Vous êtes sur la page 1sur 22

EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA PARABA

ANA FLVIA FALCO DE CARVALHO, brasileira, casada, Analista Judiciria do Tribunal de Justia do Estado da Paraba, Smbolo PJ-SFJ-001, lotada da 2 Vara da Comarca de Princesa Isabel PB, matrcula n 476.635-1, portadora do RG de n 2.520.306 SSP/PB e do CPF de n 011.723.714-07, residente e domiciliada na rua Arago e Melo, n 15, apartamento 108, Torre, JooPessoa, Paraba, por intermdio de seu advogado devida e legalmente constitudo atravs de instrumento procuratrio em anexo, com endereo profissional na avenida presidente Epitcio Pessoa, n 753, Edifcio Central Park, sala 512, Bairro dos Estados, Joo Pessoa PB, arrimo nos artigos 5, LXIX, c/c a Lei Federal 1553/51, impetrar o presente

MANDADO DE SEGURANA c/ Pedido Liminar

contra

ato

abusivo

ilegal

cometido

pelo

Excelentssimo

Senhor

Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado da Paraba, ABRAHAM LINCOLN DA CUNHA RAMOS, podendo ser citado na do Tribunal de Justia do Estado localizado na Praa Joo Pessoa, s/n, Joo

Pessoa-PB, fazendo-o na forma adiante exposta:

Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Relator Douto Representante do Parquet Colendo Pleno

I ASPECTOS FTICOS

impetrante

foi

nomeada

atravs

da

PORTARIA GAPRE n 152/2009, de 26 de janeiro de 2009, publicada no Dirio da Justia do dia 27 de janeiro de 2009 (DOC. 01), para o Cargo de ANALISTA JUDICIRIO, Smbolo PJ-SFJ-001, do Poder Judicirio do Estado da Paraba, sendo lotada na 2 Vara da Comarca de Princesa Isabel-PB (DOC. 01), sendo empossada no dia 12 de fevereiro de 2009. E entrou em efetivo exerccio no dia 16 de fevereiro de 2009 servidora pblica. na 2 Vara da Comarca de Princesa Isabel-PB, onde passou a residir para o desempenho das suas efetivas funes de

Em 26 de maro de 2009, a senhora Ana Flvia Falco de Carvalho contraiu matrimnio com o sr. Ticiano Pereira Barbosa (DOC. 02), servidor pblico estadual, ocupante do cargo de Perito Oficial Qumico Legal da Polcia Civil de Carreira do Estado da Paraba, lotado na gerncia Executiva de Laboratrio Forense do Instituto de Polcia Cientfica, nesta capital, onde fixou domiclio. (DOC. 03)

Atravs

de

permuta

promovente

foi

removida, em 01/05/2010, para a 1 Vara da Comarca de Ing (DOC. 04) exercendo at hoje suas funes. A partir de ento passou a senhora Ana

Flvia a residir na cidade de Joo Pessoa com seu cnjuge e no convvio de familiares, e desloca-se diariamente cidade de Ing para cumprir suas funes.

Nessas viagens de Joo Pessoa a Ing, percurso de 105 Km, a impetrante comeou, a princpio, a sentir incmodos no joelho direito.

O fato de ir dirigindo, que lhe impe movimentos repetitivos na troca dos pedais de acelerador/freio foi percebido como estimulante para esses incmodos.

Tal incmodo se agravou para dores que lhe trouxe dificuldades ao subir e descer escadas. O problema veio seguido de formao de edemas no joelho direito.

As

dores

lhe

levaram

buscar

ajuda

profissional, sendo diagnosticada com condromalcia da patela (CID M22.4) e estiramento crnico do ligamento cruzado anterior do joelho direito. (DOC. 05)

Atualmente

os

especialistas

da

rea

convencionaram que o uso do termo condromalcia da patela para identificar os processos patolgicos de dano cartilagem retropatelar, que uma das principais causas de dor na articulao patelo femural.1

A correspondentes.

referida

patologia

consiste

na

degenerao da cartilagem articular da patela e dos cndilos femorais

BARROS, T. L.; GUERRA, I. Cincia do Futebol, Barueri, SP: Manole, 2004. 158/159 p.

A causa desta patologia ainda no se tem resposta, porm a literatura especialista acredita que seja por razes anatmicas, histolgicas e fisiolgicas, resultando em um enfraquecimento e amolecimento da cartilagem envolvida.2

fisiopatologia

da

condromalcia

est

ligada a alteraes da nutrio condral e do osso subcondral pelo lquido sinovial, devido a falta de contato e apoios adequados.

O incio do problema se d com um processo de amolecimento da cartilagem, com a perda de suas caractersticas fsico-qumicas. Evoluindo para que a cartilagem passe pelas fases de fibrilao, fragmentao e ainda exposio do osso subcondral.

Assim, a patologia pode ser considerada o incio de um processo degenerativo articular. Saliente-se que os fatores mecnicos, os eventos traumticos, sendo estes, o macro ou o microtrauma de repetio, tambm so considerados importantes fatores etiolgicos da condromalcia.

Com efeito, ela se caracteriza pela dor na face anterior do joelho que piora com os movimentos de flexo extenso ativa. A dor surge em atitudes normais como subir e descer escadas, pisar no pedal da embreagem ou do lixeiro, abaixar, levantar depois de ter permanecido muito tempo sentado.

Essa

patologia

no

possui

cura,

mas

tratamento para prevenir a progresso do agravamento da leso.

Alm da utilizao de anti-inflamatrios, h


2

PRANDO, T. G; Motriz Revista de Educao Fsica UNESP, v. 11, n. 1 (suplemento), jan/abr. 2005. Disponvel em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm> Acesso em 23de jul. 2011.

a necessidade de tratamento fisioterpico visando o controle da dor e correo de desequilbrios e retrao musculares. A reabilitao deve focalizar o fortalecimento e a estabilizao de todos os msculos do joelho a parte interna e externa da coxa e a parte anterior e posterior da coxa.

O tratamento adequado para a patologia da impetrante no existe na cidade de Ing, conforme declarao em anexo do Secretrio de Administrao daquele municpio, o qual atesta no existir na cidade local com equipamentos e aparelhagem especfica para tratamento fisioterpico. (DOC. 06)

O referido tratamento existe na cidade de Joo Pessoa e por isso a impetrante protocolou neste Tribunal requerimento pleiteando a remoo para esta cidade no intuito de iniciar o tratamento de indicao mdica. (DOC. 07)

requerimento

foi

protocolado

acompanhado dos seguintes documentos: Exame e laudo mdico comprovando a patologia; Declarao do municpio de Ing informando a ausncia municpio de local e equipamento apropriado para o tratamento indicado; Listagem de varas da Capital que no possuem o nmero de analistas estabelecidos por lei. (DOC. 08)

A do Diretor Jurdico-Administrativo.

impetrante

foi

convocada

para

se

submeter exames de sade perante a Junta Mdica do Tribunal por indicao

ento

requerente

tem

os

exames

avaliados pelos mdicos Rosngela Ftima Pessoa, Christine Maria e Ronaldo

Mendona, tendo estes verificado a particularidade da patologia que aflige a senhora Ana Flvia e concludo pela contra indicao de atividades que exijam esforos fsicos e sobrecarga da regio comprometida.

O Dr. Eduardo Faustino Diniz, Diretor Jurdico-Administrativo, reconheceu a patologia sofrida pela impetrante, contudo entendeu que os pronunciamentos mdicos constantes no requerimento no apontavam precisamente que existia a impossibilidade dirigir at a comarca de Ing que em mdia perfaz os 105Km em aproximadamente uma hora e vinte minutos. Nesse sentido o referido diretor encaminhou novamente mesma Junta Mdica para expor mais claramente detalhe fundamental na resoluo do requerimento da senhora Ana Flvia. (DOC. 09)

Para satisfazer s informaes necessrias do referido diretor a Junta Mdica deste Tribunal elaborou Laudo Circunstanciado trazendo o seguinte teor: (DOC. 10)

Atendendo solicitao de fls. 54/55, esclarecemos de acordo com avaliao do mdico assistente da paciente especialista em patologias do joelho (fls. 21) e da prpria Junta Mdica deste Tribunal de Justia, est contra-indicado dirigir ao longo do referido percurso.

O referido laudo assinado pelos mdicos Rosngela de Ftima, Anna Maria e Ronaldo Mendona. Tendo esta explicao evidenciado o problema que vive a impetrante e a sua necessidade de remoo para Joo Pessoa no intuito de buscar tratamento adequado.

Contudo, apesar da Junta Mdica esclarecer a dvida do Diretor Jurdico-Administrativo e existir laudo, exame e indicao

de tratamento, o parecer deste foi equivocadamente no sentido de denegar o requerimento de remoo, tendo o Douto Presidente do Tribunal de Justia, Desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos acolhido este parecer. (DOC. 11)

Evidente a necessidade do tratamento de sade da impetrante, comprovado que na cidade de Ing onde exerce sua funo no existe local apropriado para tratamento e, ainda estabelecido que a comarca da capital possui dficit de analista judicirio. Carecendo que se observe e obedea s normas atinentes ao caso, vem a impetrante pleite-las atravs deste instrumento.

II DA DECISO COMBATIDA
O Mandado de Segurana considerado pelo meio jurdico como remdio herico abrigado pela Carta Magna e regulamentado por lei especfica. O referido instrumento visa combater irregularidades praticadas por autoridades no exerccio da funo.

O mandamus aqui interposto visa modificar deciso administrativa do presidente do Tribunal de Justia, publicada no dia 02 de fevereiro de 2012 (DOC. 12), que denegou pedido de remoo para tratamento de sade haja vista sofrer de patologia em que a Comarca de Ing, onde exerce sua funo, no possui aparelhagem e tratamento especfico necessrios. A remoo pleiteada foi para exerccio da funo na cidade de Joo Pessoa.

O parecer do Diretor Jurdico-Administrativo do Tribunal de Justia do Estado da Paraba opinou por indeferir o requerimento administrativo. O mesmo contm aspecto incutido na lei que compromete a harmonia da deciso com o ordenamento jurdico.

requerimento,

que

acompanha

integralmente esta ao mandamental, foi seguido de documentos pessoais, resultado da ressonncia magntica, laudo mdico, declarao da Secretaria de Sade do Municpio de Ing e uma listagem que demonstra na comarca de Joo Pessoa onde existe a falta de analista judicirio.

referido

diretor

viu

necessidade

remeteu para a Junta Mdica desta Corte analisar e emitir parecer tcnico que pudesse instruir e contribuir para a melhor elucidao deste procedimento administrativo. Na anlise dos exames foi constatada a patologia no joelho direito com estiramento do ligamento cruzado anterior e condropatia da patela que contra-indicam atividades que exijam esforos fsicos e sobrecarga da regio.

O mencionado diretor verificou que no existe dvida da existncia da doena que acomete a ento requerente, contudo entende que em todas as manifestaes mdicas presentes no existia claramente o posicionamento de que a patologia impedia que a servidora exercesse sua atividade na comarca de Ing tendo em vista o percurso dirio feito dirigindo seu veculo. Assim, encaminhou o processo para que a Junta Mdica desse esclarecimento quanto a este ponto.

Conforme

requerido

Junta

Mdica

elaborou Laudo Circunstanciado o qual atesta que contra indicado a impetrante dirigir ao longo do percurso especificado pelo diretor, qual seja, Ing-Joo Pessoa-Ing.

Surpreendentemente

Diretor

Jurdico-

Administrativo foi de encontro ao entendimento mdico e indeferiu o pedido de remoo da impetrante, argumentando que opo da mesma residir em Joo Pessoa e no em Ing onde trabalha, tendo por isso que ir dirigindo ao seu

local de trabalho, e que as dores que vem sofrendo decorre dessa sua escolha, por isso entende no se justificar o deferimento da remoo requerida.

O parecer do Diretor Jurdico-Administrativo inicialmente desconsidera opinio tcnica especfica reconhecida pela prpria Junta Mdica deste Tribunal, que inclusive veio a pontificar e esclarecer ponto que o referido parecerista indicava como necessrio para suas concluses.

Vislumbre-se

ainda

que

parecer

entende que a opo de vida da impetrante que favorece o acometimento das dores que vem sofrendo. Conforme presente no requerimento administrativo, nem mesmo os mdicos conseguem estabelecer os motivos do surgimento da patologia, no sendo por isso possvel atribuir culpa impetrante pelo mal que lhe aflige. O ato de dirigir como alguns outros que acarreta dores e possivelmente agrava o problema.

E ainda mais, falho o parecer em no perceber que a impetrante necessita de tratamento independente de morar em Ing, Joo Pessoa, outro local, pois o tratamento especfico e necessrio servir para que a patologia no evolua e lhe impea de outras prticas comuns ao dia-dia de qualquer pessoa, como abaixar, dirigir, subir e descer escadas, etc.

Ressalte-se, Egrgio Pleno, que ao indeferir o pleito, o Exmo. Presidente o TJ-PB, est impedindo que a servidora tenha o alvio das dores que comumente vem sentindo.

A remoo da referida servidora tambm acarretaria no impedimento da evoluo de patologia que conhecidamente no existe cura e ainda se caracteriza por ser progressiva.

Ou seja, o ato coator alvo do presente writ causa de aumento de dores e sofrimentos fsicos e psquicos sofridos pela impetrante.

Sim, pois a constante evoluo, sem cura e sem possibilidade de diminuio com o constante esforo no trajeto dirio rumo ao labor, acarreta srios danos impetrante.

No caso em tela no se est em anlise o conforto ou a comodidade de se trabalhar perto de casa, mas sim a sade, primeiro plano em nossas vidas, eis que o tratamento adequado para a patologia da impetrante oferecido na cidade de Joo Pessoa e na mesma comarca h vagas para o seu cargo.

Como

se

ver

adiante,

pleito

da

impetrante abrigado pela lei e ainda no traz qualquer prejuzo ao Tribunal de Justia da Paraba, que possui carncia na capital de analista judicirio.

A negativa do pleito administrativo pela autoridade judicial feriu a LOJE e ainda a Lei complementar n 58. A deciso no observou as normas pertinentes e citadas no requerimento da impetrante e to pouco fez a Justia que deveria.

III DOS ASPECTOS JURDICOS


I- Dispositivos Legais O requerimento apresentado analise da autoridade coatora, senhor Presidente do Tribunal de Justia do Estado da Paraba, foi pleiteando direito sustentado pela Lei de Organizao Judiciria do Estado da Paraba(LOJE) e pela Lei Complementar Estadual n 58.

De acordo com a Lei de Organizao Judiciria do Estado da Paraba (LOJE-PB), em seu artigo 291, h previso legal para a aplicabilidade do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Paraba aos Servidores do Poder Judicirio, in verbis:

Art. 291. O Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado aplica-se aos servidores do Poder Judicirio supletivamente e, tambm, no que couber, magistratura.

Sendo assim, referido Estatuto dever ser aplicado aos casos que no constam de forma explcita na LOJE-PB e desde que no haja dissonncia a nenhum princpio de natureza Constitucional. Conforme dispositivo retro, tambm com base no texto do art. 34, pargrafo nico, inciso III, alnea b, da Lei Complementar n 58 do Estado da Paraba, de 30 de dezembro de 2003 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Paraba ) que a servidora encontra-se resguardada na obteno do ato administrativo postulado, uma vez que este artigo orienta a aplicao da garantia esculpida no art. 226 da Constituio Federal, in verbis:
Art. 34. Remoo o deslocamento do servidor para outra repartio, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoo: (...) III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: b) por motivo de doena, comprovada por junta mdica oficial, do servidor, do cnjuge, do companheiro ou de dependente legalmente reconhecido, que viva s suas expensas, segundo o registro em seu cadastro ;(Grifos Acrescidos)

Como se observa pela leitura do artigo, o legislador garante a remoo de servidor, independentemente do interesse da Administrao, por motivo de doena comprovada em junta mdica.

Havendo caracterizao do disposto na alnea do inciso III, do artigo em questo, o deferimento do pleito do servidor pblico dever ser feito de maneira compulsria, face taxatividade dos referidos dispositivos legais. Possibilitando que a impetrante tenha a oportunidade de ter o tratamento adequado no de sanar as dores que vivencia e evitar a evoluo desta doena degenerativa.

instituto

da

remoo

pode

ser

vislumbrada nos termos do artigo 36 da Lei Ordinria Federal n 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, que bem lembra o dispositivo do artigo 34 da Lei Complementar n 58 do Estado da Paraba, de 30 de dezembro de 2003 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Paraba), in verbis:

Lei n 8.112/90 Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Lei Complementar n 58/03 Art. 34. Remoo o deslocamento do servidor para outra repartio, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede.

cristalino e muito preciso o que preleciona a lei, sendo direto e objetivo o direito que ela tutela. No tendo assim muitos bices para o entendimento e consequente enquadramento do bem tutelado com a segurana pleiteada.

II- Entendimentos Doutrinrios

Analisando a doutrina moderna acerca do tema, percebe-se a preocupao dos juristas acerca da interpretao e entendimento do dispositivo da lei. Dnerson Dias Rosa3 coloca:
Importante ressaltar que o que atualmente se denomina de remoo a pedido, independentemente do interesse da Administrao, d-se na verdade no interesse pblico, mas sem que a Administrao possa manifestar eventual discordncia. O objetivo da norma, ao utilizar que, a terminologia independentemente do interesse da Administrao, foi simplesmente definir nesta situao, o interesse pblico j estaria previamente patente e presente, e que no caberia ao Administrador Pblico realizar qualquer avaliao objetiva ou subjetiva quanto ao que considerasse como de interesse ou convenincia da Administrao Pblica. (Grifos Acrescidos)

O referido jurista conclui que em havendo as situaes que autorizam a remoo independente do interesse da administrao j estar a identificado o interesse pblico inicial que justifica de forma direta a necessria remoo do servidor para o devido tratamento da sade.

O Doutor Mauro Roberto Gomes Mattos elaborou obra que muito bem tece comentrios a respeito. A obra Lei n 8.112/90 Interpretada e Comentada colabora com o tema trazendo o seguinte raciocnio:

Com acerto se verifica esse novo enfoque doutrinrio, posto que o interesse pblico na atualidade no mais concebido como forma de retirar direitos e garantias individuais, tendo em vista que a remoo objetiva preservar a unidade familiar do servidor nos casos em
3

ROSA, Dnerson Dias. O instituto da remoo, independentemente do interesse da Administrao, e direito matrcula em instituio de ensino congnere . Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 511, 30 nov. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5952>.

que ele deslocado, quer para acompanhar cnjuge ou companheiro(a) removido pelo prprio Poder Pblico, quer por motivo de sade de cnjuge, companheiro(a) ou dependente.(Grifos Acrescidos)

Denota-se que a idia trazida pelo eminente doutrinador uma confluncia mais objetiva das concluses de doutrinadores e julgadores. O mesmo estende sua percepo entendendo que o interesse da administrao pblica no se limita apenas execuo de seus servios, mas tambm ao bem estar e dignidade do servidor ainda que isso esteja ligado a um ente familiar. Mais oportuna ainda a situao da impetrante que apenas busca direito por sua prpria situao de sade.

O referido pensamento realmente coincide com os entendimentos jurisprudenciais como se ver adiante. Mas o que mais o valoriza sua demonstrao de interesse pblico sendo posta de forma to cristalina e sendo to harmnica com os ditames constitucionais.

III- Precedentes Jurisprudenciais

Os Tribunais nacionais muito bem abordam aqui a questo e j amadureceram o pensamento de maneira a atender o intuito do legislador. Na anlise de casos anlogos encontra-se a confirmao do direito aqui reclamado.

A Jurisprudncia dos Tribunais Regionais Federais tem se manifestado favorvel aos servidores pblicos civis da Unio que recorrem ao pedido de remoo para tratamento de sade, seno vejamos:
ADMINISTRATIVO. REMOO. SERVIDOR PBLICO. COMPROVAO DOS REQUISITOS LEGAIS. LEI 8112/90. ART. 36, III, b. AGRAVO RETIDO. I - A Lei 8112/90, em seu artigo 36, III, b, assegura ao servidor

pblico o direito de remoo, independentemente do interesse da Administrao, por motivo de sade de dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica. II - Demonstrado nos autos que os genitores necessitam de acompanhamento mdico e apoio familiar para a realizao de tratamento de sade, deve ser deferida a remoo do servidor pblico. III. Agravo retido improvido. IV - Apelao e remessa oficial improvidas.

Neste sentido tambm j decidiu o STJ em caso semelhante:


MANDADO DE SEGURANA N 14.236 - DF (2009/0056471-1) RELATOR : MINISTRO NAPOLEO NUNES MAIA FILHO IMPETRANTE: SOFIA CONCEICAO REIS SALIBA PAGANO ADVOGADO: MATHEUS BANDEIRA RAMOS COELHO E OUTRO(S) IMPETRADO: MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO EMENTA MANDADO DE SEGURANA. AUDITORA FISCAL DO TRABALHO. PEDIDO DE REMOO. DIREITO SADE. ART. 36, PARGRAFO NICO, INCISO III, ALNEA B DA LEI 8.112/90. ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO. RECOMENDAO DA JUNTA MDICA OFICIAL. PRECEDENTES DO STJ. ORDEM CONCEDIDA PARA DEFERIR A REMOO DA SERVIDORA DE PALMAS/TO PARA A CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG. 1. A teor do art. 36 da Lei 8.112/90, nas hipteses dos incisos I e II do art. 36 da Lei 8.112/90, a concesso de remoo ato discricionrio da Administrao, ao passo que, nos casos enquadrados no inciso III, o instituto passa a ser direito subjetivo do Servidor, de modo que, uma vez preenchidos os requisitos, a Administrao tem o dever jurdico de promover o deslocamento horizontal do Servidor dentro do mesmo quadro de pessoal. 2. Em homenagem ao princpio de hermenutica constitucional e da concordncia prtica, o disposto no art. 36, III, b da Lei 8.112/90 deve ser interpretado em harmonia com o que estabelecido no art. 196 do Texto Maior (direito subjetivo sade), ponderando-se os valores que ambos objetivam proteger. 3. O Poder Pblico tem, portanto, o dever polticoconstitucional impostergvel de assegurar a todos proteo sade, bem jurdico constitucionalmente tutelado e consectrio lgico do direito vida, qualquer que seja a dimenso institucional em que atue, mormente na qualidade de empregador. 4. No obstante o argumento utilizado pelo Ministrio do Trabalho e do Emprego para indeferir o pedido de remoo da Servidora, a dizer, que o tratamento da patologia pode ser realizado na prpria cidade de lotao, h que considerar, na

espcie em julgamento, o estado de sade da impetrante, expressamente garantido pelo art. 196 da CF, que se encontra comprovadamente debilitado em razo de suas funes profissionais. 5. A prpria Junta Mdica Oficial atestou a imperiosidade da transferncia da Servidora para o Estado de origem para a eficcia do tratamento da patologia que, registre-se, tem cunho psicolgico e justamente por isso seu trato no se resume a medidas paliativas de cunho medicinal. 6. Ordem concedida para garantir a remoo da impetrante para Belo Horizonte/MG, nos termos da postulao, em que pese o parecer ministerial pela denegao. Publicado no DJE em 28/08/2009. (grifos nossos)

Em seu voto, o Excelentssimo Senhor Ministro assim asseverou:


O Poder Pblico tem, portanto, o dever polticoconstitucional impostergvel de assegurar a todos proteo sade, bem jurdico constitucionalmente tutelado e consectrio lgico do direito vida, qualquer que seja a dimenso institucional em que atue, mormente na qualidade de empregador. No se pode ignorar, portanto, que a prpria Junta Mdica Oficial, a despeito do esclarecimento de que o tratamento mdico poderia ser concretizado no local de lotao da Servidora, apontou a transferncia da Servidora para o Estado de origem como medida necessria ao tratamento da impetrante que, registre-se, tem cunho psicolgico e justamente por isso seu tratamento no se resume a medidas paliativas de cunho medicinal. Dest'arte, em homenagem ao princpio de hermenutica constitucional e da concordncia prtica, o disposto no art. 36, III, b da Lei 8.112/90 deve ser interpretado em harmonia com o que estabelecido no art. 196 do Texto Maior, ponderando-se os valores que ambos objetivam proteger.

E arremata:
Ora, a prpria Administrao Pblica, ao disciplinar instituto correlato (licena por motivo de sade), que implica na interrupo da prpria prestao do servio, e no apenas o deslocamento do Servidor para outro local, demonstra de que o legislador, em situaes como a dos autos e devidamente preenchido o requisito exigido (comprovao pela Junta Mdica Oficial), optou por proteger a sade do Servidor, ainda que em detrimento dos interesses e convenincias da Administrao. Com isto, consagrou-se a prevalncia da tutela ao direito

subjetivo sade sobre o interesse pblico, que, no caso, consubstancia-se na observncia da lotao conferida impetrante em virtude de sua classificao no certame.

O STJ j julgou diversos casos anlogos ao que prope este instrumento, inclusive atravs de mandamus, conferindo direito com a concesso de segurana. Assim exemplifica o seguinte julgamento:

RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CAUTELAR. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PBLICO. REMOO. ART. 36, PARGRAFO NICO, INCISO III, ALNEA B DA LEI N 8.112/90. DOENA DE CNJUGE. VAGA NA LOCALIDADE DE DESTINO. CONVENINCIA DA ADMINISTRAO. DESNECESSIDADE. PRECARIEDADE DO PROVIMENTO. PLAUSIBILIDADE DA TESE EVOCADA. Conforme se depreende da leitura da alnea b do inciso III do pargrafo nico do artigo 36 do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio, no h que se perquirir sobre a existncia de vaga ou interesse da Administrao para o deslocamento do servidor, se ancorado em motivo de sade do cnjuge. A remoo se deu por fora de deciso judicial, embasada em necessidade mdica em virtude de ser tambm servidora pblica, no descaracterizando a condio do esposo, pois a pretenso de acompanh-la encontra respaldo na lei. H que se considerar ainda o fato de que o provimento precrio, pois a demanda cautelar, sendo suficiente a constatao da plausibilidade da tese jurdica evocada. Recurso desprovido (REsp. 643.218/CE, Rel. Min. JOS ARNALDO DA FONSECA, DJU 07.11.2005).

E o prprio Tribunal de Justia do Estado da Paraba entendeu que uma tcnica judiciria da comarca de Brejo do Cruz-PB estava autorizada para acompanhar cnjuge na vizinha cidade de Caic, Rio Grande do Norte, e l prestar servio ao Poder Judicirio daquele, sem prejuzo da sua remunerao. Assim comprova a referida portaria:

PORTARIA GAPRE N 1.505/2005 - O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA PARABA, no uso de suas atribuies legais, e tendo em vista o que consta do Processo N 174.475-5/2005, resolve: Colocar disposio

do Poder Judicirio do Estado do Rio Grande do Norte, para prestar servios junto Comarca de Caic , a servidora MARIA DE FTIMA FERNANDES FILGUEIRAS FORTE, matrcula n 468.657-8, Tcnica Judiciria da Comarca de Brejo do Cruz, de 1 Entrncia, a fim de acompanhar o cnjuge, sem prejuzo da sua remunerao, at ulterior deliberao. GABINETE DA PRESIDNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA PARABA, em Joo Pessoa, 25 de julho de 2005. Desembargador Jlio Aurlio Moreira Coutinho- Presidente. Portaria publicada no Dirio da Justia do Estado, na edio de 28 de julho de 2005. (Grifos Acrescidos)

Atente-se que foi reconhecido direito servidora para acompanhar o cnjuge em uma cidade distante apenas 38Km, ficando disposio do Poder Judicirio do Rio Grande do Norte sem nenhum prejuzo da remunerao. O pleito da impetrante muito menos agressivo ao Tribunal e visa eliminar uma distncia muito mais acentuada, 432Km. Ela apenas pleiteia o exerccio de sua funo ao mesmo Tribunal, na localidade onde seu cnjuge trabalha.

O TJPB tambm estendeu esse raciocnio para outra ocasio onde um servidor pblico estadual teve o direito exercer sua funo no local da residncia de sua famlia, dando prevalncia ao texto constitucional que premia a unidade familiar. Assim se pronunciou este Tribunal:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. ADMINISTRATIVO. DELEGADO ESTADUAL. TRANSFERNCIA PARA LOCAL DISTINTO DA SUA RESIDNCIA. CONFLITO ENTRE O PRINCPIO DO INTERESSE PBLICO E O PRINCPIO DA UNIDADE FAMILIAR. MXIMA EFETIVIDADE DO TEXTO CONSTITUCIONAL. OBSERVNCIA DAS HIPTESES DO ART. 273 DO CPC. LIMINAR CONCEDIDA. DECISO MANTIDA. DESPROVIMENTO. - A existncia de indcios plausveis quanto ao desvio de poder na prtica de ato administrativo, permite a concesso de tutela de urgncia capaz de neutralizar os efeitos do ato maculado. Havendo conflito entre os princpios do interesse pblico e o da unidade familiar, deve-se, em primeiro momento, homenagear este, at que o mrito do ato seja apreciado em momento oportuno. VISTOS, relatados e discutidos os autos acima referenciados. ACORDA a Colenda Segunda Cmara Cvel do Egrgio Tribunal de Justia da Paraba, unanimidade, negar provimento ao agravo de

instrumento. (AI n 200.2007.798.392-8/001, Rel. Juiz Carlos Neves da Franca Neto)(Grifos Acrescidos).

imperioso lembrar que o pleito deste mandamus no estranho ao entendimento administrativo deste Tribunal, haja vista existir procedimentos administrativos que concederam esta mesma remoo. Com uma nica diferena o tratamento da doena que justificava a remoo no afetava o servidor mas o cnjuge ou parente.

Assim procedimentos que acompanharam o

se

comprova

as

cpias

dos da

requerimento

administrativo

impetrante e que seguem neste instrumento. A servidora Maria do Socorro Rocha Santana elaborou requerimento visando ficar a disposio no Juzo da 6 Vara de Famlia enquanto tentava uma permuta com outro servidor, haja se encontrar lotada na Comarca de Mamanguape. A servidora buscava acompanhar uma tia que era sua dependente.

Esse seu requerimento foi convertido em solicitao de Remoo e ao final foi deferido com a justificativa de acompanhar tratamento do pai aqui na capital, haja vista no existir tratamento adequado para sua enfermidade. Conforme anexo o procedimento administrativo recebeu o n 268246-0 e teve a portaria de remoo assinada pelo ento presidente Desembargador Luiz Silvio Ramalho Junior em 17/11/2010. (DOC. 13)

Outra servidora elaborou requerimento de remoo acompanhar tratamento de seu cnjuge quando apenas possua menos de um ms no servio pblico. A senhora Ana Paula Campos Rodrigues Garcia comprovando o estado de sade e a necessidade de tratamento de seu cnjuge teve merecidamente o deferimento de pleito, em 11/03/2011 pelo impetrado, Abraham Lincoln da Cunha Ramos, conforme cpia do procedimento administrativo de n 283594-1. (DOC. 14)

em

outro

procedimento

em

que

servidora pleiteava a remoo para tratamento de sua prpria sade, a presidncia deste Tribunal acolheu o pedido. Conforme cpia do procedimento administrativo de n 281747-1 a servidora Rosngela Felcio da Silva teve o deferimento da remoo da comarca de Campina Grande para Joo Pessoa. (DOC. 15)

Com isso, se constata que o pleito no indiferente nem estranho a este prprio Tribunal, que administrativamente vem acolhendo e respeitando o que preceitua a norma pertinente.

direito

que

pleiteia

impetrante

patente, objetivo e preciso. Necessitando para o seu exerccio que este digno Tribunal conceda a segurana para se alcanar a Justia.

IV- Medida Liminar O presente instrumento encontra-se

acompanhado no s com argumentos compatveis, mas com provas e bastante indcios que comprovam a necessidade da segurana a qual aqui se busca. Contudo, o pleito tambm segue com a carncia de eficincia na aplicao da medida.

Todo o exposto demonstra a aparncia do bom direito por parte da impetrante, que fundamentou com fatos, dispositivos legais, entendimentos doutrinrios e jurisprudenciais o seu pedido. Sendo visvel que a relao entre os fatos, fundamentos e pedido possui nexo com a segurana.

A natureza do pedido demonstra a preciso da medida e com isso a necessidade de obteno rpida da mesma. A demora

na obteno da segurana perigo para a proteo dos bens tutelados constitucionalmente, a SADE, bem como a famlia.

Os fatos aqui relacionados e a prpria carncia do direito so evidncias que a demora na aplicao do direito podem trazer consequncias no recuperveis com a obteno tardia da segurana. O pleito que se faz cumpre com os requisitos de obteno da medida liminar, quais sejam: fumus boni juris e periculum in mora.

IV DOS PEDIDOS
Diante o exposto, requer-se a concesso da medida liminar de maneira a deferir de imediato o pedido de remoo da impetrante para o exerccio de sua funo na comarca da capital, em uma vara a ser designada dentre as que possuem o cargo vago.

Requer que seja notificada a autoridade coatora, para prestar informaes de estilo, na forma da Lei.

Requer legis.

tambm

intimao

D.

representante do Ministrio Publico, para manifestar-se na qualidade de custos

Requer

ainda

que

seja

concedida

SEGURANA, confirmando a liminar, concedendo a remoo da impetrante para o exerccio de sua funo de Analista Judiciria na comarca de Joo Pessoa.

D-se

causa

valor

de

R$

500,00(quinhentos reais), para efeitos meramente fiscais

Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento. Joo Pessoa, 17 de maio de 2012.

FREDERICH DINIZ TOM DE LIMA OBA/PB 14.532

Vous aimerez peut-être aussi