Vous êtes sur la page 1sur 3

RESENHA: CAPTULO 32: CONTRATRANSFERNCIA

Assim como ocorreu com a transferncia, Freud tambm no deu muita importncia para a contratransferncia, inclusive sendo considerada como algo indesejvel no tratamento entre terapeuta-paciente. A contratransferncia passou a se tornar um fator a mais de compreenso ao trabalho do terapeuta Em 1910, com As perspectivas futuras da terapia psicanaltica surgiu o conceito de contratransferncia, como sendo uma reao do analista provocada pela transferncia do paciente. Algo assim tinha que ser superado ou ultrapassado para que o analista voltasse a trabalhar dentro do campo relacional adequado. No trabalho de 1912, Conselhos ao mdico sobre o tratamento psicanaltico Freud conclui que o mdico tenta compelir o paciente a ajustar seus impulsos emocionais a lgica do tratamento e da histria de sua vida, ou seja, ele recomenda que o inconsciente do analista comporte-se a respeito do insconsciente emergente do paciente como um receptor telefnico comporta-se com o emissor das mensagens telefnicas. Em seguida, Freud j percebia o potencial valor da contratransferncia e recomendava: "o analista deve voltar seu prprio inconsciente como um rgo receptor para o inconsciente transmissor do paciente, de modo que o inconsciente do mdico possa, a partir dos derivados do inconsciente que se comunicam, reconstruir o inconsciente do paciente". A contratransferncia consiste em um conjunto de imagens, sentimentos e impulsos do terapeuta durante a sesso e poderia ocorrer de trs formas: a) como um obstculo; b) como instrumento teraputico; e c) como um "campo" em que o paciente pode realmente adquirir uma experincia viva e diferente da que teve originalmente. O terapeuta deve ter condies de avaliar a situao analtica em particular, pois o fenmeno da contratransferncia surge em cada situao analtica de modo singular e nica, j que a prpria configurao da dinmica presente entre terapeuta-paciente pode ser de natureza edpica, narcisista ou outras. Na Psicanlise Vincular o foco o que se passa na relao terapeuta e paciente. A princpio o paciente trs muitos contedos e o terapeuta funciona como continente a estes. Dentro da tica de Bion o paciente tambm um ser continente aos contedos do terapeuta.

O paciente capaz de colocar para dentro aquilo que o analista fala funciona como continente dos contedos desse analista. Ou seja, as interpretaes que esse analista est fazendo. O paciente tambm pode ajudar o analista a perceber que a relao teraputica uma via de mo-dupla. Mas, com uma condio: o analista deve ESCUTAR. Ambos, nesta relao dialtica sero construtores juntamente desse saber, desse encontro, ao adotar uma postura humilde. Aqui cabe falarmos sobre a importncia do paciente. Ele ser: continente aos contedos do analista e continente das interpretaes projetivas do analista em relao ao paciente. de suma importncia Pseudo-interpretaes: interpretaes vazias para preencher uma real necessidade do analista (do que uma real necessidade de compreender o paciente). Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro. Dentro de se colocar dentro do outro. Simpatia sentir igual. Empatia compreender. Ressonncia emptica uma coisa que acontece no campo e o terapeuta consegue compreender no paciente. O que se passa no apenas conhecimento, mas afeto, sendo que isto seria a vivncia emocional compartilhada. A chamada internalizao transmutadora quando o paciente internaliza algo do analista e isso pode gerar uma modificao (a transmutao na mente do paciente). Contratransferncia somatizada: o analista por algum contedo do paciente capta-o inconscientemente gerando uma somatizao na pessoa do terapeuta. A somatizao seria um contedo manifesto, mas existiria um contedo latente. Por assim se dizer que a somatizao em si seria um contedo latente. A reao emocional do terapeuta s projees do paciente um instrumento a ser compreendido pelo terapeuta e que, para ser utilizado, o terapeuta deve ser capaz de controlar os sentimentos que nele foram despertados, ao invs de, como faz o paciente, descarreg-los. Alguns concordam que ela tudo o que pode intervir no tratamento, vindo diretamente da personalidade do analista. J para outros, a contratransferncia limitada aos processos inconscientes que a transferncia do paciente desperta no analista. Muitos autores concordam em considerar a empatia como uma forma especial de contratransferncia. Para a psicanlise contempornea inegvel a preocupao com seu aspecto relacional ou vincular juntamente com seu interesse pelo par analtico interagindo. O encontro analtico passou a ser observado e estudado como uma relao

que produz um mtuo impacto emocional, onde ocorrem trocas de informaes e comunicao verbal e no verbal intencional ou no. Assim, pensar sobre a transferncia contemporaneamente significa preocupar-se com o que transmitido sobre o funcionamento mental do paciente e eventualmente do analista. Considero que na superviso que se aprende a decodificar os sentimentos das contratransferncias mobilizados, tornando-se um momento de elaborao de conflitos prvios acionados pelo contato com a patologia dos pacientes. Alm da superviso, o tratamento pessoal se torna de extrema importncia para quem trabalha com o sofrimento psquico, encontrando na psicoterapia ou anlise um local adequado para tratar ansiedades decorrentes deste convvio.

Vous aimerez peut-être aussi