Vous êtes sur la page 1sur 9

GESTO DEMOCRTICA DA EDUCAO: INSTRUMENTO A SERVIO DA EMANCIPAO INDIVIDUAL E COLETIVA Mnica Cristina Barbosa Pereira

Resumo O presente artigo aborda a gesto democrtica da educao numa perspectiva de emancipao individual e coletiva, apresentando breve retrospectiva histrica, com o intuito de trazer tona a importncia poltica e social de se vivenciar um salutar processo de fortalecimento das bases democrticas da educao. Ao decorrer do estudo, se faz a explanao epistemolgica, evidenciando a preocupao dos estudiosos em relao concretizao dos princpios constitucionais da participao e autonomia, objetivando instrumentalizar os cidados com atuais e relevantes suportes atitudinais, procedimentais e conceituais, vindo, com isso, a buscar a reestruturao de uma sociedade mais justa, por que capaz de emancipar o indivduo e a coletividade. Palavras-chave: Gesto, Democracia, Emancipao.

Introduo A Constituio Federal de 1988 legitima, em seu art. 206, a gesto democrtica como um dos princpios essenciais ao compartilhamento das aes educativas, numa perspectiva de comprometimento, por parte de todos os segmentos sociais e dos atores da comunidade escolar, para com a melhoria significativa da qualidade da educao pblica. Seguiu-se Carta Magna a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN de n 9394 de 1996, cujo art. 2 do Ttulo II - que diz respeito aos princpios e fins da educao nacional -, especifica ser a educao dever da famlia e do Estado, atendendo, dessa forma, aos preceitos constitucionais balizadores da democracia, da coletividade, da responsabilidade de todos "(...) na busca de que a educao se ________________________________
Especialista em Gesto Escolar, Ps-graduanda em Mdias na Educao UFAM Licenciada em Pedagogia Faculdade Martha Falco Pedagoga da Secretaria Municipal de Educao SEMED Tutora a distncia do Curso Lato Sensu em Coordenao Pedaggica - UFAM

torne um dos caminhos para a democratizao e para a transformao social" (BEZERRA, 1996, p. 102). Nesse cenrio, a presena marcante da gesto democrtica da educao se converte em instrumento a servio da emancipao do cidado, resultando na fruio tica e responsvel de direitos e deveres, porquanto este indivduo sabe-se e compreende-se parte de uma coletividade, cujas aes, reaes e omisses (re) desenham todo um contexto local, regional, nacional e global.

Breve Histrico da Gesto Democrtica nas ltimas dcadas Ao nos debruarmos sobre a histria da educao brasileira, evidente o hiato: educao escolar x sociedade, causado pelo advento da ditadura militar, interrompendo um propenso ciclo de desenvolvimento das bases democrticas do ensino formal. Foram, ento, mais de vinte anos de prticas autoritrias, cujas consequncias ainda hoje assombram o universo educacional.
O golpe de 1964 trouxe consigo a interrupo do desenvolvimento de muitas promessas de democratizao social e poltica em gestao, inclusive da educao escolar e popular no Brasil. O regime militar, por sua forma poltica de se instalar e de ser, acabou por instaurar, dentro do campo educacional, comandos autoritrios de mandamentos legais, os quais, por sua vez, se baseavam mais no direito da forca do que na forca do direito. O temor, a obedincia e o dever suplantaram o respeito, o dialogo e o direito (Cury, 2005, p. 15).

na dcada de 80, com o regime militar estertorando, que as vozes em prol de uma redemocratizao social, poltica e educacional ecoam fortemente pela sociedade, e da, nascem as bases legais para a legitimao de uma gesto embasada pelos princpios da participao e autonomia, indo de encontro a um antigo anseio dos educadores: a plena vivncia de uma educao pautada por polticas de cunho democrtico (Gadotti, 1995, p. 09). Com a Constituio Federal e a LDBEN vigorando, implementado o Plano Nacional de Educao - Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001 -, cuja essncia o trabalho coletivo, envolvendo todos os segmentos sociais, objetivando conquistar a autonomia da escola, criando, para esse fim, estratgias fortalecedoras da

participao dos atores da comunidade escolar visando a consecuo de impactos significativos na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem praticado nos espaos escolares. Portanto, o processo de redemocratizao das bases sociais, polticas e educacionais ainda muito recente em nossa histria, lanando desafios constantes construo de um cotidiano escolar onde o exerccio de direitos e deveres se convertam em aes concretas emancipao do indivduo, considerando que
o novo modelo de organizao se apresenta sob a tica da gesto compartilhada, que exige o repensar da estrutura de poder na comunidade escolar e requer a participao dos diversos segmentos na tomada de deciso. (Bezerra, 1996, p. 102).

Gesto Democrtica: um exerccio de reflexo-ao Em atendimento a esses pressupostos, se faz essencial a reflexo-ao da forma de gesto democrtica vivenciada nas escolas pblicas, pois, ela deve perpassar todos os documentos norteadores da prtica escolar, como o Projeto Poltico Pedaggico, bem como tem que se efetivar em real participao dos atores da comunidade escolar, porm, o foco dessa participao a atuao e no a mera observao e escuta passiva, destituda de voz e vez nas decises escolares, ou seja, o Conselho Escolar para se converter em mecanismo de tomada de atitude frente s dificuldades do processo educacional, precisa reconhecer seu papel transformador e se posicionar como tal no contexto escolar. Em linhas gerais, a comunidade escolar como um todo precisa estar ciente da importncia de sua atuao, num exerccio democrtico terico (debates, mesas redondas, reunies, grupos de estudo) e prtico (implementao e avaliao do Projeto Poltico Pedaggico, organizao de eventos e atividades, avaliao contnua do impacto das aes no rendimento escolar). Esse cotidiano se traduz em gesto democrtica da educao. Torn-lo real e atingvel depende de um exerccio contnuo de democracia, e esta s adentrar a escola se as portas da participao, autonomia e respeito s diferenas estiverem abertas para ela.

Gesto Democrtica da Educao no Brasil: Bases Legais e Epistemolgicas Em uma sociedade que preze pelo bem estar de seu povo, salientando-se que esse bem estar no se traduz em submisso, mas, "implica opes, rupturas, decises, estar com e pr-se contra, a favor de algum sonho e contra outro, a favor de algum ou contra algum" (Freire, 2001, p. 22), se faz primordial o exerccio democrtico onde se tenha plena conscincia de que materializar valores como a tica, responsabilidade, comprometimento, contribuir consolidao de uma realidade socioeconmica isenta de atitudes de nepotismo, indicaes por questes puramente pessoais, desperdcio da coisa pblica, resultando em maior avano qualitativo das instituies sociais (Luck, 2000, p. 12). Sob esse prisma, cidadania se torna sinnimo de mudana, se revelando mecanismo de reflexo-ao, imbuda de curiosidade, que se mostra primeiramente ingnua e, depois de apurada anlise, passa a ser uma curiosidade crtica, vindo a fazer sua interveno no mundo, tornando-se, ento, curiosidade epistemolgica (Freire, 1996, p. 34). Foi essa cidadania epistemolgica que ficou adormecida, deitada em bero esplndido, provocando o um atraso educacional democrtico significativo de nosso que afetou, pois, a

inegavelmente,

amadurecimento

povo,

redemocratizao brasileira se deu aps mais de duas dcadas de silncio das massas populares, as quais foram prejudicadas com uma ausncia de poltica pblica educacional que as visualizasse como detentoras de direitos e deveres. Alis, o que prevaleceu no cotidiano da sociedade brasileira foi a "ideia de que os que esto excludos so culpados pelo seu fracasso" (Mendes, 2009, p. 103). Com os ltimos suspiros ditatoriais, ainda no incio da dcada de 80, h significativo avano dos debates, encontros, seminrios, que desencadeiam manifestaes em prol de uma gesto escolar com caractersticas democrticas, visando responder aos anseios de reestruturao social e econmica, que, sem dvida, encontram no espao escolar valioso solo de germinao de esperana de melhoria de vida, principalmente das classes materialmente menos favorecidas.

Rosa (2009, p. 17), expe o que foi a ruptura do nascente processo de gesto democrtica e como se revelou a gesto escolar durante a vigncia do Regime Militar no Brasil:
Para compreender a natureza do processo de gesto escolar democrtica, que se estabelece nos anos de 1980 com uma marcante luta pela sua instaurao, busquemos os diferentes fatores que o influenciaram. O primeiro deles, de uma importncia estanque, e associado a mudana amplamente sofrida pelo contexto scio-poltico da sociedade brasileira durante o perodo da ditadura militar (1964-1985), em que a idia de praticas democrticas de gesto foi abafada, uma vez que a administrao pblica do Brasil se dava de maneira autoritria, com pouca participao popular e sem os mecanismos prprios da democracia representativa. Consequentemente, a escola tambm sofreu uma gesto centralizadora, sem um maior envolvimento da comunidade local.

A Constituio Federal, promulgada em 1988, traz, em seus artigos 205 e 206, as bases para implementao do princpio da gesto democrtica em solo educacional, objetivando a formao integral do homem corpo, mente e esprito , implicando, diretamente, no fortalecimento da cidadania para plena atuao poltica, econmica e social, numa explcita resposta aos anos em que o cidado foi alijado do seu direito de intervir concretamente nos rumos da sociedade brasileira. Essa concepo de formao humana, e, consequentemente, de cidadania, legitimada pela Carta Magna, uma aspirao antiga da sociedade brasileira, especialmente dos educadores (Gadotti, 1995, p. 29), tendo em vista o ento projeto de desenvolvimento de um processo de democracia das bases educacionais ter sofrido rspida ruptura quando do advento do regime ditatorial - na dcada de 60 -, substituindo o dilogo pelo autoritarismo; a participao pela imposio (Cury, 2005, P. 15). Em um mundo onde a complexidade e celeridade dos fatos e acontecimentos globalizados exigem cada vez mais suportes atitudinais, procedimentais e conceituais por parte do cidado, a fim de que este possa fazer escolhas, indicar alternativas, tomar decises, "estabelecendo prioridades em situaes concretas" (MITTER, 2002, p. 24), os documentos legais que norteiam as polticas pblicas

educacionais devem criar os ditames normativos para o avano da participao, elemento "indissocivel dos direitos e princpios de cidadania" (Batista, 2009, p. 41). Em atendimento a esses pressupostos, a Constituio Federal busca repor o tempo perdido na ditadura militar, apresentando um perfil essencialmente democrtico, utilizando, recorrentemente, de substantivos como autonomia,

participao, famlia, sociedade, evidenciando, dessa forma, uma "(...) postura substantivamente democrtica (...)" (Freire, 2001, p. 22). Em concordncia com tais preceitos constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN n 9394/96, valoriza a educao vivenciada em todas as esferas sociais, como tambm fornece importantes subsdios prtica do respeito s diferenas culturais, anunciando e legitimando o advento da Lei n 10.639/03, importante passo rumo a uma nova visualizao do contexto das lutas e conquistas tnico-raciais no Brasil. Contudo, a LDBEN, em sua etapa pr-aprovao, no trazia em sua essncia um carter genuinamente democrtico, gerando insatisfao e manifestaes por parte dos defensores de uma urgente lei educacional que normatizasse mecanismos para a prtica de uma gesto escolar pautada pelos princpios democrticos. Em razo disso, reformulaes foram efetuadas visando atender aos preceitos constitucionais democrticos, e, finalmente, em dezembro de 1996, a LDBEN sancionada e promulgada pelo Presidente da Repblica (Rosa, 2009, p. 31). Na esteira da relao escola x economia x sociedade, e visando a interdisciplinaridade desses trs pilares de um pas, o pargrafo 2 da LDBEN especifica a importncia de a educao formal, ou seja, vivenciada no espao escolar, estar diretamente ligada "ao mundo do trabalho e prtica social" (Ttulo I Da Educao), pois, na concretizao de seu trabalho em uma determinada sociedade que "(...) o homem realiza sua vontade, afirmando-se como sujeito, construtor de sua humanidade" (Mendes, 2009, p. 36). Em um Estado Democrtico de Direito, como se caracteriza legalmente a Repblica Federativa do Brasil, diversidade cultural, trabalho e humanidade, se constituem em elementos formadores de cidadania, cujo salutar exerccio se traduz na mais pura expressividade da democracia de um pas.

Mendes (2009, p. 16) ratifica esse pensamento ao defender uma democracia participativa, onde os cidados no se atenham somente ao ato de eleger representantes, mas, sobretudo, de analisar os condicionantes sociais e econmicos que implicam direta ou indiretamente nas condies de vida. a tomada de conscincia da necessidade de se apropriar do conhecimento da meio que nos cerca, sendo que, esse conhecer sabe-se inconcluso, inacabado, sempre disposto a "(...) aprender, no apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade (...)" (Freire, 1996, p. 76) Nessa linha de pensamento, a cidadania se traduz em mudana concreta, considerando sua atitude ser de ao e no de resignao; de busca e no de estagnao; de anlise dos fenmenos que afetam direta ou indiretamente uma realidade seja local, nacional ou mundial e no de aceitao do senso comum. Cidadania, nesse contexto, o resultado de uma prtica de gesto democrtica da educao que se mescla e se confunde com "transparncia e impessoalidade, autonomia e participao, liderana e trabalho coletivo, representatividade e competncia" (Cury, 2005, p. 18).

Concluso A estrada da democracia exige constante observao do que est ao redor, analisando cada passo, verificando os prs e os contras de se escolher esta ou aquela diretriz, antevendo os possveis percalos a serem encontrados em cada opo, sem, contudo, desviar-se deles, pois, so as situaes conflituosas que geram as grandes oportunidades de amadurecimento pessoal, coletivo e social. A escola uma das principais vias de acesso democracia, porquanto nela que repousam esperanas de construo de dias mais justos para todos os cidados. Nessa perspectiva

O principio da gesto democrtica da educao publica, com status constitucional, e os dispositivos legais relativos a sua implementao, representam os valores e significaes dos educadores que preconizam uma educao emancipadora, como exerccio de cidadania em uma

sociedade democrtica. So resultado de um processo instituinte do novo fundamento de gesto democrtica da educao a desfazer o paradigma patrimonialista. Mas esses dispositivos legais, por si s, no mudam cultura e valores. Somente as prticas iluminadas pelo novo paradigma podem mudar culturas e valores. (Bordignon, 2005, p. 05-06).

Defende-se a ideia de que a legislao se faz de suma importncia para a prtica da gesto democrtica na escola pblica, contudo, dispositivos legais somente legitimam uma prtica. Para realmente vivenci-la de forma reflexiva, dialgica, necessrio a acepo epistemolgica do que representa a vivncia democrtica em um espao escolar. Desfraldar a bandeira de que "os conceitos de democracia e prtica democrtica precisam ser compreendidos e interpretados no interior da escola (...)" (Bezerra, 1996, p. 103) depreender o papel social da escola na construo democrtica de seu povo.

Referncias BATISTA, Neusa Chaves. A formao de conselheiros municipais de educao e a gesto democrtica dos sistemas municipais de ensino: uma poltica pblica em ao. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educao, programa de Ps-Graduao em Educao, 2009;

BEZERRA, Aldenice Alves. Gesto da Educao: uma abordagem democrtica. Amaznida: Revista do Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Amazonas, Ano 1, n. 1; pgs 101-112; Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 1996.

BORDIGNON, Genuno. Gesto democrtica na educao. Gesto Democrtica da Educao. Boletim 19. Ministrio da Educao, Braslia, 2005.

BRASIL. Constituio da Republica Federativa do Brasil, promulgada em 5/10/1988; ________Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n. 9.394/96;

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gesto democrtica da educao pblica. Gesto Democrtica da Educao. Boletim 19. Ministrio da Educao, Braslia, 2005;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 21. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996;

________, Paulo. Poltica e educao: ensaios. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2001;

GADOTTI, Moacir. Escola Cidad. 4. Ed. So Paulo: Cortez, 1995.

LUCK, Helosa. Perspectivas da Gesto Escolar e Implicaes quanto Formao de seus Gestores. Gesto Escolar e Formao de Gestores. Em Aberto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Braslia, v. 17, n. 72, pags. 11-35, fev./jun. 2000.

MENDES. Valdelaine. Democracia participativa e educao: a sociedade e os rumos da escola pblica. So Paulo: Cortez, 2009.

MITTER, Wolfgang. A Educao no Processo de Globalizao: algumas consideraes sobre um debate atual e controverso. Gesto Educacional: O Brasil no Mundo Contemporneo. Em Aberto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Braslia, v. 19, n. 75, pags. 23-34, jul. 2002;

ROSA, Isaac Gabriel Gayer Fialho. A Gesto escolar democrtica: o caso da rede Municipal de Mesquita. Rio de Janeiro: UFRJ/ Ps-Graduao em Educao, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi