Vous êtes sur la page 1sur 3

Como os homens vm a Cristo.

Como Deus traz os homens a Cristo? Os pregadores arminianos geralmente dizem que Deus traz homens a Cristo por meio da pregao do evangelho. verdade; a pregao do evangelho o instrumento para trazer os homens a Cristo, mas precisa haver algo mais que isso. A quem Cristo dirigiu essas palavras? Ora, as pessoas de Cafarnaum, onde Ele pregava com frequencia, onde proferiu, com lamentao e tristeza, as maldies da lei, bem como os convites do evangelhos. Naquela cidade, o Senhor Jesus havia realizados muitos sinais poderosos e diversos milagres. Na verdade, Ele ministrou aos moradores de Cafarnaum tantos ensinos e operou tantas confirmaes milacurosas, a ponto de declarar que, se Tiro e Sidom houvessem sido abenoadas com tais previlgios, h muito teriam se arrempedido em pano de saco e cinzas. Ora, se a pregao do prprio Cristo no foi proveitosa para tornar esses capazes de vir a Ele mesmo, no possivel que a pregao do evangelho fosse a nica coisa idealizada por Deus para trazer os homens a Jesus. No, queridos irmos, vocs tem de observar novamente: o Senhor Jesus no disse que o homem no vir a Ele, se o ministro do evangelho no o trouxer; e sim que se o Pai no o trouxer. Ora, existe o ser trazido pelo evangelho e pelo pregador, sem ser trazido por Deus. claro que Jesus estava falando de ser trazido por Deus, o Altssimo a primeira pessoa da da gloriosa Trindade, enviando a terceira Pessoa, o Esprito Santo, para induzir homens avirem a Ele, Jesus. Algum pode se levantar e dizer com escrnio: Ento, voce acha que Cristo traz homens a Ele mesmo, vendo que os homens no tem disposio para fazer isso? lembro-me de haver conhecido um homem que disse: Senhor, voce pregou que Cristo apanha os homens pelos seus cabelos e os traz a Si mesmo. Perguntei-lhe se podia lembrar o dia em que preguei um sermo contendo essa extraordinria doutrina. Se ele pudesse lembrar, eu ficaria grato. Mas aquele homem no pode lembrar tal dia. Eu lhe disse que, embora Cristo no traga ningum a Ele mesmo, puxando-o pelos cabelos, creio que que Ele traz pessoas por meio do corao, fazendo-o de maneira quase to poderosa quanto aquela ilustrao poderia sugerir.

Observem que no trazer do Pai no h qualquer compulso. Cristo nunca obriga qualquer pessoa a vir a Ele contra a vontade dele mesmo. Ento, que maneira o Esprito Santo traz o homem a Cristo? Ora, Ele o faz tornando o homem disposto. verdade que o Esprito Santo no usa a persuaso moral. Ele conhece um mtodo facil de alcanar o corao do homem. O Esprito Santo vai s fontes secretas do corao e, sabendo exatamente como, por meio de uma realizao misteriosa, muda a direo da vontade humana, de modo que, assim como Ralph Erskine o apresentou de modo paradoxo, o homem salvo com o pleno consentimento, contra a sua prpria vontade, ou seja, ele salvo contra sua velha vontade. Mas ele salvo com pleno consentimento, pois Deus o tornou disposto no dia do seu poder. No imaginem que qualquer pessoa ir ao cu esperneando e gritando, em todo o caminho, contra a mo que o traz a Cristo. No imaginem que alguma pessoa ser mergulhada no banho do santo sangue de Cristo, enquanto se esfora para fugir de seu Salvador. Oh! no. verdade que, antes de tudo, o homem no tem disposio de ser salvo. Quando o Esprito Santo coloca a sua influencia sobre o corao, o teste se cumpre: Leva-me aps ti (Ct1.4). Seguimos enquanto Ele nos atrai, felizes por obedecer voz que antes desprezamos. Mas o mago dste assunto se encontra na transformao da vontade. Como isso acontece, ningum sabe. Esse um daqueles mistrios que percebido de maneira mais evidente atravs de fatos; contudo, ningum pode descrev-lo, nenhum corao pode imagin-lo. A maneira aparente em que o Esprito Santo age, ns podemos dizer-lhe. A primeira coisa que Ele faz, quando vem ao corao de uma pessoa, esta: Ele a encontra nutrindo uma excelente opinio a respeito de si mesma. Ora, o homem diz: eu quero no quero vir a Cristo. Tenho uma justia pessoal to boa, que qualquer pessoa pode deseja-la. Sinto que eu posso chegar ao cu confiando em meus prprios direitos. O Esprito Santo desnuda tal corao fazendo-o ver o cncer repugnante que est devorando sua vida; descobre pessoa todas as trevas e corrupo daquele recinto infernal, o corao humano; assim a pessoa fica horrorizada. Nunca pensei que eu fosse assim. Aqueles pecados que julgavam insignificantes se acumularam e atingiram uma porporo imensa.

Aquilo que julgava ser um montculo cresceu e se tornou uma montanha elevada; era apenas um arbusto, agora um cedro do Lbano. Oh! diz a pessoa a si mesma, tentarei reformar a minha vida; farei boas obras suficientes para limpar completamente estas obras mortas. Ento o Esprito Santo lhe mostra que ela no pode fazer isso e remove todo o poder e a capacidade ilusria da pessoa, de modo que ela se prosta, em seus joelhos, clamando em agonia: Oh! Pensei que poderia salvar a mim mesmo por meio de minhas boas obras.... Depois que o corao afunda, o homem est pronto para entrar em desespero. E diz: Nunca posso ser salvo. nada pode me salvar. Neste momento, o Esprito Santo se aproxima e mostra ao pecador a cruz de Cristo, outorgandolhe olhos ungidos com colrio celestial e declarando: Olhe para a cruz, o Homem que ali morreu salva pecadores. Voce sente que um pecador; Ele morreu para salva-lo. Assim, o Esprito Santo capacita o corao a crer a vir a Cristo, pelo amvel trazer do Esprito, encontra a paz de Deus, que execede todo entendimento e guarda sua mente e seu corao em Cristo Jesus. (Fp4.7). Agora voce percebe claramente que tudo isso pode ser feito sem qualquer compulso. O homem trazido com tanta voluntariedade como se no tivesse sido atrado. Ele vem a Cristo com todo o consentimento, como se nenhuma influncia secreta houvesse agido em seu corao. Mas essa influncia tem de ser exercida, pois, do contrrio, nunca haveria(nem haver)qualquer pessoa que poderia ou desejaria vir ao Senhor Jesus Cristo. ( C.H.Spurgeon.)

Vous aimerez peut-être aussi