Vous êtes sur la page 1sur 18

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

17

Exerccios: 1. Na folha A4 impressa escreva o alfabeto com letras maisculas e minsculas e a numerao de 0 a 9, com letras verticias. Faa ainda a legenda da folha 2. Na folha A4 impressa escreva o alfabeto com letras maisculas e minsculas e a numerao de 0 a 9, com letras verticias. Faa ainda a legenda da folha.

5. Desenhos geomtricos
O desenhista tcnico no poder desenvolver seu trabalho a contento se no reavivar (ou at mesmo conhecer), o processo usado para traar alguns entes geomtricos bsicos, extremamente usados no desenho projetivo ou no projetivo (de objetos). Faremos a seguir algumas construes geomtricas simples, porm essenciais, para a sua iniciao e prosseguimento no desenho. 5.1. Figuras geomtricas 5.2. Polgono qualquer figura plana fechada que seja limitada por retas. N de lados 3 4 5 6 7 8 Nome Triangulo Quadriltero Pentgono Hexgono Heptgono Octgono N de lados 9 10 11 12 13 14 Nome Enegono Decgono Undecgono Dodecgono Tri decgono Tetra decgono

5.3. Principais Polgonos 5.3.1. Triangulo Eqiltero Possui todos os lados e todos os ngulos iguais. Issceles Possui dois ngulos e dois lados iguais. Retngulo Possui um ngulo reto (90).

5.3.2. Quadriltero

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

18

5.4. Polgonos regulares O polgono dito regular, quando ele possui todos os ngulos e tos os lados iguais. 5.5. Polgono inscrito aquele que tem todos os seus vrtices sobre a circunferncia. 5.6. Polgono circunscrito aquele que possui todos os seus lados tangentes a circunferncia.

5.7. Circunferncia Figura plana formada pelo conjunto de pontos que eqidistam de um ponto chamado centro. A distncia comum que une os pontos ao centro o raio .

Corda: Segmento cujos extremos so pontos da circunferncia. Dimetro: corda que passa pelo centro da circunferncia. a maior corda. Arco: qualquer das partes em que a circunferncia, fica dividida por dois dos seus pontos (AB). 5.8. Mediatriz o lugar geomtrico dos pontos que so eqidistantes de dois pontos A e B. Traado da mediatriz de um segmento AB.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

19

5.9. ngulo a poro do plano compreendida entre duas semi-retas saindo do mesmo ponto chamado de vrtice. Pode ser traado: Com o par de esquadros (mltiplos de 15); Com o transferidor. 5.10. Bissetriz de um ngulo o lugar geomtrico dos pontos que so eqidistantes das semi-retas que formam o ngulo. O traado da bissetriz obedece a seguinte seqncia: Com o centro no vrtice, trace um arco de raio qualquer (maior possvel), obtendo nas semi-retas os pontos A e B; Com o centro no ponto A e posteriormente no B, traam-se arcos de mesmo raio que se cruzam definindo o ponto C; A reta que une os pontos V e C ser a bissetriz do ngulo.

5.11. Perpendicular uma reta que cruza uma linha qualquer com um ngulo de 90 em relao a esta linha, podendo o cruzamento ser definido por qualquer ponto constante na reta ou fora dela. 5.12. Paralelas qualquer linha que esteja alinhada e distante de uma outra reta. 5.13. Determinao do centro de um arco de crculo Toda a reta normal a uma circunferncia ou arco de circunferncia, passa pelo centro da mesma, logo, quando desejamos localizar este centro, devemos traar duas retas normais ao mesmo, pois como as duas passam por ele, teremos na juno das retas a localizao do centro, logo procedemos como segue: Sobre o arco marcam-se trs pontos quaisquer o mais distante possvel um do outro. Neste caso os pontos A, B e C; Usando o compasso com abertura qualquer (maior possvel), traa-se a mediatriz do seguimento AB e BC; O ponto de encontro das duas mediatrizes o centro do arco.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

20

5.14. Diviso da circunferncia em partes iguais Considerando que entre outra aplicaes, a diviso de uma circunferncia em n partes iguais muito utilizada na construo dos polgonos regulares, faremos a diviso e construiremos o respectivo polgono. 5.14.1. Diviso em duas partes iguais Considerando que toda a reta que corta a circunferncia e passa pelo seu centro de origem ser seu eixo que a divide em duas partes iguais, basta ento executar tal traado.

5.14.2. Diviso em trs partes iguais Divide-se em duas partes iguais definindo os pontos A e B; Usando o compasso com a abertura igual ao raio da circunferncia, definindo os pontos C e D; Os pontos A, C e D definem a diviso da circunferncia e os vrtices do triangulo.

5.14.3. Diviso em quatro partes iguais Divide-se em duas partes iguais definindo os pontos A e B; Traa-se a mediatriz do eixo AB, definindo os pontos C e D; Os pontos A, B, C e D definem a diviso da circunferncia e os vrtices do quadrado.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

21

5.14.4. Diviso em cinco partes iguais Divide-se em quatro partes iguais definindo os pontos A, B, C e D; Traa-se a mediatriz de um dos semi-eixos no (caso OC), definindo o ponto E; Usando o compasso com centro no ponto E, e abertura at um dos extremos do outro eixo (no caso o ponto A), traa-se um arco at atingir o outro semi-eixo, definindo o ponto F; A distancia AF a quinta parte, logo basta toma-la com o compasso e partindo de A, marcar em torno da circunferncia os pontos G, H, I e J; Os pontos A, G, H, I e J sero os vrtices do pentgono.

5.14.5. Diviso em seis partes iguais Divide-se em duas partes iguais definindo os pontos A e B; Usando o compasso com abertura igual ao raio da circunferncia, primeiramente com centro em A, traa-se um arco que corta a circunferncia nos pontos C e D e posteriormente com o centro em B traa-se outro arco que corta a circunferncia nos pontos E e F; Os pontos A, B, C, D, E e F definem a diviso da circunferncia e os vrtices do hexgono.

5.14.6. Diviso em sete partes iguais Divide-se em quatro partes iguais definindo os pontos A, B, C e D; Traa-se a mediatriz de um dos semi-eixos (ex. o OC), definindo os pontos E e F; A distancia EF a stima parte, logo basta toma-la com o compasso e partindo de um determinado ponto (ex. A) marcar em torno da circunferncia os pontos G, H, I, J, K e L, os quais juntamente com o ponto A sero os vrtices do heptgono.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

22

5.14.7. Diviso em oito partes iguais Divide-se em quatro partes iguais definindo os pontos A, B, C e D; Traa-se a mediatriz do segmento imaginrio compreendido entre cada ponto, definindo os pontos E, F, G e H; Os oito pontos determinados definem a diviso da circunferncia e os vrtices do octgono.

5.14.8. Diviso em nove partes iguais Divide-se em quatro partes iguais definindo os pontos A, B, C e D; Usando o compasso com o centro no ponto A e abertura at C, traa-se um arco unindo os pontos C e D; Usando o compasso com abertura do raio e centro em B traa-se um arco cujos extremos atinge a circunferncia, definindo os pontos de cruzamento E e F; A distancia EF a nona parte da circunferncia, logo basta tom-la com o compasso e partindo de A marcar em torno da circunferncia os pontos G, H, I, J, K, L, M e N, os quais juntamente com o ponto A definem os vrtices do enegono.

5.14.9. Diviso em dez partes iguais Segue-se o mesmo procedimento da diviso em cinco partes iguais at definir o ponto F; A distancia FO a dcima parte da circunferncia, logo basta toma-la com o compasso e partindo do ponto A marca-se em torno da circunferncia os pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, os quais definem a diviso da circunferncia e os vrtices do decgono.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

23

5.15. Elipse o lugar geomtrico dos pontos do plano, cuja soma das distancias a dois pontos fixos deste plano constante. Esses dois pontos fixos chamam-se focos e a soma das distancias chama-se eixo maior.

Traado da elipse pelo processo do paralelogramo: Traa-se o retngulo ou o paralelogramo no qual a elipse dever estar inscrita; Divide-se o lado maior e o eixo menor em 2n partes iguais numerando as divises conforme mostra a figura; Une-se o ponto A as divises do lado maior e o ponto B s divises do eixo menor; A interseco das retas correspondentes definir os pontos da elipse (A1, B1, A2, B2.....An e Bn); A seguir inverte-se o processo (ou invertem-se os pontos A e B).

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

24

5.16. Falsa elipse uma representao simplificada da elipse. A falsa elipse traada por 4 arcos de circunferncia. Traam-se os dois eixos maiores (AA) e o menor (BB) da elipse; Traa-se a reta AB e sobre ela marca-se o ponto C tal que BC=AO-BO; Traa-se a mediatriz de AC definindo nos eixos maior e menor os pontos D e E respectivamente (o ponto E poder cair no prolongamento do eixo maior); Acham-se os pontos D e E simtricos de D e E com relao ao ponto O; Em torno dos pontos D e D traam-se arcos de raio AD = AD e em torno dos pontos E e E arcos de raio BE = BE; A concordncia desses arcos estar sobre as retas ED, ED, ED e ED.

No caso de conhecermos o losango no qual a elipse estar inscrita, o processo pode ser simplificado. Neste caso basta traar as mediatrizes dos 4 lados do losango. O encontro das mediatrizes de lados adjacentes definir o centro do arco que lhes tangente. Os pontos de tangencia sero os pontos mdios dos lados.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

25

5.17. Tangentes Condio: Se uma reta tangente a uma circunferncia, ela ser perpendicular ao raio que passa pelo ponto de tangencia

Traado da tangente: Ajusta-se o conjunto rgua/esquadro at que um dos catetos do esquadro fique sobre raio OT; Sem permitir o giro do conjunto, desliza-se o esquadro sobre a rgua, at que o outro cateto fique sobre o ponto de tangencia; Traa-se a tangente procurada.

5.17.1. Tangentes externas Ajusta-se visualmente o conjunto rgua/esquadro at que um dos catetos do esquadro fique tangente as duas circunferncias; Sem permitir o giro do conjunto, desliza-se o esquadro sobre a rgua, at que o outro cateto fique sobre o centro O1, marcando o ponto de tangencia T1. continua deslizando o esquadro at este mesmo cateto ficar sobre o centro O2, marcando-se ento o ponto de tangencia T2; Repete-se a operao para definir os pontos de tangencia T1 e T2; As tangencia externas so os segmentos de reta que passam pelos pontos T1T2 e T1T2.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

26

5.17.2. Tangentes internas Procede-se de maneira anloga ao item anterior.

Exerccios: 1. Em folhas de desenho com margens e legenda, e utilizando uma medida de 50 mm de dimetro para cada circunferncia, faa as divises solicitadas a baixo: Duas partes Cinco partes Oito partes Trs partes Seis partes Nove parte Quatro partes Sete partes Dez partes

2. Em uma folha A4 com margens e legenda, faa uma circunferncia de dimetro 50 e outra de dimetro 20 na mesma linha de centro mas distante em 70 mm em relao ao eixo X, e trace as linhas tangentes externas. 3. Na mesma folha A4 do exerccio anterior faa mais duas circunferncias com as mesmas dimenses do exerccio anterior e trace as tangentes internas. 4. Em uma folha A4 com margens e legenda faa uma elipse pelo processo do paralelogramo com dimenses de __________e uma falsa elipse com dimenses de _________. 5. Concordncia Regras gerais de concordncia: Primeira regra: Para a concordncia de um arco com uma reta, necessrio que o ponto de concordncia e o centro do arco, estejam ambos sobre a mesma perpendicular a reta.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

27

Segunda regra: Para a concordncia de dois arcos, necessrio que os centros dos arcos estejam sobre uma mesma reta, que normal aos arcos nos pontos de concordncia.

5.1. Concordncia simples de uma circunferncia com uma reta Temos quatro situaes a analisar. Tendo-se a reta dado: a) O centro da circunferncia Traa-se a perpendicular reta que contem o centro O da circunferncia, determinando-se assim o ponto de tangencia T que ponto de concordncia C. Com o compasso com abertura OT e centro em O, traa-se a circunferncia que passa por T.

b) O raio R da circunferncia e o ponto de tangencia T Traa-se a perpendicular a reta e que passe pelo ponto de tangencia T Traa-se um arco com o raio R em torno do ponto T. O encontro do arco com a perpendicular, ser o centro O da circunferncia. Com abertura do raio R e centro em O, traa-se a circunferncia que passa por T.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

28

c) O raio R de um ponto P fora da reta e pertencente a circunferncia Traa-se uma paralela reta a uma distancia igual ao raio R. o centro da circunferncia estar sobre esta reta. Com a abertura igual ao raio R e centro no ponto P, traa-se um arco. O encontro do arco com a paralela o centro O da circunferncia. Traa-se a perpendicular reta que contenha o centro O da circunferncia, determinandose assim o ponto de concordncia C. Usando o compasso com abertura do raio e centro em O, traa-se a circunferncia que passa pr C e P.

d) O ponto de tangencia T e um ponto P fora da reta e pertencente a circunferncia. Traa-se a perpendicular a reta, pelo ponto de tangencia T. Traa-se a mediatriz do segmento PT O encontro da mediatriz com a perpendicular, o centro O da circunferncia e a distancia OT o valor do raio da circunferncia.

5.2. Concordncia simples entre duas circunferncias Temos quatro situaes a analisar: Tendo-se a circunferncia 1, dado: a) O centro O2 da circunferncia 2 Une-se os centros O1 e O2 com um segmento de reta, determinando-se assim o ponto de concordncia C. A distancia CO2 ser o raio da circunferncia 2 Com centro em O2 e abertura at C, traa-se a circunferncia 2.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

29

b) O raio R2 da circunferncia 2 e o ponto de concordncia C Traa-se um segmento de reta partindo do centro O1, passando pelo ponto de concordncia C prolongando-se alm da circunferncia; Traa-se um arco em torno do centro O1 cujo raio seja a soma de R1+R2. O encontro do arco com o segmento de reta, ser o centro O2 da circunferncia 2 e a distncia CO2 ser o raio; Com o centro em O2 e abertura at C, traa-se a circunferncia 2.

c) O raio R2 da circunferncia 2 e um ponto P pertencente a circunferncia 2. Traa-se um arco em torno do centro O1 cujo raio seja a soma de R1+R2 Traa-se um arco em torno do ponto P com raio R2 O encontro dos dois arcos ser o centro O2 da circunferncia 2 Repete-se os procedimentos do item a

d) O ponto de concordncia C e um ponto P pertencente a circunferncia 2 Traa-se um segmento de reta unindo o centro O1 ao ponto de concordncia C, prolongando-a. Traa-se a mediatriz do segmento CP. O encontro da mediatriz com segmento de reta, ser o centro O2 da circunferncia 2 e a distancia O2C = O2P o raio. Com o centro em O2 e abertura at C, traa-se a circunferncia 2.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

30

5.3. Concordncia dupla entre duas retas atravs de um arco a) Duas retas formando entre si um ngulo de 90 Com o compasso na abertura do raio Ra e centro no vrtice, traa-se pequenos arcos cortando as retas, definindo assim os pontos de concordncia C e C. Ainda o compasso na abertura do raio Ra e centro num dos pontos de concordncia traase um arco entre as duas retas. Trocando o centro para o outro ponto de concordncia, traa-se outro arco que corte o anterior. Mantendo o compasso com a abertura do raio Ra e tomando como centro o cruzamento dos arcos anteriormente traados, une-se com um arco os pontos de concordncia C e C.

b) Duas retas formando entre si um ngulo menor que 90 Traa-se paralelas as duas retas numa distancia das mesmas do valor do raio do arco Ra. O cruzamento destas retas ser o centro do arco que far a concordncia das retas. Do ponto de cruzamento das retas auxiliares traa-se perpendiculares as retas principais, definindo-se assim os pontos de concordncia C e C. Com o compasso na abertura do raio Ra e tomando como centro o cruzamento das retas auxiliares. Une-se com um arco os pontos de concordncia C e C

c) Duas retas formando entre si um ngulo maior que 90 Procede-se de maneira anloga ao item b.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

31

d) Duas retas paralelas e distantes entre si de duas vezes o raio Ra. Traa-se uma linha paralela e eqidistante das duas retas. Estas distancias tero o valor do raio Ra. Une-se as duas retas por uma linha perpendicular a ambas. Ficamos na situao do item a duplamente, logo basta seguir os passos daquele item.

Observaes: Se for definido o ponto de concordncia C1, procede-se como segue: Traa-se uma linha paralela e eqidistante das duas retas. Estas distncias tero o valor do raio Ra Do ponto de concordncia C1 pr-fixado, baixa-se uma perpendicular a reta, at que encontre a linha auxiliar intermediria, definindo o centro O1 do arco Ra. Com o compasso na abertura do raio Ra e centro em O1 traa-se um arco a partir do ponto de concordncia C1 at atingir a linha auxiliar. Este o ponto C2 de concordncia entre os arcos. Com o compasso na abertura do raio Ra e centro em C2 define-se o centro O2. Do centro O2 traa-se uma perpendicular a reta definindo o ponto de concordncia C3. Mantendo o compasso com a abertura do raio Ra e centro em O2, une-se atravs de um arco os pontos de concordncia C2 e C3.

e) Duas retas paralelas em ligao obliqua Consideramos que os pontos de concordncia so definidos como mostra no desenho. Traa-se a mediatriz entre os pontos C1 e C3 e entre os pontos C2 e C3 Obedecendo a primeira regra de concordncia, traa-se a partir dos pontos C1 e C3 linhas perpendiculares as retas, at cortar a mediatriz do trecho. Os pontos de contato de cada mediatriz e a linha perpendicular, o centro (O1 e O2) de cada arco de concordncia. Unem-se os centros dos arcos O1 e O2 atravs de uma linha, a qual obedecendo a segunda regra de concordncia dever passar pelo ponto de concordncia C3.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

32

Com o centro em O1, traa-se um arco unindo os pontos de concordncia C1 e C3. Com centro em O2, traa-se um arco unindo os pontos de concordncia C2 e C3.

5.4. Concordncia dupla entre uma reta e uma circunferncia a) Atravs de um arco envolvente. Traamos uma linha paralela a reta, e distante desta no valor do raio. O centro Ao do arco estar certamente sobre esta linha. Traamos um arco com centro em OC e medida igual a Ra Rc e que corte a linha paralela a reta. Este cruzamento define o centro Ao do arco. Partindo do centro Ao, traamos uma linha perpendicular a reta e outra unindo este ao centro Oc da circunferncia, estendendo-se at o limite desta, definindo os pontos de concordncia C1 e C2. Com o compasso na abertura de Ra, traamos um arco unindo os pontos de concordncia C1 e C2.

b) Atravs de um arco no envolvente Traamos uma linha paralela a reta, e distante desta no valor do raio Ra. O centro Ao do arco estar certamente sobre esta linha. Considerando que o centro Ao do arco distar o valor do raio Ra da circunferncia, traamos um arco com centro em Oc e medida Ra + Rc e que corte a linha paralela a reta. Este cruzamento define o centro Ao do arco. Partindo do centro Ao, traamos uma linha perpendicular a reta e outra unindo este ao centro Oc da circunferncia, definindo os pontos de concordncia C1 e C2. Com o compasso na abertura de Ra, traamos um arco unindo os pontos de concordncia C1 e C2.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

33

5.5. Concordncia dupla entre duas circunferncias a) Atravs de um arco envolvente. Considerando que o centro Ao do arco distar das duas circunferncias no ponto de concordncia a medida do raio Ra, e que os pontos de concordncia no caso de arco envolvente ficam localizados no extremo oposto da circunferncia em relao ao centro do arco, traamos arcos auxiliares em trono dos centros das circunferncias com a medida igual a diferena de Ra e o raio da circunferncia. O ponto de encontro destes arcos ser o centro de concordncia. Nesta situao temos: R1 = Ra Rc1 e R2 = Ra Rc2. Traamos uma linha ligando o centro Ao do arco de concordncia com os centros Oc1 e Oc2 das circunferncias estendendo esta linha at o extremo das circunferncias onde definimos os pontos de concordncia C1 e C2. Com o compasso na abertura do raio Ra, traamos o arco unindo os pontos de concordncia C1 e C2.

b) Atravs de um arco no envolvente Considerando que o centro Ao do arco distar das circunferncias no ponto de concordncia a medida do raio Ra, traamos arcos auxiliares em torno dos centros das circunferncias com a medida igual a soma de Ra e do raio da circunferncia. O ponto de encontro destes arcos ser o centro do arco de concordncia. Nesta situao temos: R1 = Ra + Rc1 e R2 = Ra + Rc2. Traamos uma linha ligando o centro Ao do arco de concordncia com os centros Oc1 e Oc2 das circunferncias definindo os pontos de concordncia C1 e C2. Com o compasso na abertura do raio Ra, traamos o arco unindo os pontos de concordncia C1 e C2.

98

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA UNIDADE DE CHAPEC

34

c) Atravs de um arco envolvendo uma circunferncia e outra no. Para cada circunferncia agimos de maneira anloga aos itens a ou b, por exemplo se o arco envolver a circunferncia 1 e no envolver a circunferncia 2 agimos como segue: Em torno do centro da circunferncia 1 traamos um arco com raio R1 = Ra Rc1 e em torno da circunferncia 2 traamos um arco com raio R2 = Ra + Rc2. o cruzamento destes arcos define o centro Ao do arco de concordncia. Partindo do centro Ao traamos uma linha ligando o centro Oc1 da circunferncia 1, estendendo-se at o limite da circunferncia onde definimos o ponto de concordncia C1. Partindo do centro Ao traamos uma linha ligando o centro Oc2 da circunferncia 2, definindo o ponto de concordncia C2. Com o compasso na abertura do raio e centro em Ao traamos o arco ligando os pontos de concordncia C1 e C2.

Vous aimerez peut-être aussi