Vous êtes sur la page 1sur 12

UNIVERSIDADE COMUNITRIA DA REGIO DE CHAPEC UNOCHAPEC Curso: Nutrio - 1 perodo

Tacile Dos Santos

ALIMENTOS QUE PREVINEM DOENAS CARDIOVASCULARES

Chapec - SC, 2013

SUMRIO 1. INTRODUO............................................................................................................. 3 2. ALIMENTOS QUE PREVINEM DOENAS CARDIOVASCULARES................. 4 2.1 Nutrio e Doenas Cardiovasculares........................................................................... 5 2.2 Diabetes......................................................................................................................... 5 2.3 Obesidade...................................................................................................................... 6 2.4 Tabagismo...................................................................................................................... 6 2.5 Hipertenso.................................................................................................................... 7 2.6 Sedentarismo.................................................................................................................. 8 2.7 Idade.............................................................................................................................. 8 2.8 Medidas que ajudam a evitar as doenas cardiovasculares............................................ 8 3. CONSIDERAES FINAIS......................................................................................... 9 4. BIBLIOGRAFIA............................................................................................................ 10 5. ANEXOS......................................................................................................................... 11

1.INTRODUO O conjunto das doenas cardiovasculares representadas pela hipertenso arterial, aterosclerose coronria, doena cerebrovascular e suas complicaes constitui a maior causa de morte precoce na idade adulta. Devido e esses fatores foi elaborado uma pesquisa bibliogrfica para nos aprofundarmos no assunto. A maioria das Doenas Cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado. Entre os principais fatores que ocasionam estas doenas esto m alimentao, tabagismo, lcool, sedentarismo, obesidade, alm do stress do dia-a-dia. E como para qualquer tipo de enfermidade, a preveno a melhor forma de tratamento para as doenas cardacas. Para diminuir o risco de problemas com o corao, uma rotina saudvel, com os cuidados, pode ser muito eficaz: - O tabagismo uma das principais causas das doenas cardacas. Por isso, parar de fumar um grande passo para preveni-las; - Controlar a presso arterial, nvel de acar e gordura do sangue tambm ajuda muito. Para manter esse controle, faa consultas peridicas; - Fazer o cardpio dirio mais saudvel muito importante. As refeies devem conter frutas, legumes, verduras, cereais, entre outros tipos de alimentos que fornecem os nutrientes essenciais para o organismo; - Praticar exerccios regularmente. Entretanto, preciso ter certos cuidados com as atividades fsicas. Elas devem ser orientadas por um profissional e cada pessoa deve seguir o ritmo que seu organismo permite; - Fazer exames periodicamente atravs de seu convnio mdico, principalmente, a partir dos 40 anos, que quando essas doenas comeam a se manifestar; - Caso tenha histrico de pessoas com problemas na famlia, comece a preveno o quanto antes. Como se sabe as doenas cardacas no tm cura, so doenas crnicas, o paciente deve se conscientizar do vnculo constante que ele ter com os mdicos, os remdios e, principalmente, com uma rotina saudvel. Tudo isso, para evitar as consequncias que essas enfermidades podem trazer.

2. Alimentos que previnem as Doenas Cardiovasculares A alimentao o caminho mais indicado para a preveno, nela que vamos encontrar a cura natural. Existem alimentos muito importantes que nos ajudam a proteger o corao! Os alimentos brancos tm propriedades capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de doenas cardacas e at de evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC. Tudo devido presena de substncias como a flavina, que favorece a renovao celular e ajuda a controlar os nveis de glicose e triglicrides na corrente sangunea. Vale lembrar que estes alimentos tambm so ricos em clcio, nutriente capaz de baixar a presso arterial. Estudos mostram que a presso alta alavanca a incidncia de derrames e doenas cardacas. Confira uma lista de alimentos brancos que previnem problemas no corao:(FARRET,2008) Ma: Diminui os nveis de colesterol ruim e levanta a barreira contra infeces. Couve-flor: Ajuda a baixar a presso arterial e conta com bons ndices de fibra. Pera: Possui um efeito diurtico. Seu alto teor de fibras tambm auxilia na digesto. Endvia: Essa folha derruba as taxas de colesterol e elimina o excesso de radicais livres. Fruta-do-conde: Alm de ser rica em antioxidantes, oferece energia de sobra ao organismo. Cebola: Consumida crua, reduz a presso e, de quebra, tem ao anti-inflamatria. Linhaa, peixes (salmo, sardinha e atum), ch verde, chocolate amargo, azeite, alho, abacate, aveia, soja, cereaise produtos integrais, leos vegetais, iogurte, tomate, vinho, suco de uva e margarina com fitos esteris (substncia que tem efeito de diminuir o colesterol ruim), so os principais alimentos na preveno e no auxilio ao tratamento. Estes alimentos possuem ao para diminuir a presso arterial, colesterol LDL, triglicrides e controle do peso. Tambm contribuem na melhora do colesterol HDL (colesterol bom)e a diminuio da formao das plaquetas, favorecendo a boa circulao,evitando cogulos e derrames.So alimentos fceis de serem introduzidos no nosso dia a dia. Uma poro razovel de pelo menos 3 tipos deles no seu dia, poder lhe fornecer timos benefcios.(FARRET,2008)

2.1Nutrio e Doenas Cardiovasculares A dieta tem um papel muito importante na preveno primaria e secundaria das doenas cardiovasculares. Atualmente as doenas cardiovasculares representam um termo amplo, que inclui varias doenas cardacas e vasculares, mais comum a doena das artrias coronrias o qual pode ocasionar ataque cardaco e outras condies graves. As doenas esto relacionadas aos hbitos alimentares, e ao sedentarismo, tendo em vista a correria do dia a dia a alimentao saudvel fica em segundo plano, os famosos lanches rpidos e malficos a sade vo ganhando espao na vida das pessoas.
Atualmente no Brasil, as doenas cardiovasculares representam 9,5% das internaes, as quais equivalem a 17% dos gastos do SUS - Sistema nico de Sade. E segundo o Ministrio da Sade, so responsveis por 24% das aposentadorias por invalidez. Nos Estados Unidos, o panorama no muito diferente. As doenas cardiovasculares so responsveis por 42% dos bitos norte-americanos e contabilizam um gasto de 46 bilhes de dlares/ano com a sua forma mais prevalente, que a doena arterial coraniana (FARRET, p, 3,2008).

A Nutrio pode ser definida como o processo pelo qual ingerimos os nutrientes essenciais e os usamos para obter outras substncias de que o nosso corpo necessita (Wenck, Baren e Dewan, 1983). Ela desempenha um papel multidimensional na qualidade de vida porque contribui para o bem estar fsico, psicolgico e interpessoal (Padilla, 1994). O conceito da Boa Nutrio implica em ingerir alimentos que contenham nutrientes essenciais nas quantidades necessrias manuteno dos processos de funcionamento do corpo e consequente promoo da sade. 2.2 Diabetes, O diabete um srio fator de risco para doena cardiovascular. Mesmo se o acar no sangue estiver sob controle, o diabete aumenta significativamente o risco de doena cardiovascular e cerebral. Dois teros das pessoas com diabete morrem de complicaes cardacas ou cerebrais. Na presena do diabete, os outros fatores de risco se tornam mais significativos e ameaadores.(SANTOS,2005) A responsabilidade da diabetes nas doenas cardacas e vasculares, por vezes classificadas como complicaes macro ou microvasculares, bem conhecida: a mortalidade por doena coronria e cerebrovascular pode quadruplicar nos doentes diabticos; a principal causa de novos casos de doena renal terminal e de novos casos de cegueira em adultos; e a principal causa de amputaes no traumticas dos membros inferiores. (FARRET,2008)

2.3 Obesidade, O excesso de peso tem uma maior probabilidade de provocar um acidente vascular cerebral ou doena cardaca, mesmo na ausncia de outros fatores de risco. A obesidade exige um maior esforo do corao, alm de estar relacionada com doena das coronrias, presso arterial, colesterol elevado e diabete. A prevalncia da obesidade est aumentando em todo o mundo. Pessoas obesas tm maiores riscos de desenvolverem vrias doenas e maior predisposio a doenas cardiovasculares. Embora existam fatores genticos envolvidos na causa da obesidade, e de hbitos de vida e ambientais.
Ao ultrapassar 30kg/m de IMC: ndice de Massa Corprea, o risco de ocorrncia de doenas cardiovasculares aumenta acentuadamente. O local de distribuio da gordura corporal deve ser adequadamente avaliado, pois aquela com localizao abdominal, chamada comumente de gordura visceral tem ntima relao com a ocorrncia de doena arterial coronariana, e facilmente identificada na clnica atravs de uma medida de referncia para homens de 106 cm de circunferncia abdominal e para mulheres de 94 cm, pacientes que ultrapassam essas medidas esto inseridas nesta categoria de riscos (OLIVEIRA 2005).Enfim, reflexo da sociedade moderna que se acostumou

ao conforto do elevador, automvel, controle remoto e praticidade dos restaurantes fast food tornaram a obesidade um srio problema de sade pblica. 2.4 Tabagismo A maioria das pessoas associam o tabaco com problemas respiratrios e com cancro dos pulmes. Mas sabia que o tabaco tambm uma das principais causas de doenas cardiovasculares? Cerca de 20% das mortes por doena cardaca esto diretamente relacionadas com o consumo de tabaco. Isso porque o tabaco uma das principais causas de doena arterial coronria. O risco de um ataque cardaco em um fumante duas vezes maior do que em um no fumante. O fumante de cigarros tem uma chance duas a quatro vezes maior de morrer subitamente do que um no fumante. Os fumantes passivos tambm tm o risco de um ataque cardaco aumentado. Colesterol elevado: Os riscos de doena do corao aumentam na medida que os nveis de colesterol esto mais elevados no sangue. Junto a outros fatores de risco como presso arterial elevada e fumo esse risco ainda maior. Esse fator de risco agravado pela idade e tipo de alimentao. Uma dieta equilibrada, com muitos legumes, vegetais, frutas e cereais, so de extrema importncia para evitar o colesterol elevado.

2.5 Hipertenso J faz parte das nossas conversas casuais juntamente com o estado do tempo. Tambm desde cedo que aprendemos que ter hipertenso arterial perigoso para a sade e habituamo-nos a ver os nossos pais e avs a tomar medicao para controlar a tenso alta. Isto timo por um lado porque logo cedo estamos atentos a um fator determinante da nossa sade e podemos nos informar e assim prevenir a hipertenso arterial, em vez de nos conformarmos com a doena como algo inevitvel.(FARRET,2008) A hipertenso arterial uma doena que pode ser evitada. A hipertenso arterial afeta quase a maioria e em geral no produz sintomas, por isso, frequentemente, as doenas do sistema cardiovascular da resultantes s se manifestam quando j se encontram num estado avanado. estimado que 25% das pessoas que sofreram ataques cardacos nunca tiveram qualquer sintoma de doena cardiovascular antes do ataque. Pessoas com hipertenso arterial, que tm um ataque cardaco so mais propensas a morrer desse mesmo ataque cardaco do que pessoas que no tm tenso arterial elevada.(FARRET,2008) A hipertenso arterial um dos principais fatores de risco para as doenas cardiovasculares e para o acidente vascular cerebral (AVC).Mas afinal o que a hipertenso arterial? A presso arterial a quantidade de fora exercida pelo sangue nas paredes das artrias medida que este vai circulando. E tal como a canalizao das nossas casas, quando a presso do lquido que corre nos canos demasiada d se uma ruptura. Quando acontece em nossas casas aborrecido, mas quando acontece nos nossos corpos pode ser fatal.Normalmente a hipertenso arterial resulta de dois fatores principais que podem estar presentes de forma independente ou em conjunto.(FARRET,2008) Quando o corao bombeia com fora excessiva ou os vasos sanguneos estreitam, o sangue exerce demasiada presso contra as suas paredes e isto provoca leses que impedem o sangue de fluir facilmente. Com o passar do tempo os danos da resultantes podem ser graves. Uma vez diagnosticada, a hipertenso arterial um problema crnico que no futuro poder provocar problemas como enfartes, insuficincia cardaca, acidentes vasculares cerebrais e insuficincia renal.(SANTOS, 2005) A hipertenso arterial uma das maiores inimigas das nossas artrias. A sade das nossas artrias a chave de uma boa sade cardiovascular por isso convm saber alguma coisa sobre elas. As artrias so formadas por trs camadas. A camada externa o que mantm as outras duas camadas juntas e ntegras. A camada interna a que est em contacto com o sangue medida que este circula. Esta camada muito escorregadia para que o sangue possa fluir facilmente. Quando ocorrem leses, devido hipertenso arterial, isso deixa de acontecer. O sangue flui com mais dificuldade aumentando a presso tal como numa mangueira de jardim quando se tapa parcialmente a abertura. A camada do meio muscular e protegida pela camada interna. Como muscular, esta camada contrai-se quando estamos stressados ou deprimidos e dilata-se quando fazemos exerccio, permitindo a entrada de mais sangue para os msculos em esforo.

2.6 Sedentarismo O sedentarismo trata-se de um comportamento induzido por hbitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Hoje em dia, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforo reduzindo assim o consumo energtico de seu corpo. O sedentarismo definido como a falta ou a grande diminuio da atividade fsica. Na realidade, o conceito no associado necessariamente falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentrio o indivduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. A vida sedentria provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais rgos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade fsica entram em um processo de regresso funcional, caracterizando, no caso dos msculos esquelticos, um fenmeno associado atrofia das fibras musculares, perda da flexibilidade articular, alm do comprometimento funcional de vrios rgos. A atividade fsica determina a sade do indivduo claramente. O sedentarismo, pelo contrrio, derivam facilmente em doenas cardiovasculares, diabetes e obesidade. O sedentarismo a principal causa do aumento da incidncia de vrias doenas. Hipertenso arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocrdio so alguns dos exemplos das doenas s quais o indivduo sedentrio se expe. O sedentarismo considerado o principal fator de risco para a morte sbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente s causas ou ao agravamento da grande maioria das doenas. (FARRET,2008) 2.7 Idade Quatro entre cinco pessoas acometidas de doenas cardiovasculares esto acima dos 65 anos. A partir dos 40 anos deve haver realizao de exames peridicos de sade. Histrico familiar: As pessoas com antecedentes familiares devem comear a se prevenir mais cedo, pois filhos de pessoas com doenas cardiovasculares tm uma maior propenso para desenvolverem essas patologias.(CERVATO,1997)

2.8 Medidas que ajudam a evitar as doenas cardiovasculares Para conseguir uma reduo eficaz do risco de doenas cardiovasculares necessrio ter em conta todos os fatores de riscos conhecido. Cabe Citar, entre outras medidas teraputicas, o abandono do tabaco, a mudana de hbitos alimentares e o tratamento correto das afeces subjacentes que afetam os vasos sanguneos, como a diabetes e a hipertenso arterial.(FARRET,2008) O exerccio fsico tem mltiplos benefcios melhorando a tenso arterial, diminui o colesterol e o risco de enfarte do miocrdio e de acidente vascular cerebral, a atividade fsica regular no s boa para a sade do organismo, tambm proporciona uma sensao de bemestar, divertida e ajuda o combater o stress. .(FARRET,2008) 8

Alm dessas diretrizes gerais, algumas intervenes nutricionais mostraram-se efetivas na reduo de eventos cardiovasculares em indivduos de alto risco. Dietas protetoras so baseadas em alimentos de origem vegetal em abundncia (frutas, legumes e verduras, cereais, integrais, gros e leguminosas, nozes e semelhantes), azeite de oliva e leos vegetais milho, soja, canola) como a principal fonte de gordura (com substituio de manteiga e cremes), carne vermelha em pouca quantidade e bebidas alcolicas em quantidades no mais do que moderadas, de preferncia com as refeies.Salienta-se que as dietas so ricas em fibras alimentares e pobres em alimentos com carboidratos simples refinados e em alimentos industrializados. Alm disso, um elemento importante nessas dietas o teor mais elevado de cidos graxos omega 3, ingesto aumentada deste esta relacionada a reduo de risco cardiovascular. leos vegetais, como os de canola e de soja, leo de peixes, especialmente de guas frias e gordurosos, representam fontes alimentares ricas nesses nutrientes.( Rev. Bras. Hipertens P. 127)

3. Consideraes finais A educao para a sade cardiovascular uma tarefa imprescindvel para a reduo da incidncia das doenas do corao e as altas taxas de mortalidade delas decorrentes. Hoje sabemos que a mortalidade causada por doenas cardiovasculares atinge um tero da populao brasileira e, em grande parte causada pela desinformao e falta de cuidados preventivos. Entretanto, mais estudos devem ser desenvolvidos com o propsito de explicar o mecanismo de ao dos fitoqumicos, como tambm a dose recomendada para diversas situaes clnico nutricional. Alm disso, importante verificar, pela pesquisa bibliogrfica que um nico alimento isoladamente, no capaz de prevenir e controlar doenas. Ao contrario, recomendvel a combinao de vrios alimentos no regime alimentar dirio, com a execuo de exerccios fsicos regularmente. Por fim, o profissional nutricionista deve prezar, estimular orientar e elaborar uma dieta equilibrada e variada, considerando a repercusso dos alimentos funcionais sobre a sade.

4. Bibliografia CERVATO, Ana Maria. Dita habitual e fatores de risco para doenas cardiovasculares. Rev. Sade Pblica, 31(3): 227-35, 1997. FARRET, J.F. Nutrio e doenas cardiovasculares: preveno primria e secundria. So Paulo: Atheneu, 2005. 266p. O domnio da Nutrio. Disponivel em:< http://www.eps.ufsc.br/disserta99/camargo/cap2.html> acesso em: 11 de maio de 2013. ZANELLA, M.T. Obesidade como fator de risco cardiovascular. Rev. Bras. Hipertens., v.7, n.2, p.127, 2000.

10

5. Anexos Ficha de Citao: Alimentos que previnem doenas Nutrio e doenas cardiovasculares cardiovasculares 1 FARRET, J.F. Nutrio e doenas cardiovasculares: preveno primria e secundria. So Paulo: Atheneu, 2005. 266p. A dieta tem um papel muito importante na preveno primaria e secundaria das doenas cardiovasculares. Atualmente as doenas cardiovasculares representam um termo amplo, que inclui varias doenas cardacas e vasculares, mais comum a doena das artrias coronrias o qual pode ocasionar ataque cardaco e outras condies graves. Atualmente no Brasil, as doenas cardiovasculares representam 9,5% das internaes, as quais equivalem a 17% dos gastos do SUS - Sistema nico de Sade. E segundo o Ministrio da Sade, so responsveis por 24% das aposentadorias por invalidez. Nos Estados Unidos, o panorama no muito diferente. As doenas cardiovasculares so responsveis por 42% dos bitos norte-americanos e contabilizam um gasto de 46 bilhes de dlares/ano com a sua forma mais prevalente, que a doena arterial coraniana (Farret p.g, 3). A educao para a sade cardiovascular uma tarefa imprescindvel para a reduo da incidncia das doenas do corao e as altas taxas de mortalidade delas decorrentes. O comportamento diettico um processo complexo que envolve vrios fatores (etnia, tabus alimentares, entre outros), e as mudanas que sero estabelecidas nem sempre ocorrero no tempo esperado, por envolverem adaptaes acerca de hbitos alimentares instalados por muito tempo(Farret p.11) Tacile Dos Santos Nutrio 1 Perodo Jacqueline Faria Farret Biblioteca central da Unochapec

11

12

Vous aimerez peut-être aussi