Vous êtes sur la page 1sur 8

Introduo .................................................................

02

A organizao do imprio ........................................... 03

Produo econmica .................................................. 04

Cultura e religio persas ............................................. 05

A decadncia do imprio ............................................ 06

Concluso ................................................................... 07

Bibliografia ................................................................. 08

Introduo
O Imprio Persa foi um dos mais expressivos imprios da Antiguidade. Por volta de 1500 a. C., povos indo-europeus invadiram o planalto do Ir, regio montanhosa e desrtica, situada a sudeste da Mesopotmia. Entre eles, se destacaram os medos e os persas. Ao final do sculo VII a. C., os medos tinham um Estado organizado e dominavam os persas. Porm, por volta de 550 a. C., comandados por Ciro (imperador persa), os persas venceram a dominao dos medos e promoveram a unificao dos dois povos, formando um imprio. Ciro e seus sucessores (Cambises e Drio I), por meio de conquistas militares, expandiram os domnios do Imprio Persa, que chegou a atingir aproximadamente 5 milhes de km.

Mosaico representando os exrcitos persas.

A organizao do imprio

Os povos dominados pelos persas podiam conservar seus costumes, suas leis, suas religies e suas lnguas. Porm, eram obrigados a pagar tributos e a servir o exrcito persa. Durante o reinado de Drio I, o Imprio Persa atingiu sua extenso mxima. Para cuidar dos domnios, foi criada uma complexa organizao administrativa: o imprio foi dividido em provncias chamadas satrapias, sendo cada uma governada por um administrador denominado strapa. Prevenindo-se contra o excesso de autoridade dos strapas, Drio I criou um sistema de vigilncia e controle de seus poderes, designando um general de sua confiana como chefe do exrcito de cada satrapia. Alm disso, periodicamente, enviava altos funcionrios, conhecidos como olhos e ouvidos do rei, a todas as provncias para fiscalizar os strapas. Buscando manter a unidade do imprio habitado por diferentes povos, foram construdas diversas estradas, entre elas a Estrada Real. Com mais de 2 mil quilmetros de extenso, essa estrada ligava as cidades de Susa e Sardes. Por ela passavam os correios reais, o exrcito e as caravanas de mercado. A adoo da lngua aramaica em todos os documentos oficiais foi mais uma das medidas adotadas visando a unidade do imprio.

Imprio Persa, em sua extenso mxima

Produo Econmica

Inicialmente, a economia persa baseava-se na agricultura (centeio, trigo e cevada) e na criao de gado. Com a expanso do imprio, a unidade poltica e a construo de estradas facilitou-se a comunicao entre as satrapias, estimulando o desenvolvimento do artesanato e do comrcio. Para facilitar as trocas comerciais, Drio I mandou cunhar moedas de ouro (dricos). Posteriormente permitiu-se a cunhagem de moedas de prata, cuja quantidade ainda no atendia s necessidades do comrcio.

Cultura e religio persas

Na arte, os persas receberam grande influncia dos egpcios e dos mesopotmicos. Fizeram construes em plataformas e terraos, nas quais utilizaram tijolos esmaltados em cores vivas. No plano religioso, distinguiram-se por uma religio que ainda hoje praticada em algumas partes do mundo: o zoroastrismo. Seu fundador, Zoroastro (da o nome da religio), viveu entre 628 e 551 a.C. De acordo com os princpios bsicos do zoroastrismo, existem duas foras em constante luta: o bem e o mal. O deus do bem Ormuz, que no representado por imagens e tem como smbolo o fogo; o deus do mal Arim, representado por uma serpente. Segundo o zoroastrismo, o dever das pessoas praticar o bem e a justia, para que, no dia do Juzo Final, Ormuz seja vitorioso e, assim o bem prevalea sobre o mal. Alm disso, aos bons estava reservada a vida eterna no paraso. Muitos dos valores do zoroastrismo acabaram sendo adotados por outras religies. No cristianismo, por exemplo, encontram-se presentes as ideias de Juzo Final e paraso e a dicotomia entre bem e mal. Essa religio baseava-se na sinceridade entre as pessoas e foi transcrita no livro sagrado Avesta. O imperador era quase um deus , pois, segundo a crena , governava por ordem de deus.

A decadncia do Imprio

A tomada do estreito de Bsforo e Dardanelos no mar Negro pelas foras persas prejudicou o intenso comrcio grego na regio. O clima de tenso entre vrias cidades gregas e o imprio persa transformou-se em longa guerra. Em 490 a.C., Dario tentou invadir a Grcia, mas foi derrotado pelos gregos na batalha de Maratona. Dario morreu e o poder passou as mos de seu filho Xerxes, que continuou a luta contra a Grcia, sendo derrotado em 480 e 479 a.C. nas batalhas de Salamina e Platia. Aps sucessivas derrotas, os persas foram obrigados a se retirar e reconhecer a hegemonia grega no mar Egeu e na sia Menor (Ldia). Com o enfraquecimento do imprio, vrias satrapias se revoltaram contra o domnio persa. Internamente a luta pelo poder tornou-se mais e mais violenta. Entretanto, durante a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta) os persas tomaram novamente a sia Menor. Com o assassinato de Dario III, um dos ltimos sucessores do imprio, Alexandre Magno dominou toda a Prsia e suas satrapias e anexou-as ao imprio greco-macednico.

Concluso

Com a realizao desse trabalho, pude observar alguns fatores semelhantes entre o Imprio Persa e a nossa sociedade atualmente:

o A diviso territorial brasileira em estados, pode ser comparada ao processo de descentralizao administrativa do territrio persa em unidades menores, promovido pelo rei Drio I, devido a grande extenso dos domnios persas. o Outra analogia que pode ser feita em relao a cobrana de impostos imposta pelo governo persa, o que tambm ocorre no Brasil na forma de impostos embutidos no preo de produtos.

o Assim como o povo brasileiro que respeita as culturas dos imigrantes que aqui vivem, os persas mantinham uma postura de respeito aos usos e costumes dos povos que eles dominavam. o O zoroastrismo, religio de origem persa, influenciou o cristianismo, religio predominante no Brasil, em alguns fatores como o incentivo criao de muitos filhos. o Uma importante herana deixada pelo povo persa ao Brasil e ao mundo, so os tapetes persas confeccionados hoje no sul do Ir, famosos em todo o mundo por sua beleza e originalidade.

Bibliografia
http://www.sohistoria.com.br/ef2/persas/ COTRIM, Gilberto . Histria Global Brasil e Geral. So Paulo, Saraiva, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi