Vous êtes sur la page 1sur 9

O carter metafsico da mercadoria em Marx

JOS JOO NEVES BARBOSA VICENTE*

Resumo A mercadoria um conceito fundamental na teoria de Marx, mas ela no algo objetivo, no subsiste por si mesma, ningum pode toc-la com o dedo. Isso ocorre porque ela concebida por Marx dentro dos moldes da metafsica tradicional. Assim, o objetivo deste texto apresentar uma contribuio preliminar para uma leitura filosfica de O Capital a partir da anlise desse conceito, como aparece no incio do livro primeiro. Palavras-chave: Valor de uso; Valor de troca; Substncia; Economia poltica. Abstract The merchandise is a fundamental concept in Marxs theory, but it is not something objective, does not subsist by itself, nobody can touch it with the finger. This occurs because it is conceived by Marx inside of the moulds of traditional metaphysics. Thus, the aim of this text is to present a preliminary contribution for a philosophical reading of The Capital from the analysis of this concept, as it appears at the beginning of the book first. Key words: Use value; Exchange value; Substance; Political economy

JOS JOO NEVES BARBOSA VICENTE Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professor Assistente de Filosofia da Universidade Federal do Recncavo da Bahia (UFRB).

31

Composta por trs livros, sendo apenas o primeiro publicado antes da morte de Marx (1818-1883)1, O Capital (1983) uma obra excepcional, uma elaborao intelectual densa e complexa envolvendo estilos irnicos, polmicos, tericos que se insere num vasto conjunto, admirada ou vivamente criticada, muitas vezes caricaturada ou alvo de leituras dogmticas. Por razes polticas, ela muitas vezes reduzida a um conjunto de teses fceis de entender, como tambm de criticar, quer para defend-la ou para atac-la. De qualquer forma, ela indubitavelmente uma das referncias indispensveis do pensamento contemporneo. Nela o autor faz um esforo para descrever uma sociedade (a burguesa) e um modo de produo (o capitalismo), elaborando um conjunto complexo de conceitos e inferindo a lei econmica do movimento da sociedade moderna2.
O livro I consagrado produo foi publicado em 1867; os dois outros consagrados circulao e ao processo de conjunto do capital, fragmentrios, foram postumamente publicados por Engels. Nosso objetivo neste artigo analisar apenas o livro I volume I (o conceito de mercadoria essencialmente). Portanto, no temos interesse direto nos contedos dos livros II e III. 2 Quando se analisa a obra de Marx, importante mencionar, mesmo que seja de passagem, A riqueza das naes (2008) de Adam Smith e Princpios da economia poltica e tributao (1982) de David Ricardo. Essas duas obras antecederam e influenciaram fortemente os trabalhos de Marx. Em linhas gerais, a obra de Smith versa sobre a origem da riqueza, ou como outros preferem, do valor. Para ele, no a terra nem as trocas, mas o trabalho humano que realmente produz bens teis. Ele ataca o pensamento dos fisiocratas, mas retoma parcialmente o legado deles. Situa-se no universo do capitalismo manufatureiro e no do capitalismo agrrio. Para Smith, garantir a liberdade e a diviso do trabalho devem ser
1

No livro I, objeto de nosso estudo, Marx faz uma leitura crtica dos economistas clssicos ingleses (Adam Smith e David Ricardo essencialmente)3 e descreve o capitalismo atravs de suas relaes fundamentais, que so as formas especificas de organizao do trabalho do capitalismo. Essas relaes so: de troca mercantil, salarial e de produo. O modo de produo capitalista associa foras produtivas (conjunto de fatores tcnicos da produo) a relaes de produo (relaes sociais resultantes das funes desempenhadas pelos indivduos e pelos grupos no processo de produo e de controle dos meios de produo).

tarefas de uma economia preocupada com a produtividade. Deve-se distinguir, valor, criado pelo trabalho, de preo, determinado pela combinao de salrios, lucros e rendas. Na obra de Ricardo encontramos uma teoria do homo aeconomicus, ou seja, ele se empenha na produo de uma teoria dos fenmenos econmicos que s leve em conta os mbeis econmicos dos agentes. Ricardo entende que o universo econmico suscetvel de compreenso racional, em razo da racionalidade imanente ao funcionamento do sistema. Inspirado em Smith, ele considera o valor de uma mercadoria como dependente da quantidade de trabalho necessrio sua fabricao. Aquilo que necessrio para que o trabalhador reproduza sua capacidade de produo e perpetue a descendncia de outros trabalhadores, determina o valor da mercadoria trabalho; o preo dessa mercadoria o salrio. 3 Para M. Morishima e G. Catephores (1980, p.8), o aspecto mais atraente da economia de Marx est no fato dela poder ser distinguida da teoria econmica ortodoxa como uma Economia magnificente no sentido de que consolida a teoria econmica, a Histria, a Sociologia e outras cincias polticas num conjunto sintetizado. Dialogando de perto com os economistas clssicos ingleses, Marx constri, de um modo geral, o esboo de uma teoria da economia moderna, combinando com uma teoria social e uma teoria das tendncias histricas.

32

Um leitor atento de Marx no pode negar, por exemplo, que em torno da obra A riqueza das naes (2008) de Smith que ele faz sua crtica aos fundamentos da economia poltica e que , tambm, a partir das anlises da obra Princpios da economia poltica e tributao (1982) de Ricardo que ele elabora sua teoria do valor de troca das mercadorias. No entanto, por mais curioso que possa parecer, o assunto de O Capital no o mesmo das obras dos dois autores anteriormente citados. O Capital , sobretudo, uma obra filosfica de crtica economia poltica como muito bem observou Collin (2006). Ao reconduzir as leis da economia s relaes sociais e os conceitos de economia poltica s representaes imaginarias da vida social, Marx reintegra a economia poltica no seu campo originrio da tica e filosofia. Nesse sentido, nosso objetivo neste artigo analisar O Capital como uma obra filosfica, tomando como referncia o conceito de mercadoria como ele aparece no incio do livro primeiro, na seo I do volume I especificamente. Trata-se apenas de um esforo para propor alguns trajetos e testar a fecundidade de suas contradies apesar de ser uma leitura talvez menos evidente, uma vez que, formalmente4, Marx rompe com a filosofia desde 18441845, ao afirmar que ela deve dar lugar a um saber real. Isto , para ele, como se pode ler em A ideologia alem (2007, p.231), a relao entre filosofia e estudo do mundo real corresponde relao entre onanismo e amor sexual.

De acordo com Balibar (1997), apesar de no querer ser filsofo, Marx um autor que interroga profundamente a filosofia. Sua ruptura formal com a prtica filosfica aconteceu apenas em relao filosofia sistemtica alem que o impregnou profundamente. Assim, ele no e nem deve ser considerado um filsofo sistemtico como a maioria dos filsofos alemes; deste modo, para uma leitura filosfica da sua obra fundamental considerar que ele no quer construir um novo sistema, nele a filosofia surge como uma atividade essencialmente crtica. comum pensar, por exemplo, que se algum prope uma investigao cujo objetivo compreender as relaes de produo capitalistas, o caminho mais adequado seria fazer a sua histria. E quando este algum Marx, esta constatao fica ainda mais evidente. Afinal, alm de acreditar que preciso entender as realidades sociais como realidades histricas, Marx admite que o principal defeito da economia poltica clssica foi no ter procedido assim. Em O Capital (1983), no entanto, a ordem da exposio no caminha necessariamente nessa direo. Marx, especificamente no livro I, convida seus leitores, como muito bem observou Collin (2006, p.95), mais a uma gnese lgica do que histrica. Preconceito metodolgico? No5. Uma atitude
No temos interesse, neste artigo, em analisar sistematicamente o mtodo dialtico de Marx que, como ele mesmo disse, no apenas diferente do mtodo hegeliano, mas completamente oposto a ele. A dialtica de Hegel transformava a histria da humanidade em percurso progressivo que ia incorporando liberdades humanas, culminando na liberdade absoluta do Estado prussiano. De acordo com Marx, Hegel estava cometendo um grande erro, pois a conscincia no determina a vida, mas o contrrio: a vida que determina a conscincia. O pensamento no cria e no pode criar a realidade; mas realidades econmicas podem
5

De acordo com E. Balibar (1993), a ruptura de Marx com a filosofia apenas formal. Ele inaugura uma nova maneira de fazer filosofia percebida nos interstcios de uma obra que se apresenta essencialmente de uma maneira no filosfica.

33

compreensvel proveniente da prpria natureza do objeto:


a reflexo sobre as formas de vida humana, e, portanto, tambm sua anlise cientifica, segue sobretudo um caminho oposto ao desenvolvimento real. Comea post festum e, por isso, com os resultados definitivos do processo de desenvolvimento. As formas que certificam os produtos do trabalho como mercadorias e, portanto, so pressupostos da circulao de mercadorias, j possuem a estabilidade de formas naturais da vida social, antes que os homens procurem dar-se conta no sobre o carter histrico dessas formas, que eles antes j consideram como imutveis, mas sobre seu contedo (MARX, 1983, p.73).

compreender o seu desenvolvimento e no o contrrio; por isso suas anlises em O Capital partem da mercadoria plenamente desenvolvida na sociedade burguesa moderna, e no como ela aparece na pequena produo mercantil. Apesar da insistncia de alguns autores em eleger a riqueza6 como ponto de partida de O Capital, o texto de Marx prova que no bem assim. a mercadoria, forma em que se apresenta a riqueza nas sociedades em que domina o modo capitalista de produo, que o ponto de partida das anlises de O Capital. O ponto de partida de Marx , portanto, aquilo que se apresenta por primeiro ao observador:
a riqueza das sociedades em que domina o modo de produo capitalista aparece como uma imensa coleo de mercadorias, e a mercadoria individual como sua forma elementar. Nossa investigao comea, portanto, com a anlise da mercadoria (MARX, 1983, p.45, grifo nosso).

Para Marx, portanto, apresentar a sucesso das categorias econmicas na ordem de sua ao histrica no seria uma atitude correta, pois sua ordem de sucesso , pelo contrrio, determinada pela relao que tm entre elas na sociedade burguesa moderna e que , precisamente, o contrrio de sua ordem aparentemente natural ou de sua evoluo histrica. Para ele, a anlise da forma desenvolvida que permite
determinar como as pessoas pensam. A histria , para Marx, conflito dialtico constante, mas no entre as abstratas ideias hegelianas, e sim entre todas as classes sociais e foras econmicas, todas elas bem reais. Conflito que, primeiro, aconteceu escravos e senhores, depois entre servos e senhores feudais; e, na sociedade moderna a ocorre entre a burguesia que dona do capital e dos meios de produo, e o proletariado, os operrios que trabalham e assim vendem sua fora de trabalho. Marx costumava dizer que esse conflito acabaria em uma revoluo operria internacional, transformando a sociedade humana e a histria. Para os leitores interessados em estudar este tema, seria interessante uma leitura, por exemplo, do texto de Hector Benoit. Sobre a crtica (dialtica) de O capital. In: Crtica Marxista, n 03. So Paulo: Xam, 1996, p. 14 44.

Mas, ao tomar a mercadoria como ponto de partida, Marx no quer dizer que ela seja o fundamento da vida social, nem o ponto de partida histrico real. Uma leitura cautelosa mostra que ao longo de O Capital, ele tece vrios comentrios contra a identificao da riqueza com as massas das mercadorias objeto produzido regularmente para ser vendido em mercado, pois essa identificao exclui outras riquezas sociais bens naturais como, por exemplo, o ar, o solo virgem, os gramados naturais, as matas no cultivadas etc. (MARX, 1983, p.49) que, do ponto de vista da economia poltica, no tm nenhum
Para Moura (2004, p.114), por exemplo, Passa inadvertido a grande nmero de comentaristas o fato de a arquitetura argumentativa de O Capital iniciar-se pela noo de riqueza (Reichtum) e no pela de mercadoria (Ware), como aos mais afoitos pudera parecer.
6

34

valor, mas isso no quer dizer, como constata Collin (2006, p.98), que no so riquezas reais, como aqueles bens que apenas dependem da vida social e que no esto incluso no circuito da troca mercantil. Uma outra questo importante e que deve ser sublinhada, que a mercadoria em sua forma pura, como aparece no livro I, deve-se diviso do trabalho e troca mercantil generalizadas; em outras palavras, quando acontece ou est em vias de acontecer a dominao das relaes capitalistas.
Na totalidade dos vrios tipos de valores de uso ou de mercadorias aparece uma totalidade igualmente diversificada, de acordo com gnero, espcie, famlia, subespcie, variedade, de diferentes trabalhos teis uma diviso social do trabalho. Ela condio de existncia para a produo de mercadorias, embora, inversamente, a produo de mercadorias no seja a condio de existncia para a diviso social do trabalho (MARX, 1983, p.50).

Essa realidade imediata, essa coisa exterior a mercadoria no definida, primeiramente, nela mesma. tomada como algo que satisfaz uma necessidade humana. Isto , como algo que pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espcie (MARX, 1983, p.45), seu desdobramento se d a partir da. Portanto, seguindo Collin (2006), uma teoria geral da sociedade no pode partir da mercadoria, ela no a realidade ltima. Ela s o ponto de partida na medida em que se pretende compreender a lgica particular do modo de produo capitalista. Ningum pode tocar na mercadoria. Isto , no posso chegar e colocar o meu dedo ou carregar no meu colo, por exemplo, uma coisa chamada mercadoria, ela no possui uma caracterstica tal que permite esta ao. Ela no subsite por si mesma, sendo assim, algo metafsico que se encaixa, perfeitamente, no sistema das categorias da metafsica tradicional, em especial, na metafsica aristotlica. Mercadoria, portanto, aparentemente uma coisa simples capaz de ser vista e conhecida pela maioria, uma coisa bvia sem nenhuma necessidade de ser analisada ou definida, se desdobra em valor de uso e valor de troca; o primeiro permite satisfazer uma necessidade concreta, o segundo pura quantidade abstrata7. Esse desdobramento ocorre quando ela analisada, fundamentalmente, sob dois ngulos: o da qualidade e o da quantidade respectivamente. Mas, para Marx, por exemplo, uma cala que a tia costura para seu sobrinho, apesar de possuir todas as qualidades que fazem dela uma cala, ela no uma mercadoria. Como entender isso? que,
Essa quantidade abstrata, para Marx, no depende, portanto, das necessidades concretas do produtor ou do comprador.
7

A deciso de Marx em tomar a mercadoria como ponto de partida devese ao fato dela aparecer, do ponto de vista da economia poltica, como realidade imediata. Mas, ele a decompe em valor de uso e valor de troca; como ele mesmo disse, foi o primeiro a demonstrar de forma crtica, essa natureza dupla da mercadoria (MARX, 1983, p.49). Fica assim, evidente, que O Capital uma crtica economia poltica cujo objeto o funcionamento da economia de mercado que se confunde com o modo de produo capitalista. Ele no , portanto, como afirma Althusser (1996; 1996a), uma teoria geral das sociedades humanas, nem a construo de uma cincia histrica.

35

de acordo com Marx, as qualidades no fazem, necessariamente, uma mercadoria. O que inerente substncia da mercadoria a quantidade que, mesmo variando, no altera absolutamente nada na substncia da coisa. Portanto, o valor de uma mercadoria tem expresso autnoma por meio de sua representao como valor de troca (MARX, 1983, p.62). Como muito bem observou Collin (2006, p.105), o valor de troca que faz de uma coisa uma mercadoria. No ato da troca somem todas as caractersticas particulares do valor; este, neste sentido, se reduz mercadoria. No muda nada, por exemplo, se algum trocar dois metros de pano por uma cala, ou uma cala por um par de sapatos. Tomando como fundamento a Metafsica (1969) de Aristteles, podemos considerar a forma valor da mercadoria como sendo uma daquelas substncias que so chamadas quantidades em virtude de sua prpria natureza (1020a)8. Mas, qual essa substncia? o trabalho e sua grandeza, o tempo de trabalho social corporificado no produto mercadoria que, no campo da troca, perde suas qualidades concretas, isto aquilo que faz dela um valor de uso, e passa a ser uma quantidade que se reflete na quantidade de outra mercadoria. importante sublinhar que as proposies da teoria do valor trabalho encontram-se em Smith e Ricardo. No entanto, ao analisar as peculiaridades da forma equivalente, Marx remete seus leitores a Aristteles, particularmente ao livro quinto da tica a Nicmaco (2001). Diz ele,
as duas peculiaridades da forma equivalente desenvolvidas por
8

ltimo tornam-se ainda mais palpveis, quando retornamos ao grande pesquisador que primeiramente analisou a forma valor, assim como muitas formas de pensamento, de sociedade e da natureza. Este Aristteles (MARX, 1983, p.61).

Essa referncia Aristteles no inocente, como sublinhou Collin (2006, p.107-121), e pode ser compreendida de duas formas: primeiro, em Aristteles a economia apenas uma parte de uma concepo de conjunto das relaes sociais e dos princpios que devem organiz-las; segundo, Marx ignora os economistas clssicos ingleses de forma intencional, para retomar a questo de onde Aristteles a deixou, pois pretende resolv-la. Na verdade, uma leitura do livro V da tica a Nicmaco (2001) deixa bem claro que, de fato, Aristteles coloca o problema da troca, mas no o resolve9, apenas entrev a soluo do problema:
haver, portanto, reciprocidade quando os termos da proporo forem igualizados, de tal forma que o valor do trabalho do sapateiro esteja para o valor do trabalho do fazendeiro com quem a permuta feita assim como o fazendeiro est para o sapateiro (1133a/b).

Marx pretende, portanto, resolver de uma vez por todas o problema que, segundo ele, foi analisado primeiramente por Aristteles, mas no resolvido em razo das condies da poca:

Para uma viso mais abrangente sobre este argumento, importante uma leitura do 1006a e 1007a da Metafsica (1969)

Essa questo est evidente, por exemplo, em 1132 a 1135 a. Uma situao tal como, X mercadorias A = Y mercadorias B , para Aristteles, algo de difcil explicao terica. Para ele, no aceitvel que coisas dessemelhantes possam ser comensurveis. Na perspectiva de Aristteles, no existe uma substncia comum entre duas mercadorias capaz de torn-las comensurveis.

36

o gnio de Aristteles resplandece justamente em que ele descobre uma relao de igualdade na expresso de valor das mercadorias. Somente as limitaes histricas da sociedade, na qual ele viveu, o impediram de descobrir em que consiste em verdade essa relao de igualdade (MARX, 1983, p.62)10.

Para Marx, o que constitui essa relao de igualdade , na verdade, a substncia do valor que se resolve em trabalho geral; ou seja, s custas de fora de trabalho dos indivduos. Nenhuma mercadoria possui valor em si mesma, pois o valor no pertence coisa como um dado fundamental, a substncia do valor o trabalho vivo. Marx no concebe, observa Collin (2006, p. 121125), a forma valor como algo eterno, mas como resultado de um processo
O prprio Aristteles nos diz em que fracassa o prosseguimento de sua anlise, a saber, na falta do conceito de valor. Que o igual, isto , a substncia comum que a casa representa para a almofada na expresso de valor da almofada? Tal coisa no pode em verdade existir, diz Aristteles. Por qu? A casa representa, contraposta almofada, algo igual, na medida em que represente o que realmente igual em ambas, a almofada e a casa. E isso trabalho humano. Que na forma dos valores de mercadorias todos os trabalhos so expressos como trabalho humano igual, e portanto como equivalentes, no podia Aristteles deduzir da prpria forma de valor, porque a sociedade grega baseava-se no trabalho escravo e tinha, portanto, por base natural a desigualdade entre os homens e suas foras de trabalho. O segredo da expanso de valor, a igualdade e a equivalncia de todos os trabalhos, porque e na medida em que so trabalho humano em geral, somente pode ser decifrado quando o conceito da igualdade humana j possui a conscincia de um preconceito popular. Mas isso s possvel numa sociedade na qual a forma mercadoria a forma geral do produto de trabalho, por conseguinte tambm a relao das pessoas umas com as outras enquanto possuidoras de mercadorias a relao social dominante (MARX, 1983, p.62).
10

histrico. Somente quando os produtos da atividade humana se transformam em mercadorias, a forma valor se torna independente. Quando a fora de trabalho, ou melhor dizendo, a potncia fsica e moral do trabalhador transformada em mercadoria e surge como uma coisa exterior, que ele coloca no circuito da troca, a forma valor se torna dominante. Portanto, se seguirmos as anlise de Marx com cuidado, fica evidente que, para ele, Aristteles no foi capaz de descobrir a substncia do valor porque ela surge como tal no final de toda uma evoluo histrica. Como valor de uso a mercadoria uma coisa simples e, portanto, sem nenhum segredo. Mas, analisando-a, v-se que ela uma coisa muito complicada, cheia de sutileza metafsica e manhas teolgicas (MARX, 1983, p.70). Isso acontece, fundamentalmente, quando ela tomada como valor de troca:
a forma da madeira, por exemplo, modificada quando dela se faz uma mesa. No obstante a mesa continua sendo madeira, uma coisa ordinria fsica. Mas logo que ela aparece como mercadoria, ela se transforma numa coisa fisicamente metafsica. Alm de se pr com os ps no cho, ela se pe sobre a cabea perante todas as outras mercadorias e desenvolve de sua cabea de madeira cismas muito mais estranhas do que se ela comeasse a danar por sua prpria iniciativa (MARX, 1983, p.70).

Por no ser uma coisa que subsiste por si mesma, um objeto que se pode pegar ou tocar, mas uma relao social que se apresenta sob a forma de uma coisa, Marx reconhece o carter mstico da mercadoria que no provm, portanto, de seu valor de uso (MARX, 1983, p.70). Prossegue Marx:
a igualdade dos trabalhos humanos assume a forma material de igual

37

objetividade de valor dos produtos de trabalho, a medida do dispndio de fora de trabalho do homem, por meio da sua durao, assume a forma da grandeza de valor dos produtos de trabalho, finalmente, as relaes entre os produtores, em que aquelas caractersticas sociais de seus trabalhos so ativadas, assumem a forma de uma relao social entre os produtos de trabalho (MARX, 1983, p.71).

Marx no nega, portanto, como constatou Collin (2006, p.132), o valor dos produtos do trabalho como decorrente de um processo fsico, observvel. Mas, ele categrico em dizer que a forma mercadoria e a relao de valor dos produtos de trabalho, na qual ele se representa, no tm absolutamente nada com sua natureza fsica e com as relaes materiais que da se originam (MARX, 1983, p.71). A mercadoria para Marx, apesar de apresentar uma aparncia fenomenal, ela no , de modo algum, algo material:
no mais nada que determinada relao social entre os prprios homens que para eles aqui assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas. Por isso, para encontrar uma analogia, temos de nos deslocar regio nebulosa do mundo da religio. Aqui, os produtos do crebro humano parecem dotados de vida prpria, figuras autnomas, que mantm relaes entre si e com os homens. Isso eu chamo o fetichismo que adere aos produtos de trabalho, to logo so produzidos como mercadorias, e que, por isso, inseparvel da produo de mercadorias (MARX, 1983, p.71).

valor com a religio e a referncia ao fetichismo que d s coisas o poder mgico de agir como se fossem seres dotados de uma potncia prpria, como podemos ler em O Capital, explica-se pelo fato dela substituir a realidade das relaes sociais por um equivalente ideal; o valor no traz escrito na testa o que ele . O valor transforma muito mais cada produto de trabalho em um hierglifo social (MARX, 1983, p.72)11.
Referncias ALTHUSSER, Louis. Pour Marx: avant-propos de tienne Balibar. Paris: La Dcouvert/Poche, 1996. ALTHUSSER, L.; BALIBAR, E.; MACHEREY, P.; RANCIRE, J. Lire le Capital. Paris: PUF, 1996a. ARISTTELES. Metafsica. Trad. Leonel Vallandro. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.

Marx critica a economia poltica que sem nenhuma precauo, tomou a forma valor como seu objeto. A comparao que ele faz dessa forma

Apenas como parntese, se considerarmos que a ideologia no um discurso enganador, mas algo constitudo por um certo nmero de representaes que refletem no crebro dos indivduos, podemos fazer a seguinte indagao: possvel um combate ideolgico contra o capital e, tambm, contra a religio? Para Marx, a resposta sim, mas seria uma luta em v: para uma sociedade de produtores de mercadorias, cuja relao social geral de produo consiste em relacionar-se com seus produtos como mercadorias, portanto como valores, e nessa forma reificada relacionar mutuamente seus trabalhos privados como trabalho humano igual, o cristianismo, com seu culto do homem abstrato, a forma de religio mais adequada, notadamente em seu desenvolvimento burgus, o protestantismo, o deismo etc. (MARX, 1983, p.75). Isso, certamente, no quer dizer que o protestantismo seja para o capitalista algo funcional em todos os seus aspectos como afirmou Collin (2006), mas explica o fato de que, se a sociedade burguesa moderna adotou o protestantismo, porque encontrou nele um complemento religioso conveniente. O protestantismo desempenha, mediante sua transformao em dias teis de quase todos os feriados tradicionais, importante papel na gnese do capital (MARX, 1983, p.219, n.124).

11

38

--------------------. tica a Nicmaco. Trad. Mrio da Gama Kury. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 2001. BALIBAR, tienne. La philosophie de Marx. Paris: La Dcouverte,1993. BENOIT, Hector. Sobre a crtica (dialtica) de O capital. Crtica Marxista. So Paulo: Xam, n03, p.14-44, 1996. COLLIN Denis. Comprendre Marx. Paris: Armand Colin, 2006. MARX, Karl. O Capital. Trad. Regis Barbosa e Flavio R. Kothe. So Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Economistas). ___________. A ideologia alem. Trad. Rubens Enderle; Nlio Schneider; Luciano Cavini Martorano. So Paulo: Boitempo, 2007. MORISHIMA, Michio; CATEPHORES, George. Valor, explorao e crescimento: Marx luz da teoria econmica moderna. Trad.

Mauro Roberto da Costa Souza. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. MOURA, Mauro Castelo Branco de. Os mercadores, o templo e a filosofia: Marx e a religiosidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. RICARDO, David. Princpios da economia poltica e tributao. Trad. Paulo Henrique Ribeiro Sandroni. So Paulo: Abril Cultural, 1982 (Os Economistas). SMITH, Adam. A riqueza das naes. Trad. Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Recebido em 2012-07-02 Publicado em 2013-02-12

39

Vous aimerez peut-être aussi