Vous êtes sur la page 1sur 25

N 40 Distribuio gratuita Edio Lisboa e Porto

ABRIL 2012

ROTEIRO DE ATIVIDADES EM FAMLIA

http://estrelaseouricos.sapo.pt

Dois Reis e um sono Humores s avessas Histrias, rimas e poesias

ABRIL 2012

NDICE

PROGRAMAS 04 1/2 dia 04 1 dia 05 1 fim de semana AGENDA 06 Cinema 08 Teatro e espetculos 14 Exposies e museus 19 Oficinas e cursos 22 Contos e bibliotecas 24 Frias PASSEAR 33 Patrimnio 34 Parques 37 Desporto EM CASA 39 MEO Kids PASSATEMPOS 40 Livros, Espetculo, Produto e Equitao DIRETRIO 42 Sugestes de livrarias infantis

26 Frias na Quinta

33 Batalha de Aljubarrota

41 Preciso de um nome

OFERTA
Agenda da Famlia SITE http://estrelaseouricos.sapo.pt - site da rede
DESCONTO

A AGEND L C VE DESTA RO T AO CEN

eo

DESCONTOS

FACEBOOK www.facebook.com/estrelaseouricos MOBILE m.sapo.pt/famlia


Diretora Madalena Nunes Diogo madalena.lampreia@estrelaseouricos.pt Diretora Adjunta / Publicidade Rita Gonalves Pereira rfreitas.pereira@estrelaseouricos.pt Marketing e Comunicao Catarina Faria Paulino catarina.paulino@estrelaseouricos.pt Contedos Catarina Carvalho conteudos@estrelaseouricos.pt Colaboradores Cristina Maltez, Madalena Bernardino, Mafalda Cmara, Maria Teresa Paneiro, Rita Cruz. Design Coverdesign: Joana Nina, Lus Silva www.coverdesignonline.com Proprietrio e Editor Estrelas e Ourios, Lda. Propriedade e Sede de Redao Alameda Roentgen, 4A, Esc.6 S2, 1600-759 Lisboa, tel.: 210 996 382/83 NIPC: 508 194 520, Empresa Jornalstica n 223 768, Registo de Ttulo n 125 356 Impresso Jorge Fernandes Tiragem 41.000 Depsito Legal 282257/08 O roteiro Estrelas e Ourios no se responsabiliza por alterao de datas ou cancelamento de atividades aps o fecho desta edio.

Condies especiais Estrelas e Ourios com a apresentao deste roteiro (no acumulveis com outros descontos)

ATIVIDADES GRTIS

Este roteiro foi escrito segundo as novas regras do Acordo Ortogrfico

PROGRAMAS
do, recria o ambiente original da casa com vrios quartos, dois sales, a sala de jantar e o jardim de inverno. O salo Lus XVI a diviso mais exuberante e tambm a sala de receo das visitas. Mas, do jardim de inverno, que buscou inspirao nos frisos romanos de Pompeia, tinha-se a vista privilegiada para a ilha do rio Lea, que se dividia em dois braos, o doce e o salgado. O museu alberga trs tipos de colees: mobilirio da poca da sua construo e pintura que se vo apreciando ao longo das bonitas divises da casa e vrias peas de escultura, muitas espalhadas pelo jardim, alis um excelente espao para brincar e dar rdea solta s crianas. Uma bola para jogar, uma corda para saltar ou brincar s escondidas, todas so excelentes opes para trazer da Quinta de Santiago recordaes de um dia bem passado. Se o tempo estiver bom, aproveite as esplanadas da Lais de Guia, em Matosinhos, para desfrutar de uma pausa para descanso e almoo. tarde, relaxe um pouco e passeie pela quinta da Conceio, um lindssimo espao verde onde est a Igreja de S. Francisco na qual se encontra sepultado Frei Joo da Pvoa, antigo confessor do rei D. Joo II.
MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
R. da Vila Franca, 134, Lea da Palmeira - Matosinhos Tel.: 229 952 401

1/2 DIA

LISBOA

NA BAIXA DE LISBOA COM O NARIZ NO CHO


Passear pela Baixa de Lisboa, para alm de ser sempre um passeio bonito e divertido, pode tambm tornar-se numa aliciante viagem pela Histria.
Lisboa uma cidade muito antiga, com vestgios que remontam Idade da Pedra. No admira que o cho da cidade seja um verdadeiro tesouro vivo da sua histria. A maior parte das vezes nem imaginamos que pisamos todos os dias to importante patrimnio. Vamos, ento, olhar para o cho e descer Lisboa dos tempos antigos. E querem acreditar que h uma porta para esse mundo escondido? Est situada no Ncleo Arqueolgico da Rua dos Correeiros, mesmo por baixo das instalaes de um grande banco. Trata-se de um museu privado que resultou da descoberta de estruturas arqueolgicas das civilizaes que, ao longo de 2.500 anos, habitaram em Lisboa. Parece que vamos entrar numa gruta, numa verdadeira cpsula do tempo. Para animar a crianada, faa-os sentir que esto a participar numa incrvel aventura, em pleno sculo XXI, que os est a levar a um local que j foi uma praia fluvial e onde possvel encontrar vestgios que vo desde uma fbrica romana de produtos pisccolas que laborou entre os sculos I e IV depois de Cristo (onde seriam preparadas as conservas de peixe salgado e produzidos molhos) e de uma moradia abastada, de que so visveis restos de um complexo de trs piscinas e mosaicos do sculo III depois de Cristo. A visita continua, sempre cheia de interesse e avanando no tempo. Todos vo ficar admirados com a estrutura de gaiola, inventada pelos engenheiros do sculo XVIII para resistir a terramotos como o que em 1755 destruiu Lisboa. No final, e depois de tanta emoo, a recompensa justa um lanche em famlia na lindssima pastelaria Confeitaria Nacional (a confeitaria mais antiga de Lisboa) na Praa da Figueira.
NCLEO ARQUEOLGICO
R. dos Correeiros 9, R/c - Lisboa Tel.: 211 131 004 5.: 15h, 16h, sb.: 10h-13h, 15h-17h

CONFEITARIA NACIONAL
Praa da Figueira, 18 - Lisboa Tel.: 213 424 470

1 DIA

MATOSINHOS

UMA CASA E UMA HISTRIA DE AMOR EM LEA

Um edifcio histrico maravilhoso, uma histria de amor irresistvel e uma quinta deliciosa, que mais poderemos querer para um dia bem passado em famlia.
Em Lea da Palmeira, a Quinta de Santiago um lugar com magia que nos proporciona um passeio cultural, mas tambm muito ldico, timo para um dia de fim de semana. A principal atrao da Quinta o Museu que est instalado na casa de finais do sculo XIX e que tem uma histria bem curiosa: conta-se que D. Joo Santiago, um nobre de Guimares, para casar com uma prima, D. Maria, teve de rapt-la, porque a sua famlia no queria o casamento. O casal construiu a casa de frias em Lea. Mas eles gostaram tanto dela que passaram a viver aqui. E percebe-se porqu. Na Casa funciona o museu. O espao, musealiza-

1 FIM DE SEMANA

FARO

UM FIM DE SEMANA EM FARO

O Algarve no s um destino de frias. Um fim de semana em Faro pode bem ser uma agradvel surpresa.
Antes das frias de vero, uma ida ao Algarve sabe sempre bem. A cidade de Faro, por exemplo, est cheia de propostas para um programa de famlia sem ser o ir praia ou piscina. Vale a pena comear o dia com um passeio pelas ruas da cidade, junto ao centro histrico. Descobrir a arquitetura da cidade, as ruas comerciais e em particular o lindssimo edifcio do Banco de Portugal.

Na zona pedonal, est o Museu Regional do Algarve. O espao indicado para mostrar aos mais pequenos como era esta provncia antes do boom do turismo, em meados do sculo XX. As crianas vo adorar as diversas salas onde, atravs de cenrios recriados com manequins, se descobre a vida quotidiana e etnogrfica tipicamente algarvias, que vo desde a padeira no forno, aos clientes na taberna at velha lareira. De novo na rua, sugerimos um passeio pela Alameda Joo de Deus, um parque arborizado com relva, ringue de patinagem, pssaros tropicais e a bela e inesperada fachada rabe da biblioteca municipal. Ser um excelente momento de brincadeira e descontrao. Mais ao fim do dia no deixe de visitar a sala do Teatro Lethes, muito bonita. Outro teatro de Faro, o Teatro das Figuras, costuma ter programao muito interessante para os mais novos. Em abril, por exemplo, no domingo 22, h Concerto Promenade ao meio-dia. Uma excelente forma de deixar o Algarve antes de regressar a casa. No Domingo, h um outro museu que pode ser visitado logo pela manh. O Museu Municipal de Faro, uma ltima perspetiva sobre a histria to rica mas to desconhecida do Algarve. Destaque para os achados islmicos. Na sala rabe, os objetos expostos provm da cidade islmica de Santa Maria (Faro) e esto dispostos para simular uma casa islmica. No setor romano, ser uma verdadeira surpresa descobrir o mosaico Oceano, uma deslumbrante pea do sculo I, quando a cidade se chamava Ossonoba e era um dos principais portos da provncia romana da Lusitnia. H, ainda, bustos romanos e pintura do sculo XVIII mas, tambm, uma coleo de cartazes de cinema, circo e publicidade de incios do sculo XX. Sem dvida que no final voltamos a casa com uma imagem bem diferente do Algarve. Mais rica.
MUSEU MUNICIPAL DE FARO
Largo D. Afonso III, 14 - Faro | Tel.: 289 897 400

MUSEU REGIONAL DE FARO


Praa da Liberdade, 2, R/c. - Faro | Tel.: 289 878 238

TEATRO LETHES
R. de Portugal, 59 - Faro | Tel.: 289 820 300

TEATRO DAS FIGURAS


Horta das Figuras, Estrada Nacional 125 - Faro | Tel.: 289 888 100

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

AGENDA

Cinema //

+0 Idade

Sem Pais

Acesso Fcil

Restaurao

Marcao

Multibanco

Criana/Adulto

Grtis

Desconto

OS PIRATAS
Em Os Piratas!, em 3D, conhecemos o bizarro e barbudo Pirata Capito um fervoroso entusiasta, embora com pouco xito, na arte de espalhar o terror pelos 7 mares. Com uma tripulao maltrapilha a seu lado, e parecendo no ligar s probabilidades que esto totalmente contra ele, o Capito tem um sonho: derrotar os seus rivais Black Bellamy e Liz Lmina e ganhar o muito cobiado Prmio de Pirata do Ano. Esta uma aventura que leva os nossos heris desde a costa da extica Ilha Sangrenta at s ruas enevoadas de Londres Vitoriana. Ao longo do caminho eles tero de lutar contra uma rainha diablica e aliar-se a um jovem cientista, mas sem nunca perder de vista aquilo que os piratas mais gostam: aventura!
ESTREIA 26 ABRIL | M/6

apresentados no Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animao. Descobriremos, entre muitas outras, a histria de uma menina que rouba as cenouras dos bonecos de neve da cidade, a histria de uma pequena criatura cor-de-rosa, Homba e ainda um esquilo que se torna amigo da andorinha e quando esta se encontra em perigo, ele tenta fazer tudo para a salvar!
22 abr.: 16.15h

escola idiossincrsica de lnguas de Tibberton: Ping, o pinguim; Monty, o lagarto monitor; Shoe, o pssaro e Solomon, o elefante-marinho. A dona da casa e da escola de Tibberton Peg, a senhora-porca. A vida feliz e idlica para todos os habitantes da ilha. Mas ser para sempre?
1 abr.: 17h

MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS


Palcio dos Carrancas. R. D. Manuel II Porto 223 393 770 | http://mnsr.imc-ip.pt CLUBE 8 MILMETROS

+4

0a

CINE-TEATRO MUNICIPAL JOO MOTA


R. Joo da Luz, 5 Sesimbra 212 234 034 cineteatro@cm-sesimbra.pt

LORAX
Lorax uma adaptao do clssico conto de uma criatura da floresta que partilha o contnuo poder da esperana. A aventura de animao segue a viagem de um rapaz de 12 anos que procura apenas o que o far ganhar o afeto da rapariga dos seus sonhos. Para o encontrar, ter de descobrir a histria do Lorax, a irritante mas charmosa criatura que luta para proteger o seu mundo.
NOS CINEMAS | M/6 CINEMA SO JORGE
Av. da Liberdade, 175 Lisboa 213 103 400 | Metro: Restauradores http://cinemasaojorge.pt

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA 2: A ILHA MISTERIOSA


Esta nova aventura comea quando o jovem Sean recebe um sinal de socorro codificado vindo de uma misteriosa ilha. Um lugar de estranhas formas de vida, montanhas de ouro, vulces mortferos e vrios segredos surpreendentes. Incapaz de impedir Sean de embarcar nesta aventura, o seu padrasto Hank, junta-se viagem e partem em busca da misteriosa ilha para resgatarem um habitante solitrio.
NOS CINEMAS | M/12 www.indielisboa.com/indiejunior
26 abr. a 6 mai

DOMINGOS EM FAMLIA A Ilha de Impy Titiwoo uma pequena ilha vulcnica no meio do oceano. aqui que o zologo e cientista indisciplinado, Professor Horatio Tiberton vive e trabalha. Juntamente com o filho adotado, Tim, um ilustre bando de criaturas da ilha assiste

Artur e a guerra dos dois mundos Nesta aventura, Maltazard encurrala Artur na terra dos minimeus e viaja no sentido oposto at ao mundo dos humanos. Agora, dois metros mais alto, Maltazard junta um exrcito de mosquitos gigantes na floresta prxima para tomar conta do universo. Apenas Artur parece ser capaz de impedir os seus planos, mas antes ele tem de voltar ao seu quarto e regressar ao seu tamanho normal.
15 abr.: 17h

Astro Boy
29 abr.: 17h

O Clube 8mm consiste em sesses regulares de Cinema projectado em Super 8mm ao domingo de manh. Ocasionalmente sero desenvolvidas atividades paralelas como oficinas e trabalho de atelier. Com este projeto o Cineclube do Porto pretende repensar a forma como encarada a programao para o pblico infantil e juvenil proporcionando-lhes no s a possibilidade de ver e conversar sobre filmes pouco frequentes nos seus circuitos, mas tambm permitir o contato com os fascinantes mecanismos do Cinema. Todas as sesses sero acompanhadas pela apresentao do filme e conversas/trabalho sobre o Cinema.
Dom.: 11h

+6

1,5a /2,5a

6-14

INDIEJNIOR O IndieJnior est de volta com curtas e longas metragens para todas as idades! O IndieJnior volta a trazer a Portugal os mais importantes filmes internacionais dedicados aos mais jovens. Integrada na programao do IndieLisboa - Festival Internacional

de Cinema Independente, esta seco do festival ter sesses na Culturgest, Cinema So Jorge e Cinema Londres. Com sesses para escolas e para famlias este festival tem como principal objetivo proporcionar aos jovens espectadores o encontro com um conjunto de filmes que, de outra forma, dificilmente poderiam ver. Animaes, documentrios e fices, curtas e longas metragens para as vrias idades.

+3

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA


GRTIS R. de Angola Olival Basto Odivelas 219 383 100 | www.malaposta.pt

CURTINHAS DE ANIMAO Em abril, uma sesso composta por vrios filmes de curta durao
http://estrelaseouricos.sapo.pt
ABRIL12

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

AGENDA

CINEMA // TEATRO E ESpetculos //

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO


Av. 24, 800 - Espinho 227 331 190 | www.multimeios.pt

Oferta de bilhete de criana na compra de bilhete de adulto

CINEMA NO MULTIMEIOS DE ESPINHO O Centro Multimeios de Espinho recupera a tradio, revitalizando sesses de cinema com as mais recentes produes. Alvin e os Esquilos 3 (V.P.) Durante uma viagem num cruzeiro, Alvin e os seus amigos vo criar o habitual pandemnio com as suas brincadeiras e acabam por cair do navio em alto mar, indo parar a uma ilha paradisaca.
29 mar. a 4 abr.: 14.30h

Os Marretas (V.P.) De frias em Los Angeles, Walter, o maior f dos Marretas, o seu irmo Gary e a namorada de Gary, a Mary e Smalltown (EUA), descobrem o maquiavlico plano de Tex Richman, um homem do petrleo que quer demolir o Teatro dos Marretas e perfurar o solo em busca do recentemente petrleo encontrado nos terrenos do Teatro.
5 a 11 abr.: 14.30h

Uma histria de sobrevivncia contada em harmonia com as leis da poesia e da cincia natural. Uma Raposeta sai contrafeita do conforto da toca de seus pais e faz-se vida. Pelo caminho encontra texugos, ursos, lobos, mais raposas, e o temvel bicho homem. Pilha galinhas, aldraba tudo e todos, papa lebres e lagartixas, amanha-se como pode... Vive ainda muitos anos, a Salta Pocinhas, muito querida dos raposinhos a quem conta lindas histrias que comeam assim: Uma vez tnhamos ido assaltar o poleiro do Juiz de paz...
Sb.: 16h, dom.: 11.30h

A ALEGRE HISTRIA DE PORTUGAL EM 90 MINUTOS

Reservas: 214 154 584 Obs.: Entrada gratuita para crianas menores de 6 anos.
+6
5a

Obs.: Entrada gratuita para crianas com menos de 3 anos


7 abr.: 15h

0-14

2a a 5a

MUSEU DO COMBATENTE - FORTE DO BOM SUCESSO


Junto Torre de Belm - Lisboa 213 017 225 / 969 562 064 www.ligacombatentes.org.pt

TEATRO BOCAGE
R. Manuel Soares Guedes, 13A Lisboa 214 788 120 | Metro: Anjos www.teatrobocage.com

+6

10,50a /9,5a

CINEMA SO JORGE
Av. da Liberdade, 175 Lisboa 213 103 400 | Metro: restauradores http://cinemasaojorge.pt CONCERTO PAIS E FILHOS

Obs.: No se realizam sesses s segundas feiras.


+6
3a

A BARRACA
Largo de Santos, 2 - Lisboa 213 965 360/ 913 341 687 www.abarraca.com

Mais do que apenas um programa de msica, cada apresentao destes concertos motivo para uma conversa em que os participantes so chamados a intervir ativamente. Para conhecer, aprender e depois experimentar cada instrumento apresentado no palco. Um despertar de vocaes, uma forma pedaggica de tomar contacto com a msica, um momento divertido para pais e filhos. A famlia dos metais Trompete, trompa, tuba, entre outros.
1 abr.: 11h

AS AVENTURAS MARAVILHOSAS DE SALTA POCINHAS

A famlia da percusso Vamos ouvir soar as percusses.


22 abr.: 11h

Fazendo jus ao esprito aventureiro e heroico de povo portugus, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construo do Reino de Portugal e na sua constituio posterior como Pas e Estado independente, a Companhia do Teatro Bocage selecionou 75 personagens representativos da Histria de Portugal, num enredo e dinmica imparveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. Joo I, D. Henrique, D. Duarte, D. Joo II, D. Sebastio, D. Afonso VI e D. Joo V so apenas alguns dos muitos heris da Histria de Portugal destacados.
TEATRO BOCAGE - Lisboa | 14, 21, 25, 28 abr.: 16h

A INFNCIA DE MOZART O MENINO PRODGIO Sabia que a msica de Mozart pode levar ao sucesso escolar das crianas? Sabia que a msica do grande gnio um fator importantssimo para o nosso equilbrio psicolgico? Estes concertos esto concebidos para serem momentos culturais nicos, a serem partilhados em famlia. Visite o mundo mgico do meninoprodgio Wolfgang Amadeus Mozart e d aos seus filhos a oportunidade de conhecerem e vivenciarem momentos de beleza e prazer. Inscries: 917 807 602 / 927 383 139 fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt

A ALEGRE HISTRIA DE PORTUGAL EM 90 MINUTOS


Preo Especial 5s Ver caixa

num mundo onde no h tempo para sonhar. Pedro queria a Estrela mais brilhante da sua aldeia! E foi atrs dela. Ao ser confrontado com o inocente roubo da estrela que julgava s dele, apercebe-se de que h coisas e valores que so de todos, devolvendo assim, num ato altrusta, a Estrela ao cu da sua aldeia e a toda a populao.
Sb., dom.: 11h

+4

6a/8a

Reservas: 912 449 909


14, 21, 25, 28 abr.: 16h

TEATRO TURIM
Estrada de Benfica, 723A Lisboa 217 606 666 / 214 025 410 www.teatroturim.com

+6

6a

TEATRO MARIA VITRIA


Parque Mayer Lisboa 213 461 740 | Metro: Avenida www.teatromariavitoria.com

AS AVENTURAS DE RODOLFO E ROSITA


Preo Especial 5

A ESTRELA Este conto de Verglio Ferreira, na sua verso original, representa uma lio de vida acerca da conquista do sonho e da felicidade atravs dos olhos e da coragem de uma criana

Um espetculo de fantoches e teatro que explora o imaginrio das crianas e adultos e faz com que estes participem ativamente na histria. Um espetculo com a transmisso de princpios humanos subliminares na histria boa maneira das fbulas de La

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

AGENDA

TEATRO E ESpetculos //

A CIDADE QUE ERA CINZENTA


Numa cidade cinzenta de ngulos retos, suja e sem vida, homens cinzentos e sem vida atravessam a rua mecanicamente com os seus ps de marioneta. H uma pequena criana que, no seu quarto, sonha e deseja um mundo melhor. De malas em punho e com uma boa disposio inabalvel, os Esporos Mgicos anseiam mudar esta cidade cheia de maus hbitos. Por muito pequeninos que sejam, estes seres vo harmonizando a forma da cidade com as cores da natureza, tornando-a viva, mutvel, dando primazia quilo que nas pessoas h de melhor: o saber, o criar e a capacidade de preservar aquilo que nos vital e precioso.
COMPANHIA DE DANA DE ALMADA | 29 abr.: 16h Fontaine! Rodolfo e Rosita, viajam de terra em terra, a contar a histria do Mgico Silva que andava triste por no ter um nome atraente para o grande pblico. Faz de tudo para adquirir o nome digno de um grande mgico e, por isso, resolve roubar o de uma estrela. Mas esta, ao descobrir que ficou sem nome, resolve, com a ajuda da sua amiga e dos meninos e das meninas, partir numa aventura para o recuperar. Pela Companhia de Teatro-Circo Trupilariante Informaes: 218 460 738 / 966 004 227 trupilariante@trupilariante.com
At 28 abr., sb.: 15h

mas tem tambm um grande corao que o faz ajudar sempre quem mais precisa e defender os mais fracos. Ele acorda de manh, escova os dentes, veste as calas e o bluso e sai apressado para a escola, mas no sem antes ouvir a me que o aconselha sempre a escolher os amigos verdadeiros e a no fazer disparates...Um espetculo musical para a infncia, de puro divertimento, interativo, 100% Portugus e com uma vertente educativa e pedaggica. Informaes: 915 816 420 www.casadogomas.com Obs.: Espetculo tambm disponvel para grupos escolares, de 3 a 6, s 11h.
At 29 abr., sb., dom. e fer.: 11h

2-12

5a a 12a

COMPANHIA DE DANA DE ALMADA


R. 8 de setembro, 11 C - Almada 212 500 145 www.cdanca-almada.pt

+4

6,5a / 7a

A CIDADE QUE ERA GRTIS CINZENTA Ver caixa Em comemorao do Dia Mundial da Dana.
29 abr.: 16h

A CIGARRA E A FORMIGA Uma adaptao aos tempos modernos da conhecida fbula da autoria de La Fontaine. No palco do Teatro Nacional da Kidzania as crianas podero fazer parte desta fbula e participar nesta grande pea de teatro! So os mais pequenos que encarnam as personagens da histria, com o apoio dos animadores, vivendo a experincia nica de subir ao palco e de mostrar os dotes artsticos aos seus familiares. Nesta adaptao, retratada a histria da participao da Cigarra no concurso H Talentos na Floresta!. Enquanto a Cigarra passa o tempo inteiro a ensaiar para ser a grande vencedora, a Formiga trabalha arduamente para ter alimentos armazenados para o inverno. A Formiga pede Cigarra que trabalhe mais e que cante menos. J a Cigarra pede Formiga que trabalhe mas que se divirta tambm e v at ao Florestake, o bar de karaoke da floresta, para cantar. S os mais pequenos conhecero o

desfecho desta histria ao viver por dentro a experincia de subir a um palco.


4 a 6: 10h-15.30h, sb., dom. e fer.: 11h-19h

cado num poo muito fundo, to fundo que foi parar no ao pas das maravilhas... Mas ao outro lado do mundo! Pela, Arteviva Companhia de Teatro do Barreiro
Sb.: 16h

+3

18,5a /10a

+4

5a

TEATRO MUNICIPAL DO BARREIRO


Centro Comercial Pirmides Centro Vasco da Gama Barreiro 212 060 860

TEATRO MUNICIPAL MIRITA CASIMIRO


Av. Fausto Figueiredo - Estoril 214 670 320 | reservas@palco13.com

AS FANTSTICAS AVENTURAS DE ALICE No mundo de Alice no h limites para a fantasia. A qualquer momento podemos transformarmo-nos em reis e rainhas, soldados ou feiticeiros... basta usar a imaginao! Alice passa boa parte dos seus dias atrs de Bela, uma irrequieta gata branca que, segundo ela, a faz viver muitas aventuras fantsticas. Num desses dias de brincadeiras e corrupio atrs da gata, Alice conhece duas meninas muito convencidas que desconfiam quando ela assegura ter, certa vez,

DOIS REIS E UM SONO Histria de dois reinos em litgio, onde o sono o motivo de discrdia entre o Rei com Sono e o Rei sem Sono. O primeiro quer estar sempre a dormir e leva uma vida de preguia, o segundo est em guerra com o irmo porque nunca dormiu. Entre peripcias e personagens peculiares, espera-nos um desfecho feliz numa guerra travada com fisgas. Reservas: 935 051 536 / 935 051 780
At 29 abr., sb.: 16h, dom.: 11h

+4

5a/7,5a

ZON LUSOMUNDO COLOMBO


C.C. Colombo. Avenida Lusadas, Loja A 203 Lisboa Metro: Colgio Militar/Luz cinema.colombo@zon.pt

+3

0a

KIDZANIA
Oferta de 1 entrada de adulto na compra de 2 entradas de criana (mar. e abr.12) Av. Cruzeiro Seixas, 7 Dolce Vita Tejo loja 1054 Amadora 211 545 530 www.kidzania.pt

GOMAS Tocou o despertador! hora do Gomas acordar! O Gomas um menino igual a todos os outros, ele traquina, brincalho e irrequieto,

10

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

11

AGENDA

TEATRO E ESpetculos //

TEATRO INDEPENDENTE DE OEIRAS


R. Dr. Jos Joaquim de Almeida, 2 Oeiras 213 020 003 | www.teatrodeoeiras.com

AQUI H GATO
Em abril a livraria Aqui h Gato, traz-nos um teatro de fantoches para toda a famlia, com uma histria que vai encantar crianas e adultos! Formas animadas que nos trazem a beleza da conjugao das artes plsticas com o teatro e a literatura para a infncia.
AQUI H GATO - Santarm | 28 abr.: 11.30h vivem felizes para sempre. Mas o que se ter passado entretanto? Atividade realizada em parceria com, Lua Singular.
15 abr.: 15h

PLANETA TUPI
Preo Especial 7,5 

O Musical Planeta Tupi segue a aventura do ndio Acau, do planeta Tupi, na sua viagem ao planeta terra no ano 3501. Em Terrquea, Acau trava amizade com 3 terrqueos, Dixi, Agnus e Aquila. Acau gosta muito dos seus novos amigos e os terrqueos ficam maravilhados com as histrias que Acau traz do seu planeta. Mas Acau vai-se apercebendo que o ambiente da terra est poludo e deteriorado, e aos poucos vai ensinando aos terrqueos os cuidados que podem e devem ter com o ambiente. Ser que os seus ensinamentos vo conseguir mudar alguma coisa? Juntos vo tentar construir um planeta melhor, ao som da amizade e do sonho. Preos: 303 / famlia (4 pessoas) 703 / grupo (10 pessoas)
At 30 abr., sb., dom.: 15.30h

e todos os gostos. Caracterizam-se pela sua qualidade superior, cultivando o prazer de ouvir e sentir msica. Num ambiente festivo, os concertos decorrem com a participao de crianas e famlias que tm oportunidade de ouvir obras fundamentais do repertrio sinfnico com explicaes que as tornam claras e cuja audio se revela num prazer. O pblico , alis, junto com a msica, o centro dos Promenade. Em abril, Abertura de Tannhuser de Wagner.
15 abr.: 11.30h

21, 22 abr.: 16h

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO


5,4a/8a R. de Alfredo Guimares Guimares 253 423 910 http://masampaio.imc-ip.pt

+4

BIBLIOTECA MUNICIPAL RAUL BRANDO


Largo Cnego Jos Maria Gomes Guimares 253 515 710 | biblioteca@cm-guimaraes.pt

+3

5a a 10a

+4

8a

AQUI H GATO
R. Dr. Mendes Pedroso, 21 Santarm 243 094 019 / 961 229 187 http://aquihagato.wordpress.com AQUI H GATO GRTIS Ver caixa 28 abr.: 11.30h

+3

8a

PALCIO DE MONSERRATE
Estrada de Monserrate Sintra 219 237 300 | www.parquesdesintra.pt

A PRINCESA E A ERVILHA A noite de tempestade. L fora a chuva cai, o cu iluminado pelos relmpagos e ribombam os troves. De repente... truz, truz, truz. Est algum a bater porta do castelo! Do lado de fora encontra-se uma donzela que precisa de abrigo. Do lado de dentro est um jovem prncipe que sonha casar com uma verdadeira princesa. No fim da histria, casam os dois e

+4 0a

apresentada a bebs e crianas atravs de propostas encenadas e visualmente sedutoras. Num ambiente de afeto e proximidade, sem a convencional diviso entre palco e plateia, os mais pequenos interagem com os msicos descontraidamente, assimilando por linguagens que lhes so prximas as bases da compreenso e da expresso musical. Com muita cor e movimento a envolv-los, manifestam a importncia da msica na formao do indivduo desde os primeiros anos de vida. Obs.: o preo inclui criana e adulto
29 abr.: 11.30h, 15h, 17h

TEATRO DO CAMPO ALEGRE


R. das Estrelas s/n Porto 226 063 017 / 226 063 000 www.tca-porto.pt

O QUE VAI NA CABEA DO MENINO MANUEL Uma recolha de textos - poemas soltos do escritor Manuel Antnio Pina (Prmio Cames 2011) - num recital de poesia divertido e mgico, para toda a famlia.

MITO MVEL HISTRIAS DE PRINCPIOS Tudo o que existe h de ter existido uma vez pela primeira vez. Os mitos so histrias do fundo dos tempos que nos levam at ao incio das coisas Neste acontecimento teatral uma escultura mitomvel pois contm em si a substncia para contar estas histrias e viaja pela mo de uma contadora. no territrio entre o antigo e o atual que a contadora desvenda ao pblico as histrias de princpios, smbolos fortes do nosso imaginrio, ora trgicos ora alegres, sempre poticos e intemporais.
14 abr.: 16h

TEATRINHOS NO MUSEU Sbado um timo dia para ir ao Museu com a famlia! Teatros de marionetas e teatros de sombras vo surpreender todos os visitantes. Afonso Henriques, um rei a valer Neste dia as famlias podem assistir a esta apresentao de marionetas. De seguida, partem descoberta da Praa de Santiago.
7 abr.: 11h-12h

Lenda do Cutileiro e da Boa gua de Guimares Nesta manh, ser apresentado um teatro de sombras. Depois da apresentao, as famlias sero convidadas a participar num atelier de sombras.
14 abr.: 11h-12h

Informaes: 253 423 916 masampaio.se@imc-ip.pt


7-12
2a /3a

+6

2a

CASA DA MSICA
Av. da Boavista, 604-610 Porto 220 120 200 | www.casadamusica.com

3M-5

6a a 10a

PRIMEIROS CONCERTOS sobre histrias e situaes que apelam imaginao que se constroem estes Primeiros Concertos, com a msica a ser

COLISEU DO PORTO
R. Passos Manuel, 137 Porto 223 394 940 | www.coliseudoporto.pt

CONCERTO PROMENADE Os Concertos Promenade so concertos para toda a famlia

12

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

13

AGENDA

Exposies e museus //

MUSEU DA ELETRICIDADE
Av. de Braslia, Central Tejo Lisboa 210 028 130 | www.edp.pt

Marionetas de animao

contidos e criar e ilustrar uma histria do tempo em que os animais falavam.


Sb.: 15.30h-18h

ILUSTRARTE 12 Chegou o fabuloso mundo da ilustrao. A visita inclui o percurso dos trs ncleos da Ilustrarte, comeando por uma viagem pelas ilustraes dos 50 artistas selecionados, destacando a diversidade das tcnicas utilizadas e a forma como as histrias foram apropriadas pelos ilustradores. Seguidamente, visitada a exposio retrospetiva de Martin Jarrie, destacando-se a relao entre a expresso surrealista e a arte primitiva, e o recurso a uma palete de cores onde se desenvolvem ideias radicais e apelativas. A visita termina com a abordagem relao entre a literatura e a ilustrao atravs da obra do escritor Antnio Torrado.
3 a dom.: 10-18h

Desenhar diferente Quem disse que uma ilustrao tem de ser feita sempre com a mesma tcnica? E que obrigatrio usar lpis, pincis ou canetas sempre da mesma maneira? Um ateli para experimentar modos diferentes de ilustrar explorando tcnicas de colagem e de negativos.
Dom.: 11.30h-13h

ATELIERS PARA FAMLIAS Os desenhos andam loucos Surpreendentemente, as ilustraes perderam algumas partes que andam loucas procura do seu lugar. Por isso preciso pr ordem na confuso e ajud-las a encontrar a sua ilustrao. Mas isso no fcil porque preciso imaginar e desenhar as partes que esto em falta.
Sb.: 11.30h-13h

Esta exposio documenta, atravs de uma seleo das melhores marionetas, as competncias criativas e a diversidade de estilos artsticos do antigo estdio de animao DEFA, que existiu em Dresden, na Alemanha, entre 1955 e 1990. Dispostos de uma forma minimalista, onze cenrios diferentes pem em contacto diferentes personagens. Cada vitrine mostra o processo da criao de uma marioneta, desde o desenho inicial, passando pelos moldes at figura final. A marioneta mais antiga, exposta nesta exposio, tem mais de 50 anos de idade.
MUSEU DA MARIONETA - Lisboa | At 25 abr., 3 a dom.: 10h-13h, 14h-18h inventar uma nova fbula? A partir de ditados populares, o grupo vai identificar as ideias morais neles

Uma histria com muitas mos Uma histria est sozinha e precisa, urgentemente, de ser ilustrada. Uma equipa vai resolver o problema e encarrega-se de escolher os momentos decisivos da histria que devem ser ilustrados. Cada membro da equipa desenha a sua pgina e, no fim, nasce um livro.
Dom.: 15.30h-18h

Marionetas de animao Ver caixa Projeto [RE]Animar Uma interpretao contempornea do Zootrpio, um dispositivo tico dos primrdios do cinema, um exerccio experimental, que visa criar e explorar de novas formas o brinquedo tico Zootrpio. Num processo criativo de reflexo e reinveno constante, explorando formas e materiais alternativos, resultou a criao de um conjunto de objetos tridimensionais, que visam reforar, promover e contribuir para a difuso e projeo dos primrdios do cinema de animao.
At 25 abr., 3 a dom.: 10h-13h, 14h-18h

+0

0a

MUSEU DO COMBATENTE FORTE DO BOM SUCESSO


Junto Torre de Belm Lisboa 213 017 225 / 969 562 064 / 927 383 139 www.ligacombatentes.org.pt

Obs.: A exposio e os respetivos ateliers podem ser visitados durante a semana, mediante marcao prvia.
At 8 abr.

6-12

0a

D. DINIS ENTRE A HISTRIA E A LENDA

Direcionada a um pblico mais jovem, esta exposio caraterizada pela simplicidade da sua apresentao e interao com o pblico. D. Dinis foi sem qualquer margem para dvida um dos grandes monarcas do seu tempo. Aps a reconquista crist era preciso, edificar sobre os alicerces deixados pelos seus antecessores. Assim, D. Dinis implementou, o que hoje se designa, um desenvolvimento sustentado, fomentando a agricultura, o comrcio interno e externo, a indstria e a explorao mineira. A exposio complementada por um jogo interativo (semelhante ao jogo da Glria), em que os participantes so convidados a aplicar os conhecimentos adquiridos na exposio e tambm a partirem descoberta de algumas curiosidades relacionadas com a vida de D. Dinis. Obs.: Visita disponvel para grupos organizados ou escolas. Preo: 2

2 a dom.: 10h-17h

+6 2a/ 3a

MUSEU DO FADO
Largo do Chafariz de Dentro, 1 Lisboa 218 823 470 | Metro: Santa Apolnia www.museudofado.pt

VISITAS CANTADAS O Museu do Fado promove todos os fins de semana as Visitas Cantadas: trata-se de uma visita guiada ao percurso museolgico que termina com um apontamento musical. Em abril: Ana Sofia Varela | 1, 15 abr. Nuno de Aguiar | 14 abr. Anita Guerreiro | 21, 28 abr. Miguel Capucho | 22, 29 abr.
1, 14, 15, 21, 22, 28, 29 abr.: 16h

+0

5a

MUSEU DO ORIENTE
Av. Braslia. Doca de Alcntara | Lisboa 213 585 200 | www.museudooriente.pt

AO SOM DO ROUXINOL J ouviste cantar o rouxinol? Conta-nos Hans Christian Andresen, um escritor dinamarqus, que

MUSEU DA MARIONETA
R. da Esperana, 146 Lisboa 213 942 810 www.museudamarioneta.pt

Fbulas de Esopo Como nasce uma fbula? As fbulas j foram todas escritas? Podemos

MONSTRA NO MUSEU DA MARIONETA A MONSTRA - Festival de Animao de Lisboa, associa-se ao Museu da Marioneta, para apresentar duas exposies ligadas ao cinema de animao: Marionetas de Animao e PROJETO [RE]Animar.

14

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

15

AGENDA

Exposies e museus //

em tempos idos, na China, existiu um rouxinol com um canto to maravilhoso, capaz at de curar o prprio imperador. Vamos descobrir como tal aconteceu e, quem sabe, no despertaremos tambm para os gorjeios de um passarinho! Inscries: para a dia 1 abr., at 26 mar.. | para dia 15 abr., at 9 abr.
1, 15 abr.: 11h-12h

+4

3,5a

MUSEU NACIONAL DE HISTRIA NATURAL E CINCIA


R. da Escola Politcnica 56,58 - Lisboa 213 921 800 | Metro: Rato www.mnhnc.ul.pt

PIU UM DESPERTAR PARA OS SONS DA NATUREZA Uma exposio de abrir os ouvidos! Uma exposio inovadora que o transporta para uma dimenso onde o som domina. Os sons animais tm valor esttico, cientfico e de divulgao que os faz potenciais veculos de transmisso de conhecimento. Esta exposio elege os sons como elemento condutor da narrativa, numa abordagem que pretende despertar o sentido de audio para os sons da natureza. A exposio est organizada em quatro ninhos e um ovo: Ninho da Diversidade D-nos a conhecer a variedade dos sons, desde os sons que no conseguimos ouvir, como o de algumas baleias ou morcegos, at ao melodioso canto do Rouxinol; Ninho da Paisagem Explora a composio de sons

presentes numa paisagem; Ninho dos Ciclos Apresenta as diferenas sonoras de uma mesma paisagem ao longo do ciclo dirio (dia/noite) e do ciclo anual (vero/inverno); Ninho dos Habitats Onde o som varia consoante o habitat (as diferenas so imensas); Ovo Com 6 metros de altura e 5 de dimetro, leva-nos a descobrir a evoluo das paisagens acsticas e chama a ateno para o nosso papel na preservao da Biodiversidade. Local: Sala Bocage Informaes: 213 921 824 | 213 921 808 Obs.: Entrada gratuita para crianas at aos 6 anos. Bilhete famlia 10 (2 adultos e 2 crianas).
At 29 abr., 3 a 6: 10h-17h, sb. e dom.: 11h-18h

iro realizar-se vrias atividades e ateliers.


Dom. a 5: 10h-23h, 6, sb.: 10h-24h

+0

0a

CASA DAS HISTRIAS PAULA REGO


Av. da Repblica, 300 Cascais 214 826 970 www.casadashistoriaspaularego.com

HUMORES S AVESSAS A lua tem fases e ns tambm: s vezes estamos de humor cheio, outras estamos aluados! Na exposio encontramos vrias formas de fazer crescer a imaginao ou encolher o corao. Esta visita e oficina tem a durao de 90.
21, 22 abr.: 11h

+0 2a/ 4a

+4

3a

DOLCE VITA TEJO


Av. Cruzeiro Seixas, 5 e 7 Amadora 211 545 500 www.dolcevita.pt

NO MUNDO DA LUA
R. Mayer Garo, 274 Estoril 214 674 531 / 962 484 736 www.ntheias.com

BARBIE E HOT WHEELS O Dolce Vita Tejo convida as crianas a conhecerem o universo da Barbie e as novidades deste ano, a Barbie Designer de Moda e a Barbie Merliah do novo filme Vida de Sereia 2! Esto espera inmeras atividades de Barbie e para os meninos, a adrenalina de Hot Wheels, entre muitas outras surpresas. Tudo pode acontecer no mundo da Barbie! Ateliers Em torno deste espao expositivo

HOSPITAL DOS BRINQUEDOS


Oferta de bilhete criana na compra de um bilhete de adulto

Exposio com visita guiada ao espao seguida de uma oficina. Quem no tem um brinquedo preferido que, de tanto uso, j no est nas melhores condies? Aqui ajudamos a recuper-lo para que continue a ter vida. Durao: 1.30h
16 a 21 abr., 2 a 5: 10h-13h, 15h-18h; 6: 15h-22h, sb.: 10h-13h

+6

6a

16

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

AGENDA

Exposies e museus // oficinas e cursos //

Dia Mundial da

29 de abril Dana

MUSEU DO BRINQUEDO
R. do Visconde de Monserrate, 26 Sintra 219 106 016 www.museu-do-brinquedo.pt

HISTRIAS, RIMAS E POESIA Em famlia, visita o Museu do Brinquedo e participa num concurso de poesia. Observa as peas, l as respetivas legendas com muita ateno. Imagina como seria o mundo das brincadeiras de h muito tempo atrs. Inspira-te nos brinquedos! Redige uma histria, constri uma rima ou uma poesia. O vencedor de cada uma das categorias receber como prmio uma rplica de um brinquedo antigo. Os melhores trabalhos sero ainda destacados no site do Museu.
27 mar. a 8 abr., 3 a dom.: 10h-18h

e de alguns cortes mgicos, as crianas criam fantsticas personagens animadas que do vida s suas histrias. No final da atividade, as crianas podem decorar os trabalhos, com impresses personalizadas, utilizando as mquinas expostas no Museu. Do papel impresso Oficina de marmorizao 6-14 Esta oficina proporciona s crianas interessantes experincias com cores, com resultados que nunca se repetem. Fceis e divertidas, so uma forma diferente de criar papis personalizados, que podem, posteriormente, ser utilizados nas mquinas de impresso do Museu. Obs.: Esta atividade obriga a um nmero mnimo de participantes.
3 a 6: 10.30h-12.30h, 15h-20h; sb., dom. e 2: 15h-20h

+6

4a

MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS


Palcio dos Carrancas. R. D. Manuel II Porto 223 393 770 | http://mnsr.imc-ip.pt

+0

2a/4a

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA


Estrada Nacional 108, 206 Porto 225 304 966 | www.museudaimprensa.pt

ATIVIDADES NO MUSEU Imagens que saltam vista 8-13 A partir de uma simples folha de papel

TERRITRIO ANIMAO - APRENDE COMO SE FAZ CINEMA DE ANIMAO Territrio Animao uma exposio organizada pela Casa da Animao sobre como se faz cinema de animao. Aqui so apresentados materiais de produo de filmes de animao portugueses e esto instalados equipamentos e postos de trabalho que permitem aos visitantes experimentar a produo dos seus prprios exerccios de

animao. Neste espao poder verse ainda a exposio Anatomia de um Filme que revela o processo de produo do ltimo filme de Pedro Serrazina Os Olhos do Farol. Visita guiada infantil Visita e apresentao das tcnicas de animao e realizao de uma das oficinas disponveis. Durao: 1.30h Preo: 8 Teatro de sombras 4-10 Os participantes colaboram na construo e apresentam de uma histria em Teatro de Sombras. Podero recorrer s marionetas disponveis, basear a sua histria numa msica ou mesmo em contos que so reinterpretados pelos participantes. Teatro de fantoches 4-10 Os participantes constroem o seu prprio fantoche-meia, preparam e apresentam uma histria. O ponto de partida poder ser uma msica ou uma das histrias j construdas e disponveis no espao. Visita + Oficina +0 Visita guiada exposio seguido da realizao de uma oficina de animao. Durao: 2h Preo: 10 Animao com recortes +10 A animao de recortes uma tcnica de animao direta que permite ter um contacto imediato com os resultados da animao. Esta oficina explora o potencial plstico da tcnica de animao em recortes dando corpo s narrativas que os prprios participantes desenvolvam. Inclui visita guiada exposio.

Animao com areia +12 A animao em areia uma tcnica de animao direta que ser trabalhada partindo do princpio da metamorfose. Os participantes podero experimentar a realizao de um filme coletivo em que cada um animar alguns segundos do filme. Inclui visita guiada exposio. Horrios: Visitas livres | 2 a dom.: 10h-18h (no necessitam marcao prvia) Visitas guiadas | Sb.: 11h, 14h, 16h; dom.: 11h Informaes: Casa da Animao 225 432 770 / 917 766 731 atendimento@casa-da-animacao.pt
3 a dom.: 10h-18h 0a a 10a

famlia. Participando nas diferentes atividades propostas, as famlias aprendem as artes do passado, descobrem materiais e tcnicas, realizando objetos originais e descobrindo de uma outra forma as colees do museu. Moldando impresses O que o barro? E que importncia teve a tcnica de moldagem do barro teve para a evoluo do homem? Venha descobrir com os seus filhos uma tcnica ancestral que em muito contribuiu para a evoluo da nossa sociedade.
1 abr.: 11h, 15.30h

de produo como de exibio de pequenos filmes. Esta exposio, mostra muitos dos objetos experimentais deste pr-cinema. Para alm destes objetos arqueolgicos, a Animar 7 encomendou a trs artistas portugueses novos trabalhos baseados na filosofia experimental do cinema do sculo XIX. Exposio integrada no Projeto Animar 7, dedicado ao cinema de animao.
3 a 6: 14.30h-18h, sb. e dom.: 10h-12.30h, 14.30h-18h

+3

0a

8-14

0a

SOLAR GALERIA DE ARTE GRTIS CINEMTICA


GRTIS R. do Lidador - Vila do Conde 252 646 516 | www.curtas.pt/solar

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOS OLIVAIS


Palcio do Contador-Mor. R. Cidade de Lobito Lisboa 218 507 100 | Metro: Olivais bib.olivais.emp@cm-lisboa.pt

MUSEU DA CHAPELARIA

R. Oliveira Jnior, 501 So Joo da Madeira | 256 201 680 http://museudachapelaria.blogspot.com

DOMINGO VAMOS AO MUSEU? No primeiro domingo de cada ms, o Servio Educativo do museu convida-o a partilhar bons momentos em

LANTERNA MGICA Antes do cinema ser um espetculo para multides e exibido em salas especficas, as imagens em movimento foram mostradas em mquinas experimentais, tanto

PSCOA NA BIBLIOTECA A Biblioteca Municipal dos Olivais convida as crianas a comemorarem a Pscoa. A atividade inclui uma

18

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

19

AGENDA

oficinas e cursos //

mostra bibliogrfica, uma histria e ateliers alusivos a este tema. Preos: Adulto + beb at aos 36 meses: 9 Crianas com mais de 36m: 5 Inscries: 217 115 500 geral@a-par.pt
3 abr.: 10h-15h

Cincia dos Ovos


Descubram a cincia dos ovos atravs da realizao de vrias brincadeiras com ovos. Ficaro a saber como ver se um ovo est cru ou cozido e se um ovo cru est bom. E ainda aprender a fazer um fluido muito especial que vai funcionar como um colete salva ovos, entre outras experincias.
FNAC VASCO DA GAMA - Lisboa | 6 abr.: 15h em que, a cada domingo, se trabalha um tema diferente. Fantoches Sabes fazer um fantoche? E que tal sermos amigos do ambiente e fazermos um com material reciclado?
1 abr.: 15h

LIGHT FACTORY
R. Santo Antnio dos Capuchos, 94 - Lisboa 919 646 086 | www.lightfactory.pt

MUSEU DO ORIENTE
Av. Braslia. Doca de Alcntara (Norte) Lisboa 213 585 200 www.museudooriente.pt

www.oespaco.com

3-12

5a a 9a

BIBLIOTECA MUNICIPAL PALCIO GALVEIAS


Campo Pequeno Lisboa 217 803 020 Metro: Campo Pequeno bib.galveias@cm-lisboa.pt

WORKSHOP DE PIXILAO LUZES, GRTIS CMARA, MAGIA! As portas esto fechadas e o silncio paira na biblioteca. Ento algo acontece Os livros comeam a sair das prateleiras e a partilhar as suas fantsticas histrias. Neste workshop os participantes entram num mundo mgico, onde utilizando a tcnica de pixilao do vida sua imaginao. Workshop organizado pelas Bibliotecas Municipais de Lisboa no mbito do festival IndieJunior12 Obs.: Nmero limitado de inscries.
28 abr., 5 maio: 10.30h-13h

do arco-ris existe um reino feito de trapos e de sonhos... o que ser que vamos encontrar?
29 abr.: 15h

3-12

0a

Domingos de Pscoa Entre coelhinhos e ovinhos vamos brincar Pscoa!


8 abr.: 15h

FNAC VASCO DA GAMA


Centro Vasco da Gama. Av. D. Joo II. Lote 1.05.02 - Lisboa Metro: Oriente www.fnac.pt

MOLDURAS PARA O DIA DA ME Nesta oficina crianas e pais vo criar um presente para oferecer me, no Dia da Me. Presentes nicos como molduras e outras peas decorativas para embelezar fotografias, criados a partir de materiais reutilizveis. Pretende-se estimular a criatividade de pais e filhos, incentivando-os a construrem, em conjunto, presentes para a me. No final, levam para casa uma fotografia emoldurada, criada a partir de materiais reciclveis, dando-lhe uma utilizao diferente. Obs.: Os participantes devem levar vrias fotografias impressas e material de desperdcio que tenham em casa (fsforos, molas, rolos de papel, embalagens de cartolina, plsticos, caixas, plasticina, ou outros).
29 abr.: 10h-12h

A ILHA DO CROCODILO? Num tempo muito, muito antigo, em que no existia nem a televiso, nem o cinema, as pessoas reuniam-se volta de uma fogueira para ouvir histrias, algumas fantsticas, outras assustadoras e outras mgicas como esta que se vai contar! Uma histria que conta uma lenda muito bonita acerca da amizade e da busca pela felicidade, e que deu origem a um povo e a um pas de seu nome Timor Lorosae. Vem conhecer, aprender e imaginaat danar esta histria! Obs.: Marcaes at 23 abr.
28 abr.: 15h-17h

ART & SCIENCE NO ESPAO! Espreitar, inventar, rir, pular, danar, mascarar, pintar, sentir, brincar, apalpar, descobrir, questionar, jogar! Ovos no so s da Pscoa
7 abr.: 11-12.30h

Tcnicas de modelagem
21 abr.: 11h-12.30h

Inscries: arteescience@gmail.com
4-12
10a

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS


Av. Rei Humberto Delgado II de Itlia Cascais 214 848 900 sce.ccc@gmail.com

6-12

5a

O ESPAO
R. de Campo DOurique, 175A Lisboa | 211 571 801 / 936 571 801

+6

10a

7-10

0a

Cincia divertida - Experincias com ovos H ovos de codorniz, galinha, avestruz, pato e at de crocodilo! Vem descobrir o que acontece com o teu ovo!
15 abr.: 15h

CINCIA DIVERTIDA GRTIS NA FNAC Cincia dos Ovos Ver caixa


6 abr.: 15h

VAMOS CONHECER-NOS Dana pais & filhos Este atelier de dana criativa para pais e filhos, pretende aprofundar um dos conceitos especficos da dana criativa A relao. Atravs do movimento e da dana, a criana interage e relaciona-se

CENTRO COMERCIAL ALEGRO ALFRAGIDE


Av. dos Cavaleiros, 60 - Alfragide 217 125 403 | www.alegro.pt DOMINGOS ALEGRO GRTIS

Mentes brilhantes - Xadrez divertido Descobre quem o Kasparov e torna-te num mestre do xadrez!
22 abr.: 15h

A Magia da Corrente Eltrica Vem construir circuitos eltricos, perceber como funcionam e no final fazer um quizz com ligaes feitas por ti! Vai ser eletrizante!
29 abr.: 15h

Atividades para os mais pequeninos

Bola de trapos Num mundo distante do outro lado

+3

0a

20

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

21

AGENDA

oficinas e cursos // Contos e Bibliotecas //

com o mundo. Um espao de partilha e reflexo que visa a consolidao de vivncias e conhecimentos na rea da dana.
14 abr.: 10h

CONTA-ME HISTRIAS
Contos e outras histrias que a imaginao recria a partir dos diferentes registos que o olhar mais atento vai fixando. Numa visita encenada pelas obras em exposio, evocam-se contos e outras histrias que a imaginao recria a partir dos diferentes registos que o olhar mais atento vai fixando.
CASA DAS HISTRIAS PAULA REGO- Cascais 21 abr.: 16h Vamos fazer animais para estimar.
21, 22 abr.: 10.30h-12.30h, 14.30h-17.30h

5-12M

5a

coisas muito pequenas e invisveis que desafiam a sensibilidade e a leitura do mundo. Inscries: anahsilvestre@hotmail.com Obs.: O preo inclui 2 adultos e 1 criana.
28 abr.: 11h

29 abr.: 10.30h

6M-8

3,5a a 10a

CASA DAS HISTRIAS PAULA REGO


Av. da Repblica, 300 Cascais 214 826 970 www.casadashistoriaspaularego.com CONTA-ME HISTRIAS GRTIS Ver caixa

que pensa que o Museu a sua casa. A histria contada na primeira pessoa, dando a conhecer as personagens e os brinquedos que lhe do vida!
1, 7 abr.: 16h

+0

2a/4a

DOLCE VITA PORTO


R. dos Campees Europeus, 28-198 Porto 225 076 280 | www.dolcevita.pt

+4

10a

PASSINHOS GIGANTES
5% desconto R. Portas de Santo Anto, 110 - Lisboa 915 122 645 / 967 244 035 Metro: Restauradores www.passinhosgigantes.com

TRAQUINAS GRTIS NO DOLCE VITA PORTO Os ateliers traquinas marcam presena no Dolce Vita Porto, onde todos os fins de semana, a animao garantida! Cestos de Pscoa coloridos Vamos fazer um cesto lindo para depois encher de coisas boas!
7, 8 abr.: 10.30h-12.30h, 14.30h-17.30h

A menina sem mos Na noite passada entrou aqui um esprito que no tinha mos e comia diretamente da rvore. Um conto dos Irmos Grimm.
21 abr.: 16h

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT


R. de Entrequintas, 268 Porto 226 081 000 bib.agarrett@cm-porto.pt

Que lindo cortinado de papel! Vamos enfeitar a nossa janela do quarto.


14, 15 abr.: 10.30h-12.30h, 14.30h-17.30h

Um leque colorido Vamos fazer um porta-cartes original!


28, 29 abr.: 10.30h-12.30h, 14.30h-17h

BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMES


Largo do Calhariz, 17, 2 Esq. Lisboa 213 422 157 bib.camoes@cm-lisboa.pt

Os meus animais giros

+3

0a

NOITES DE ENCANTAR GRTIS Uma noite de contos e feira do livro infantil. Com a magia natural dos Palcios far-se- a receo das famlias pelas 20.30h. De seguida feito um convite ao relaxamento e descontrao com uma sesso de Ioga. Contadores de histrias que a todos encantam, e a Mala das Cores com a sua princesa sero uma bonita maneira de terminar esta noite.
13 abr.: 20.30h

CONTOS NOS PASSINHOS O contador de histrias, Diego Decalle, tem espao reservado no Passinhos Gigantes sempre ao ltimo domingo e cada ms, com um conto diferente para todas as idades, para pais e filhos! Inscries: 915 122 645 Obs.: O preo inclui adulto e criana. Cada criana extra: 3,5.

+4

0a

MUSEU DO BRINQUEDO
R. do Visconde de Monserrate, 26 Sintra 219 106 016 www.museu-do-brinquedo.pt

VEM OUVIR UMA HISTRIA... Vamos ouvir a histria da Fita Cor-de-rosa, da escritora Alice Vieira. A histria de uma bisav

HORA DO CONTO, GRTIS AOS SBADOS A Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto, dinamiza todos os sbados uma atividade para famlias com crianas. Trata-se da leitura de um conto seguida da realizao de uma atividade de expresso plstica. Depois da atividade, os Jardins do Palcio de Cristal, convidam a um passeio em famlia.
Sb.: 11h, 15.30h

+3

0a

5-8

0a

BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO


Antigo Solar da Nora. Estrada de Telheiras, 146 Lisboa 217 549 030 Metro: Telheiras bib.oribeiro@cm-lisboa.pt

A BIBLIOTECA MNIMA A Biblioteca Mnima uma estrutura de madeira, verstil e mvel com diversos compartimentos onde se guardam contos, olhares poticos, sensaes, objetos que nos contam histrias, observaes,

22

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

23

AGENDA

FRIAS //

FRIAS LOW COST


ACADEMIA AO QUADRADO DE TELHEIRAS
R. Manuel Rodrigues da Silva, 9 R/c Lisboa 217 147 007 www.academiaaoquadrado.com

ERA UMA VEZ


Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 52 Lisboa 914 887 796 | Metro: Praa de Espanha www.era-uma-vez.com

PSCOA NO ERA UMA VEZ


20% Desconto

FRIAS LOW COST Ver caixa Inscries: 919 052 465 / 914 023 208 Obs.: Possibilidade de escolher uma semana com sadas e tudo includo, ou uma semana mais light com atividades igualmente divertidas nas instalaes e imediaes da Academia. O preo inclui seguro, material, alimentao e workshops.
26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 8.30h-19.30h

+6

125

ALFARROBA
Largo Pedro Correia Marques, 2D Lisboa 217 781 193 www.alfarroba.pt

PSCOA A SURFAR
10% Desconto

Clnica de surf para ocupao de tempos livres nas frias da Pscoa. Durante estes dias o ar livre, a areia e o mar esperam pelos surfistas de palmo e meio, para fantsticos momentos de atividade fsica, camaradagem e contato com a natureza. Locais: Praias da zona de Oeiras, Cascais ou Costa da Caparica Inscries: 217 782 977 Obs.: O preo inclui transporte casa-aulas-casa, utilizao de fato

Um programa cheio de atividades com muita animao. Jogos, artes plsticas, oficina de culinria, expresso dramtica, dosgeball, hquei, discoteca, jogos sem fronteiras, bowling, tnis, cinema e apoio pedaggico, so algumas das atividades que as crianas podem usufruir durantes as frias da Pscoa. A Academia pretende proporcionar o bem estar e o desenvolvimento integral das crianas num clima de segurana fsica e afetiva, durante as frias da Pscoa.
ACADEMIA AO QUADRADO DE TELHEIRAS Lisboa | 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 8.30h-19.30h de surf, prancha e camisola de lycra, seguro de acidentes, aulas de surf, almoo e lanche, diploma e fotografia de grupo.
26 a 30 mar., 2 a 6 abr.

O Era Uma Vez utiliza as artes performativas, como o teatro e o contar de histrias, como mtodo pedaggico. Trabalha-se a comunicao em grupo e para uma audincia, estimula-se a criatividade e cria-se, na criana, uma capacidade de se expressar que nunca mais vai perder. Porque quem aprende a comunicar acaba sempre por dar muito que falar! Nesta Pscoa, ir realizar-se um workshop, onde as artes performativas, vo ser praticadas em ingls e em parceria com a Cozinha no Morde.
2 a 5 abr.: 9.30h-17.30h

vdeos, e exposio das fotografias impressas no espao Light Factory. Os participantes iro para casa a dominar as funcionalidades da mquina fotogrfica, a tirar fotografias mais criativas, a criar websites com galerias de imagens, a criar vdeos com as suas imagens, e a imprimirem sozinhos. Pr-requisitos: Mquina fotogrfica compacta ou SLR e computador pessoal (a Light Factory poder facultar mquina fotogrfica aos participantes que no tenham equipamento prprio) Obs.: O preo inclui material didtico, material de impresso, certificado de participao, exposio das fotografias no espao Light Factory, seguro e almoo.
26 a 30 mar.: 10h-17h

26 a 30 mar.: 10h-13h, 14.30h-18h

Caligrafia Chinesa So desvendados os segredos de uma arte milenar com a oficina caligrafia chinesa. Preo: 60/3 manhs
26 a 28 mar., 2 a 4 abr.: 10h-12.30h

Na rota dos sabores desconhecidos os mais pequenos so convidados a entrar numa Rota de Sabores Desconhecidos e provar alguns dos manjares que resultaram das viagens dos portugueses ao Oriente. Preo: 20/dia | 6,15/dia (almoo)
2 a 4 abr.: 10h-13h, 14.30h-18h

7-12

20 a 60

MUSEU MILITAR
Largo do Museu da Artilharia Lisboa 218 842 569 | www.geira.pt/mmilitar

8-16

180

8-16

200

MUSEU DO ORIENTE
Av. Braslia. Doca de Alcntara (Norte) - Lisboa 213 585 200 | www.museudooriente.pt

LIGHT FACTORY
R. Santo Antnio dos Capuchos, 94 Lisboa 919 646 086 | www.lightfactory.pt

+8

275

FOTOGRAFIA NAS FRIAS Estas atividades de frias destinam-se a todos os jovens que queiram adquirir conhecimentos de fotografia durante as suas frias. Assim, podem praticar a fotografia, de uma forma divertida e ldica, aproveitando a poca de frias. No final da formao, os jovens iro desenvolver um projeto fotogrfico que ser exibido em vrios formatos, tais como websites,

FRIAS NO ORIENTE As frias da Pscoa celebram-se no Museu do Oriente com oficinas de longa durao pensadas para os mais novos, que pretendem sensibilizar, atravs das colees do museu, para as diferentes culturas orientais. Marionetas, fantoches e C Lda. O Museu do oriente desafia os participantes a dar vida a personagens com o simples recurso a simples materiais, um texto, uma tela e um teatro. Preo: 20/dia | 6,15/dia (almoo)

PINTAMOS A MANTA, NO TETO Depois de contemplar as salas e de explorar os seus magnficos tetos, vamos imaginar como pintar o cu e o que gostaramos de l traar. Giramos, ginasticamos e encontramos novos equilbrios, sensaes e emoes enquanto pintamos o nosso firmamento. Esta atividade tem como objetivo explorar novas possibilidades de criao artstica, experimentar formas diferentes de expresso e comunicao, perceber que existem maneiras diferentes de pintar, explorar a motricidade fina, a coordenao viso-motora, melhorar a capacidade de concentrao, incentivar formas personalizadas de expresso e comunicao.

24

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

AGENDA

Atividade desenvolvida por Uma histria com. Preos: 35/1 dia | 55/3 dias Inscries: 91972476 uma.historiacom@gmail.com Obs.: O acolhimento das crianas feito a partir das 8.30h.
2 a 4 abr.: 9.30h-12.30h, 14h-17h

8-12

35 a 55

que o nosso corpo se revela como se de outro corpo se tratasse... Durante uma semana, vamos usar o corpo como objeto exploratrio constitudo por partes ou visto como uma unidade e tambm dar expresso ao gesto e ao movimento. De corpo e mente, vamos criar obras de arte vivas!
2 a 6 abr.: 14.30h-17.30h

aves, fotografia digital, atividades ldico-pedaggicas, realizao dos trabalhos de casa de frias. Preo: 159
2 a 5 abr.: 9h-18h

26 mar. a 9 abr., 2 a 6: 8.30h-19h

+5

97

OUSAR CRESCER
R. 25 de novembro de 1975, 4A Miraflores Oeiras 214 104 198 | www.ousarcrescer.pt

Obs.: O preo inclui transporte para o Picadeiro, seguro e refeies. Para as duas semanas o preo de 299.
7-16
159 a 199

TEATRO BOCAGE
R. Manuel Soares Guedes, 13A Lisboa 214 788 120 | www.teatrobocage.com

Preos: 40/meio dia | 70/dia Obs.: Suplemento de almoo, 3.


6-12
40 a 70

BEST KIDS & TEENS


Av. Laura Alves , 42B Oeiras 211 940 087 / 918 943 418 www.bestkidsandteens.com

FRIAS NO TEATRO
Preo Especial 126

Nas frias da Pscoa, o Teatro Bocage convida as crianas a saltarem para o palco e a tornaremse verdadeiros artistas! O programa contempla: - Aprendizagem dos instrumentos bsicos de representao: o corpo, a voz e o movimento - Exerccios de desinibio, concentrao, memorizao e relaxamento - Desenvolvimento de trabalho de grupo - Criao de uma pea de teatro e seus personagens - Apresentao final a pais, familiares e amigos, no ltimo dia de atividades Obs.: O preo inclui 2 lanches, almoo e seguro de acidentes pessoais.
26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-18h

QUINTA PEDAGGICA ARMANDO VILLAR


Caminho da Quinta das Patinhas. Cobre - Cascais 932 500 600 | quintadovillar@gmail.com

5-15

140

FRIAS NA QUINTA Atividades na natureza, ideais para os dias de descanso na altura da Pscoa. O ciclo do po, a horta biolgica, os animais da quinta, visita ao Hotel para ces, artes plsticas, caas ao tesouro, a floresta encantada, brincadeiras nos insuflveis, ateliers de culinria e muitas mais surpresas, estaro disponveis nesta grande quinta biolgica. Diverso e alegria esto garantidas! Datas/Preos: 26 a 29 mar. ou 2 a 5 abr.: 120 30 mar.: 45 Obs.: As refeies esto includas no preo.
26 a 29 mar., 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-18h

PSCOA KIDS & TEENS Um programa de frias da Pscoa cheio de animao, brincadeiras e muitas atividades: Escolinha radical, caa ao ovo e ao tesouro, campeonato super T e Party&Company, atelier de culinria, yoga do riso, expresso dramtica, teatro, expresso corporal, atelier de msica, karaoke, cinema, entre muitas outras atividades. Obs.: O preo semanal e inclui almoo e lanche.

FRIAS POSITIVAS! Um programa de ocupao de tempos livres com uma componente ldica, trabalhando tambm, o desenvolvimento de competncias das crianas. Confia em mim! Jogos de cooperao no Parque Urbano de Miraflores. Neurnios ativos! Trabalhos de frias e jogos pedaggicos. Criatividade colorida! CAMB Visita exposio e atelier educativo. Tempo de Meditar Exerccios de concentrao, autoconhecimento, respirao, relaxamento. Quem conta um conto... Oficina de escrita criativa.

A galinha dos ovos de ouro Atelier de reciclagem. Dinmica de interao positiva Ao ritmo da msica e encontro de geraes. Aula de dana para iniciados Pintar emoes positivas! Delcias de Pscoa! Oficina de culinria e lanche convvio com os pais. Labirinto Mgico! Para os ovos da pscoa encontrar boas decises h que tomar... Cuidar da Natureza! Visita e atividades no Jardim Botnico Tropical. Pap para sempre! Sesso de cinema e pipocas Os nossos avs! Reflexo e atividades de grupo sobre o filme e sobre o papel dos avs. Oficina de expresses Sabias que Preo: 33/dia Obs.: O preo inclui almoo, lanche e reforos ao longo do dia.
26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 8.30h-18h

3-14

33

CASA DAS HISTRIAS PAULA REGO


Av. da Repblica, 300 - Cascais 214 826 970 | www. casadashistoriaspaularego.com

6-11

45 a 120

PRIMEIRA ACADEMIA
R. Alexandre Herculano, 5A Montijo 212 311 883 / 963 976 633 www.primeira-academia.com

PSCOA COM ARTE de Caras! Ser que somos sensveis, expressivos, orgnicos, maleveis, plsticos? Desafiamos-te a confrontar a versatilidade do teu retrato enquanto meio de comunicao e de expresso. Do rosto exposto expresso das emoes, propomos uma nova leitura deste espelho da alma.
2 a 6 abr.: 10h-13h

Corpo a Corpo Nos espaos das exposies, o corpo tem um lugar de destaque e uma dimenso parece surgir em

PSCOA NA PRIMEIRA ACADEMIA A Primeira Academia vai realizar atividades de frias da Pscoa para os tempos livres das crianas. 1 semana Aulas de equitao, pintura, fotografia digital, atividades ldico-pedaggicas, realizao dos trabalhos de casa de frias. Preo: 199
26 a 30 mar.: 9h-18h

2 semana Aulas de equitao, passeio pedestre com observao de


http://estrelaseouricos.sapo.pt
ABRIL12

26

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

27

AGENDA

FRIAS //

Dia Mundial da

22 de abril Terra

RODA VIVA
Estrada do Rodzio, 85 Sintra 965 040 374 / 965 087 675 www.rodaviva.web.pt

CAMPOS DE FRIAS RODA VIVA


5% de Desconto

de pintura, workshops de artes plsticas e aulas de representao. Ateliers de pintura para crianas com Graa Paz +5 Andr Derain e as pinceladas de cores opostas
26 mar.: 15.30h-18h

Os campos de frias Roda Viva incluem jogos tradicionais, de coeso, de destreza, de orientao, de pista, aquticos, noturnos, percurso de obstculos, gincanas, caa ao tesouro, assalto ao Castelo, variantes de paint-ball, torneios de futebol e de outros jogos de equipa, idas praia, caminhadas, footpapers, cluedo, mini-disco, noite de acampamento, ateliers e atividades radicais de arborismo. So opcionais as atividades de surf ou body-board e equitao. Turnos e preos: 25 a 31 mar.: 240 | 1 a 5 abr.: 170 Inscries: mcaguiar@rodaviva.web.pt Obs.: Todas as atividades radicais so orientadas por profissionais especializados, contratados para esse efeito. O preo inclui alojamento, alimentao, atividades, acompanhamento permanente, seguro e IVA.
25 a 31 mar., 1 a 5 abr.

Arte africana- mega pinturas


27 mar.: 15.30h-18h

Andy Warhol traz uma foto e faz um Warhol para a tua casa
28 mar.: 15.30h-18h

Sonia De Launay efeitos da luz na nossa imaginao


29 mar.: 15.30h-18h

Oficina de teatro para crianas e jovens com a atriz Teresa Chaves +7 Vem aprender as tcnicas bsicas de interpretao e representao que os atores utilizam em palco. Atelier de artes plsticas com Carina Constantino +5 Meninos prncipes e meninas princesas. Um atelier de artes plsticas convidando os mais pequenos a criar uma personagem e construir o seu cenrio, utilizando diversas tcnicas, tendo como ponto de partida uma fotografia prpria ou de algum que admirem.
2 a 5 abr.: 15h-17h

Biolgico de Gaia para as frias das crianas, privilegiam atividades de descoberta da natureza, de contacto com alguns animais e outras experincias de ar livre, sendo espaos ldicos e formativos. Caa ao coelho traquina O coelhinho da Pscoa muito traquina! No que decidiu esconder ovos no Parque? Ajuda-nos a procurar as pistas (sinais e vestgios deixados pelo coelho) que nos indicam os stios onde os ovos podero estar escondidos!
26 mar.

e motivos de primavera usando a tcnica guardanapo.


30 mar.

Pequenos agricultores Neste dia vais pr mos obra e ajudar nas tarefas do campo: preparar a terra, arrancar ervas, semear, regar e muito mais!
2 abr.

Oficinas de sabores Neste dia vais confecionar diversos petiscos. Uns sero doces, outros salgados, alguns cidos ou at amargos. O objetivo testar o teu paladar com um jogo de aromas muito divertido!
3 abr.

frias divertidas em contacto com a arte e a natureza, atravs de um conjunto de atividades pedaggicas de carter ldico. A partir de diferentes vivncias no Museu, no Parque, e na Quinta, pretende-se estimular a criatividade, desenvolver a capacidade de expresso e comunicao e potenciar a experincia e o trabalho em grupo. Preo: 50/oficina
26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 9.30h-12.30h, 14h-17h

Tratadores de palmo e meio J alguma vez deste de comer a lontras, garas, tartarugas ou gamos? E aos animais da Quinta? Neste dia irs ajudar a alimentar, cuidar e tratar alguns dos animais que vivem no Parque.
27 mar., 4 abr.

Pedaos de natureza em flor As flores encantam grandes e pequenos. Neste dia vais aprender a construir pequenos jardins em vasos de barro. Ters de preparar a terra, escolher e combinar as plantas do teu jardim.
5 abr.

Primavera de sabores! Gostas de culinria? E de provar novos sabores? Participa nesta oficina e prova que s um bom mestre de culinria!
28 mar.

6-17

170 a 240

Preos: 20/1 sesso | 40/ 4 sesses


20 a 40

604 R/C
R. Guerra Junqueiro, 604 Porto 226 062 027 | http://604rc.pt

4-12

50

Jogos na natureza Neste dia preparamos um conjunto de jogos na natureza e desafios muito divertidos e aliciantes, Vem jogar connosco e vais ter uma boa surpresa!
29 mar.

Preo: 20/dia Inscries: atendimento@parquebiologico.pt Obs.: As inscries devem ser feitas at 5 dias antes do incio das atividades.
26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-17.30h

6-15

20

CASA DA ESQUINA
R. Aires de campos, 6 Coimbra 239 041 397 / 929 090 628 http://nacasadaesquina.blogspot.com

FRIAS DE PSCOA NO 604 R/C Uma atrativa semana de frias da Pscoa com um conjunto de atividades que variam entre ateliers

FUNDAO SERRALVES
R. Dom Joo de Castro, 210 Porto 226 156 500 | www.serralves.pt

PARQUE BIOLGICO DE GAIA


Avintes 227 878 138 | www.parquebiologico.pt

PSCOA EM SERRALVES Este programa proporciona umas

OFICINAS DE PRIMAVERA As oficinas criadas pelo Parque

Aromas da primavera Gostas do cheiro das plantas? E das flores? Neste dia vais aprender segredos das plantas aromticas e decorar sabonetes com cheiros

PSCOA NA CASA Oficinas para os mais novos onde as artes tradicionais se misturam com a imaginao e a reciclagem.

28

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

29

AGENDA

Frias //

VAMOS APRENDER INGLS

Os Cursos de Frias Helen Doron Early English usam uma variedade de materiais desenhados para serem utilizados nos intervalos escolares. As atividades relacionam-se com os temas e pocas e incluem teatro, msica, dana, trabalhos manuais e muito mais, tudo em Ingls e de uma forma divertida. Um mtodo internacional de ensino da lngua inglesa a bebs e crianas, que se baseia no processo natural de aprendizagem da lngua materna.
HELEN DORON - Todo o Pas 26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 9h-18h Costura sem agulhas 4-7 Alguma vez pensaste em fazer a tua prpria roupa? Como as agulhas ainda so perigosas,

podemos construir cachecis super divertidos e quentinhos sem que ningum se magoe! Escrita criativa 4-7 Vamos construir uma histria com lugares e pessoas e seres deste e doutros mundos. Reciclagem com fantoches 8-13 Depois de construirmos uma histria damos-lhe corpo construindo cenrio e personagens para cont-la. Iniciao ao crochet 8-13 Uma agulha, l e muita imaginao para fazer o que quiseres enquanto aprendes a fazer crochet. Costura 8-13 Desenha e constri o teu prprio boneco das formas que quiseres e depois podes pint-lo. Ele pode vir a ser o teu preferido. Construo de histrias 8-13 Vamos construir uma histria do princpio at ao fim e com ps e cabea! Stop Motion 8-13 Vamos aprender a construir um filme de animao, vai ser mesmo divertido!
26 a 30 mar. 2 a 5 abr.: 14h-17h 12,5

das andorinhas e o aroma intenso do desabrochar das flores. Esta renovao da natureza que nos circunda, faz despertar nos midos, a magia do coelhinho, da galinha e dos ovos de chocolate, e nos grados o reviver das tradies pascais. O Museu prope diversas oficinas e visitas temticas alusivas s tradies pascais. Preo: 2/Oficina
26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 10h-12h, 14.30h-16.30h

+3

ZMAR
Herdade-A-de-Mateus, S. Salvador Odemira | 707 200 626 www.zmar.eu

MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS


Parque de Santa Maria de Lamas. Apartado 22 Santa Maria de Lamas 227 442 287 www.museudelamas.pt

OCUPAO DOS TEMPOS LIVRES PSCOA - ZMAR Uma semana inesquecvel no Zmar Eco Campo Resort & Spa, um espao premiado pela sua sustentabilidade. Ateliers, atividades ao ar livre, jogos tradicionais, atividades aquticas, hora de alimentar os animais, caa ao tesouro. Inscries: reservas@zmar.eu Obs.: Caso as crianas estejam alojadas no resort com a sua famlia, as atividades sero gratuitas. Para os que no se encontrem alojados no Resort, o preo de 45 por semana.
26 a 30 mar., 2 a 6 abr.: 9h-19.30h

A PSCOA NO MUSEU A Pscoa est a chegar! O bom tempo que a acompanha traz consigo o sol quentinho, o chilrear

3-12

45

HELEN DORON
Todo o Pas 217 551 870 / 934 094 563 www.helendoron.pt

Actividades dos 2 anos 17 anos: Ginstica Infantil e Acrobtica, Acrodance, Dana Criativa, Jazz, Yoga, Fitness e Aerbica Festas de Anos Temticas Frias Desportivas Ateliers Arte e Cincia
R. de Campo de Ourique, 175A - Lisboa 21 157 18 01 | www.oespaco.com

VAMOS APRENDER INGLS Ver caixa Centros: Algs, Almada, Cascais, Coimbra, Lumiar, Malveira, Oeiras, Parque das Naes, Portimo, Sintra, S. Domingos de Benfica e Torres Vedras. Horrios: Manhs, tardes ou dias completos. Inscries: lisbon@helendoron.com
26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 9h-18h

4-14

40 a 115

30

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

PASSEAR

patrimnio //

CASTELO DE SO JORGE
Castelo de So Jorge Lisboa 218 800 620 www.castelodesaojorge.pt

ARTES BLICAS NO CASTELO A cincia da defesa e ataque de um castelo ilustrada neste programa que d a conhecer as tcnicas de combate e treino de cavaleiros! Treino de Cavaleiros Cavaleiros nas suas armaduras cintilantes, em esforados duelos de honra, do-nos a conhecer como se combatia na Idade Mdia, exemplificando um combate a dois compassos um lento, demonstrativo e explicativo, e outro rpido velocidade de combate, convidando, no final, os participantes a conhecer todos os segredos da parafernlia de adereos utilizados roupas, capacetes, armaduras, espadas, machados, lanas, escudos e alabardas - e a experienciar o seu uso e manejo. Obs.: Crianas at aos 10 anos, no pagam.
8 abr.: 11h

de Cascais possui um sistema mecnico constitudo por uma boia, rodas dentadas e um mecanismo de relgio concebido em Paris, em 1877, que ainda hoje regista diariamente a evoluo das mars e das correntes. Conhea o nico margrafo analgico em atividade em Portugal, onde se podem observar e adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema mecnico que regista diariamente a evoluo das mars e das correntes desde 1882.
3, 5: 15h-16h

que o defende, no lugar das tropas anglo-lusas. Preo: 16/participante Obs.: A atividade obriga a um nmero mnimo de participantes.
2 a dom.: 10h-16h

+11

16#

FUNDAO BATALHA DE ALJUBARROTA


Av. D. Nuno lvares Pereira, 120 Porto de Ms 244 480 060 | www.fundacao-aljubarrota.pt

+0

0#

SNIPER - PARQUE AVENTURA


Quinta do Areeiro, Freixial Loures 219 694 778 | www.sniper.pt

+5

4#/7,5# GRTIS

MARGRAFO DE CASCAIS
Cascais 214 815 328 | fmsm@cm-cascais.pt

O Margrafo de Cascais est localizado no extremo da enseada de cascais, perto da fortaleza. Em famlia, usufrua de uma visita guiada a este edifcio oitocentista. De planta circular, o Margrafo

ROTA HISTRICA DAS LINHAS DE TORRES Um programa cultural sobre as invases napolenicas a Portugal no sculo XIX, com uma forte componente ldica, histrica e desportiva. Inclui uma caminhada e visita ao forte da Ajuda Grande, recentemente recuperado, com a explicao de toda a sua construo, funcionamento, ocupao e artilharia utilizada. Os participantes iro trilhar caminhos outrora percorridos pelos militares, ver, conhecer e imaginar in loco como seriam as suas vivncias e o seu quotidiano. Tm ainda a possibilidade de fazer uma recriao histrica, utilizando armas de Confronto Laser. O grupo ser dividido em duas equipas, uma apoiante das tropas de Napoleo que ataca o forte, e outra

CENTRO DE INTERPRETAO DA BATALHA DE ALJUBARROTA (CIBA) Aqui descobrimos a Batalha de Aljubarrota de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. Composto por vrios ncleos expositivos o Centro permite um fcil entendimento da temtica. Exploratorium +5 Quando o Servio Educativo se transforma num laboratrio de brincadeiras, Aljubarrota fica mais divertida. O exploratorium uma casa cheia de desafios para que as famlias e os mais novos descubram a Idade Mdia enquanto brincam. Local: Sala do servio educativo Obs.: Acesso livre e gratuito na compra de entrada no CIBA. Parque dos Engenhos Medievais +8 Depois de assistir confortavelmente ao espetculo no auditrio e de visitar a exposio, v com as crianas ao Parque de Engenhos para despertar o corpo. Podem jogar num tabuleiro de xadrez gigante; construir uma muralha, ou testar a pontaria no tiro

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

33

PASSEAR

PARQUES //

+0 Idade

Sem Pais

Acesso Fcil

Restaurao

Marcao

Multibanco

Criana/Adulto

Grtis

Desconto

Caa ao tesouro

Peddy-papper e jogos pedaggicos e tradicionais.


3 abr.: 14.30h-17.30h

Atelier de expresses Teatro e oficina.


4 abr.: 14.30h-17.30h

Um ch com Dona Catarina de Bragana Oficina de expresso plstica.


5 abr.: 14.30h-17.30h

Preo: 3/atividade
6-12
3#

Esta uma atividade de explorao do parque em busca de pistas escondidas que conduzem os participantes a um tesouro escondido. Atravs da observao do meio envolvente, os participantes vo decifrando enigmas e charadas e so convidados a aprender, divertindo-se. Apesar da vertente ldica, trata-se de uma atividade com uma forte componente pedaggica de sensibilizao ambiental.
PARQUES DE SINTRA - MONTE DA LUA Sintra | 29 abr.: 15h com besta. O Parque de acesso livre e permanente e todas as estruturas esto associadas ao imaginrio medieval. So o divertimento ideal para quem quer aprender enquanto solta as amarras. Local: Junto ao Parque de Merendas Obs.: Disponvel para grupos, mediante marcao prvia.
3 a dom.: 10h-17.30h (ltima entrada s 16.30h 3,5#/7#

JARDIM ZOOLGICO DE LISBOA


Estrada de Benfica, 158-160 - Lisboa 217 232 900 | Metro: Jardim Zoolgico www.zoo.pt

desenrola-se atravs de receo feita perto da entrada do local, para as famlias se ambientarem e comearem os primeiros contactos interfamlas. Depois percorremos um caminho com paragens em vrias estaes, para propostas de atividade em cada uma delas. Para o fim, um sonoro assobio junta todos os intervenientes, numa ltima atividade de despedida. Inscries: 217 543 924 mntraje.vitoroura@imc-ip.pt Obs.: Existe bilhete famlia (4 elementos): 20
15 abr.: 10.30h-12.30h

o comportamento e necessidades de maneio destes animais. Em plena natureza, os participantes podem optar por diversos tipos de programas: ateliers ambientais (com jogos, demonstraes e experincias), peddi-papers, burripaper, passeios e interao com burros. Obs.: Aconselha-se vesturio confortvel, agasalho e calado apropriado a caminhadas.
Sb. e dom.: 10h

recriaro momentos do quotidiano conventual. Uma viagem ao passado, em que se abordam os princpios da vida conventual franciscana que determinaram a concretizao deste convento muito particular, edificado no sculo XVI. Local: Convento dos Capuchos Preo: 8
14 abr.: 10.30h

Local: Parque de Monserrate Preo: 5


29 abr.: 15h

+4

8# a 15#

FUNNDAO SERRALVES
R. D. Joo de Castro, 210 Porto 226 156 500 | www.serralves.pt

+3

15# / 5#

PARQUES DE SINTRA - MONTE DA LUA


Sintra | 219 237 336 www.parquesdesintra.pt

2-9

6#

SBADOS SELVAGENS Sabia que 98% do ADN do Chimpanz igual ao seu? Que s a tromba do elefante tem mais de 40.000 msculos? Pode saber mais sobre estas e outras curiosidades, falar com os tratadores e ainda visitar os bastidores de algumas instalaes! Passe um sbado completamente selvagem em famlia... e desvende alguns mistrios do reino animal, de uma forma divertida, atravs de acompanhamento personalizado por um dos Educadores/Bilogos e tcnicos do Zoo. Inscries: 217 232 960 (at 4feira)
Sb.: 10h-16.30h

NATUGA
Carcavelos Cascais 927 807 467 / 8 / 9 | www.natuga.net

4-11

25#/35#

PARQUE BOTNICO DO MONTEIRO-MOR


Largo Jlio de Castilho, Pao do Lumiar Lisboa 217 567 620 | http://museudotraje.imc-ip.pt

A VIDA ENTRE MARS Ourios, estrelas-do-mar, mexilhes, anmonas, peixes e at polvos e lebres do mar so algumas das muitas espcies que podemos encontrar entre as rochas da praia das Avencas Uma atividade, onde durante 2h, se prope explorar as poas que so deixadas pelo mar ao recuar e descobrir a vida que existe entre a mar-alta e a mar-baixa: como se adapta a esse mundo com e sem gua, a sua importncia ecolgica e as suas interaes. Local de partida: Praia das Avencas, Parede Obs.: O preo inclui guia, material e seguro. Necessrias galochas ou sandlias de borracha ou plstico e vesturio apropriado para a gua. Bilhete famlia (2 adultos + 2 crianas): 30
7, 21 abr.: 9h

DESCOBRIR OS PARQUES DE SINTRA Atividades destinadas a famlias, que tm como objetivo aproximar os seus participantes da histria, costumes e tradies da regio. Pscoa na Quintinha +4 Uma vez mais a Quintinha enche-se de cores, cheiros e sabores de festa. Desta vez, prepara-se a celebrao da Pscoa e os convidados podero aprender a fazer os deliciosos folares da Quinta. Neste dia festivo os anfitries tm um desafio para propor: uma caada aos ovos de Pscoa que se encontram muito bem escondidos nos vrios recantos da Quintinha. Atividade realizada em parceria com a Lua Singular Local: Quintinha de Monserrate Preo: 8
7 abr.: 15h

Telas com ceras e tintas de leo - Oficina dArtes +10 Da mistura de dois compostos resulta algo novo... No necessrio saber pintar, apenas ter vontade de criar. Monserrate o local da experincia e a tela onde se casa o abstrato com o real. Inscreva-se na Oficina dArtes deste ms e deixe-se inspirar pela paleta de cores da Natureza. Local: Quintinha de Monserrate Preo: 15
21 abr.: 15h

Po, coentros e bicharada +4 Uma viagem aos usos e costumes saloios, para descobrir as tradies e costumes da regio. Os protagonistas, gente saloia, convidam os mais pequenos a participar nas tarefas da Quinta, desde a confeo do po at aos jogos tradicionais. Enquanto o po coze no forno, escuta-se um conto lareira, jogam-se jogos tradicionais e, no fim, todos podero saborear o po! Atividade realizada em parceria com a Lua Singular Local: Quintinha de Monserrate Preo: 8
28 abr.: 15h

A vida no Convento da Cortia +6 Visita guiada ao longo da qual se

Caa ao tesouro +6 Ver caixa

FAMLIAS EM SERRALVES GRTIS A Fundao de Serralves intensifica o convite s famlias para visitarem Serralves ao fim de semana e para que filhos, pais, avs, tios, primos, realizem em conjunto divertidas e originais atividades. Oficinas do livro infantil Lengalengas desenhadas Sete e sete so catorze, com mais sete sabes o que vem a seguir? Capacete? Dezassete? Sero contas ou outras tantas, com palavras baralhadas, para nos fazer brincar? Vem em famlia criar uma lengalenga com desenhos a rimar. Local: Sala do Servio Educativo (Museu) Obs.: atividade em funcionamento continuo Cores em movimento Aqui encontram-se bebs, pais e mes por entre cores, texturas, sons e movimento. A viagem comea com farinhas, legumes e frutas. Com as Mos na massa!, os bebs e suas famlias modelam pequenas esculturas. Surgem ento os instrumentos musicais para a explorao da msica, do movimento e da dana. Local: Sala do Servio Educativo (Museu) Obs.: atividade em funcionamento continuo
1 abr.: 10h-17h

PAO DOS DUQUES


R. Conde Dom Henrique - Guimares 253 412 273

PSCOA NO PAO Os dois Afonsos encontram-se no sculo XXI Teatro de fantoches.


2 abr.: 14.30h-17.30h

descoberta do Castelo de Guimares

ABRIL COM FAMLIAS Nestas sesses de famlias, cria-se a oportunidade de modificar o tempo com a dana da chuva sob a batuta do mestre Jacinto e de nos perdermos na mata com a orientao do capito Serenata! Avanamos at cascata que guarda a gua para si e quem sabe, encontramos maneira de observar a fantstica ilha do baloio preso no topo de dois vulces. A atividade

+7

5#/12#

NATURANIMA
Estrada de S. Julio, 50A Sintra 219 280 236 | www.reserva-de-burros.com

PASSEIO DE BURRO EM SINTRA A NaturAnima realiza passeios de burro para toda a famlia aos fins de semana de manh, em Sintra, junto Praia de So Julio. Antes do passeio de burro propriamente dito, dada uma explicao sobre
http://estrelaseouricos.sapo.pt
ABRIL12

34

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

35

PASSEAR

PARQUES // Desporto //

ZOO DE LAGOS
Com cerca de trs hectares, so vrias as espcies de animais que podem encontrar no Zoo de Lagos. Mamferos, aves ou os to temidos rpteis so alguns exemplos. Este Jardim Zoolgico caracteriza-se tambm por ter disposio dos seus visitantes uma Quinta Pedaggica. Aqui as crianas podem tomar um contacto mais prximo com as espcies animais e vegetais, vulgares em espaos rurais mas to raras em reas urbanas.
ZOO DE LAGOS - Lagos | 2 a dom.: 10h-17h Expor em palavras A exposio patente no Museu constitui o mote para a realizao de um Percurso em famlia, onde a partilha e a experimentao de novas formas de ler a obra de arte criam momentos de aproximao arte contempornea. Ponto de encontro: Receo do Museu Obs.: levantamento de senha no Museu (a partir das 10h)
15 abr.: 11h

Demonstraes dirias de Repteis e Aves de Rapina: Repteis 3 a 6: 14h, sb., dom. e fer.: 15.30h Aves de Rapina 3 a 6: 11.30h, sb., dom. e fer.: 11.30h, 16h Mista: 3 a 6: 15.30h, sb., dom. e fer.: 14.30h Alimentao dos Pinguins 3 a dom.: 11h, 16h Casa-Museu E porque no conhecer um pouco mais da origem do Zoo Santo Incio? Atravs de uma visita guiada CasaMuseu, fica a conhecer os costumes, hbitos da famlia que aqui viveu e que to bem cuidou deste espao! 3 a sb.: 10h-17.30h Obs.: Entrada gratuita para crianas at 3 anos. Bilhete famlia (2 adultos + 2 crianas): 25.
3 a dom.: 10h 17h

1 abr.: 10h-13h, 14.30h-17.30h

Aves pelos ares Esta atividade pretende a dar a conhecer algumas aves, os seus cantos, metodologias de identificao e curiosidades, fomentando o respeito pela biodiversidade. Ser adaptada faixa etria dos participantes, variando entre jogos didticos e uma explicao mais tcnica sobre metodologias de deteo e identificao.
15 abr.: 10h-13h

Quinta das Figueiras. Stio do Medronhal Lagos | 282 680 100 | www.zoolagos.com Ver caixa

Atividades ldicas e pedaggicas Workshops ambientais, apresentao de filmes, sesses pedaggicas, observao de alimentao dos animais, interao de lmures, entre outras.
2 a dom.: 10h-17h

+0

10# /14#

Inscries: 231 937 004 atividades@fmb.pt


+3
5a

BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO


Antigo Solar da Nora. Estrada de Telheiras, 146 Lisboa | 217 549 030 | Metro: Telheiras bib.oribeiro@cm-lisboa.pt

MARINA DE OLHO
Av. 5 de Outubro - Olho

OBSERVAO DE GOLFINHOS E VIDA MARINHA


20% Desconto

considerados indicadores ecolgicos na natureza. Local: Sala do Servio Educativo (Museu) Obs.: atividade em funcionamento continuo
22 abr.: 10h-17h

+0

7#/9,5#

MATA NACIONAL DO BUACO


Mata Nacional do Buaco Luso

Anfbios no Parque Uma em cada trs espcies de anfbios encontra-se ameaada na Natureza. Vamos perceber porque so estes animais to sensveis e procurar, nos pontos de gua do Parque, as espcies que a ocorrem naturalmente. Ponto de encontro: Receo do Museu Obs.: levantamento de senha no Museu (a partir das 10h)
22 abr.: 11h

Visita-Oficina ao Parque: gua A gua suporte de vida. Vamos explorar os caminhos que a gua percorre no Parque e compreender como a sua abundncia ou escassez afeta a ocorrncia de flora e fauna. Ponto de encontro: receo do Museu Obs.: levantamento de senha no Museu (a partir das 10h)
+3
0a

ZOO SANTO INCIO


Oferta de um bilhete de criana na compra de um bilhete de adulto. R. 5 de Outubro, 4503 Avintes Vila Nova de Gaia 227 878 500 | www.zoosantoinacio.com

Vida anfbia Amphibia representa um ser que possui o ciclo de vida dividido entre a gua e a terra. Estes seres misteriosos sofrem metamorfoses que lhes permitem adaptar-se vida nestes ambientes to diferentes. Brnquias ou pulmes? Cauda ou patas? Vamos observar mais de perto os pequenos girinos e sapos do Parque e compreender porque so

Convidamo-lo a sair um pouco da vida quotidiana do trabalho, da escola, das obrigaes e tarefas regulares e a dirigir-se at Avintes, em Vila Nova de Gaia, para conhecer este espao. Conhea os diferentes animais deste Zoo, a Pantera das Neves, Pinguins de Humboldt, Hipoptamos-Pigmeu, Macacos-Aranha, ou ainda Crocodilos, Veados das Filipinas, Pitons e Tarntulas, entre muitos outros.

VRIOS ANIMAIS, SEUS RITUAIS E OUTROS QUE TAIS! A Mata Nacional do Buaco constitui um patrimnio de valor incalculvel, nico em Portugal e no mundo. A Fundao Mata do Buaco pretende dar a conhecer a Mata e os seus valores e, torn-la num espao dinmico, de partilha e de conhecimentos, atravs de uma srie de atividades de cariz ldico-didtico, pensadas para famlias, num ambiente de convvio e de aprendizagem. No rasto dos mamferos A maioria dos mamferos selvagens muito difcil de observar diretamente. Ento, como se procede para se detetar e identificar esses animais? Nesta atividade sero demonstradas vrias metodologias utilizadas na identificao de mamferos: desde os micromamferos aos cervdeos, passando pelos carnvoros e morcegos. Sero demonstradas e explicadas tcnicas de anlise de indcios de presena, como excrementos e pegadas, regurgitaes de aves de rapina! Obs.: Uma manh ou uma tarde

Olhando para o horizonte o oceano surge-nos como um enorme manto azul. Ao longo deste percurso descubra as diferenas entre a navegao entre locais abrigados e na zona costeira. Surpreenda-se com a vida marinha existente, peixes, fito e zooplncton, golfinhos e aves marinhas do outro lado das ilhas barreira. Atividade promovida pela Natura Algarve Inscries: 918 056 674 www.natura-algarve.com
2 a dom.: 10.30h-12.30h

EU DANO! Uma oficina de dana criativa para crianas e jovens com disfunes fsicas, psquicas e/ou sensoriais. Os participantes iro percorrer os momentos de uma aula de dana criativa, descobrir coisas sobre os seus corpos, exercitar a ateno, coordenao e memria. Tudo isto acompanhado por muita msica e imaginao!
21 abr.: 11h

+6

5#

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO


Monsanto. Junto ao Miradouro de Montes Claros Lisboa

+4

25# /35#

BU DJOGOS ZOO DE LAGOS


Oferta de Bilhete de Criana na Compra de Bilhete de Adulto. 10% Desconto.

Escalada Um desporto que que alm de ser muito saudvel, estimula no indivduo a necessidade de superar as suas dificuldades, encontrando solues e caminhos para as ultrapassar. Uma atividade que pretende criar um momento de convvio nico entre os participantes e a natureza onde a atividade estar inserida. Tiro ao arco Ser um Robin dos Bosques por um dia o sonho de qualquer criana, e de muitos grados tambm! Uma atividade de Tiro c/Arco algo de muito excitante, que se pode tornar de algo nico, sendo enquadrado por um animador/tcnico qualificado para realizar esta atividade. Atividades de aventura com orientao A explorao da natureza algo de muito belo e que cada vez mais se torna numa atividade de difcil acesso por desconhecimento de locais apropriados para o fazer em segurana. A Bu dJogos proporciona atividades de aventura com orientao sempre com o acompanhamento de animadores e tcnicos qualificados. Preo: 18/participante Obs.: Os horrios so combinados na altura da marcao. A realizao da atividade obriga a um nmero mnimo de participantes. Atividades promovidas por Bu dJogos Informaes: 965 610 040 | 912 063 213 geral@buedjogos.com
2 a dom.

Atividades de aventura com orientao, escalada e tiro ao arco.

+8

18#

36

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

37

PASSEAR

DESPORTO //

Em casa

AULAS DE SURF

10% Desconto.

Ver caixa Preo/ms: 70 (1x/semana) Obs.: O preo inclui utilizao de fato, prancha de surf, seguro de acidentes. Os valores de transporte no esto includos.
2 a dom.

+8

70#

ARTE MOVE

Aulas especialmente pensadas para crianas que se realizam na zona da linha de Oeiras, Cascais ou Costa da Caparica. Existe a possibilidade de fazer aulas de Surf individuais ou aulas em grupo. Os seus alunos (crianas ou adultos) aprendem em timas condies, com bom material e professores dedicados. H aulas para todas as idades, dos 8 aos 99! O encontro na praia definida pelas partes hora marcada junto carrinha da escola. A escola garante: material de excelente qualidade e em timas condies; um professor para 6 alunos, aulas de Surf durante todo o ano em vrios horrios, com ou sem transporte.
ALFARROBA - Lisboa | 2 a dom.

R. Dom Francisco de Avilez, Lt.6A. Centro Comercial Orion Cascais 218 093 092 http://artemoveacademiadeartes. wordpress.com

radicais, dadas por Joo Neto um dos melhores street skaters do Porto. O ponto de encontro o Clube. As aulas so dadas nos melhores locais da cidade para a prtica desta modalidade. Em caso de chuva, sero realizadas aulas indoor no pavilho CDUP. Material necessrio: Skate, capacete, protees, sapatilhas de skate. Preos: 55/ms (4 aulas) | 18/aula avulso Atividade promovida pela Academia Radical
Sb.: 10h-12h

MEO Kids
EM ABRIL MAIS MSICA E CURIOSIDADES!
CHEF ANDR, AJUDA-ME!
ESTREIA 7 DE ABRIL, S 12H30 SBADO S 12H30, DOMINGO S 20H30, 3 S 13H3O, E 5 S 19H45

Comandante Clark
Estreia dia 2 de abril Segunda a sexta, s 11h30 e 19h15

IMAGINAR, APRENDER E BRINCAR ATRAVS DO CORPO Workshop dedicado partilha e descoberta entre pais e filhos atravs do movimento. Esta atividade pretende proporcionar um momento descontrado e sensorialmente estimulante para o beb e pai/me, e assim despertarem para novas experincias a dois, enquanto se divertem e se relacionam com o espao sua volta e com os outros. Vamos danar uma histria - O Pinquio Idades e horrios: 18-36m: 10h-11h | 3-6: 11h-12h
1 abr.: 10h, 11h

+7

18# a 55#

CHPM - CENTRO HPICO DO PORTO E MATOSINHOS


Lugar de Gonalves. Lea da Palmeira Matosinhos 229 952 133 | www.chp.pt

MARAPERRYTONAS
TODAS AS QUINTAS, S 17H

+18M

12,5# a 15#

TODA A PROVA ALFARROBA


Largo Pedro Correia Marques, 2D Lisboa 217 781 193 | www.alfarroba.pt R. Joo Martins Branco, 180 Porto 226 066 771 | www.todaaprova.pt

UMA MANH A CAVALO Esta iniciativa permite o primeiro contacto com o cavalo/ pnei, todo o conhecimento das necessidades dirias destes animais e o prprio aprender a montar, numa manh cheia de atividades. Para todas as idades, dos 6 aos 60! Programa: - Primeiro contacto com o cavalo/ pnei - Maneio (limpeza e higiene diria) - Aparelhar o animal - Montar Inscries: 939 548 311 | ritamcwieser@gmail.com
2 a 6: 9h-13h; Dom.: 14.30h-18h

AS CANES DA MARIA
Os nmeros, os meses e os nomes coletivos no te vo sair da cabea! Com As Canes da Maria vais descobrir que a cantar, aprender muito mais fcil e divertido.

Como chegar: MEO kids Novidades As Canes da Maria

SABIAS QUE
Sabias que o Sol uma estrela, ou que sem ele no haveria alimentos? Com MEO kids a vida animal, o corpo humano, a terra e o espao deixam de ser um mistrio para ti!

AULAS DE SURF

ESCOLA DE SKATE Aulas de skate para os mais

+6

11# a 125#

Como chegar: MEO kids Descobrir Sabias que

J sabes onde encontrar o MEO kids?


Na tua TV MEO carrega em Menu kids e no teu PC vai a meokids.pt

38

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

39

PASSATEMPOS

PASSATEMPOS

Participe! http://estrelaseouricos.sapo.pt
30 ANOS UMA AVENTURA
30 Livros
uma das colees de maior sucesso em Portugal de duas prestigiadas autoras, Ana Maria Magalhes e Isabel Alada. Destinada a um pblico juvenil, conta j com 53 livros. Neste aniversrio as autoras propem ao pblico a escolha de um ttulo para um prximo livro. Ser enviado 1 livro (ttulo aleatrio) por vencedor.
Parceria entre Estrelas e Ourios e editora Caminho.

LIVROS

PRODUTO

DESENHAR E COLORIR
20 packs : 1 estojo de 36 unidades de Plastidecor + 1 Blister de Colour & Erase + 1 ESFEROGRFICA 4COLOURS MEDIUM + 1 ESFEROGRFICA 4COLOURS FASHION
Uma marca que a ningum passa despercebida. Os produtos BIC so conhecidos pela sua qualidade, acessibilidade e facilidade de utilizao. Com a diversidade de produtos que a BIC Kids oferece, poder desfrutar de bons momentos em famlia.
Parceria entre Estrelas e Ourios e Bic.

ESPETCULO

ESTGIO

CSI AO VIVO
18 Bilhetes duplos
Este espetculo uma viagem emocionante e interativa atravs do fascinante mundo da investigao das cenas do crime! Surge um crime e os investigadores CSI vo ter que entrar em ao. Participe nesta aventura antes que seja tarde demais!
Parceria entre Estrelas e Ourios e Lemon.

PRECISO DE UM NOME!
1 estgio de equitao (5 dias)
A gua Castilhe du Maray est prestes a dar luz! Ajude-nos a encontrar um nome para o potrinho. Se o nome que der for o escolhido, poder usufruir de um estgio de vero durante 5 dias onde ir haver muita animao, mas tambm onde aprender a lidar com os cavalos, a limp-los, aparelh-los e por fim montar.
Parceria entre Estrelas e Ourios e o Centro Hpico Palominas..

40

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

http://estrelaseouricos.sapo.pt

ABRIL12

41

DIRETRIO

Dia Mundial do

23 de abril Livro

Sugestes de locais a visitar para quem gosta de bons livros comprar!


Regio de Lisboa R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01, loja A, Expo - Lisboa 218 005 184 | www.cabecudos.com

PAPA-LETRAS

Outras Regies

CABEUDOS

R. Marqus de Fronteira, 82-A - Lisboa 211 930 595 | www.papa-letras.pt

AQUI H GATO

P DOS LIVROS

CRESCER A LER

R. Leopoldo de Almeida, 9 A/B Lumiar Lisboa | 217 522 050 www.raizes.pt

Av. Marqus de Tomar, 89A Lisboa | 217 959 339 http://livrariapodoslivros.blogspot.com Regio do Porto

Lrg. da Igreja de S. Nicolau, 21 Santarm | 961 229 187 www.livraria.aquihagato.wordpress.com

FNAC

Frum Coimbra, loja 1.03 Coimbra | 239 801 600 | www.fnac.pt

FNAC

FNAC

C.C. Colombo, loja A 103 Lisboa | 217 114 240 Cascais Shopping, loja 0.085 Cascais | 214 699 050 C.C. Alegro, loja 52 Alfragide | 214 204 300 www.fnac.pt

C. C. GaiaShopping, loja 206 V. Nova de Gaia | 223 719 190 C. C. NorteShopping, loja 206 Matosinhos | 229 571 600 www.fnac.pt

FONTE DE LETRAS

R. Flores, 10/2 Montemor-o-Novo 266 899 853 http://fontedeletras.blogspot.com

HISTRIAS COM BICHO

LELLO

GUPI

R. das Carmelitas, 144 Porto 222 002 037

Estrada dos Casais Brancos bidos | 262 958 610 www.obichinhodeconto.pt

R. Lus Cames, 40A, Algs - Oeiras 214 109 559 | www.gupi.pt

PAPA LIVROS

CENTSIMA PGINA

LOJA QUER

R. Agostinho Neto, 35, loja B Parque Europa - Lumiar - Lisboa 217 571 066 http://lojaquer.blogspot.com

R. D. Manuel II, Edifcio Cristal Park, Lj 44 - Porto http://livraria-papa-livros.blogspot.com

Casa Rolo, Av. Central, 118-120 - Braga 253 267 647 | www.centesima.com

CULTURMINHO

SALTA FOLHINHAS

R. de Antnio Patrcio, 50 - Porto 226 092 214 | www.saltafolhinhas.pt

R. Dr. Francisco Duarte, 319- Braga 253 213 282 P. Heris da Fundao, 436 - Guimares 253 088 867 | www.culturminho.pt

OFICINA DIDTICA

R. D. Joo V, 6B Lisboa | 213 872 458 www.oficinadidatica.pt

VCIO DAS LETRAS

R. Dr. Jos Correia de S, 59 Sta Maria da Feira | 256 364 627 www.viciodasletras.com

MERCADO AZUL

R. Egas Moniz, 127 Guimares 253 094 297 http://mercadoazul.wordpress.com

42

ABRIL12

http://estrelaseouricos.sapo.pt

Visite o nosso site

http://estrelaseouricos.sapo.pt
Descubra: Atividades de cultura e lazer atualizadas diariamente Programas feitos em funo do tempo disponvel Patrimnio e parques Sugestes para fazer em casa Temas para aprender e explorar em famlia

AGENDA
ABRIL 2012
http://estrelaseouricos.sapo.pt

Edio Lisboa e Porto

Bons Momentos em Famlia

PROGRAMAS PARA CRIANAS


MUSEUS EXPOSIES BIBLIOTECAS OFICINAS Espetculos TEATROS FRIAS
www.montepio.pt

sso o n No site 00 e 5es d s mai gest su

AGENDA
ABRIL 2012
http://estrelaseouricos.sapo.pt
TEATRO E ESPECTCULOS
A Barraca Cinema So Jorge Museu do Combatente Teatro Bocage Teatro Maria Vitria Teatro Turim Zon Lusomundo Colombo Companhia de Dana de Almada Kidzania Teatro Municipal do Barreiro Teatro Municipal Mirita Casimiro Teatro independente de Oeiras Palcio Monserrate Aqui h Gato Casa da Msica Coliseu do Porto Teatro do Campo Alegre Biblioteca Municipal Raul Brando Museu de Alberto Sampaio

EVENTO
As aventuras maravilhosas de Salta Pocinhas Concerto pais e filhos A infncia de Mozart A alegre histria de Portugal em 90 minutos A Estrela As aventuras de Rodolfo e Rosita Gomas A cidade que era cinzenta A Cigarra e a Formiga As fantsticas aventuras de Alice Dois reis e um sono Planeta Tupi A Princesa e a Ervilha Aqui h Gato Primeiros concertos Concerto promenade O que vai na cabea do menino Manuel Mito mvel - histrias de princpios Teatrinhos no Museu

TIPO
Pea de teatro Concerto Concerto Pea de teatro Musical Pea de teatro Musical Dana Pea de teatro Pea de teatro Pea de teatro Musical infantil Pea de teatro Fantoches Concerto Concerto Espetculo poesia Teatro e oficina Marionetas

DIA/HORA
Sb.: 16h, dom.: 11.30h 1 abr., 22 abr.: 11h 7 abr.: 15h 14, 21, 25, 28 abr.: 16h Sb, dom.: 11h At 28 abr., sb.: 15h At 29 abr., sb., dom. e fer.: 11h 29 abr.: 16h 4 a 6: 10h-15.30h, sb., dom. e fer.: 11h-19h Sb.: 16h At 29 abr., sb.: 16h, dom.: 11h At 30 abr., sb., dom.: 15.30h 15 abr.: 15h 28 abr.: 11.30h 29 abr.: 11.30h, 15h, 17h 15 abr.: 11.30h 21, 22 abr.: 16h 14 abr.: 16h 7, 14 abr.: 11h-12h

LOCALIDADE
Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Amadora Barreiro Estoril Oeiras Sintra Santarm Porto Porto Porto Guimares Guimares

IDADE
+6 +6 0-14 +6 +4 +4 2-12 +3 +3 +4 +4 +3 +4 +4 3m-5 +3 +4 +6 7-12

PREO
10,5 / 9,5 5 2a5 6 6/8 6,5/7 5 a 12 0 18,5/10 5 5/7,5 8 8 0 10 5 a 10 5,4/8 2 2/3

EXPOSIES E MUSEUS
Museu da Eletricidade Museu da Marioneta Museu do Combatente Museu do Fado Museu do Oriente Museu Nac. de Histria Natural Dolce Vita Tejo Casa das histrias Paula Rego No mundo da Lua Museu do Brinquedo Museu Nacional da Imprensa Museu Nacional Soares dos Reis Museu da Chapelaria Solar - Galeria de arte cinemtica Ilustrarte 12 Monstra no Museu... * Puppets in films D. Dinis - entre a histria e a lenda Visitas cantadas Ao som do rouxinol Piu - um despertar para os sons da Natureza Barbie e Hot Wheels Humores s avessas Hospital dos brinquedos Histrias, rimas e poesia Atividades no Museu Territrio animao - aprende como Domingo vamos ao Museu? Lanterna mgica Visita e oficina Exp. Temporria Exp. Temporria Visita guiada Visita e oficina Exp. Temporria Exp. Temporria Visita e oficina Exp. Temporria Visita e concurso Visita e oficina Visita e oficina Visita e oficina Exp. Temporria At 8 abr., sb., dom.: 10.30h, 12h, 15h, 16.30h 3 a dom.: 10h-13h, 14h-18h (*) At 23 abr., 2 a dom.: 10h-17h 1, 14, 15, 21, 22, 28, 29 abr.: 16h 1, 15 abr.: 11h-12h At 29 abr., 3 a 6: 10h-17h, sb. e dom.: 11h-18h Dom. a 5: 10h-23h, 6, sb.: 10h-24h 21, 22 abr.: 11h At 8 abr., 3 a dom.: 10h-18h 3 a 6: 10.30h-12.30h, 15h-20h; sb., dom. e 2: 15h-20h At 15 abr., 3 a dom.: 10h-18h 1 abr.: 11h, 15.30h 3 a 6: 14.30h-18h, sb. e dom.: 10h-12.30h, 14.30h-18h Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Amadora Cascais Sintra Porto Porto So Joo da Madeira Vila do Conde 6-12 +0 +6 +0 +4 +0 +0 +4 +6 +0 +6 +0 8-14 +3 0 0 2/3 5 3,5 2/4 0 3 6 2/4 4 0 a 10 0 0 -

16 a 21 abr., 2 a 5: 10h-13h, 15h-18h; 6: 15h-22h, sb.: 10h-13h Estoril

OFICINAS E CURSOS
Biblioteca Municipal dos Olivais Biblioteca Municipal PALCIO GALVEIAS Centro comercial Alegro Alfragide Fnac Vasco da Gama Light Factory Museu do Oriente O Espao Centro Cultural de Cascais Dolce Vita Porto Pscoa na Biblioteca WORKSHOP DE PIXILAO Domingos Alegro Cincia divertida na Fnac Molduras para o dia da Me A ilha do crocodilo? Art & Science no Espao! Vamos conhecer-nos! Traquinas no Dolce Vita Porto Oficinas criativas Oficina Cinema Atividades ldicas Oficina cincia Oficina criativa Oficina criativa Oficina cincia Oficinas criativas Oficinas criativas 3 abr.: 10h-15h 28 abr.: 10.30h-13h Dom.: 15h 6, 29 abr.: 15h 29 abr.: 10h-12h 28 abr.: 15h-17h 7, 21 abr.: 11h-12.30h 14 abr.: 10h 7 a 29 abr., sb., dom.: 10.30h-12.30h, 14.30h-17.30h Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Cascais Porto 3-12 7-10 3-12 +3 +6 6-12 4-12 5m- 12 +3 5a9 0 0 0 10 5 10 2,5 a 5 0 -

CONTOS E BIBLIOTECAS
Biblioteca Municipal Cames Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro Passinhos Gigantes Casa das histrias Paula Rego Museu do Brinquedo Biblioteca Municipal Almeida Garrett Lugar instvel Noites de encantar A biblioteca mnima Contos nos passinhos Conta-me histrias Vem ouvir uma histria Hora do Conto, aos sbados Histrias com movimento Contos e feira do livro Oficina do Conto Hora do Conto Visita e conto Hora do Conto Conto e atividade Animao de conto 13 abr.: 20.30h 28 abr.: 11h 29 abr.: 10.30h 21 abr.: 16h 1, 7 abr.: 16h Sb.: 11h, 15.30h 7 abr.: 11h-12.30h Lisboa Lisboa Lisboa Cascais Sintra Porto Porto 5-8 +4 6m-8 +4 +0 +3 0-12 0 10 3,5 a 10 0 2/4 0 8

FRIAS
Academia ao quadrado de Telheiras Alfarroba Era uma vez Museu Militar Teatro Bocage Quinta Pedaggica Armando Villar Primeira Academia BEST KIDS & TEENS Ousar Crescer Roda Viva 604 R/C Fundao Serralves Parque Biolgico de Gaia Casa da Esquina Zmar Helen Doron Sem Pais Marcao Frias Low Cost Pscoa a surfar Pscoa no Era Uma Vez Pintamos a manta, no teto Frias no Teatro Frias na quinta Pscoa na Primeira Academia PSCOA KIDS & TEENS Frias positivas! Campos de frias Roda Viva Frias de Pscoa no 604 R/C Pscoa em Serralves Oficinas de Primavera Pscoa na Casa Ocupao dos tempos livres Pscoa Vamos aprender ingls PREO: Criana/Adulto Grtis Atividades ldicas Atividades desportivas Artes performativas Atividades pedaggicas Expresso plstica Atividades ldicas Atividades ldicas Atividades ldicas Atividades pedaggicas Colnia de frias Atividades pedaggicas Atividades pedaggicas Atividades ldicas Atividades ldicas Colnia de frias Curso de ingls 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 8.30h-19.30h 26 a 30 mar., 2 a 6 abr. 2 a 5 abr.: 9.30h-17.30h 2 a 4 abr.: 9.30h-12.30h, 14h-17h 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-18h 26 a 29 mar., 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-18h 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-18h 26 mar. a 9 abr.: 2 a 6: 8.30h-19h 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 8.30h-18h 25 a 31 mar., 1 a 5 abr. 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 10h-13h, 15h-18h 26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 9.30h-12.30h, 14h-17h 26 a 30 mar., 2 a 5 abr.: 9h-17.30h 26 mar. a 5 abr.: 14h-17h 26 a 30 mar., 2 a 6 abr.: 9h-19.30h 26 mar. a 5 abr., 2 a 6: 9h-18h Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Cascais Montigo Oeiras Oeiras Sintra Porto Porto Avintes Coimbra Odemira Todo o pas +6 +8 8-16 8-12 5-15 6-11 7-16 +5 3-14 6-17 +5 4-12 6-15 +4 3-12 4-14 88 a 125 275 200 35 a 55 140 45 a 120 159 a 199 97 33,0 170 a 240 20 a 65 50 20 12,5 45 40 a 115

Condies Especiais com a apresentao deste roteiro (no acumulveis com outros descontos).

(*) Consulte o site para mais informaes.

Vous aimerez peut-être aussi