problemas complexos. O trabalho do psiclogo, qualquer que seja o campo em que atue, fundamentado em estudos srios a respeito de questes importantes do comportamento humano, principalmente na construo da personalidade do indivduo. As pessoas que querem entender um pouco mais sobre si mesmos e suas dificuldades e esto dispostas a se empenhar por uma mudana, devem buscar a orientao do psiclogo. A Psicologia e todos os seus campos de estudo tem muita utilidade na prtica da Sade Coletiva, porque pode interagir com qualquer rea neste mbito. importante enfatizar que todos os profissionais da rea de sade tm igual responsabilidade no atendimento e tratamento da populao, e devem juntos elaborar programas assistenciais de recuperao e preveno integral de indivduos, gerando assim, uma melhoria globalizada na sade de todos. Muitas interaes podero acontecer na rea de sade, como por exemplo, dentistas, podero interagir com nutricionistas na resoluo de questes alimentares; mdicos, enfermeiros, bilogos e psiclogos podero unir suas aes em causas como das DSTs /Aids ou Sade da mulher. O mais importante de toda esta interao sero os resultados: A SADE COLETIVA!!! O Brasil com todas as suas disparidades scio-econmicas e culturais apresenta problemas na sade de diversas ordens e por isso mesmo necessita da ao de todos os profissionais de sade, para que os mesmos mobilizem a populao. A nossa caminhada no fcil, mas no podemos desanimar, vamos fazer a diferena mostrando otimismo no nosso trabalho. E todas as vezes que as coisas derem errado e tudo parecer difcil, vamos tentar mais uma vez!

Pgina 9 de 10

Ncleo de Educao a Distncia

SOU BRASILEIRO E NO DESISTO NUNCA!5

SUMRIO O conhecimento de uma populao nos permite a sua avaliao e colabora com qualquer tipo de anlise, principalmente a epidemiolgica. A epidemiologia por sua vez, oferece os instrumentos metodolgicos para atingir seus objetivos no estudo da distribuio e determinantes do estado de sadedoena, facilitando assim as interpretaes do perfil da populao em questo. O enfoque a populao importante nas anlises globalizadas, mas a Sade Coletiva deve atender em primeiro lugar ao indivduo, pois a sade dever do Estado e direito do cidado. Contudo, atender s necessidades de todos os cidados uma tarefa difcil, mas que deve ser buscada com muito empenho, principalmente pelos profissionais de sade. Estes devem se interar dos melhores recursos na busca de solues para os agravos sade. Veculos de comunicao podem auxiliar na elaborao de campanhas de sade, e produzir bons resultados para a populao. No entanto, a interao entre reas da sade permitir um intercmbio de conhecimentos, assim como a melhoria do perfil salutar dos indivduos de forma integral.

Ateno:
As atividades prticas e as avaliaes on-line esto indicadas no ambiente virtual, no bloco desta unidade.

Campanha do governo brasileiro site http: //www.aner.org.br/conteudo/1/artigo3220-1.htm

Pgina 10 de 10

Vous aimerez peut-être aussi